Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Eon
Trooper
 

Default Descoberto primeiro exoplaneta habitável

24-04-07, 14:56 #1
Quote:

24/04/2007 - 13h22
Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema


PARIS, 24 abr (AFP) - Um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.

Segundo os cientistas, este exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".

Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltou em um comunicado o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.

A temperatura média desta "super Terra, se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície", segundo o principal autor do estudo, Stéphane Udry (Genebra).

Além disso, acrescentou, "seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).

Descoberto com o telescópio "Harps" de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este planeta orbita em 13 dias em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra para o Sol.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/af...1806u5921.jhtm

http://www.zeenews.com/znnew/article...sid=27&sid=ENV

http://www.world-science.net/otherne...ble-planet.htm

Mais cedo ou mais tarde, chegamos lá.

Marquei em laranja a informação que achei duvidosa, não consegui confirmar essa informação em outro lugar, então começo a achar que foi erro tosco de tradução do jornal.





Eon is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

24-04-07, 14:59 #2
pooo rox
sempre achei interessante...
vamo ve se um dia nois chega memo

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-04-07, 15:00 #3
Vou comprar uma casa lá.

Never Ping is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

24-04-07, 15:01 #4
Porra, só conhecemos 200 planetas. Cada vez mais eu acho uma bobeira excluir completamente a (boa) possibilidade de que haja vida lá fora.
Pena que não viverei para ver as primeiras expedições para esse planeta

punisher is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

24-04-07, 15:01 #5
tomara que seja mais cedo

gusto is offline   Reply With Quote
krusty
Trooper
 

Steam ID: krystu86
24-04-07, 15:03 #6
E tem nego que ainda acredita que só existe vida na Terra . . .

Uhum tá bom intao

krusty is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

24-04-07, 15:08 #7
Eu não descarto a possibilidade. Meu (limitado) conhecimento sobre a série de acontecimentos que levou à origem da vida na Terra me faz pensar que pode ser que nunca tenha ocorrido algo do tipo em outro lugar.
O problema é que nem mesmo os cientistas têm certeza absoluta de todo o processo que levou à origem da vida por aqui, quanto menos podem afirmar com certeza que há vida por lá. Só olhando pra saber.

punisher is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
24-04-07, 15:17 #8
Quero mudar de planeta!!

CroNicaL is offline   Reply With Quote
Danilow
Trooper
 

Gamertag: CADanilo
24-04-07, 15:21 #9
Quote:
seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).
vezes maior ou menor???

Danilow is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

24-04-07, 15:23 #10
Conta de vezes, quando o multiplicador é maior que 1, o resultado é sempre maior que o multiplicando. Multiplicador menor que 1, resultado menor. Quinta série.

punisher is offline   Reply With Quote
Danilow
Trooper
 

Gamertag: CADanilo
24-04-07, 15:25 #11
numk eu iria saber disso!!


Danilow is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

24-04-07, 15:27 #12
afff danilo =/
heuHueHUEhuHE eh 1.5 X o radio da terra, ou seja 50% maior q o raio da terra.

agora eu tb naum entendi q nem o Eon como a massa do planeta seria "fraca", serah q ele ta se referindo a uma menor densidade?

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
24-04-07, 15:34 #13
Erro imbecil.

POW, que emoção, até que enfim.
Demorou para mandar o time exploratório e logo em seguida a Arca. Tá na hora de começar a desafogar o planeta.


[piada nerd]GOGOGO Humanos gafanhotos![/piada nerd]

Mordred_X is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
24-04-07, 16:02 #14
Po, muito massa essa noticia
como o punisher disse...
vai ser uma pena morrer antes de conhece-lo

ReDEviL is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
24-04-07, 16:14 #15
lembrando a formula da forca gravitacional:

F = G.m1.m2/r^2

se o raio do planeta é 1.5x maior e a massa 5x maior, teriamos como diferenca entre as duas gravidades (terra e planeta X)

5/1.5^2=2.222222222...

o q bate com a informacao do artigo, q eh q a gravidade eh 2.2x maior e confirma q a massa do planeta é 5x maior

predator is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

24-04-07, 16:16 #16
entao se a gente morar la, vamo ficar forte q nem super-sayajin certo?

ChakaN is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
24-04-07, 16:25 #17
Talvez alguns poucos super-humanos com genes fodas que ainda estão dormentes!
O resto só uma dor na coluna... :rolleyes>

Eluan is offline   Reply With Quote
krusty
Trooper
 

Steam ID: krystu86
24-04-07, 16:26 #18
hhehhehheeh

ChakaN acho que seria mais parecido com Sayajin com Kaioken aquele técnica do Mestre Kaio

krusty is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
24-04-07, 16:28 #19
Bora morar nesse planeta ai.. vamos ficar bombadinhos tendo que sustentar 2.2 x nosso peso :o

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
24-04-07, 16:29 #20
adoro esse tipo de descoberta da astronomia, faz a raça humana parecer taum imponente, mas vejamos:

20.5 anos luz...
bom, isso significa que se conseguirmos enviar uma mensagem de "oi tem alguem ae", na velocidade da luz, demoraria soh 41 anos pra chegar de volta, isso levando em consideração que alguem CAPTE essa mensagem, entenda, saiba de onde veio e mande de volta e levando em consideração q as previsoes mais pessimistas sobre a vida na NOSSA Terra eh de mais aprox. 100 anos, eu acho melhor a gente começar a se preocupar em conservar nossa vida aqui antes de sonhar acordado

e mais uma, não sabemos nem se a estrela Gliese onde esse planeta orbita ainda existe !!! a luz q ela nos emite para conseguirmos enxerga-la demora 20 anos pra chegar aki !!!! ou seja, estamos vendo a imagem dela no ano de 1987... se conseguissemos tripular uma viagem para la, poderiamos dar de cara com o NADA! pois essa estrela ja poderia ter se exaurido

hehe... adoro essas coisas de "astroloGIA" :rolazoio:

OrGg is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

24-04-07, 16:29 #21
Agora temos q orientar nossa tecnologia pra conseguirmos viajar pro espaço estragando os planetas e habitando novos e consumindo seus recursos naturais... =D

Biel is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
24-04-07, 16:31 #22
e dalhe a mulherada reclamando que ta acima do peso :/

ragauskas is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
24-04-07, 17:06 #23
Quote:
Postado por ragauskas
e dalhe a mulherada reclamando que ta acima do peso :/
SÓ NA DS!!!

[tinha que fazer um selo com esse bordão]

vegetous is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
24-04-07, 17:15 #24
Heheh e pensar que em termos de universo 20 anos luz é perto

ok somos um cocô ...

tdf is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
24-04-07, 17:19 #25
só tirar limite de bunny das naves que agente alcança e passa facil da velocidade da luz

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Ark4n0
Trooper
 

24-04-07, 17:34 #26
Quote:
Postado por Eon
...do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este...
Só eu q ñ fiquei sabendo q o Chile tinha se mudado pra Europa?
damn you McFly!!!

Ark4n0 is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
24-04-07, 18:31 #27
Quote:
Postado por Ark4n0
Só eu q ñ fiquei sabendo q o Chile tinha se mudado pra Europa?
damn you McFly!!!
 

http://www.eso.org/

BURNOUT is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

24-04-07, 19:20 #28
20 anos-luz é um peido.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

24-04-07, 20:05 #29
Eu nunca entendo isso... eu queria saber quem pode garantir que os seres que tanto nos assustam de outros planetas precisem de água pra viver... e quem disse que eles precisam de um clima parecido com nosso... em um atmosfera parecida... sei lá... as vezes eles não precisem ne ar pra respirar... sei lá... sou mto nwb nisso...

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

24-04-07, 20:59 #30
Quote:
Postado por OrGg
adoro esse tipo de descoberta da astronomia, faz a raça humana parecer taum imponente, mas vejamos:

20.5 anos luz...
bom, isso significa que se conseguirmos enviar uma mensagem de "oi tem alguem ae", na velocidade da luz, demoraria soh 41 anos pra chegar de volta, isso levando em consideração que alguem CAPTE essa mensagem, entenda, saiba de onde veio e mande de volta e levando em consideração q as previsoes mais pessimistas sobre a vida na NOSSA Terra eh de mais aprox. 100 anos, eu acho melhor a gente começar a se preocupar em conservar nossa vida aqui antes de sonhar acordado

e mais uma, não sabemos nem se a estrela Gliese onde esse planeta orbita ainda existe !!! a luz q ela nos emite para conseguirmos enxerga-la demora 20 anos pra chegar aki !!!! ou seja, estamos vendo a imagem dela no ano de 1987... se conseguissemos tripular uma viagem para la, poderiamos dar de cara com o NADA! pois essa estrela ja poderia ter se exaurido

hehe... adoro essas coisas de "astroloGIA" :rolazoio:
Claro, uma estrela se exaurindo em 20 anos. Com certeza...

punisher is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
24-04-07, 21:48 #31
Quote:
Postado por punisher
Claro, uma estrela se exaurindo em 20 anos. Com certeza...
Exatamente o que eu ia falar hUEHuheuHU

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

24-04-07, 22:47 #32
Outro dia mesmo eu risquei uma estrela de giz num quadro negro cheio de pó. Ela não era curta nem estreita, não era ponto nem desenho, era apenas uma estrela sozinha, uma estrela que nunca existiu, feita dum traço que ninguém conhecia. E neste limitado universo de cal e ônix pretendi ser um grande cosmonauta. Não era de conhecer muitos planetas, bastava-me um pra haver o orgulho do desconhecido. Mas os sonhos são sempre assim... fingimentos eternos. Sei que nunca serei um astronauta de verdade.
A única coisa que me anima quanto o espaço é isso: quando a raça humana estiver ameaçada pela destruição de seu planeta natal teremos a certeza de que há um lugar de iguais condições a terra, garantindo assim a nossa existência. Isso é claro, se não fosse impossível chegar lá.

Buckle up Dorothy, ‘cos even Kansas is going bye-bye

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
garrafa
Trooper
 

24-04-07, 22:53 #33
Quote:
Postado por punisher
Claro, uma estrela se exaurindo em 20 anos. Com certeza...
claro que 20 anos para a cosmologia nao eh nada, mas pode acontecer algum choque ou algo do tipo que acabe com o planeta na hora

garrafa is offline   Reply With Quote
Tannark
Trooper
 

24-04-07, 23:18 #34
Deve ser moh foda dar bunny lá :/

Tannark is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

24-04-07, 23:45 #35
Quote:
Postado por garrafa
claro que 20 anos para a cosmologia nao eh nada, mas pode acontecer algum choque ou algo do tipo que acabe com o planeta na hora
A probabilidade de que isso aconteça com certeza é muito menor que a de haver vida no planeta.
É como eu sempre digo, nada é impossível, apenas infinitamente improvável.

punisher is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
25-04-07, 00:18 #36
Quote:
Postado por punisher
Claro, uma estrela se exaurindo em 20 anos. Com certeza...
soh estava citando alguns possiveis problemas que limitariam uma exploração mecanica ou viagem tripulada a um local como esse (c as barreiras tecnologicas atuais ainda naum forem o suficiente) e normalmente ninguem percebe, claro q 20 anos pra astronomia eh 1 segundo, mas isso ainda eh um fator limitante

o que eu queria dizer eh q meu tataraneto ja vai estar morto e talvez nem exista mais Terra quando essa descoberta realmente servir pra alguma coisa

OrGg is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

25-04-07, 00:25 #37
1 segundo? É muito menos, se tomarmos nosso tempo médio de vida como parâmetro.
E nunca se sabe quando ocorrerá uma descoberta bombástica que revolucionará as viagens inter-estelares. Pode ser daqui a 50 anos, ou daqui a 5000.

punisher is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

25-04-07, 00:41 #38
A unica forma de chegarmos lá, digo nós seres vivos é torcer para que os habitantes daquele planeta sejam mias evoluidos do que o nosso com uma tecnologia capaz de chegar aqui em pouco tempo e ae ver que nós sabemos da existência do planeta deles entrar em contato conosco. Já imaginou?? Intercâmbio extra-estrelar?? Tomará que não sejam extraterrestres dos filmes americanos querendo sempre destruir a humanidade por algum motivo torpe.. Quem sabe até eles estão entre nós nos estudando e vendo o quanto somos atrasados e tudo.. vai ver que na DS temos algum deles implantado aqui..

3460 is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
25-04-07, 01:02 #39
[Aqueles que manjam a lot]
Porra, os humanos de lá devem ser maior bombadão por viverem em uma gravidade 2,2 vezes maior que a da terra.
 

Sussa is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

25-04-07, 01:07 #40
Quote:
Postado por 3460
A unica forma de chegarmos lá, digo nós seres vivos é torcer para que os habitantes daquele planeta sejam mias evoluidos do que o nosso com uma tecnologia capaz de chegar aqui em pouco tempo e ae ver que nós sabemos da existência do planeta deles entrar em contato conosco.
Algo me diz que se os habitantes desse planeta de fato existirem, eles vão ficar quietinhos esperando os homo sapiens se matarem sozinhos pra poder pegar o planeta terra sem ter que disparar 1 tiro sequer.

Eon is offline   Reply With Quote
garrafa
Trooper
 

25-04-07, 13:30 #41
Quote:
Postado por punisher
A probabilidade de que isso aconteça com certeza é muito menor que a de haver vida no planeta.
É como eu sempre digo, nada é impossível, apenas infinitamente improvável.
mas dah onde vc tirou essas probabilidades?

garrafa is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
25-04-07, 13:42 #42
LEGAL, AGORA VAMOS ARRUMAR NOSSAS MALAS E VIVER EM UM MUNDO DESCENTE!

chrysler is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
25-04-07, 16:23 #43
Mas ele tá descendo?

Mordred_X is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

25-04-07, 16:25 #44
Eu sou de libra então sou um alienigena o.O

SsjGohan is offline   Reply With Quote
tessari
Trooper
 

25-04-07, 16:33 #45
logo logo os irmãos começam a vender terreno lá...

tessari is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
25-04-07, 16:38 #46
Quote:
Postado por Flash Gordon
Mas ele tá descendo?
AHUIAOHIOAHAUIOHAIHAUIAHIUAHIU

Kensha is offline   Reply With Quote
RebelStrike
Trooper
 

25-04-07, 19:28 #47
Não detectei o ki (chi) de ninguém por lá...
 

RebelStrike is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
25-04-07, 22:37 #48
bora comprar um radiotelescópio e mandar um boa cabelo pra eles

yahoo!? is offline   Reply With Quote
Cyan Leader
Core
 

25-04-07, 22:48 #49
Se tiver vida no planeta, provavelmente as espécies devem ser bem peguenas para poder suportar o própio peso. Uso a formiga como exemplo, aqui elas conseguem carregar duas vezes o peso delas. Elas não teriam tanto problema em um planeta desses.

Sei lá, só uma teoria.

Cyan Leader is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:00.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.