Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
Default Todos os que fazem o bem serão redimidos, até os ateus, diz papa Francisco

25-05-13, 11:42 #1
Todos os que fazem o bem serão redimidos, até os ateus, diz papa Francisco
O sermão falou sobre o sacrifício de Cristo que alcançou a todos
http://noticias.gospelprime.com.br/b...apa-francisco/

O papa Francisco pregou na última quarta-feira (22) dizendo que todos aqueles que fazem o bem, incluindo ateus, serão redimidos por Jesus. O sermão enfatiza a importância de fazer o bem ao próximo, sendo este um grande princípio para toda a humanidade.

O pontífice disse aos presentes que não apenas os católicos serão redimidos e que acreditar que apenas os membros da Igreja Católica podem fazer o bem é um grande erro.

Usando um texto de Marcos, o líder da Igreja Católica disse que os discípulos de Jesus ficaram desapontados ao saberem que alguém fora de seu grupo estava praticando o bem. Jesus então teria os corrigidos, pedindo para que os discípulos não os proibissem de fazer o bem.

Em cima dessa passagem bíblica o papa disse: “O Senhor nos criou à Sua imagem e semelhança, e nós somos a imagem do Senhor, e Ele faz o bem e todos nós temos este mandamento no coração: Fazer o bem e não o mal a todos”.

“O Senhor redimiu todos nós, todos nós, com o Sangue de Cristo: todos nós, não apenas os católicos. Todo mundo! ‘Pai, os ateus?’ Mesmo os ateus. Todo mundo!”, disse ele.

Ao jornal The Huffington Post o padre James Martin comentou a pregação do papa dizendo que ele foi muito claro ao falar sobre o sacrifício de Cristo que alcança todas as pessoas.

“O papa Francisco diz, mais claro que nunca, que Cristo se ofereceu como um sacrifício por todos. Essa sempre foi uma crença cristã. Você pode ver Paulo dizendo isso na primeira carta a Timóteo, ao afirmar que Jesus deu-se a si mesmo como uma ‘redenção por todos’”, disse o padre.

“No entanto, raramente você ouve isso ser dito por católicos com tanta força, e com tão evidente alegria. E nessa época de controvérsias religiosas, é um lembrete oportuno que Deus não pode ser confinado a nossas estreitas categorias.” Com informações The Huffington Post.

-----------------
Eon pira.





Never Ping is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

25-05-13, 11:57 #2
Será que o Eon vai ser mais tolerante agora?

Sabe como é, né, se o Papa diz é verdade!

Hobbes is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

25-05-13, 12:03 #3
primeiro papa na historia que parece saber oq esta fazendo, e ainda por cima eh argentino

taco is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
25-05-13, 12:15 #4
Pau no cu da igreja e de todo resto! E ainda assim serei salvo, segundo o seu Chico, otoridade massima! riairairiiairiraiariar

seuboi is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

25-05-13, 12:25 #5
FEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Gerson is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
25-05-13, 13:20 #6
Ufa, nao precisarei mais ser catolico... Falta gazer o bem agora... Rs

Patua is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

25-05-13, 13:27 #7
BOA CABELO!

Sekzzz is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
25-05-13, 13:32 #8
 


buddy pope

Jeep is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-05-13, 13:44 #9
Pra que serve a igreja entao?

Só pra comer cu de coroinha mesmo

Zedd is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
25-05-13, 14:00 #10

DlGuiga is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-05-13, 17:23 #11
Que eu lembre o Eon disse o exato contrário várias vezes...

Zedd is offline   Reply With Quote
BladeSinger
Trooper
 

25-05-13, 17:34 #12
Tenho um amigo que diz "não adianta nada fazer o bem se vc não crê no senhor"

"Aquele" amigo evangélico que todos nós temos

BladeSinger is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
25-05-13, 17:43 #13
Tá foda de ir pro inferno :/

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

25-05-13, 17:52 #14
Chupa Aposta de Pascal.

Vassourada is offline   Reply With Quote
SyncMaster
Trooper
 

Gamertag: CRCANDIDO
25-05-13, 19:51 #15
Ser redimido não significa obter o mais alto grau da salvação. "Na casa de meu pai há muitas moradas", já dizia Jesus Cristo. A doutrina mórmon ensina que existem vários graus de salvação da alma. Os de nível mais baixo poderão viver em um estado de paz eterna enquanto os mais fiéis serão deuses: gerarão filhos espirituais e criarão mundos para onde os mandarão. Segundo a doutrina mórmon o próprio Deus da bíblia já foi um homem como nós somos hoje.

ah... Doutrinas......

SyncMaster is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
25-05-13, 19:55 #16
Segundo Tolkien, os Hobbits tem pés peludos!

SuN WaR is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
25-05-13, 20:50 #17
Quote:
Postado por seuboi Mostrar Post
Pau no cu da igreja e de todo resto! E ainda assim serei salvo, segundo o seu Chico, otoridade massima! riairairiiairiraiariar
Mas pau no cu dos outros não é fazer o bem
Tem q ver isso ae....

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

25-05-13, 21:15 #18
HOMOFOBICO
FORA KERPACIANO

Stranger is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

25-05-13, 21:22 #19
HOMOFOBICO
FORA

Gerson is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
25-05-13, 21:28 #20
"If u live like there's no God, u better be right!"

Vi num bar na Augusta

maurocool is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

25-05-13, 21:43 #21
puteiro*

Stranger is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
25-05-13, 23:23 #22
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

http://www.examiner.com/article/vati...-going-to-hell


Vatican corrects Pope: Atheists are still going to hell


After Pope Francis told the world even atheists can go to heaven, the Vatican issued a correction: Atheists are still going to hell.

The Vatican issued an “explanatory note on the meaning of “salvation,” on Thursday, May 23, after media reports circulated indicating that Pope Francis” promised heaven for everyone engaged in good works, including atheists.

In response to the media attention, the Rev. Thomas Rosica, a Vatican spokesman, said that people who know about the Catholic church “cannot be saved” if they “refuse to enter her or remain in her.”

(Translation: Atheists are going to Hell if they don’t accept Jesus Christ as Lord and Saviour.)

Rosica also said that Francis had “no intention of provoking a theological debate on the nature of salvation,” during his homily on Wednesday.

The current theological confusion began after the leader of the world's 1.2 billion Roman Catholics made comments during the homily of his morning Mass on Wednesday, May 22, indicating that atheists would enjoy the fruits of eternal salvation if they were good people. Francis said:

Quote:
The Lord has redeemed all of us, all of us, with the Blood of Christ: all of us, not just Catholics. Everyone! ‘Father, the atheists?’ Even the atheists. Everyone!

We are created children in the likeness of God and the Blood of Christ has redeemed us all! And we all have a duty to do good. And this commandment for everyone to do good, I think, is a beautiful path towards peace. If we, each doing our own part, if we do good to others, if we meet there, doing good, and we go slowly, gently, little by little, we will make that culture of encounter: we need that so much. We must meet one another doing good. ‘But I don’t believe, Father, I am an atheist!’ But do good: we will meet one another there.
What do you think? Do you believe atheists are worried about getting into heaven? Leave a comment - express yourself.

For more news, information and humor relevant to atheists, freethinkers, and secular humanists, check out Progressive Secular Humanist Examiner on Facebook.

Never Ping is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

25-05-13, 23:36 #23
Quote:
What do you think? Do you believe atheists are worried about getting into heaven?
hurrrrrrr

a gente quer mais tolerância desse povo, só isso

punisher is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
25-05-13, 23:41 #24

Never Ping is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

25-05-13, 23:51 #25
Onde foi que o Papa disse que Ateus não iriam para o inferno???

Jesus morreu na Cruz e com isso ele abriu as portas do céu para todos (redenção) mas efetivamente apenas alguns serão capazes de cruzar essa porta e chegarem ao reino dos céus (salvação).

Redenção <> Salvação

Eon is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

26-05-13, 09:22 #26
Quer dizer que os ateus que morreram nesse meio termo, achando que iam pro céu por terem feito boas ações, vão pro céu?

Afinal, se é dado o céu (pois o purgatório está fechado) àqueles que não conhecem a doutrina católica, também deveria ser dado a todo mundo que não entrou na igreja pois achava que não precisava - uma vez que seu líder não soube se expressar.

E agora Eon?

Vassourada is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
26-05-13, 09:31 #27
Teve uma janela de algumas horas aberta pro ceu por causa do porta vulneravel que o papa anunciou estar aberta, dps do patch de correção do vaticano, essas almas sofrem rollback?

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

26-05-13, 09:58 #28
mas e se eu nao quiser? to cagando pra deus pra jesus entao pfff
to correndo
aki eh servo do satanas!!!
(mesmo fazendo o bem)

roadster is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
26-05-13, 10:08 #29
a luizinha da salvação você não quer, né...

colher is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

26-05-13, 10:51 #30
massa
entao quer dizer q se eu for uma pessoa excepcionalmente boa, porém não acreditar em contos de fadas, eu vou pro inferno?

ok então, me leve ao inferno, pq no céu só deve ter FILHO DA PUTA

eu só acho comédia nego ser tão boçal como o eon de acreditar nessas merdas, quer dizer então que todo o mundo oriental vai pro inferno. haueheauh
quer dizer entao que um IANOMAMI q nunca nem ouviu falar de jesuis vai pro inferno
vá pra puta q pariu, eon

rockafeller is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

26-05-13, 10:53 #31
pau no cu do eon e do papa

ShadoW is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

26-05-13, 11:56 #32
Se fulano não acredita em Deus, céu e tudo mais, pq se preocupa em ir pro inferno?

Se segue outra religião que não tem o Papa como líder, pq se preocuparia com o que o Papa diz sobre alguém ir pro inferno?

Se acredita em Deus mas não no catolicismo, pq se preocupa com o que o Papa diz sobre o inferno?



Quando um posicionamento de determinada instituição realmente tem consequências na vida de fulano, faz sentido se preocupar. Desta vez não me parece o caso. Ou seja, pura perda de tempo esta discussão.
Cada um que acredite no que quer e seja feliz.

O problema só existe quando um lado resolve interferir e atacar o outro, aí sim há motivo para gastar tempo numa análise. Infelizmente isso ocorre muitas vezes, com os dois lados enchendo o saco um do outro. Assim como há um grande problema quando alguém quer impor uma crença religiosa, tb há um grande problema quando alguém quer restringir a liberdade religiosa.

Resumindo, só tem babaca no mundo, isso não é excusividade de nenhum tipo de religião.
Inclusive você que está lendo meu post, se está ficando indignado ou incomodado, é pq vc é um babaca metido tb. Vai cuidar de sua vida, vai. Babaca.


Eu sou Jacinto Cuzzato, defensor da liberdade.

jacu is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
26-05-13, 12:21 #33
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
massa
entao quer dizer q se eu for uma pessoa excepcionalmente boa, porém não acreditar em contos de fadas, eu vou pro inferno?

ok então, me leve ao inferno, pq no céu só deve ter FILHO DA PUTA

eu só acho comédia nego ser tão boçal como o eon de acreditar nessas merdas, quer dizer então que todo o mundo oriental vai pro inferno. haueheauh
quer dizer entao que um IANOMAMI q nunca nem ouviu falar de jesuis vai pro inferno
vá pra puta q pariu, eon
nunca leu o texto do inferno endotérmico ou exotérmico?

100% das pessoas do mundo vão pro inferno já que só precisa de 2 religiões que digam que quem não faz parte dela vai pro inferno.

Marcelo is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

26-05-13, 14:00 #34
Quote:
Postado por jacu Mostrar Post
Se fulano não acredita em Deus, céu e tudo mais, pq se preocupa em ir pro inferno?

Se segue outra religião que não tem o Papa como líder, pq se preocuparia com o que o Papa diz sobre alguém ir pro inferno?

Se acredita em Deus mas não no catolicismo, pq se preocupa com o que o Papa diz sobre o inferno?
Não sei se você é ateu, mas o que o papa e a igreja (outras religiões também) fazem e dizem influenciam muito nossa vida (ateus).

Na próxima vez que você estiver em uma roda que começa a falar sobre religião, tenta se proclamar ateu e mede os olhares que vai receber em seguida. Dá uma navegada nos vídeos de ateus declarados no youtube e olha o tanto de comentários odiosos que você vai encontrar.

O ateísmo ainda é visto com maus olhos pela sociedade, simplesmente porque ela é predominantemente intolerante. Ou você já viu algum presidente declaradamente ateu se eleger em algum país de maioria religiosa?

punisher is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
26-05-13, 14:03 #35
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Onde foi que o Papa disse que Ateus não iriam para o inferno???

Jesus morreu na Cruz e com isso ele abriu as portas do céu para todos (redenção) mas efetivamente apenas alguns serão capazes de cruzar essa porta e chegarem ao reino dos céus (salvação).

Redenção <> Salvação
essa história da cruz é boa...

eu curto harry potter tambem....

mas nem por isso me matriculei em hogwarts

Eu sou ateu, não prego isso,
A humanidade não é capaz de lidar com esse fator ainda.

A grande maioria precisa desse conforto.
E precisam do fator "queimar no fogo do inferno eternamente" (medo) para terem uma conduta social adequada.

Se a religião te faz bem. Por mim tudo bem.

Se voce é um idiota, que só fode com os outros, só faz merda e encontrou na religião uma forma de se redimir com seus "pecados" diários. Você deveria morrer.

Renegade is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
26-05-13, 14:11 #36
Enquanto isso...

http://www.advivo.com.br/node/1364833

No Ceará, cabaré processa Igreja Universal

Em Aquiraz, no Ceará, dona Tarcília Bezerra construiu uma expansão de seu cabaré, cujas atividades estavam em constante crescimento após a criação de seguro desemprego para pescadores e vários outros tipos de bolsas.

Em resposta, a Igreja Universal local iniciou uma forte campanha para bloquear a expansão, com sessões de oração em sua igreja, de manhã, à tarde e à noite.

O trabalho de ampliação e reforma progredia célere até uma semana antes da reinauguração, quando um raio atingiu o cabaré queimando as instalações elétricas e provocando um incêndio que destruiu o telhado e grande parte da construção.

Após a destruição do cabaré, o pastor e os crentes da igreja passaram a se gabar "do grande poder da oração".

Então, Tarcília processou a igreja, o pastor e toda a congregação, com o fundamento de que eles "foram os responsáveis pelo fim de seu prédio e de seu negócio" utilizando-se da intervenção divina, direta ou indireta e das ações ou meios.”

Na sua resposta à ação judicial, a igreja, veementemente, negou toda e qualquer responsabilidade ou qualquer ligação com o fim do edifício.

O juiz a quem o processo foi submetido leu a reclamação da autora e a resposta dos réus e, na audiência de abertura, comentou:

“Eu não sei como vou decidir neste caso, mas uma coisa está patente nos autos. Temos aqui uma proprietária de um cabaré que firmemente acredita no poder das orações e uma igreja inteira declarando que as orações não valem nada!”.

Never Ping is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
26-05-13, 14:40 #37
e já fica marcado galera, se nós formos pro céu, os primeiros 2000 anos vão ser dedicados a trollar o eon!

vegetous is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
26-05-13, 15:02 #38
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
massa
entao quer dizer q se eu for uma pessoa excepcionalmente boa, porém não acreditar em contos de fadas, eu vou pro inferno?

ok então, me leve ao inferno, pq no céu só deve ter FILHO DA PUTA

eu só acho comédia nego ser tão boçal como o eon de acreditar nessas merdas, quer dizer então que todo o mundo oriental vai pro inferno. haueheauh
quer dizer entao que um IANOMAMI q nunca nem ouviu falar de jesuis vai pro inferno
vá pra puta q pariu, eon
Tem um vídeo do Sam Harris que ele diz exatamente isso. Se vc seguir a lógica, deus é tão CUZAO que ele mesmo arquitetou um mundo cheio de outras religiões, só pra ter certeza que ia enviar uma galera pro inferno. ahehaheahehahe.

SuN WaR is offline   Reply With Quote
D.u.n.g.e.o.n
Trooper
 

Gamertag: Gabe ML Steam ID: dunguinha
26-05-13, 17:54 #39
Nem li as respostas ao primeiro post, mas imagino que esteja um flamewar monstro.
De qualquer forma vai meus 2 centavos:
Pode falar oque quizer da Igreja e de tudo o mais, porém é inegavel que fazer o bem ao próximo é algo que soh traz benefício para a sociedade como um todo.

D.u.n.g.e.o.n is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

27-05-13, 00:36 #40
Quote:
Postado por D.u.n.g.e.o.n Mostrar Post
Nem li as respostas ao primeiro post, mas imagino que esteja um flamewar monstro.
De qualquer forma vai meus 2 centavos:
Pode falar oque quizer da Igreja e de tudo o mais, porém é inegavel que fazer o bem ao próximo é algo que soh traz benefício para a sociedade como um todo.
Pena que os atos de maldade superam MUITO os atos bondosos inspirados pela religião na história da humanidade.

punisher is offline   Reply With Quote
D.u.n.g.e.o.n
Trooper
 

Gamertag: Gabe ML Steam ID: dunguinha
27-05-13, 00:53 #41
Quote:
Postado por punisher Mostrar Post
Pena que os atos de maldade superam MUITO os atos bondosos inspirados pela religião na história da humanidade.
Sem duvida, não estou protegendo a Igreja.
Eu fui criado em uma família católica e decidi ser ateu após estudar história. Porém não existem mais, hoje em dia, inquisição e coisas do tipo. Afinal, não era só a Igreja que fazia merda na época.
Hoje em dia não creio que eu siga nenhuma religião em si, embora para mim a doutrina que mais faz sentido seria a espírita.

D.u.n.g.e.o.n is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

27-05-13, 01:38 #42
Se você acredita no espiritismo você não é ateu.

E claro que não existe a inquisição, mas não por isso não exista nada. Eu já falei ali em cima, mas ateus são frequentemente considerados inferiores pelos que tem alguma crença, e isso é ridículo. Tá na hora de praticar a igualdade que se prega.

punisher is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
27-05-13, 07:25 #43
Vatican corrects infallible pope: atheists will still burn in hell
Quote:
The Vatican has just announced that, despite what Pope Francis said in his homily earlier this week, atheists are still going to hell.

What a relief. For a brief moment there it was possible to imagine a brave new world of compassion, generosity and acceptance, not qualities we have come to associate with the Holy See.

Said Pope Francis this week: 'The Lord has redeemed all of us, all of us, with the Blood of Christ: all of us, not just Catholics. Everyone! ‘Father, the atheists?’ Even the atheists. Everyone!'

That seemed like a pretty clear admission that people of other faiths and none have intrinsic worth to God and will be saved alongside the faithful. But this turned out to be wishful thinking.

Although they are otherwise good, moral people they are still doomed to burn in a lake of fire for having the temerity to have been born outside of Catholicism or having chosen to remain so.

The Rev. Thomas Rosica, a Vatican spokesman, spelled it out for the world on Thursday. People who know about the Catholic church 'cannot be saved' if they 'refuse to enter her or remain in her,' he said.

So that's one tall order of eternal hellfire for the rest of us, then.

It makes for an interesting spectacle to see the infallible pope being corrected by his handlers, doesn't it? For a moment it was possible to recall the welcoming and indulgent style of the short lived Pope John Paul I in the unexpectedly all-embracing words of Pope Francis. But you'll recall how quickly John Paul I was replaced by the much more doctrinaire John Paul II.

There's no question that Pope Francis sees the divinity in all human beings, but that's a message that comes with caveats. God may make them all, Jew and Gentile, but unless they're Catholic they're ultimately kindling. The Vatican waited 24 hours to correct him, but they corrected him.

Yes, yes, the Council of Trent clearly taught that Jesus Christ, humanity's one and only Redeemer, redeemed both Jew and Gentile. But there is a huge difference between redemption and salvation. See how that works? Judas Iscariot was redeemed by Christ's death on the cross, but he was not saved - Catholics believe he is damned in hell.

To be justified requires faith - and that faith must be Catholic. You see where this is going?

If I was Pope Francis, I'd be employing a food tester right about now.
nao foi dessa vez

Yakov is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

27-05-13, 08:23 #44
Cara.

Se o seu DEUS, independente do que for, RENEGA pessoas que são boas para com o proximo, que respeitam o espaço do próximo.... Ele não merece reza, ele não merece dedicação...

É o que eu canso de falar, se DEUS é o simbolo de bondade e de penitencia e de salvação... e ele é um ser intolerante, racista e hipócrita... você realmente acha que vale a pena o seu esforço?

Que raio de entidade é essa que pune as pessoas que exercem o bem apenas por não seguir sua filosofia? Apenas por não acreditar naquilo que não se prova? Que dá o livre arbitrio e renega os que o utilizam?


If God controls the land and disease,
keeps a watchful eye on me,
If he's really so damn mighty,
my problem is I can't see,
well who would wanna be?
Who would wanna be such a control freak?
Well who would wanna be?
Who would wanna be such a control freak?

u3663 is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-05-13, 08:36 #45
Quote:
Postado por Vassourada Mostrar Post
Quer dizer que os ateus que morreram nesse meio termo, achando que iam pro céu por terem feito boas ações, vão pro céu?
Depende.

Se o sujeito tiver a mentalidade do cara que exige da loja uma TV de 50" top de linha por R$5 só porque naquele dia o estagiário esqueceu de digitar os zeros é óbvio que o cara vai para o inferno. O Papa já falou muitas outras coisas antes e se a pessoa presta atenção apenas naquilo que lhe é conveniente então ela não está agindo com retidão de intenções.

A salvação por ignorância invencível é um caso que normalmente se reserva aquelas pessoas que não tem os meios para salvação (ex: o cara mora uma ilha onde nunca se ouviu falar de Cristo) ou para aqueles que por livre consciência jamais poderiam abraçar a Fé (ex: o cara cresceu num país onde todos diziam que o Papa era o anticristo), e mesmo nesses casos é necessário que a pessoa esteja em perfeita comunhão por Deus.

Como é possível a pessoa ter perfeita comunhão com Deus, segundo a Igreja, mesmo que a pessoa não tenha contato com a Igreja? Simples: A Igreja ensina que quem salva é Deus, e Deus sempre fornece os meios de salvação para aqueles que verdadeiramente querem estar com Ele. Você pode estar no fundo do poço na escuridão total, mas se você for sincero com Deus, basicamente ele te joga a corda.
Quote:
Postado por Vassourada Mostrar Post
Afinal, se é dado o céu (pois o purgatório está fechado)
O que você quis dizer com "purgatório fechado"? Sério, nunca ouvi falar disso. rs.

Aqui tem a doutrina oficial da Igreja sobre o purgatório:

http://www.vatican.va/archive/cathec...3-1065_po.html

Item 1031: [SPOILER]A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença (622) e de Trento (623). A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura (624) fala dum fogo purificador:

«Pelo que diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento, um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se alguém proferir uma blasfémia contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado nem neste século nem no século futuro (Mt 12, 32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e outras no mundo que há-de vir» (625).

1032. Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2 Mac 12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos:

«Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Job foram purificados pelo sacrifício do seu pai (627) por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações» (628).


Quote:
Postado por Vassourada Mostrar Post
àqueles que não conhecem a doutrina católica, também deveria ser dado a todo mundo que não entrou na igreja pois achava que não precisava - uma vez que seu líder não soube se expressar.
Bom, se você estiver falando daquela pessoa que mora num local totalmente isolado e de repente ela ouve o papa uma única vez e depois disso nunca mais, e tudo isso condicionado ao fato de que o Papa realmente tenha dito algo que desse margem a essa interpretação (não acho que foi o caso agora) então talvez ela tenha chance de se salvar sim. Lembrando contudo que a salvação é um Dom de Deus, e não algo ao qual você tem "direito" simplemente por satisfazer uma série de condições.

Recomendo demais a leitura do capitulo sobre a consciência moral no catecismo, é muito interessante!!!

[SPOILER]

http://www.vatican.va/archive/cathec...9-1876_po.html

A CONSCIÊNCIA MORAL

1776 «No mais profundo da consciência, o homem descobre uma lei que não se deu a si mesmo, mas à qual deve obedecer e cuja voz ressoa, quando necessário, aos ouvidos do seu coração, chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal [...]. De facto, o homem tem no coração uma lei escrita pelo próprio Deus [...]. A consciência é o núcleo mais secreto e o sacrário do homem, no qual ele se encontra a sós com Deus, cuja voz ressoa na intimidade do seu ser» (49).

I. O juízo da consciência

1777. Presente no coração da pessoa, a consciência moral (50) leva-a, no momento oportuno, a fazer o bem e a evitar o mal. E também julga as opções concretas, aprovando as boas e denunciando as más (51). Ela atesta a autoridade da verdade em relação ao Bem supremo, pelo qual a pessoa humana se sente atraída e cujos mandamentos acolhe. Quando presta atenção à consciência moral, o homem prudente pode ouvir Deus a falar-lhe.

1778. A consciência moral é um juízo da razão, pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral dum acto concreto que vai praticar, que está prestes a executar ou que já realizou. Em tudo quanto diz e faz, o homem tem obrigação de seguir fielmente o que sabe ser justo e recto. E pelo juízo da sua consciência que o homem tem a percepção e reconhece as prescrições da lei divina:

A consciência «é uma lei do nosso espírito, mas que o ultrapassa, nos dá ordens, e significa responsabilidade e dever, temor e esperança [...]. É a mensageira d'Aquele que, tanto no mundo da natureza como no da graça, nos fala veladamente, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo» (52).

1779. Importa que cada um esteja suficientemente presente a si mesmo para ouvir e seguir a voz da sua consciência. Esta exigência de interioridade é tanto mais necessária quanto a vida nos leva muitas vezes a subtrair-nos a qualquer reflexão, exame ou introspecção:

«Regressa à tua consciência, interroga-a [...] Voltai, irmãos, ao vosso interior, e, em tudo quanto fazeis, olhai para a Testemunha que é Deus» (53).

1780. A dignidade da pessoa humana implica e exige a rectidão da consciência moral. A consciência moral compreende a percepção dos princípios da moralidade («sindérese»), a sua aplicação em determinadas circunstâncias por meio de um discernimento prático das razões e dos bens e, por fim, o juízo emitido sobre os actos concretos a praticar ou já praticados. A verdade sobre o bem moral, declarada na lei da razão, é reconhecida prática e concretamente pelo prudente juízo da consciência. Classifica-se de prudente o homem que opta em conformidade com este juízo.

1781. A consciência permite assumir a responsabilidade dos actos praticados. Se o homem comete o mal, o justo juízo da consciência pode ser nele a testemunha da verdade universal do bem e, ao mesmo tempo, da maldade da sua opção concreta. O veredicto do juízo da consciência continua a ser um penhor de esperança e de misericórdia. Atestando a falta cometida, lembra o perdão a pedir, o bem a praticar ainda e a virtude a cultivar incessantemente com a graça de Deus.

«Tranquilizaremos diante d'Ele o nosso coração, se o nosso coração vier a acusar-nos. Pois Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas» (1 Jo 3, 19-20).

1782. O homem tem o direito de agir em consciência e em liberdade a fim de tomar pessoalmente decisões morais. «O homem não deve ser forçado a agir contra a própria consciência. Nem deve também ser impedido de actuar segundo ela, sobretudo em matéria religiosa» (54).

II. A formação da consciência

1783. A consciência deve ser informada e o juízo moral esclarecido. Uma consciência bem formada é recta e verídica; formula os seus juízos segundo a razão, em conformidade com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. A formação da consciência é indispensável aos seres humanos, submetidos a influências negativas e tentados pelo pecado a preferir o seu juízo próprio e a recusar os ensinamentos autorizados.

1784. A formação da consciência é tarefa para toda a vida. Desde os primeiros anos, a criança desperta para o conhecimento e para a prática da lei interior reconhecida pela consciência moral. Uma educação prudente ensina a virtude: preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho, dos ressentimentos da culpabilidade e dos movimentos de complacência, nascidos da fraqueza e das faltas humanas. A formação da consciência garante a liberdade e gera a paz do coração.

1785. Na formação da consciência, a Palavra de Deus é a luz do nosso caminho. Devemos assimilá-la na fé e na oração, e pô-la em prática. Devemos também examinar a nossa consciência, de olhos postos na cruz do Senhor. Somos assistidos pelos dons do Espírito Santo, ajudados pelo testemunho e pelos conselhos dos outros e guiados pelo ensino autorizado da Igreja (55).

III. Decidir em consciência

1786. Perante a necessidade de decidir moralmente, a consciência pode emitir um juízo recto, de acordo com a razão e a lei de Deus, ou, pelo contrário, um juízo erróneo, que se afaste delas.

1787. Por vezes, o homem vê-se confrontado com situações que tornam o juízo moral menos seguro e a decisão difícil. Mas deve procurar sempre o que é justo e bom e discernir a vontade de Deus expressa na lei divina.

1788. Para isso, o homem esforça-se por interpretar os dados da experiência e os sinais dos tempos, graças à virtude da prudência, aos conselhos de pessoas sensatas e à ajuda do Espírito Santo e dos seus dons.

1789. Algumas regras aplicam-se a todos os casos:

– nunca é permitido fazer mal para que daí resulte um bem;
– a «regra de ouro» é: «Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho, de igual modo, vós também» (Mt 7, 12) (56).
– a caridade passa sempre pelo respeito do próximo e da sua consciência: «Ao pecardes assim contra os irmãos, ao ferir-lhes a consciência é contra Cristo que pecais» (1 Cor 8, 12). «O que é bom é não [...] [fazer] nada em que o teu irmão possa tropeçar, cair ou fraquejar» (Rm 14, 21).

IV. O juízo erróneo

1790. O ser humano deve obedecer sempre ao juízo certo da sua consciência. Agindo deliberadamente contra ele, condenar-se-ia a si mesmo. Mas pode acontecer que a consciência moral esteja na ignorância e faça juízos erróneos sobre actos a praticar ou já praticados.

1791. Muitas vezes, tal ignorância pode ser imputada à responsabilidade pessoal. Assim acontece «quando o homem pouco se importa de procurar a verdade e o bem e quando a consciência se vai progressivamente cegando, com o hábito do pecado» (57). Nesses casos, a pessoa é culpada do mal que comete.

1792. A ignorância a respeito de Cristo e do seu Evangelho, os maus exemplos dados por outros, a escravidão das paixões, a pretensão de uma mal entendida autonomia da consciência, a rejeição da autoridade da Igreja e do seu ensino, a falta de conversão e de caridade, podem estar na origem dos desvios do juízo na conduta moral.

1793. Se, pelo contrário, a ignorância é invencível, ou o juízo erróneo sem responsabilidade do sujeito moral, o mal cometido pela pessoa não pode ser-lhe imputado. Mas nem por isso deixa de ser um mal, uma privação, uma desordem. É preciso trabalhar, portanto, para corrigir dos seus erros a consciência moral.

1794. A consciência boa e pura é iluminada pela fé verdadeira. Porque a caridade procede, ao mesmo tempo, «dum coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera» (1 Tm 1, 5) (58).

«Quanto mais prevalecer a recta consciência, tanto mais as pessoas e os grupos estarão longe da arbitrariedade cega e procurarão conformar-se com as normas objectivas da moralidade» (59).

Resumindo:

1795. «A consciência é o núcleo mais secreto e o sacrário do homem, no qual ele se encontra a sós com Deus, cuja voz ressoa na intimidade do seu ser» (60).

1796. A consciência moral é um juízo da razão, pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral dum acto concreto.
1797. Para o homem que procedeu mal, o veredicto da consciência é um penhor de conversão e de esperança.

1798. Uma consciência bem formada é recta e verídica. Formula os seus juízos segundo a razão e em conformidade com o verdadeiro bem, querido pela sabedoria do Criador. Cada qual deve procurar os meios para formar a sua consciência.

1799. Perante a necessidade de decidir moralmente, a consciência pode formular um juízo recto, de acordo com a razão e a lei divina, ou, pelo contrário, um juízo erróneo, que das mesmas se afasta.

1800. O ser humano deve obedecer sempre ao juízo certo da sua consciência.

1801. A consciência moral pode permanecer na ignorância ou fazer juízos erróneos. Tal ignorância e erros nem sempre são isentos de culpabilidade.

1802. A Palavra de Deus é luz para os nossos passos. Devemos assimilá-la na fé e na oração e pô-la em prática. É assim que se forma a consciência moral.

Eon is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

27-05-13, 08:46 #46
Eon, eu tenho pena de vc

rockafeller is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

27-05-13, 09:08 #47
eu keria ter nascido em 2.000 a.c. , primeiro pra nao ter q acompanhar esse balde de esterco q o Eon posta, e segundo pq isso me daria hall pass pro ceu, eohahoehoa

ircF is offline   Reply With Quote
Tchesko
Trooper
 

27-05-13, 09:41 #48
Serião memo que o Eon acredita em céu e inferno?
Concordo com o rocka!
Quem acha que uma religião -qualquer que seja- o difere de outro qualquer sem religião só pode ser doente da cabeça.

Tchesko is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
27-05-13, 09:46 #49
Quote:
~ Se o seu DEUS, independente do que for, RENEGA pessoas que são boas para com o proximo, que respeitam o espaço do próximo.... Ele não merece reza, ele não merece dedicação...
e quem disse que é só isso que deus quer de vc?
isso é o minimo que vc deve fazer

zorba is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
27-05-13, 09:52 #50
dava pra nascer uns 600 anos atras aqui no br.
Sem religiao e cheio de indiazinha gostosa pra pegar

Yakov is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-05-13, 11:40 #51
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
massa
entao quer dizer q se eu for uma pessoa excepcionalmente boa, porém não acreditar em contos de fadas, eu vou pro inferno?
E você é uma pessoa "excepcionalmente boa" na a opinião de quem, Rocka?

Da sua mãe? Do seu chefe? Dos seus companheiros de breja? Dos seus miguxos da DS? Da sua?

...

Quem quer a salvação de Deus deveria estar preocupado apenas com a opinião de Deus, e mais nada. Pense nisso.

Eon is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

27-05-13, 11:56 #52
Chico Xavier foi pro inferno Eon? Confere la com deus pra mim pfv

ShadoW is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-05-13, 11:58 #53
Sei lá, espero que sim ué. rs.

Eon is offline   Reply With Quote
Tchesko
Trooper
 

27-05-13, 11:58 #54
Quem quer salvação deve estar preocupado com o próximo, independente da opinião de algum Deus. A não ser que possamos julgar que durante a inquisição todos foram pro Céu, afinal rolou um killing spree em nome do mesmo Deus. A "opinião" é completamente subjetiva, vai usar o que como base? A Bíblia? Cada frase da escritura original pode levar a inúmeros pontos de vista distintos, tu garante que o que temos hoje é a mais fiel leitura da original?
Quem me garante que você, Eon, não sai daqui da DS e vai pro puteiro trair a namorada ou fazer qualquer outra coisa que seja efetivamente errada mas que numa rezada de uma hora diária já te "limpe"? Você? Sua mãe? A igreja?

Tchesko is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-05-13, 12:10 #55
E porque o que eu faço ou deixo de fazer na minha vida particular deveria influenciar a sua fé, Tchesko?

Se você está preocupado com salvação então você tem que se espelhar unicamente em Jesus, pois foi ele que Deus enviou para terra como modelo supremo para o comportamento humano e caminho para o céu.

Se você escolher como modelo de comportamento qualquer outro homem então necessariamente você estará se nivelando por baixo.

Eon is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
27-05-13, 12:11 #56
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Quem quer a salvação de Deus deveria estar preocupado apenas com a opinião de Deus, e mais nada. Pense nisso.
Levando em conta o fato de que você crê que Deus só é acessível através da ICAR, que a sua Palavra só é transmissível através da ICAR, e que a sua salvação só pode ser alcançada através da ICAR, isso que você acabou de dizer, substancialmente, não quer dizer nada.

Você não tem uma religião, você tem uma posição política. Determinado grupo detém a solução para todos os problemas enquanto todos os outros grupos são problemas. Isso não tem absolutamente nada a ver com a Palavra de Cristo. Vide a parábola do Bom Samaritano, por exemplo.

E novamente: com crença não se discute.

Conrado is offline   Reply With Quote
mrfire
Trooper
 

27-05-13, 12:20 #57
Esse Eon é de uma estupidez impar ihaihoioahioa.

Cara, na boa, raciocina nas merdas que tu fala. Nem tu pode acreditar nisso.

mrfire is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
27-05-13, 12:22 #58
Quote:
É o que eu canso de falar, se DEUS é o simbolo de bondade e de penitencia e de salvação... e ele é um ser intolerante, racista e hipócrita... você realmente acha que vale a pena o seu esforço?
Se ele me fizer arder no fogo do Inferno eternamente, sim, ele merece meu esforço ahuehauhe

tdf is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-05-13, 12:25 #59
Só uma coisa supera o Conrado falando sobre o que ele acredita, e essa coisa é o Conrado legislando sobre aquilo que os outros acreditam. rs.

Dito isso eu só tenho um comentário importante para esclarecer:

"Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?

Jesus lhe respondeu:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:5-6

Deus só acessível através de Jesus.

Eon is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

27-05-13, 12:33 #60
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Se ele me fizer arder no fogo do Inferno eternamente, sim, ele merece meu esforço ahuehauhe
Jamais.

Uma entidade tão vil e hipócrita não merece 1% da minha preocupação.

u3663 is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
27-05-13, 12:34 #61
E você crê que Jesus só é acessível através da ICAR.

Eu não estou legislando nada, estou fazendo uma análise do seu discurso e evidenciando o fato de que é impossível discutir com você, pois toda a sua argumentação gira em torno de uma crença. Se alguém discordar do fato de que a ICAR detém a autoridade e a responsabilidade sobre tudo que envolve Deus, a discussão fica impossível, porque você não tem como provar essa crença. Você só crê e pronto, se o seu interlocutor não crê, você não tem como convencê-lo com argumentos, porque pra crenças não existem argumentos.

Conrado is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
27-05-13, 13:08 #62
O papa diz que até ateu vai ser salvo se ele não acredita em Deus, mas pratica o bem.
Hoje é um grande dia pra ICAR! Não precisa mais converter-se pra ser uma pessoa boa vista pelos olhos da Igreja. NÃO TEM COMO O DIA NÃO SER MARAVILHOSO!
Hoje não! Hoje não! Hoje não! Hoje sim… hoje sim? Olha, é brincadeira…
Não há nenhuma RAZÃO PRA ICAR FAZER ISTO!

Never Ping is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
27-05-13, 13:12 #63
Quote:
Postado por ircF Mostrar Post
eu keria ter nascido em 2.000 a.c. , primeiro pra nao ter q acompanhar esse balde de esterco q o Eon posta, e segundo pq isso me daria hall pass pro ceu, eohahoehoa
2000 A.C. não tem internet, não vale a pena.

Talvez 2000 anos D.E., ou seja, Depois do Eon. Já é o suficiente.

Quote:
Postado por Tchesko Mostrar Post
Serião memo que o Eon acredita em céu e inferno?
?!!??!?!??!?1/

É O PRINCÍPIO DO CRISTIANISMO!

Porra, é como falar que Jesus não nasceu de uma virgem!

Never Ping is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

27-05-13, 13:13 #64
Conrado, pra mim não fica muito clara a semelhança entre esse tipo de crença com a posição política.

Normalmente se pode argumentar sobre o posicionamento político, porque ele é baseado em alguma ideia que pode ser debatida pela lógica. No caso da religião não vejo como fazer isso.

Baron is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
27-05-13, 13:33 #65
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Conrado, pra mim não fica muito clara a semelhança entre esse tipo de crença com a posição política.

Normalmente se pode argumentar sobre o posicionamento político, porque ele é baseado em alguma ideia que pode ser debatida pela lógica. No caso da religião não vejo como fazer isso.
No caso da crença não dá pra fazer mesmo. Mas Religião não é só crença e não precisa necessariamente ter crença. Mas o Eon crê e segue a instituição chamada "Igreja Católica Apostólica Romana" antes de seguir o Cristianismo. Aliás, ele só consegue seguir o Cristianismo através do código específico da instituição e acha que deve ser assim pra todo mundo. Antes de crer em Deus e Cristo, ele crê na instituição terrena. Isso não é Religião, aliás isso vai contra qualquer definição séria a respeito de Religião, você pode perguntar a qualquer estudioso sério de Mitologia e Religião Comparada.

Ou seja, é quase a mesma lógica de um partido político com características semi-fascistas. Você tem um grupo:

Quem está no grupo -> está certo

Quem não está no grupo -> está errado

Quanto mais pessoas entram no grupo -> mais a sociedade melhora como um todo

Quanto mais pessoas saem do grupo -> aumenta a possibilidade de que a ideologia do grupo seja a única correta e evidencia o fato de que a sociedade está se desviando e a "verdade" é cada vez mais dificil de ser seguida, o que coloca os membros do grupo em uma posição cada vez mais elitizada.

-

Aproveitando, vou colar aqui um texto excelente sobre o assunto que eu li esses dias:

Quote:
Jesus, o ídolo dos Ateus

 


O termo atheos surgiu durante a Grécia Antiga, em aproximadamente 500 AC, onde o termo significava “sem Deus”, ou “aquele que cortou seus laços com os deuses” e designava um sacerdote que estava rompendo seus laços com seu antigo templo. O termo foi muito usado nos primeiros séculos após as pregações do Avatar Yeshua, em debates entre helenistas (os sacerdotes gregos), essênios e outras facções de cristãos primitivos (antes do Vaticano) onde cada um dos lados usava o termo para designar pejorativamente o outro. Este termo nunca era designado para um membro do povão e seria impensável alguém se auto-proclamar “ateu”. Era o equivalente a um xingamento.

E Jesus, para os helenistas, era o exemplo máximo dos ateus.


Uma das primeiras coisas que eu aprendi quando estudava Religiões e Mitologias comparadas é a de nunca julgar um movimento religioso ou filosófico com os olhos do presente. Para entender o que realmente estava se passando, é necessário nos colocarmos no tempo e no espaço onde cada movimento religioso ou filosófico ocorreu.

E o mesmo vejo acontecer com o dito “movimento ateu” aqui no Brasil. Sempre que leio em algum lugar um alegado ateu que diz “Eu não acredito em Deus” eu penso “Não acredita em Deus ou não acredita no Deus psicopata, vingativo e ao mesmo tempo amoroso e magnânimo (dupla personalidade?) que a Igreja Católica inventou e empurrou goela abaixo durante toda a sua vida?”.
 


Deus não é um velho sentado na montanha

Entendendo a Kabbalah, podemos perceber que o Jeová (YHVH) bíblico, em suas duas faces, nada mais é do que a representação dual das esferas Geburah (Força, representando a grande restrição e molde das formas) e Chesed (Misericórdia, representando o grande provedor universal) atuando sobre as esferas mais baixas da Árvore da Vida (que é um mapa dos estados de consciência do ser humano). Não há nada que já não estivesse DENTRO do ser humano o tempo todo. Yeshua sabia disso, e o Deus (Keter) que ele pregava é um deus simbólico das arestas que devemos aparar em nós mesmos para atingir o nível de consciência divino. Em outras palavras, Jesus ensinou aos homens como se tornarem deuses (Yeshua era chamado de “O Portador da Luz” em algumas ordens cristãs primitivas… este nome… “Portador da Luz”, lembra alguma coisa para vocês?)..
 


Outra coisa que precisamos deixar claro é que, hoje em dia, a maioria das pessoas acha que Deuses eram algo como os x-men: criaturas fantásticas cheias de poderes que lançavam raios e trovões, voavam, acertavam flechas a quilômetros de distância e podiam transformar chumbo em ouro. Na verdade, fora dos círculos do povão, os Iniciados sempre souberam que os deuses nada mais são do que grandes egrégoras voltadas para a personificação de forças naturais. São Iniciações nas quais você aprende no Plano físico (Malkuth) a lapidar sua forma de pensar (Hod), sentir (Netzach) e intuir (Yesod) de modo a dominar os seus 4 elementos interiores para permitir o contato com o ser Crístico (e tem cético que acha até hoje que os quatro elementos da alquimia são literais… terra, ar, água e fogo).

Alegorias

Muitos dos ensinamentos da kabbalah são passados adiante através de alegorias, cujas chaves, imagens e desenhos são necessárias para se entender (e principalmente SENTIR) a mensagem que se quer passar. Para os obtusos que não conseguem enxergar nada além do Plano Material, estas alegorias nada mais são do que “contos de fadas”.

Tomemos um exemplo clássico: Todo mundo sabe que os alquimistas são capazes de “transformar chumbo em ouro“. Mas transformamos o chumbo do ego no ouro da essência. Vocês acreditam que outro dia no orkut um dos líderes de comunidades céticas estava em uma discussão exigindo “provas laboratoriais” da transformação de chumbo em ouro? Tem como ser mais patético do que isso?
 

Vamos pegar um outro exemplo, um conto de fadas clássico: “A princesa está aprisionada em um castelo ou masmorra, protegida por um dragão. Um cavaleiro de armadura reluzente vai até ela, derrota o dragão e salva a princesa, casando-se com ela e, como Rei e Rainha, são felizes para sempre”.

Isto nada mais é do que uma alegoria dentro da Kabbalah para demonstrar o caminho de um iniciado até estar purificado para receber o ser Crístico e tornar-se um boddisathva (ou iluminado, ou christos, ou mestre ascencionado ou qualquer outro nome que queiram dar para isso).
Dentro da simbologia, a princesa representa Yesod, nossa intuição, aprisionado na Pedra Bruta (que é o castelo ou masmorra, representando o plano material de Malkuth).

Através do cavaleiro, que SEMPRE tem uma armadura brilhante e representa todas as sete virtudes, personifica o SOL crístico (Tiferet) da beleza que vai trabalhar esta reforma íntima.

O Dragão representa os 4 elementos (além de ser uma serpente de asas, ele cospe fogo, voa pelo ar, nada na água e caminha sobre a terra) que, por sua vez, representa o caminho de evolução da consciência através das esferas de Hod (razão), Netzach (emoção) e Malkuth (físico), chegando até Tiferet (espiritual). A luta entre o dragão e o cavaleiro representa a essência divina sendo despertada e dominando cada etapa dos 4 elementos (material, intelectual, emocional e espiritual) até que a fagulha divina (princesa) é libertada e se casa com o cavaleiro (no chamado Casamento Alquímico – ver poema de William Blake e música do Bruce Dickinson de mesmo nome) e tornam-se Rei (Hochma) e Rainha (Binah), ultrapassando o Véu de Paroketh e escalando a Árvore da Vida.

Falaremos mais sobre isso quando começarem os posts sobre Kabbalah.
Podemos lembrar também da história Perseu e Andrômeda, ou mesmo da alegoria católica para “São Jorge derrotando o dragão” e muitas, muitas outras.

Então, a moral da história é: enquanto as pessoas ficarem procurando por deuses fora de si mesmos, sempre existirá algum pilantra disposto a vendê-los e a dizer o que vocês podem e o que não podem fazer. O Oráculo de Delfos dizia “Conhece a ti mesmo, e conhecerá os deuses e as maravilhas do Universo”. E é disso que se trata a alquimia, astrologia e a kabbalah. Tornar-se você mesmo um deus.
 


Mas tio Marcelo, e os deuses?

Use os outros Deuses para obter sabedoria. Não os Venere (do latim Venerationem, ou “curvar-se à”), mas os Admire (do latim Admirationem, ou seja “exalte seus sentimentos”). Todos os deuses de todas as mitologias possuem histórias por trás deles e todas estas histórias trazem grandes ensinamentos.

Por outro lado, os deuses formam grandes e poderosas Egrégoras , cheias de energia para serem usadas por aqueles que sabem como acessá-las. Você acha mesmo que pessoas muito mais inteligentes que você iriam venerar um “deus de cabeça de elefante”?

A alegoria de Ganesha (meu deus favorito, aliás) é uma das mais lindas e completas lições de vida que já encontrei nas mitologias. Um dia farei um posto apenas sobre ele.

Mas voltando ao assunto: então surge a grande questão “Se todos os deuses estão dentro de seus pensamentos apenas, mas todo pensamento é projetado no astral, então os deuses estão ao mesmo tempo no Universo e dentro de você”, o que nos remete ao Oráculo de Delfos novamente. Parece uma serpente mordendo a própria cauda…

Entendendo os ateus e céticos

Muitas pessoas, lendo esta coluna, devem achar que eu odeio os ateus e céticos ou sou o nêmesis deles, mas nada está mais afastado da verdade. Eu compreendo perfeitamente a posição na Árvore da Vida em que eles estão (da mesma maneira como também compreendo os fanáticos religiosos ou os místicos hippies ou os ateus materialistas).

Tem gente que deve imaginar até que eu e o Kentaro Mori somos inimigos mortais, mas a verdade é que às vezes passamos madrugadas inteiras batendo papo no msn e eu o acho um cara muito inteligente e muito gente boa. Ele tem me ajudado a bolar alguns parâmetros científicos rigorosos para experimentos em alguns laboratórios rosacruzes e eu tenho passado pra ele imagens, fotos e idéias que não tive tempo de pesquisar para ele me ajudar a descobrir se são hoaxs ou não.

Como o ocultista William Blake disse, “Sem opostos não há progresso“.
Todo ocultista é, obrigatoriamente, um cético. Se não for, vai virar um esquisotérico comprador de revistas de horóscopo, amigo dos gnomos de Além da Lenda, abraçador de árvores, entoador de mantras hippies, leitor de revistas de pink wicca e outras modinhas toscas, o que não os tornaria nem um pouco diferentes de um fanático religioso ou de um cético tapado.

Dentro da kabbalah, todos estes casos são desvios do Caminho do Equilíbrio (a título de curiosidade, caminho 25, Arcano XIV, a Temperança): Os materialistas puros (Malkuth), os misticóides (Yesod), os fanáticos céticos (Hod) e os fanáticos religiosos (Netzach). Todos os excessos dos 4 elementos que precisam ser equilibrados na alquimia!

Para entender um ateu, precisamos nos colocar no lugar dele, e acompanhar o desenvolvimento do termo ao longo da história: A partir de Constantino, a religião “oficial” de Roma passou a ser aquele “cristianismo frankenstein” que ainda vamos estudar, mas qualquer pessoa que não estivesse de acordo com a doutrina romana seria considerado um pagão (vindo do latim pagani, ou “pessoa do campo”) ou ateu (“que não possui deuses”).

Esta classificação era meramente filosófica, pois ambos deveriam converter-se ou iriam para a fogueira e nenhum dos dois tipos realmente acabava se convertendo.

No caso dos Pagani, a Igreja bolou formas de absorver, converter seus deuses em diabos e transformar datas festivas em datas católicas (vide 25 de Dezembro). No caso dos ateus, não havia muito o que se fazer a respeito. Uma das curiosidades é que, ironicamente, a imensa maioria das pessoas consideradas atheos pela Igreja encontrava-se dentro das fraternidades rosacruzes (os filósofos iluminados).

Por que “Iluminados”?

Porque dentro destas escolas de pensamento, considera-se que quem está no começo de sua trilha espiritual está “nas trevas da ignorância” e, conforme vai galgando os degraus do autoconhecimento e se lapidando, adquirindo cada vez mais “luz da sabedoria”, até que passa a irradiar esta luz para outras pessoas, ou seja, tornar-se iluminado.

Note que esta “luz” só aparece com muito esforço. Ficar sentado de cabeça baixa esperando alguém te iluminar vai te transformar apenas em uma pedra que recebe luz, mas o brilho precisa vir de dentro para fora, através da lapidação dos defeitos capitais (os tais “7 pecados” que eu vou esmiuçar em colunas futuras). A pessoa precisa “buscar” esta luz através do ceticismo e do ocultismo e, nesta jornada, torna-se um buscador. Note novamente a semelhança com a história de Prometeu/Lúcifer.

Voltando aos Ateus

Posso imaginar um ateu brasileiro como uma pessoa com inteligência acima da média, que tem entre 16 e 40 anos e morou no Brasil por quase toda a sua vida. Esta pessoa foi alimentada com bizarrices durante toda a sua vida: falaram para ele na escola que um sujeito colocou dois animais de cada espécie em um barquinho durante 40 dias para escapar da chuva, falaram que Deus criou o mundo em 7 dias, que a Terra tem 6000 anos de idade, que uma torre desmoronando era a responsável pelas línguas da Terra e por ai vai… e que tudo isso era “a palavra de Deus”. Mais tarde, jogam na nossa cara um Jesus-Apolo com uma história toda picotada e incompreensível e dizem que “ele morreu pelos nossos pecados” ou “morreu para nos salvar”. E pior, que se não acreditarmos nele, este deus bondoso e magnânimo nos lançará nas profundezas do inferno para sermos torturados pela ETERNIDADE.

Qualquer pessoa que tenha um mínimo de inteligência e cultura vai começar a questionar tudo isso.

As pessoas mais velhas, por terem passado 30… 40 anos ouvindo estas histórias em um período sem troca de informações (não havia internet) e onde a dominação educacional, moral e dogmática era MUITO mais pesada do que a nossa certamente terão muito mais dificuldades em largarem este pensamento. Temos de ter paciência e compreender a posição deles: eles nunca tiveram acesso ao conhecimento “oculto”.

Os mais jovens passam pelo estágio da negação: tendo uma inteligência acima da média, escutam essas coisas e assistem ao show de horrores e injustiças que é a cultura do dízimo e pensam “que merda é essa? Isso não pode ser sério!” e passam a se considerar ateus.

É o que eu considero um “ateu estágio 1”. A criação do não-Deus como resposta aos absurdos das Igrejas caça-níqueis. A imensa maioria do pessoal que eu conheço que se denomina “ateu” começa nesta posição.

A partir deste estágio, a pessoa pode se dividir em três categorias: as que adquirem uma revolta interior tão grande com isso que assumem uma forma mais agressiva de contestar esta religião, abraçando qualquer outra coisa que lhe apresentem apenas como resposta direta aos ataques dos crentes… O problema com isso é que estas pessoas geralmente são manipuladas por iniciados em NOX e Goetia para servirem de gado energético com seus “rituais satânicos” disponíveis na internet (um dia eu falo mais sobre satanismo sério) ou montam a sua “religião do não-deus católico” e saem por ai pregando. Esse pessoal, que costumamos chamar de “satanistas de orkut“, leram meia dúzia de livros do Aleister Crowley, não têm a menor idéia de como a ritualística funciona e geralmente são vampirizados e usados como baterias energéticas para iniciados de verdade das Fraternidades Negras.

A segunda categoria é a dos preguiçosos mentais, que decidem parar seu ceticismo por ai. Decidem que “todas as religiões são iguais, não preciso estudar nenhuma, ninguém presta, são todos picaretas e são todas iguais” e normalmente pensam o mesmo das ciências ocultas, fazendo uma mistureba com os charlatões, videntes e afins (e eu também nem vou culpá-los por isso, porque a coisa é realmente suína no ramo misticóide). Eles normalmente consideram efeitos espirituais como fraudes (e também não podemos julgá-los, já que a maioria das coisas que aparecem na TV é mesmo uma palhaçada), mas nunca se deram ao trabalho de buscar pessoalmente qualquer tipo de comprovação, seja para sim, seja para não. Desta categoria surgem os fanáticos-céticos.

Falar “Deus não existe” é, na melhor das hipóteses, uma demonstração de ignorância, arrogância e prepotência, que assumiria que o indivíduo estudou tudo o que há para ser estudado no planeta e, do alto do conhecimento total, poderia tecer algum comentário semelhante. Por outro lado, falar “Deus existe” quando esse “Deus” é aquela aberração fabricada pela Igreja Católica também é um contrasenso… Oh, a ironia.

E percebemos que o comportamento destes céticos é EXATAMENTE IGUAL ao dos fanáticos religiosos. Ambos são “donos totais da verdade suprema e absoluta incontestável”. Discutir com eles é tão ou mais perda de tempo do que discutir com um pastor evangélico.
 


A terceira categoria é a que eu respeito. Estes buscadores céticos estudam as outras religiões e filosofias (e por estudar não quero dizer “fuçaram na wikipedia”) e entendem os princípios de suas filosofias e doutrinas, chegando até mesmo a absorver e comparar seus ensinamentos sem se deter nos dogmas impostos (Não mentir, não roubar, não matar, ter ética…). Eles podem chegar à conclusão que “nenhuma das religiões que conheci até agora me serve” (esta resposta eu respeito) mas isso não os impede de continuar estudando e respeitando quem ainda não chegou neste estágio.

Eventualmente ele pode encontrar uma filosofia que lhe sirva, OU continuará uma eterna busca. O mesmo vale para os tais “fenômenos sobrenaturais” (e também pode ser estendido para as informações que eu coloco nesta coluna).

Eu, pessoalmente, acredito que não existe nada “sobrenatural”; existem apenas coisas “naturais” que a ciência ortodoxa não teve capacidade para explicar ainda. Incluindo os espíritos e a magia.
Alguns buscadores acabam chegando a um deus-pessoal, ou seja, o chamado EU SOU. Se basta ter um adorador para qualificar um Deus, se você adorar (do latim Adore, ou “conversar, conhecer”) a si mesmo, isto não configuraria o suficiente para classificá-lo como um Deus? Neste estágio, eles deixam de se tornar um “sem-deus” e se tornam a própria divindade, sem necessidade de procurar nada externo (olha o Oráculo de Delfos novamente, crianças).
 


O Deus-Ciência

Posso afirmar que o universo que conhecemos foi criado no Big Bang (sopro divino), que formou as galáxias, estrelas e planetas, todos compostos dos mesmos átomos originais, apenas combinados de maneira diferente. Os seres humanos são um amontoado de átomos provenientes desta poeira cósmica, que um dia morrerão e serão recombinados em outros átomos para formar outros seres humanos; assim “reencarnando”. Um dia, quando o universo parar de se expandir e passar a se comprimir, ele acabará no Big Crush e todos os átomos retornarão à origem (embora esta teoria ainda esteja sendo intensamente debatida entre os físicos).
Chame o Big Bang de “Deus” e temos: “O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, e um dia retornará ao criador. O homem é Deus”. E a Kabbalah se prova certa mais uma vez, mesmo no maior dos materialismos.

Non nobis, Domine, Domine, non nobis, Domine
Sed nomini, sed nomini, tuo da gloriam.


Marcelo Del Debbio
http://www.deldebbio.com.br/2009/11/...o-dos-ateus-2/


Last edited by Conrado; 27-05-13 at 13:40..
Conrado is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

27-05-13, 13:56 #66
Nossa Conrado, tentei ler mas quando chegou aqui não deu mais
Quote:
Muitas pessoas, lendo esta coluna, devem achar que eu odeio os ateus e céticos ou sou o nêmesis deles, mas nada está mais afastado da verdade. Eu compreendo perfeitamente a posição na Árvore da Vida em que eles estão (da mesma maneira como também compreendo os fanáticos religiosos ou os místicos hippies ou os ateus materialistas).
"Os ateus e céticos falam que eu não gosto deles, não é verdade e pra provar isso vou provocá-los"
Great.

punisher is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
27-05-13, 14:10 #67
Bom, se você prefere levar pro lado pessoal ao invés de simplesmente absorver conhecimento...

Conrado is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
27-05-13, 14:15 #68
Papa Francisco diz: "Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé."

ENTENDEU, Eon???
E NÃO DISCUTA, SÃO ORDENS DO CHEFE!!!


Fonte: Rádio VATICANO

night is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

27-05-13, 14:27 #69
Quote:
Postado por Conrado Mostrar Post
Bom, se você prefere levar pro lado pessoal ao invés de simplesmente absorver conhecimento...
Eu tenho o costume de avaliar a fonte de onde absorvo conhecimento, silly me

punisher is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
27-05-13, 14:33 #70
Avaliar as afirmações baseando-se na personalidade do autor. Ler Nietzsche deve ser impossível pra você, imagino.

Conrado is offline   Reply With Quote
mrfire
Trooper
 

27-05-13, 14:35 #71
Esse Papa é o primeiro em séculos que tem colhões pra falar uma série de, poderia se dizer até obviedades, que simplesmente a Igreja vem tentando dissimular a anos.

To curtindo esse argentino ae.

mrfire is offline   Reply With Quote
KaaLL
Trooper
 

PSN ID: O_DaNE
27-05-13, 14:45 #72
 

KaaLL is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

27-05-13, 15:10 #73
Quote:
Postado por Conrado Mostrar Post
Avaliar as afirmações baseando-se na personalidade do autor. Ler Nietzsche deve ser impossível pra você, imagino.
Não, mas só li Assim Falou Zarathustra até agora.

Essa comparação foi bastante infeliz na minha opinião. O carinha do texto que você postou tá mais pra um Dawkings às avessas, sans argumentação impecável.

punisher is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

27-05-13, 15:14 #74
Quote:
Postado por night Mostrar Post
Papa Francisco diz: "Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé."

ENTENDEU, Eon???
E NÃO DISCUTA, SÃO ORDENS DO CHEFE!!!


Fonte: Rádio VATICANO
Olha a citação fora de contexto... aheuaheuaheau.

O Papa estava se referindo muito específicamente aos padres argentinos que estavam se recusando a batizar crianças por causa da situação dos pais (pais separados, mães solteiras, etc)

Eon is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
27-05-13, 15:15 #75
Abaixo os fiscais da fé!

night is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:00.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.