Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Mostrar resultado da votação: O cadastro positivo é....
uma boa idéia 6 37.50%
má idéia 7 43.75%
numsei 3 18.75%
Voters: 16. Você não pode participar dessa votação

Responder
 
Thread Tools
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
Default Cadastro Positivo

19-05-11, 00:22 #1
Foi aprovado hoje essa bagaça, via MP.
Mais uma bizarrice da economia brasileira.


Quote:
Senado aprova criação de cadastro positivo para bons pagadores

Projeto ainda precisa ser sancionado; prazo é de 15 dias.
Cadastro positivo pode diminuir o custo do crédito.

Do G1, em Brasília


O plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta (18) a medida provisória que cria o cadastro de bons pagadores, o chamado Cadastro Positivo, que pode diminuir o custo do crédito.

A Câmara dos Deputados já havia aprovado a matéria. O texto será encaminhado à Presidência da República, que tem 15 dias para sancioná-lo.

A matéria, de relatoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), foi criticada por senadores do DEM e do PSDB. A oposição questionou a autoria da matéria. De acordo com o senador José Agripino (DEM-RN), a proposta original do cadastro positivo, aprovada pela casa e vetada pelo Executivo em 2010, é do ex-senador Rodolfo Tourinho (DEM-BA).

“Estão brincando com o Congresso. Pegam uma matéria vetada integralmente e mandam uma matéria praticamente igual como medida provisória”, afirmou Agripino.

Dornelles defendeu o cadastro. "O cadastro é chamado de cadastro positivo porque só pode ajudar. A pessoa que estiver com dificuldade não vai se cadastrar, só vai se cadastrar se tiver com a ficha limpa e poder dizer que tem condições de conseguir uma taxa de juros mais baixa. Chamo de cadastro do bem porque só pode fazer bem àquele que se cadastra."

De acordo com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o projeto do ex-senador era “genérico”. “O acerto do governo foi melhorar, complementar aquela decisão que o Congresso já tinha tomado em implementar o cadastro positivo”, disse.

A pauta do Senado continua trancada pela medida provisória que concede crédito extraordinário de R$ 26,6 bilhões a diferentes órgãos do governo federal e a estatais como a Petrobras e a Telebrás. A matéria, já aprovada pela Câmara, deve ser votada até 1º de junho.


O cadastro positivo é uma lista de bons pagadores, com o propósito de criar um banco de dados que ficará à disposição de instituições privadas.

O cadastro dos bons pagadores poderá servir de base para transações comerciais, como vendas a prazo e concessões de crédito. Em tese, a medida ajudará a diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos para o consumidor.

O consumidor terá de autorizar a inclusão de seu nome no cadastro positivo. Uma vez autorizada a abertura do cadastro, as anotações no banco de dados não dependerão de nova autorização. Elas deverão ser claras (sem termos técnicos, fórmulas ou siglas), objetivas (sem juízo de valor), verdadeiras (exatas e sujeitas a comprovação) e de fácil compreensão. O prazo de permanência das informações nos bancos é de 15 anos.

Pelo texto da MP, o consumidor poderá sair do cadastro quando quiser. O consumidor também terá direito de consultar as informações a seu respeito sempre que quiser por telefone e pela internet, uma vez a cada quatro meses, de forma gratuita.

Ninguém enxerga uma pegadinha nisso ae não?
Um cadastro único com todos seus dados de consumo: quanto voce pagou, onde voce pagou, quando voce pagou.

Facilitaremos bastante a vida da Receita Federal e de quem roubar/comprar essa base de dados, coisa que é certo que vai acontecer.


Pode até funcionar isso de educar a população ao punir os maus pagadores com taxas maiores, mas acho q essa abordagem é inédita no mundo.





Sephiroth is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

19-05-11, 00:28 #2
Taxas ainda maiores para os maus pagadores? Caramba.

Gerson is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

19-05-11, 00:40 #3

Buwem is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
19-05-11, 00:50 #4
como se quem não desse os maiores lucros pras empresas de crédito, não fossem os mals pagadores que tão sempre devendo cada vez mais e pagando cada vez mais!


edit: por que diabos o governo que formar uma base de dados que só é de interesse das empresas privadas do ramo?

vegetous is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
19-05-11, 01:14 #5
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
eaheahheaheaha achei q fosse diminuir taxa pra quem fosse bom. Mas se só for aumentar pra quem for ruim to fora
Na 2a linha da notícia tá escrito: "pode diminuir o custo do crédito".

didz is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
19-05-11, 01:28 #6
depende do ponto de vista

tratando-se do Brasil, o custo dos 'bons pagadores' provavelmente vai continuar o mesmo, enqto as taxas pra quem não estiver nesse cadastro positvo vao subir.

No Brasil que eu conheço as coisas funcionam assim.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
19-05-11, 01:41 #7
Eu estou partindo do pressuposto que isso vai ser "sério", senão não adianta fazer nada, nunca.

didz is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

19-05-11, 02:06 #8
isso dai é o famoso ROLO

troy is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

19-05-11, 03:07 #9
Isso ai vai ser igual ao sistema de reputação aqui da DS, vc fica todo alegre quando ganha um positivo e aparece na lista, mas na prática nao ganha porra nenhuma... hauehuaheuwe

mojud is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

19-05-11, 10:06 #10
Po.

Tai um negocio que acho que vai funcionar.

E não, não vão aumentar taxas pra quem já deve. Isso é ridiculo. A idéia não é essa.

A idéia é gerar um juros menor para aqueles que pagam suas dividas e não tem o nome sujo. Ao invés da empresa que irá ceder um financiamento pesquisar junto ao SERASA E outras empresas para verificar se o comprador tem alguma pendencia, ela iria direto no Cadastro Positivo.

E com esse Cadastro Positivo ela ganharia até um x% de desconto nos juros.

Não vejo nada de bizarro não.

u3663 is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
19-05-11, 10:21 #11
Bonito ver tu dizer isso Saico. Eu ja perdi a esperança no governo faz tempo, tudo que fazem acaba sendo pra beneficiar A ou B.

Tu se lembra de quando derrubaram a taxa de mensalidade da telefonia básica? Pois é. No final as grandes empresas sempre vencem, e é disso que o capitalismo é feito. Interesses comerciais acima de tudo.

asmur is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

19-05-11, 12:26 #12
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Po.

Tai um negocio que acho que vai funcionar.

E não, não vão aumentar taxas pra quem já deve. Isso é ridiculo. A idéia não é essa.

A idéia é gerar um juros menor para aqueles que pagam suas dividas e não tem o nome sujo. Ao invés da empresa que irá ceder um financiamento pesquisar junto ao SERASA E outras empresas para verificar se o comprador tem alguma pendencia, ela iria direto no Cadastro Positivo.

E com esse Cadastro Positivo ela ganharia até um x% de desconto nos juros.

Não vejo nada de bizarro não.
Eu não vejo dessa maneira.

Se o negócio funcionar e for confiável para o mercado então a tendência é de baixar os juros para os bons pagadores e aumentar para os maus pagadores.

Veja, não vai baixar porque as empresas são boazinhas, é simplesmente uma questão de competição no mercado. Não sei porque brasileiro tem essa visão de que as empresas têm que ser boazinhas com as pessoas boas e gentis do mundo.

Nada disso, a questão é imples: se essa lista for confiável e as empresas acreditarem nela (na minha visão essa será a maior dificuldade. Uma coisa que me deixa um pouco mais tranquilo é que órgãos privados cuidarão disso) haverá maior oferta de empréstimos para esses clientes, portanto a competição aumenta, pois todo mundo quer emprestar para bons pagadores, e o preço cai naturalmente.

Nada de bondade no coração, mesmo porque se eu for investir e aparecer uma empresa que perde dinheiro mas doa amor, eu não investiria. O que ocorre é simplesmente uma questão de mercado.

Se funcionar para os bons pagadores, creio que funcionará também para os maus pagadores.

O que ocorre hoje? Os bons pagadores pagam uma grande fatia que seria dos maus pagadores. O custo é diluído.

Se esse cadastro funcionar vai deslabancear a taxa de juros entre bons e maus pagadores. Se funcionar vai ser ótimo, porque caloteiro tem que se foder mesmo. Hoje em dia todo mundo paga o prejuízo causado pelos caloteiros, tem que reverter isso.

Baron is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

19-05-11, 12:41 #13
Dude.

A baixa dos juros vai ser irrisória... pequena... e não, não vão aumentar juros para quem deve mais... isso não faz sentido algum...

Não é uma lista de confiança é apenas um saldo dos pagadores que cumprem seus debitos...

Não tem nada a ver com bondade ou com alguem explorando isso...

É apenas uma via das empresas venderem para pessoas que REALMENTE pagam devido a GIGANTESCA massa inadimplente brasileira.

Não se tem no que confiar ou no que esperar das empresas.

Aliais se os juros forem maiores para maus pagadores é ainda uma coisa BOA porque você está gerando CRÉDITO para uma pessoa sem nenhum.

Acho que vocês estão procurando pelo em ovo no que é uma decisão simples e coesa. E que vai ser esquecida daqui 5 anos como foi o Serasa.

u3663 is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

19-05-11, 12:44 #14
Aliais um adendo.

ISSO É FEITO UNICO E EXCLUSIVAMENTE PARA BENEFICIAR AS EMPRESAS DEVIDO A GRANDE MASSA DE INADIMPLENTES.

E ajuda todos.

Pronto.

u3663 is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
19-05-11, 12:46 #15
má ideia
nao existe lei no brasil q beneficie a populacao em dentrimento do interesse de empresarios e/ou politicos

quem vai pagar a conta? nos, classe media
pq pobre quase n paga imposto e ainda recebe beneficio
rico (MILIONARIO) sonega toneladas do q deveria pagar

a gente fica no meio, sem ter pra onde correr
pagando a conta, claro

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

19-05-11, 12:52 #16
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Aliais um adendo.

ISSO É FEITO UNICO E EXCLUSIVAMENTE PARA BENEFICIAR AS EMPRESAS DEVIDO A GRANDE MASSA DE INADIMPLENTES.

E ajuda todos.

Pronto.
Sim, isso é feito para ajudar as empresas. O que eu me pergunto é se com isso a oferta de crédito para bons pagadores pode aumentar.

Talvez sim, talvez não. O mercado de crédito é um monopólio e isso pode barrar a baixa de preços. Mas vamos ver, parece que a ditadora, quer dizer, oops, perdão, a presidente vai assinar a MP.

LOL.... século XXI e "presidente" assinando medida provisória. Isso sim é preocupante.

Baron is offline   Reply With Quote
SilverSurfer
Trooper
 

22-05-11, 03:37 #17
ta certo que a fonte nem de longe é isenta, mas na teoria:
http://www.serasaexperian.com.br/lab...os-paises.html

SilverSurfer is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
22-05-11, 03:42 #18
Ninguém leu essa parte da matéria?

Quote:
O consumidor terá de autorizar a inclusão de seu nome no cadastro positivo. Uma vez autorizada a abertura do cadastro, as anotações no banco de dados não dependerão de nova autorização. Elas deverão ser claras (sem termos técnicos, fórmulas ou siglas), objetivas (sem juízo de valor), verdadeiras (exatas e sujeitas a comprovação) e de fácil compreensão. O prazo de permanência das informações nos bancos é de 15 anos.

Pelo texto da MP, o consumidor poderá sair do cadastro quando quiser. O consumidor também terá direito de consultar as informações a seu respeito sempre que quiser por telefone e pela internet, uma vez a cada quatro meses, de forma gratuita.
Parem de reclamar, pois é algo opcional.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

22-05-11, 05:06 #19
Se não fossem esses juros enormes pode ter CERTEZA q eu não estaria no serasa

E digo mais
Mando a merda os bancos :*

SsjGohan is offline   Reply With Quote
look
Trooper
 

22-05-11, 10:21 #20
Opcional? vc vai ver quando eles te negarem credito pq vc nao tem cadastro.

O serasa foi criado pela febraban e por isso defende os interesses dos bancos. o consumidor é segundo plano.

outra coisa, se vc considerar q hj o crédito nao é concedido àqueles q qm tem cadastro negativo, amanhã o crédito só vai ser concedido para quem tem cadastro (posivito), ou seja: a exceção vira regra.

look is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

22-05-11, 10:22 #21
é uma bosta, nao vai adiantar nada e tudo vai continuar piorando.

SigSnake is offline   Reply With Quote
Arcades Sabboth
Trooper
 

PSN ID: BR-Dude Steam ID: ArcadesSabboth
22-05-11, 10:28 #22
é nóis que tá ... Já aviso que na minha mão é mais barato o cadastro positivo unificado de SP ... quem ai trabalha com mala direta, mutretagem ou golpes em geral mesmo, não pode perder esse upgrade de database ... faça pre-order do seu agora e ganhe descontos de 5 a 10%

Arcades Sabboth is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
22-05-11, 11:18 #23
Pra mim, isso ajuda no caso de pessoas que querem fazer financiamentos grandes e de longo prazo, como aqueles que adquirem veículos ou imóveis. Ela beneficia este conjunto de pessoas ou empresas.

Não creio que a vida das pessoas tende a mudar como alega-se aqui. Sim, também creio que possa ocorrer que uma empresa de crédito possa negar um empréstimo ou financiamento pq tal pessoa ou empresa não está cadastrada como bom pagador, mas eu acredito que uma empresa possa negar a fazer um serviço caso ela acha que é um risco para ela. Sem ressentimentos.

Never Ping is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

22-05-11, 11:25 #24
A empresa QUER um mau pagador tonto como a maioria (tipico brasileiro tonto que compra carro 1.0 zero a cada 3 anos a taxas de 1% am), ela quer distancia do bom pagador que compra tudo a vista.

E outra, picaretas de verdade incluem seu nome em qqr cadastro de bons pagadores que seja por meios escusos lesam milhares de empresas e sai com todo o resto da fama.

Por isso que esse cadastro é uma merda e nao vai adiantar nada.

SigSnake is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
22-05-11, 11:42 #25
a ideia é legal, por ex...

hoje o cheque especial ta na casa de 17% ao mes.. no meu banco.

o cenario ideal: quem paga bem, pagaria somente 7%... e quem paga mal, continuaria com os 17.

cenario real:
17% é a taxa para bom pagador,

a taxa para mal é 35%

VIVA O BRAZIL......

Renegade is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:22.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.