Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Mostrar resultado da votação: É preconceito?
sim, sem dúvida 10 12.05%
sim, mas de um modo inocente 23 27.71%
absolutamente não 38 45.78%
é um assunto delicado demais para um ultimato como sim ou não 10 12.05%
não tenho opinião formada e bem estruturada a este respeito 2 2.41%
Voters: 83. Você não pode participar dessa votação

Responder
 
Thread Tools
u0165
Trooper
 

Default Situação x, descrita neste tópico... é preconceito?

31-12-06, 02:49 #1
uma pessoa com necessidades especiais....
sem querer, vc acaba sendo mais gentil com ela do que seria com outra pessoa.


isso é preconceito?


ahnn, é um poll, respondam a poll, mas... comentem, por favor.
btw, POLL FE CHA DA





u0165 is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
31-12-06, 03:01 #2
Fui o único até agora que votou no "absolutamente não" .. penso que ser bem tratado não faz mal a ninguém

didz is offline   Reply With Quote
Guy Gardner
Trooper
 

31-12-06, 03:05 #3
não vou responde porque na real acho que a opção que eu votei é a mais correta no nosso mundo real e o pessoal sabe disso
ajudar os outros com necessidades é um preconceito porque você teria vergonha de dizer pra ela, ah não to cansado, te vira tu ae sozinho...

Guy Gardner is offline   Reply With Quote
vaughan
Trooper
 

Steam ID: Johnny6F
31-12-06, 03:19 #4
depende em relação a que e como vc está sendo gentil...
uma coisa é vc dar mais atenção pra pessoa em uma situação em que, devido a necessidade especial dela, vai ter mais dificuldade pra executar determinada tarefa..
outra coisa é ficar paparicando a pessoa, naquele estilo "coitado do fulano, tem necessidades especias, vamos todos ajudar ele".. ilustrando: o cara na cadeira de rodas, e vc não deixa nem o cara ir na sozinho geladeira pegar um pouco d'água, achando q ele vai ter dificuldades pra executar essa 'difícil' missão...
Acho que não é preconceito se a atenção que vc está dando é necessária..

edit: (eu) lendo o que vc escreveu parece q aconteceu assim: vc ajudou alguém, por dó, pq a pessoa tinha uma necessidade especial, e não havia necessidade de fazer isso.. pode ter até ouvido um "pode deixar q eu consigo fazer isso".. aueh.. desse jeito é preconceito =/


Last edited by vaughan; 31-12-06 at 03:27..
vaughan is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
31-12-06, 03:34 #5
Não concordo.. mesmo nesse caso, nada demais em ser prestativo.. boa educação vai bem em qualquer situação

didz is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

31-12-06, 04:57 #6
Eu tenho um irmão que é portador de necessidades especiais e tá com a tese dele de mestrado em educação inclusiva. Já tive inúmeras conversas com ele sobre o assunto e acho que não é preconceito, acredito que é uma compensação psicológica empática natural de um indivíduo que não possui a necessidade, pelo fato de saber que a pessoa possui necessidades especiais e se colocar no lugar dela.
Claro que, cada caso é uma história diferente, mas de maneira generalizada eu penso assim. Entretanto, só ofereço ajuda pra um portador de necessidades especiais se ele pedir.
Meu irmão defende que na educação é importante termos portadores nas salas de aula.
Utilizando linguagem técnica da área me atrevo a dizer: É um assunto polêmico pra caralho.
Pessoalmente, eu acho que os malefícios que o convívio com crianças normais podem trazer para um portador de necessidades especiais são maiores do que os benefícios para a sociedade. E não acho que os professores estão preparados para esse tipo de mudança e nem acho que esse preparo possa ser realizado muito rapidamente.
(Fugi um pouco do assunto do tópico mas fica aí minha opinião).

marconds is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

31-12-06, 05:18 #7
sim, ser mais gentil só pra agradar? seja o mais gentil possível com todas as pessoas q vc encontrar...

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
31-12-06, 05:59 #8
eu tenho um *amigo.. que namora uma girl, gata que nao tem um braço... ta e ae ?

foda-se ozba PORRA MEU! FODA-SE! VAI PRA PUTA MERDA QUE TE PARIU FILHO DA PUTA! SE ENXERGA PORRA... VAI TOMAR NO MEIO DA ÍRIS DO OLHO DO TEU CU SEU FILHO DUMA VENDEDORA DE PIROCÓPTERO! SEU PAI VENDE BILHETE DE LOTERIA ESPORTIVA NA FRENTE DA SAPATARIA SEU FILHO DUMA PUTA DO CARALHO! TOMARA Q SUA VÓ ESCORREGUE NO BOX ENQTO TIVER TOMANDO BANHO E CAIA DE TESTA NA SABONETEIRA SEU CORNO DO CARALHO!!

ioaheia

continuando.. é mto foda saber que você tem uma certa mutação, eu sou um cara perfeito graças a deus e mesmo assim não sou satisfeito comigo mesmo ás vezes..
o legal de tudo é que alguns, a grande maioria, aprenderam a conviver com as diferenças.
Tenho uma priminha também que nasceu especial, ela tem sindrome de down, realmente foi um presente para a família, não tem como falar muito pois ela tem 11 meses...

ozba is offline   Reply With Quote
relax'
Banned
 

31-12-06, 08:20 #9
eu fico me imaginando, se eu fosse o cara naquela situação ruim, que merda todo mundo me tratando daquele jeito o tempo inteiro.. vc não é mais um cidadão mas algo inferior, pq ninguem te trata normalmente
é realmente uma merda.. quando eu percebo ou alguem me fala que tem um problema eu nao demonstro PENA, só consideração como com qualquer outra pessoa..
ah é delicado mesmo, votei nessa opção

relax' is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

31-12-06, 08:30 #10
ah, eu votei absolutamente nao
pq absolutamente não é preconceito
é outra coisa, só nao sei dizer o que auhauhua
mas de forma alguma se encaixa no que eu entendo por preconceito.

Gerson is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

31-12-06, 08:48 #11
Quote:
Postado por relax
eu fico me imaginando, se eu fosse o cara naquela situação ruim, que merda todo mundo me tratando daquele jeito o tempo inteiro.. vc não é mais um cidadão mas algo inferior, pq ninguem te trata normalmente
é realmente uma merda.. quando eu percebo ou alguem me fala que tem um problema eu nao demonstro PENA, só consideração como com qualquer outra pessoa..
ah é delicado mesmo, votei nessa opção
A questão nem é ajudar.
Um amigo meu usa cadeira de rodas e eu um dia perguntei isso, e ele me falou que o que ele considera preconceito nem é a questão de serem muito carinhosos ou quererem ser uteis toda a hora, e sim aquela pessoa que as vezes ajuda, mas parece ter nojo (exatamente isso que ele falou) ou despreazer de fazer aquilo.

Claro, ficar mimando tambem não precisa segundo ele. Mas isso é porque tem muita gente que não convive diretamente com uma pessoa com tal deficiencia, e acaba pensando que tudo é dificil e quase impossivel.

Mas mesmo assim isso é um assunto complicado, porque depende da pessoa ela pode realmente se sentir ofendida.
Meu amigo está fazendo fisioterapia e tudo mais (não me pergunte como isso, mas foi em um acidente a algum tempo, se alguem puder me explicar isso ficaria feliz ), mas mesmo com o poco tempo que ele está assim ele pode tirar essas conclusões.

downcast is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

31-12-06, 09:55 #12
Quote:
Postado por didz
Fui o único até agora que votou no "absolutamente não" .. penso que ser bem tratado não faz mal a ninguém
(1)

ShadoW is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

31-12-06, 09:57 #13
Quote:
Postado por vaughan
depende em relação a que e como vc está sendo gentil...
uma coisa é vc dar mais atenção pra pessoa em uma situação em que, devido a necessidade especial dela, vai ter mais dificuldade pra executar determinada tarefa..
outra coisa é ficar paparicando a pessoa, naquele estilo "coitado do fulano, tem necessidades especias, vamos todos ajudar ele".. ilustrando: o cara na cadeira de rodas, e vc não deixa nem o cara ir na sozinho geladeira pegar um pouco d'água, achando q ele vai ter dificuldades pra executar essa 'difícil' missão...
Acho que não é preconceito se a atenção que vc está dando é necessária..

edit: (eu) lendo o que vc escreveu parece q aconteceu assim: vc ajudou alguém, por dó, pq a pessoa tinha uma necessidade especial, e não havia necessidade de fazer isso.. pode ter até ouvido um "pode deixar q eu consigo fazer isso".. aueh.. desse jeito é preconceito =/
Concordo. Só faço uma ressalva: você pode ter mais consideração pela pessoa, mais respeito, e isso é natural. Você olha pra uma patricinha mimada que sempre teve tudo na vida e pra um cara que teve de vencer certas dificuldades e você tem mais respeito por ele(ela).

EU se fosse deficiente não gostaria de paparicos a toa, ia me sentir uma criança ou um inválido. Acho que tem deficiente que é radical, não gosta que ajudem especialmente no que ela tem dificuldade. Não posso saber como eu reagiria se fosse comigo, eu sou muito orgulhoso e até seria possível que eu fizesse algo parecido. Mas, de fora, eu acho isso bobeira e negação do problema... a não ser que seja conciente e queira superar o negócio pra poder ser o mais autosuficiente possível, mas sem radicalismos e sofrimentos

s p o o l is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
31-12-06, 10:01 #14
concordo com o marconds... com o irmao dele tmb

preconceito/discriminação seria vc ignorar a pessoa ou impedir que ela fizesse algo que quisesse em função de suas deficiencias...

atenção adicional = preocupação ... pode ate ser um carinho especial.. ti fofuuuuuuu....


Patua is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
31-12-06, 10:01 #15
Preconceito pode ser meramente uma opinião pré-concebida a respeito de alguma coisa ("ah, todo disco do Iron Maiden é bom, por isso o próximo também é") ou uma "opinião ou atitude de natureza hostil, assumido em conseqüência da generalização, intolerância (preconceito contra um grupo religioso, nacional ou racial)" (Houaiss).

Se você pensasse assim: "preciso ajudar essa pessoa porque todo portador de deficiência não consegue realizar atividades por conta própria", aí seria preconceito, porque a sua opinião "pré-concebida" é a de que portadores de deficiência são naturalmente incapazes. Se isso pode ser visto como algo preconceituoso, acho que depende da sensibilidade da pessoa. Na minha opinião não é. Você pode chamar de generalização, excesso de solidariedade/comiseração, etc.; mas na minha opinião, não é uma indisposição negativa/hostil ou omissa. Nessa de querer ajudar demais, você pode acabar até atrapalhando a pessoa, mas isso são outros quinhentos (é algo que pode acontecer com qualquer pessoa que você "ajude demais", independente dela ser portadora de deficiência ou não), você não estava sendo hostil.

É claro que, na opinião de quem seja portador de algum tipo de deficiência, a coisa talvez não seja assim

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-12-06, 10:06 #16
Fazendo um paralelo tosco, ces nunca ficaram doentes? eu acho otimo quando me fazem um sanduba quando estou com 39o de febre ou ajeitam meu travesseiro quando estive engessado, nao acho preconceito, apenas bom senso, ainda mais se for alguem que vc naturalmente ja gosta e tem contato. Tem esse lance do nojo que o downcast mencionou que eu achei mt bem colocado tambem.

O problema é que nossa cultura nao permite que se fale disso, iria evitar mta confusao se efetivamente tivessemos uma etiqueta para deficientes bem difundida, por exemplo, sei que cego odeia quando alguem do nada pegam eles pelo braco, em vez de se aproximar, perguntar se precisa de ajuda e esperar a resposta do cego, acompanhada dele dar o braco, ai sim vc da o seu. Canso de ver gente fazendo isso no metro e nunca vi um cego negar, mt pelo contrario, geralmente dao um sorriso e dao o braco.

Agora, e as outras varias situacoes? eu nao faco a menor ideia, de repente vou com a melhor intencao e to ofendendo o cara.

Jeep is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

31-12-06, 10:27 #17
é identificação...

Vc se identifica com a situação. Caso fosse vc naquela posição, vc gostaria q te tratassem de um jeito "especial", então inconscientemente vc trata a pessoa de um jeito especial.

É auto-piedade. Vc tem "pena" da pessoa que é deficiente. Mas na verdade vc tem pena de vc, do sofrimento q vc teria se vc fosse deficiente.

Se vc acha q se vc fosse deficiente vc se viraria numa boa, nao teria dificuldades, então vc acharia q o deficiente em questão também tem essa capacidade de se virar e não trataria ele diferente dos não deficientes...

enton, não acho q seja preconceito. Acho q é auto-piedade.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

31-12-06, 10:42 #18
Porra Jeep, mas doença é uma coisa, você sabe que é temporário e não vai ter de conviver com aquilo o resto da sua vida. Depois de uns dias você volta ao que era antes. Deficiencia é muito diferente disso, na boa mesmo. Ninguém quer ser paparicado como o coitadinho pro resto da vida.

Eu tinha um certo preconceito com deficientes, eu ficava receoso e tal. Me deixava triste ver aquilo, eu não entendia o porque disso, achava injusto pra caralho. Aí eu fui estudar em uma escola onde rolava uma integração fodida com vários tipos de deficiencia. Tinha sala especial, deficientes dos mais variados tipos integrados dentro das salas normais. Minha irmã estuda lá e tem um moleque com sindrome de down na sala dela. Depois disso eu comecei a encarar tudo com muita naturalidade, você percebe que eles tem uma vida também, que são felizes, que não ficam se lamentando ou esperando um milagre resolver o problema.

Por isso eu acho que essa integração é muito útil sim, mas como o marconds falou, a escola tem de estar preparada, professores e tudo o mais. É muito bom, principalmente se for desde o início.

Mas como você disse, o negócio é conversar com a pessoa. Eu lembro que tava na oitava série e a gente tava discutindo isso, mas em relação a preto/negro. Eu tava falando que achava que o pior preconceito é esse excesso de cuidado, de quem NÃO tem preconceito. Mas a pessoa fica com tanto medo de parecer preconceituosa que acaba tratando de jeito diferente, e o cara percebe. Parece que é um ET ou sei lá o que. Eu estudava numa escola que era raro aparecer preto, na maioria das salas que estudei não tinha ninguém, no máximo 1. Aí a galera encana.

Eu não sei foi por acaso mas eu sempre tive amigos pretos negros ou sei lá o que por fora e desde pequeno convivi com eles, então é normal demais pra mim. Chega um cara preto eu não penso 'diferente', sabe? Mas tem MUITA gente que pensa, e não é culpa delas, e falta de convivência mesmo. Então, quando eu tava falando isso apareceu um moleque moreno (bom, ele se achava preto pela conversa, mas pra mim não era nem a pau... e falou que eu tava certo e tudo e ficou conversando com a gente hehehe.

O problema do preconceito é que ele está dentro de você, e todo mundo tem preconceitos. O problema é quando o preconceito é cruel, como por exemplo esse racial (mais pro lado do nojo/ódio mesmo). Esse de deficientes (mais pro lado de ter dó e não saber o que fazer) é mais fácil de resolver.

O racial, por exemplo. Eu tinha um amigo que era foda, ele era muito gente boa mas tinha umas influencias familiares escrotas pra caralho. Ele era uma pessoa ótima em muitos aspectos, não era cuzão nem nada. Mas quando bebia muito, por exemplo, batia na namorada. Porra, inaceitável uma merda dessas. Era raro e ele nunca chegou a machucar de verdade nem nada parecido, mas a atitude era machista. Isso ele resolveu, hoje em dia até parou de beber e é amigo pra caramba dessa ex dele.

Agora, uma vez ele falou pra mim sobre racismo. Ele tinha amigos negros (e tinha mesmo, amigos em comum comigo), mas ele não conseguia ficar com meninas negras. Ele falava 'não é que eu tenha nojo nem nada, sei lá, mas não consigo...' Ele sabia que era preconceito, mas tava dentro dele, e é muito foda sair.

Enfim, o negócio e a gente ter uma sociedade mais igual que as pessoas percebem sozinhas que todo mundo é igual.


Last edited by s p o o l; 31-12-06 at 10:48..
s p o o l is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-12-06, 11:11 #19
Quote:
Postado por s p o o l
Porra Jeep, mas doença é uma coisa, você sabe que é temporário e não vai ter de conviver com aquilo o resto da sua vida. Depois de uns dias você volta ao que era antes. Deficiencia é muito diferente disso, na boa mesmo. Ninguém quer ser paparicado como o coitadinho pro resto da vida.
Pera, eu comecei falando que era um "paralelo tosco", foi so pra ilustrar que quando vc ta mal, um pouco de ajuda cai bem, MESMO SENDO ALGO TEMPORARIO, imagine algo pro resto da vida. Vc tem que aprender a se virar? tem, mas acho que facilitar a vida de quem nao tem opcao na pior hipotese melhora seu carma, ou alivia seu instinto de auto piedade, vai da sua crenca. Facilidades como rampas e engates em onibus e metro para cadeirantes, permissao de entrar com cao guia em locais publicos, entre outras, sao facilidades que eu nao me incomodo de subsidiar ou concordar.

Jeep is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

31-12-06, 11:19 #20
Er, claro, mas isso não é 'tratar melhor do que as outras pessoas', isso é o mínimo que podemos fazer

s p o o l is offline   Reply With Quote
CORPI A LENDA
Trooper
 

31-12-06, 13:14 #21
spool vc é uma anta

CORPI A LENDA is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

31-12-06, 13:52 #22
o spool pode até ser uma lenda, mas ao menos ele tentou contribuir com o tópico, em, vez de simplesmente difamar a personalidade alheia.

ttoh grogue demais, não consegui ler tudo ainda, mas gostei das respostas, vcs têm umas opiniões bem estruturadas, curti....

u0165 is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

31-12-06, 14:19 #23
Eu adoro essas pessoas que descontam problemas de um topic em outro Ok, CORPI, anotado, agora pode voltar pras suas tentativas de virar uma lenda da ds. Aposto que você tem inveja do DF, Minotauro e outros. hahaha.

s p o o l is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
31-12-06, 16:23 #24
Eu acho que quando vc trata uma pessoa especial de maneira especial, você está sendo preconceituoso. Meu tio, que é paraplégico, não uqer quer ele seja tratado de forma especial... ele quer ser tratado de forma comum, porque ele quer ser mais gente do que ser paraplégico.

A prova disso é que de vez em quando quando uma pessoa tá procurando algo para sentar ele sempre manda a piadinha "deixa eu levantar pra vc sentar aqui".

Never Ping is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-12-06, 16:58 #25
NP, desculpa mesmo, mas...

Quantas vezes ele ja ouviu um "beleza, levanta ai que eu to cansadao"?

Se ele fosse tratado de forma comum, ouviria isso com frequencia.

Jeep is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
31-12-06, 17:02 #26
Quote:
Postado por Jeep
NP, desculpa mesmo, mas...

Quantas vezes ele ja ouviu um "beleza, levanta ai que eu to cansadao"?

Se ele fosse tratado de forma comum, ouviria isso com frequencia.
Aí eu não sei... pois não tive essa coragem

Never Ping is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-12-06, 17:07 #27
Digamos que eu levei um tempo pensando se eu postava isso pra vc tambem

É que é assim, eu acho errado a gente se entregar, mas fingir que nao tem nada de errado com a gente enquanto continua a receber facilidades inerentes, tambem nao é legal. Saber ajudar é tao dificil quanto saber aceitar ajuda.

Jeep is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

31-12-06, 17:34 #28
entao
de forma inocente

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

31-12-06, 17:36 #29
Talvez esse caso citado pelo never se encaixe na modalidade de auto-preconceito.

Não sou psicólogo, mas diria que existe uma grande probabilidade de que esse tio esteja na verdade querendo agredir ou chocar as pessoas com esse tipo de comentário. Essa atitude é típica de quem ainda não aceitou a sua condição, tem gente que vive assim até morrer e nunca adquire consciência desse tipo de comportamento.

No fundo acho que não existe maneira certa de agir, acho que o lance é tentar ser legal e deixar o sujeito à vontade. Se vai encarar como ofensa, azar, eu gostaria de saber que as pessoas se preocupam comigo e não acharia nenhum problema se houvesse algum exagero cometido com boas intenções.

Agora, tem algumas coisas que eu ouvi falar e que fazem sentido. Por exemplo, dizem que não devemos nos abaixar para falar com alguém numa cadeira de rodas, e muitas vezes acontece porque é um ato instintivo de chegar mais perto da pessoa na hora de falar. Também não se deve forçar a fala para conversar com um deficiente auditivo, reza a lenda que eles ficam muito irritados com isso, porque são treinados para conversar normalmente lendo os lábios e expressões faciais. Não se deve segurar uma pessoa cega nem tentar conduzí-la à nenhum lugar, mesmo que você veja que ela vai dar com a cara numa porta. Você pode até avisar "cuidado com a porta na sua frente", isso não tem nenhum problema, mas tocar ou segurar a pessoa vai ser encarado como uma puta ofensa. Quer dizer, tem que ter bom senso, ninguém gosta de ser subestimado e tratado que nem criança.

Eon is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
31-12-06, 18:45 #30
Bem, eu acho Eon que o caso de paraplegia (existe isso?) é uma condição que ninguém deseja estar.

Talvez, devido a existência de pessoas que nunca se acostumaram com o fato ou então não lidam com o fato no dia dia faz com que o paraplégico satirize a situação para criar uma situação apenas para a pessoa não se sentir desconfortável com ele, pois antes dele ser paraplégico ele quer ser gente, assim como qualquer pessoa que tenha algum tipo de invalidez (apesar de achar este nome pejorativo, é ocmo chamam esses tipos de caso).

Never Ping is offline   Reply With Quote
merak
Trooper
 

31-12-06, 20:31 #31
infelizmente a realidade que as pessoas portadoras de deficiências se deparam é bastante tumultuada, porquê realmente as pessoas, portadoras ou não, possuem genios e humor diferente umas das outras...uns consideram como "benção estar vivo" enquanto outros levam como "fardo da vida..." realmente ajudar é a opção. Não ajudar, mas simplesmente saber identificar quando tal pessoa está necessitando de alguma ajuda.
E sabe como dizem, "Impossível agradar a gregos e troianos..."
pelo menos tente ser educado ^^

merak is offline   Reply With Quote
Dachshund
Banned
 

01-01-07, 18:26 #32
como voce mesmo falou, pessoas que precisam de necessidade especial...
se forem tratadas de maneira especial...

qual o problema?!
tem aqueles que tratam as pessoas como lixo, mas quando é alguem que tem necessidade, é bem tratada... pq? pq a pessoa tem consciencia que essa pessoa deve ser bem tratada, indiferentemente se as outras devem ou nao.

meu voto: absolutamente nao

Dachshund is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
01-01-07, 22:40 #33
necessidades especiais

entao Nao

BURNOUT is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

01-01-07, 22:43 #34
absolutamente não.

Desde quando ajudar é preconceito?
Desde quando ser gentil é preconceito?

Seja com quem for do jeito que for.

Não há julgamento/descriminação de modo algum nesse sentido.


CARAMBA, MUITA GENTE NESTE TOPIC ESTÁ CONFUNDINDO SER GENTIL COM TER DÓ... NÃO EH POR AÍ CAMBADA..

Master is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

01-01-07, 22:47 #35
Talvez.

Nada na vida é absoluto. Como tudo que envolve pessoas, dependa das pessoas envolvidas. Tenho certeza que pelo menos uma vez na história ajudar alguém foi preconceito, então 'absolutamente não' já estaria descartado.

Votei "é um assunto delicado demais para um ultimato como sim ou não"

Zedd is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

01-01-07, 22:58 #36
Então Master, o negócio é que ela é MAIS gentil. Nnão acho que minha opinião seja absoluta, é um assunto complicado, em relacionamento o que significa x pra um pode ser y pra outro, mas a questão é a fonte da gentileza.

Se é dó, pena, aí eu não gostaria se fosse comigo. Se fosse, como eu disse antes, consideração e admiração, é outra coisa. Se é apenas para ajudar e simples gentileza é uma coisa, paparicar é outra.

s p o o l is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

01-01-07, 23:43 #37
hmm eu entendi esse mais gentil não como uma atenção a mais.. se sim ser gentil com pessoa deficiente e não ser gentil com pessoa não deficiente.

hmn.

Mas se for gentil de paparicar, ficar toda hora na cola do kra, passa a ser irritante.
dai ja vem ao topic sobre genio/personalidade como disseram aí pra tras

Master is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

PSN ID: fabiokobuti XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: fabiokobuti
01-01-07, 23:55 #38
De um modo totalmente estranho pra vcs me entenderem eu acho que é um "pré-conceito" ajudar uma pessoa cega por exemplo à atravessar a rua.... Mesmo que pra um deficiente visual (cego, sim pq existe deficiencia de uma parte da visão) seja difícil para atravessar a rua, e se vc não estivesse naquele momento passando por ele... Ele atravessaria do mesmo jeito... Agora se tivesse uma pessoa com a visão perfeita, saude perfeita, vc nem olharia talvez pra ela, se ela fosse uma mulher horrível...
Ambas são capazes de executar a mesma tarefa, talvez não na mesma velocidade nem mesma desenvoltura, mas conseguiriam... E só porque ela é deficiente, vc à ajudou... No meu simplório modo de pensar, isso sim é um preconceito inocente, mas preconceito, desses que "não faz muito" mal a gente ter...

edit: ser gentil é diferente de ter preconceito, e eu não confudi... Uma gentileza favorecendo alguém que, mesmo com certa dificuldade, consegue fazer o que pretende é claramente favorecer uma pessoa pq ficou sensibilizado pelo estado dela, mas NÃO QUE VC DEVA DEIXÁ-LA A DEUS DARÁ.

timber is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

02-01-07, 08:54 #39
o lance é q essa gentileza descrita no topic é temporária, as 30 pessoas continuariam sendo gentis com a pessoa sempre? absolutamente não ;/. Ou seja, é por ter dó mesmo. Quanto ao tio do NP, ele só falou aquilo de brincadeira pra descontrair ué...

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

02-01-07, 09:24 #40

  Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
02-01-07, 09:30 #41
Ce ta é num momento de extreme boiolagem, isso sim

Jeep is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

02-01-07, 09:34 #42

  Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
02-01-07, 09:35 #43
tava vendo akele programa do multishow de comerciais

ae passou um comercial dum deficiente fisico na cadeira de rodas...q nao lembro q atitude besta ele teve

ae o cara narra: deficientes fisicos tbm sao imbecis

nao lembro qual era o tema do comercial eiouahea soh sei q achei engracado ejheh

serjaum is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
02-01-07, 10:07 #44
Que foda o banner do buscape, dvd do the wall do pinbke froide!
r0ckzor!

Seguinte...

Preconceito! SIM! Se é ruim este preconceito... ai não... vc tá oferecendo ajuda uai...

Se é um preconceito CONTRA pessoas c/ nece. especiais... não....
Se é um preconceito A FAVOR de qualquer pessoa SIM...


Desde quando OFERECER ajuda é crime...

Sabbath is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

02-01-07, 10:08 #45

  Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

02-01-07, 10:38 #46
Serjaum, pois é cara. Aì é que está. Rola preconceito por dó sim. Por exemplo, se uma pessoa normal é chata, todo mundo fala 'pqp, que cara chato...'. Se é um deficiente físico rola no máximo um 'po, coitado... é foda, mas enxe o saco as vezes'.

E ser chato ou não independe da deficiencia do cara hehe

s p o o l is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

02-01-07, 10:57 #47

  Reply With Quote
Benedict XVI
Trooper
 

03-01-07, 05:41 #48
Bem... acho que posso dar uma contribuição razoável ao tópico, como deficiente motor... hehe

O comportamento, a cabeça, dos portadores de necessidades especiais(esse é o termo politicamente correto ) varia muito... mesmo que possuam as mesmas dificuldades... varia conforme o tempo tb... eu mesmo mudei muito, não gostava de pedir ou aceitar ajudar, tem a ver com orgulho talvez... ou com amadurecimento e aceitação da condiçao de vida em alguns casos... hoje aceito e peço ajuda com muita naturalidade! Como disseram aí, paparicação em excesso é um bocado chato... o ideal ao meu ver é dizer um "Desculpe, eu posso ajudar de alguma forma?" no caso dum estranho, assim numa rua, num supermercado, cinema, etc... muitos não gostam que se tome alguma atitude sem perguntar antes, o que é bem natural... ninguém gosta de se sentir diferente, é agradável evitar olhares excessivamente curiosos, andar em alguns ambientes sendo deficiente muitas vezes é como andar com uma melancia na cabeça... sobre se abaixar pra conversar com alguém que use uma cadeira de rodas, eu acho agradavel e creio que muitos outros tb... é como vc conversar com alguém muuuuuito mais alto que vc, vc precisa ficar olhando pra cima para manter contato visual, é desconfortavel...

É isso.
Mas mais do que uma ajuda, é bem legal conversar com pessoas assim, tentar integrá-las sabe... as vezes a pessoa se sente tão a vontade que esquece que há diferenças talvez limitantes entre os indivíduos...

[]'s
E obrigado pela atenção.

Benedict XVI is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

03-01-07, 09:25 #49

  Reply With Quote
Benedict XVI
Trooper
 

03-01-07, 14:22 #50
Isso é ótimo, stephan. Eu não posto muito aqui, mas to sempre lendo e aprecio muito seus posts.

Não era de meu costume falar na internet sobre isso... gostava de esconder pra se sentir igual ou sei lá... mas acho que isso atrasa um pouco a socialização... não acho benéfico deixar as coisas virarem tabu tb... e se vc não aceita o problema ou não se aceita, fica paradoxal pedir aceitação dos outros.

[]'s

Benedict XVI is offline   Reply With Quote
...
Guest
 

03-01-07, 16:16 #51

  Reply With Quote
user114
.
 

03-01-07, 16:34 #52
hummm, sei nao, existe preconceito com deficientes mas nao creio que ajudar numa coisa que normalmente vc nao faria seja.
por exemplo, eu tenho uma amiga que eh cega, quando ela vai na minha casa, as vezes eu dou a mao pra ela pra leva-la pra algum lugar que eu sei que ela nao sabe chegar, pode se perder ou se machucar.
mas como tambem sei que ela conhece bem minha casa, pra alguns lugares falo pra ela ir sozinha, assim ela grava e fica mais independente.
se eu ver que ela realmente precisa, vou junto, mas ela ja se vira bem em casa; pega agua na geladeira sozinha, sabe onde eh banheiro, quartos, as vezes soh tenho que avisar pra ela ter cuidado pra nao pisar no meu cachorro hahaha
mas nao acredito que trate ela de uma forma especial..
e quando vc encontra uma situacao dessa na rua eh diferente, logico, vc nao sabe quais sao os limites daquela pessoa, o que exatamente ela pode ou nao fazer sozinha e por isso, acaba fazendo algo "idiota" que a pessoa conseguiria tranquilamente fazer.

user114 is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:25.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.