Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
punisher
spkr
 

Default Linux não é bloatware!

07-04-06, 19:02 #1
Bom, como o tópico da VM do windows gerou uma discussãozinha legal, vou abrir outro sobre o assunto Windows X Linux

Quote:
Você leu aqui no Meiobit.com sobre a possibilidade do notebook de US$ 100,00 de Nicholas Negroponte usar uma versão específica do Windows CE como sistema operacional em lugar do Linux. Negroponte afirmou que o Linux é "gordo" demais para o projeto. O autor do artigo, nosso estimado amigo Cardoso, consoou com esta opinião. Como membro da comunidade do software livre venho apresentar fatos que demonstram que ambas opiniões estão incorretas, a primeira por ser mal intencionada e a segunda por ser descuidada. Leia esta peça polêmica e descubra um pouco mais sobre o Linux.

Quando Negroponte fala que o Linux está gordo demais ele tem 500 milhões de motivos para fezer isso. Cada computador será vendido por US$ 100, e estima-se que sejam produzidas 5 milhões de unidades (no mínimo). Como poderia uma empresa ver este montante de dinheiro e não fazer nada. Conclusão número 1:
- Negroponte abandonou os laboratórios do MIT para fundar uma empresa que irá movimentar 1/8 do lucro da divisão de mainframes da IBM em um ano. Grande jogada, abandonar a vida de filantropo para juntar-se ao clube da Forbes;

O Linux não poderia pagar nada à Negroponte por sua adoção no programa One Laptop per Child. A Microsoft pode. Se cada licença de Windows CE incluída no projeto custar US$ 10,00 não haverá muito drama em vender-se o laptop de US$ 100 por US$ 110. No entanto se Negroponte levar 5% de comissão por cópia (US$ 0,50) isso significa US$ 2.500.000,00 por ano de comissão. Pague-me isso e eu chamo o Linux, minha namorada e sua esposa de gordos. Conclusão número 2:
- Danem-se as crianças do terceiro mundo e a inclusão digital, se eu puder comprar uma Ferrari Enzo até Janeiro de 2007 esse laptop sai com Windows mesmo.

Com esses dois argumentos simples afirmo. Negroponte abriu as portas para o Windows CE não porque o Linux é gordo, mas sim porque suas contas bancárias ficarão mais gordas. Simples assim, pois é assim que tudo funciona no mundo corporativo.

Mas porque a opinião do Cardoso é equivocada, ele também vai levar US$ 2.500.000,00 por ano da Microsoft? Não, é claro. Mas devo discordar dele, em prol da iluminação (ohhhhhhhhhhh). Haha. Vamos lá, quando Cardoso afirma:

"O Linux desde que se tornou funcional no Desktop se tornou um bloatware. Hoje nenhuma instalação útil vem em menos de 2 CDs (download pós-instalação não vale). Na configuração dada, 512 disco 128 RAM 500MHz CPU, dificilmente um KDE da vida vai se dignar a rodar."


Engana-se três vezes.

1- O KDE roda com 128MB de RAM
Pode parecer mentira, mas não é. Tanto KDE como Gnome rodam com 128MB de RAM. Conheço pessoalmente um dos desenvolvedores principais do KDE, o Helio Castro, e posso assegurar isso. Helio trabalha ativamente no desenvolvimento do KDE 4 e participou da Akademia em Málaga, Espanha, em 2004 e quando ele ouve que KDE não roda com 128MB de ram fica azul de raiva, porque isto é um mito. Com algumas otimizações de desempenho e configurações adequadas o KDE 3.5 executa bem com 128MB de RAM. Com uma recompilação adequada ele pode mesmo ter um desempenho melhor que o do Windows 98 em máquinas com pouca memória.
Além disso o Linux possui diversas interfaces gráficas mais simples e que necessitam menos ainda de recursos. De fato o Linux possui interfaces gráficas que poderiam rodar em minha calculadora gráfica HP 49G (que possui 1,5MB de RAM). De todos os sistemas operacionais em produção hoje no mundo apenas dois não executam interfaces gráficas com 128MB de RAM ou menos: Windows e MacOS X.

2- Uma instalação útil de Linux vêm em 1 CD
Errado. Possuo um Linux completo dentro do meu memory key Kingstone de 512MB, ela tem navegador de web, editor de textos, editor gráfico, software para IM e mais uma dúzia de programas de uso geral. E aqui preciso definir o que é útil. Se útil é um sistema que traz consigo programas que você precisa e usa no dia a dia então nunca existiu um Windows útil, pois nenhum Windows traz em seu CD um processador de textos que você possa usar para algo produtivo (por isso todo mundo tem uma cópia pirata do Office XP). Se útil é um sistema operacional que apresenta uma interface gráfica e um navegador web então o Linux (qualquer Linux) ocupa apenas 400MB de seu disco contra 1.2GB do Windows XP. Aqui eu lanço um desafio: pago R$ 50,00 em dinheiro para qualquer um que produza (de forma legal, assim como o Linux) um CD de instalação do Windows XP que traga consigo softwares equivalentes (em nível e produtividade) aos encontrados no CD do Linux Ubuntu 5.10. O Ubuntu é um Linux totalmente "útil" que vem em apenas um CD e entre seus mais de 200 aplicativos traz jogos, editor de textos profissional, navegador para web, IM, IRC, software de mídia, edição gráfica e etc.
Aliás qualquer Linux pode ser instalado com apenas o primeiro CD. No Mandriva, por exemplo, os dois CDs extras trazem apenas aplicativos que você pode ou não instalar no sistema, são opicionais, para que você não fique como um usuário de Windows buscando pela internet programas para tornar seu computador novo em folha algo útil de verdade. Em seus 3 CDs o Mandriva traz até software para modelagem 3D e CAD. Nada de downloads, você apenas escolhe o que quer instalar e ponto final. Usando apenas um CD você tem um sistema básico, que ainda assim traz centenas de aplicações que um usuário de Windows leva horas, às vezes dias, para baixar e instalar em seu computador. O lance do desafio é sério, prove que o Windows consegue fazer legalmente o que o Linux faz e ganhe R$ 50,00 fácil.

3- Bloatware rodando em relógio?
Comparando Linux com Windows usando 1 CD:
Linux: sistema operacional, interface gráfica, servidores diversos, firewall, navegador web, IM, editor gráfico, editor de textos profissional;
Windows: sistema operacional, interface gráfica, servidor de arquivos e impressão, navegador web, IM.
E esse Linux pode rodar com 128MB de RAM, o Windows não. Qual é o bloatware? Se você tem um roteador Linksys wrt54g versão 4 ou anterior você roda um Linux sem saber. Esse roteador possui um processador MIPS de 125MHz, 2MB RAM e 4MB de Flash e usa Linux como seu sistema operacional. E de fato existem muitos projetos que usam Linux como sistema, desde aquecedores de água, torradeiras, computadores embarcados em automóveis, satélites e uma infinidade de outros. Pense sobre isso por um instante: se o Linux fosse bloatware porque ele, e não outro sistema seria escolhido para rodar dentro de um relógio de pulso ou de um aparelho de GPS? Porque a Motorola estaria usando Linux como sistema para sua próxima geração de celulares? O Linux é bom o bastante para rodar em um telefone celular mas é "gordo" demais para um pequeno laptop? Aqui eu lanço outro desafio: Instale e inicialize o Windows XP em um Pentium 150MHz (ou equivalente) com 4MB de RAM e sem HD executando um sotware de roteamento e firewalling e ganhe R$ 50,00. Eu conheço apenas dois sistemas operacionais em produção hoje que não rodam em nada inferior a Pentium 150MHz: Windows e MacOS X. Todos os outros, até onde tenho conhecimento, podem ser executados em hardwares mais antigos e limitados do que esse. Fica então outro desafio, prove que o Linux é bloatware rodando seu principal concorrente em hardware tão modesto quando o necessário para rodar o Linux e leve outros R$ 50,00 fácil.





punisher is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

07-04-06, 19:04 #2
Quote:
Esses 3 argumentos dão conta do que havia sido falado anteriormente sobre o Linux ser bloatware. Mas ainda há algo que quero acrescentar. Para Negroponte transformar o Linux em algo menos gordo, adequado à sua visão de computador de US$ 100 para crianças carentes ele precisaria, digamos, de 10 engenheiros de software trabalhando 40 horas por semana. Supondo que levasse 4 meses com 10 engenheiros teríamos 6.400 horas de trabalho que, se pagos a US$ 100,00 a hora, totalizaria US$ 640mil, o que equivale a 6.400 computadores daqueles que ele pretende vender 5 milhões. Parece razoável um engenheiro de software ganhar US$ 200mil por ano? Ou seja, com 0,128% do total de produções estimado Negroponte pagaria as alterações para deixar o Linux tão "magro" quanto ele quisesse. Mas porque gastar algo se você pode gentilmente aceitar a caixinha da maior empresa de software do mundo? C'est la vie.
 

Imagem maior: http://www.meiobit.com/images/2006/0...4-06_1011.html

Fonte: http://www.meiobit.com/arq/007707.html

O texto é longo mas vale a pena pros entusiastas do assunto (de ambos os lados).
Uma imagem fala mais que mil palavras husiao ATM do itaú dando tela azul

punisher is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
07-04-06, 19:10 #3
Quote:
Postado por Lulu no msn
[17:08:14] Eluan! says:
nossa
confundir dinamica com bloatware eh pra quem eh burro =(
[17:08:39] Eluan! says:
bloatware eh você ficar puto esperando a instalação do windows carregar milhoes de drivers q nunca vao ser usados e usar um cd inteiro com... nada!
Ponto. (Porque o fórum não deixou eu postar só um quote, mesmo sendo meu!)

Eluan is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

07-04-06, 20:04 #4
O povo tá ficando com medo de texto longo é? :P
O outro topic só pq era mais simples rendeeeeu

punisher is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
07-04-06, 20:12 #5
É longo mas é engraçado

Mas até o autor ficou com preguiça de corrigir os erros de gramática, de tão longo que o texto é!

Eluan is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-04-06, 20:16 #6
nem fodendo vou ler tudo isso

flw eaheua

serjaum is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
07-04-06, 20:42 #7
Eu li.

Nenhuma novidade pra mim. Mas, mesmo assim, prefiro o Windows por causa dos jogos. =)


Ahh, FODA-SE os emuladores!

Marcelo is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

07-04-06, 20:48 #8
PREGUIÇOSO (os 2, mas por motivos diferentes)

punisher is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
07-04-06, 20:50 #9
eu porque?!

Marcelo is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

07-04-06, 20:54 #10
Eu li... e sempre que eu vejo texto defendendo linux, por mais que eu goste de linux, parece que ficam um tanto quanto tendenciosos. Mas com certeza o argumento do Negroponte foi um tanto malefico.

Mas também temos que considerar a questao de reinventar a roda, pra que moldar o linux se ja tem o windows ce ali prontinho, bonitinho que se precisar ser editado fica a cargo da M$?

dark_man is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
07-04-06, 21:13 #11

Linux NÃO precisaria de tamanha adaptação

jkn: "WINE Is Not an Emulator"


Aliás, emuladores (os de verdade) são essenciais!

Eluan is offline   Reply With Quote
Trovao
Millenium Falcon
 

08-04-06, 08:29 #12
Boa a Reportagem punisher.

Parabens seu camper !!!

Trovao is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

08-04-06, 08:36 #13
Ah dude, não entendo nada disso. Mas lí tudo porque era o punisher.

:************** pupu

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
08-04-06, 09:43 #14
Realmente WINE não é emulador! :P

Sabbath is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
08-04-06, 10:43 #15
wine implementa as APIs do windowze!

maxcool is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

08-04-06, 15:32 #16
Concordo com o texto, WindowsCE, fala serio!!!!!
Linux ja foi até implementado em microcontroladores, mas nesse caso, eh soh um PCzinho!!!! Dinheiro ehh foda, ainda mais nos EUA!!!!!

nada mais a declarar...

David is offline   Reply With Quote
....
Banned
 

08-04-06, 15:49 #17
gosto dos dois sistemas operacionais... o windows me da dinheiro, e o linux me trás conhecimento

.... is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
08-04-06, 16:29 #18
Quote:
Postado por Eluan

Linux NÃO precisaria de tamanha adaptação

jkn: "WINE Is Not an Emulator"


Aliás, emuladores (os de verdade) são essenciais!
Mesmo assim é melhor usar o sistema nativo do que uma implementação das suas bibliotecas. =)

Ainda não vejo nenhum motivo pra eu mudar pro linux.

Linux e windows, pra mim, tem a mesma estabilidade, facilidade de uso, maleabilidade e preço ( ). Só que o windows roda meus jogos. =)

Marcelo is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-04-06, 17:32 #19
All we need is money... all we need is money...

ops... é "all we need is love...", mas quem se importa?

Never Ping is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

08-04-06, 18:16 #20
preço?
Vc esta falando de copias legais de ambos?!

(afinal o debate a respeito de winxlinux no pc de 100$ e não no seu )

dark_man is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
08-04-06, 19:03 #21
Quote:
Postado por dark_man
preço?
Vc esta falando de copias legais de ambos?!

(afinal o debate a respeito de winxlinux no pc de 100$ e não no seu )
Quote:
Postado por jkn
Linux e windows, pra mim, tem a mesma estabilidade, facilidade de uso, maleabilidade e preço ( ). Só que o windows roda meus jogos. =)

Marcelo is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
08-04-06, 20:22 #22
Unicas coisas que o windows me trás são lembranças

Eluan is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
08-04-06, 20:44 #23
Aliás...

http://www.reactos.org/xhtml/en/screenshots.html

Maldito audit tá fazendo o desenvolvimento ficar mais lento :/

Eluan is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

09-04-06, 19:58 #24
Quote:
Postado por jkn
Ainda não vejo nenhum motivo pra eu mudar pro linux.
Linux e windows, pra mim, tem a mesma estabilidade, facilidade de uso, maleabilidade e preço ( ). Só que o windows roda meus jogos. =)
(1)

Gerson is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

10-04-06, 07:10 #25
Meu KDE travo pela décima vez... ;(

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

10-04-06, 07:22 #26
Ah sim, como eu so ewok e não posso abrir tópico: Alguém pode me ajudar?
Meu Quake ta dando pau no linux... Ele inicia normalmente mas o gráfico não fica certo.. fica tudo fudido e quando eu saio do jogo meu X trava... anyone?

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
10-04-06, 08:42 #27
volta pro windows

serjaum is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

10-04-06, 11:43 #28
Obrigado pela sua ajuda...

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
10-04-06, 12:17 #29
Drivers de vídeo instalados? Qual sua placa de vídeo? Qual executável tá tentando rodar?

Eluan is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

10-04-06, 21:06 #30
placa ATI Radeon 9600... Drivers instalados...
aparece la: "Vendor ATI"
e to tentando executa o Squake.. pq na verdade eu quero roda o ttyquake

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
11-04-06, 01:27 #31
Ihhh

Squake é MUITO velho!

Eluan is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
11-04-06, 08:34 #32
essa eu tirei num caixa eletronico do itau
era akele erro de memoria virtual baixa

 

maxcool is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

11-04-06, 12:22 #33
Esse fds fui num caixa automático do itaú no shopping e tava o técnico lá arrumando auieSHO sorte que tinha outro, pq parecia que ia loooooooooonge o serviço do cara. Aproveitando, alguem sabe se tem como fazer transferencia externa pela net?

punisher is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
11-04-06, 18:54 #34
OMG

Hoje eu testei o ubuntu 5.10 live...

Depois de passar tanto tempo fazendo as coisas do meu jeito, me impressionei como tá FÁCIL ATÉ INSTALAR PROGRAMAS, PUTA QUE PARIU!

Eluan is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

11-04-06, 19:29 #35
tá mto izi
eu to usando ubuntu :P

punisher is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
12-04-06, 08:49 #36
ubuntu is tha law

maxcool is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

12-04-06, 08:57 #37
Eu to usando o kubuntu!

dark_man is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
12-04-06, 09:06 #38
meu open office parou de funcionar no ubuntu
heauieha do nada

serjaum is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
12-04-06, 09:12 #39
serjao, cata o broffice.org

botissimo

maxcool is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
08-11-06, 09:49 #40
hohoho
viva os topics related

maxcool is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

08-11-06, 13:06 #41
Quote:
Postado por maxcool
hohoho
viva os topics related
??????????????????

David is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
08-11-06, 13:12 #42
maxcool cansou de usar broffice e openoffice? eiuahea

serjaum is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
08-11-06, 13:19 #43
embaixo do quick reply david...

eu vou usar ubuntu aqui
quando chegar meu hd novo e minha vga nova


por enqto to no windows

Kensha is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

08-11-06, 13:46 #44
dahora, valeu

David is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
08-11-06, 14:26 #45
o problema eh a memória visual primitiva dos usuários comuns (adm, rh, contabil, banco, caixa, escritorio, etc...) que, condicionados ao modo windowniano, não conseguem associar as mesmas coisas no linux por que o ambiente visual é diferente... talvez, só se o linux tivesse uma face de windows para atingir a grande maioria que gostaria de/necessita obter um laptop por 100 doláres com um software "diferente".

Em 2002 era adm de rede numa agência de publicidade e meu chefe resolveu dar uma utilidade pros 3 imacs 333 parados, juntamente com o surgimento do Lindows (um distribuição que era visualmente parecida com o windows)... Sugeriu que eu colocasse eles pro pessoas do comercial usar, já que as maquinas lá era de p 133 pra baixo, e com Lindows instalado... auehaueah moral: Não durou uma semana pra ele pedir pra colocar os p133 denovo e reinutilizar os imacs, por que o pessoal do comercial começou a reclamar que era mto complicado de usar... e quem se fode? claro, o adm de rede que se matava para fazer funcionar aquela bosta de windows 95 num p133 em 2002...

eu acho que tem que haver uma maior politica de educação nessa parte do software livre antes de querer sair instalando por ae... são poucos que conseguem ver o custo/benifício do linux a curto e longo prazo...

yahoo!? is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

08-11-06, 14:33 #46
Até que eu tinha vontade de migrar pro linux, mas o problema que configurar o driver wireless da broadcom eh dificil dimais :/

se alguma alma boa, com paciencia quiser me ajudar, eu posso tentar ;D

Master is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

08-11-06, 14:35 #47
na verdade, acho eu, que nao tem driver pro linux pra minha placa de video tb.
esse eh outro motivo =) sis m760gx !


opa tem sim
qual a melhor distro pra linux? assim pra usar normal:

jogar quake, navegar, "msn" .. . . .

Master is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

08-11-06, 14:42 #48
http://www.remote-exploit.org/index....rack_Downloads

tava pensando em usar esse..
pq ele tem tudo pra warchalking (eu faço)
dai so queria saber se alguem aqui ja tem experiencia nele..

Master is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

08-11-06, 14:48 #49
linux em casa = mais trabalho e mesmo resultado.
em empresas é ouuuuuuuuutra história.
=]

Gerson is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

08-11-06, 20:41 #50
master, se vc quer um linux pra usar normalmente, esse backtrack nao parece ser uma escolha boa uhaHUauhaauH
ele tem os negocios pra warchalking e td mais, mas se essa eh a unica vantagem, eskece.. vc nao pode pegar esses programas separados dps?

pega o ubuntu.. tenta o ubuntu edgy 6.10, mas como ele foi feito com a intenção de ser experimental vc pode ter alguns problemas (o kenshin teve problema com drivers da ati).. jah o ubuntu dapper 6.06 eh garantido... poe o cd, boota, clica 2x em Install, Siga As Instruções Na Tela ™, e tanam..

PS: se sua placa de video nao tem aceleração 3d, ela MUITO PROVAVELMENTE roda tranquilo, pq tem drivers open source.. o grilo eh com drivers da nvidia e ati q sao proprietarios, ae de vez enqd dah umas merdas na versao X com a placa Y com o linux Z

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

08-11-06, 20:43 #51
ela guenta 3d.. mas nao eh propriamente dito uma placa 3d.

da seu msn ai q quero tira umas duvidas

Master is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:39.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.