Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
menestrel
Trooper
 

Default Lei que nunca será aprovada!

31-10-08, 21:53 #1
Seguindo a linha do topico do Gori

É antigo, mas é interessante para discutirmos

Acredito que alguns tenham conhecimento dessa proposta do Cristovam Buarque:


Quote:
Cristovam Buarque causa polêmica ao propor que filho de político seja obrigado a ir para escola pública
Publicada em 19/12/2007 às 21h38m
Ruy Sampaio - O Globo Online


RIO - Conhecido como defensor intransigente da educação, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) provocou polêmica ao propor um projeto inusitado. Com o argumento de que pretende abrir os olhos dos governantes para a degradação da educação e como forma de melhorar o ensino público, ele propôs que qualquer político eleito no Brasil seja obrigado a matricular os filhos na escola pública. O texto determina uma carência de sete anos para a medida ser posta em prática. (O povo discute a proposta na rua. Veja vídeo)


O projeto está sendo criticado por parlamentares e educadores, que evocam o direito de livre escolha, previsto na Constituição. O próprio Cristovam reconhece que seu projeto carece de apoio entre seus pares:

- Até agora nenhum senador me procurou para dizer que apóia o projeto - resigna-se.

O principal argumento de Cristovam é de que os políticos, de modo geral, não se interessam pela melhoria da qualidade da escola pública, e que se seus filhos fossem obrigados a estudar nessa rede, cuidariam melhor dela. Segundo ele, ainda hoje temos "escolas de ricos e de pobres, escolas de aristocratas e da plebe".

"-Os eleitos pelo povo não colocam seus filhos nas escolas dos eleitos pelo povo, talvez por isso ela seja tão ruim. Por que não obrigar? - questiona o autor do projeto. "

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) foi designado relator do PLS 480/07 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e chegou a elaborar o parecer pedindo a rejeição do projeto, por considerá-lo inconstitucional. Ele relacionou três argumentos para justificar a decisão: o fato de tirar o direito da educação religiosa, já que a escola pública é laica; o fato de prejudicar a escola particular porque os filhos de cerca de 60 mil políticos eleitos seriam obrigados a estudar em escola pública; e o fato de impedir a família de exercer o direito de livre escolha. O texto já estava na pauta para ser votado, mas a decisão de Tuma de deixar o DEM e ingressar no PTB fez com que ele perdesse a vaga na comissão. Com isso, novo relator será designado pelo presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE), para preparar novo parecer sobre o projeto de Cristovam.


"- Como é que você vai impor a alguém a escola em que ela vai estudar? A própria pessoa e a família é que devem decidir. Esse é um privilégio que não pode ser aceitável. Além do mais, para obrigar, você tem que deixar as vagas abertas, impedindo que outras pessoas possam se matricular - argumentou Tuma, para justificar seu parecer, que acabou tornando-se inócuo. "

Cristovam não acredita que tirar os filhos de cerca de 60 mil políticos - estimativa dos que são eleitos no Brasil, hoje, incluindo vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República - das escolas privadas fará com que elas sofram um baque com isso:

"- Isso é besteira. Não estamos aqui para defender a escola privada. Eu sei que o projeto é polêmico, mas não é uma utopia. Em todo lugar se fala de educação. O simples fato de eu estar dando essa entrevista mostra que o tema suscita o debate - afirma Cristovam."

Tuma, por sua vez, acredita que a melhor solução seria organizar melhor o ensino público e criar uma consciência pela melhoria da qualidade da escola pública. Segundo ele, o Brasil tem que investir em infra-estrutura escolar:

"- Minha mulher foi diretora de escola pública e meus três filhos estudaram em escola pública. Eles fizeram prova para entrar para o Colégio São Paulo. Temos, sim, que criar uma consciência. Se a escola pública melhorar, todos vão querer estudar nela, ela caiu de forma assustadora - constata Tuma."

http://oglobo.globo.com/pais/mat/200.../327693564.asp
Infelizmente nuca será aprovado por nenhum politico do nosso querido país...






Last edited by menestrel; 31-10-08 at 22:01..
menestrel is offline   Reply With Quote
slashin
Trooper
 

31-10-08, 21:56 #2
caralho, ótimo tópico, Menê!

Eu sempre curti muito o Cristovam por acreditar piamente que a chave para o sucesso de nosso país (e do mundo, também) está na educação... Ele pensa igual, em qualquer eleição, meu voto é dele.

slashin is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

31-10-08, 22:07 #3
Excelente projeto de lei.. Sensacional.. Seria foda se rolasse um referendo sobre o tema.. Imagina, 100% a favor do projeto.. aheiaheuia

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
31-10-08, 22:09 #4
nao concordo..
e se vcs forem politicos? vcs gostariam que seus filhos fossem pra escola publica?

todo mundo sabe que a educacao que tem nas escolas publicas do Brasil sao uma bosta.. nao precisa mandar filho de politicos la

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
31-10-08, 22:15 #5
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
nao concordo..
e se vcs forem politicos? vcs gostariam que seus filhos fossem pra escola publica?

todo mundo sabe que a educacao que tem nas escolas publicas do Brasil sao uma bosta.. nao precisa mandar filho de politicos la
A intenção é fazer com que elas melhorem à força.


Last edited by Eluan; 31-10-08 at 22:20.. Motivo: typo
Eluan is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

31-10-08, 22:16 #6
sou totalmente a favor, obrigar eh meio pesado, mas algo como um sorteio ou cota, com certeza é o unico jeito da educação publica fikar otima, mas o governo brasileiro nao quer q os pobres sejam inteligentes, entao realmente essa eh uma lei q nunca vai ser aprovada

nossa Many Kalavera, nao acreito q vc falo isso

roadster is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

31-10-08, 22:17 #7
Isso nao tira o direito de ter uma educaçao religiosa de forma alguma. Esse tipo de educaçao ja deveria ser extra-curricular a muito tempo.

Isso nao prejudicaria nenhuma escola privada, pq os filhos de politicos que nelas estudam nao devem chegar a 0,001% do total de alunos.

Isso nao vai impor a familia onde os seus filhos devem estudar e sim aos politicos mais uma consideraçao antes de se candidatar.

A ideia é boa, mas na real... nao funcionaria.

diferent is offline   Reply With Quote
menestrel
Trooper
 

31-10-08, 22:19 #8
pow many... o objetivo da proposta eh exatamente melhorar a escola publica....

os filhos dos politicos estudam onde? colégios privados...

por que os politicos não tão nem ai pra escola publica? porque a porra dos filhos deles não estão la...

porque não investir nos filhos dos pobres que estão na escola publica? pra não ter concorrencia pros filhos dos politicos...

E SE OS FILHOS DELES ESTIVESSEM NA ESCOLA PUBLICA?

eu acredito que iriam ser as melhores escolas do Brasil.

menestrel is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

31-10-08, 22:23 #9
e digo mais, por mim tinha q fazer isso com a saude tb e com todos os outros servicos sociais publicos!

roadster is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

31-10-08, 22:27 #10
os pobres nao podem escolher onde seus filhos vao estudar, cade o direito deles??

ja q normalmente as vagas acabam e muitos vao estudar na pqp

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-10-08, 23:31 #11
So uma coisa, esse pessoal desvia dinheiro de escola, hospital, asilo, creche, vcs realmente acham que eles consertariam tudo para nao deixar os filhos estudarem em escola publica? Eles nao sao exatamente pessoas com escrupulos... Continuariam roubando, seu filhos iriam ter uma educacao mais tosca, conseguiriam emprego do mesmo jeito apadrinhado de sempre. Ou simplesmente contratariam aulas particulares em casa

Agora experimentem vincular performance escolar das criancas dos respectivos estados com a verba de gabinete do dignissimo que provavelmente da mais resultado

Jeep is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
31-10-08, 23:34 #12
Depende de quem avaliar a performance, Jeep

Eluan is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

31-10-08, 23:52 #13
vou ter que concordar em parte com o Jeep... o Brasil não está precisando de uma lei que diga onde o filho do político deve estudar para que os mesmos pensem mais na educação... o Brasil precisa mesmo é que todo político crie (finalmente) consciência democrática (ou escrúpulos, como diria o Jeep) e queira investir na educação pública de seus eleitores ou, ainda, que os eleitores em geral, já escolarizados ou não, escolham corretamente seus governantes para que essa questão da educação deixe de ser um mote de campanha ou mero chavão político de debate de centro-esquerda...

hoje em dia parece até engraçado como qualquer imbecil é capaz de dizer que a solução de todas as mazelas do Brasil seria um maior investimento na educação...

por outro lado, acho que o debate que o Cristóvam provoca com essa iniciativa (claramente inconstitucional) seria válido, se não fosse tragicômico ou digno de uma discussão num boteco próximo à UNE...

mas esse assunto (qualidade do ensino público) não deveria morrer nos fumódromos do Congresso ou nas páginas da mídia como mais uma lei fadada ao insucesso... o próprio Cristóvam deveria, ao invés de somente atrair os holofotes para si mesmo (ainda que como artista de picadeiro) patrocinar sua sugestão colhendo assinaturas do eleitorado para que esse projeto tivesse, ao mínimo, expressivo apoio popular e que sua legitimidade estivesse acima de qualquer análise da CCJ... ainda assim seria inconstitucional, mas pelo menos causaria um pouco mais de incômodo ao Congresso e (o projeto de lei) não seria arquivado sumariamente, como, de fato, será...

CF Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

§ 2º - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

XtremE is offline   Reply With Quote
Jila
Trooper
 

01-11-08, 00:08 #14
por essa e outras que ele sempre terá meu voto, medida mais do que justa.

Jila is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
01-11-08, 02:23 #15
Nem preciso de falar que isso dae fere de 43298463987 maneiras diferentes alguma coisa do estatuto da criança ehaiwuehai

sério, isso é muita miopia... vai punir a criança pelas coisas do pai... biblia ftw?

Acid is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
01-11-08, 03:40 #16
Acho que essa foi uma das maiores merdas que já li na minha vida.. sério msm

didz is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

01-11-08, 07:10 #17
Boa polemica que a lei criou, acho que qualquer coisa que volte a atenção da nação para a educação já ta valendo , o caminho para a prosperidade Brasileira não esta na venda de laranjas & bananas.Entretanto a lei é estupida mesmo se ela passar os politicos vao simplesmente burlar isso ou colocar todos os filhos na mesma escola e ajudar a escola com sua renda ou mais provavelmente desviando recursos.

PSonto relevante mtas vezes ignorado nao importa a qualidade do ensino ou quanto dinheiro se joga na educação se os pais sao joselitos.

sibs is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

01-11-08, 10:19 #18
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
Acho que essa foi uma das maiores merdas que já li na minha vida.. sério msm
(1)
achei ridículo também, apesar de crer que a melhora na educação é o que o país precisa

punisher is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
01-11-08, 10:46 #19
queridos.. se for assim

todos os filhos dos politicos da cidade X vao estudar na mesma escola publica e so ela vai receer verba, as outras vao todas cai e ficar piores dq ja sao...

nao funciona dessa maneira...

Soul is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

01-11-08, 11:35 #20
Na boa que se a lei fosse aprovada meia duzia de escolas ficariam fodásticas e nas periferias de todo o Brasil iriam continuar a mesma merda.. =/

troy is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
01-11-08, 12:45 #21
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
nao concordo..
e se vcs forem politicos? vcs gostariam que seus filhos fossem pra escola publica?

todo mundo sabe que a educacao que tem nas escolas publicas do Brasil sao uma bosta.. nao precisa mandar filho de politicos la
Mas a intenção é que pelo egoísmo que existe entre os políticos é que eles financiem melhor os recursos dos colégios públicos para que eles tenham níveis iguais aos privados. Ou seja, por causa de um estudando lá, todos terão benefícios.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

01-11-08, 13:09 #22
sei la, nao consigo achar tao imbecil quanto vocês.

Gerson is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
01-11-08, 23:31 #23
de fato a lei nao é imbecil... mas a forma ta errada... pq uma unidade seria trilhonaria e todas as outras iriam ser demolidadas por falta de condições de abrigar pessoas.. é tipico do brazil...

mas se isso for bem estudado, tenho certeza q a ideia poderia ser melhorada e aplicada com um relativo sucesso...

bju jovem

Soul is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

02-11-08, 01:40 #24
nessas horas que eu não sei se é bom ou ruim que a maioria da DS não seja do Rio de Janeiro, onde ainda existe o Colégio Pedro II que, pelo menos antigamente, era referência nacional em ensino público...

XtremE is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

02-11-08, 03:12 #25
Uma vez eu levantei a questão sobre criar uma restrição aos Políticos e seus familiares diretos: usar apenas serviço público (tudo, saúde, transporte, educação, etc) sob pena de caçar o mandato e prisão.

Seria no mínimo interessante pela discussão levantada.

Os homens "responsáveis" pela qualidade dos serviços públicos não os utilizam, uma puta contradição, inegável, de conhecimento geral e inaceitável, impossível de ser argumentado a favor dos políticos.

Outra coisa q seria legal, é a abertura automática de todos os sigilos (telefonico, bancario, etc) na posse, tem que existir um "preço" a se pagar pelo poder adquirido, como uma prova de boa fé.

Enfim, sonhar é bom...


Last edited by FeDaYkIn; 02-11-08 at 03:21..
FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
02-11-08, 10:33 #26
Quote:
Postado por XtremE Mostrar Post
nessas horas que eu não sei se é bom ou ruim que a maioria da DS não seja do Rio de Janeiro, onde ainda existe o Colégio Pedro II que, pelo menos antigamente, era referência nacional em ensino público...
é ou era referencia?

se era, nao pense q no rio é o unico lugar do brasil q tinha um colegio publico q foi referencia... aqui eu conto pelo menos 5 e olha q a cidade é pequena..

a questao é q hj nao existe referencia de escola publica no brasil.. so se for pra menos...

Soul is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
02-11-08, 12:16 #27
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
Uma vez eu levantei a questão sobre criar uma restrição aos Políticos e seus familiares diretos: usar apenas serviço público (tudo, saúde, transporte, educação, etc) sob pena de caçar o mandato e prisão.
Não é possível que vocês não conseguem ver o tanto que isso é sem sentido?
O cara briga com o pai e pensa "haha, vou fuder o velho!" pronto, tchau mandato.

epawpeapeaep
tanta coisa errada, meu deus. eu fico pensando, se o povo *na DS* sugere esse tipo de coisa, o Brasil não tem solução mesmo...

Acid is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

02-11-08, 21:13 #28
Acid, como o filho fuderia o pai? Se matriculando em uma escola particular?
aeuiheihiaiuhe pela mor

Leia direito e vc vai entender que o teor é a discussão, se não entender, aí sim o Brasil nao tem solução mesmo. A questão é imaginar um Brasil onde os "poderosos" utilizassem os serviços que eles próprios provêem, e a puta sacanagem que é o contrário (que acontece hoje).

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
03-11-08, 00:13 #29
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
Acid, como o filho fuderia o pai? Se matriculando em uma escola particular?
uhm... exatamente assim?
vai lá e se matricula numa faculdade particular... gg

Quote:
Leia direito e vc vai entender que o teor é a discussão, se não entender, aí sim o Brasil nao tem solução mesmo. A questão é imaginar um Brasil onde os "poderosos" utilizassem os serviços que eles próprios provêem, e a puta sacanagem que é o contrário (que acontece hoje).
Não é sacanagem.
A forma de corrigir o problema é deixar o mercado cuidar desses problemas, não ampliar a fonte do problema (governo na gestão do que não deve).

Mas enfim, já vi que é pointless a discussão.

Acid is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

03-11-08, 00:22 #30
concordo que seria muito divertido se isso acontecesse, mas pera aí... obrigar uma pessoa a estudar num lugar ou outro? A URSS já acabou faz tempo!

Daqui a pouco vai ter gente querendo fazer lei impedindo estudantes de escola particular de fazer faculdade pública.

Não acho que seja por aí a resolução do problema. A palavra "obrigar" nunca me soou bem.

Baron is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-11-08, 00:23 #31
Por favor, ilumine-nos com sua sabedoria, mostre a sua opiniao completa, e nao apenas ataque a dos outros. Um dia chego no seu nivel

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

03-11-08, 00:29 #32
por isso que o brasil nao vai pra frente, voces sao muito bonzinhos.

Gerson is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

03-11-08, 00:35 #33
Olha a analogia: é a mesma coisa que tu pagar um salario de 100.000 por mês pra o chef do teu restaurante...e ter que obrigar ele a comer a própria comida pra que ele trabalhe direito.
Olha o absurdo, tu ja paga um salario enorme com 3723 beneficios...e ainda vai ter que fazer chantagem pra ele trabalhar direito! uaheuahueae
E ainda tem gente aqui no fórum que ainda ia achar esse um absurdo e injustiça COM O CHEF. Então ta.
uehaiuoheuhaeuia

Gerson is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

03-11-08, 00:41 #34
A partir do momento que você obriga um político a fazer algo assim, é um passo pra outras leis restritivas começarem a aparecer. E por que você acha que tais punições parariam apenas nos políticos?

BTW, uma coisa que você disse é fato: "Olha o absurdo, tu ja paga um salario enorme com 3723 beneficios...e ainda vai ter que fazer chantagem pra ele trabalhar direito!"

EXATO. Se você paga um salário enorme o cara não deveria fazer direito? Se o chef começar a relaxar o que você faz? Não manda o chef embora?
Você não pode mandar o político embora, mas poderia fazer muitas coisas punitivas pelo seu mal desempenho, assim como qualquer trabalhador sofreria punições pelo seu mal desempenho.

Mas o que isso tem a ver com obrigar o cara a colocar o filho nessa ou naquela escola? E, pior, ainda está interferindo diretamente na família dele. Vocês confundem as coisas.

Baron is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

03-11-08, 00:43 #35
Tem a ver com direitos e deveres baron. E nós brasileiros tendemos a confundir este segundo com opressão.

Gerson is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

03-11-08, 00:45 #36
Ok, e é direito de quem interferir no modo como este ou aquele cria os filhos? Do Estado? Do povo?

Baron is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

03-11-08, 00:46 #37
Qual o problema de alguem que quer assumir um cargo público ter que se submeter a uma série de deveres para gozar de tal..?

Gerson is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

03-11-08, 00:50 #38
Deveres eles tem de sobra, só que não cumprem! Será que não seria mais racional criar mecanismos para que os políticos cumpram os deveres que já tem ao invés de criar um sistema extremamente perigoso de punição, que permite ao Estado interferir na educação dos seus filhos?

Hoje podem estar querendo interferir na educação do filho dos políticos, mas amanhã podem querer interferir nos seus! Por outros motivos, em outras circunstâncias, mas o primeiro passo é esse.

Baron is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

03-11-08, 00:54 #39
Sim, seria Baron. É o que eu falei acima, é uma medida absurda.
Chantagear o chef que trabalha pra ti pra que ele trabalhe direito é completamente ilógico. A chantagem é absurda.
É só que ao meu ver ninguém é obrigado a ser político, então o que quiserem colocar de empecilho pros cargos serem cada vez menos desejados por interesseiros, melhor.

Gerson is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

03-11-08, 01:43 #40
Tão ridículo quanto aquela pergunta básica: Por que nenhum filho de congressista Norte Americano foi para a Guerra no Iraque?

Não só aqui existem barbaridades... ando lendo política americana e é tão mais nojento quanto aqui... a diferença é que lá tem dinheiro a rodo... já aqui...

Política no fim só mudam as moscas...

AracnotroN is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
03-11-08, 15:54 #41
Quote:
Postado por AracnotroN Mostrar Post
Tão ridículo quanto aquela pergunta básica: Por que nenhum filho de congressista Norte Americano foi para a Guerra no Iraque?
Porque lá o alistamento é facultativo e todo mundo que foi se inscreveu voluntariamente no exército e vê, no exército, uma perspectiva de mudar de vida? E se, por acaso, morrer em guerra a família ganha uma bolada ($)?

Eu acho que você está perdendo seu tempo, Baron...

Acid is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

04-11-08, 08:17 #42
Agora só falta o projeto de lei que diz que todas as promessas feitas em campanha devem ser cumpridas. Aí estaremos em um mundo democraticamente utópico.

[]'s

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
04-11-08, 11:41 #43
Quote:
Postado por Aveia-Quaker Mostrar Post
Agora só falta o projeto de lei que diz que todas as promessas feitas em campanha devem ser cumpridas. Aí estaremos em um mundo democraticamente utópico.

[]'s
Podíamos fazer que houvesse cassação se pelo menos 50% dos assuntos prometidos não forem cumpridos em até 2 anos.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:37.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.