Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Linux

Responder

Thread Tools
SuckerBuster
Trooper

Default Se o linux fosse o sistema mais usado no mundo

15-05-09, 23:49 #1
Achei legal o texto
vi no forum do Mandriva e achei legal
embora tenha alguns erros de portugues...

Quote:
E se o sistema operativo mais usado fosse o Linux ...

Eu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux. Senti o mesmo ao experimentar o Windows. Decidi experimentá-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era óptimo.

Fui até ao site da Microsoft para descarregá-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui perceber como é que se descarregava. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.

Meti-me no carro, fui até à Staples e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: "Quero a mais completa, por favor" e ele respondeu: "São €599, por favor...". Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos a abanar.

Um dos meus amigos deu-me uma cópia do Windows XP mas disse-me para não dizer nada a ninguém. Achei estranho porque faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que mo peça e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisem dela. De qualquer forma coloquei o CD no leitor e esperei que arrancasse o sistema do "Live CD". Não funcionou. A única coisa que fazia era perguntar-me se o queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se estava a fazer alguma asneira, mas ele disse-me: "O XP não corre o sistema directamente do CD".

Decidi, então, instalá-lo. Segui as instruções que apareciam no ecrã mas comecei a ficar nervoso porque não perguntou nada sobre os outros sistemas operativos. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operativos na máquina e perguntou-me se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele disse-me que o Windows elimina qualquer outro sistema operativo que encontra, ao instalar-se.

Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e joguei-me de cabeça para a instalação. A instalação foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a dizer-me para não dizer nada a ninguém (!!!).Depois de reiniciar o computador, dei uma vista de olhos pelo sistema.

Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações do sistema sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou por aparecer em minha casa. Disse-me que o acesso de root era dado logo à partida. Tratei logo de fazer outra conta de utilizador normal e passei a usá-la. Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, disse-me que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Comecei, então, a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.

Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu "Iniciar -> Programas", para abrir uma folha de cálculo que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de folha de cálculo. O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que a descarregar da Internet. "Oh...", pensei, "uma distribuição básica". Fui ao "Adicionar/Remover Programas" do painel de controlo (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo disse-me que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.

Para dizer a verdade, diverti-me à brava com o Windows. Não entendi muita da terminologia... porque é que há um drive A, depois um C... onde é que está o drive B? Achei a distribuição demasiado básica, não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e torna-se muito confuso procurá-la. O meu amigo disse-me que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não vinha com nada disso.

Achei-o difícil, confuso e demasiado trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu
amigo, mas eu fico-me pelo Linux, obrigado.

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper

16-05-09, 04:22 #2
Verdade ou não, um bom ponto de vista desde que eliminemos a verdade universal "todos estão acostumados ao Windows".
Um ponto de vista a ser valorizado.

Hobbes is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire

18-05-09, 01:49 #3
Linux pra desktop ainda é mais pra geek mesmo... Tanto pro corporativo quanto para o pessoal...

Onde trabalho, é 99% Linux, tanto estação quanto servidores (tirando um W2K3 Server/WTS), tenho inclusive case de cliente meu rodando mais de 20 estações Linux, com ferramentas office, multimídia, domínio em rede, etc... Mas são projetos paralelos...

Quem sabe quando tivermos AutoCAD, Adobe Photoshop, DreamWeaver, demais firuletes e uma suíte office "as foda as" a da microsoft...

Mas é questão de tempo, ta cada dia ficando melhor...

_j5 is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
18-05-09, 10:22 #4
j5,

Falta tb um directx =p

mrxrsd is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned

PSN ID: atcasanova
18-05-09, 10:28 #5
Quote:
Postado por _j5 Mostrar Post
Linux pra desktop ainda é mais pra geek mesmo... Tanto pro corporativo quanto para o pessoal...

Onde trabalho, é 99% Linux, tanto estação quanto servidores (tirando um W2K3 Server/WTS), tenho inclusive case de cliente meu rodando mais de 20 estações Linux, com ferramentas office, multimídia, domínio em rede, etc... Mas são projetos paralelos...

Quem sabe quando tivermos AutoCAD, Adobe Photoshop, DreamWeaver, demais firuletes e uma suíte office "as foda as" a da microsoft...

Mas é questão de tempo, ta cada dia ficando melhor...
Isso é claro, mas não acho que pra uso geral o broffice fique devendo muito pro office da microsoft. Pro que se usa no geral, serve bastante e a grande maioria dos órgãos públicos já utilizam o broffice. Obvio que não tem todas as funcionalidades e facilidades do M$ Office ainda, mas se você não for usar nada muito avançado, não precisa dele

maxcool is offline   Reply With Quote
Never Ping
Trooper

Gamertag: Willian Braga XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
18-05-09, 10:35 #6
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Verdade ou não, um bom ponto de vista desde que eliminemos a verdade universal "todos estão acostumados ao Windows".
Um ponto de vista a ser valorizado.
É mentira, trollagem pró-linux, mas é engraçado. É trollagem porque ele fala

"(...)Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.(...)"

Porra, todo mundo sabe que o OpenOffice distribui em Windows. Desde quando era StarOffice.

Never Ping is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire

18-05-09, 11:59 #7
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
Isso é claro, mas não acho que pra uso geral o broffice fique devendo muito pro office da microsoft. Pro que se usa no geral, serve bastante e a grande maioria dos órgãos públicos já utilizam o broffice. Obvio que não tem todas as funcionalidades e facilidades do M$ Office ainda, mas se você não for usar nada muito avançado, não precisa dele
Básico do básico não deve não... tanto que a gente usa aqui na empresa...

Pro resto, deve TUDO... hehehe... sem comparações realmente, planilha principalmente.

Outra questão são as macros, que inviabiliza muitas migrações...

maxcool
Banned

18-05-09, 12:42 #8
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post

"(...)Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.(...)"

Porra, todo mundo sabe que o OpenOffice distribui em Windows. Desde quando era StarOffice.
AHN????????
WTF???
nunca vi

SoulBlighter
inativo

18-05-09, 12:46 #9
Caraca c nunca viu broffice pra windows? geralmente quando instala o java agora, sempre pergunta se quer baixar o broffice... mas convenhamos... a biblioteca de programas para baixar do linux eh uma mao na roda. problema eh saber quais sao os melhores de cada genero!

SoulBlighter is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned

18-05-09, 13:09 #10
Quote:
Postado por SoulBlighter Mostrar Post
Caraca c nunca viu broffice pra windows? geralmente quando instala o java agora, sempre pergunta se quer baixar o broffice... mas convenhamos... a biblioteca de programas para baixar do linux eh uma mao na roda. problema eh saber quais sao os melhores de cada genero!
o que o texto fala é de suíte de escritório embeded na instalação do SO, não de ter que baixar um, instalar e etc

vitorueda
Trooper

PSN ID: vitormasao
18-05-09, 16:40 #12
Achei o texto meio fraco demais, muito forçado =/

vitorueda is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire

18-05-09, 17:31 #13
Exato Plutonius, bem de punheteiro de open source, hehehe

zorba
Trooper

Steam ID: luizkowalski
18-05-09, 19:14 #14
aieiueeah gostei :$

zorba is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned

18-05-09, 19:36 #15
isso aí prova que ele não está pronto pra DESKTOP... mas enquanto workstation, tá pra lá de bom.

Hobbes
Trooper

18-05-09, 20:14 #16
Quote:

Mas o título é "Se o linux fosse o sistema mais usado no mundo".

Never Ping
Trooper

18-05-09, 20:48 #17
Quote:
AHN????????
WTF???
nunca vi
http://en.wikipedia.org/wiki/StarOffice

Operating system: Windows, Mac OS X, Linux, Solaris[1]

_j5
Quagmire

19-05-09, 21:18 #18
Quote:
isso aí prova que ele não está pronto pra DESKTOP... mas enquanto workstation, tá pra lá de bom.
Eu não iria tão longe assim, mas com certeza é mais "utilizável" pra workstation...

SsjGohan
Trooper

19-05-09, 21:47 #19
Eu mexi no ubunto e achei bem legal
Mas como já falaram
Não irei sair do XP sem as principais aplicações pra linux
Como os programas já citados.
O office da M$ é extremamente melhor q qualquer openoffice q eu já tneha visto
Sem falar em jogos né.
Realmente quando o linux conseguir trabalhar com essas coisas a M$ vai falir
Até lá linux é pra empresas q querem economizar e nerdaiada

SsjGohan is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper

20-05-09, 00:07 #20
varios daqueles "why linux is not ready for the desktop" sao bem exagerados, alguns sendo quase irrelevantes na pratica

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned

20-05-09, 01:23 #21
Quote:
http://en.wikipedia.org/wiki/StarOffice

Operating system: Windows, Mac OS X, Linux, Solaris[1]
this:
Quote:
o que o texto fala é de suíte de escritório embeded na instalação do SO, não de ter que baixar um, instalar e etc

Never Ping
Trooper

20-05-09, 19:08 #22
Quote:
this:
eu escrevi mal. Era para escrever

"sempre existiu uma instalação para windows do open office", nao que ele venha bundled para Windows. Ou seja, não existe esse lance de 'Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org' por um software de office. Qualquer pessoa normal usaria open office no linux para planilha, doc e etc... e se estivesse no Windows sem Office... porra, baixa o openoffice para windows. Tem até o BrOffice para quem é brasileiro, com tradução 100% para o portugues... Qualquer pessoa que usa linux sabe disso.

Por isso que eu falo que é trollagem.

ZeroCarontE
Trooper

20-05-09, 21:06 #23
Se o linux fosse mais usado que o windows, muitos usuarios linux nao saberiam que programa X do linux tambem tem pra windows
assim como tem muito usuario windows que nao sabe que tem pra linux: Adobe Reader, AVG, Google Earth, Maya, Nero, Picasa e Skype
alias, muita gente nao sabe nem que existe linux

logo, quanto a isso, o texto eh consistente

Hobbes
Trooper

20-05-09, 22:49 #24
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Mas o título é "Se o linux fosse o sistema mais usado no mundo".
Isso. Obrigado.

maxcool
Banned

21-05-09, 11:44 #25
Quote:
Postado por ZeroCarontE Mostrar Post
Se o linux fosse mais usado que o windows, muitos usuarios linux nao saberiam que programa X do linux tambem tem pra windows
assim como tem muito usuario windows que nao sabe que tem pra linux: Adobe Reader, AVG, Google Earth, Maya, Nero, Picasa e Skype
alias, muita gente nao sabe nem que existe linux

logo, quanto a isso, o texto eh consistente
como assim batman? tem picasa pra linux?
where is it?

Hobbes
Trooper

21-05-09, 20:10 #26
Se você procurasse por "picasa linux" no Google, acharia esse link:

http://picasa.google.com/linux/

Na verdade ele não é bem "pra linux" porque usa código do wine, mas não precisa instalar o wine.

ZeroCarontE
Trooper

22-05-09, 01:43 #27
po, na verdade eu tinha ouvido falar q tinha picasa pra linux, nem fui atras pq o programa nao me interessa
se eh por "winelibs" (por mais que o google de suporte) nao conta entao

Responder

Thread Tools

Regras de postagem