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nulio
Trooper
 

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03-08-09, 13:54 #1
Nesses tempos de pandemia e incerteza sobre a nova gripe, acredito que uma das atitudes mais importantes que podemos tomar é manter nosso sistema imunológico em perfeitas condições de funcionamento. Fiz um "catadão" de informações na net, mas não sou médico nem da área da saúde, por isso peço ajuda aos DSDocs para complementar ou corrigir possíveis erros.

  • Estudos sugerem que dietas com alta quantidade de açúcares interferem na capacidade das células brancas do sangue de destruir bactérias. Pesquisas mostraram que o sistema imunológico é prejudicado em dietas com grande quantidade de sacarose (ex: açúcar refinado).

  • O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas. O efeito imunossupressor do álcool pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer. No entanto, o consumo moderado de álcool não apresentou risco em algumas pesquisas.

  • A ingestão excessiva de gorduras reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. No entanto, alguns tipos de gorduras podem ser neutras ou até benéficas, como, por exemplo, as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite.

  • Magreza excessiva e obesidade estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade parece aumentar o risco de infecções. No entanto, esse efeito parece não ocorrer quando a obesidade é pequena. Uma dieta com restrição severa de calorias prejudica o sistema imunológico. Os efeitos negativos da obesidade no sistema imunológico parecem ser anulados se a pessoa pratica exercícios físicos regulares.

  • Exercícios físicos moderados e regulares fortalecem o sistema imunológico. Eles aumentam a atividade das células protetoras. No entanto, exercícios muito intensos e prolongados como maratonas podem em curto prazo aumentar o risco de infecções.

  • O estresse pode debilitar o sistema imunológico e, assim, aumentar as chances de infecções. Lidar adequadamente com o estresse é muito importante.

Q: Que tipo de situação, além das infecções, pode baixar nossas defesas?

A: A defesa do organismo contra infecções depende das condições do indivíduo e do agente causador. Assim, tudo que altere as condições do organismo pode levar a uma queda da imunidade. A deficiência de zinco, por exemplo, pode diminuir a eficácia da resposta imunológica. Por outro lado, o stress constante, também pode alterar a imunidade.

Q: E os exercícios físicos interferem de alguma forma? Como?

A: O exercício físico é importante para ter uma vida saudável, além de melhorar o stress (condição que altera a liberação de neurotransmissores, tornando nosso organismo mais suscetível às doenças).

Q:
Como a alimentação pode fortalecer as defesas do organismo?

A: A falta de alguns nutrientes como as vitaminas A,E e C, ferro, zinco entre outros, compromete as reações que fazem parte da resposta imune.Alguns alimentos são importantíssimos para aumentar a imunidade do organismo, como o iogurte. Os lactobacilos presentes nele recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. A carne, em especial a vermelha por conter muito ferro, estimula a produção de hemoglobina no sangue e é de grande auxílio em casos de anemia.
O zinco atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Carnes, cereais integrais, oleaginosas (castanha-do-pará, castanha do caju, nozes, amêndoas), sementes, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha) são alimentos ricos em zinco e importantíssimos para a nossa alimentação.

Fontes de vitamina A:
ovos,vegetais amarelos e laranjas, além de cenoura, brócolis.
Fontes de vitamina C: pimenta, tomate, morango, kiwi e frutas cítricas.

Q:
Algum tipo de medicamento reduz a imunidade?

A: Sim. Existem casos em que é necessário reduzir a resposta imunológica, como nos casos de transplante de órgãos. Aí utilizamos medicações imunossupressoras. Os corticóides estão entre os medicamentos que reduzem a imunidade, daí a necessidade de orientação médica na ingestão.

Q: Como a falta de sono enfraquece a imunidade?

A: A falta de sono pode ser decorrente de algum problema orgânico ou emocional. É importante encontrar a causa da insônia, porque deixar de dormir pode deixar você com stress, reduzindo a imunidade.

Imunidade e menstruação


A endocrinologista Claudia Yamazaki, da Clínica Carla Albuquerque de Dermatologia, confirma o que você sempre ouviu dizer: durante a TPM, a mulher adoece mais facilmente. Segundo ela, existe sim uma queda da imunidade na segunda fase do ciclo menstrual devido à ação do hormônio progesterona. "O ciclo menstrual é composto por duas fases. Na primeira, ocorre aumento da produção de estrógeno e vai do primeiro dia da menstruação até a ovulação. Na segunda fase, a produção de estrógeno cai e ocorre uma aumento da progesterona", afirma a endocrinologista. O aumento da concentração deste hormônio no sangue também é responsável pelo inchaço, depressão, vontade de comer doces da fase pré-menstrual.

----

De um modo geral, se ve que o básico é manter o sono em dia, praticar exercícios físicos e comer bem.

DS Docs, vocês recomendam alguma coisa específica pra dar um boost na imunidade? Tenho ouvido falar bastante de medicamentos naturais com zinco, e até mesmo alguns remédios pra verme, é real isso ai?





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ChakaN
inativo
 

03-08-09, 14:46 #2
calculadora que mostra tudo e quanto voce precisa diariamente, incluindo vitaminas, minerais, etc
nela vc tb coloca a tua rotina de exercicios e esportes que pratica

http://www.nutritiondata.com/tools/calories-burned
lembrando que 1 kg = 2.2 lb

depois do calculo ele tb recomenda as melhores fontes nos alimentos para o que vc precisa pra cada um dos nutrientes
soh faltou ele montar os pratos huhu, daí seria do MAL mesmo

ChakaN is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

03-08-09, 19:15 #3
o site diz que eu gasto 3603.0 kcal por dia..
será que é tudo isso msm?

snake is offline   Reply With Quote
ChakaN
inativo
 

04-08-09, 09:36 #4
talvez nao neh?
vc gasta o mesmo tanto de calorias que um pedreiro, mas diz que quando a pessoa tem uma rotina, o corpo aprende a fazer a mesma coisa com menos calorias

seria bom um expert falar disso

ChakaN is offline   Reply With Quote
Raposao
Trooper
 

05-08-09, 10:44 #5
Uma coisa que funciona muito pra mim, e desde que criei esta hábito nunca mais gripei ou tive dor de garganta é comer gengibre todo dia! Como um pedaço do tamanho de um dadinho da diziolli de gengibre... pra mim, é tiro e queda!

Raposao is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

05-08-09, 16:10 #6
Ter sistema imunologico forte pode nao te ajudar, mas atrapalhar .


Quote:
Recent reports of high mortality among healthy young adults in the 2009 swine flu outbreak has led to speculation that cytokine storms could be responsible for these deaths.[8] However, the Centers for Disease Control and Prevention (CDC) have indicated that symptoms reported from this strain so far are similar to those of normal seasonal flu,[9] with the CDC stating that there is "insufficient information to date about clinical complications of this variant of swine-origin influenza A (H1N1) virus infection."[9]
Quote:
Symptoms

The primary symptoms of a cytokine storm are high fever, swelling and redness, extreme fatigue and nausea. In some cases the immune reaction may be fatal.[citation needed]
TLDR seu sistema imunologico forte te mata.

sibs is offline   Reply With Quote
ChakaN
inativo
 

05-08-09, 17:08 #7
tem relacao com índice endocítico isso? e fator de necrose tumoral ? tendo em vista que gripe suína eh pura dor e talz

algum MEDIC pode marturbar-se mentalmente e criar uma suposicao aqui?

esse lance aí de que bom sistema imunologico se fode mais, eh interessante ouvir, mas pode ser fail tb

ChakaN is offline   Reply With Quote
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