Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
NITRO
Trooper
 

Default Goiás aposta em 'militarização' de escolas para vencer violência

28-08-14, 09:19 #1
 


Para acabar com a violência, o governo estadual de Goiás 'militarizou' as escolas mais problemáticas

No portão de entrada, o sequestro relâmpago de uma professora; na sala de aula, o assassinato de um ex-aluno; no banheiro, tráfico de drogas: esse era o retrato da escola Fernando Pessoa em Valparaíso (GO), que acendeu o alerta das Secretarias de Educação e de Segurança Pública de Goiás para os frequentes casos de violência na rede de ensino estadual.

Para combatê-los, o governo goiano, literalmente, chamou a polícia. Numa medida polêmica, a escola Fernando Pessoa, assim como outras 11 da rede estadual no último ano, passou por um processo de "militarização" do ensino, resultado de uma parceria das duas Secretarias (Educação e Segurança) para acabar com a violência no ambiente escolar.

Na prática, os militares assumem a administração da escola, enquanto a parte pedagógica (professores e métodos de ensino) segue sob a alçada da Secretaria de Educação.

Em consultadas realizadas pelo #salasocial, o projeto da BBC Brasil que busca conteúdo original nas redes sociais, leitores disseram que a educação deveria merecer mais atenção por parte dos candidatos a cargos públicos. E professores compartilharam denúncias de agressões que sofreram tanto em nossas páginas de Clique Facebook, Clique Google+ e Clique Twitter.

O tema da militarização rendeu debates acalorados nas nossas redes sociais. Participe do debate Clique na nossa página de Facebook.
'Hierarquia e disciplina'

Os resultados da mudança implantada no início deste ano, segundo a escola e o governo goiano, foram satisfatórios. O diretor do agora Colégio Militar Fernando Pessoa, capitão Francisco dos Santos Silva, afirma que, implementando os princípios básicos militares de "hierarquia e disciplina", a escola conseguiu acabar com os casos de violência e virou um "sonho" para os moradores da cidade.

fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noti...izada_rm.shtml

edit: Engraçado que a Carta capital deu a mesma notícia, mas com um título mais alarmista(EDUCAÇÃO SITIADA). Mas a reportagem ficou bem completa e bem escrita. http://portal.aprendiz.uol.com.br/ar...o-das-cidades/





NITRO is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
28-08-14, 09:42 #2
Simplesmente do caralho.
Nas comunidades onde a molecada não tem base familiar alguma e só exemplos terríveis a seguir, talvez seja uma solução fazer algo do tipo. Mão de ferro! hehe

tdf is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
28-08-14, 09:44 #3
Interessante..
Longe do ideal, (ok, é ERRADO se formos pensar bem a fundo), mas é uma medida que tem excelente aplicação e resultado no "curto prazo".

Acho os "contras" do 2º texto muito fatalistas, apesar de terem razão em alguns quesitos, não concordo que seja puro e simples adestramento, como eles tentam pintar. Ensinar respeito e a não bater em professor e parar de se drogar num ambiente público não pode ser tomado como uma medida ruim, mas nenhuma das reportagens trouxe (ou eu não vi?) efetivamente como e qual é o modelo de ensino. Dizem que há repressão quando alguém sai da linha, mas não diz o que nem como.

Quote:
Além dos novos hábitos, os alunos da escola Fernando Pessoa ganharam também novas aulas. O currículo do Ministério da Educação (MEC) é mantido, mas os militares adicionaram à grade aulas de música, cidadania, educação física militar, ordem unida, prevenção às drogas e Constituição Federal.
Isso é lindo, na boa :<

"Proibir de falar palavrão é uma forma de repressão". Mas vá tomar no cu, se eu falasse palavrão em casa tomava um tapa na boca, se falasse na escola eu era mandado pra fora da sala, e não tinha nada de militar no meu colégio. Ah, e eu também tinha que cantar o hino toda 5ª feira, assim como Warz e o Conrado, que estudaram no mesmo lugar.

didz is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

28-08-14, 09:51 #4
Eu fiz ensino médio no colégio da policia militar do pr
Então não tenho nada contra.

Dentre outras coisas q ensinaram. Um q acho legal é q sempre ficava 3 alunos para limpar e organizar a sala no final. E td mundo fica em fila esperando td mundo limpar, ou seja a escola acaba o turno LIMPA todos os dias.
E todos colaboram, pq ninguém quer chegar no fim da aula e ficar esperando

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
28-08-14, 10:24 #5
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Simplesmente do caralho.
Nas comunidades onde a molecada não tem base familiar alguma e só exemplos terríveis a seguir, talvez seja uma solução fazer algo do tipo. Mão de ferro! hehe
eu estudei por 4 anos no colégio da polícia militar e vi isso acontecer. conheci muito nego que a única base era a escola, por que família e amigos eram nulos, senão negativos :{

Holocaust is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

28-08-14, 10:47 #6
Disciplina sempre foi uma coisa boa, por que tem gente que é contra?

Something is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

28-08-14, 10:50 #7
Pelo menos tão tentando alguma coisa diferente pra ver se melhora. Ficar na mesma e esperar que melhore q é burrice... Acho válido pra analisar o resultado depois de uns meses e anos...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-08-14, 11:09 #8
eu estudei num colégio extremamente rígido. tínhamos que ficar em pé e em silêncio quando o professor entrava na sala, cantávamos os hinos (do Brasil e do Colégio) uma vez por semana, no pátio....

tinhamos que usar uniforme (calça e camiseta) e as demais roupas não podiam destoar. Tenis, meias, jaquetas, moletons... tudo tinha que ser preto / branco / azul / cinza...

odiava tudo isso quando era muleque, mas hj em dia percebo que meu colégio foi fundamental na minha formação

maurocool is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

28-08-14, 11:21 #9
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
eu estudei num colégio extremamente rígido. tínhamos que ficar em pé e em silêncio quando o professor entrava na sala, cantávamos os hinos (do Brasil e do Colégio) uma vez por semana, no pátio....

tinhamos que usar uniforme (calça e camiseta) e as demais roupas não podiam destoar. Tenis, meias, jaquetas, moletons... tudo tinha que ser preto / branco / azul / cinza...

odiava tudo isso quando era muleque, mas hj em dia percebo que meu colégio foi fundamental na minha formação
Te transformou em um guerreiro da vida real

Bombastic is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-08-14, 11:22 #10
só não me ensinaram a ter bom gosto rsrsrs

maurocool is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
28-08-14, 11:23 #11
Mas gosto = braço
Tem gente que não tem

DeMolay is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
28-08-14, 11:45 #12
porra....q negocio foda

serjaum is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

28-08-14, 12:33 #13
Alguém tem que educar

A obrigação de educar é da família, mas nem todo mundo tem sorte de ter uma estruturada, então sobra pra escola educar. Achei do caralho..

ShadoW is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:17.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.