Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Era uma vez o irc brasileiro

21-05-07, 10:33 #1
http://www.brasnet.org/2007/05/era-u...rasileiro.html

Era uma vez o IRC brasileiro.



O IRC é um sistema on-line de troca de mensagens textuais, pelo qual vários usuários podem conversar ao mesmo tempo. Nasceu em 1988, na Finlândia, e foi muito utilizado pelo meio acadêmico para comunicação entre pesquisadores e estudantes. Seu primeiro momento de fama internacional foi em 1991, durante a Guerra do Golfo Pérsico, quando pessoas de todo o mundo se reuniram em um canal para ler os últimos relatos e trocar informações. Teve o mesmo uso durante o golpe contra Boris Yeltsin, em 1993, e em outras datas especiais como grandes terremotos e Copas do Mundo.

Conheci a Internet em 1995, com acesso via RENPAC. Naquela época não existia Google e a principal forma de navegação era feita por documentos indexados em Gopher. A ferramenta de busca chamava-se Veronica (Very Easy Rodent-Oriented Net-wide Index to Computerized Archives).

Outro recurso muito utilizado naquela época eram as BBS (Bulletin Board System) e foi justamente por meio de uma, a jacare.ufpa.br, que conheci o IRC. Nela, havia uma porta de acesso ao canal #brasil que ficava na EFNET. Na primeira vez foi difícil acreditar que cada nick ali conversando era uma pessoa e que elas estavam nos mais diversos lugares do mundo. Conheci pessoas incríveis e ainda hoje tenho contato com várias delas.

Em 1996, teve início a era comercial da Internet no Brasil. Muitos provedores nasceram e a maioria apoiou o nascimento do IRC cedendo máquinas onde os servidores rodavam. Lembro que a primeira rede foi criada e organizada pelo Jan (kanopus) e pelo XShadow. Participei desta rede no início e logo percebi que os poderes ilimitados que os ircadmins e os ircops possuíam eram constantemente usados de forma abusiva. Tal comportamento afugentaria os usuários comuns e impediria o crescimento maduro do IRC. Como não consegui mudar esta mentalidade, saí e criei a BrasNET.

Com apenas dois servidores (americasnet e tvfilme) e um grupo de amigos, que ainda hoje são amigos, a BrasNET foi criada com o objetivo de manter um ambiente saudável de bate-papo, entre brasileiros, com qualidade e onde não houvesse abusos por parte dos que cuidavam da rede e seus servidores. Vários provedores aprovaram esta proposta se associando à nossa rede e a quantidade de usuários foi crescendo de forma exponencial. Conhecidos que estavam distantes se comunicavam de forma fácil, assim como amizades e famílias foram formadas entre pessoas que nunca se conheceriam se não fosse pela BrasNET.

Durante os anos, tal crescimento trouxe felicidade e satisfação tanto para os que cuidavam dos recursos quanto para os usuários que se beneficiavam destes. O ponto máximo da rede se deu em 2003, quando mais de 60 mil pessoas conversavam simultâneamente na estrutura mantida por parceiros como Telemar, BrasilTelecom, Unisys, Interdotnet, Mandic e outros grandes provedores brasileiros de abrangência regional. Presenciei e combati diversos tipos de crimes via internet visando manter um ambiente saudável. Com sucesso, chegamos a ser a oitava maior rede IRC do mundo, sendo a maior ligada a um país e língua.

Tamanho sucesso gerou inveja e frustração em algumas pessoas que resolveram promover ataques à rede e seus parceiros. Os técnicos de segurança das empresas parceiras nunca trabalharam tanto para garantir a continuidade dos serviços e bloquear tais ataques. Infelizmente os ataques eram fortes o suficiente para derrubar provedores e regiões inteiras, o que as levou a desistir de apoiar o IRC brasileiro. Atitude justa e esperada, pois tais ataques prejudicavam os demais serviços dos provedores.

Para manter o IRC funcionando a solução foi contratar servidores no exterior que tivessem capacidade de bloquear os ataques. Com isso o IRC brasileiro passou a ser hospedado exclusivamente no exterior.

Nessa época, além dos problemas dos ataques, tivemos o surgimento do Orkut e a ampliação do MSN mantidos pelos gigantes da Internet no mundo, Google e Microsoft. Como o IRC é mantido por pessoas comuns, é fácil causar instabilidade nele. Tal instabilidade fez com que as pessoas fossem desistindo do IRC. De outro lado, a nova geração já vem nascendo plugada ao MSN e ao Orkut.

Mesmo com a queda na quantidade de usuários e com os ataques que levaram à desistência dos parceiros brasileiros, continuei mantendo a rede com os mesmos objetivos que me levaram a criá-la. Infelizmente aquelas pessoas que atacavam os parceiros brasileiros no início dos anos 2000 também não desistiram de atacar o IRC brasileiro. Atualmente esses ataques estão tão fortes que nem mesmo os datacenters americanos especializados conseguem bloqueá-los eficientemente.

Ficamos, então, em um beco sem saída. Não é mais possível manter o IRC brasileiro nem no Brasil nem no exterior. Pode até surgir um datacenter capaz de resistir aos ataques de hoje. Mas e os que virão amanhã? É muito desgaste para pouco benefício. Dessa forma a BrasNET continuará existindo com seus direcionamentos de e-mails, urls e jabber, porém não vale mais a pena trabalhar com IRC. De qualquer forma estou satisfeito com esses 11 anos de trabalho e agradeço a todos os usuários, parceiros e colaboradores que contribuíram de alguma forma para o sucesso desta empreitada.

Quem quiser deixar depoimentos, contar histórias e casos que aconteceram nesses 11 anos, é só enviar para meu email que publicarei aqui no site.

Abraços a todos,
Mauritz.





Jeep is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

21-05-07, 10:41 #2
rapaz, teve uma epoca q eu e meus amigos eramos tudo viciados em IRC, alias conheci o Didz la, eu q chamei ele pro quake.
haueh
Era muito massa dar Takeover, ainda mais no #brasil
depois descobri uma falha dos admin q era soh entrar com nick deles e mesmo id la q eu me botava de op do canal
ahueh

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
21-05-07, 10:41 #3
é uma pena..
uma parte da minha vida foi vivida na brasnet

Holocaust is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

21-05-07, 10:43 #4
é, culpa dos h04x wannabe geral se fode como sempre
lamer brasileiro tem que pegar fogo

AcquiencE is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
21-05-07, 10:49 #5
bah que pena..
irc era mto massa
na epoca de pia mesmo, quando nao tinha idade pra ir pra balada, era conectar sabado as 2 da tarde e ficar ate quase domingo de manha falando no irc
chavecando as gatas, deixando quit pra elas, fazendo moral pra ganhar op, etc
putz, saudades
pena que ainda existam esses sem vida de merda que se empenham em atacar a rede ;p
r.i.p

kaolhooo is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

21-05-07, 11:17 #6
nerds sem vida! eh foda

kuidow is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

21-05-07, 11:22 #7
hehehe epoca boa mesmo, eu era viciado, sabia altos "furos" hj em dia nem sei o nome que se da pra isso.. mas do meus 13 a 15 anos eu era viciadao..ganhei status de ircop (nem sei se chama isso hj em dia) na brasnet pq descobri um furo onde dava pra killah o bot do nickserv e ficar no lugar dele e pegar a senha.. depois eu trabalhei no provedor da minha cidade e montei um server de irc la e ainda peguei status de ircop global pq filiei ele nas redes fodonas. Epoca boa.. AUEHUEA depois do nada desencanei e larguei essas coisas.. deve ter sido a epoca que eu comecei a sair .. no inicio de 16 anos.. depois disso era massa so ficar bebado e apostar com os amigo que ficava com mais muie AHEUHEAUHEA UAEHUEA eta epoca.

alias, acho que nem era brasnet na epoca
ou era brasirc..

eram 2..

Master is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
21-05-07, 11:22 #8
pra mim nem faz diferença.. tem inumeros servers..
é só falar pra galera migrar pra outro.. 1 a mais 1 a menos..
mas lamento a perda do cara ai.. se eh q ele ganhava alguma coisa...

chrysler is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

21-05-07, 11:25 #9
Quote:
Postado por AcquiencE
é, culpa dos h04x wannabe geral se fode como sempre
lamer brasileiro tem que pegar fogo
Foi briga com a BrasIRC, ao que me parece.
Lendo esse texto faz parecer que o Mauritz é um cara tão idôneo UAISEHOI

punisher is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

21-05-07, 11:27 #10
irc rlz
fez parte de nossas vidas com certeza
(

c n fosse o irc a expresao rlz ou sux
e nem o "hua hua hua"

roadster is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

21-05-07, 11:48 #11
valeu jeep, pode crer que proporcionou muita diversão pra muita gente...
eu inclusive

Gerson is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
21-05-07, 11:50 #12
éeuhawiuh
bem lembrado, road

Holocaust is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
21-05-07, 11:55 #13
eh... nada da certo aki mesmo.

nunca imaginei a BrasNET offline.

hardz is offline   Reply With Quote
Tweek
Trooper
 

Gamertag: diogorighi
21-05-07, 11:56 #14
;~~

Tweek is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
21-05-07, 12:02 #15
Eu usei mIRC também por bastante tempo, mas acho que foi bem mais moderado. De vez em quando até volto a usar. Uma merda a BrasNET acabar.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

21-05-07, 12:38 #16
old
eiahaehioaehiea
a brasnet realmente marcou a vida de mta gente, inclusive a minha..
mas eu nem entrava mais
nao sei oq houve q o pessoal parou de entrar na brasnet o.O

Demé is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
21-05-07, 12:40 #17
nunca gostei IRC e vou continuar sem gostar!

btw.: difícil de acreditar que esses lammers de merda só queiram destruir a Brasnet.

vegetous is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
21-05-07, 12:42 #18
Quote:
Postado por Seiy4
old
eiahaehioaehiea
a brasnet realmente marcou a vida de mta gente, inclusive a minha..
mas eu nem entrava mais
nao sei oq houve q o pessoal parou de entrar na brasnet o.O
msn/orkut

ps.: pato

Holocaust is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

21-05-07, 12:55 #19
... the end

Sekzzz is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
21-05-07, 12:59 #20
... the legend

chrysler is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

21-05-07, 13:02 #21
hue
esse mauritz era o nego mais zuado do irc pqp
mais q ele só o fabulous
se nao fosse o irc eu nunca teria ido pro quake, logo, nao estaria aqui...
assim como a maioria dos oldschool

rockafeller is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
21-05-07, 13:08 #22
brasnet no auge era mto mais pro q brasirc

brasirc era mto xarope

vo sentir saudades da brasnerd jheheh

serjaum is offline   Reply With Quote
merak
Trooper
 

21-05-07, 13:33 #23
irc.via-rs.net :~ saudades mtas saudades...
brasnet era nerds pq rolava akeles spam de canal "lesbians" ou "gaybr" ae o kra ficava boladao UHAEAUHE

merak is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
21-05-07, 13:39 #24
Quote:
Postado por Holocaust
é uma pena..
uma parte da minha vida foi vivida na brasnet
(2)

brasil.. como sempre.. a escória

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
[SKAN]
Trooper
 

21-05-07, 14:47 #25
olha o nivel dos comentarios no site
http://www.brasnet.org/

[SKAN] is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
21-05-07, 14:47 #26
huaheuahe mauritz pagando de bom samaritano...

daqui a pouco rola um depoimento da fabulosa sobre os vários machos tesudos que ele pegou no gaybrasil heaueha
brasnet era legal! em 97 eu tinha um CRAN DE IRCWAR chamado SATAN IRC WARRIORS heauheaue a hp nossa era mó famosa...

O pegasus (q jogava qw nas antigas) deixava uma propaganda no #brasil né... daí os ircop ficaram putos e resolveram entrar tudo no canal nosso..
era o auge do teardrop, ele crashava o kernel do linux, era tiro e queda, derrubava qqer coisa... e os cara usava tudo linux pa pagar de gatinho...

<ircop> ME HACKEIA AE ENTAO HAHAHAHAHA

10 segundos depois ircop dando ping timeout heaueh

13 anos rules...

tdf is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

21-05-07, 15:13 #27
Quote:
Postado por tdf
era o auge do teardrop

10 segundos depois ircop dando ping timeout heaueh
sniff fiquei EMOtivo agora

como era bom o teardrop e o ssping


po to lembrando de um fato agora, sempre que entrava cheater com bot no quake normal antigamente tinha o comando: users ou listip nao lembro bem qual que aparecia o IP de todos os usuarios

dae eu dava teardrop nos cheaters e a paz reinava nos servers

ChakaN is offline   Reply With Quote
aLe
Trooper
 

21-05-07, 15:36 #28
uaheuhauehauehauheauehe
eu e um camarada sempre agitava de fuder com os servers, mas geralmente era com a Undernet e a Chatnet, muito engraçado, derrepente agente começava a kickar geral, encher salas com bots, derrubava tudo.
nessa epoca os planos de net eram por hora consumida, e meu pai assinava o mais basico que eu zerava em um fds, ai juntava eu e o brother pra roba umas senhas da galera que morava nos predios do bairro e fodia com a conta dos caras uaheuahuehae.
mulekada é foda, auge dos 12 anos rlz.

aLe is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
21-05-07, 15:43 #29
Quote:
Postado por merak
irc.via-rs.net :~ saudades mtas saudades...
(1)
Bons tempos... de 98 até o servidor acabar
Quando acabou o servidor ficou aquela putaria de qual ir, um pouco foi pra um, um pouco foi pra outro... e eu aproveitei pra largar essa vida, hehe

wiseman is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
21-05-07, 16:25 #30
Na época da brasnet que os ips não eram encriptados tinha um script de BitchX que chamava ice[bx]...
Era só vc digitar /ssping nick, /teardrop nick, etc aheaheuah

tdf is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
21-05-07, 16:31 #31
eu lembro que pra nukar existia o Vai Te Já e pra se defender dos nukes o Já Aí Vem
huehuehueuhe

wiseman is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
21-05-07, 16:53 #32
para neh
nao foi a propria brasnet que redirecionou os ataques pra ela em cima da highway?
que bela atitude foi essa O_o

Kensha is offline   Reply With Quote
kav
Trooper
 

21-05-07, 17:17 #33
huaehaeuhea nukewar
WinNuke ftw

kav is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

21-05-07, 17:26 #34
que merda
apesar dos netsplit de domingo
brasnet ownava

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Tannark
Trooper
 

21-05-07, 17:32 #35
Eu usava braZnet... depois mudou prs RedeSul se não me engano... era o mesmo da Wnet . Tinha mta gente de Presidente Prudente e do Paraná :P

Tannark is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
21-05-07, 18:34 #36
bom pelo menos alopramos enqto foi tempo

aloprar gringo nao tem graça eiuaheiuae

serjaum is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
21-05-07, 21:25 #37
enquanto existirem pessoas tipo o pitbeesha, entao o mirc ainda tera salvação
 

all hail pitbeesha

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

21-05-07, 21:27 #38
nunca fui um grande usuário de irc. Nem de icq. Nem sou hoje de msn.
Simplesmente não gosto muito.

Ah e de fato, pelo pouco que eu já usei mirc em comunidades de animes nacionais as pessoas costumam ser umas merdas mesmo.
Em salas gringas os caras são mais gentis.

Baron is offline   Reply With Quote
RedTrap
Trooper
 

21-05-07, 21:34 #39
uma curiosidade q sempre tive...
era possivel ganhar dim dim com irc?!
como!?

o povo ficava 24hrs dando suporte...
sei la

RedTrap is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

21-05-07, 22:40 #40
eu conheci o IRC em 1996 na casa de um primo mais velho. ehuhaea eu achei muito massa o jeito que era, humilhava o chat do UOL. Saudades de conectar com o Ninja Script na brasnet e ficar zuando a galera. Então em 97 eu ganhei meu primeiro pc e comecei a frequentar a brasnet e depois a brasirc.NET.
Meus melhores amigos que continuam até hj eu conheci na brasirc.net, la tinha o #curitiba que tinha mais gente que o da brasnet, e varios outros canais pequenos de gente de curitiba. Era legal que cada canal era uma galerinha diferente, de diferentes estilos. ehuehae
Fizemos uma vez uma festa do nosso canal e deu mais de 200 pessoas do IRC, de diferentes canais. A festa era 10 reais por pessoa e tudo era gasto na festa, nao tinha lucro.

Enfim, senti mais quando a brasirc.net acabou do que a brasnet. Mas quando a brasirc.net acabou ela ja tava na UTI, tinha beeem pouca gente, o msn acabou com o IRC antes.

Saudades desses tempos

gusto is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
21-05-07, 23:19 #41
remadoras ftw
AHEUIaoehiuAEH

Kensha is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

21-05-07, 23:40 #42
http://www.youtube.com/watch?v=FomroPMOKvg

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

22-05-07, 12:10 #43
Quote:
Postado por serjaum
brasnet no auge era mto mais pro q brasirc

brasirc era mto xarope
dae a brasnet resolveu exigir cadastro completo no site e começou a colocar ads qd vc conectava

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
22-05-07, 12:13 #44
eu smepre usei brasirc
na epoca q eu usava brasirc era impossivel ficar na brasnet, mto lagada, mto ruim de conectar, ficava decadas pra conectar naquela porra... enfim...

nao tinha essa de melhor ou pior, ambas faziam a mesma coisa O_o... como comparar? :P

Kensha is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

22-05-07, 20:07 #45
HAIL AFRODUCK \O/

punisher is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

22-05-07, 23:21 #46
Eu usava mais a Undernet, nunca gostei mto da Brasnet... conectava só qdo precisava msm...
Msm no irc eu só falava com os meus amigos então pra mim o ICQ e o MSN substituem a altura em alguns quesitos...

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

23-05-07, 00:41 #47
Quote:
Postado por tdf
Na época da brasnet que os ips não eram encriptados tinha um script de BitchX que chamava ice[bx]...
Era só vc digitar /ssping nick, /teardrop nick, etc aheaheuah
huahua eu usava isso no slackware 3.7 ainda...
o ssping nem lembro, mas o teardrop era sinistro...
dava teardrop no canal, nao era em nick individual
passava uns 20 segundos, metade do canal caía!
whatever, eu tinha 15 anos e enjuei dessa idiotice com 1 semana... e quem nao tiver pecado que atire a primeira pedra

certamente tem uns caras mais velhos por tras desses ataques ao irc... é lamentavel que um homem com barba na cara perca tempo nesse tipo de atitude...

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
23-05-07, 00:48 #48
Sem duvidas uma pena por ser rede Brazuca, mas pra mim nem vai dar mta diferença...
Todos canais que entro são na rizon e highway.

Sussa is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

23-05-07, 00:56 #49
Quote:
Postado por Dr_Phibes
Eu usava mais a Undernet, nunca gostei mto da Brasnet... conectava só qdo precisava msm...
Msm no irc eu só falava com os meus amigos então pra mim o ICQ e o MSN substituem a altura em alguns quesitos...
undernet rlz 1... naqueles bons tempos, especialmente o servidor de Caen, na França e de Chicago, nos Eua...

Nunca vou sentir falta da brasnerd... só usei mirc no tempo da undernet e no nascimento da brasirc (péssimas lembranças, inclusive...)

o tempo da under era fenomenal, tinha um bando de gente que não achava os sistemas BBS suficientes para comunicação e resolveram invadir o tal do mirc... naqueles tempos, os script para mirc chamado 7thsign era o que se tinha de mais avançado... não demorou muito, obviamente, para que um bando de programadores desocupados criassem uma porrada de scripts que nada mais visavam que derrubar os servers...

na under isso não era comum, mas na brasirc cansei de ver kline e gline serem dados várias vezes ao dia somente nos canais do rio de janeiro...

faz quase 10 anos que não entro no mirc mas, sem dúvida, a brasnet nunca foi, pra mim, um server para se frequentar mas apenas e tão somente um para se entrar quando todos os outros estivessem derrubados...

sei lá... undernet rlz...

XtremE is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
23-05-07, 01:06 #50
velho, eu com 13 anos tinha ircop da brasnet roubado, deve ser mto tosco ser ownado por um mlk de 13 anos auehauea

tdf is offline   Reply With Quote
jr
Trooper
 

23-05-07, 01:13 #51
infelizmente a brasnet já estava em decadência.
porém mtos ataques eram liagdos a virtualife
esses putos devem estar felizes com isso...

jr is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 01:08.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.