Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
u0165
Trooper
 

Default Pacientes em coma conseguem pensar, dizem pesquisadores

07-09-06, 23:26 #1
08/09/2006
Pacientes em coma conseguem pensar, dizem pesquisadores

Clive Cookson

Em uma experiência com profundas implicações médicas e éticas, neurocientistas permitiram pela primeira vez que uma paciente aparentemente inconsciente, em estado vegetativo persistente, se comunicasse através dos pensamentos.

Uma mulher que sofreu um trauma na cabeça em um acidente de trânsito no ano passado e parecia incapaz de se comunicar ou reagir a qualquer estímulo jogou tênis e percorreu sua casa mentalmente quando solicitada a fazê-lo pela equipe de pesquisadores da Universidade Cambridge.

"Os resultados são surpreendentes", disse Adrian Owen, da unidade de ciências do cérebro do Conselho de Pesquisas Médicas, que liderou o projeto. A atividade mental da paciente de 23 anos foi mapeada através de imagens de ressonância magnética funcionais (MRI).

"Apesar do diagnóstico de estado vegetativo, essa paciente manteve a capacidade de compreender comandos verbais e de reagir a eles através de sua atividade cerebral, em vez da fala ou do movimento", disse Owen. "Sua decisão de trabalhar conosco imaginando determinadas tarefas quando solicitada representa um claro ato intencional, que confirmou além de qualquer dúvida que ela estava consciente de si mesma e de seu entorno."

Os futuros desenvolvimentos da técnica poderiam permitir que os médicos identificassem os pacientes que têm algum nível de consciência, ele disse, "mas teríamos de ser extremamente cautelosos na interpretação de resultados negativos. A falta de reação não significaria necessariamente falta de consciência. Por exemplo, o sistema auditivo de um paciente pode não estar funcionando".

Em prazo mais longo, a pesquisa abre a possibilidade animadora de que os pacientes que não podem reagir fisicamente de qualquer maneira - nem mesmo piscando os olhos - poderiam se comunicar controlando um computador com os pensamentos.

Os resultados vão avivar o debate ético sobre como tratar pacientes que estão há algum tempo em estado vegetativo e em que circunstâncias se deve desligar seu suporte vital. "Como esses pacientes podem estar conscientes e ser capazes de tomar decisões, é aceitável que outros ponham fim a suas vidas sem seu consentimento?", perguntou Narender Ramnani, professor assistente de neurociência cognitiva na Universidade Real Holloway, em Londres.

Em uma nota editorial incomum, a revista "Science", que publicou o estudo hoje, refere-se à tempestade política causada nos EUA pela morte no ano passado de Terri Schiavo, quando seu tubo de alimentação foi retirado depois de ela passar 15 anos em estado vegetativo. A publicação advertiu que o trabalho "apresenta um único estudo de caso, e portanto não deve ser usado para se generalizar sobre todos os pacientes em estado vegetativo, especialmente porque cada caso pode envolver um tipo de lesão diferente".

Os cientistas de Cambridge usaram uma máquina de fMRI de US$ 2,3 milhões para mapear as reações do cérebro da paciente às frases faladas. Estas mostraram que ela reconhecia algum nível de fala, mas não provaram que estava consciente.

Quando ela foi solicitada a imaginar que estava jogando tênis e depois caminhando por todos os cômodos de sua casa, as imagens do cérebro foram idênticas às da base de dados da pesquisa, de voluntários saudáveis, pensando nas mesmas atividades e, segundo Owen, foram absolutamente claras.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

http://noticias.uol.com.br/midiaglob...t579u1950.jhtm

quem era fervorosamente a favor da eutanásia, como eu, vai ter que repensar....





u0165 is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

07-09-06, 23:35 #2
relativo, muito relativo. =/

Gerson is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
08-09-06, 00:24 #3
tipo
nao é mais facil perguntar pra quem tava em coma? :P

Kensha is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
08-09-06, 00:42 #4
Quote:
Postado por Kenshin
tipo
nao é mais facil perguntar pra quem tava em coma? :P
eu ri

já dizia-se que pacientes em coma ouviam oq era vos dito, agora ter essa total noção.. deve ser uma bosta.. imagina.. tu fica preso em sua mente.. pesadelo total :/

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

08-09-06, 01:04 #5
Ou liberdade total.

Depende do ponto de vista...

Zedd is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

08-09-06, 01:08 #6
será que se compararia a sensações de falso despertar encontradas em sonhos lúcidos shelder??

a uns dias atras eu discuti isso com um amigo meu.

situações como, vc já está para despertar, ou está começando a adormecer, vc escuta todos e as vezes algo lhe é dito e voçe quer reagir mas não consegue. será que isso não seria analogo?

oq eu fiquei pensando depois da conversa, levando as situações do coma dos sonhos lúcidos e do "meio durmindo" como semelhantes.
será que uma pessoa nesse estado não passa a "criar" o seu proprio mundo baseado apenas no que lhe é dito?

existem relatos de pessoas que saiaram de estado de coma após alguma "declaração forte" feita por alguem??

e sera que essas pessoas após o coma se lembram de tudo oq se passou nesse tempo como lembranças REAIS ou como se tudo tivesse sido um sonho??

se isso tudo for mesmo semelhante, talvez não seja exatamente um pesadelo...
pesadelo vai ser a hora que vc se der conta de que está criando toda aquela ficção, pq na verdade de algum modo vc está "apagado", e que não tem como sair dela, pelo menos não como quando vc acorda de um pesadelo.

(axo que ngm vai intender minhas ideias...)

Mk is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
08-09-06, 02:19 #7
Uma coisa eu digo... se um dia (disolivre) eu ficar em coma e tiver plena consciência, escutar todos ao meu redor e não conseguir mover um músculo sequer, por gentileza, alguém faça o favor de me matar o quanto antes...
Deve ser a pior sensação do mundo, gosto nem de pensar...

tdf is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
08-09-06, 02:55 #8
hmm vo procurar isso na science

predator is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

08-09-06, 03:24 #9
Quote:
Postado por tdf
Uma coisa eu digo... se um dia (disolivre) eu ficar em coma e tiver plena consciência, escutar todos ao meu redor e não conseguir mover um músculo sequer, por gentileza, alguém faça o favor de me matar o quanto antes...
Deve ser a pior sensação do mundo, gosto nem de pensar...
*maníaco mode on*
hummmm.. Considerando que se eu deixá-lo em coma não pego pena por homicídio..
*maníaco mode off*

Foda essa notícia... Muda todo um conceito pré estabelecido..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
born2bmild
Trooper
 

08-09-06, 05:44 #10
entãoo, eu acho que cada caso é um casoo, as pessoas nem sabem se a pessoa tem consciencia, ainda mais em ql nivel
eu e ex namorada já visitamos várias vezes um garoto em estado "vegetativo" vivendo 24 horas no hospital cheio de tubos e blabla, nem procurei saber mto a história, mas foi td um show de erro médico, o guri nem precisava operar, operou e erraram a anestesia.
na época da operação ele tinha 12 anos e hoje tem 17 uauha os médicos que atendiam ele lá diziam q ele não tinha nenhum nivel de consciencia, se o hospital pegasse fogo ele ia ficar lá deitado babando.
muito bem, sempre q iamos a mãe da minha ex ia junto, e a velhota era meio hipponga, alegre e talz daí levava um violão e ficava tocando músiquinhas bobas pra ele huauha
o guri ficava pulando na cama de alegria, era bem bonito hueihueai ou seja, claro que ele tem um certooo nivel de consciencia.
o mais patético de tudo era que com coisas simples o guri reagia, se alguém abria a porta ele olhava, um rosto familiar ele sorria, e até com coisas mais "complexas" do tipo, ele conseguia contar os dias da semana pra saber a pra próxima visita.
huahua pro médico ele era uma porta uhahua mas com certeza não era, dava pra ver de modo evidente³ vida e até energia uhaha
mas aí cai a questão, não sei o qnto consciente ele é, poxa, o guri tem 17 anos hehe no mundo onde vivemos alguém com 17 anos não vibraria daquele jeito com músicas infantis hehe, talvez ele ainda tenha lá seus 12 anos, talvez essa prisão ou a liberdade da mente tenha transformado tudo em "massa" huauha massa boa e massa ruim, o extase e a angustia.
uhhua isso é um exemplo tipicamente brasileiro, infelizmente, o garoto é atendido pelo SUS e com certeza qlquer médico que se leva a sério poderia fazer um outro diagnóstico bem diferente, mas deu pra ver de perto que oq alguns chamam de vegetativo não é de fato um legume ;P
huahu mas como disse no começo, cada caso é um caso, eu acho que isso tem a ver com a cabeça ;P neurologicamente falando aehuehuaei assim como eu acredito que possa haver uma lesão forte o suficiente pra deixar uma pessoa em estado de TOTAL inconsciencia também acredito que o não ouvir, não falar, não demonstrar expressões, não reagir a estimulos possa sim carregar uma sobrevida muito importante


Last edited by born2bmild; 08-09-06 at 05:47..
born2bmild is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

08-09-06, 18:25 #11
não são coisas BEM diferentes pessoas em estado vegetativo e pessoas em coma??

Mk is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

08-09-06, 21:10 #12
bem colocado mk.

u0165 is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
08-09-06, 21:37 #13
Quote:
Postado por Annia Walker
bem colocado mk.

didz is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

08-09-06, 21:39 #14
filho da puta!
heiauheauheiauheiaue

u0165 is offline   Reply With Quote
Mk
Trooper
 

09-09-06, 02:05 #15
então... pessoas em estado vegetativo já não era de conhecimento geral que elas pensam normalmente e etc? apenas n tem movimentos...
vide jaison becker, compoem músicas tendo apenas movimento nos olhos e no maxilar. (ele se comunica pelos olhos...)

Mk is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

09-09-06, 07:55 #16
Quote:
Postado por Annia Walker
A publicação advertiu que o trabalho "apresenta um único estudo de caso, e portanto não deve ser usado para se generalizar sobre todos os pacientes em estado vegetativo, especialmente porque cada caso pode envolver um tipo de lesão diferente".
1 caso estudado... não grandes validades médicas não... mas é uma boa linha pra mais estudos... mas q nem o próprio estudo já diz, eh no minimo arriscado querer tirar qualquer tipo de conclusão baseado em 1 caso.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

09-09-06, 08:04 #17
fonte: wikipedia

Quote:
Vegetativo se diz relativo à condição de semelhança a um vegetal, ou seja, praticamente inerte. É utilizado para determinar o estado de saúde de pacientes que são mantidos apenas por aparelhos, por já não apresentarem resposta a quaisquer estímulos, mas que ainda não apresentaram sinais de morte cerebral.
Quote:
O estado de Coma é quando o paciente perde completamente a consciência, não tem reações nervosas ao estímulo externo. Os comas mais profundos, que podem durar anos, são causados pela escassez ou inexistência de oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis. Uma pessoa sem oxigênio perderá os sentidos em trinta segundos e entrará em coma depois de um minuto. A morte cerebral indica que a pessoa está desenganada, mesmo que o coração continue batendo.

muitos comas são reversíevis... vc trata a causa do coma, a doença/distúrbio que levou a pessoa a ficar em coma e ela volta...

qnd a pessoa ta em estado vegetativo não tem o q tratar...

eh um tema complicado mesmo...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:50.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.