Darkside  

Voltar   Darkside > >

Responder

Thread Tools
SuckerBuster
Trooper

Default Pedir demissão dentro do período de férias

18-08-10, 11:01 #1
Bom dia Darknerds

Está aparecendo uma boa oportunidade de eu ir para uma outra empresa, porém estou num dilema
Este mês irão vencer 02 férias que tenho e por isso estão querendo "comprar" minhas férias.
O RH já até entrou com o pedido.

Bom, eu posso pedir demissão dentro do período de férias?

A empresa pode me por de férias sem ser de minha vontade? (até agora não assinei nada).

Obrigado

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas

PSN ID: lschronos Steam ID: lschronos
18-08-10, 11:08 #2
dentro do período de férias vc não pode.
Ao menos eu passei por isso:
Estava com férias marcadas de 20 dias. Mas estava com essa dúvida, caso fosse chamado para o concurso que tinha passado. Pelo que vi na net, não poderia ser demitido nem nada se eu estivesse de férias. Por sorte diminui meu tempo de férias, pois fui chamado no período e eu tinha tipo 10 dias pra tomar posse, e não coincidiu com o tempo de férias. Voltei pra empresa tipo no dia 2 e no dia 5 eu já tinha saído...

Minha namorada perdeu uma oportunidade que tinha conseguido pois estava de férias do outro emprego e não conseguia pedir demissão lá... O outro lugar não pode esperar aí ferrou tudo. Sorte que ela conseguiu outra vaga e agora já saiu desse outro lugar que era mó hell...

ao menos... em todos os lugares que procurei, todo mundo que perguntei, povo de rh e talz, falaram que não podia...

Chronos esta conectado agora   Reply With Quote
night
Grande merda ser advogado

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
18-08-10, 11:55 #3
Não é minha área, mas vou tentar ver com um colega...

De qualquer forma, se você vender suas férias, você não vai estar de férias, certo? Mas existe um limite para o número de dias que você pode vender.

didz?

night is offline   Reply With Quote
Saico
Trooper

18-08-10, 12:12 #4
20 dias night. Pelo menos é assim em todas as empresas que já trabalhei.

Saico is offline   Reply With Quote
look
Trooper

18-08-10, 22:07 #5
voce pode vender 10, nao 20.

e o night ta certo, se voce vendeu suas ferias, vc nao ta as gozando..

e outra coisa, direito do trabalho eh praticamente Convenção Coletiva. Então basta ligar pro seu sindicato e tirar a duvida.

look is offline   Reply With Quote
Saico
Trooper

19-08-10, 10:14 #6
look.

Eu sempre vendo 20 e tiro 10 dias pra descansar...em todas as empresas que trabalhei...e empresas grandes..

Saico is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper

Gamertag: Ankh32
19-08-10, 10:35 #7
Aqui so deixam vender no maximo 10.. Nao sei se é regra apenas da empresa.

4nkh is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas

19-08-10, 11:05 #8
conheço um cara que já vendeu integralmente as férias... aí vai de empresa a empresa, neh?

Eon
Trooper

19-08-10, 11:56 #9
Sucker, porque você não faz um acordo cara?

Vai lá e explica a situação, tenta negociar essas suas férias por um valor que compense pra você e também pra eles, certeza que dá pra chegar numa solução rapidinho.

Eon is offline   Reply With Quote
night
Grande merda ser advogado

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
19-08-10, 12:39 #10
Quote:
Postado por Chronos Mostrar Post
conheço um cara que já vendeu integralmente as férias... aí vai de empresa a empresa, neh?
Não. Isso é totalmente irregular porque viola disposição expressa de lei. Eu não tenho certeza quanto ao limite, mas sei, com absoluta certeza, que existe um limite. Vender a integralidade das férias viola princípios básicos do Direito do Trabalho é e totalmente irregular.

night is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2

Steam ID: ssabbath
19-08-10, 13:03 #11
10 dias o máximo que pode ser vendido. O resto tem que ser gozado...

Não pode vencer duas férias... não pode acontecer isto.

Sabbath is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas

19-08-10, 14:47 #12
night, pior que o cara ainda fez isso com 2 férias. Vai entender. Sempre tem podridão tb...

SuckerBuster
Trooper

20-08-10, 18:20 #13
bom gente
ainda nao definiu muita coisa
mas fizeram assim
compraram 10 dias e vou tirar 20
porem estes 20 dias serão somente no papel e vou tirar quando puder

só que assim
a empresa vem pisando na bola com ex-funcionarios
entao eu sei que se ficar só no papel esses 20 dias eu vou ter problemas para consegui-los depois
bom, existe alguma maneira de fazer isto de maneira mais "organizada"?
euhaue
vlw gente
lembrando, que até agora eu nao recebi nenhum documento para assinar euhaue

4nkh
Trooper

Gamertag: Ankh32
20-08-10, 19:48 #14
ferias no papel é foda.. se vc pede demissao vc nao recebe nada..
Nao tem como vc nao tirar essas ferias agora? assim quando vc pedir demissao eles pagam os 30 dias.

4nkh is offline   Reply With Quote
XtremE
Trooper

20-08-10, 22:44 #15
assino embaixo do o night falou... férias só se vende 1/3, ou seja, 10 dias, dos 30 a que vc tem direito.

Não gozar das férias estabelecidas é irregular e estas deverão ser indenizadas financeiramente em dobro (salvo engano +40% pro seu fgts) em caso de rescisão do contrato de trabalho...

pessoal de cálculos trabalhistas domina isso aí... não tem essa de "empresa grande" vender mais que 10 dias e mesmo se foi assim, revela comportamento de empresa de fundo de quintal, que não sabe o tamanho do passivo trabalhista que está criando anualmente...

XtremE is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper

21-08-10, 11:46 #16
É um pouco mais do que evidente que não se pode vender a integralidade das férias. Tal benefício é indisponível (nem o próprio empregado pode abrir mão) e tem a finalidade de resguardar a saúde, segurança e higiene do trabalho em geral.

O empregado, querendo, pode vender o máximo de 1/3 de suas férias, ou seja, dez dias, conforme art. 143 da CLT:

Art. 143 - É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

Posicionamento do TST:

As férias encontram-se previstas, no atual ordenamento jurídico, nos arts. 7º, XVII, da Constituição Federal, 134, 135, 136, 137 e 138 da CLT. Em especial, o art. 134 da CLT, e seus parágrafos, regulam a forma como as férias podem ser concedidas ao trabalhador. Não há, na legislação, a possibilidade de o trabalhador vender integralmente suas férias, ou, em outros termos, não gozar das férias em troca de dinheiro. Entendo que as férias são um direito diretamente relacionado com a higiene, a saúde e a segurança do trabalho, que se encontra constitucionalmente garantido por preceito constitucional. Trata-se de uma obrigação do empregador, que não pode ser elidida pela vontade do trabalhador em "vender" seu direito. Nesses termos, a venda das férias corresponde à sua não- concessão, circunstância que atrai a incidência do art. 137 da CLT, e o conseqüente pagamento da dobra. (TST; RR 1182/2002-221-06-00.0; Terceira Turma; Rel. Min. Carlos Alberto Reis de Paula; DJU 27/03/2009; Pág. 656).

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper

21-08-10, 23:45 #17
Quakiller,
Após vender os 10 dias, eu TENHO que necessariamente sair de férias (os outros 20 dias) ?

QuAKiLLeR
Trooper

22-08-10, 12:09 #18
Não necessariamente.

Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias. E as férias devem ser concedidas em até 12 meses após a aquisição do direito.

Exemplo: Comecei a trabalhar hoje, dia 22 de Agosto de 2010. Em 21 de Agosto de 2011 eu vou ter o direito de receber férias. Daí em diante, estas férias podem ser concedidas pelo meu chefe em qualquer data, desde que seja até 20 de Agosto de 2012 (12 meses após a aquisição do direito a férias).

Então, se eu já tiver negociado a venda de 10 dias de férias antecipadamente, isto é, antes da data de vencimento delas (20/08/2012, no exemplo acima), eu não terei, necessariamente, que usufruir do restante imediatamente. Os outros 20 dias continuarão em aberto e o meu chefe terá de me concedê-los até o dia 20/08/2012.

Caso meu chefe não me conceda as férias até o prazo limite, vão estar configuradas férias vencidas, que deverão ser pagas não com o tradicional adicional de 1/3, mas sim em dobro.

E caso o meu chefe não me conceda férias nunca, posso entrar com uma reclamação trabalhista pedindo o pagamento das férias vencidas em dobro, como dito acima, e a fixação dos futuros períodos de férias.

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper

22-08-10, 19:59 #19
ahhh
entendi
bom, acho que estou fudido
amanhã farei uma entrevista de emprego em uma grande empresa e se der certo não vou poder me desligar imediatamente
amanhã irei explicar a situação a eles.

Mas de qualquer forma Quakiller, por exemplo

Irá vencer esse mes 02 férias que tenho.
Já rodaram minhas férias e acho que já até pagaram (preciso checar, é que estou com problemas para acessar o site do banco)

No caso, a empresa comprou 10 dias e os outros 20 dias irei tirar no final do ano, mas, eu acho que não irei tirar esses 20 dias no final do ano, pois pretendo me desligar da empresa antes disso.

Esta semana provavelmente eles levarão os papéis para eu assinar, irei assinar que estou vendendo os 10 dias e que irei tirar "imediatamente" os 20 dias de descanso

Mas, ultimamente, a empresa não está pagando os funcionários corretamente, e TODOS os funcionários que saíram este ano tiveram que por na justiça para conseguir receber seus direitos.

Então, temo que ao sair da empresa eu NUNCA mais irei ver estes 20 dias que tenho

Assim, no começo do ano eu fiquei afastado 3 meses e meio por causa de uma cirurgia que fiz, eu não poderia alegar isso?

Conversei com um amigo certa vez e ele me disse que quando um funcionário afasta pelo INSS ele não pode sair de férias dentro de um ano (mesmo que esteja para vencer a segunda férias)

whiplash
Trooper

Steam ID: whi
23-08-10, 14:01 #20
Cara, não faça essa de deixar pra tirar as férias depois, ainda mais sabendo que a empresa tá aprontando com teus colegas. É um direito seu, a empresa que se vire pra acertar o pessoal no período que você está fora.
Não assine recibo nenhum se realmente não for sair de férias.

Quanto ao desligamento da empresa dentro das férias, entendo que é possível sim, mas existente divergência de opiniões por aí.
Alguns dizem que o contrato de trabalho fica suspenso, por isso não poderia ser rescindido, mas acho bobagem. O que não pode é o empregador dispensar o empregado, mas o empregado pedir demissão entendo que não há o menor problema.

Quanto ao auxílio-doença, o empregado só perde as férias se ficar afastado por mais de 06 meses. E isso vale só para períodos de férias não vencidas, conforme explicou o quak antes.

whiplash is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas

23-08-10, 14:13 #21
O que aconteceu com minha namorada foi o seguinte, ela conseguiu um emprego em outra empresa, mas ela estava de férias. E isso foi tipo, no começo das férias... Ela foi na empresa pra ver se conseguia sair da empresa, mas eles falaram que não poderia. A mulher do DP falou que, com as férias, ela estava sendo considerada como afastada do trabalho, não poderia nem ir lá na empresa para ver isso e talz. E também que estava fora das mãos dela fazer isso. Só achei casos em que o empregado conseguiu essa dispensa indo na justiça... A outra empresa até chegou a esperar um pouco mas quando virou o mês, não deu pra esperar e contratou outra pessoa. Aí minha namorada perdeu a vaga...
Perguntei a msm coisa para a mulher do DP da empresa que eu trabalhava e ela falou a mesma coisa, sem eu ter comentado com ela do que já havia acontecido. E quando eu saí, como fiquei com medo disso, diminui meu período de férias. Pra minha sorte, pois eu realmente fui chamado bem no período...

Acho que se você está pra sair do emprego atual, não compensa tirar férias pois vc pode arriscar perder sua vaga na outra empresa. E se vc falar que está querendo sair da empresa atual, ainda é ruim pois você meio que "queima seu filme" nela.

Responder

Thread Tools

Regras de postagem