Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Question Alguem trabalhando na europa?

09-06-16, 12:39 #1
Um brother esta pensando em se mudar com a esposa pra europa, esta vendo uns trabalhos e me pediu pra avisar se soubesse de algo, entao, ja que vcs estao mais bem informados que eu, e muitos ja estao por la, seria legal algumas dicas/indicacoes. Acho que mesmo que nao sirvam pra ele, servem pros demais do forum. No caso dele seria com programacao, javascript e php ate onde eu sei.

edit: Ambos ja tem cidadania






Last edited by Jeep; 09-06-16 at 13:20..
Jeep is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

PSN ID: fabiokobuti XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: fabiokobuti
09-06-16, 12:50 #2
Prazer, brother do [MENTION=1]Jeep[/MENTION]
haeuauehuhe

timber is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
09-06-16, 12:57 #3
esse é de fora do forum

Jeep is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

09-06-16, 13:03 #4
Jeep, tenta falar com o mignaz (@gmail.com), sei que ele está em Portugal e pode saber

SparkS is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 13:18 #5
Bom, eu tô preparando minha mudança pra Europa (Dublin), mas eu tenho cidadania Europeia. Vou responder considerando que seu amigo não tenha, senão a dúvida nem faria muito sentido.

Tem basicamente 2 jeitos legais de trabalhar por lá, visto de estudante com trabalho de meio período ou encontrar alguma empresa que banque a sua ida. Não financeiramente, mas que justifique para o governo local que eles precisam dos seus serviços e que querem solicitar a sua ida legal para lá.

O problema é que, para a empresa emitir o pedido de sponsorship, é trabalhoso e caro, então eles preferem preencher a vaga com alguém mais acessível. A não ser que você seja o pica das galáxias ea empresa realmente precise de você

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
09-06-16, 13:21 #6
esqueci, ja editei o 1o post, eles tem cidadania

Jeep is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

09-06-16, 13:31 #7
CAFUNGA CAREQUINHA

gusto is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 13:31 #8
Porra, não edita né... Agora vou ficar parecendo maluco

"Meus amigos que tem cidadania querem mudarbora Europa..."

"bom, partindo do princípio que eles não tem cidadania..."

É simples, cara... Vc basicamente precisa de uma "carteira de trabalho" local, mas isso é muito rápido.

Diz para ele me adicionar no face, ou monta um chat com a gente no whats. Tenho boas dicas

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 13:43 #9
Bom, como pode interessar a outras pessoas, vou falar aqui também.

Eu não quero me precipitar, mas pelo que pesquisei e ouvi de muitos, Ti e cidadania é chegar e trampar. O ideal mesmo é entrar nos Sites de empregos e tentar sair daqui já com trampo no gatilho. Não é necessário, creio que uns 2 meses sejam tempo demaaaais para conseguir um trabalho bom por lá, mas eu sou meio cagao, então pretendo sair daqui com essa certeza. Oremos.

Diga para o seu amigo procurar grupos no Facebook de pessoas da área. Eu, por exemplo, estou no "IT em Dublin" e em uns 2 ou 3 "classificados Dublin". Se ele disser que tem cidadania e quer ir, chuto que no 1o dia ele deve receber umas 3 ou 4 mensagens de gente dizendo que a empresa tá contratando e pedindo CV.

Vou pro Note pq tá um saco digitar

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 13:58 #10
continuando....

O grande macete é entrar nesses grupos de Brasileiros morando por lá. Muitos estão voltando pro Brasil e estão repassando suas coisas, vagas em apartamentos, flats inteiros... Normalmente tem nego vendendo umas Bicicletas bacanas por 50, 70 euros, liquidificador por 5, 7 euros, gente vendendo Euro...

Como teu amigo tem cidadania, ele não precisa fazer as Brasileirices (ia fazer um comentário pra justificar esse termo, mas foda-se o mimimi mesmo). MASSSSSS caso ele queira, o pessoal lá gosta muito do Kit Macumba (Cachaça, Cigarro e Farofa) e Remédios (Anticoncepcional, principalmente). Nego vende pack de Marlboro por 50 euros, pra se ter uma ideia. É um bom jeito de você se sustentar nas primeiras semanas com uma folguinha maior.

maurocool is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

09-06-16, 13:58 #11
Ele manja de investimentos? Abriu uma vaga pra Londres no fundo de investimento do [MENTION=105]didz[/MENTION];

Buwem is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 14:07 #12
sim, vai lá que ele aplica na sua poupança!

Outra coisa boa de participar dos grupos de Brasileiros é que rolam umas coisas que você não imaginaria e demoraria um bom tempo pra descobrir apenas morando lá. Brasileiros formam comunidades a parte. Eles fazem coisas que são comuns pra nós, mas os Europeus nunca pensaram nisso. Disk bebida de madrugada, serviço de "transfer"... Fora as coisas para matar a saudade de casa, tipo coxinha, rodizio japa, açaí...

Mas, provavelmente, 95% dos brasileiros que vc cruzar estarão como estudantes trabalhando em meio período. Não raramente você verá que alguns desses brasileiros não sabem falar mais do que 3 palavras em Inglês e vai descobrir que eles não são muito assíduos em seus cursos de Inglês; que na verdade rola uma grande Industria de escolas que criam essas vagas para facilitar a entrada dos estudantes.

maurocool is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
09-06-16, 14:21 #13
[MENTION=39]Acid[/MENTION];

Never Ping is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
09-06-16, 14:40 #14
"kit macumba"

Jeep is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
09-06-16, 15:14 #15
Eu estou tentando ir pra Europa também, mas por enquanto apenas no planejamento bem inicial. Alguém sabe quanto seria um salário bom para sustentar uma família na Escócia ou em Londres? Eu, mulher e dois filhos.

Ted is offline   Reply With Quote
walker
Trooper
 

09-06-16, 15:28 #16
Eu queria saber porque um empregador europeu iria contratar um brasileiro, deixando de dar uma vaga para um nativo?

Argumentos do tipo "falta mão de obra qualificada" são sabidamente falácias. Pra um brasileiro conseguir um emprego na área técnica na europa tem que ser o pica das galáxias no assunto e ainda dominar o idioma com a fluência de um nativo. Senão só vai conseguir o que a maioria consegue, subempregos.

walker is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 15:33 #17
Sei quem é, Jeep passou o contato, mas o cara nunca falou comigo :<
Só digo uma coisa: doce ilusão de vocês pensar que lá, de modo geral, é melhor do que aqui..

Discorro depois

didz is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
09-06-16, 15:41 #18
na epoca era a ultima semana antes deles irem dar uma olhada em Portugal, ela jura que te adicionou no fb

Jeep is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
09-06-16, 15:49 #19
Quote:
Postado por Ted Mostrar Post
Eu estou tentando ir pra Europa também, mas por enquanto apenas no planejamento bem inicial. Alguém sabe quanto seria um salário bom para sustentar uma família na Escócia ou em Londres? Eu, mulher e dois filhos.
tipo MUITO...eheheh tenho uma conhecida que mora em milão...

véi... precisa ganhar MUITA grana.. hehehe

Sabbath is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:01 #20
Quote:
Postado por walker Mostrar Post
Eu queria saber porque um empregador europeu iria contratar um brasileiro, deixando de dar uma vaga para um nativo?

Argumentos do tipo "falta mão de obra qualificada" são sabidamente falácias. Pra um brasileiro conseguir um emprego na área técnica na europa tem que ser o pica das galáxias no assunto e ainda dominar o idioma com a fluência de um nativo. Senão só vai conseguir o que a maioria consegue, subempregos.
foi o que eu disse... ou vc é pica das galáxias ou é europeu.

quando você tem cidadania, você não é um brasileiro com cidadania, você é europeu. Ponto. Mesmos direitos e tudo mais. O POVO lá pode te tratar de maneira diferente, mas aos olhos do Estado são todos europeus.

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:07 #21
Falando especificamente no meu caso, parece que em Dublin o salário minimo vira em torno dos 22k Euros / Ano. As vagas que eu andei vendo na minha área pagam por volta de 50k euros / Ano, aproximadamente uns 4k euros por mês. Eu achei pouco, comparando com os salários da Área aqui, mas se você começar a colocar na ponta do lápis, é vantajoso. Sem contar que este é um salário que eu pretendo chegar ganhando por lá e nada me impede de já começar a procurar algo que pague mais.

Me parece que o custo de um bom lugar pra morar sozinho (digo, pagando sozinho) vira em torno de 1.5k euros, já com os serviços, pronto pra morar. Custos mensais de alimentação são baixos, algo em torno de 100~200 euros / mês.

maurocool is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

09-06-16, 16:08 #22
Tem várias maneiras de ver Walker.

Um europeu com família. Um brasileiro q sabe o mesmo e solteiro e jovem.

Esse brasileiro vai chegar deslocado e sem família vai trabalhar muito mais. Se for um emprego q não bate ponto, vai produzir muito mais.

Tem mais variáveis. Mas concordo com o Mauro.

O atrativo fora é ou para um pics das galáxias, ou pq vc tem cidadania e é europeu, ou sub emprego.

Entre trabalhar MC Donalds aqui ou lá. Lá vc terá mais qualidade de vida.

Ter um emprego bosta aqui ou ser clandestino lá e juntar uma grana, melhor lá. Depois volta ou é deportado e volta a arrumar um emprego bosta aqui.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:17 #23
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
Falando especificamente no meu caso, parece que em Dublin o salário minimo vira em torno dos 22k Euros / Ano. As vagas que eu andei vendo na minha área pagam por volta de 50k euros / Ano, aproximadamente uns 4k euros por mês. Eu achei pouco, comparando com os salários da Área aqui, mas se você começar a colocar na ponta do lápis, é vantajoso. Sem contar que este é um salário que eu pretendo chegar ganhando por lá e nada me impede de já começar a procurar algo que pague mais.

Me parece que o custo de um bom lugar pra morar sozinho (digo, pagando sozinho) vira em torno de 1.5k euros, já com os serviços, pronto pra morar. Custos mensais de alimentação são baixos, algo em torno de 100~200 euros / mês.
sonha não miga
comida na Europa não é barata não, especialmente se você for comer carne como come aqui..

Em Portugal, onde tudo é mais ou menos 1/3 do preço do resto da Europa, eu gastava fácil fácil uns 500 conto, fora as saídas pra restaurantes etc..

Na Itália já era pra lá de 1000

A menos que você vá comer merda

didz is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

09-06-16, 16:20 #24
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
4k euros por mês. Eu achei pouco, comparando com os salários da Área aqui
4.000 x 3.84 = R$ 15.360,00

vc ganha isso?

rockafeller is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:24 #25
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
4.000 x 3.84 = R$ 15.360,00

vc ganha isso?
não mais

mas quando recebia as horas extras, sim

maurocool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:26 #26
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
4.000 x 3.84 = R$ 15.360,00

vc ganha isso?
são 4000 dinheiros, não dá pra ficar convertendo tudo mano
esse pensamento aí é insano..

você ganha em euro e gasta em euro
ganhar em euro e gastar em real que é bom.. ou seja, ir pra lá, se foder até o talo, juntar uma boa grana e voltar.. e geralmente isso só é bom negócio caso você seja um fodido aqui

didz is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:26 #27
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
sonha não miga
comida na Europa não é barata não, especialmente se você for comer carne como come aqui..

Em Portugal, onde tudo é mais ou menos 1/3 do preço do resto da Europa, eu gastava fácil fácil uns 500 conto, fora as saídas pra restaurantes etc..

Na Itália já era pra lá de 1000

A menos que você vá comer merda
que seja... 500 euros (e não é)

aí te "sobram" 2K euros, que podem parecer pouco. Mas uma TV lá não custa 2k reais, uma jaqueta não custa 300, uma calça não custa 200, um Pint na balada não custa 30

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:29 #28
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
são 4000 dinheiros, não dá pra ficar convertendo tudo mano
esse pensamento aí é insano..

você ganha em euro e gasta em euro
ganhar em euro e gastar em real que é bom.. ou seja, ir pra lá, se foder até o talo, juntar uma boa grana e voltar.. e geralmente isso só é bom negócio caso você seja um fodido aqui
não exagera... se o cara for com o Intuito de guardar grana e conseguir guardar uma quantia viável, uns 500 euros / mês, isso dá 2000 temers provisórios por mês (sem os impostos, né).

tem muito nego que não tá fodido mas não junta 2k por mês

maurocool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:30 #29
haha
vai fundo então, só não diga que não foi avisado

o Eire é um dos países mais fodidos da região, os caras estão em crise desde 2008 e estão COMEÇANDO a querer sair agora

btw seu exemplo foi uma bosta, pq uma TV lá (ita/pt) custa bem mais caro que aqui no Brasil (aí sim comparando dinheiros) heh..

ah, e dose de vodka na balada custa de 7 a 10 euros, vem 2 dedos

didz is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:32 #30
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
haha
vai fundo então, só não diga que não foi avisado

o Eire é um dos países mais fodidos da região, os caras estão em crise desde 2008 e estão COMEÇANDO a querer sair agora

btw seu exemplo foi uma bosta, pq uma TV lá (ita/pt) custa bem mais caro que aqui no Brasil (aí sim comparando dinheiros) heh..

ah, e dose de vodka na balada custa de 7 a 10 euros, vem 2 dedos
e vc não paga 80 reais só pra pisar

maurocool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:33 #31
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
não exagera... se o cara for com o Intuito de guardar grana e conseguir guardar uma quantia viável, uns 500 euros / mês, isso dá 2000 temers provisórios por mês (sem os impostos, né).

tem muito nego que não tá fodido mas não junta 2k por mês
Eu sempre digo a mesma coisa, alias eu já cheguei a escrever um topic ENORME sobre a Europa e minha experiência lá (sei que tem gente aqui com muito mais e que vive fora há 10, 20 anos), e sei lá pq caralhos deu preguiça e não enviei.

Ah sim, a mesma coisa:

Se você lava pratos no Brasil, vale a pena lavar pratos na Europa, sem sombra de dúvidas..
Se você tem uma profissão e um salário DECENTE no Brasil, não vale a pena ir pra lá, nem financeiramente nem em termos de qualidade de vida.

Talvez seja bom negócio pros seus filhos, pras suas futuras gerações, certamente não pra você.

didz is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

09-06-16, 16:33 #32
o didz é maior almofadinha, o cara ficava comendo scargot lá na europa e andando de bmw e acha q todo mundo tem q fazer isso tb hahaehaehae

então, são 4000 dinheiros, mas, por exemplo, eu estou pensando em mudar pro Canadá e estava dando uma olhada nos preços lá em geral. Uma TV 4k de 70 polegadas custa 2 mil "dinheiros", aqui custa quanto? 15 mil dinheiros?

fonte: http://www.costco.ca/LG-65UH6150-65-...100285167.html

rockafeller is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:33 #33
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
e vc não paga 80 reais só pra pisar
balada boa? 30~50 euros pra colocar o nariz pra dentro.
e de balada entendo

didz is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:34 #34
mas claro, nem tudo é maravilhoso. Impostos sobre bebidas são altissimos, sobre cigarros tb... nego paga 12 euros num maço

o fato é que, quando você começa a se informar sobre as condições de vida e fala pra alguém que esteja morando por lá que você tem cidadania a resposta é sempre:

"e o que está fazendo aí no Brasil ainda??"

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:35 #35
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
balada boa? 30~50 euros pra colocar o nariz pra dentro.
e de balada entendo
 

maurocool is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
09-06-16, 16:36 #36
Tem um amigo aqui no forum que tá morando em Londres, parece que é um negócio bem próspero!

tdf is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:36 #37
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
não vale a pena ir pra lá, nem financeiramente nem em termos de qualidade de vida.
agora eu acho que você viajou fortemente, mas gostaria de entender o pq de vc afirmar isso.

maurocool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:36 #38
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
o didz é maior almofadinha, o cara ficava comendo scargot lá na europa e andando de bmw e acha q todo mundo tem q fazer isso tb hahaehaehae

então, são 4000 dinheiros, mas, por exemplo, eu estou pensando em mudar pro Canadá e estava dando uma olhada nos preços lá em geral. Uma TV 4k de 70 polegadas custa 2 mil "dinheiros", aqui custa quanto? 15 mil dinheiros?
Dei apply pro Canadá também, agora direto vem email "me chamando" pra ir haeha
Esse pensamento é muito simplório mano, você não imagina o quanto TOMA NO CU fora, especialmente no começo, até se estabilizar.

Ainda que sei lá, o Canadá deve ser superior a 90% dos países europeus.. só acho que EUROPA, não sendo o norte (alemanha, holanda, suécia e afins) não vale a pena nem a pau.

Muito menos agora com o tanto de refugiado que tem..

E não se esqueça: você SEMPRE vai ser o estrangeiro nesses lugares. Sempre. Especialmente pros mais velhos.

didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:39 #39
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
agora eu acho que você viajou fortemente, mas gostaria de entender o pq de vc afirmar isso.
Afirmo por um motivo simples: ganhando bem no Brasil, eu vivo MELHOR do que vivia na Europa ganhando a mesma coisa.

Claro que é muito relativo, mas eu estou aqui dando opiniões, falando sobre situações as quais vivenciei, não to querendo ser o dono da verdade.

didz is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:40 #40
é que, aparentemente, viver melhor na sua ótica é ir em mais baladas, estou certo?

(não sei se pareceu provocação, mas foi uma pergunta séria)

maurocool is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

09-06-16, 16:42 #41
pro Quebec eles estimam que vão precisar de 750.000 imigrantes para os próximos 5 anos

a mentalidade lá é outra

NOW LET'S TALK ABOUT CARS HEHEAHE

 



HUE HUE HUE

rockafeller is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:46 #42
eu não sei ao certo como funciona no Canadá, vou partir do principio que seja como em alguns lugares dos EUA.

Lá a galera não é muito ligada em cuidados com o carro, principalmente manutenções. Como fazem muito leasing, eles estão sempre pagando um carro e a cada 2, 3 anos trocam por um modelo novo.

Em lugares muito frios e com muita neve, os carros tem a vida util bastante reduzida.

Então, Sim, carro usado é barato. Mas tem que pesquisar muito pra achar coisa boa

maurocool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:49 #43
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
é que, aparentemente, viver melhor na sua ótica é ir em mais baladas, estou certo?

(não sei se pareceu provocação, mas foi uma pergunta séria)
Onde moro não sou assaltado na rua quando saio, não tem bosta escorrendo no chão, é tudo limpo, tem transporte, eu como o que quero quando quero, meu apartamento é bom, meu carro é legal, viajo com a mesma frequência, estou perto "dos meus", não tomo no cu no inverno (só no verão!) e por aí vai..

E sim, pareceu provocação.

rocka: Canadá é outra conversa né.. o que me lembra uma coisa importante:

Lá não tem Cassas Bahia, ok amigos? Nada de 10x sem juros no cartão.
Então a sua tv comprada por X euros, é de X euros à vista, a mesma coisa vale pra absolutamente tudo o que vc for comprar. Carro lá é barato também (mais que aqui, lógico), mas tenta financiar, tenta!
Vão rir da sua cara, simples assim.

Enfim, maurocool, to aqui falando numa boa, não leve pro pessoal, mas uma coisa é ir lá turistar (já fui muito, daí dizer que conheço baladas, ok?), a gente realmente fica deslumbrado e outra é morar/trabalhar num lugar completamente diferente, com outra cultura, outra língua, sozinho e longe de tudo e todos.

didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 16:50 #44
back to work!
mais a noite volto pra xingar o never ping

didz is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

09-06-16, 16:50 #45
acho que o canadá é bem diferente dos EUA nesse aspecto

eu vi uma palestra de uma mulher de lá, e ela disse que diferente do pessoal no Brasil, a galera lá não liga muito em ter carro novo etc e que é bem comum ter carro "velho" lá
inclusive ela disse que tinha um Toyota 2003 que ela vendeu por CA 3.500,00
heheheah
ela disse que poderia ter um carro novo lá tranquilamente, que o retail price do honda civic mais caro deles é 17k, mas ela não via necessidade disso.

rockafeller is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 16:56 #46
ah sim, e esse é um ponto BEM diferente do Canadá / Europa. O consumo do Canadense / Europeu é bem mais consciente do que o consumo do Americano. Dificilmente trocam algo que esteja funcionando por algo mais novo apenas por ser mais novo. Sem contar aquela cultura do XXXXL, que não é muito forte fora dos EUA.

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 17:00 #47
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
Onde moro não sou assaltado na rua quando saio, não tem bosta escorrendo no chão, é tudo limpo, tem transporte, eu como o que quero quando quero, meu apartamento é bom, meu carro é legal, viajo com a mesma frequência, estou perto "dos meus", não tomo no cu no inverno (só no verão!) e por aí vai..

E sim, pareceu provocação.

rocka: Canadá é outra conversa né.. o que me lembra uma coisa importante:

Lá não tem Cassas Bahia, ok amigos? Nada de 10x sem juros no cartão.
Então a sua tv comprada por X euros, é de X euros à vista, a mesma coisa vale pra absolutamente tudo o que vc for comprar. Carro lá é barato também (mais que aqui, lógico), mas tenta financiar, tenta!
Vão rir da sua cara, simples assim.

Enfim, maurocool, to aqui falando numa boa, não leve pro pessoal, mas uma coisa é ir lá turistar (já fui muito, daí dizer que conheço baladas, ok?), a gente realmente fica deslumbrado e outra é morar/trabalhar num lugar completamente diferente, com outra cultura, outra língua, sozinho e longe de tudo e todos.
Ah, mas aí você tá olhando um caso em especial. Dificil generalizar assim... Eu tb moro onde tem pouca violência, onde o serviço de limpeza funciona, transporte idem, lugar bacana, carro bacana... Só que compara o custo disso com o custo que teria na Europa. Aqui você precisa de um refúgio para ter algo que é comum em praticamente todos os cantos por lá.

Eu tenho ciência que estou indo pra empatar. Pretendo viver lá como vivo aqui (talvez comprando menos guitarras e mudando alguns hábitos).

Mas no geral eu diria que a qualidade de vida lá é beeeem superior.

E sim, pra mim isso é o que mais conta, Sozinho e longe de todos. Sou muito ligado a minha família. Mas faz tempo que quero fazer isso e agora parece a hora certa

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 17:09 #48
Um relato: um brother aqui do prédio morou alguns anos em Londres, ilegalmente. Praticamente as mesmas condições que eu. Familia boa, mora em lugar legal... Lá morava em Squat, tentava pegar onibus sem pagar.... enfim, Brasileirices.

Ele trampava de entregador, de Bicicleta, pedalava umas 4 horinhas por dia. Quando não queria trampar, voltava pra casa e no dia seguinte mandava um famoso "destinatário ausente".

Ficou alguns anos vivendo assim por lá, acho que uns 3 ou 4. Voltou e deu de cara com a realidade. Pensou: "o que eu vim fazer aqui??"

Pegou toda a documentação, voltou pra Europa, tirou passaporte Italiano e voltou a viver por lá. Agora ele está de volta, mas toda vez que a gente se tromba ele fala de como ainda gostaria de estar por lá

maurocool is offline   Reply With Quote
Bart
Trooper
 

Steam ID: bartkiller13
09-06-16, 17:14 #49
Bom, quero tentar colaborar com o tópico mas ainda estou com pouca experiência no exterior. Não tem 1 mês que mudei para o Canadá e dá pra notar alguns pontos citados aqui. É comum encontrar carros "velhos" (5~10 anos?) por aqui porque carros usados com tanto tempo assim são bem acessívis.
Com 8k CAD (dólar canadense) vc consegue comprar um carrinho bacana, com uns 4 anos de uso talvez. A questão de cuidar eu não sei... antes de sair do Brasil ouvi comentários do tipo que o povo não cuidava muito de carro etc. Aqui dá pra encontrar carros com marcas de ferrugem (a neve arrebenta mesmo), mas não me parece que o povo é tão descuidado assim não. De todo modo aqui tá rolando muitas promoções de juros 0 (mesmo) para financiamentos de até 4 ou 5 anos. Logo, de fato comprar um carro massa aqui não é difícil, mas o valor do seguro, ao menos no começo, é ABSURDO de caro pra quem não tem história no país (imigrantes...). Eu fiz umas cotações aqui, facilmente vc paga 3000 CAD de seguro por ano no começo. Com o tempo tende a baixar, claro, mas ainda sim é bem salgado.

Nos outros pontos comentados, o que eu digo é que o custo de vida tanto aqui quanto em países europeus não é baixo. Se vc consegue trabalhar em empregos legais, dentro da sua área de conhecimento (enfim, evitando sub-empregos) vc consegue viver bem. Muito dificilmente junta uma grana, mas consegue viver bem e ter acesso a coisas que no Brasil, possivelmente, são bem mais difíceis de conseguir ou mesmo nem acesso tem. Aluguel e alimentação aqui, bem como me parece na Europa ocidental, é bem salgado. Qualquer almoço em restaurante, contando taxas do governo (13% aqui) + tipping (tipicamente 15 a 18%) facilmente chega na faixa dos 16~24 CAD. Pra economizar ou vc come em casa, ou come fast-food (e a saúde se fode) ou compra comida feita em mercado que por vezes tem tipo comida por peso.

Enfim, acho que tem muita subjetividade nisso, no fim é uma decisão pessoal mesmo. Eu considero que as dificuldades de distância da família e certos amigos, o choque cultural em outro país, a dificuldade inicial de se estabelecer (que eu estou vivendo agora, por sinal) são bem complicadas, porém valem a pena pela experiência "sem preço" que vc ganha ao morar fora. Porém tem gente que não está disposta a desafios assim, esses tipos de problema.

Ps: uma TV massa de 55 polegadas, 4K, de marca boa, tá na faixa de uns 1500 CAD. Por 1000 vc pega umas FullHD da Sony de 42~48".


Last edited by Bart; 09-06-16 at 17:19..
Bart is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
09-06-16, 17:57 #50
Um salário entre 6000 e 8000 Libras esterlinas é suficiente para viver em Londres ou Edimburgo?

Ted is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 18:02 #51
Sim, muito bem. Com esposa e 2 filhos

maurocool is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
09-06-16, 18:03 #52
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
Sim, muito bem. Com esposa e 2 filhos
Valeu, é essa faixa que estou pretendendo, para exatamente esposa e 2 filhos. Queria Edimburgo, mas se não der vai Londres mesmo... e se não der ai é começar do zero a procurar, hehe

Ted is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
09-06-16, 18:04 #53
to na alemanha tem quase um ano
o topico ja ta cheio de post e eu to indo dormir iuahiuae qualquer duvida da um @ ai com meu nick que eu respondo

zorba is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

09-06-16, 18:13 #54
quanto à qualidade de vida, só gosto de ter em mente que lá há também pontos negativos, mas quanto à segurança não há comparação.

aqui no Brasil vive-se uma falsa sensação de segurança em bairros de classe média-alta. você pode não viver com medo de um assalto, mas as chances de sofrer um latrocínio existem e não são pequenas. lá, zero.

e preço de balada varia DEMAIS de país pra país. o máximo que já paguei foi ~20 euros na dose de bebida, com ~80 de entrada. (pista, seca)

Hades is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
09-06-16, 18:19 #55
Pensando em dinheiros, é o que vc gastaria no Kiaora, que supostamente é um Pub

maurocool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 20:17 #56
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
quanto à qualidade de vida, só gosto de ter em mente que lá há também pontos negativos, mas quanto à segurança não há comparação.

aqui no Brasil vive-se uma falsa sensação de segurança em bairros de classe média-alta. você pode não viver com medo de um assalto, mas as chances de sofrer um latrocínio existem e não são pequenas. lá, zero.

e preço de balada varia DEMAIS de país pra país. o máximo que já paguei foi ~20 euros na dose de bebida, com ~80 de entrada. (pista, seca)
depende, Hades, do lugar aqui e do lugar de lá..
FATO que não há roubos ou latrocínios, eles são extremamente raros, ninguém vai enfiar uma arma na sua cara e te roubar ou qualquer coisa do tipo..

agora eu CANSEI de ver carro sendo arrombado, tendo vidro quebrado etc pra roubarem o que tem dentro, cansei de ver gente sendo intimidade a dar dinheiro (especialmente na frança, e especialmente mulheres)

vou contar um CAUSO que aconteceu com uma cliente em Milão, uma cidade que é segura, famosa, bonita etc: pai mãe e filha foram fazer o processo de cidadania, chegaram lá e a filha resolveu ir pra balada de noite.. ok.
foi, se divertiu, e na saída, esperando o onibus, um cara com uma SERINGA chegou nela, injetou qualquer merda na menina que foi acordar tipo 6h depois..

pensa no pai e mãe desesperados, sem saber o que tinha acontecido, sem saber se tava viva ou morta, nada..

"felizmente" o cara fez isso e roubou absolutamente tudo o que ela tinha, mas não estuprou nem nada do tipo, o que já foi um puta alívio.. mas convenhamos, é um absurdo..

Por isso que eu fico bravo quando dizem "só no Brasil.. blablabla", merda tem em todo lugar, e MUITA.. onde tem gente, tem cagada acontecendo, pode ser no brasil, na áfrica ou na alemanha.

Agora, também não dá pra comparar uma favela brasileira com um bairro classe baixa de lá né, por isso que digo que "se for pra lavar prato, que seja lá", pq ao menos ALGUMA dignidade você vai ter

mauro, depois leio os quotes e respondo!

didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
09-06-16, 20:25 #57
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
Ah, mas aí você tá olhando um caso em especial. Dificil generalizar assim... Eu tb moro onde tem pouca violência, onde o serviço de limpeza funciona, transporte idem, lugar bacana, carro bacana... Só que compara o custo disso com o custo que teria na Europa. Aqui você precisa de um refúgio para ter algo que é comum em praticamente todos os cantos por lá.

Eu tenho ciência que estou indo pra empatar. Pretendo viver lá como vivo aqui (talvez comprando menos guitarras e mudando alguns hábitos).

Mas no geral eu diria que a qualidade de vida lá é beeeem superior.

E sim, pra mim isso é o que mais conta, Sozinho e longe de todos. Sou muito ligado a minha família. Mas faz tempo que quero fazer isso e agora parece a hora certa
Então, eu fui pq quis, voltei pq quis.. tinha o sonho de morar na Europa, mas ficar lá só pra "dizer que moro na Europa" não rola.

Fiquei 2 anos sem pisar no Brasil, nunca fui ligado à família nem ninguém, mas te garanto que chega uma hora que bate uma "depressãozinha" viu.. Os invernos com sol até 3 e pouco da tarde também enchem o saco pra caralho (e eu gosto MUITO de frio!).

Vá, faça a experiência, aprenda, ganhe, perca, é experiência de vida, pro bem ou pro mal vai valer a pena
Mas eu só digo pra não se iludir muito. Vai com dinheiro e bem planejado. E empregado, lógico!

didz is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
09-06-16, 21:04 #58
corre logo pra fazer a vida na Europa antes que vire Europistão

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

09-06-16, 21:48 #59
[MENTION=105]didz[/MENTION]; tocou num ponto crucial pra mim.

o pior de TUDO é a falta de claridade.

ver anoitecer as 15h30 deprime ainda mais que o frio.

se puder, fique mais perto do equador possível.

Hades is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
09-06-16, 22:49 #60
qualidade de vida é pessoal... pra mim quando morei fora, a qualidade de vida era ter muita segurança e um transporte que funcione bem (isso que eu moro em ctba que não é tão ruim), além da bera barata hAOIEU
voltar pro huebr e ter que dirigir no meio desse bando de retardado meia roda foi foda

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

09-06-16, 23:18 #61
Eu vejo da seguinte maneira: POR QUE você quer ir para o lugar X?

Eu acho que isso é o mais importante.

E aí vou além: se você quer se mudar para um lugar simplesmente porque o carro ou a TV são mais baratos e você consegue comprar mais bugigangas com o dinheiro que você enventualmente tenha, creio eu que a sua vida é ou será miserável.

Nesse motivo eu vejo uma mesquinharia sem limites. Se o meu objetivo fosse ter mais porcarias em casa, ao invés de planejar a minha saída do país eu me planejaria para ganhar mais dinheiro aqui mesmo. Como diz o profeta: o Huezil não é caro, você que é pobre.

Eu entendo que para o negócio funcionar você tem que ter um motivo de verdade, algo maior que bugigangas por metro quadrado, porque uma mudança de país é algo grande. Mas, claro, isso é só algo extremamente pessoal que estou compartilhando, não estou dizendo que isso possui lógica, ou que 'está certo'. É só o modo como a minha cabeça funciona no presente momento.

Baron is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
10-06-16, 04:54 #62
Eu estou voltando pro Brasil semana que vem depois de 11 meses em Estocolmo.
O que eu tenho a dizer é que leiam com carinho o que o [MENTION=105]didz[/MENTION]; está escrevendo. Tudo que ele falou faz muito sentido.

Eu só acrescentaria uma coisa. Se quer sair do Brasil, saia. Se der errado o máximo que pode acontecer é você voltar. Mas sair vale a pena. Quebra as ilusões que você tem tanto da Europa quanto do Brasil.

Eu tenho que voltar pro Brasil mas meus planos são voltar pra cá assim que a minha esposa passar pelo estágio probatório do concurso dela e poder pedir uma licença sem vencimento.

Marcelo is offline   Reply With Quote
Oleleh
Trooper
 

Default Alguem trabalhando na europa?

10-06-16, 05:17 #63
Marcelo, o que vc esta dizendo não faz sentido

Sair do brasil vale a pena pra quebrar as ilusoes que tem da europa

Voce esta dizendo pro cara ir la e se fuder e é justamente por isso que foi perguntado se vale a pena sair do brasil

Baron, acho que quando se muda pra um país com infraestrutura melhor, esta visando mais na segurança, saude etc, o poder aquisitivo vem junto como bonus mas não deixa de ser um fator que pesa na balança

Oleleh is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

10-06-16, 05:57 #64
Quote:
Postado por Oleleh Mostrar Post
Baron, acho que quando se muda pra um país com infraestrutura melhor, esta visando mais na segurança, saude etc, o poder aquisitivo vem junto como bonus mas não deixa de ser um fator que pesa na balança
É exatamente isso que eu penso: bugigangas são um BÔNUS, não a razão principal.

De qualquer maneira, acredito que cada um teria razões diferentes para fazer isso e essas razões afetariam inclusive o país que você deve escolher.

Baron is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
10-06-16, 06:51 #65
Quebra as ilusões não só da Europa quanto do Brasil também. Você abre o olho pra muita coisa que você não tinha como saber sobre a Europa e coisas que você não via no Brasil quando morava lá. Nas duas pontas isso é uma coisa positiva. Eu não considero se fuder.

Eu realmente acho que vale a pena sair. Mesmo que dê errado. Foi isso que eu quis dizer.

Marcelo is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

10-06-16, 07:10 #66
Baron, as "bugigangas" foram citadas apenas como comparação de custo de vida, ninguém quer sair só pra ter uma TV de 70 polegadas.
Acho que os motivos são óbvios demais para serem listados né. Não tá vendo q essa merda de país está afundando? Pra que morar aqui quando você pode morar na civilização? A lista de motivos é praticamente infinita.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Oleleh
Trooper
 

10-06-16, 07:13 #67
Mas esse foi o proposito do topic, ele quer informacoes/dicas sobre essas coisas que não tem como ele saber, dae vc chega e diz pra ele ir e quebrar as ilusoes que tem de la
[emoji848]

Offtopic, vc é o marcelo123?

Oleleh is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
10-06-16, 09:26 #68
Quote:
Postado por walker Mostrar Post
Eu queria saber porque um empregador europeu iria contratar um brasileiro, deixando de dar uma vaga para um nativo?

Argumentos do tipo "falta mão de obra qualificada" são sabidamente falácias. Pra um brasileiro conseguir um emprego na área técnica na europa tem que ser o pica das galáxias no assunto e ainda dominar o idioma com a fluência de um nativo. Senão só vai conseguir o que a maioria consegue, subempregos.
broder, pior que falta mão de obra qualificada mesmo. aqui na holanda a comunidade de TI é basicamente feita de expats: europeus, russos, ucranianos, brasileiros, asiáticos em geral...

também na área de ti, brasileiro tem mto valor. nós(?) temos uma mentalidade de "vestir a camisa" da empresa e nego dá muito valor a isso aqui.

Quote:
Postado por Ted Mostrar Post
Um salário entre 6000 e 8000 Libras esterlinas é suficiente para viver em Londres ou Edimburgo?
edinburgo, sim. londres, talvez.
londres é caro pra caralho, tudo vai depender de onde vc vai morar e seus filhos irão estudar. esse salário é tope, sim. mas com 4 pessoas na família não acredito que seja uma maravilha.

[MENTION=1]Jeep[/MENTION]; to morando em amsterdam há 2 anos trabalhando com TI. fala pro broder entrar em contato

Holocaust is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
10-06-16, 09:49 #69
Quote:
Postado por Oleleh Mostrar Post
Mas esse foi o proposito do topic, ele quer informacoes/dicas sobre essas coisas que não tem como ele saber, dae vc chega e diz pra ele ir e quebrar as ilusoes que tem de la
[emoji848]

Offtopic, vc é o marcelo123?
Por isso que desde o comeco eu me referi ao que o didz esta falando, que eh uma discussao mais ampla do que o primeiro post.

off: nao

Marcelo is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
10-06-16, 10:20 #70
Perfeito o post do jkn (quem diria!).
Btw, acabo de me recordar que o título do meu topic/bíblia de quando voltei era "O Brasil é muito melhor do que vocês imaginam"

didz is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
10-06-16, 11:47 #71
nao moro na europa mas moro 4 anos fora do brasil.
brasil é uma merda? é.
mas eu NUNCA abandonaria um trampo no Brasil, ganhando 15k por mes, pra ganhar $5k no US. NUNCA.

15k por mes no huezil vc é classe média alta.
5k no us vc é classe media baixa.
quem faz conversao de moeda nesse sentido deveria apanhar.

isso é uma GRANDE diferença tanto em poder aquisitivo quanto grupo social.

também já falaram mas vou reforçar: TUDO É A VISTA.
financiamento e cartao de credito? muito foda de conseguir.
estrangeiro sofre pra conseguir financiamento. não é facil.
mesmo que voce consiga os juros serao exorbitantes.
ex: comprei um carro de $18k dando 9k de entrada e financiando os outros 9.
O financiamento foi de 8% ao ano.
mas ai os huezilians falam: PORRA 8% SÓ AO ANO CARALHO MANO! FIRMEZA.
agora ve quanto que rende qualquer aplicacao aqui? poupança é menos de 1% ao ano.


Last edited by drakiN; 10-06-16 at 11:53..
drakiN is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

10-06-16, 11:54 #72
lol grupo social

GRUPO SOCIAL HAHAHAAH OLHA A PREOCUPAÇÃO DO CARA


summon [MENTION=120]SigSnake[/MENTION]; para nos dizer se com R$ 15k vive-se melhor do que com USD 5k

rockafeller is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
10-06-16, 12:45 #73
porra, td mundo aqui ganha 15k+/mês? fazem oq? trabalham com o did?

ReDEviL is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
10-06-16, 12:56 #74
You would need around 7,236.05$ (24,586.64R$) in New York, NY to maintain the same standard of life that you can have with 9,100.00R$ in Sao Paulo (assuming you rent in both cities). This calculation uses our Cost of Living Plus Rent Index to compare cost of living. This assumes net earnings (after income tax).

http://www.numbeo.com/cost-of-living...New+York%2C+NY

You would need around 4,526.00£ (22,219.98R$) in London to maintain the same standard of life that you can have with 9,100.00R$ in Sao Paulo (assuming you rent in both cities). This calculation uses our Cost of Living Plus Rent Index to compare cost of living. This assumes net earnings (after income tax).

drakiN is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

10-06-16, 13:14 #75
You would need around 4,279.88C$ (11,421.76R$) in Quebec City to maintain the same standard of life that you can have with 9,100.00R$ in Sao Paulo (assuming you rent in both cities).


levando em consideração que o salário mínimo lá é 2.2k CAD, ou seja, se vc ganhar 2 salários mínimos vc tá bem.
agora de quantos salários mínimos vc precisa pra chegar a 9k? uns 12?


e nessa conta não leva em consideração segurança, saúde, educação, ou mesmo serviços particulares, como planos de saúde

não entra na minha cabeça como eu pago mais de 350 conto de unimed por mês, e quando vou naquela merda de emergência preciso ficar 3h esperando pra ser atendido.


Last edited by rockafeller; 10-06-16 at 13:21..
rockafeller is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:15.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.