Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Linux

Responder

Thread Tools
Slimer
Trooper

Enviar uma mensagem via ICQ para Slimer Enviar uma mensagem via MSN para Slimer
Question Voltando ao linux!!! Helpa eu!

24-08-09, 12:57 #1
Olá amiguinho darknerdianos!

Estou querendo voltar a ser um feliz usuário de linux (pretendo manter os 2 sistemas na máquina). Tenho contato com o sistema à muito tempo, não sou totalmente leigo mas passo longe de um usuário avançado como a maioria vocês. Minha ultima experiência com linux, para vocês terem uma idéia, foi com o Redhat, que eu curtia bastante, nem o Ubuntu exista. Já baixei o Ubuntu mais recente (9.04 snme) e já separei um espaço no HD para instalá-lo. Mas lendo os tópico aqui estou com um pouco de medo, quem sabe vocês possam me esclarecer algumas dúvidas.

1- Ainda é necessário a partição de swap?

2- Quantos GB são necessários para a instalação do sistema, tenho disponível entre 4 e 6 gb, serve?

3- Com relação ao wine, é possível rodar jogos montando a partição fat(win) ou preciso transferir para a partição linux.

4- Da ultima vez que instalei linux, eu era usuário de ADSL e não me deu muito trabalho para configurar. Hoje sou usuário de Cable e tenho um modem SB5100i conectado pela usb, tem alguma dificuldade/restrição quanto à isso?

5- Lendo alguns tópico, ví que alguns usuário experimentaram problemas como desaparecimento de partições, isto está comum no Ubuntu? porquê este é meu maior medo, pois minha vida está nas minhas partições.

Agradeço quem puder ajudar.

Slimer is offline   Reply With Quote
Oni
Trooper

24-08-09, 14:51 #2
1- Ainda é necessário a partição de swap?
Depende de qtos de memória vc tem. Se tiver uns 4 nem precisa (se você for um usuário normal). Tenho 2 giga de memória, tenho espaço de swap mas ele nem usa.
Mas sugiro você deixar um giga caso você queira usar o hibernar (ele pega toda a memória ocupada e joga pro swap)

2- Quantos GB são necessários para a instalação do sistema, tenho disponível entre 4 e 6 gb, serve?
Talvez seja melhor você reservar um pouco mais de espaço, uns 10 gb. Não sei direito quanto a instalação inicial ocupa, mas depois você começa a brincar de instalar as coisas ou precisa instalar alguma coisa que usa as bibliotecas do kde, dai ocupa bastante espaço.

3- Com relação ao wine, é possível rodar jogos montando a partição fat(win) ou preciso transferir para a partição linux.
Não sei. O ubuntu consegue ler e escrever no ntfs

4- Da ultima vez que instalei linux, eu era usuário de ADSL e não me deu muito trabalho para configurar. Hoje sou usuário de Cable e tenho um modem SB5100i conectado pela usb, tem alguma dificuldade/restrição quanto à isso?
Não sei

5- Lendo alguns tópico, ví que alguns usuário experimentaram problemas como desaparecimento de partições, isto está comum no Ubuntu? porquê este é meu maior medo, pois minha vida está nas minhas partições.
Se acontecer alguma coisa vai ser na hora que estiver criando a nova partição pra instalação (shit happens). Mas nunca tive problema depois do sistema instalado

Oni esta conectado agora   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper

Enviar uma mensagem via ICQ para SuckerBuster Enviar uma mensagem via MSN para SuckerBuster Enviar uma mensagem via Skype™ para SuckerBuster
24-08-09, 23:30 #3
cara
experimente o Mandriva 2009.1
mto bom, tem uma comunidade legal
claro que não é tao ativa igual ao Ubuntu, mas o pessoal sempre tirou minhas duvidas em pouco tempo

e RPM ftw!

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper

25-08-09, 05:55 #4
YAY! Estoy en linux!
Muito foda, tinha esquecido como eh bonito e rapido e chato de configurar, haUHAuAH

Problema: Como eu compartilho a internet por dhcp?

Slimer
Trooper

25-08-09, 06:38 #5
Na boa, ainda falta muito feijão pro linux, sério, to meio hora brigando para instalar o firefox, coisa que faço em 5 segs no windows. Tudo isso porquê o diabo veio em .tar.bz2

_j5
geek

25-08-09, 08:16 #6
Ta usando que distro ?

Ah, instalar Software é muito fácil, ainda mais em distro tipo Fedora... depende daí da forma que você ta instalando... ex:
# yum -y install firefox

tadã... resolvido... isso que da pra instalar via Package Manager no X também...

_j5 is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper

25-08-09, 08:29 #7
Mas você ta com o mandriva slimer? No ubuntu leva menos de 5 segundos, só ir no adicionar/remover programas, pesquisar e boa.

nulio is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper

25-08-09, 08:34 #8
Opa, agora to no windows(terminando de instalar drivers/programas) que formatei a maquina e instalei os 2 sistemas (windows tava estranho à alguns dias e aproveitei para instalar o linux de quebra).

Mas instalei o Ubuntu 9.04, muito bonito.

Seguinte, quando eu mexi da ultima vez com o Redhat, já tinha um sistema semelhante aos instaladores .exe, no ubuntu não tem isso não?

nulio: Eu fui nesse adicionar/remover programas e não achei a versão mais nova do firefox, depois eu tento denovo.

Outra coisa que tá pegando, compartilhar a internet por DHCP, no ruindows é easy, só clicar com botão direito em cima da conexão e clicar em compartilhar. No linux, fui ler um milhão de fórums com mil soluções complicadas que envolviam editar vários arquivos e até baixar programas. Não tem um jeito mais fácil não?

J5, você tentar esse comando ae.

Ae, outra coisa, o linux não consegue ler NTFS não?

Slimer
Trooper

25-08-09, 08:38 #9
A sim, to pensando em baixar o mandriva para experimentar (sugestão do darknerd ae em cima).

nulio
Trooper

25-08-09, 08:48 #10
Tenta ativar os repositórios mantidos pela comunidade, lá sempre tem coisa atualizada

Slimer
Trooper

25-08-09, 10:23 #11
Nulio, não achei a versão mais nova, só a já instalada (3.0.3 snme) e estou querendo a 3.5.2.

Enfim, ainda não estou o linux a pleno vapor porquê meu pc é server da net aqui em casa, e como não estou conseguindo compartilhar a net ta osso, qualquer 20min fora do ar vira um chiadeira por aqui.

asmur
Trooper

25-08-09, 10:34 #12
Quote:
Postado por Slimer Mostrar Post
Ae, outra coisa, o linux não consegue ler NTFS não?
lê e até escreve.

asmur is offline   Reply With Quote
_j5
geek

25-08-09, 10:38 #13
Isso, ntfs-g3...

Ah, e sobre o yum, realmente, se é ubutu tem que ir via apt-get...

_j5 is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper

25-08-09, 13:00 #14
Percebi o treco do ntfs

Agora o mais importante é colocar a net funfando.

Toda vez que tentar executar algum comando, fala que não tenho permissão.
Tento logar como root, e a senha que escolhi na instalação não funfa. Fora que só estou achando tutoriais feito para pessoas que já tem alguma experiência em linux.

asmur
Trooper

26-08-09, 08:51 #15
No ubuntu nao existe isso de se logar como root.
Tu pode reinvidicar root apenas no console, usando sudo su. Daí tu pega "status" de root no teu usuário.

asmur is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper

26-08-09, 11:57 #16
YEY, consegui compartilhar a internet, até que foi fácil.

Slimer
Trooper

26-08-09, 13:18 #17
Quote:
Postado por _j5 Mostrar Post
Ta usando que distro ?

Ah, instalar Software é muito fácil, ainda mais em distro tipo Fedora... depende daí da forma que você ta instalando... ex:
# yum -y install firefox

tadã... resolvido... isso que da pra instalar via Package Manager no X também...
Digitei este comando e nada aconteceu.

nulio
Trooper

26-08-09, 13:24 #18
No ubuntu é # sudo apt-get install firefox , só que vai puxar o mesmo dos repositórios do adicionar/remover programas.

Slimer
Trooper

26-08-09, 15:20 #19
Pois é nulio, entrei na página do firefox e consegui pegar a versão mais atual lá, tinha uma epxlicação lá do motivo que a versão mais recente não aparece nesses repositórios, mas nem lí. Agora estou brigando para configurar o som no Teamspeak

Renegade
Trooper

Enviar uma mensagem via MSN para Renegade
22-10-09, 19:28 #20
tem gerenciador de pacotes que vc instala facil facil uai

Renegade is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper

Enviar uma mensagem via ICQ para SuckerBuster Enviar uma mensagem via MSN para SuckerBuster Enviar uma mensagem via Skype™ para SuckerBuster
23-10-09, 22:18 #21
Slimer, eu tinha alguns problemas com meu mic no teamspeak.
ele nao funcionava
tinha que mudar um arquivo de configuração...

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
__pIpO__
Trooper

04-02-10, 17:08 #22
hey galera, ja q eu nao consigo fazer topicos ainda ehhehe,
eu tenho uma dúvida. vou instalar o mandriva 2010 só que meus arquivos estao na partiçao (ntfs) segundaria no meu hd. a pergunta é. eu vou conseguir acessar essa partiçao pelo linux?. (eu vou formatar só a partiçao primaria)
valew

__pIpO__ is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned

04-02-10, 19:21 #23
sim
e nao eh SEGUNDARIA, é secundária

maxcool is offline   Reply With Quote
__pIpO__
Trooper

04-02-10, 20:52 #24
haeuhuaeh
troquei as teclas, sei q é secundaria
valew

__pIpO__
Trooper

05-02-10, 00:33 #25
instalei tudo de boa
mais agora vou instalar uns programas e sempre ta pedindo
Por favor insira a mídia chamada "Main media"
que que é isso???
valew

__pIpO__
Trooper

05-02-10, 01:21 #26
resolvi esse,
só agora preciso de um programa de bate papo que consiga imagem de web cam

ZeroCarontE
Trooper

Enviar uma mensagem via MSN para ZeroCarontE
06-02-10, 01:42 #27
amsn suporta webcam, mas so suporta o MSN mesmo
kopete (do kde3, nao do kde4) suporta pra MSN, nunca testei em outros protocolos
e tem o skype (a partir da versao 2.0)

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper

06-02-10, 19:20 #28
Seguinte people, ainda estou com o linux instalado em casa, mas para falar a verdade mal tenho usado ele. Agora no meu trampo estou usando demais, trabalho numa loja de informática que para se enquadrar dentro da lei passou a vender máquina apenas com linux, como eu faço a instalação, eu decido qual distro eu ponho.

No início eu estava colocando o Ubuntu com thema de windows (procurem no google por XPGnome) e ficava genial, dava para ficar bem parecido com ruindows e ficava bem menos agresivo para o cliente.

Agora estou instalando só o mandriva 2010, achei mais completo, vem bem mais coisas.

Mas o foda é o seguinte, mas maldita internets 3Gs, algumas não instalam nem a custa de reza braba.

Distros usadas:
Mandriva 2010
Ubuntu 9.04 com thema XPgnome

ZeroCarontE
Trooper

Enviar uma mensagem via MSN para ZeroCarontE
06-02-10, 22:48 #29
minha experiencia com 3G se resumiu a colocar o dongle usb e ver a notificaçao do gnome-network-manager dizendo que eu tava conectado

na epoca o knetworkmanager (kde4) nao suportava configuraçao automatica de modem 3G, nao consegui configurar. nao sei se hoje jah suporta.

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Kensha
Banned

08-02-10, 10:03 #30
instala slack nos notes dos seus clientes! eles vao ficar loucos de feliz!

Kensha is offline   Reply With Quote
Slimer
Trooper

09-02-10, 13:12 #31
pediu para matar um cliente do coração né. Slack nem na bala.
Eu queria era um esquema pro KDE para deixar ele com cara de windows também.

Apesar de ser inútil,, todo cliente compra a maquina e nào dá 1 semana para formatar para windows mesmo, hUHAUahuhaUHa. Maldita microsoft e seu monopolio.

punisher
Space Cowboy

14-02-10, 01:51 #32
parem de falar mal de slack seus malditos

punisher is offline   Reply With Quote
Never Ping
Trooper

Enviar uma mensagem via ICQ para Never Ping Enviar uma mensagem via MSN para Never Ping Enviar uma mensagem via Yahoo para Never Ping
14-02-10, 19:22 #33
Quote:
Postado por Kensha Mostrar Post
instala slack nos notes dos seus clientes! eles vao ficar loucos de feliz!
EXATAMENTE.

3 dias depois eles voltam pra loja putos ae vc fala "bem, temos o windows 7 pra vender....."

Never Ping is offline   Reply With Quote
slackware
Trooper

Enviar uma mensagem via ICQ para slackware Enviar uma mensagem via MSN para slackware
17-02-10, 10:35 #34
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
parem de falar mal de slack seus malditos
(1)

slackware is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper

Enviar uma mensagem via MSN para marcelob23
17-02-10, 12:13 #35
Quote:
Postado por slackware Mostrar Post