Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
22-03-14, 12:59 #76
Não tive tempo de ler o topic, peço desculpas se já está respondido, fiz uma pesquisa rápida e não encontrei, mas quanto vc gastou @maurocool em equipamentos? E por litro feito?

Espero que tenha ficabo boa

Valeu!





Clx is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
22-03-14, 13:34 #77
Edita e apaga, já vei que tem quase tudo respondido. Valeu!

Clx is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
22-03-14, 18:08 #78
O dia q tiver algo mais pratico tipo sodastream quem sabe eu pense a respeito hehehe

tdf is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
22-03-14, 19:56 #79
tem equipamentos mais praticos... o problema é que aqui a parada ainda não esta muuuuuuito difundida, mas vendem inclusive o Malte já em extrato, não precisa moer grãos, filtrar... basicamente uma panela e um lugar pra fermentar

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-09-14, 13:03 #80
Upando meu proprio topico heheh

Depois de tanto enrolar, comprei meu equipamento doméstico! Agora consigo fazer 5L aqui em casa.

Como bom curioso, resolvi adaptar algumas coisas. Existe uma parada que chama Grain Bag, um saco de tecido que serve para substituir o filtro. Como a loja estava sem, fiz meu proprio grainbag, usando saco de algodão, daqueles de pano de chão:

 


Boiling

 


Resfriamento, antes de passar pro fermentador e adicionar o fermento:

 


Como foi a minha primeira brassagem em casa, decidi fazer a receita que fazemos direto la no pub, pra começar a pegar as manhas de equipamento e tal...

5 dias de fermentação e agora está maturando ha 3 dias.

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-09-14, 13:08 #81
Essas coisas na pia estavam no freezer e eu joguei na pia para resfriar mais rapidamente

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-09-14, 13:12 #82
Kit fermentação

 


 


Doação de um brother que teve uma filha e abandonou a vida de cervejeiro

 


P.s. um dia ainda faço o véio abandonar as Skol heheh

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-09-14, 13:20 #83
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
"lets cook"

muito legal, obviamente esse monte de equipamento de inox nao é barato, o custo acaba compensando? e a qualidade? Essa por ser a 1a talvez nao fique tao boa, mas do que vc le por ai, vale a pena fora o lado diy?
Agora consigo te responder melhor... Pra quem tem um comércio, acho que o custo compensa sim. O problema é que o custo sempre aumenta. Mais geladeiras, mais fermentadores... Além de tudo, precisa de bastante espaço.

Um barril de 45L serve 90 pints, 12 reais cada, mais de 1k por barril, bruto...

maurocool is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
28-09-14, 16:12 #84
Quote:
Postado por maurocool Mostrar Post
Essas coisas na pia estavam no freezer e eu joguei na pia para resfriar mais rapidamente
Haha cara, achei que tua pia tava imunda, ia falar pra lavar a louça pelo menos.

Azarael is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

28-09-14, 16:25 #85
depois que ficar pronta aceito ser beta-tester hahahah!

snake is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-09-14, 16:26 #86
Hahah nao, po, moh esculacho... tava tdo limpinho!!

Ate um pote de feijao congelado eu usei

E o saco de pano era novo, nao reaproveitei um pano de chão não...

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
29-09-14, 18:03 #87
Acabei de comprar um refratometro digital no Aliexpress!! Se tudo der certo, dentro de 1 ou 2 meses conseguirei saber qto alcool tem na minha breja \o/

 

maurocool is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
29-09-14, 18:16 #88
se eu enfiar isso no meu cu antes de dirigir, eu consigo saber se eu to acima do limite da lei seca?

serjaum is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
29-09-14, 18:19 #89
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
se eu enfiar isso no meu cu antes de dirigir, eu consigo saber se eu to acima do limite da lei seca?
Tem um chaveiro que você sopra e já te fala isso. Muito menos invasivo.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-chaveiro-_JM

Chronos is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
29-09-14, 19:01 #90
Quote:
Postado por Sussa Mostrar Post
haha que massa.
pena que é um hobby mto caro. mas tae uma coisa que acho que todo mundo que curte cerveja deveria participar um dia.
Quote:
Postado por Clx Mostrar Post
Não tive tempo de ler o topic, peço desculpas se já está respondido, fiz uma pesquisa rápida e não encontrei, mas quanto vc gastou @maurocool em equipamentos? E por litro feito?

Espero que tenha ficabo boa

Valeu!
Cara... não é um hobby caro.... com aproximadamente 600 reais eu comprei tudo, depois só comprar os insumos que são beeeem baratos.


O kit inicial (panela, fermentador, alcool, colher, colocador de tampinha, termometro, etc...) ficou menos de 300 reais, pq não peguei moedor, filtro....

Comprei o Frigobar por 250 no bomnegócio

Já incluí nesses 600 o termostato digital (que eu ainda não comprei, pq o frigobar fechado mantém uma temperatura de 24 graus, bom pra fermentação e a maturação ocorre numa temperatura baixa, o termostato do frigobar atende)

Eu já saí do Pão de Açucar quase 300 reis mais pobre só de brejas importadas.

Fora a parte terapêutica da parada, é mto divertido de fazer

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
29-09-14, 19:02 #91
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
se eu enfiar isso no meu cu antes de dirigir, eu consigo saber se eu to acima do limite da lei seca?
vou testar e te falo!!

maurocool is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
29-09-14, 19:03 #92
Quote:
Postado por Chronos Mostrar Post
Tem um chaveiro que você sopra e já te fala isso. Muito menos invasivo.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-chaveiro-_JM
qual a graça de medir pela boca?

serjaum is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

29-09-14, 19:50 #93
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
O dia q tiver algo mais pratico tipo sodastream quem sabe eu pense a respeito hehehe
ahsuehsauehusaheuas

boa!

brassagem for dummies

apoiado

SigSnake is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
30-09-14, 11:16 #94
maurocool, você ainda não comentou, como ficou o gosto nessa versão mais artesanal?

Ou ainda ta em alguma etapa de preparação?

Azarael is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
30-09-14, 11:52 #95
ta na preparação, ainda.... no momento está maturando. teoricamente, eu deveria fazer o processo de clarificação agora, mas não to com saco hhehehe

devo engarrafar hoje ou amanhã

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
21-10-14, 00:04 #96
 


e não é que ficou boa???

maurocool is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

20-08-15, 15:43 #97
RISE.

Como andam suas brews?

Blazed is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

20-08-15, 16:38 #98
não perguntou pra mim mas estou maturando uma Pale Ale. E a próxima brassagem sera uma Weiss a pedido da patroa

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

20-08-15, 17:05 #99
Foi geral, eu e uns amigos vimos que não vale a pena gastar 300 conto de breja por semana, eu mostrei esse topic e a galera pirou. Se puderem comentem aqui (ou mandem inbox) os procedimentos, utensílios e material que voces usam/aram

Blazed is offline   Reply With Quote
cebols
Trooper
 

20-08-15, 17:08 #100
Depois de amanhã é dia de acordar cedo e engarrafar 20L de uma IPA
[MENTION=8674]Blazed[/MENTION]; se eu lembrar, tiro umas fotos hehe. Vou ver se tenho algo aqui no cel da brassagem e já posto.

cebols is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

20-08-15, 17:51 #101
quando meu brewstand ficar pronto eu mando foto. Isso não tem fim.. vc começa com 1 panela e meia duzia de coisas... logo vc já gastou 1k... e pouco tempo chega a 10k Dá pra fazer cerveja com pouca coisa é só ter força de vontade hehehe mas aí vc vai descobrindo utensílios que te ajudam demais e quando percebe já se perdeu huauha já está furando a geladeira e transformando em kegerator huauha (sim já fiz isso)

edit: com 300 pila eu faço 75 garrafas de cerveja BOA.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
21-08-15, 00:31 #102
Sábado eh dia de Weizenbock, depois APA.

Estamos perto de $1K para fazer até 100L, tudo usado, hehehe. As nossas saem na média R$3.8/L, sem garrafa. Ainda quero comprar uma Braumeister, clone ou não, de 20L e um keg.

Outra hora upo umas fotos.

Clx is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
21-08-15, 01:19 #103
fking noice

mais pra frente eu e um amigo, vamo comprar alguns equipamento pra começar fazer tbm... dei uma olhada e chuto que o investimento inicial da uns 700 pila, é mais ou menos isso?
depois pedirei mais dicas hehe

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

21-08-15, 08:17 #104
[MENTION=5644]B.2Y.S[/MENTION]; dá sim.. se vc não foi estuprado pelos vendedores de "kits" ... pegue informações e compre separado.. muita coisa dá pra fazer em casa como as panenas com registro.
[MENTION=34]Clx[/MENTION]; compensa pegar a de 50l, sonho de consumo mesmo. vc viu as da Macbeer? Tá longe pra mim ainda.

Posta fotos dessa brassagem dupla ae.. onde vai ser?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
21-08-15, 08:39 #105
cara, meu brother ta fazendo uma panela esquema Braumeister, usando um barril de 50L e um arduino

maurocool is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
24-08-15, 21:33 #106
@HomeBrewer, uma de 20L estaria legal pra mim, a intenção seria do pra mim mesmo, sem repetir muito o estilo a brassar. Sei que o custo/litro da de 50L eh bem menor.

Não saiu a brassagem, o tempo tava meio ruim e não fizemos. Faço no interior do RS as birras.

Estiver procurando umas fotos das levas e não achei, já fizemos IPA, Weiss e Stout.

@maurocool, seu brother ta fazendo log da montagem? Vídeos, processos, custos, etc? Tem um cara que eu conheço que ta montando um stand todo automatizado em inox, com três tuns. Procurem por Guenther Sehn no FB e vão ter uma ideia.

Clx is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
25-08-15, 07:26 #107
cara, o cara ta fazendo mta breja... normalmente a mesma receita, mas vira e mexe ele testa outras...

eu me afastei do pub e do brother por diferenças politicas

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

25-08-15, 08:07 #108
eu só nao faço mais pq nao tenho onde maturar.. to vendo de comprar um freezer pra liberar o fermentador. ACHO que esse fds eu envaso a APA e aproveito pra brassar a Weiss.
[MENTION=8680]maurocool[/MENTION]; tem alguma receita de weiss levinha aí?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

25-08-15, 08:30 #109
A minha receita até o momento é:

2,00 Kg Malte Pilsen
2,00 Kg Malte Trigo
0,25 Kg Malte Acidificado
10,00 g de Tradition a 45 min. de Fervura
10,00 g de Tradition a 05 min. de Fervura
Fermento WB06

Rampas:


15 min. 55º
60 min. 65º
30 min. 72º
05 min. 78º

Fermentação:

7 dias a 18º

Maturação:

7 dias 5º

Priming de 6g açucar por litro.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

25-08-15, 11:43 #110
Quantos litros você leva para o fermentador, [MENTION=512]Homebrewer[/MENTION]; ? Vou ajustar e mandar para você a que eu fiz e minha namorada e amigas dela adoraram. Pela sua receita parece ser uns 15 - 20L.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

25-08-15, 13:56 #111
receita pra 20... fermento uns 17 engarrafo uns 15

Essa minha eceita fica totalmente dentro do estilo e bem baixa de amargor.. ainda não fiz nessa configuração mas espero que fique leve e agradavel.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

25-08-15, 14:09 #112
Minha é muito parecida

2,5Kg de malte pilsen
2,0Kg de malte trigo claro
10g Tettnang FWH (enquanto está enchendo a panela de fervura já adiciona os lúpulos)
15g Tettnang 60 min
Fermento WB06

Eu não faço essa repouso proteico a 55º, pois li que é somente necessário em grãos não maltados e que a cerveja fica mais aguada. Fiz sem o repouso e ficou ótima (não fiz com, entretanto, para comparar).

E sobre o malte acidificado, a não ser que você controle bem o PH da água e seja realmente necessário, eu não usaria. Seria um tiro no escuro.

Não tem erro. Vai ficar boa de qualquer forma. uaheuhaehuae

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

25-08-15, 15:42 #113
vou fazer igual a sua mas eu so tenho o tradition em casa. E com relação ao ph eu to usando o ph 5.2 pra regular

só pra servir de consulta futuramente

2,50 Kg Malte Pilsen
2,00 Kg Malte Trigo
10,00 g de Tradition a 45 min. de Fervura
10,00 g de Tradition a 05 min. de Fervura (vou por 10g pq tem o AA um pouco maior)
Fermento WB06

Rampas:


60 min. 65º
30 min. 72º
05 min. 78º

Fermentação:

7 dias a 18º

Maturação:

7 dias 5º

Priming de 6g açucar por litro.


Last edited by Homebrewer; 25-08-15 at 15:50..
Homebrewer is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
26-08-15, 00:12 #114
Ia comentar o que o @Mafious comentou, como os grãos já são maltados, as rampas são desnecessárias, até onde eu sei. Eu começo a weiss a 68° e deixo ir baixando (+/- 90min), faço o mashout a 76° por 5min.

Estou sem a receita aqui, mas na minha última weiss o fermento não atenuou direito e eu achei ela meio adocicada demais, e por consequência, pouco alcoólica. Dizem que esse WB 06 ser meio tinhoso, mas não achei outro para substituir.

Clx is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

26-08-15, 09:46 #115
aconteceu o mesmo com minha ultima weiss.. alcolica e doce mas agora eu tenho controle melhor de temperatura.. vamos ver

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Z e p p e l i n
Trooper
 

26-08-15, 10:32 #116
O WB06 é lento mesmo....
Deixa fermentando de 7 a 10 dias, inciando em em 18º e vai subindo a temperatura pra fermentação terminar em 21 ou 22º, tipo subindo um grau por dia....

Além de dar um up na fermentação, ajuda a liberar aquele sabor do WB06, bem caracteristico das brejas de trigo.....

ps: nunca maturo menos de 15 dias....

Z e p p e l i n is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

26-08-15, 10:59 #117
é.. a weiss fica mais redonda depois de 15 dias mesmo .. mas a pale ale eu vou deixar só 10

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

26-08-15, 12:10 #118
Cara, nem se preocupe com um tempo fixo de fermentação. Preocupe-se em medir a densidade. Quando não baixar mais, deixe mais uns 2 ou 3 dias na temperatura normal (18-20º), ou aumente até uns 21 ou 22. O objetivo nessa etapa é dar tempo para remoção (ou parte) do diacetyl.

Depois disso, se quiser dar uma limpada na cerveja, baixe a temperatura para 0º para fermento e sedimentos descerem, aguarde uns 3 dias, passe para um outro balde para envasar ou para o keg e boa!

Eu faço mais ou menos assim em todas as cervejas ALES. Parei, inclusive, de trasfegar para um segundo balde na fermentação também, pois não vi grande diferença (nem de sabor e nem visual).

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

26-08-15, 13:54 #119
de fato eu tb nao troco de fermentador/maturador, apenas diminuo a temperatura e boa. Eu nao tenho densimetro pra medir OG e OF por isso sai no mais ou menos.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

26-08-15, 16:26 #121
Po, sem densímetro é foda fazer cerveja, [MENTION=512]Homebrewer[/MENTION];... uhaeuhaeuhae.

O refratômetro é o mais prático, embora tenha que colocar numa formula (tem diversos sites ou apps para isso) para chegar no valor aproximado da densidade real quando está fermentando.

Vale o investimento. Eu paguei uns R$ 130,00 na época, de um cara que vende equipamentos de cerveja aqui em Floripa. No ML acha por uns R$ 160,00 eu acho.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

26-08-15, 17:44 #122
eu gosto de fazer a moda antiga... deixo a mágica acontecer uhauhauhauha

arrumei um refratometro

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

28-08-15, 10:06 #123
boa! uaheuhaeuhae

Eu estou fermentando uma blond ale para os amigos (a maioria) que não gostam de cerveja encorpada: "Sua cerveja é boa, mas é meio forte, né!?" uhaeuheauhae

maFious is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-08-15, 10:15 #124
ontem fui cobrado por alguns nerds:

"po, cadê sua breja que eu ainda não tomei??"

hora de brassar!

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

28-08-15, 10:31 #125
ouço isso direto... nego acha que sai igual pão do forno uhauhaha

Homebrewer is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

28-08-15, 10:41 #126
uma Pilsen clarinha é bem chatinha de fazer ne?

SigSnake is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
28-08-15, 10:53 #127

leiden is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-08-15, 11:18 #128
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
uma Pilsen clarinha é bem chatinha de fazer ne?
demorada... a fermentação dela é em baixa temperatura, demora mais que uma Ale, por exemplo...

eu fiz uma, com levedura liquida. a principio, errei no lupulo e ela ficou amarga pacas.

deixei a breja uns 3 meses num armário escuro e fiz uma nova tentativa de toma-la. ela estava deliciosa

maurocool is offline   Reply With Quote
maFious
 

28-08-15, 11:36 #129
Deixar a pilsen clara nem é tão difícil, na minha opinião. O difícil é deixar ela sem gostos indesejáveis (off-flavors), pois diferente das ALEs, é uma cerveja sem muito sabor e qualquer coisinha errada fica evidente... As ALEs mascaram bem...

Fiz uma vez só, mas por ser mais demorada e também por ser menos saborosa e barata (comprando no mercado), preferimos não fazer mais.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

28-08-15, 11:52 #130
qq pale ale fica melhor que pilsen

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

30-08-15, 20:01 #131
Estou preparando, nesse momento, a gelatina para adicionar na cerveja que está fermentando... Vai ser a primeira vez que utilizo gelatina para dar uma clarificada... Vamos ver o que rola.

maFious is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
31-08-15, 08:21 #132
não use!! faça uma breja vegan friendly!!


maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

31-08-15, 09:05 #133
acabei não brassando nesse fds. porem eu engarrafei a Pale ale e dei um trato no equipamento, refiz os conexões, instalei termometros e a bomba de recirculação.. agora tá redondinho pra brassar no fds.

 


 

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

31-08-15, 09:16 #134
Po, tem até rótulo!!!
[MENTION=512]Homebrewer[/MENTION]; que bomba você usa e onde comprou? Estou pensando em comprar, pois preciso levantar a panela com quase 40L de mosto quente em uma das etapas, perigoso dar merda.

Gostei do seu equipamento! Perto do final de semana tiro umas fotos do meu.

maFious is offline   Reply With Quote
maFious
 

31-08-15, 15:25 #136
Já testou? Tenho medo de que pare de funcionar. A temperatura do mosto fica 70-75º C. Vi na especificação que aguenta até 70º C.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

31-08-15, 16:44 #137
eu testei a 70º.. mesmo que eu eleve o mostro a 75 pro mash eu dou um tempo pra preparar a recirculação + agua de lavagem e espero abaixar pra 70º

edit: pelo menos ate eu ter uma chugger

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

08-09-15, 15:30 #138
Segunda-feira fizemos (ou tentamos) uma irish red ale. Pela primeira vez utilizamos fermentando líquido. Vamos ver se vale a pena o empenho de fazer o starter.

Tirei uma foto no fly sparge.

 

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

08-09-15, 16:11 #139
oiaa... só nos inox em mano... coisa linda


resumo:
APA ainda sem gas mas com gosto bom
Weiss brassada sabado deu tudo errado uhahuahua bazooka intupiu como sempre que faço wiess... mas ta fermentando... foi bom pra conhecer os novos equips... inclusive a bomba que foi 10
A proxima é uma Belgian Pale Ale... vamos ver

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-09-15, 18:55 #140
Pensei num nome maneiro pra essa cerveja.

Antes eu pensei em chamá-la de "Loira gelada", mas tem pouco impacto aqui.

Daí pensei, "Pq não chamá-la com algum ícone feminino marcante do TF brasileiro?"

Logo, chame a cerveja de "ICELADY".

Never Ping is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

08-09-15, 19:19 #141
"loira gelada"
Nossa np... Vc é muito abobado mermao

rockafeller is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

11-09-15, 15:06 #142
[MENTION=109]maFious[/MENTION]; fiz lá a weiss.... a única diferença que estou testando uma dica de fermentação subindo 1º por dia. comecei com 17º e estou subindo 1º por dia. nunca tive uma weiss que fermentasse tanto .. sempre terminava com 4 dias .. e hj esta com 6 dias e atenuando.
Depois te falo como ficou.
Queria que terminasse nesse fds pra desocupar o fermentador pra eu fazer uma clone da Pale Ale da Eisenbahn

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

11-09-15, 15:26 #143
[MENTION=512]Homebrewer[/MENTION]; nunca testei aumentar 1 por dia. Sempre aumentei para 22º de uma só vez.

Eu estou na mesma situação, queria fazer uma outra cerveja para testar algumas coisas esse final de semana, mas só vou poder no próximo, quando desocupar a geladeira dessa irish red ale que fiz na segunda-feira. Para fermentar eu tenho 3 bombonas de 30L como essa abaixo:

 


Meu problema é a geladeira.

Sobre a irish que fiz segunda, eu comentei em outro post que utilizei, pela primeira vez, o fermento líquido. Cheguei à conclusão que só vale a pena fazer starter se você tem um agitador magnético. Caso contrário dá muito trabalho para pouco resultado, melhor comprar 2 tubos de uma vez.

Você usa algum software para te ajudar nos cálculos? Aqui eu uso o beersmith.

Outra curiosidade que tenho. Você usa água mineral ou água de torneira? Eu estava usando água de torneira mesmo, sem nenhum tipo de tratamento (só ph). Quando comentei isso para alguns colegas, sugeriram eu testar com água mineral para ver se melhorava a eficiência e o gosto.

Qual é essa receita da pale ale? Compartilha aí

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

11-09-15, 17:14 #144
Eu to afim de comprar essa bombona mas vou esperar pra comprar de 50l quando eu dobrar a receita.

Tb só tenho uma geladeira pra fermentar, mas comprei um freezer pra maturar então quando der a atenuação eu troco e desocupo a geladeira.

Sobre a clone da Pale Ale é mais pra testar o fermento M27

Eisenbahn Pale Ale Clone v.01


Belgian Pale Ale (16 B)

5,00 kg Pilsen Agromalte (3,5 EBC) Grain 1 93,2 %
0,25 kg .WE Château Crystal [Castle Crystal 150] (148,0 EBC) Grain 2 4,7 %
0,11 kg .WE Château Melano [Melano 80] (80,0 EBC) Grain 3 2,1 %
48,00 g Goldings, East Kent [5,00 %] - Boil 39,0 min Hop 4 22,6 IBUs
1,16 Items Whirlfloc Tablet (Boil 15,0 mins) Fining 5 -
17,00 g Goldings, East Kent [5,00 %] - Boil 0,0 min Hop 6 0,0 IBUs
1,0 pkg Mangroove Jack M27 Dry Yeast 7 -


Gravity, Alcohol Content and Color

Est Original Gravity: 1,055 SG
Est Final Gravity: 1,010 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,8 %
Bitterness: 22,6 IBUs
Est Color: 15,4 EBC

Measured Original Gravity: 1,053 SG
Measured Final Gravity: 1,005 SG
Actual Alcohol by Vol: 6,3 %
Calories: 487,7 kcal/l


Mash Profile

Mash Name: Temperature Mash, 1 Step, Light Body
Sparge Water: 19,34 l
Sparge Temperature: 75,6 C
Adjust Temp for Equipment: FALSE


Total Grain Weight: 5,36 kg
Grain Temperature: 19,0 C
Tun Temperature: 22,0 C
Mash PH: 5,20

Mash Steps


Name

Description

Step Temperature

Step Time

Saccharification Add 14,99 l of water at 70,6 C 64,4 C 90 min
Mash Out Heat to 75,6 C over 10 min 75,6 C 10 min

Sparge: Fly sparge with 19,34 l water at 75,6 C
Mash Notes: Temperature mash for use when mashing in a brew pot over a heat source such as the stove. Use heat to maintain desired temperature during the mash.



Carbonation and Storage

Carbonation Type: Keg
Pressure/Weight: 55,21 KPA
Keg/Bottling Temperature: 2,0 C
Fermentation: Ale, Single Stage


Volumes of CO2: 2,3
Carbonation Used: Keg with 55,21 KPA
Age for: 15,00 days
Storage Temperature: 5,0 C


8 dias fermentando entre 17 e 18 graus, últimos 3 dias a 25 graus diacetyl rest.

15 dias a 5 graus maturando.

receita tirada do homebrewtalk.com.br

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
11-09-15, 20:27 #145
Nos temos uma de 60L e uma de 30L dessas azuis. Ela eh ótima pra vedar e carregar, mas eh meio f*dida para limpar e saber a qtde de bira dentro.

Bom mesmo são os baldes de 30L brancos, que precisa do "abridor" pra tampa. Facílimo de usar, porém, pequeno.

To no celular de novo e não tenho a receita que fiz da Pale Ale, mas no HomebrewTalkBR tem um típico meu (fkempf) com a receita dela, foi minha primeira.

Mafious é do RS, certo? Vc tbm Homebrewer?

Clx is offline   Reply With Quote
maFious
 

11-09-15, 23:33 #146
[MENTION=34]Clx[/MENTION]; elas são um saco mesmo para limpar. Eu tenho a bombona branca e consigo, contra a luz, ver o volume. Fiz algumas marcações no lado de fora.

Essa emplasul é aqui perto. Eles vendem por 40,00 essas bombonas.

Eu sou de Florianópolis. Você é de onde clx?

Há pouco me associei na acerva, fui em alguns encontros e o pessoal é muito gente boa. Ajudam e trocam experiências... Vale a pena.

maFious is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
12-09-15, 16:49 #147
Cxs do Sul. Jurava que tu era do RS, sei lá, tinha isso na cabeça desde que jogava TF huhaha.

Clx is offline   Reply With Quote
maFious
 

12-09-15, 23:45 #148
[MENTION=34]Clx[/MENTION]; o [MENTION=512]Homebrewer[/MENTION]; não respondeu, mas estou curioso para saber da água. Você usa água mineral?

maFious is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
13-09-15, 11:32 #149
Eu uso do filtro

maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
13-09-15, 20:45 #150
vcs usam so esses lances metalicos ou algum esquema nesse estilo "quimico de laboratorio"?


http://imgur.com/gallery/YAjhF1m

sei la se presta, mas muuuuito efistaile, nao?

Jeep is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
árcool, bebo sim, bebum, mé mé

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:13.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.