Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default [oatmeal] Bartolome de las casas

10-10-13, 08:45 #1
Alguem sabe se é exagero ou se é isso mesmo?

http://theoatmeal.com/comics/columbus_day

 





Jeep is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

10-10-13, 09:23 #2
Eu adoro o Oatmeal.

Mas esse post todo foi um dramalhão hein.

Óbvio que o Columbus não era um heroi. Eram poucas pessoas que tinham decência. O mercado de escravo estava a todo vapor e era lucrativo.

Sad mas era o perfil na época.

u3663 is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
10-10-13, 09:33 #3
Viva o Bartô!

Ser humano é uma desgraça... e não dá nem pra filtrar só nos cusões do Velho Mundo... Muito indígena e muito africano matavam gente também... enfim... temos que tomar cuidado com generalização e focar na galera boazinha, tipo o grande Bartô das goma, Mandellão, Ghandi, tdf, entre outros...

Como o Saico falou, botar no cu alheio era o modelo padrão da época... infelizmente somos moldados 80% por referência e 20% por reflexão (amostragem sem valor científico)... os 20% de reflexão lutam para semear conceitos através das gerações, tornando a compaixão/solidariedade/respeito a referência da massa. Da mesma forma que abelhas espalham o pólen propiciando a grande suruba floral, através das gerações algumas abelhinhas-homo-sapiens-sapiens espalham o amor. Pessoas esclarecidas e com visão (propiciada pela reflexão ou pelo LSD, segundo teoria de Roadster-Jobs) são a faísca da mudança.

Chico Xavier


Last edited by tdf; 10-10-13 at 09:41..
tdf is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
10-10-13, 09:48 #4
Não crieo que seja exagero.

Vamos lá, ele era de Genova sob ordens do reino da Espanha.

DA ESPANHA.

A Espanha escrotizou e dizimou quase todas as civilizações antigas das américas.

Logo, não desacredito.

Never Ping is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

10-10-13, 10:21 #5
já estudei isso. inclusive li o livro do frei las casas, Paraíso destruído. Li chorando e depois tive dificuldades pra dormir.

Só um trechinho que achei na internet, porque tenho preguiça de achar o meu e copiar (não é nem de longe o trecho pior)

Quote:
Os espanhóis, com seus cavalos, suas espadas e lanças começaram a praticar
crueldades estranhas; entravam nas vilas, burgos e aldeias, não poupando nem
as crianças e os homens velhos, nem as mulheres grávidas e parturientes e lhes
abriam o ventre e as faziam em pedaços como se estivessem golpeando cordeiros
fechados em seu redil. Faziam apostas sobre quem, de um só golpe de espada,
fenderia e abriria um homem pela metade, ou quem, mais habilmente e mais
destramente, de um só golpe lhe cortaria a cabeça, ou ainda sobre quem abriria as
entranhas de um homem de um só golpe. Arrancavam os filhos dos seios da mãe
e lhes esfregavam a cabeça contra os rochedos [...] Faziam certas forcas longas e
baixas, de modo que os pés tocavam quase a terra, um para cada treze, em honra
e reverência de Nosso Senhor e de seus doze Apóstolos (como diziam) e deitandolhes
fogo, queimavam vivos todos os que ali estavam presos. Outros, a quem
quiseram deixar vivos, cortaram-lhes as duas mãos e assim os deixavam.
E a coisa fica ainda pior quando você estuda a história desses pre-colombianos, pois tinham uma religião e profecias que pareciam tanto com a chegada dos brancos que eles acharam que eles eram deuses. e quando notaram isso, eles usaram em sua vantagem.
o terror psicológico conta muito. o frei conta em várias partes que por exemplo, os nativos nunca haviam visto um cavalo. imagina a visão do inferno, um homem branco peludo, coberto de roupas estranhas, armado, em cima de um animal enorme e poderoso que é o cavalo...

o livro não é caro. mé um pocket. quem quiser ler... posso até enviar o meu.

peguei esse quote desse trabalho aqui: https://periodicos.ufsc.br/index.php...le/15222/13842
que não li todo mas parece interessantezinho.

u0165 is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
10-10-13, 11:49 #6
é, o cavalheiro era bem desequilibrado, parece que iniciaram uma beatificacao dele e assim que uma documentacao historica apareceu, foi cancelada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Christo...g_governorship

Jeep is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

10-10-13, 11:53 #7
Era sim. Mas tem que ser dito que não era só ele. E não eram coitadinhos seguindo ordens...
Foram várias expedições. Vários líderes.

A revolta do oatmeal acho que é pelo columbus day mesmo. que glorifica um babaca desses.
mas eles são cheios dessas lá nos eua mesmo.

aqui a gente tem também, mas menos, com glorificações e monumentos aos bandeirantes... embora perto da crueldade dessa galera aí eles sejam café com leite, mataram muita índio... tantos que nem chegamos a saber que existiram.

u0165 is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

10-10-13, 12:25 #8
carai como fiquei mais chata depois de estudar história.

u0165 is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
10-10-13, 12:34 #9
o q ele fez vai na mesma linha do padrao geral dos colonizadores

no brasil, por ex, os portugueses faziam apostas pra ver quem conseguia cortar a barriga de uma india gravida, com um unico golpe de espada, onde ganhava quem deixasse o bebe "mais inteiro"

nos eua chegou a rolar "ataque com arma biologica", pois os caras pegavam os cobertores usados por pacientes com tifo e distribuiam pros indios, como "sinal de paz". tribos inteiras foram dizimadas assim. eles tb criaram o habito de retirar escalpo dos indios q matavam, o q foi copiado pelos indios e depois foi atribuido a eles como um habito tradicional

depois de ter lido o 'enterrem meu coracao na curva do rio' e o 'o que o tio sam realmente quer', eu parei de ler essas publicacoes q esfregam tanto a perversidade humana na minha cara

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:44.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.