Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
Default CGNAT

03-06-16, 09:22 #1
Recentemente tive problemas com a Copel aqui de Curitiba porque os provedores agora estão usando um método chamado CGNAT (vide vídeo abaixo), eu precisava compartilhar a conexão entre vários usuarios e infelizmente não dá justamente por causa deste método, mandei um email pra eles e eles responderam somente isso (vide email abaixo), resumo da historia é que terei que cancelar esta nova conexão que pedi, eu já tenho uma conexão da copel antiga e funciona normalmente já esta outra conexão nova é que veio com CGNAT, este é um alerta pra voces que forem pegar uma conexão nova da uma olhada antes o que o CGNAT pode bloquear, li que vários jogos são incompatíveis com esse método e acabam não funcionando, vídeo games incluindo playstation, xbox e tal.


email resposta da copel:

A Copel Telecom, assim como as demais operadoras e provedores, seguindo as orientações do Grupo de Trabalho para Implementação do IPv6 (GT-IPv6), uma Força Tarefa da Anatel junto as principais operadoras de Internet do Brasil, iniciou a implementação do protocolo IPv6 e da técnica CGNAT para contornar a falta de endereços IPv4 na Internet.


O CGNAT utiliza o protocolo NAT para contornar a falta de endereço IPv4. Essa técnica entrega um endereço privado previsto na RFC 6598 às ONTs, realizando a tradução deste endereço para um IPv4 público compartilhado.

A utilização do CGNAT limita a configuração de redirecionamento de portas ou DMZ para a rede local do cliente. Com isso, talvez existam incompatibilidades com serviços oferecidos em console (PlayStation Network/PS e Live/Xbox), como criação de salas de jogos, por exemplo. Outras limitações podem existir também para configurar acessos externos centrais de alarmes, câmeras de vigilância ou DVRs.

Isso era previsto pelo GT-IPv6. Desta forma, foi sugerido que um endereço IPv6 público seja entregue a cada dispositivo na rede local do cliente, possibilitando a conectividade fim-a-fim prevista desde o início da Internet e eliminando por completo a necessidade de NAT, redirecionamento de portas ou DMZ. A entrega dos dois protocolos é chamada de dual stack ou pilha dupla.

Pode ser que existam equipamentos de sua propriedade que não oferecem suporte ao IPv6, porém existem outros que com uma atualização de firmware/software, possibilitam a configuração do novo protocolo.

É importante salientar que a mudança para o protocolo IPv6 ocorrerá, no mundo todo, de forma gradativa e irreversível. Não existem mais endereços IPv4 disponíveis para abrigar todos os dispositivos atuais da Internet. Portanto o melhor é adaptar-se ao novo protocolo IPv6 o quanto antes. Os sistemas operacionais modernos (Windows XP SP3 ou superior/Mac OS/Linux) já suportam o IPv6 de forma nativa.

Para saber mais, acesse ipv6.br e veja os vídeos explicativos.

Efeitos do CGNAT em:

Jogos e Consoles

- Consoles (PlayStation, Xbox etc) e jogos podem requerer o redirecionamento de portas ou UPnP, seja para funcionamento total ou de funcionalidades específicas como chat ou criação de salas. O CGNAT não permite o redirecionamento de portas, desta forma a experiência no jogo pode ser reduzida e até não funcionar.
- O endereço IP público é compartilhado por mais de um usuário, caso a rede/servidor do console/jogo realize algum tipo de bloqueio baseado em IP (devido a ações ilegais no jogo), poderá afetar a experiência de diversos clientes. Caso ocorra o bloqueio do IP público, não será possível se conectar ao servidor, será necessário aguardar o desbloqueio do IP que é temporário.
- O console PlayStation da Sony ainda não oferece suporte ao protocolo IPv6.

DVR/Câmera/Alarmes
- Dispositivos como DVRs, Câmeras, Alarmes e similares que necessitam do redirecionamento de portas para acesso remoto ou comunicação com fluxo da Internet para a rede local. O que esses dispositivos precisam é que algum host da Internet se comunique com ele. Isso não é possível sem o redirecionamento de portas. Caso o DVR ou Alarme possua a tecnologia cloud o serviço deverá funcionar, pois a comunicação é iniciada a partir do DVR para a Internet.

Obs.: O CGNAT não afeta a latência ou velocidade do link de Internet.

A solução definitiva para as limitações impostas pela falta do IPv4 é a implementação do protocolo IPv6. A Anatel já sugeriu as operadoras do país que iniciem a implementação do novo protocolo para melhorar a experiência do usuário.

Algumas alternativas sugeridas para contornar o cenário atual são:

1. Solicitar o protocolo IPv6 nos links que fazem comunicação com seu link dentro do CGNAT;
2. Se o acesso externo é necessário para configuração de câmeras, favor verificar com o fabricante se no DVR ou demais sistemas de monitoramento existe suporte ao sistema Cloud/IPv6;
3. No caso de consoles, solicitar o desbloqueio do IP junto ao administrador do servidor;
4. Fechar VPN com servidor externo para acesso ao servidor de jogo (pode aumentar a latência);
5. Estudar a opção de contratar o produto IP Direto, um link corporativo dedicado que possui 1 (um) IPv4 público e fixo, permitindo a hospedagem de servidores sem a dependência de serviços de DNS dinâmico (como DynDNS, No-IP, etc...).

Para saber mais, sugerimos a leitura das FAQs do Simet e Brasil Banda Larga e o documento de Características de Serviço.

http://simet.nic.br/faq.html
http://brasilbandalarga.com.br/index.php/faq
Caraterísticas do Serviço Bel Fibra/Copel Fibra

Agradecemos a compreensão e nos colocamos a disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente
Suporte Técnico de Internet - Copel Telecomunicações
0800 414181
[email protected]
www.copeltelecom.com






Last edited by CyBeR_JaCk; 03-06-16 at 09:30..
CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
03-06-16, 11:00 #2
a NET aqui em SP já faz isso a algum tempo, eh bem podre mas não tem ipv4 mesmo. e essa transição pro ipv6 vai levar um bom tempo ainda

deadcow is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
03-06-16, 11:08 #3
Que beleza heim, pela histórico das operadoras, esse paliativo vai ser definitivo, até dar algum outro problema maior, ai vem outro paliativo...

Azarael is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

03-06-16, 12:13 #4
O que me irrita é que o povo deixou acabar pra começar a resolver o problema. É foda!
Planejamento 0
Vontade resolver o problema 1
Consumidor que se foda 10

A solução pra isso tem, e muitas. Mas parece que na verdade eles vao querer é empurar a opçao 5 no povo em vez de resolver o problema.

O que mais me impressionou foi o ps4 nao ter ipv6.
Será que jp nao em ipv6? kkk Se nao tiver estamos fudidos, pq se nem la colocaram entao aqui, nexta geraçao, nao chega.

diferent is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
03-06-16, 12:53 #5
no caso de vídeo games acho que uma atualização de firmware resolveria.

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
03-06-16, 13:38 #6
já era hein? tamo fu

Chronos is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
03-06-16, 14:04 #7
Eu ainda acho que é desculpa pra começarem a cortar alguns tipos de conexões, botando a culpa em um problema técnico real mas que não é o motivador principal.

Azarael is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
03-06-16, 22:20 #8
vg upnp ja resolve
tenho net e 2 xbox
nat ta sempre aberto

serjaum is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
08-05-18, 00:01 #9
E aí, alguém com conexão atrás de CGNAT pra compartilhar experiência? Apareceu uma empresa vendendo fibra por aqui com preços legais mas rola CGNAT.

Tô mais curioso pra saber como fica a questão dos torrents (mais especificamente torrentleech), alguém?

Aqualung is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
08-05-18, 12:57 #10
Quote:
Postado por Azarael Mostrar Post
Eu ainda acho que é desculpa pra começarem a cortar alguns tipos de conexões, botando a culpa em um problema técnico real mas que não é o motivador principal.
(1)

Tchau p2p!

vegetous is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
08-05-18, 17:14 #11
Quote:
Postado por Aqualung Mostrar Post
E aí, alguém com conexão atrás de CGNAT pra compartilhar experiência? Apareceu uma empresa vendendo fibra por aqui com preços legais mas rola CGNAT.

Tô mais curioso pra saber como fica a questão dos torrents (mais especificamente torrentleech), alguém?
Uso NET com CGNAT.

Rola de boa aqui o kodi no rasp com o quasar, eu nao fico fazendo seed infinitamente mas rola.

nao tenho grandes problemas com cgnat a nao ser a questao que todo mundo ja sabe, sem dmz, acesso externo com dyndns etc.. que eh contornavel utilizando o ipv6

deadcow is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:51.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.