Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default O miojo e as receitas de bolo no enem

21-03-13, 08:59 #1
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/ge...m-4080658.html

"Somos orientados a não sermos rigorosos na correção", diz avaliadora do Enem

Em meio à polêmica sobre a correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na qual redações com receita de miojo e trechos de hinos de futebol receberam notas acima dos 50% da pontuação possível, uma das avaliadoras fez revelações que demonstram a precariedade do sistema de correção.

Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter na tarde desta quarta-feira, a professora de língua portuguesa, cuja identidade foi preservada em função de um contrato de sigilo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que não ficou surpresa com as notas dadas às redações:

— Somos orientados a não sermos rigorosos na correção.

A explicação dos coordenadores do Enem, fornecida aos avaliadores em uma reunião, é que se houvesse um rigor maior, a reprovação seria muito alta e muitos alunos não atingiriam a nota mínima.

A professora afirmou que todos avaliadores foram orientados a não zerar os textos, e fazer todos os esforços para manter a redação dentro das notas mínimas. Os que não cumprissem com isso, poderiam ser excluídos do processo de correção:

— Dentro do que foi possível, fui o mais criteriosa possível nas redações que avaliei, mas tive meu sistema bloqueado. Essa era a ameaça.

Quando questionada sobre o processo de seleção dos avaliadores, a professora afirmou que o mesmo foi feito sem muito rigor. Ela foi chamada por uma amiga, que já fazia parte de uma das equipes de correção, e não passou por nenhum tipo de prova antes de integrar o grupo. A partir daí, passou por uma capacitação online que durou cinco semanas.

Houve somente um encontro presencial entre todos os avaliadores, cerca de um mês antes do início das correções. Nessa oportunidade, a professora e seus colegas fizeram uma manifestação para questionar as orientações que lhes haviam sido passadas.

— Foi esclarecido que os critérios já tinham sido estabelecidos pela equipe do Cespe/UnB, que é responsável pela prova, e que não cabia a nós questionar. Tínhamos que cumprir o que estava sendo orientado — comentou.

Indignada com o processo, a professora explicou que cada avaliador é obrigado a ler e dar nota a 3 mil redações em um período de um mês, quantidade considerada excessiva por ela:

— Como professora, acho que a revolta principal é por tu tentares desenvolver um trabalho sério, desenvolver as competências linguísticas, e depois ver que a avaliação não é séria, que os critérios não são rigorosos. Somos orientados inclusive a não penalizar o uso de emigrante no lugar de imigrante — desabafou.

Ouça a entrevista completa no site:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/ge...m-4080658.html





Jeep is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
21-03-13, 09:07 #2
Quote:
...revolta principal é por tu tentares...
aeuihaeiuehiau da onde será que ela é?

sobre o topico: infelizmente é um circulo vicioso, ngm exige mais dos alunos e os alunos não se esforçam e ngm exige mais...assim vai

zorba is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
21-03-13, 09:12 #3
Tudo isso para poder dizer uma frase em discurso político: "A educação no Brasil está melhorando".

Quando na verdade o critério que avalia é que está diminuindo, assim é fácil né, depois é só incorporar os erros mais corriqueiros como sendo dialeto regional, é nois.

Azarael is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
21-03-13, 09:13 #4
Onde fica o botão de ejetar? Pqp velho, educação no Brasil é um bagulho escabroso mesmo... ahuehaue de foder

tdf is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

21-03-13, 09:21 #5
Uma vez me falaram que eles ganham 1 real por redação.
Nâo sei se é verdade, mas de qualquer forma é ridículo como a educação no Brasil é subvalorizada.
Alias, se tem 4 grupos de profissionais que eu acho que teriam que ganhar muito bem são professores, policiais, bombeiros e médicos do sistema público.

snake is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

21-03-13, 09:33 #6
Manjam nada, é censura, que nem no período militar e com o mesmo método ainda. A parte que seria censurada é substituída por receita ou texto desconexo.

Certeza que o aluno ia falar a real sobre imigração e foi obrigado a mudar o texto.

Né.

Stranger is offline   Reply With Quote
Migo
Trooper
 

21-03-13, 10:15 #7
e quem não colocou 'receita/hino' na redação e tirou uma nota parecida... como fica!?

Migo is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

21-03-13, 13:11 #8
o engraçado eh que se educação fosse uma religiao, e a forma como ela vem sendo implementada no Brasil fosse uma especifica, e o Eon fosse adepto dessa religiao, ele argumentaria fortemente sobre como "sao poucas provas que passam pouco corrigidas" e defenderia com unhas e dentes o argumento de que "somos orientados a nao sermos rigorosos"..

pensem nisso. ou nao

ircF is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
21-03-13, 13:15 #9
o Eon diria que é um problema generalizado na sociedade e por isso tá sussa

é só rever os itens

Conrado is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
21-03-13, 13:27 #10
Redação pra entrar no DIE era mais criteriosa que a do Enem

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Solluna
Trooper
 

XFIRE ID: o jogo Steam ID: você perdeu
21-03-13, 14:19 #11
Hino do palmeiras no enem UHEUAHEUA

http://exame.abril.com.br/brasil/not...-tira-nota-500

Solluna is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
21-03-13, 14:32 #12
Quote:
Postado por Sh3lld3r Mostrar Post
Redação pra entrar no DIE era mais criteriosa que a do Enem
AEHUHE
e no YH, porra!

m4gn3to que o diga!

didz is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

21-03-13, 14:36 #13
É de foder hein. Durto que isto vai se refletir no mercado de trabalho logo logo... Essas pessoas vão chegar hiper mal preparadas nas empresas e vão ficar indignadas na hora que forem demitidas. Afinal sempre foram otimos alunos nos estudos e passaram em todas as provas...

Que bom, nosso governantes eleitos por nós para nos ajudar estão nos fodendo sem nem mais disfarçar ou um beijo na boca e vaselina...




Ps: redação pra entrar no DIE ? Plagiozinho do Rv.... hohoohoh FLAME

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

21-03-13, 14:38 #14
Velho é revoltante essa merda, pq eles não tem critério NENHUM! Como uma redação com uma receita de miojo pode tirar uma nota maior que uma redação feita nos moldes corretos e sem gracinha? Conheço pessoas capacitadas que tiraram menos de 500 na prova e foram prejudicadas por isso... Eu mesmo em 3 provas no enem, nunca passei da média, mesmo tendo feito 3 redações totalmente distintas, cada uma de uma forma diferente e a nota não muda... E o pior é q cada vez mais estão usando esse lixo de avaliação pra qualquer vestibular... Assim eu não consigo fazer uma segunda graduação...

dankretli is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
21-03-13, 14:54 #15
O Bullet tem nota máxima garantida na redação, hein?

Chronos is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
21-03-13, 15:06 #16
Quote:
Postado por snak3 Mostrar Post
Uma vez me falaram que eles ganham 1 real por redação.
Ganham 1,20
Presidente do INEP deu entrevista agora na Gaucha pra explicar isso, negou tudo, chamou a pessoa de mentirosa, etc... Olha, só rindo.
Ah, disse que tá no edital que se o candidato demonstrar domínio da norma culta, eventuais erros podem ser desconsiderados.
Que isso de receita, hino, etc... Não é desrespeito, q ocorre pq são jovens de 16~17 anos sob pressão. Então se os demais parágrafos estiverem corretos serão analisados.
Daqui a pouco deve ter a entrevista lá no site da rádio.

wiseman is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
21-03-13, 15:09 #17
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
É de foder hein. Durto que isto vai se refletir no mercado de trabalho logo logo... Essas pessoas vão chegar hiper mal preparadas nas empresas e vão ficar indignadas na hora que forem demitidas. Afinal sempre foram otimos alunos nos estudos e passaram em todas as provas...

Que bom, nosso governantes eleitos por nós para nos ajudar estão nos fodendo sem nem mais disfarçar ou um beijo na boca e vaselina...




Ps: redação pra entrar no DIE ? Plagiozinho do Rv.... hohoohoh FLAME
Isso já acontece, só cego não vê.

Agora curso técnico é considerado ensino superior (Parceira do MEC com o Ministério do Trabalho), e para cada profissão de ensino superior existe uma nova equivalente para ser ocupada por tecnologos.

É uma chuva de tecnologos atuando em profissões que exigiam o diploma de bacharel. Esses cursos duram em média 2 anos.

Daqui a pouco tem "tecnologo cardiologista", "tecnologo em engenharia de edifícios" e etc.

CroNicaL is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

21-03-13, 16:04 #18
Pow, mas tecnólogo não fica devendo em nada pro Bacharel se for um cargo especializado, igual os cargos de informatica estão sendo, dividem pra redes, Banco de dados, suporte, e desenvolvimento... um curso tecnólogo de Redes, ensina muito mais de redes/servidores que um curso de bacharel em sistemas de informação...

dankretli is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
21-03-13, 16:12 #19
Isso ai é tudo coisa do MEC, antigamente existia só Ciências da Computação que era um curso voltado para assuntos relacionados a tecnologia de computadores/sistemas, hoje tem também Sistemas de Informações que é um curso voltado mais para a análise de sistemas e/ou entendimento de processos de sistemas seja ele computacional ou não.

Não se aprendia a escovar um byte na faculdade antes, agora então ...

CroNicaL is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

21-03-13, 16:14 #20

Buwem is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

21-03-13, 16:42 #21
Então Cronical, informática e outras áreas são muito amplas... em um curso de 4 anos, não dá pra ver tudo de tudo, por isso muitas vezes é melhor um curso de 2 anos ou 2,5 focado em uma só especialidade do que ver um pouco de tudo e não saber mto de nada...

Pra mim tecnólogo seria ideal pra quem já é da área e sabe o que quer fazer...

dankretli is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

21-03-13, 16:52 #22
Problema não é o curso, nem o título, tem espaço no mercado pra cargos de tecnólogos, problema é que a molecada já faz um tempo que não aprende a pensar...

Escola/faculdade hoje em dia é copiar e colar a wikipedia, escrever qualquer merda na prova, passar de ano, se formar e depois entrar no mercado querendo cargo de gerência, ganhando 10 conto por mês...

mojud is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
21-03-13, 16:53 #23
Cara eu fui totalmente contra quando o governo aprovou que para a profissão de jornalista, não é mais preciso ter ensino superior.
Eu acho que isso tudo parace muito legal pra população que quer ter uma profissão com um retorno financeiro rápido, mas na verdade não é. Acho que isso só favorece os empresários porque a tendência disso tudo é uma desvalorização dessas profissões.

Será que essas ações do governo estão gerando mais mão de obra qualificada?

CroNicaL is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
21-03-13, 17:01 #24
Quote:
Postado por dankretli Mostrar Post
Então Cronical, informática e outras áreas são muito amplas... em um curso de 4 anos, não dá pra ver tudo de tudo, por isso muitas vezes é melhor um curso de 2 anos ou 2,5 focado em uma só especialidade do que ver um pouco de tudo e não saber mto de nada...

Pra mim tecnólogo seria ideal pra quem já é da área e sabe o que quer fazer...
Eu concordo que se tenha cursos direcionados capazes de classificar um profissional especializado, mas eu não concordo com isso:

Bacharelado - Sist. Inf/Ciências - De 4 a 5 anos - Provável analista de sistemas
Tecnólogo - Analise de Sist Inf. - 2 anos -Provável tecnologo em análise de sistemas

Agora tem muita gente pagando menos porque quer tecnólogo! Faz a mesma funçáo!

CroNicaL is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

21-03-13, 17:03 #25
Quote:
Postado por CroNicaL Mostrar Post
Eu concordo que se tenha cursos direcionados capazes de classificar um profissional especializado, mas eu não concordo com isso:

Bacharelado - Sist. Inf/Ciências - De 4 a 5 anos - Provável analista de sistemas
Tecnólogo - Analise de Sist Inf. - 2 anos -Provável tecnologo em análise de sistemas

Agora tem muita gente pagando menos porque quer tecnólogo! Faz a mesma funçáo!
Isso realmente é foda mesmo... mas só tem chance de mudar depois que regulamentarem a profissão... o correto seria, analista de sistemas pode fazer x, x e y e assinar os projetos tais, tecnologo não pode fazer x e y... aí seria justo...

dankretli is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

21-03-13, 17:48 #26
o tópico sobre cursos de tecnologia já foi discutido no fórum

Demé is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
21-03-13, 18:04 #27
(1)

e tecnologo != "cursos de duracao rapida"

Isso daí é propaganda de particular com "superior" de 2 anos. Na minha cidade tinha uma particular q oferecia tecnologia em maquiagem (WAT), 1 ano

seuboi is offline   Reply With Quote
hardcore
Trooper
 

21-03-13, 22:13 #28
Eu fiz o ENEM, quero entrar na medicina e o ENEM é a forma mais fácil de entrar em alguma federal. Esse foi meu segundo ano, acertei 80% da prova (144/180) mas fiquei com uma média harmônica baixa. Na redação me deram 520, sendo que eu escrevi sem erros de sintaxe e com um erro de concordância, dentro da norma padrão e de fato abordando o tema, falei sobre como o saldo migratório do Brasil tem começado a se inverter de acordo com o desenvolvimento, e que não são somente caribenhos, que muitos jovens portugueses têm vindo por causa da crise na Europa. Bem, não digo que eu mereça 1000, mas me dar menos que um cara que escreve receita de miojo é muita falta de critério! Fiz uns 7 vestibulares esse ano e em nenhum tirei menos que 5 na redação. A nota que me deram não é justa, especialmente que dei muita atenção pra redação sabendo da importância na média final no ENEM. Já disse isso antes e repito, ENEM é loteria!

hardcore is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

21-03-13, 22:16 #29
E agora eles vem falar que vão anular essas redações em que houve deboche.

Ridículo.


O problema não é o deboche dos candidatos, e sim a completa falta de critério na correção das redações. O caso miojo só serviu para provar esta falta de critério.


Eu sou Jacinto Cuzzato e afirmo: o ENEM é uma vergonha!

jacu is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
22-03-13, 09:51 #30
Como se não fosse o próprio Ministério da Educação / Governo que tivessem dado a ordem pra passar todo mundo!

Brasil, um país de tolos!

vegetous is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

22-03-13, 10:40 #31
mas... mas... o enem é lindo e sem defeitos igual o Haddad.

s2 s2 coraçãozinho haddad super competente

#sqn

Stranger is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

22-03-13, 12:10 #32
hardcore, concordo plenamente com vc! é o que falei, não tem um mínimo de critério, eu já to desistindo da UFMG agora que eles vão adotar o Sisu...

dankretli is offline   Reply With Quote
troglodita
Trooper
 

Steam ID: mcarvalho83
22-03-13, 12:50 #33
Quote:
Postado por Conrado Mostrar Post
o Eon diria que é um problema generalizado na sociedade e por isso tá sussa

é só rever os itens
Errado, o Eon diria q é só se arrepender DE CORAÇÃO no final que vc acaba aprendendo..... :P

Sobre o ENEM..... Pqp, é uma vergonha..... Quando n é prova que vaza, é avacalhação na correção..... Tá foda viu.....

troglodita is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:17.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.