Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
Default A nova cartilha do desGoverno...

03-05-05, 06:57 #1
Quote:
NEM DA BOCA PRA FORA
Fonte: http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,V...-91358,00.html

O governo federal quer o fim do uso de expressões como barbeiro e palhaço para ridicularizar alguém. Foi lançada uma cartilha com palavras e frases consideradas politicamente incorretas, aquelas que podem ser entendidas como preconceituosas, mas é claro que as piadas nem sempre politicamente corretas já surgiram, mal a cartilha saiu dos gabinetes.

O debate surgiu depois que a secretaria especial de Direitos Humanos distribuiu uma cartilha com 96 palavras e expressões que deveriam ser abolidas do vocabulário brasileiro.

A cartilha ensina: “Não chame o mau motorista de barbeiro e não xingue ninguém de palhaço, porque além de descarregar a raiva sobre alguém, estará também agredindo profissionais que merecem respeito”.

É discriminação também dizer que fulano de tal é ladrão. A cartilha crítica o uso da palavra ladrão que seria usada apenas para os mais pobres, quando é o rico que rouba, o termo usado é corrupto. A cartilha manda esquecer palavras como negro, cabeça chata e branquela.

Segundo a cartilha, é politicamente incorreto chamar quem trabalha para o governo de funcionário público. O termo ganhou conotação negativa nos últimos anos. Hoje, o termo certo é servidor público. Entendeu a diferença? Um funcionário público, ou melhor, um servidor, defende a proposta do governo.

“A cartilha tem o objetivo apenas de chamar uma reflexão e discutir com as pessoas de como uma pessoa mesmo não tendo preconceito pode através de palavras veicular preconceitos”, defende o subsecretário de Direitos Humanos, Perly Cipriano.

O politicamente correto e sua cartilha viraram diversão entre os convidados do salão de humor no Rio de Janeiro.

“Você imagina o samba sem poder usar as expressões todas. "O teu cabelo não nega", coisa assim, é possível você fazer uma história de um povo sem liberdade de expressão? Isso é um absurdo”, reclama o cartunista Chico Caruso.

“Eu diria, usando algumas palavras proibidas, que esse negócio é uma baianada, parece coisa de baitolo, do ponto de vista político foi uma tremenda barbeiragem”, brincou o cartunista Jaguar.

Cinco mil cartilhas já foram impressas. Segundo a secretaria especial de direitos humanos o púbico alvo da publicação é formado por policiais, professores e jornalistas.
Sem comentários... por quê diabos não fazem cartilhas ÚTEIS? "Expressões que poderão ser consideradas preconceituosas..."

Ah meu, vai pra puta que pariu... sinceramente!

[]'s
NiGhTWolF





night is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

03-05-05, 08:05 #2
Parece que o governo não tem coisas mais importantes pra resolver, afinal, o Brasil tá uma maravilha, não ?

marconds is offline   Reply With Quote
Avacaiador
Trooper
 

PSN ID: Avacaiador
03-05-05, 08:15 #3
Cara.. isso é extremamente importante.
Você pode usar a cartilha para... hum.. para.. pera aew.. deixa eu ver.. ahh já sei.. a não, não é muito importante.. mas mesmo assim.. vc pode usar para.. deixa queto.

Avacaiador is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-05-05, 08:41 #4
Eu acho que o "Uésli" da piada do BeTo poderia usar a cartilha... assim a Craldinéia poderia ter outras coisas para ler.



[]'s
NiGhTWolF

night is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
03-05-05, 09:32 #5
PT fudido

hioasdfASDFad

Clx is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
03-05-05, 14:10 #6
O problema está aqui: 'Direitos Humanos'.

Esses caras do 'Direitos Humanos' só querem saber de marketing barato, coisas fáceis de fazer, melzinho na chupeta... Saca?! Subir lá no morro pra desarmar traficante que é bom eles não sobem. Quantas milhares e milhares de pessoas são reféns da violência diariamente à sua porta, sem chance de 'escolha'.

E a censura?! Nego quer que a população não veja violência nas Tvs, nos cinemas e etc. O que adianta filtrar a programação desses veículos quando a violência, felizmente, está do lado de fora da porta da sua casa e pode ser vista da janela?

Os caras dos 'Direitos Humanos' são ridículos. Cartilha de uso de palavras?! Pqp! A ofensa não está nas palavras, ela é carrega pela intensão, pelo contexto...

BANDO DE FILHOS DA PUTA! VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS!

PIT BULL is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
03-05-05, 14:12 #7
Voce pode usar essa cartilha para varias coisas... Apoiar copo (para nao manchar o movel), usar como Mouse Pad, limpar a bunda com as folhas, fazer fogueira... =D

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
03-05-05, 14:14 #8
de boa, tah ae uma coisa totalmente sem nocao nenhuma! huahuauha

funcionario p/ servidor publico... PUUUTAA DIFERENCA! uahha.. ah fala serio, esses ladões tão fazendo palhaçada com nois porra...

Sussa is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
03-05-05, 17:06 #9
cara, é o emprego dos sonhos de QUALQUER um... meu amigo... é lindo! :/

Sabbath is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

03-05-05, 17:33 #10
Quote:
Postado por PitBicha
de boa, tah ae uma coisa totalmente sem nocao nenhuma! huahuauha

funcionario p/ servidor publico... PUUUTAA DIFERENCA! uahha.. ah fala serio, esses ladões tão fazendo palhaçada com nois porra...

Mas respeito que eu sou um SERVIDOR PÚBLICO!
 

aeuheuhe

Putz que merda...
 

MansoN is offline   Reply With Quote
ninfo
Trooper
 

03-05-05, 18:41 #11
foda-se, eu falo do jeito que eu quero!!
por falar nisso, quem teve a idéia da cartilha, é um PALHAÇO!!!

ninfo is offline   Reply With Quote
Pato Dinamo
Trooper
 

03-05-05, 18:47 #12
É que todos os outros problemas já foram resolvidos...

Pato Dinamo is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

03-05-05, 20:17 #13
Que tremenda hipocrisia, nem parece que a poucos dias o nosso querido presidente falou para todos nós tirarmos o "traseiro" da cadeira... É por essas e outras que fica dificil votar no Lula, podem falar o que quiser dele, mas a quantidade de bobagem que ele fez e continua fazendo é demais pra todos nós

PS: Essa de nào poder chamar de funcionario publico foi a pior sem duvida alguma..

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

03-05-05, 21:23 #14
Quote:
Postado por PIT BULL
BANDO DE FILHOS DA PUTA! VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS!
agreed.

... is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
03-05-05, 21:40 #15
Quote:
Postado por MansoN
Mas respeito que eu sou um SERVIDOR PÚBLICO!
 

aeuheuhe

Putz que merda...
 
só na maciota então em fdp?
AUHHauuha

ja tirou aqueles baratos de ferias premiun? trabalha qtas horas por dia?
humf! auhahuhauahu

zoeira seu sortudo.

Sussa is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

03-05-05, 23:51 #16
Mas ainda podem dizer q

"Todo devogado é viadu memo"

uuiahueiahe!

ds is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
06-05-05, 08:44 #17
Quote:
desGoverno Lula - Sexta, 6 de maio de 2005, 05h57

Lula usa termos "pejorativos" vetados por cartilha

A polêmica cartilha do "Politicamente Correto", elaborada pelo governo federal para recomendar às pessoas que evitem termos "pejorativos" como "negro", "palhaço" e "burro", aparentemente não tem recebido muita atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula tem utilizado em seus discursos várias palavras e expressões desaconselhadas pelo guia, tais como "louco" e "peão", consideradas preconceituosas pelo documento, recentemente enviado para revisão pelo secretário especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, face às repercussões negativas do texto.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a cartilha foi analisada preliminarmente nesta quinta-feira pelo Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, o qual considerou o tema "relevante", mas ainda carente de discussões.

O governo chegou a iniciar a distribuição da tiragem inicial de 5 mil exemplares, mas suspendeu a entrega até que o assunto seja amplamente discutido no comitê.

A resistência ao documento se dá porque a grande maioria dos termos não-recomendados faz parte do cotidiano da população, inclusive do vocabulário do presidente Lula em suas intervenções oficiais.

A Secretaria de Direitos Humanos esclarece que o documento pretende estimular o debate sobre o uso dos termos, porém não tem caráter de censura.

http://noticias.terra.com.br/brasil/...EI1194,00.html
The following errors occurred when this message was submitted:
The message you have entered is too short. Please lengthen your message to at least 1 characters.

_|_

PIT BULL is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 03:07.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.