Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
NITRO
Trooper
 

Default Pesquisador afirma que Jesus é invenção Romana

14-10-13, 20:36 #1
Pesquisador: história de Jesus é farsa criada por romanos
Historiador americano afirma que a figura de Jesus foi usada como propaganda pelos romanos para acalmar os povos sob seu domínio

O pesquisador americano Joseph Atwill, que afirma que a figura de Jesus Cristo foi fabricada pela aristocracia romana, diz ter encontrado novos dados que confirmam sua teoria. O historiador diz que um relato da Judeia do século I contém diversos paralelos entre Jesus e o imperador romano Tito Flávio. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Atwill afirma que essas "confissões" são "clara evidência" de que a história de Jesus é "na verdade construída, ponta à ponta, baseada em histórias anteriores, mas especialmente na biografia de um César romano".​

James Crossley, da Universidade de Sheffield, diz ao jornal que a teoria de Atwill é como os livros de Dan Brown. "Esse tipo de teoria é muito comum fora do mundo acadêmico e são normalmente reservadas à literatura sensacionalista."

"Cidadãos alertas precisam saber a verdade sobre nosso passado para podermos entender como e por que governos criam falsas histórias e falsos deuses", diz Atwill. O americano irá apresentar seus dados em uma palestra em Londres. A entrada custa 25 libras (cerca de R$ 87).

Segundo o pesquisador, a criação de uma figura foi usada como propaganda pelos romanos para acalmar os povos sob seu domínio. "As facções de judeus na Palestina da época, que aguardavam por um messias guerreiro profetizado, eram uma constante fonte de insurreição violenta durante o primeiro século", diz o historiador.

"Quando os romanos exauriram os meios convencionais de anular rebeliões, eles mudaram para a guerra psicológica. Eles pensaram que o meio de parar a atividade missionária fervorosa era de criar um sistema de crença adversário. Foi quando a história do messias 'pacífico' foi inventada", diz Atwill.

O pesquisador diz que, ao invés de encorajar a guerra, o messias inspirava a paz e ainda dizia aos judeus darem a "César o que é de César" e, assim, pagar suas taxas para Roma.

Atwill diz ter encontrado um relato de Flávio Josefo (historiador romano) sobre a guerra entre romanos e judeus. O americano argumenta que o texto contêm diversos paralelos entre o texto e o Novo Testamento.

A sequência de eventos e localidades visitadas por Jesus Cristo segundo o texto bíblico é aproximadamente a mesma da campanha militar de Tito Flávio, imperador romano durante a guerra, afirma Atwill. O Daily Mail destaca, contudo, que Tito Flávio nasceu em 39 d.C. e morreu em 81 d.C., muito depois de Jesus Cristo.

O historiador americano afirma que os imperadores romanos nos deixaram um quebra-cabeça a ser desvendado. Segundo Atwill, a solução do enigma é: "nós inventamos Jesus Cristo e somos orgulhosos disso".

http://noticias.terra.com.br/ciencia...ceb0aRCRD.html


Infográfico interessante: Jesus mitológico X Jesus histórico
http://www.terra.com.br/noticias/cie...sus-historico/





NITRO is offline   Reply With Quote
jedicoelho
Trooper
 

14-10-13, 20:43 #2
Bom, que é invenção, não é novidade alguma... Caso esse cara seja sério, vai ser bom pra tentar elucidar quem foram os fdps que inventaram...

jedicoelho is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

14-10-13, 20:49 #3
Ok.


E Jesus ter chicoteado as bancas de mercadores e condenado os ricos tb era muito bom pros que inventaram ele.


Ok.


jacu is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

14-10-13, 20:51 #4
Eu sou jacinto cuzzato e Jesus é meu amigo.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

14-10-13, 20:54 #5
Deus é bom pra mim
Deus é bom pra mim
Contente estou
Caminhando eu vou
Deus é bom pra mim


Bons tempos do colégio católico

jacu is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
14-10-13, 21:12 #6
 

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
14-10-13, 21:26 #7
 

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Aveia-Quaker
Trooper
 

14-10-13, 21:29 #8
aguardando o eon

Aveia-Quaker is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

14-10-13, 21:46 #9
Mas como pode que encontraram Jesus em Marte? Algo está mal explicado

Zedd is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

14-10-13, 21:54 #10
ORLY??????????????
e eu aqui achando que era tudo verdade.. uma virgem parideira, um cara que faz milagres, ressucita, anda sobre as águas, transforma as coisas em outras.. então é tudo inventado?????????????

maldita ciência
daqui a pouco vão dizer que não existe monstro, fantasma, almas penadas... pqp no que iremos acreditar

troy is offline   Reply With Quote
jedicoelho
Trooper
 

14-10-13, 21:57 #11
Eu sabia que havia algo estranho. Alguém que transforma água em vinho e depois diz que beber é pecado só podia ser invenção da midia ninja.

jedicoelho is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

14-10-13, 21:58 #12
mas vinho pode oras!!!! é um álcool sagrado
os outros vem com diabinhos em sua composição

troy is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

14-10-13, 22:28 #13
novax

dos Pampas is offline   Reply With Quote
rini
 

14-10-13, 22:30 #14
old news

rini is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
14-10-13, 22:38 #15
Quote:
Postado por jacu Mostrar Post
Deus é bom pra mim
Deus é bom pra mim
Contente estou
Caminhando eu vou
Deus é bom pra mim


Bons tempos do colégio católico
Que nao serviu de merda nenhuma... nem a musica vc aprendeu...

Renegade is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
14-10-13, 22:41 #16
Se eu que sou um ser humano simples ja trasnformei vinho em vinagre, imagina o filho de deus

Yakov is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

14-10-13, 22:58 #17
Quote:
Postado por Renegade Mostrar Post
Que nao serviu de merda nenhuma... nem a musica vc aprendeu...


Pow a versao que eu aprendi era essa

jacu is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

14-10-13, 22:59 #18
Quote:
Postado por jedicoelho Mostrar Post
Eu sabia que havia algo estranho. Alguém que transforma água em vinho e depois diz que beber é pecado só podia ser invenção da midia ninja.

Isso de que ele disse que beber é pecado é mentira
Ele nunca disse isso



Todo o resto é verdade rs

jacu is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

14-10-13, 23:06 #19
AVAH

o problema eh q se vc chegar pro mundo e falar "ai mundo tah provado jesus nao existiu" o mundo simplesmente surta e acaba em colapso

eh igual uma crianca q descobre antes da hora q o papai noel nao existe.

deixem as criancas em paz.

forca eon! e as demais antas. eh tudo mentira a gente sabe q ele existiu sim tah bom!

roadster is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

14-10-13, 23:22 #20
cara

Mesmo se provassem algo a respeito

Não mudaria nada

jacu is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

15-10-13, 02:42 #21
Quote:
Postado por rini Mostrar Post
old jews
Arrumei

Zedd is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

15-10-13, 07:11 #22
Quote:
Postado por jacu Mostrar Post
cara

Mesmo se provassem algo a respeito

Não mudaria nada
(1)

diferent is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

15-10-13, 07:36 #23
nada mudaria no sentido de q as pessoas nao acreditariam na prova ou no sentido de q as pessoas passariam a viver sem a crença mas nada no mundo em si mudaria?

roadster is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

15-10-13, 07:51 #24
roads.

Quem acredita em Jesus com toda a história da carochinha, vai continuar acreditando mesmo que ele apareça em Terra e diga que era na verdade só um marketeiro.

Once you are blind, you are always blind.

---

Btw, eu acredito 100% na existência de Jesus. Eu acredito 100% que em diversos pontos da história, tal qual a nossa atual, aparecem pessoas genuinamente boas que acreditam na humanidade e na paz entre as pessoas.

No caso especifico de Jesus, acredito que ele realmente existiu e foi uma pessoa que pregou pelo bem, que tentou que as pessoas fossem melhores umas com as outras. Os Romanos descobriram esse poder de comoção das pessoas e moldaram a história de modo que ficasse mais bonito aos olhos das pessoas.

A religião católica nasceu como todas as outras, da possibilidade de se controlar uma massa com promessas que são pagas fora dessa vida. E como todas, elas normalmente são baseadas em casos ou pessoas da época.

u3663 is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

15-10-13, 08:29 #25
eu jah acho q cedo ou tarde essa palhacada acaba
meu filho por exemplo jah vou educalo com a verdade e nao com contos.
eh uma questao de tempo pra humanidade se tornar mais racional nesse ponto.

eh soh ver como a quantidade de ateus esta crescendo. (eu acho)

roadster is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
15-10-13, 08:46 #26
Agora sim

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
15-10-13, 08:50 #27
Esse ciclo sempre acontece. Agora tem outros portais falando que ele não quis dizer isso:

http://www.patheos.com/blogs/wwjtd/2...by-the-romans/

Vai se falar, falar, até ir morrendo aos poucos, e no final, ninguém sabe de porra nenhuma.

Azarael is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
15-10-13, 08:58 #28
pqp

pq vçs fasen isu, Dolans? outra discussao religiosa?

jaja vem o pastor metralhadora do Eon dando meteoro de chessus...

OrGg is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-10-13, 09:02 #29
road
até hoje tem MUITA gente no mundo, MUITA MESMO, que não "acredita" na evolução das espécies, acham que é "invenção da ciência" a gente ser descendente de macaco

vc acha mesmo q se um dia um cara chegar e falar "olha aqui eu tenho evidência empírica de que jesus nunca existiu", os católicos vão efetivamente ler o artigo do cara e ponderar alguma coisa?
não vão nem ler nada e falar "que absurdo esse cara é louco." e ignorar completamente

vc vive num mundo de imbecis, não se esqueça

 

rockafeller is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 09:07 #30
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
roads.

Quem acredita em Jesus com toda a história da carochinha, vai continuar acreditando mesmo que ele apareça em Terra e diga que era na verdade só um marketeiro.

Once you are blind, you are always blind.

---

Btw, eu acredito 100% na existência de Jesus. Eu acredito 100% que em diversos pontos da história, tal qual a nossa atual, aparecem pessoas genuinamente boas que acreditam na humanidade e na paz entre as pessoas.

No caso especifico de Jesus, acredito que ele realmente existiu e foi uma pessoa que pregou pelo bem, que tentou que as pessoas fossem melhores umas com as outras. Os Romanos descobriram esse poder de comoção das pessoas e moldaram a história de modo que ficasse mais bonito aos olhos das pessoas.

A religião católica nasceu como todas as outras, da possibilidade de se controlar uma massa com promessas que são pagas fora dessa vida. E como todas, elas normalmente são baseadas em casos ou pessoas da época.
Ou seja, você acredita só naquilo que você acha conveniente acreditar, apesar de todos os documentos históricos que contradizem claramente boa parte do que você acabou de afirmar.

E nós crentes que somos cegos.

Ok. Noted.

Eon is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
15-10-13, 09:14 #31
Só eu acho que Jesus é um extraterreste? somos um experimento da mistura de DNA alienígena/primatas, por isso somos "a imagem e semelhança de Deus".

assistam o filme Hangar 18.


CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

15-10-13, 09:14 #32
Suuuuuuuuuuuure.

Não, o seu argumento não vai funcionar campeão. Você é Troll.

Bjos.

u3663 is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

15-10-13, 09:18 #33
 

that's all folks

roadster is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

15-10-13, 09:27 #34
"documentos historicos".

vc eh um imbecil.

ircF is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-10-13, 09:31 #35
Quote:
Postado por ircF Mostrar Post
"documentos historicos".

vc eh um imbecil.
huhauhauhau second that.

"documentos históricos"

leia-se qualquer papiro escrito por qualquer homem da montanha há 2 mil anos atrás, e o mar de merda escrito pela própria igreja pra servir de alicerce pra alienação do publico geral.

ok.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Suprido
Trooper
 

Steam ID: drakkix
15-10-13, 09:35 #36
documentos historicos huehuehuebrbr

Suprido is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

15-10-13, 09:43 #37
AHEUHAEAEUEAHUE

roadster is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 09:44 #38
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
vc vive num mundo de imbecis, não se esqueça
Verdade, e eu vou te dizer como esses imbecis operam no dia-a-dia.

- Eles NÃO irão pagar 25 libras para ouvir o "pesquisador" expor a sua teoria.
- Eles NÃO irão comprar os livros desse "pesquisador", ler seus artigos, etc.
- Eles NÃO irão pesquisar mais a fundo para conhecer o trabalho de outros pesquisadores para estabelecer contraditório, pesar argumentos a favor e contra de forma devidamente equilibrada e embasada em fatos, e enfim chegar numa conclusão.
- Eles NÃO irão perguntar a opinião de outras pessoas que entendem mais do assunto do que eles mesmos.

Em vez disso eles vão formar opinião com base num artigo de jornal de meia página e citar esse artigo como se fosse verdade absoluta toda vez que alguma pessoa mencionar no nome "Jesus" numa conversa, afinal de contas não acreditar em Deus é prova de inteligência superior per se e portanto isenta da obrigação de se informar, argumentar logicamente e com coerência, etc, etc.
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
huhauhauhau second that.

"documentos históricos"

leia-se qualquer papiro escrito por qualquer homem da montanha há 2 mil anos atrás, e o mar de merda escrito pela própria igreja pra servir de alicerce pra alienação do publico geral.

ok.
Bom, se não contam tradição e manuscritos eu espero que você esteja preparado para abandonar toda a história antiga até a invenção da prensa de Gutenberg, inclusive você teria que partir do pressuposto que Sócrates nunca existiu pois ele não deixou uma palavra sequer escrita de próprio punho, os ensinamentos dele só existem pela tradição de Platão.

Deixando claro que o Sócrates ao qual me refiro é o filósofo grego e não o jogador de futebol. Dado o nível da sua argumentação até agora eu achei melhor esclarecer esse ponto.


Last edited by Eon; 15-10-13 at 09:55..
Eon is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
15-10-13, 09:51 #39
Eu espero que o povo ataque o autor e mate-o com apedrejamento por blasfêmia.

Afinal, era o que Deus pedia no antigo testamento.

Never Ping is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

15-10-13, 09:56 #40
Nah

Como você é RUIM de argumentação Eon, eu te ajudo.

Provavelmente esse artigo é bullshit. Se fosse uma descoberta real, com evidências e tudo... ele não ia cobrar 25 libras e provavelmente estaria com muito mais base de divulgação do que isso.


--

Viu, gastei menos espaço e falei o que você queria dizer!

Eu posso te resumir a Bíblia também se você quiser!

E não, TRADIÇÃO e DOCUMENTOS HISTÓRICOS DA IGREJA só provam que o Bátima é um filho da puta.

u3663 is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
15-10-13, 10:05 #41
 

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 10:08 #42
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Nah

Como você é RUIM de argumentação Eon, eu te ajudo.

Provavelmente esse artigo é bullshit. Se fosse uma descoberta real, com evidências e tudo... ele não ia cobrar 25 libras e provavelmente estaria com muito mais base de divulgação do que isso.


--

Viu, gastei menos espaço e falei o que você queria dizer!

Eu posso te resumir a Bíblia também se você quiser!

E não, TRADIÇÃO e DOCUMENTOS HISTÓRICOS DA IGREJA só provam que o Bátima é um filho da puta.
Verdade, o preço do ingresso e a qualidade da divulgação são os fatores determinantes para a credibilidade de um bom pesquisador.

Saico, um primor de bom senso e raciocínio lógico!

Eon is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-10-13, 10:10 #43
claro eon, claro.

é exatamente a mesma coisa vc comparar manuscritos e livros antigos relatando a ciência ao redor do globo com "documentos" expedidos pela própria igreja. Afinal, a Igreja nunca teve segundas intenções né eon. Principalmente no início da Idade Média.

rockafeller is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

15-10-13, 10:14 #44
agora vai!
vei eon, existe uma diferenca entre documentos historicos e coisas logicas q sao facilmente provadas
um eh um conto inventado nao eh pq foi escrito e existiu q eh necesariamente verdade sua anta

roadster is offline   Reply With Quote
Suprido
Trooper
 

Steam ID: drakkix
15-10-13, 10:16 #45
 

Suprido is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

15-10-13, 10:16 #46
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Verdade, o preço do ingresso e a qualidade da divulgação são os fatores determinantes para a credibilidade de um bom pesquisador.

Saico, um primor de bom senso e raciocínio lógico!
Como além de tudo você não sabe interpretar um TEXTO, eu concordei com você que o cara cobrar ingresso e a má divulgação, má fonte de informação e etc são fatores determinantes para notar como esse artigo é provavelmente apenas uma forma de aparecer.

Mas eu não te cobro... para a BÍBLIA ser um fator relevante na sua vida é meio óbvio que você não sabe interpretar um texto.

u3663 is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 10:18 #47
Rocka, sem querer ser chato, mas é impossível explicar algumas coisas direito sem saber o tamanho da sua ignorância sobre esse assunto. Se eu fosse começar pelo princípio eu teria que escrever uma outra bíblia aqui. Comece se informando do básico, aí se que você quiser questionar QUALQUER coisa eu juro que te respondo em detalhes.

Vai lá, lição de casa: http://www.catholicbasictraining.com...setexts/1l.htm

Abraço

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 10:22 #48
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Como além de tudo você não sabe interpretar um TEXTO, eu concordei com você que o cara cobrar ingresso e a má divulgação, má fonte de informação e etc são fatores determinantes para notar como esse artigo é provavelmente apenas uma forma de aparecer.
Você não concordou comigo, pois eu falei CLARAMENTE que imbecil é que NÃO lê o trabalho do cara antes de criticar.

Eu prefiro não formar uma opinião antes de entender o que o cara realmente pensa. Isso é uma postura racional. Se você não faz isso e prefere julgar o cara de antemão pelo preço do ingresso e a popularidade que ele tem então você é idiota sozinho. Por favor, não tente me incluir no seu clube.

Eon is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

15-10-13, 10:24 #49
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Eu espero que o povo ataque o autor e mate-o com apedrejamento por blasfêmia.

Afinal, era o que Deus pedia no antigo testamento.
Nao cara, Deus eh amor, Deus nao eh vingança, payback time, medo ao inves de respeito.. oh wait.

ircF is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

15-10-13, 10:24 #50
Eu nem preciso campeão! Você faz isso por nós!

u3663 is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

15-10-13, 10:27 #51
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Rocka, sem querer ser chato, mas é impossível explicar algumas coisas direito sem saber o tamanho da sua ignorância sobre esse assunto. Se eu fosse começar pelo princípio eu teria que escrever uma outra bíblia aqui. Comece se informando do básico, aí se que você quiser questionar QUALQUER coisa eu juro que te respondo em detalhes.

Vai lá, lição de casa: http://www.catholicbasictraining.com...setexts/1l.htm

Abraço
Parabens por se julgar automaticamente mais culto e definir sem qualquer conhecimento que o Rocka eh ignorante completo sobre o assunto..

Voce eh um otimo aprendiz , nao aceita opiniões contrarias e rapidamente parte pra ignorancia quando alguem critica sua crença, um bom cristao ,sem duvidas.

Agora vou voltar a queimar essas mulheres que pensam , malditas, como se atrevem...

ircF is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-10-13, 10:30 #52
eon eu não preciso saber detalhadamente a história da bíblia para saber que ela não foi inteiramente escrita por pessoas neutras e idôneas, relatando apenas fatos.
vc é q precisa ser trouxa ao extremo de saber de tudo isso E AINDA acreditar!


Eon, só pra saber o seu nível de alienação, vc acredita em adão e eva ou ao menos admite a evolução da espécie?

aqueles caras que conseguem abstrair as fantasias da bíblia e absorver os princípios e tal eu até respeito, agora quem acha que a bíblia é "a palavra de deus 100% verdade", merece ser zoado mesmo e preconceituosamente considerado um imbecil, sem receio.
um cara que "não acredita" na evolução das espécies não merece o respeito de ninguém.

rockafeller is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
15-10-13, 10:33 #53
pronto.... é agora!

VAI EON!

 

OrGg is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

15-10-13, 10:34 #54
CARALHO
ACABEI DE ACHAR UM DOCUMENTO HISTORICO AKI NO JARDIM DE CASA
 


[SPOILER]
 

roadster is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
15-10-13, 10:35 #55
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
...eu teria que escrever uma outra bíblia aqui...
Blasfemo do caralho.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
15-10-13, 10:40 #56
hahah road

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 10:40 #57
irc, olha a frase que o rocka usou:

"manuscritos e livros antigos relatando a ciência ao redor do globo com "documentos" expedidos pela própria igreja".

Desculpe, mas isso pra mim soa como se uma pessoa tentasse discutir a qualidade artística de uma determinada música se referindo as notas musicais na partitura como "aquelas bolinhas pretas" ou então apontando para um contrabaixo no palco e dizendo "aquela guitarra ali".

Isso não é questão de se julgar mais culto, é questão de caridade informar que as próprias palavras que a pessoa usa para falar de um assunto já denunciam automaticamente se ela sabe do que está falando ou não, e que ela precisa estudar se quiser discutir isso com os outros de forma que não pareça totalmente ignorante.
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
eon eu não preciso saber detalhadamente a história da bíblia para saber que ela não foi inteiramente escrita por pessoas neutras e idôneas, relatando apenas fatos.
vc é q precisa ser trouxa ao extremo de saber de tudo isso E AINDA acreditar!


Eon, só pra saber o seu nível de alienação, vc acredita em adão e eva ou ao menos admite a evolução da espécie?

aqueles caras que conseguem abstrair as fantasias da bíblia e absorver os princípios e tal eu até respeito, agora quem acha que a bíblia é "a palavra de deus 100% verdade", merece ser zoado mesmo e preconceituosamente considerado um imbecil, sem receio.
um cara que "não acredita" na evolução das espécies não merece o respeito de ninguém.
Bom, a primeira coisa que você precisa entender é que um documento histórico é um documento histórico independente da idoneidade de quem o escreveu. Os manuscritos da bíblia (que não são meia dúzia como você pensa, e sim mais de 3000 de fontes diversas) são COMPROVADAMENTE autênticos, no sentido histórico.

Porém você está dando um passo MUITO a frente, que é julgar a veracidade do conteúdo que esses documentos relatam. É impossível fazer isso sem entender como os historiadores trabalham. Leia o texto que eu recomendei. Lá tem uma parte que explica isso em detalhes.


Last edited by Eon; 15-10-13 at 10:48..
Eon is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

15-10-13, 10:41 #58
Se 99% do que as pessoas escrevem em 2013 é bobagem pura, imagina o que dá pra aproveitar de coisas escritas no ano 0.

clash is offline   Reply With Quote
Norton
Trooper
 

PSN ID: marcos_norton
15-10-13, 10:43 #59
Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
novax
Isso foi a única coisa que me chamou a atenção no tópico.

Bem vindo de volta Dos Pampas

 

Norton is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-10-13, 10:54 #60
eon, eu não duvido que esses documentos existem. do'h.
só acho que são páginas aleatórias de um romance épico... rs

por favor responda minha pergunta sobre a evolução x bíblia.

vc pode estudar o quanto for, mas a partir do momento que você "não acredita" na ciência, ao meu ver, seus estudos não servem de absolutamente nada.


é a mesma coisa q o sibus jogar 100000000000 horas de WoW, ser o maior estudioso de wow do planeta, saber tudo sobre a história, personagens, etc, e esquecer que aquilo não passa de um mundo de fantasia, querendo aplicar seus conhecimentos no mundo real.

rockafeller is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

15-10-13, 10:58 #61
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
nada mudaria no sentido de q as pessoas nao acreditariam na prova ou no sentido de q as pessoas passariam a viver sem a crença mas nada no mundo em si mudaria?
Se provarem que existiu, quem nunca acreditou vai questionar as provas.

Se provarem que não existiu, vale a mesma coisa.

Digamos que provem de forma inquestionável que não existiu. Ainda assim, as igrejas continuariam existindo, apenas sofreriam uma rápida metamorfose.

Uma pessoa que verdadeiramente tira proveito de determinada crença ou religião o faz por viver segundo uma série de princípios, não por acreditar em dogmas ou supostos fatos históricos. A bíblia é um livro de metáforas, não um registro histórico.

jacu is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

15-10-13, 11:02 #62
E digo mais: esse estudo aí não apenas não muda nada, como também é muito fraco.

Há argumentos neste tópico melhores que o estudo em si.

Aliás, ele funciona ao contrário do que se esperava: é tão ruim que só serve pra dar moral pra quem quer desacreditá-lo.

jacu is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
15-10-13, 11:12 #63
Deus abençoe este tópico.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
15-10-13, 11:13 #64
fui mencionar essa matéria aqui no trampo e quase arrumei briga

rs

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 12:31 #65
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
Eon, só pra saber o seu nível de alienação, vc acredita em adão e eva ou ao menos admite a evolução da espécie?

aqueles caras que conseguem abstrair as fantasias da bíblia e absorver os princípios e tal eu até respeito, agora quem acha que a bíblia é "a palavra de deus 100% verdade", merece ser zoado mesmo e preconceituosamente considerado um imbecil, sem receio.
um cara que "não acredita" na evolução das espécies não merece o respeito de ninguém.
Vou ser sincero, eu nunca li a evolução das espécies inteira, apenas partes selecionadas e inúmeras referências externas de outros autores. A Bíblia eu já li *quase* inteira, eu tenho imensa dificuldade em ler o Antigo Testamento e acabo lendo muito lentamente para absorver as idéias, é um projeto pra anos e eu ainda sou neófito... O Novo Testamento eu já li VÁRIAS vezes do começo ao fim e já sou capaz inclusive de citar as partes mais importantes de cabeça. O Novo Testamento para nós é mais importante do que o Antigo, basicamente é o final da história sem a qual a bíblia não faria sentido algum, para você ter uma idéia.

/pause

É assim que se começa uma conversa rocka, com retidão de intenções e honestidade intelectual, não fazendo de conta que você leu coisas que na verdade não leu e que conhece a fundo assuntos que na verdade não conhece. Se você não é honesto com relação aos seus pontos fracos, então como é que você vai ser capaz de aprender e melhorar? É impossível.

/resume

Dado o pouco que eu conheço sobre evolução das espécies, sim é uma idéia que faz muito sentido embora já tenha lido que não é isenta de falhas. Também ao que me consta a própria teoria da evolução já tem várias ramificações e adaptações que surgiram após a publicação do livro original de Darwin, não saberia distinguir ou ir a fundo em nenhuma delas, mas o fato é que não é exatamente como se estivéssemos falando de uma verdade imutável mas sim de uma teoria científica que como tantas outras vai mudando (e possivelmente melhorando) ao longo do tempo.

Pessoalmente a idéia de evolução não mexe tanto com a minha imaginação quanto as teorias que tratam da gênese e do funcionamento do próprio universo, pois a nossa tentativa de racionalização do universo tem como pressuposto oculto de que o universo FUNCIONA POR PRINCÍPIOS RACIONAIS, e isso tem se provado verdadeiro ao longo da história. Passa o tempo e sempre surgem profetas dizendo que a ciência finalmente desmentirá Deus, etc. Porém desconfio fortemente que a cada nova descoberta significativa haverá MAIS munição para o lado dos cristãos do que o contrário, exatamente como já aconteceu em outras ocasiões como por exemplo quando a teoria do átomo primordial (Big Bang) foi comprovada. No começo ela era ridicularizada porque a idéia de que o universo pudesse ter surgido num momento específico a partir de um único ponto era parecida demais com o Gênesis da bíblia, mas no fim das contas haviam evidências de que isso tinha mesmo acontecido.

Também há de se levar em consideração que somos nós que estamos falando há milênios anos que a realidade é produto da mente de um criador, e que essa mente é racional como a nossa. Por isso a tendência é que a ciência, com seu pressuposto de racionalização do mundo, faça uma convergência no longo prazo com a teologia cristã, se o universo realmente se provar 100% racionalizável. Acho essa possibilidade intrigante, e gostaria de ver como a ciência vai se harmonizar com a crença num ser superior racional e criador de todas as coisas num prazo de digamos... mais 20 ou 30 anos.

O que é a Bíblia nisso tudo? Para você ter idéia do que significa esse entendimento para um católico como eu, vou resumir isso num diálogo que tive com um amigo que é protestante:

AMIGO PROTESTANTE: "Cara, já que você se converteu eu vou te recomendar uma coisa: não leia absolutamente nada em lugar nenhum, não pergunte nada a ninguém, antes de ler a bíblia do começo ao fim!"

EU: "Qual bíblia?"

Eu fiz essa pergunta de propósito, para mostrar o erro de lógica que havia na proposição dele. É evidente que não existe tal coisa como "a bíblia" no mesmo sentido que existe a "A evolução das espécies". A bíblia NÃO É um livro escrito por um único autor e num único período, com um propósito objetivo. A bíblia é uma coleção de vários livros diferentes, escritos por pessoas diferentes e em épocas diferentes, sendo que no próprio texto desses livros NÃO CONSTA a informação de quais outros livros devem fazer parte da bíblia ou não!

A resposta para a pergunta que eu fiz você só encontra na tradição.

Na tradição católica a bíblia tem 73 livros, dos quais o Gênesis é o primeiro. Esse livro descreve a relação dos primeiros homens com Deus criador e com a criação, basicamente. Nisso ele é simplesmente genial. Eu costumo a dizer que mesmo de posse de todo o conhecimento científico de hoje, não seria possível explicar melhor a criação do universo para um fariseu de 3000 anos atrás do que lendo o gênesis pra ele. Isto porque o Gênesis pretende dar respostas existenciais, e não respostas científicas, para pessoas que tinham MUITO menos informações que nós acerca da realidade que as cercavam. Porém elas precisavam dessa revelação tanto quanto nós.

Digamos que Deus resolvesse inspirar uma pessoa HOJE MESMO a escrever um novo livro contendo novas revelações sobre a natureza do cosmos e o funcionamento do universo. Como essa pessoa poderia expressar essa revelação com exatidão usando termos atuais para explicar conceitos e teorias que ainda não foram inventados? Percebe o tamanho do problema?

Então se você me perguntar "devo ler o Gênesis ao pé da letra?" eu devo te responder: sim, leia ao pé da letra mas não desconsidere o contexto em que esse texto que você está lendo foi escrito, até mesmo para não cometer erros que são comuns como por exemplo acreditar que o Antigo Testamento deva ter a mesma importância do Novo Testamento para nós cristãos, ou que possa ser lido isoladamente e ainda assim fazer sentido depois da vinda de Jesus. Os livros da bíblia fazem sentido em conjunto, e você não tem como saber quais livros fazem parte da bíblia a não ser que você comece escolhendo uma tradição para saber quais são. E também para interpretá-los.


Last edited by Eon; 15-10-13 at 12:42..
Eon is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

15-10-13, 12:46 #66
tl;dr Ou seja, rocka: sim, quando convém

Zedd is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-10-13, 12:50 #67
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
vc pode estudar o quanto for, mas a partir do momento que você "não acredita" na ciência, ao meu ver, seus estudos não servem de absolutamente nada.
Cara, a ciência não foi feita para você "acreditar" mesmo. Quem usou o conceito do "éter" para avançar o conhecimento da física o máximo possível dentro das limitações de seu próprio tempo não desperdiçou a própria vida. Quem simplesmente "acreditou" que aquilo era verdade definitiva se deu mal.

A ciência se constrói sobre verdades provisórias, quando ela começa a competir com a fé é sinal que algo vai muito mal.
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
é a mesma coisa q o sibus jogar 100000000000 horas de WoW, ser o maior estudioso de wow do planeta, saber tudo sobre a história, personagens, etc, e esquecer que aquilo não passa de um mundo de fantasia, querendo aplicar seus conhecimentos no mundo real.
Ah, mas aí é que o bicho pega. Porque você não vai encontrar um ou dois crentes afirmando terem colocado o conhecimento de Deus em prática no mundo real e terem visto coisas milagrosas.

VOCÊ VAI ENCONTRAR MILHÕES.

E eu sou um deles. Pega eu.
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
tl;dr Ou seja, rocka: sim, quando convém
Sorry, para um católico o critério "conveniência" não se aplica.

Minha igreja tem uma interpretação oficial para cada ponto da doutrina. Ela se chama "Catecismo da Igreja Católica" e você pode ler na íntegra aqui:

http://www.vatican.va/archive/cathec...na-cic_po.html

Eon is offline   Reply With Quote
cebols
Trooper
 

15-10-13, 12:51 #68
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
CARALHO
ACABEI DE ACHAR UM DOCUMENTO HISTORICO AKI NO JARDIM DE CASA
[IMAGEM]

[SPOILER][IMAGEM]
EAHUEHAIEAHEAHUIEHAIUEHAHEAUIHEAUIHAEEA
/close

cebols is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-10-13, 13:30 #69
eon, eu li seu reply.
deu trabalho, mas eu li
a idéia que você mesmo me passou sobre a forma como a bíblia foi escrita, foi de "pessoas que não possuíam o conhecimento científico necessário na época, e atribuiam tudo a Deus, milagres e eventos fantasiosos".

mas ok, não quero discutir, vc tem argumentos muito sólidos e já estudou muito o tema, vc tem razão



só quero saber se vc acredita em adão e eva, e se acredita, em que ano aproximado esse evento aconteceu.

rockafeller is offline   Reply With Quote
rini
 

15-10-13, 13:33 #70
Quote:
The reason the Bible is considered divinely inspired is because the Catholic Church says so and the Catholic Church has the authority to do so. This is not an argument most people have heard – most people are expecting something along the lines of “The Bible says so” or “I was told so by God”. But this is not the reason. As shown in the article concerning sola scriptura the Bible cannot self-authenticate itself as inspired Scripture; there has to be an external authority which provides not only the canon of the Bible but also accurate interpretation of the Bible and the assurance that it is divinely inspired. This authority is the Catholic Church.

In order to prove the divine inspiration of the Bible to an atheist the Catholic apologist should first show that the Bible is historically accurate, then show that the Catholic Church has authority (based on the existence of God and the accuracy of the Bible) and then explain that the Catholic Church was the authority which put the Bible together and is the only authority which can correctly interpret it and declare it divinely inspired
eon.
preciso que vc vá tomar no meio do seu cu, ok?

rini is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

15-10-13, 13:36 #71
rsrs vcs são muito nervosos gente

jacu is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

15-10-13, 13:47 #72
Rini, e? A igreja catolica eh um puta exemplo e devemos sim acreditar em tudo que ela entende ser divino e verdadeiro.

Eu nunca diria nao para alguem dono dakele castelao cheio de ouro, ouro rulez!

posso add countdown de catolicos que morreram de fome nos ultimos minutos?

ircF is offline   Reply With Quote
rini
 

15-10-13, 13:52 #73
"sou uma dentre várias instituições do planeta detentora das palavras essenciais que respondem as perguntas do mundo.. e não se preocupe sobre a veracidade ou qualidade das informações.. quem dá o aval somos nós mesmo, os maiores interessados RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR"

acho o CUMULO da safadeza o cara destacar que a evolução das espécies tem certos questionamentos em alguns pontos (fato que deve acontecer com qualquer conteúdo científico) numa intenção de desmoralizar ou diminuir a teoria dando a entender que "é boa mas OLHA SÓ.. NÃO É PERFEITA, então cuidado" e simplesmente aceita os "estudos" de uma instituição que gera suas próprias provas auheauheuaheuaheu
é demais.

rini is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

15-10-13, 14:03 #74

Vassourada is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

15-10-13, 14:07 #75
 


lrn2science

punisher is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:48.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.