Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Dachshund
Banned
 

Exclamation Sexta-feira 13

13-04-07, 03:51 #1
Sexta-feira 13... Não sou nem um pouco supersticioso, mas gosto de conhecer como surgiram boatos e superstições... Pra quem se interessa, seguem textos abaixo.



Quote:
Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.
Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.
Fonte: Wikipedia

Quote:
Este dia está associado a evolução de todo ser humano individualmente, mas, para a sociedade, pode representar agitação excessiva. Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como " o dia do azar” ou de "usar amuleto no bolso". O treze corresponde a letra hebraica Mem, que representa o renascimento e a liberdade.
superstição que envolve a Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a Sexta-feira 13 em um momento onde as pessoas deveriam tomar mais cuidado.
Uma crença européia revela que nas "Sextas-feiras - 13, as bruxas estão soltas". Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".
A palavra superstição primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem comemora o aniversário em uma Sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte.
Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos "sortudos".
Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nossa formas-pensamento se fortalece.
O significado mágico do número 13
O número 13 representa o recomeço, já que é o número do sistema organizado e do término. Este número é o símbolo do determinado e particular, associado à finalização (benéfica).
Ele representa a chave do conjunto fechado (acabado, finalizado). É temido, pois tem a força de gerar algo bom ou ruim. Para os judeus, o 13 indica a evolução ou o destino (em direção da morte ou destruição, visto que este é um numero limitado, fazendo com que "todos os esforços sejam interrompidos"). Também é considerado um número marginal, que foge à regra, pois está relacionado com a iniciação. O 13 representa a eterna escalada de Sísifo com o rochedo em direção ao alto da montanha.
Décima terceira carta do Tarot - A Morte
O número 13 está associado à lâmina do Tarot - A Morte e é considerada uma das mais intrigantes do Tarot. O número 13 é negativo e fatalista para alguns; para outros, é um número de sorte. Sugere transformação, renovação e transmutação. Esta carta não significa necessariamente uma mudança negativa. Pode estar ligada a fatos agradáveis: casamento, nascimento, mudança para outro país. Mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida.
É comum temer-se a morte (regeneração espiritual), pois o fim de qualquer ciclo trás consigo um período de tristezas e incertezas. Apegamo-nos ao passado, ainda que já não nos sirva mais; tememos o novo, o futuro desconhecido, ainda que saibamos que represente uma evolução. Assim, podemos dizer que a morte é ao mesmo tempo mudança (para obter) e estabilidade. Este é um paradoxo extremamente intrigante.
Monica Buonfiglio





Dachshund is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
13-04-07, 04:29 #2
13 + 10 = 23

OMG
o chrysler tinha razao...

Kensha is offline   Reply With Quote
paulocamillo
Trooper
 

13-04-07, 04:45 #3
dia que mataram Jacques Demolay ! :/

Ordem Demolay ruleia !

paulocamillo is offline   Reply With Quote
rini
 

13-04-07, 08:27 #4
a mãe diná falo q hoje vão morrer 7 mil pessoas na Exposição de Londrina.. UDHAUSHDa
eu vo lá pra assistir.

rini is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

13-04-07, 08:46 #5
aniversario do meu irmao hj... rá! ele ta fudido

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
13-04-07, 08:54 #6
eu descobri a "origem" disso no código da vinci =]

e hoje é meu dia de sorte

Holocaust is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
13-04-07, 09:53 #7
13/04/07 = 13 + 4 + 7 = 24 OMFG

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

13-04-07, 09:58 #8
Quote:
Postado por Heiny
a mãe diná falo q hoje vão morrer 7 mil pessoas na Exposição de Londrina.. UDHAUSHDa
eu vo lá pra assistir.

aoheaeh sempre tem essas...

puts e eu vou viajar na sexta feira 13.. ainda bem que eu nao vou morrer.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

13-04-07, 10:17 #9
tu vai morrer tb Heiny

quando ia inaugurar o shopping aqui na minha cidade a mae dinah falou q ia desabar
haueh

ela deve chutar umas 1000 tragedias por ano, quando acerta uma ainda fica famosa
tipo ela ficou famosa por falar que o senna ia morrer
todo ano ela deve falar umas 10 celebridades

KurtCobain is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
13-04-07, 11:19 #10
Foi por falar dos Mamonas, não do Senna..

didz is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
13-04-07, 11:21 #11
to fazendo 4 meses de namoro hj..

chrysler is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

13-04-07, 11:24 #12
Sorte q não são 23 hein crysler...
=D

Biel is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
13-04-07, 11:27 #13
oaiehiauehoihaeiuaheoiuahe...
sooooorrrrrrrteeeeeeeeeee

chrysler is offline   Reply With Quote
RedTrap
Trooper
 

13-04-07, 11:33 #14
eu comecei bebendo hj
caralho qpq odeio sisos!

RedTrap is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

13-04-07, 11:41 #15

marcelob23 is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
13-04-07, 12:43 #16
Funciona apenas para quem acredita. Como diria as camisetas do google que tem aqui no evento: "I'm feeling lucky!"

Never Ping is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
13-04-07, 13:03 #17
Cadê o Jayson (sim, com ípsilon!)?

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
13-04-07, 13:09 #18
Pereceu..

didz is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

13-04-07, 13:28 #19
3460 = 13

3460 is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

13-04-07, 13:32 #20
Quote:
Postado por didz
Foi por falar dos Mamonas, não do Senna..
mas ela é tosca, só depois que eles morreram que ela disse "eu já sabia que eles iam morrer"

gusto is offline   Reply With Quote
HxBx
Trooper
 

Gamertag: xhxbx PSN ID: xHxBx Steam ID: hxbx
13-04-07, 13:43 #21
eh q c ela falasse antes, poderia mudar o fluxo de espaço tempo continuo
e alterar a história

por isso ela guarda pra ela msm

e só fala depois q acontece!


HxBx is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
13-04-07, 14:20 #22
boa teoria..
vou aplicá-la em heroes

Holocaust is offline   Reply With Quote
Elton_Saraiva
Trooper
 

13-04-07, 14:25 #23
pessoal... vamos dizer que os dias de Sexta-feira 13 será o dia do Demonho do Quake.. ele merece uma data pra ser lembrado..
então

Sexta Feira 13 - Dia do Demonho do Quake.

Elton_Saraiva is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
13-04-07, 14:45 #24
umas das maiores lendas do tf

Holocaust is offline   Reply With Quote
Z e p p e l i n
Trooper
 

13-04-07, 15:10 #25
Se é um dia de má sorte eu não sei.....
Só sei que é meu aniversário!! \o/

Abraços e boa sorte pra mim!! rsr

Z e p p e l i n is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
13-04-07, 15:57 #26
 

vegetous is offline   Reply With Quote
Scapegoat
Trooper
 

13-04-07, 15:57 #27
Minha gata preta cruzou pela minha frente hoje de manhã!

Certeza que vou morrer!

Scapegoat is offline   Reply With Quote
Danilow
Trooper
 

Gamertag: CADanilo
13-04-07, 16:06 #28
supertição é um Negão Super.

ps.: Não sou racista! paz

ps2.: Eu sei foi podre!

Danilow is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:07.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.