Darkside  

Voltar   Darkside > >

Responder

Thread Tools
TrancëJay
Trooper

Default Borra no Motor: não troca o óleo de forma correta pra ver...

20-11-10, 23:10 #1
Pra mostrar que não é só no Marea que isso acontece. Carros com motores grandes tem dutos de lubrificação pequenos (Marea 5 cilindros, BMW 6 cilindros, Opala 6 cilindros) além dos carros 1.0 (Gol 1.0 principalmente) precisam ter cuidado na hora de trocar óleo.

Sempre trocar óleo no máximo a cada 3 mil (mineral), 5 mil (semi-sintético) ou 7 mil (sintético) e usar gasolina de boa qualidade. Senão, vira o resultado abaixo como as fotos tiradas de um Marea que trocava óleo somente aos 20 mil km como mandava o manual. Mais um pouco que o motor travaria...

Para verem com mais detalhe, abaixo segue o motor de uma BMW 330i 6 cilindros com borra:

Agora é o Motor de um Corolla VVT-i. ISSO MESMO! CARRO JAPONÊS TAMBÉM DÁ BORRA DE MOTOR SE O ÓLEO NÃO FOR TROCADO NOS PERÍODOS CERTOS.

Isso definitivametne derruba por terra a teoria dos "desentendidos" de carros que vivem falando mal dos motores Fire e 5 cilindros da Fiat e os 16V da VW, [b]O PROBLEMA NÃO É O MOTOR, O PROBLEMA É O DONO DO CARRO.

Agora, este é um motor de Marea 2.0 20v 5 cilindros com 70 mil km rodados, sem borras, com trocas de óleo a cada 5 mil km:

Video informativo bacana:
~

TrancëJay is offline   Reply With Quote
David
Robson

Gamertag: David Kwast
20-11-10, 23:14 #2
Moto de competição de terra (cross/offroad) tem que trocar o óleo a cada 10-15hrs, ou geralmente a cada "passeio"/corrida. E o óleo é frescurento ao extremo, ainda bem que se poe 1L ou menos.

David is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper

21-11-10, 00:53 #3
bem, pra carro normal é a cada 6 meses, procede?

SigSnake is offline   Reply With Quote
Shell
Trooper

Gamertag: ShellzMRC Steam ID: shellzbr
21-11-10, 01:00 #4
Meu golzera AP eu troco a cada 5k
Uso mineral memo pq AP aguenta
É 6 meses ou 5k, o que vier primeiro.

Shell is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper

21-11-10, 01:21 #5
Tem carros que sao predispostos a dar borra. Marea e gol 1.0 16v são os mais comuns.

Já abri motor de viatura GM com mais de 50milKM com o mesmo óleo e estava zerado... Nem a borrinha no pescador que é a primeira a criar tinha.

Foda de borra também é quando o Mexanico ve que tem um pouco de borra e recomenda o proprietario a fazer o Flush, ai o pouco de borra que tinha se solta do bloco e entope pescador e dutos. Começa a bater valvula e em poucos minutos o motor todo foi pro saco.

Quando tiver borra a melhor coisa a se fazer é pedir pro mecanico fazer a limpeza manual, ou se tiver um pouco mais de $$ pede pra dar um banho quimico no motor de vez.

Inquisitor is offline   Reply With Quote
troy
Trooper

21-11-10, 07:44 #6
Quais são os preços em média inq?

e é fácil abrir o motor pra dar uma olhada?
eu faço as trocas geralmente a cada 10mil como indicado pela fábrica e pelo óleo, dependendo de como estiver eu aumento a frequência de troca de óleo..

troy is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper

21-11-10, 09:49 #7
Os valores depende muito do carro...

Se você tiver um pouco de noção de mecanica pode tirar a tampa de valvulas que geralmente são 10 parafusos torx ou 10 que prendem ai você consegue ver se tem borra na parte de cima do motor.

Depois que tirar a tampa de valvulas tem que trocar a junta da tampa na hora de montar.

Se a galera animar eu posto um passo a passo aqui da desmontagem do motor de um vectra

Kamikaze-Vesgo
Trooper

21-11-10, 11:22 #8
se pessoa nao ficar so completando o oleo
toda vez q trocar o oleo trocar o filto junto

e nao deixar passar muito da kilometragem especificada a chances de o motor ficar assim diminuem muitoo

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper

21-11-10, 14:41 #9
No meu troco a cada 5k

Só abrindo pra ver se tem borra?
É caro mandar limpar?
Prejudica na km/L?

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper

21-11-10, 15:06 #10
Limpar o motor por dentro é ultimo caso, só se tiver borra mesmo e uma quantidade considerável.

Tem modelo de motor que tirando a tampa onde coloca oleo e com uma lanterna vc consegue ver um pouco, na troca de oleo se vc ver que o oleo desceu com um pouco de borra é sinal pra se preocupar tb.

_j5
Quagmire

21-11-10, 16:55 #11
Gastei uma grana no meu peugeot 206 por causa disso hehehe.. esqueci de fazer a troca...

Agora no i30 tem que fazer a troca só nos 10K de acordo com a fábrica... vamo vê...

_j5 is offline   Reply With Quote
troy
Trooper

21-11-10, 17:03 #12
quantos km rodados j5??
foda é que pra quem roda muito fica extremamente caro, mas tem que ficar de olho se não quer ter dor de cabeça com o motor

o meu é complicado porque eu peguei com 35k então não sei bem como foram feitas as trocas antes disso

Inquisitor
Trooper

21-11-10, 17:14 #13
Relaxa que com 35k é muito dificil ter uma quantidade expressiva de borra.

_j5
Quagmire

21-11-10, 17:24 #14
Não lembro, mas acho que beirou 18K sem trocar o óleo, só parei quando o STOP ligou no painel... haehaehahea

_j5 is offline   Reply With Quote
troy
Trooper

21-11-10, 20:33 #15
valeu inq!

muito bom o tópico.. vou ficar menos pão duro com esse negócio de óleo! hehe

Never Ping
Trooper

Gamertag: Willian Braga XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-11-10, 21:44 #16
Eu troco óleo a cada 5k e eu sigo os óleos do manual do meu carro.

Never Ping is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper

PSN ID: kaowill
22-11-10, 08:10 #17
meu
esse BMW ali deu medo aheuahe

sobre borra, tínhamos um Gol 1.0 16V. fizemos o flushing 1x.
dps de andando, acendeu a luz do óleo e batendo tudo
blz, levamos la, foi trocado o óleo.
andamos, acendeu de novo a luz e barulho.
levamos lá de novo, trocaram o óleo

enfim, esse processo se repetiu QUATRO vezes, até toda a sujeira sair e a peneira ficar livre
tenso

kaolhooo is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
22-11-10, 09:43 #18
eu tinha uma parati 1.0 16v.
quando eu peguei ela, fiz 2 coisas.
1 flushing
2 tirar a peneira fora
3 trocar o oleo a cada 4mil ( oléo pra 5), ou 3 meses.

WIN

a peneira, ela segura fragmentos que saem do motor, antes do oléo ir para o filtro.
que como voces devem saber, o filtro, possui uma engrenagem que quebra os fragmentos maiores, e depois filtra os menores.
Logo, se o filtro segura. pra que correr o risco de entupir essa merda de peneira?
unica indicação. trocar o filtro toda troca de oléo.

Renegade is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)

Gamertag: ehass09 XFIRE ID: Mannyy Steam ID: MannyKK
22-11-10, 21:48 #19
Troco a cada 10 mil +/-

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem