Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Mostrar resultado da votação: Aonde sua crenca esta localizada?
1 - Tenho plena conviccao de que deus nao existe. 36 20.34%
2 - Tudo indica que nao existe, mas nao tenho certeza 27 15.25%
3 - Sei la, mas tenho a leve impressao que nao existe 5 2.82%
4 - Nao faco a menor ideia e acredito que ninguem possa saber 35 19.77%
5 - Sei la, mas tenho a leve impressao que existe algo 26 14.69%
6 - Tudo indica que existe, mas nao tenho certeza 10 5.65%
7 - Tenho plena conviccao de que Deus existe. 38 21.47%
Voters: 177. Você não pode participar dessa votação

Responder
 
Thread Tools
Baron
Trooper
 

12-03-12, 17:51 #226
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Eu prefiro colocar da seguinte forma: Não existe absolutamente nada errado em achar um pensamento/filosofia melhor do que os demais se ele de fato for melhor, e se essa conclusão for fruto de uma busca genuina e não de egocentrismo irracional.
Favor explicar o "melhor" e quais os atributos para se ser "melhor".

Consigo imaginar isso no nível pessoal, mas não geral.

Você quer abstrair? Então abstraia outras situações. Você pensaria da mesma forma se tivesse nascido no oriente médio? Você pensaria igual se tivesse nascido numa tribo viking? Na favela da rocinha?

Enfim, como você pode definir o "melhor" elevado a um nível 100% geral se os tipos de experiências que você teve e terá em sua vida são extremamente limitados?

Não seria presunção em seu menor nível e estupidez em seu maior? Em resumo, há alguma maneira de isso não ser o que você mesmo chama de egocentrismo irracional?

E também por gentileza esclareça "busca genuína". Um nórdico que faz algo em nome de Odin não possui uma busca genuína? Genuína para ele, claro, assim como o que você chama de "genuíno" é genuíno para você, não para o universo filosófico inteiro. Ou não?






Last edited by Baron; 12-03-12 at 17:59..
Baron is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

12-03-12, 19:48 #227
100 mais, "meretríssimo" ...

Kenny is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
12-03-12, 19:55 #228
Classificar qualitativamente filosofias para comparação é coisa de quem não entendeu nada de filosofia.

Voce comparar a filosofia de fulano, e de ciclano, apontando semelhanças e diferenças é algo, agora comparar qualitativamente é errado, errôneo, mesquinho e como voce mesmo disse, egocentrico.

yahoo!? is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-12, 22:20 #229
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Favor explicar o "melhor" e quais os atributos para se ser "melhor".
Não acho que isso precise de explicações porque é bem óbvio, cuidado para não complicar algo que deveria ser terrivelmente simples.

Como é que você conclui que uma é melhor que a outra? Simples, você compara essas coisas. Ou seja, você examina todos os atributos relevantes para a comparação, atribui pesos para cada atributo, dá notas, e faz a comparação.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Consigo imaginar isso no nível pessoal, mas não geral.
Religião é uma escolha pessoal.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Você pensaria da mesma forma se tivesse nascido no oriente médio? Você pensaria igual se tivesse nascido numa tribo viking? Na favela da rocinha?
Isso é irrelevante. Questões espirituais são universais e independente do ponto de partida e o caminho percorrido, a linha de chegada é sempre a mesma.

No fundo você está apenas argumentando a favor do determinismo, como se a posição geográfica no globo fosse capaz de explicar 100% do comportamento de cada ser humano sobre a face da terra, o que obviamente não é verdade. A verdade é que as pessoas são livres para escolher e assim o fazem.

Existem cristãos em praticamente todos os cantos do planeta, inclusive no oriente médio, na favela da rocinha e (pasmem) existiram entre os Vikings. Se posição geográfica explicasse tudo, todos estariam presos exclusivamente as suas religiões locais. Não despreze a vontade humana como variável explicativa, isso é um grande erro.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Enfim, como você pode definir o "melhor" elevado a um nível 100% geral se os tipos de experiências que você teve e terá em sua vida são extremamente limitados?
Simples.

Vamos lá:

A melhor que B, e B é melhor que C. Logo A é melhor do que C. B é melhor do que C, mas não é melhor do que A.

Dentro de um universo de possibilidades onde são conhecidos A, B e C, então a melhor escolha racional é A. Porém pode haver um universo onde A é desconhecido, enquanto B e C são conhecidos. Dentro desse universo ninguém poderia escolher A pois ele é desconhecido, então a melhor escolha racional seria automaticamente B em detrimento de C.

Ou seja, o conceito de melhor escolha só existe dentro de um universo de possibilidades conhecidas, e tanto A quanto B podem ser escolhas ótimas dependendo de onde o indivíduo se situa na hora de fazer a escolha.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Não seria presunção em seu menor nível e estupidez em seu maior?
A única estupidez possível dentro de um universo de possibilidades do exemplo anterior seria escolher B mesmo tendo conhecimento da existência de A.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Em resumo, há alguma maneira de isso não ser o que você mesmo chama de egocentrismo irracional?
Sim, basta que você sempre exerça a melhor escolha racional dentro do seu universo de possibilidades, o que no exemplo acima seria escolher A em detrimento de B e C.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
E também por gentileza esclareça "busca genuína".
Uma busca genuína é a avaliação racional do universo de possibilidades a sua disposição. Ex: Você quer saber qual é a melhor pastelaria da sua cidade, então primeiro você estabelece critérios para julgar, depois elabora uma lista de pastelarias conhecidas, aí visita cada uma delas, cria um ranking segundo seus critérios, e finalmente chega a uma conclusão.

Uma busca não-genuína seria uma avaliação não-racional do universo de possibilidades. Ex: Você sabe que existem inúmeras pastelarias na cidade mas avalia apenas as pastelarias do seu bairro porque é mais fácil ou mais conveniente fazer isso em vez de fazer uma busca completa.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Um nórdico que faz algo em nome de Odin não possui uma busca genuína?
Se o universo de possibilidades conhecidas dele incluir apenas os deuses nórdicos, a busca dele pode ser perfeitamente genuína e racional.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Genuína para ele, claro, assim como o que você chama de "genuíno" é genuíno para você, não para o universo filosófico inteiro. Ou não?
Uma dada escolha é sempre a melhor dentro do seu próprio universo de possibilidades contanto que ela seja racional. É razoável supor que nós aqui estamos dentro de universos parecidos pois nossa herança cultural é bem parecida, mas se um Viking entrasse na conversa as conclusões poderiam ser diferentes. O único denominador comum entre diferentes culturas é a racionalidade no fim das contas.
Quote:
Postado por yahoo!? Mostrar Post
Classificar qualitativamente filosofias para comparação é coisa de quem não entendeu nada de filosofia.
A conversa original não era sobre filosofia e sim sistemas de crenças. Sistemas de crença são abstratos por natureza, mas tem desdobramentos concretos que podem perfeitamente ser avaliados qualitativamente.


Last edited by Eon; 12-03-12 at 22:27..
Eon is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
12-03-12, 22:26 #230
só vou fazer um comentario

o lugar que voce nasce é SIM determinante!

de resto, se matem!

XUXU is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-12, 22:36 #231
Influência é diferente de determinância Xuxu. Determinância é quando uma variável explica 100% alguma coisa, o que obviamente não se aplica a localização geográfica quando a tentativa é explicar escolhas pessoais (religião, filosofia, forma de pensar, etc).

Eon is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

12-03-12, 22:53 #232
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Simples.

Vamos lá:

A melhor que B, e B é melhor que C. Logo A é melhor do que C. B é melhor do que C, mas não é melhor do que A.

Dentro de um universo de possibilidades onde são conhecidos A, B e C, então a melhor escolha racional é A. Porém pode haver um universo onde A é desconhecido, enquanto B e C são conhecidos. Dentro desse universo ninguém poderia escolher A pois ele é desconhecido, então a melhor escolha racional seria automaticamente B em detrimento de C.

Ou seja, o conceito de melhor escolha só existe dentro de um universo de possibilidades conhecidas, e tanto A quanto B podem ser escolhas ótimas dependendo de onde o indivíduo se situa na hora de fazer a escolha.

A única estupidez possível dentro de um universo de possibilidades do exemplo anterior seria escolher B mesmo tendo conhecimento da existência de A.
Aí que está, EON, vc não conhece o resto. Como pode afirmar que seu A é o top? E se o seu A for o meu X? E se realmente meu A for melhor que seu "A"? Não tem como saber ...

Na verdade, a escolha da religião é algo que toca a "alma" (no sentido poético e não literal) da pessoa, mas isso não implica em ser melhor ou pior só por ser escolha DELA.

Por isso a máxima de não julgar !!!

Kenny is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

12-03-12, 23:00 #233
Nossa Kenny, agora eu entendi a sua revolta com o meu comentário. Seu problema não é comigo e sim com lógica! Ehauheuaehua.

"Ou seja, o conceito de melhor escolha só existe dentro de um universo de possibilidades conhecidas, e tanto A quanto B podem ser escolhas ótimas dependendo de onde o indivíduo se situa na hora de fazer a escolha."

Entendeu? Tanto faz se é A ou X, o conceito de melhor escolha não é absoluto mas sim relativo ao universo de possibilidades de cada um!

Eon is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

13-03-12, 09:01 #234
Até aí concordo com vc.

O que não está correto no seu raciocínio é que seu ponto de vista é melhor que os demais. Ele pode ser o mais apropriado para vc (cada um), mas não é absoluto.

Não tenho nada contra vc, até aprovo sua defesa ferrenha às suas convicções (apesar de eu entender isso como fanatismo), nem me preocupo com a lógica. Só não concordo que pessoas "defendam" seus pontos de vista subjetivos como "verdades absolutas".

Kenny is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

13-03-12, 09:17 #235
Kenny, nisso existe um grande problema nas religiões.

Qualquer religião, levada da forma "correta" (ou seja, cegamente), prega que ela É SIM a verdade absoluta e impede que outras sejam consideradas como possibilidades, com penalidades e danos aquele que pensa diferente.

Eu sempre fui bem aberto quanto a tolerancia em religiões e idéias porém a própria idéia de seguir um Deus especifico envolve que você esqueça qualquer outro e já o posicione como errado.

Se a pessoa não é tão "fanática", então ela não é religiosa e segue aquele grupo de forma errada.

Não existe meio católico. Existe quem se DIZ católico. Nisso há de se defender o Eon pois religião é algo que você deve seguir e considerar unica verdade absoluta... ou criar a sua própria, como eu acho que você já disse por aqui, acreditar.

A GRAAAAAAAAAANDE maioria das pessoas segue piamente a Aposta de Pascal e nem mesmo se dá conta. São poucas pessoas bem resolvidas com isso.

Religião não tem meio termo. Se você faz dela um meio termo (eu acredito nessa mas a outra pode estar certa) você não está seguindo ela e sim apostando nela.

E o ato de seguir religião X, defende-la e lutar por ela se chama egocentrismo irracional. Pois todo o resto está errado.

---

Ah sim e isso tudo é BEM diferente de ter um Deus Interior. De acreditar em uma força, de acreditar em um Deus, sem seguir religião X ou Y. E esse sempre foi a priori de todas as religiões: Ter a noção de um ser superior devido ao Caos Organizado do Universo.

Esse DEUS não pode ser questionado pois ele não precisa de provas ou evidências. Como a própria teoria aponta, ele é interior e pessoal. E esse eu respeito.

u3663 is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-12, 09:32 #236
Religião organizada, Saico.

Conrado is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

13-03-12, 09:35 #237
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Não acho que isso precise de explicações porque é bem óbvio, cuidado para não complicar algo que deveria ser terrivelmente simples.
Felizmente filosofia e metafísica não são coisas simples.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Como é que você conclui que uma é melhor que a outra? Simples, você compara essas coisas. Ou seja, você examina todos os atributos relevantes para a comparação, atribui pesos para cada atributo, dá notas, e faz a comparação.
Isso. A questão é que para pessoas diferentes há atributos e relevância diferentes.

Se para se julgar "o melhor" objeto físico é muitas vezes impossível, imagina haver uma unanimidade para algo metafísico.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Religião é uma escolha pessoal.
Logo pessoas diferentes buscarão religiões diferentes, ou ainda nenhuma religião.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Isso é irrelevante. Questões espirituais são universais e independente do ponto de partida e o caminho percorrido, a linha de chegada é sempre a mesma.
A linha de chegada é sempre a mesma? O budismo prega o nirvana, que é um conceito diferente das religiões cristãs, assim como as centenas de milhares de religiões podem ter chegada diferente da sua.

Não, não é universal. Não seja egocêntrico irracional.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
No fundo você está apenas argumentando a favor do determinismo, como se a posição geográfica no globo fosse capaz de explicar 100% do comportamento de cada ser humano sobre a face da terra, o que obviamente não é verdade. A verdade é que as pessoas são livres para escolher e assim o fazem.

Existem cristãos em praticamente todos os cantos do planeta, inclusive no oriente médio, na favela da rocinha e (pasmem) existiram entre os Vikings. Se posição geográfica explicasse tudo, todos estariam presos exclusivamente as suas religiões locais. Não despreze a vontade humana como variável explicativa, isso é um grande erro.
Não estou explicando nada como variável geográfica, estou dizendo que você não é nem será merda nenhuma, até o fim da sua vida e mesmo que você vivesse 10 mil anos, para poder saber qualquer "verdade universal" e o que é melhor para todos. Mesmo porque o próprio conceito de "verdade universal" é ridículo, somente as religiões chegam em algo tão irracional.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Simples.

Vamos lá:

A melhor que B, e B é melhor que C. Logo A é melhor do que C. B é melhor do que C, mas não é melhor do que A.

Dentro de um universo de possibilidades onde são conhecidos A, B e C, então a melhor escolha racional é A. Porém pode haver um universo onde A é desconhecido, enquanto B e C são conhecidos. Dentro desse universo ninguém poderia escolher A pois ele é desconhecido, então a melhor escolha racional seria automaticamente B em detrimento de C.

Ou seja, o conceito de melhor escolha só existe dentro de um universo de possibilidades conhecidas, e tanto A quanto B podem ser escolhas ótimas dependendo de onde o indivíduo se situa na hora de fazer a escolha.

A única estupidez possível dentro de um universo de possibilidades do exemplo anterior seria escolher B mesmo tendo conhecimento da existência de A.

Sim, basta que você sempre exerça a melhor escolha racional dentro do seu universo de possibilidades, o que no exemplo acima seria escolher A em detrimento de B e C.
LOL.

Você não está tentando utilizar teoria econômica em metafísica, né?

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Uma busca genuína é a avaliação racional do universo de possibilidades a sua disposição. Ex: Você quer saber qual é a melhor pastelaria da sua cidade, então primeiro você estabelece critérios para julgar, depois elabora uma lista de pastelarias conhecidas, aí visita cada uma delas, cria um ranking segundo seus critérios, e finalmente chega a uma conclusão.
Exato. SEUS critérios. Como seus critérios poderiam ter qualquer caráter universal? Ou seja, como o que é bom para você necessariamente será bom para TODOS os demais?

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Uma busca não-genuína seria uma avaliação não-racional do universo de possibilidades. Ex: Você sabe que existem inúmeras pastelarias na cidade mas avalia apenas as pastelarias do seu bairro porque é mais fácil ou mais conveniente fazer isso em vez de fazer uma busca completa.
Entendi. Você teve vasta experiência na vida, conheceu tantas coisas, pensamentos e conceitos pelo mundo afora que tem absoluta certeza de que a sua "pastelaria" é sem sombra de dúvidas a melhor. e não só isso, é a melhor pastelaria que qualquer ser humano deste planeta poderia escolher.

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Uma dada escolha é sempre a melhor dentro do seu próprio universo de possibilidades contanto que ela seja racional. É razoável supor que nós aqui estamos dentro de universos parecidos pois nossa herança cultural é bem parecida, mas se um Viking entrasse na conversa as conclusões poderiam ser diferentes. O único denominador comum entre diferentes culturas é a racionalidade no fim das contas.
Eon, você usa um sistema racionalista, que por si só é extremamente falho (e se você não concorda é porque provavelmente conhece pouco de filsofia) e aplica isso em religião!

É uma teoria cheia de falhas aliada com fanatismo religioso. Não vai acabar bem.

Baron is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-12, 09:40 #238
Nisso ele está certo, a linha de chegada é sempre a mesma. A iluminação no Budismo é, na prática, semelhante à salvação no Cristianismo. O que muda são alguns aspectos culturais dos conceitos.

Conrado is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

13-03-12, 10:11 #239
Cuidado ao generalizar. Existem centenas de milhares de religiões, muitas delas com fins diferentes. Isso não tira delas o título de religião.

Só pra descontrair, algumas bem estranhas: http://www.cogumelolouco.com/top-10-...nte-estranhas/

Outro exemplo que me vem agora: Um faraó não queria estar em comunhão com deus, nem alcançar a iluminação. Ele é deus e já é iluminado.

Ou seja, não faz sentido dizer que todas as religiões têm o mesmo fim.


Last edited by Baron; 13-03-12 at 10:23..
Baron is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-12, 10:23 #240
Todas fundadas depois de 1950. Isso não são religiões, são seitas. E chamando de seitas eu estou sendo extremamente educado.

No caso do Faraó, é uma concepção messiânica semelhante à de Cristo. Mas claro, a imagem cultural é diferente. A questão é compreender de onde vêm os símbolos, e identificar as tendências, que são sempre as mesmas. Procure ver os vídeos que eu postei naquele outro tópico que você citou aqui.


Last edited by Conrado; 13-03-12 at 10:29..
Conrado is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

13-03-12, 10:54 #241
Saico,

Como Einstein dizia: "tudo é relativo". Não acredito em verdades absolutas, pois o Universo encontra-se em constante mudança (tanto no plano físico, quanto no metafísico ou espiritual).

Como o EON disse num dos posts anteriores, nenhum católico (estou usando como exemplo pq foi citado) é obrigado a seguir piamente o que está na bílbia. Isso mostra que há certo abrandamento e relativização, o que EU (opinião pessoal) entendo como correto.

Vc não precisa ser um fanático ou fundamentalista para seguir uma religião, nem concordar com tudo que ela prega.

Kenny is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

13-03-12, 10:59 #242
Claro que precisa Kenny.

Você deixar de fazer isso e questionar a palavra FINAL já é ser MEIO católico.

Não existe asteriscos nas palavras de Deus.

O que você pode é interpretar de formas diferentes e por isso existem diversas variações de cristianismo.

Agora se você não concorda com tudo que é pregado pela religião X, você não segue da forma correta e não é um seguidor daquela religião.

Você só aposta nela e segue o que lhe interessa.

Btw, eu também não acredito em verdades absolutas e acho sua opinião a ideal.

u3663 is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-12, 11:15 #243
Considerando que o Catolicismo segue a palavra de Deus, ou de Cristo, né. Eu já não concordo nem com isso. Por isso que, nas religiões organizadas, o que importa não é a palavra em si, mas sim a interpretação do clero. Só isso, pra mim, já as desqualifica totalmente como Religião no sentido verdadeiro da coisa. Torna-se política, pra não dizer tirania.

Conrado is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

13-03-12, 12:54 #244
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Isso. A questão é que para pessoas diferentes há atributos e relevância diferentes.
Se para se julgar "o melhor" objeto físico é muitas vezes impossível, imagina haver uma unanimidade para algo metafísico.
Você não deveria se preocupar tanto com unanimidades e sim com sua busca pessoal. Como eu já disse antes, o número de adeptos de uma idéia em particular não tem necessariamente uma relação direta com a veracidade dessa idéia. De repente você pode ser a única pessoa no planeta a ter razão sobre algo, então o importante é usar a sua racionalidade e não se deixar abalar por aquilo que os outros pensam sobre você.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Logo pessoas diferentes buscarão religiões diferentes, ou ainda nenhuma religião.
Isso é um fato.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
A linha de chegada é sempre a mesma? O budismo prega o nirvana, que é um conceito diferente das religiões cristãs, assim como as centenas de milhares de religiões podem ter chegada diferente da sua.
Nem todos os budistas chegarão ao nirvana e nem todos os cristãos chegarão ao paraíso. A linha de chegada a qual eu estava me referindo não é um ideal ou lugar fora do próprio indivíduo, mas o fim da jornada espiritual terrena que termina para todos da mesma forma: a morte.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
o próprio conceito de "verdade universal" é ridículo, somente as religiões chegam em algo tão irracional.
Na verdade a busca de uma explicação universal para tudo é também o que move a ciência, e a ciência é perfeitamente racional.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Você não está tentando utilizar teoria econômica em metafísica, né?
A racionalidade das escolhas não é um pressuposto exclusivamente econômico, mas já que estamos falando disso, porque não?
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Exato. SEUS critérios. Como seus critérios poderiam ter qualquer caráter universal?
Simples, eles não tem. Aliás eu gostaria que você me apontasse onde foi que eu afirmei que meus critérios são universais, pois eu estou afirmando exatamente oposto disso desde o começo.

O que eu disse foi: "Não existe absolutamente nada errado em achar um pensamento/filosofia melhor do que os demais se ele de fato for melhor, e se essa conclusão for fruto de uma busca genuina e não de egocentrismo irracional."

E em seguida eu deixei bem claro que "melhor" é um conceito relativo ao universo do observador, e portanto várias escolhas podem ser válidas como melhores ainda que sejam diferentes entre si. E acrescentei que a busca espiritual é pessoal.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Ou seja, como o que é bom para você necessariamente será bom para TODOS os demais?
Porque algumas coisas são assim. Algumas coisas não dependem da vontade humana para acontecerem e portanto todos estamos sujeitos a elas, gostemos disso ou não. Ex: Força da gravidade.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
Entendi. Você teve vasta experiência na vida, conheceu tantas coisas, pensamentos e conceitos pelo mundo afora que tem absoluta certeza de que a sua "pastelaria" é sem sombra de dúvidas a melhor.
Segundo os meus critérios, é sim.
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
e não só isso, é a melhor pastelaria que qualquer ser humano deste planeta poderia escolher.
É importante lembrar que o exemplo da pastelaria surgiu para explicar o que é uma busca genuina. Porém você há de convir que buscar a melhor pastelaria é algo bem diferente do que buscar a melhor filosofia transcendental.

A coisa mais comum que existe é as pessoas tratarem religião como se fossem pastelarias mesmo. "Eu sou a favor do disso, sou contra aquilo, logo a religião que melhor serve aos meus propósitos é essa". Ou seja, literalmente escolhem religião como se ela fosse uma produto e não um sistema de crenças estruturado para o crescimento espiritual. E de repente todo um processo que deveria ser de aprendizado, questionamento e amadurecimento, vira um comodismo sem fim que se resume a eliminar tudo aquilo que o sujeito não gosta na vida para ficar apenas com aquilo que o agrada e não o afronta de forma alguma.

Isso te supreende? A mim não. Nós vivemos num mundo onde as pessoas querem ficar ricas sem ter que trabalhar, querem comer como porcos sem engordar, querem corpos maravilhosos sem ter que fazer força, querem ser amadas mas não querem dar amor. Ou seja, elas só querem os benefícios, sem sair da zona de conforto. Ninguém mais quer ralar a bunda pra ABSOLUTAMENTE NADA.

Então para religião não poderia ser diferente. Se Cristo falou "amai-vos uns aos outros" e isso cabe dentro da sua filosofia, hurray, então Cristo é o Mestre (como disse o Kenny). Mas se alguém te lembrar que Cristo também falou "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém chega ao pai senão através de mim", então sai pra lá seu fanático quem disse que alguém pode conhecer a verdade, não é mesmo? Só te interessa de Cristo aquilo com o que você concorda? Então você é uma criança egocêntrica que só escolhe remédios pelo gosto que eles tem. Você não está interessado em crescimento espiritual, você está interessado em auto-afirmação. Simples assim.

Dito isso, eu gostaria de lembrar que em todos os meus posts desde que me converti você vai verificar apenas 2 objetivos:

- Esclarecer pontos controversos da minha fé para quem está de fora dela.
- Corrigir informações descaradamente equivocadas ou inventadas, sejam doutrinais ou históricas, apontando sempre que possível fontes que desfaçam o mal entendido.

Só isso. Eu não interfiro na vontade das pessoas de se comportar como crianças e escolherem para si só aquilo que lhes convém comodamente, mas elas também não podem esperar de mim que eu não lhes lembre que tal comportamento tem sim consequências. Isso não é questão de opinião, é um fato.

Eon is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
13-03-12, 13:07 #245
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Mas se alguém te lembrar que Cristo também falou "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém chega ao pai senão através de mim"
Eu concordo com essa afirmação. Mas ela não quer dizer que a salvação esteja apenas dentro do Cristianismo, muito menos apenas dentro da igreja. Eu obviamente discordo da afirmação "fora da igreja não há salvação", pois não foi Cristo quem disse, mas sim a Igreja Católica, e pra mim ela não tem praticamente nada a ver com Ele, por mais que os católicos insistam no contrário.

Conrado is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

13-03-12, 13:27 #246
Por ter cessado sua existência terrena, entregaremos seu corpo a terra
terra à terra, cinza à cinza, pó ao pó.
o espírito nós os deixamos nas mão de Deus.
esse é o ponto final de uma vida no sepulcro não há obras, nem conhecimento, nem sabedoria e a ele todos nós devemos sempre voltar confiamos naquele que diz:
"Eu sou a ressurreição e a vida aquele que crê em mim ainda que seja morto, viverá."

Gerson is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

13-03-12, 14:20 #247
Eon, você é o paradoxo em pessoa. Você é capaz de se afirmar e negar na mesma frase.

Baron is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

13-03-12, 14:40 #248
Saico,

sei lá.
Eu acho que não é necessário. Uma pessoa não deixa de ser católica por não concordar com "Adão e Eva".

[ON TOPIC] "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém chega ao pai senão através de mim", isso não deve ser interpretado como a salvação por Cristo (como pessoa) ou apenas conforme "seus" ensinamentos (se é que aqueles que chegaram ao nosso tempo são os ensinamentos de Cristo msm, sem nenhuma distorsão); mas sim pela prática do bem ...

O bem é praticado independentemente de religião, pois é um atributo universal.

Pretender classificar o que é "o bem", é controle de massa.

Kenny is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

13-03-12, 18:23 #249
Kenny, Cristo deixou uma idéia bem exata do que é o bem e o que é o mal. Basta se informar sobre a doutrina apostólica, ou seja, ler os evangelhos, os pais da igreja, etc.

Como eu disse antes, não adianta ler a bíblia ignorando o contexto no qual ela foi escrita muito menos interpretar de acordo com conveniências pessoais. Jesus quis dizer exatamente o que ele disse, que ele é o único caminho para salvação e que as pessoas devem se conformar com seus ensinamentos afim de que possam obter a salvação.

Se você não gosta dessa verdade isso é irrelevante, pois a doutrina cristã não é um cardápio de onde você tira apenas as coisas que você gosta. Estamos falando de algo que tem no total mais de 3000 anos de história, com começo, meio e fim. É preciso ter respeito pelas pessoas que viveram e morreram para que essa mensagem de redenção chegasse até nós, e você não está sendo respeitoso em criar suas próprias interpretações a menos que você esteja disposto a viver e morrer por isso também. Falar é fácil, viver pela palavra não é tão fácil quanto você pensa.

Sobre a relativização do bem e do mal, creio que isso seja uma coisa maléfica que retira da sociedade a firmeza que é desejável quando se está sob manipulação. Quantas pessoas você conhece que estão dispostas a morrer por aquilo que a nossa sociedade considera politicamente correto? Eu diria que são muito poucas. E a nossa sociedade está se tornando aos pouco um mar de relativismos pautados pelo politicamente correto. Aí você começa a entender a perplexidade dessas pessoas quando elas se deparam com uma cultura islâmica, onde dar a vida por Deus é considerado normal e corriqueiro, como era no início do cristianismo. As pessoas perderam noção do que é ter valores reais e inegociáveis, simples assim. E isso é ruim. Isto está destruindo a nossa cultura, aos poucos.

Num mundo relativizado é muito mais fácil mudar de opinião do que colocar seu rabo na reta, e isso é exatamente o que os manipuladores consideram o paraíso na terra: uma moral flexível é desejável quando o objetivo é controlar as massas.

Eon is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
13-03-12, 19:40 #250
de quatro.

minha posição religiosa é de quatro velho...

se não tiver d4... pode esquecer que nem valeu a foda.

Renegade is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
13-03-12, 21:25 #251
 

Never Ping is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

19-03-12, 22:18 #252
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
E não sei se vocês sabem, mas o judaísmo e todas suas vertentes são uma cópia (sim, cópia) deturpada de Platão.
Aheuaheuaheuae. Claro, exceto que o judaísmo antecede Platão por pelo menos 2000 anos.

Esse manja.

Eon is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

20-03-12, 10:47 #253
Ops, falha minha. A ideia era dizer CRISTIANISMO.

Você já leu algo de Platão? Não digo ler textos falando sobre Platão, mas sim ler uma obra escrita por ele.

Você vai perceber sim que o cristianismo é a deturpação de Platão, feito com muito menos inteligência e destruindo qualquer lógica que a obra original tivesse.

Baron is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

20-03-12, 11:29 #254
nego fala em "o importante é usar a sua racionalidade", e "fruto de busca genuina" pra depois cuspir um monte de argumentos q sao tudo menos racionais ou genuinos...

Baron esta correto, eon =
 

ircF is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

21-03-12, 12:44 #255
"Racionalidade" e "Jesus é único caminho para a salvação" na mesma frase é genuinamente ridículo, e só não é a coisa mais engraçada do mundo porque é um câncer mental na minha espécie e causa de mais sofrimento e submissão que literalmente qualquer outra coisa

Quer ser crente? Seja crente. Mas não finja que é racional, porque não é. Quer acreditar porque é mais cômodo? Quer muito que seja verdade? Deus falou com você pessoalmente, tocou seu coração? Quer fingir que acredita até realmente se convencer? Tem muito medo da morte? É melhor ceder à pressão social? Teve experiência 'mística'? Bom pra você. Mas nenhuma razão pra acreditar em qualquer religiosidade é racional.

Zedd is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

15-02-13, 21:25 #256
nosso deus todo poderoso esta ganhando, que bom

taco is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

15-02-13, 21:36 #257
procurei um post meu mas fui esperto o bastante de não ter discutido nem lido nenhuma baboseira daqui... huahuahua tudo o que o eon escreve é uma puta perda de tempo...

btw... senti muito orgulho da ds quando vi o começo da poll e um pouco de decepção ao ver o final.. mas é isso ai.. vivemos num tempo muito primitivo.. apesar de tudo estamos muito a frente da média do brasil e de outras estatísticas por ai! parabéns ds!

troy is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

15-02-13, 22:58 #258
Já acreditei, mas agora que parei com isso minha vida começou a ir pra frente.

ds is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

16-02-13, 09:18 #259
cara mas essa é facil

MISSIONARY!

rockafeller is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

16-02-13, 10:30 #260
Fecha.

Deus existe.

marcelob23 is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

16-02-13, 19:03 #261
Deus = Messi.

ircF is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
16-02-13, 19:34 #262
Beque de Roça

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
17-02-13, 02:15 #263
Centrista,
e nao vou votar pq nenhuma indica o que realmente penso =(

Kensha is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

17-02-13, 15:22 #264
Eu quero saber se Deus manda Jesuis pros outros planetas pra salvar os alienígenas também ! Ou só nós temos esta sorte ?

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Kr0N
Trooper
 

18-02-13, 09:43 #265
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Eu quero saber se Deus manda Jesuis pros outros planetas pra salvar os alienígenas também ! Ou só nós temos esta sorte ?
Nosso Jesuis cuida só da gente...os outros tem os deles...

Kr0N is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

18-02-13, 15:45 #266
Tá e Jesus é esquizofrênico? Quando ele rezava para o "Pai", ele tava rezando pra ele mesmo ou não?

marconds is offline   Reply With Quote
StingraY
Trooper
 

Steam ID: FAButzke
18-02-13, 16:09 #267
Quote:
Postado por troy Mostrar Post
procurei um post meu mas fui esperto o bastante de não ter discutido nem lido nenhuma baboseira daqui... huahuahua tudo o que o eon escreve é uma puta perda de tempo...

btw... senti muito orgulho da ds quando vi o começo da poll e um pouco de decepção ao ver o final.. mas é isso ai.. vivemos num tempo muito primitivo.. apesar de tudo estamos muito a frente da média do brasil e de outras estatísticas por ai! parabéns ds!
Desculpa troy mas quer dizer que você acha que é "primitivismo" acreditar em Deus? Olha... eu não concordo com as coisas que o Eon fala. Nem tampouco sou religioso mas não tenho nada contra a pessoa do Eon e também não acho que por uma pessoa acreditar em X ou Y ela é primitiva. Existem vários outros fatores a se considerar.

Sabe o que eu acho primitivismo? Assumir qualquer coisa como verdade absoluta. Quer seja a existência de algo ou a não existência desse mesmo algo. Qualquer pessoa que creia ou não creia em Deus mas mantem a sua mente aberta apesar disso, tem o meu respeito. O fanatismo (de ambos os lados) é que me incomoda e que deveria incomodar você também.

StingraY is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
18-02-13, 17:27 #268
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
não faço a menor ideia e desprezo quem acredita ter alguma certeza a respeito do tema
both sides

rs
RS

whiplash is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
18-02-13, 17:41 #269
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Você não deveria se preocupar tanto com unanimidades e sim com sua busca pessoal.
Ou seja, se a pessoa abominar religiões comunais organizadas, mas for feliz, ela tá certa?

Mordred_X is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

19-02-13, 11:49 #270
Não.

ShadoW is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 21:36.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.