Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
Default Eu não sei mais escrever!

02-01-09, 10:09 #1
Sei que já teve outro tópico aqui sobre o assunto, mas enfim... está valendo! O acordo ortográfico realizado entre os países de língua portuguesa estão em vigor desde 1.º de janeiro de 2009! E EU NÃO SEI MAIS ESCREVER!

Acho que para nós vai ser uma merda! Teremos que reaprender tudo... e acho que a coisa fica bem pior em casos como o meu, que tenho filho pequeno que está iniciando o processo de alfabetização. Vou ter que ajudá-lo a aprender o que eu não sei. Putz...

Recebi uma tabelinha, que provavelmente não está completa, mas ajuda a ter uma noção das principais mudanças. Vou dar uma adaptada pra colar aqui no fórum.

Quero só ver como vão ficar os jornais, revistas etc... ouAHEoUAHEuoa! Estão todos fodidos.





night is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
02-01-09, 10:11 #2
Achei que vc tava falando de escrita no papel, minha letra sempre foi pessima, mas de tanto nao usar mais (nem cheque mais eu faco) cada vez que vou escrever me sinto mais proximo da medicina

Jeep is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-01-09, 10:12 #3
Ah! De acordo com o decreto assinado pelo Lula, o Brasil ainda terá um período de "transição" (até 2012), em que ambas as formas continuarão valendo - a antiga e a nova. Nesse período ainda vai haver discussão entre as Academias de Letras dos países signatários para definir algumas regras (como o uso de hífen em certas palavras). A partir daí, será definitivo.

night is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
02-01-09, 10:21 #4
Pros perdidos: http://download.globo.com/vestibular...rtografico.pdf

Tranquilo, são regras simples, dá pra acostumar fácil nesse tempo todo.
Principalmente pra quem usa muito da escrita.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-01-09, 10:23 #5
cara, por isso brasileiro so se fode
tem que ficar se cagando pra aprender a propria lingua, nao tem cabimento aheheahae
bem coisa de portugues essa lingua nossa mesmo... olha o ingles, o alemão... línguas flexíveis e fáceis de aprender... já o português... só faltou ter uma escrita em ideogramas pra foder geral aheheaaehe

maxcool is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
02-01-09, 10:31 #6
as de acentuação quem esta habituado a escrever no pc nao vai sentir muita diferença, ja que aqui ninguem acentua porra nenhuma mesmo!

mas, pqp as regras de hifen... vtnc!!! quem foi o filhodaputa que inventou isso?!?!
olhem essa merda
Quote:
Postado por prof.pasquale
Prefixos:

Agro, ante, anti, arqui, auto,
contra, extra, infra, intra, macro,
mega, micro, maxi, mini, semi,
sobre, supra, tele, ultra...

Usa-se hifen quando:
Quando a palavra seguinte começa
com h ou com vogal igual à última
do prefixo:
auto-hipnose, auto-observação,
anti-herói, anti-imperalista,
micro-ondas, mini-hotel

nao se usa hifen quando:
Em todos os demais casos:
autorretrato, autossustentável, autoanálise,
autocontrole, antirracista, antissocial,
antivírus, minidicionário, minissaia,
minirreforma, ultrassom
que regra estupida!!! quando palavra começa com H !? vai se foder!

OrGg is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

02-01-09, 10:34 #7
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
e acho que a coisa fica bem pior em casos como o meu, que tenho filho pequeno que está iniciando o processo de alfabetização. Vou ter que ajudá-lo a aprender o que eu não sei. Putz...
(1)

marcelob23 is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-01-09, 10:36 #8
olha o marcelão querendo ensinar o filho do night!

maxcool is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-01-09, 10:41 #9
Luh, eu acho bem mais difícil "pra quem usa muito da escrita". Bem mais difícil. Você já está tão acostumado a escrever do "jeito antigo" que vai ser um pé no saco...

night is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

02-01-09, 10:43 #10
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
olha o marcelão querendo ensinar o filho do night!
huasuhasashuasuhsauhasusaasuihasdfuhuiasdhf eu ri. shuauhsauhas maxcool fdp husahuashuashuashuashuas

O lance e que tenho uma filha de 6 anos, vai ser complicado ensinar o que eu também não sei.

marcelob23 is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-01-09, 10:46 #11
O quadrinho aí:

Quote:
Postado por Marília Mendes
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Alfabeto

Nova regra
O alfabeto é agora formado por 26 letras.

Regra antiga
O "k", "w" e "y" não eram consideradas letras do nosso alfabeto.

Como será
Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano.

Trema

Nova regra
Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano.

Regra antiga
agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, frqüência, freqüente, eloqüência, eloqüente, argüição, delinqüir, pingüim, tranqüilo, lingüiça.

Como será
aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, eloquente, arguição, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça.

Acentuação

Nova regra
Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas.

Regra antiga
assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico.

Como será
assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.

Obs: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.

Obs2: o acento no ditongo aberto "eu" continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.

Nova regra
O hiato "oo" não é mais acentuado.

Regra antiga
enjôo, vôo, corôo, perdôo, côo, môo, abençôo, povôo.

Como será
enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo.

Nova regra
O hiato "ee" não é mais acentuado.

Regra antiga
crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, revêem.

Como será
creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem.

Nova regra
Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas.

Regra antiga
pára (verbo), péla (substantivo e verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), péra (substantivo), pólo (substantivo).

Como será
para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo).

Obs: o acento diferencial ainda permanece no verbo "poder" (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - "pôde") e no verbo "pôr" para diferenciar da preposição "por".

Nova regra
Não se acentua mais a letra "u" nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de "g" ou "q" e antes de "e" ou "i" (gue, que, gui, qui).

Regra antiga
argúi, apazigúe, averigúe, enxagúe, enxagúemos, obliqúe.

Como será
argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique.

Nova regra
Não se acentua mais "i" e "u" tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo.

Regra antiga
baiúca, boiúna, cheiínho, saiínha, feiúra, feiúme.

Como será
baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume.

Hífen

Nova regra
O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por "r" ou "s", sendo que essas devem ser dobradas.

Regra antiga
ante-sala, ante-sacristia, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-romântico, arqui-rivalidae, auto-regulamentaçã o, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, extra-sístole, extra-seco, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, semi-sintético, supra-renal, supra-sensível.

Como será
antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentaçã o, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, infrassom, inrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível.

Obs: em prefixos terminados por "r", permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.

Nova regra
O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal

Regra antiga
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, contra-exemplo, contra-indicaçã o, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático, semi-embriagado, semi-obscuridade, supra-ocular, ultra-elevado

Como será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizabem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, contraexemplo, contraindicaçã o, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, semiárido, semiembriagado, semiobscuridade, supraocular, ultraelevado.

Obs: esta nova regra vai uniformizar algumas exceções já existentes antes: antiaéreo, antiamericano, socioeconômico etc.

Obs2: esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por "h": anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.

Nova regra
Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.

Regra antiga
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacioná rio, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus, microorgânico.

Como será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacioná rio, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico.

Obs: esta regra foi alterada por conta da regra anterior: prefixo termina com vogal + palavra inicia com vogal diferente = não tem hífen; prefixo termina com vogal + palavra inicia com mesma vogal = com hífen.

Obs2: uma exceção é o prefixo "co". Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal "o", NÃO utliza-se hífen.

Nova regra
Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição.

Regra antiga
manda-chuva, pára-quedas, pára-quedista, pára-lama, pára-brisa, pára-choque, pára-vento.

Como será
mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, pára-choque, paravento.

Observações gerais
O uso do hífen permanece:

Em palavras formadas por prefixos "ex", "vice", "soto".
ex-marido, vice-presidente, soto-mestre

Em palavras formadas por prefixos "circum" e "pan" + palavras iniciadas em vogal, M ou N.
pan-americano, circum-navegação

Em palavras formadas com prefixos "pré", "pró" e "pós" + palavras que tem significado próprio.
pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação

Em palavras formadas pelas palavras "além", "aquém", "recém", "sem".
além-mar, além-fronteiras, aquém-oceano, recém-nascidos, recém-casados, sem-número, sem-teto

Obs: o uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgiã o, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.

Não existe mais hífen

Em locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais)

Exemplos: cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de etc.

Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.

night is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
02-01-09, 10:52 #12
Quote:
Postado por OrGg Mostrar Post
as de acentuação quem esta habituado a escrever no pc nao vai sentir muita diferença, ja que aqui ninguem acentua porra nenhuma mesmo!

mas, pqp as regras de hifen... vtnc!!! quem foi o filhodaputa que inventou isso?!?!
olhem essa merda


que regra estupida!!! quando palavra começa com H !? vai se foder!
eh por causa do som
H assume o som da vogal....por isso o hifen

apesar q autoanalise nao tem auioehaouiehauioeh

ehjaoiehaue
sei la...a gente decora

serjaum is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-01-09, 11:55 #13
eu nao gostei nada do acordo ortografico, acho que o noss portuguÊs está perdendo soh pra gente ficar igual à alguns paisinhos africanos

pff

ChakaN is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-01-09, 12:03 #14
Esse "a alguns paisinhos africanos" não tem crase, Felipe.



Nem na regra nova, nem na velha.

É por essas e outras que fizeram o acordo: pra tentar unificar e pra ver se o povo aprende a língua. Mas eu acho que esse acordo não ajuda em bosta nenhuma. Só dificulta.

night is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-01-09, 12:34 #15
po, os acentos ficaram foda... mas eu sou a favor dessa reforma, já era pra ter sido feita faz tempo, espero que tenham reformado tudo, e nao feito pela metade...

dos Pampas is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-01-09, 12:40 #16
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Esse "a alguns paisinhos africanos" não tem crase, Felipe.



Nem na regra nova, nem na velha.

É por essas e outras que fizeram o acordo: pra tentar unificar e pra ver se o povo aprende a língua. Mas eu acho que esse acordo não ajuda em bosta nenhuma. Só dificulta.
hohooh eu sei que nao tem
sou bot na crase huhuuh, ando aterrorizado com isso, de errar coisas que sei, pura falta de prática em escrita

maldita mania de simplificar tudo na internet

ChakaN is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-01-09, 12:43 #17
OAUHeoAHEouA...

Só tô enchendo o saco pra ver como o Português é foda desde sempre...

Desde os tempos de pharmácia.

night is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

02-01-09, 12:50 #18
Nova regra
Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas.

Regra antiga
pára (verbo), péla (substantivo e verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), péra (substantivo), pólo (substantivo).

Como será
para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)."


Só eu acho essa regra ridicula? Concordo com as outras todas, mas essa..

"então Marcelo para para escutar Joana.." se fuder viu..

osterne is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
02-01-09, 12:55 #19
osterne, eu também achei ridícula quando soube, mas foi pq pensei que "pôr/por e pôde/pode" também mudariam, mas não.
Então não tem o que reclamar, pq o resto dá pra saber pelo contexto tranquilamente.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

02-01-09, 13:03 #20
até nisso o Brasil é uma merda... =\

ShadoW is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
02-01-09, 13:39 #21
Hue, tô fudido. Vou continuar escrevendo de acordo com as velhas regras para sempre
Anacronismo rulis

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-01-09, 14:20 #22
Agora me sinto um analfabeto.

Never Ping is offline   Reply With Quote
lalah
Trooper
 

02-01-09, 15:11 #23
o portugues ja era uma lingua complicada, cheia de regras idiotas... agora vamos ter que aprender tudo de novo? me poupe viu...
eu nao vou mesmo sentar pra estudar de novo o portugues! vou continuar escrevendo como aprendi, com o tempo vou mudando, por osmose

agora na moral, PRA QUE EXISTE HÍFEN??? em que esse tracinho influencia?! pqp!

lalah is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

02-01-09, 15:40 #24
o pior vai ser fazer a mula do corretor ortográfico do Word "aprender" tudo da regra nova rápido ou ser obrigado a desabilitar a correção automática quando finalmente vc tinha conseguido deixar o corretor do trabalho "redondo"... pra quem escreve "psicografando" no pc era uma puta ajuda... agora vai demorar mais pros prazos saírem...

será que existe algum arquivo que se pudesse baixar com todas as novas grafias já incorporadas ao corretor? Cadê a Micro$oft?? Quero meu dinheiro de volta

XtremE is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

02-01-09, 15:42 #25
Quote:
Postado por osterne Mostrar Post
Nova regra
Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas.

Regra antiga
pára (verbo), péla (substantivo e verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), péra (substantivo), pólo (substantivo).

Como será
para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)."


Só eu acho essa regra ridicula? Concordo com as outras todas, mas essa..

"então Marcelo para para escutar Joana.." se fuder viu..
essa parte foi a que eu mais fiquei com raiva
numa oracao "pára" e "para" muda muito, ateh pq o povao... ah desisto to com mta raiva

ChakaN is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
02-01-09, 17:04 #26
by this what I speak english ever.

CtrlA is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

02-01-09, 17:06 #27
TODO ser humano (aliás acho que todo ser) resiste às mudanças. Eu tô ME LIXANDO pras novas regras. Afinal, se você pegar um texto do século retrasado (pq aprendemos a escrever no século passado, ok?) o português estará diferente também.

Dois anos de transição? Até lá o MS Word vai me corrigir e eu vou me adaptando aos poucos. Acho que as modificações foram sutis o suficiente pra ninguém se sentir analfabeto. Tem gente aqui na DS - como sempre tenho dito, ambiente de graduados e pós-graduados - que nem se preocupam em colocar acento! E aí vêm com a desculpa: Na internet não precisa. Ok. Mas fora da internet, aonde mais se escreve? Eu particularmente não tenho caderno/papel desde a oitava série, só mesmo os impressos digitados no pc Não dá pra reclamar das novas regras quem não obedecia as regras anteriores. E tenho dito...

Quanto aos profissionais que vivem da redação, seguinte:
Advogados: Weiss Phüdder, vocês são profissionais que dedicam 90% da vida aos estudos e os 10% restante à profissão. Vão aprender sem querer, quase que por osmose, não vai nem dar tempo do Enzo começar a alfabetização

Jornalistas: Esses são os que mais erram, assim como são os nadadores profissionais os que mais morrem afogados. Eu já trabalhei numa redação e já vi onbudsman comendo o cú de muito estagiário de jornalismo. Esses aí já erravam bastante, só que os erros deles são perdoados. Se o moço do jornal falou desse jeito, deve estar certo.

Escrivões: Idem jornalistas;

Escritores: Licensa poética. Ou vocês acham que Machado de Assis não passou pelo mesmo?

Todo o resto: Eu tô agora fazendo um TCC pra pós de gestão em TI. E um dos integrantes do grupo, nascido e criado em metrópole, graduado pela USP e com + de 10 anos de carreira, me escreve uma vez:
Quote:
Trabalho em equipe se enquadra muito bem para Emerson quando falamos no mesmo nível de hierarquia e sobre seus liderados, ótimos resultados são obtidos, mas sua diretoria não essa visão para com ele. Logo em sua primeira passagem pela SI – Soluções Inteligentes a diretoria tinha um resistência, pois na visão a mesma ele tinha um estilo de liderar relaxado, mas como obteve bons resultados sua conduta foi relevada. Mas em sua segunda passagem o perfil da diretoria era bem diferente e sua metodologia de liderança não eram bem vista com bons olhos pela direção, e chegou a ser visto com um problema para a regional e mesmo atingindo bons resultados como gerente no inicio do ano era visto com um empecilho para seus diretores, já que Emerson Santos considerava que as regras eram obstáculos gerenciais e em geral recorria a seu bom senso para determinar o seu grau de importância, e sua maneira de encarar o mundo ia contra a política de empresa, mas que no passado fora ignorada, em função dos resultados, mas a situação dele no presente não permitia que ele continuasse dessa forma então preciso fazer uma auto-avaliação para continuar em seu posto e mostrar eficiência e resultados para sua diretoria para melhorar a sua imagem perante eles.
É com muito constrangimento que eu compartilho isso com vocês. Esse cara vai se formar porque eu, que tô no TCC com ele, não vou deixar ele escrever. Mas olha o nível!

Então, senhores, as mudanças serão muito mais sutis que os erros considerados perdoáveis que somos obrigados a engolir "com naturalidade".

Locutus is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-01-09, 17:23 #28
Quote:
Postado por ChakaN Mostrar Post
eu nao gostei nada do acordo ortografico, acho que o noss portuguÊs está perdendo soh pra gente ficar igual à alguns paisinhos africanos

pff
"paisinhos africanos"
Que nojo de você, cara.

denial is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
02-01-09, 17:35 #29
Night, o Enzo que vai lhe ensinar


"eu me desenvolve e evoluo com meu filho...eu me desenvolvo e evoluo com meu pai..."

hardz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
02-01-09, 17:37 #30
Quote:
Postado por hardz Mostrar Post
Night, o Enzo que vai lhe ensinar


"eu me desenvolve e evoluo com meu filho...eu me desenvolvo e evoluo com meu pai..."
e vc pode aproveitar e aprender um poco tb né hardz :<

didz is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
02-01-09, 17:43 #31
eles estão longe didz

hardz is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

02-01-09, 17:46 #32
q merda, o português era um idioma tão bem feito, vc não precisava nem conhecer a palavra pra pronuncia-la
pqp.
daqui uns anos o til vai ser abolido para o uso do "..um" não = naum, e o acento vai ser substituído pelo "h" é = eh

MansoN is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
02-01-09, 18:26 #33
A regra de hifen é bem mais lógica: quando a próxima sílaba é um som de vogal, coloca-se hífen.

A regra de acentuação é escrota e eu vou continuar escrevendo com acentos.

A eliminação da trema é tosca também, mas eu acho que era um dos únicos que usava, então... era inútil na prática. Raramente vejo alguém escrevendo "cinqüenta" como eu faço.

Na verdade, a mudança ortográfica foi BEM light pra nós brasileiros. Quem se fudeu todo foram os portugueses, pra eles mudou MUITO. Conheço um bocado de brasileiro que foi trabalhar e Portugal e quando encontrei com eles ano passado no Conisli eles tavam comentando isso.

As regras simplificaram a língua (de maneiras polêmicas ou não). Pra todos nós, elas parecem estranhas porque já aprendemos as outras antigas. Mas na verdade, por exemplo, no caso da hifenização, antes era impossível você olhar pra uma palavra e saber se tinha ou não. Eram 423894 micro-regras. Agora é uma universal. Tirar acento também é simplificar (toscamente, na minha opinião, mas é).

E lembre-se que, a não ser que você escreva textos oficiais, ninguém vai ligar pra isso de verdade. Talvez no vestibular eles enxam o saco, mas só.

Minha avó conseguia escrever até uns 2 anos atrás. Ela ainda escrevia "êle" (com acento), "quê" sempre com acento, acho que se bobear tinha até uns "pharmácia" com PH...

Daqui a 15 anos todo mundo vai estar rindo da gente escrevendo as coisas com tremas e acentos e vamos ser idosos ehawieuhaia

Acid is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

02-01-09, 18:40 #34
"A regra de hifen é bem mais lógica: quando a próxima sílaba é um som de vogal, coloca-se hífen."

???
Você leu as novas regras ali?

denial is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

02-01-09, 19:27 #35
Quote:
Postado por DiE LuCiaNo Mostrar Post
osterne, eu também achei ridícula quando soube, mas foi pq pensei que "pôr/por e pôde/pode" também mudariam, mas não.
Então não tem o que reclamar, pq o resto dá pra saber pelo contexto tranquilamente.
É, mas dae vc vai ter q ficar se preocupando com o contexto, o que atrasa leitura e escrita
Se vc escreve, vc tem q ter o cuidado de nao cometer ambiguidade
Se vc le, vc pode ter que fazer varias passadas pra ter certeza do significado

Pelos direitos que a mim foram concedidos, pela sua mãe!

A frase acima, nada inteligente e extremamente artificial porque tive que pensar nela por 5min, tem vários significados de acordo com a nova regra:

a) Pelos direitos que a mim foram concedidos, pela sua mãe!
b) Pelos direitos que a mim foram concedidos, péla sua mãe!
c) Pêlos direitos que a mim foram concedidos, pela sua mãe!

As frases fazem sentido e se você começar lendo por elas, você não pode dizer qual o significado. A b) pode estar formalmente incorreta, tendo que ser "péla A sua mãe", mas pode ser uma transcrição da fala de alguém.

Já é possível fazer frases desse tipo de outras formas, mas isso só está facilitando pros escritorezinhos engraçadões que fazem parágrafos inteiros ambíguos e só final você pode saber do que está sendo falado. Não vejo como tirar acentuação nesses casos simplifique, inclusive o "péla" e "pela" ainda tem sons diferentes, complicando a leitura de quem está ainda aprendendo.

Quanto ao hífen eu só vi por cima, parece que simplificou sim: tiraram hífen de todas as ocasiões, exceto na separação de vogais do mesmo som, o que faz sentido.

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
02-01-09, 19:38 #36
É, eu pensei que não tinha mais ambiguidade, não tava achando outros exemplos...

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-01-09, 20:33 #37
O que são "escrivões"?
OAUEhuaOEHuo!

btw, você tá MAIS OU MENOS certo...
Mas tem algumas regras que são estúpidas MESMO!

night is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

02-01-09, 20:36 #38
Olha, acho que vocês estão exagerando. O que acontece é que pegamos essa regra de transição e aí até concordo que seja um incômodo, mas muitos não eram plenamente alfabetizados antes das regras... com elas nem mudam nada.

Acho que até simplificou (como o Hífen).

Trema sempre foi uma coisa meio estúpida. E os Portugueses também vão deixar de escrever "acto", etc.

Creio que tudo é evolução. Se formos radicais, temos que deixar de escrever "deletar" e por aí vai.

Ué... 2009 já começou com mudanças... hahaha!

Temos 3 anos para se adaptar... há tempo... e há disposição huahuahua. Chega!

AracnotroN is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

02-01-09, 23:12 #39
a questão é que 5% da população que fala portugues sabe escrever corretamente, isto se alcançar este indice, aeohahoe entao tem que facilitar o maximo, antes era bem mias bonita, agora ta mais simplona... regrediu,

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
03-01-09, 02:01 #40
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
"A regra de hifen é bem mais lógica: quando a próxima sílaba é um som de vogal, coloca-se hífen."

???
Você leu as novas regras ali?
Sim - faltou um "mesma" antes do "vogal".
É só isso. Não tem mais nada.

O problema que ao invés de ensinar o "certo" ficam quebrando o negócio em 42 casos sem sentido. A regra de hifen é só uma agora.

Acid is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
03-01-09, 10:12 #41
Achei tranqüilo as principais mudanças...
Se tivesse adicionando acentos ao invés de tirar seria bem pior. hehe
E achei as novas regras do hífen interessantes.

Sussa is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

03-01-09, 10:44 #42
lol
engraçado que para escrever em caderno eu nunca coloco acento
isso desde de pequeno mesmo
então até que já estou meio adaptado!

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

03-01-09, 10:45 #43
Quote:
Postado por Sussa Mostrar Post
Achei tranqüilo as principais mudanças...
Se tivesse adicionando acentos ao invés de tirar seria bem pior. hehe
E achei as novas regras do hífen interessantes.
 

BUSTED!

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

03-01-09, 11:17 #44
Quote:
Postado por Acid Mostrar Post
Sim - faltou um "mesma" antes do "vogal".
É só isso. Não tem mais nada.

O problema que ao invés de ensinar o "certo" ficam quebrando o negócio em 42 casos sem sentido. A regra de hifen é só uma agora.
????????
Lê ali cara, tem um monte de exceção ainda....

O uso do hífen permanece:

Em palavras formadas por prefixos "ex", "vice", "soto".
Em palavras formadas por prefixos "circum" e "pan" + palavras iniciadas em vogal, M ou N.
Em palavras formadas com prefixos "pré", "pró" e "pós" + palavras que tem significado próprio.
Em palavras formadas pelas palavras "além", "aquém", "recém", "sem".
Obs: o uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgiã o, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.
Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.

denial is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
03-01-09, 14:33 #45
sobre essa reforma ortográfica,
sintam-se privilegiados por estarem no Brasil.

Tenho uma amigassa que tá morando em Portugal desde 99,
ela falou que por lá as mudanças sao mto mais fortes.

Aqui agente soh vai ter q lidar com hífen e acentuaçao.
Por lá, por exemplo, nao vai mais existir PHARMACIA, e sim FARMÁCIA.
Nao vai mais existir ACTOR, e sim ATOR.

Se o nosso portugues foi alterado em uns 5%, o deles foi em uns 30%.

Os lusitano tao putos com essa reforma uahuehauehae, achando que foi o Brasil que impôs essa mudança e é um absurdo eles terem que escrever q nem os brasileiros.

Os intelectuais que aparecem na TV discutindo o assunto concordam com a mudança, mas o povão tá revoltado.

Mas a verdade é que a nossa escrita foi a menos afetada

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Locutus
Trooper
 

03-01-09, 15:02 #46
UHahehaue, geral de portugal mudando o Word de PT-PT pra PT-BR

Locutus is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
03-01-09, 19:17 #47
porra sucker. dauhsdauhasduhdsa
essa merda ae foi culpa do dicionario do FF. =/

Sussa is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
03-01-09, 20:32 #48
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
sobre essa reforma ortográfica,
sintam-se privilegiados por estarem no Brasil.

Tenho uma amigassa que tá morando em Portugal desde 99,
ela falou que por lá as mudanças sao mto mais fortes.

Aqui agente soh vai ter q lidar com hífen e acentuaçao.
Por lá, por exemplo, nao vai mais existir PHARMACIA, e sim FARMÁCIA.
Nao vai mais existir ACTOR, e sim ATOR.

Se o nosso portugues foi alterado em uns 5%, o deles foi em uns 30%.

Os lusitano tao putos com essa reforma uahuehauehae, achando que foi o Brasil que impôs essa mudança e é um absurdo eles terem que escrever q nem os brasileiros.

Os intelectuais que aparecem na TV discutindo o assunto concordam com a mudança, mas o povão tá revoltado.

Mas a verdade é que a nossa escrita foi a menos afetada
agente = 007
a gente = nós

por favor, aprendam isso :<

didz is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
03-01-09, 22:35 #49
OUAHeuoaHEuoa!

night is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
04-01-09, 05:00 #50
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
Lê ali cara, tem um monte de exceção ainda....

O uso do hífen permanece:

Em palavras formadas por prefixos "ex", "vice", "soto".
Em palavras formadas por prefixos "circum" e "pan" + palavras iniciadas em vogal, M ou N.
Em palavras formadas com prefixos "pré", "pró" e "pós" + palavras que tem significado próprio.
Em palavras formadas pelas palavras "além", "aquém", "recém", "sem".
Obs: o uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgiã o, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.
Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.
Mas tudo isso faz sentido.
Claro que eu não espero convencer você simplesmente falando que "faz sentido", então pode continuar reclamando. *Eu* estou satisfeito *com essa parte* das mudanças. O resto achei um lixo mesmo.

Mas o povo que pediu. Afinal, quase ninguém usa trema e metade das pessoas não sabe usar acento.

Acid is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
05-01-09, 12:01 #51
trema não poderia ser extinto.

absurdo, só o pato lee cinquenta e falan cinCUÉnta

o mais plausivel seria substituir nas palavras com trema o qu por cu + vogal com acento agudo.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
destroyer
Trooper
 

PSN ID: carextredo Steam ID: Maca_BR
05-01-09, 13:38 #52
putz.

concursos serão mais fodaz ainda.

destroyer is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

05-01-09, 14:13 #53
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
sobre essa reforma ortográfica,
sintam-se privilegiados por estarem no Brasil.

Tenho uma amigassa que tá morando em Portugal desde 99,
ela falou que por lá as mudanças sao mto mais fortes.

Aqui agente soh vai ter q lidar com hífen e acentuaçao.
Por lá, por exemplo, nao vai mais existir PHARMACIA, e sim FARMÁCIA.
Nao vai mais existir ACTOR, e sim ATOR.

Se o nosso portugues foi alterado em uns 5%, o deles foi em uns 30%.

Os lusitano tao putos com essa reforma uahuehauehae, achando que foi o Brasil que impôs essa mudança e é um absurdo eles terem que escrever q nem os brasileiros.

Os intelectuais que aparecem na TV discutindo o assunto concordam com a mudança, mas o povão tá revoltado.

Mas a verdade é que a nossa escrita foi a menos afetada
Eu vi na tv que em portugal foram alteradas 3x mais palavras que aqui..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

05-01-09, 14:45 #54
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Achei que vc tava falando de escrita no papel, minha letra sempre foi pessima, mas de tanto nao usar mais (nem cheque mais eu faco) cada vez que vou escrever me sinto mais proximo da medicina
(1)
eu ateh tenho vergonha de escrever
as vezes como letra
ridiculo

GoldenEye is offline   Reply With Quote
f@bizinh@
Trooper
 

08-01-09, 11:20 #55
Pois é. Em tempos de acordo ortográfico ficamos um pouco mais atentos às coisas da Inculta & Bela...
O que aconteceu com o velho e tradicional “sim”? Está em processo de extinção como resposta a uma pergunta direta. O “sim”, agora é: “com certeza”.

— E aí? A praia tá boa?
— Com certeza!
— Vai um sorvete aí?
— Com certeza!

O antigo “sim” tinha lá as suas variantes de ênfase, que indicavam certa riqueza da língua, também melódica, né? Para um “sim” que quisesse indicar obviedade, coisa ululante mesmo, podia-se recorrer ao “Claro!”

— Vai ver a queima de fogos na praia?
— Claro!

E esse “claro” queria dizer que a pergunta embutia uma suposição fora das possibilidades, a saber: “Não, prefiro ficar no quarto”. O “claro!” era pronunciado com um certo alongamento da vogal tônica indicando aquele “quê” improcedente da indagação.
Acabou! Agora, o sim virou um anódino “com certeza”, que, corrijo-me, deve ser escrito sem exclamação. Está sujeito, no máximo, aos sotaques.
Um carioca por exemplo diz o seu “com certeza” com aquele “r” arrastado, introduzindo uma vogal entre o “e” e o “i” ali nos arredores da segunda sílaba. O paulistano vai com o seu “r” curtinho, língua vibrando rápida e quase distraída no palato. Os paulistas das outras cidades conseguem enfiar um “i” nas cercanias do “r”. Só o que não varia é a chatice: "Com certeza"...

Uma amiga me disse que a culpa é da jornalista Leda Nagle, quando ainda na Globo; teria dado início ao que acabou se transformando num vício de linguagem. Não sei. Só sei que é uma das coisas mais irritantes da fala dos brasileiros, superado apenas pelo “tipo assim” - ou simplesmente “tipo”.
Essa praga se espalha mais entre adolescentes, mas já saltou o muro da idade.

— Você comprou um carro sedã?
— Não! É tipo assim SUV, mas não é bem...
— Uma minivan?
— Com certeza.

O “tipo assim” é especialmente perverso e tem de ser combatido com energia pelos professores prq não se contenta apenas em empobrecer a língua. Tbm é um atentado terrorista ao pensamento! rs
O falante se dispensa de dizer com clareza o que quer. O “tipo” remete a uma versão aproximada, e a imaginação do interlocutor se encarrega do resto. aff

E isso me lembra uma terceira praga: as pessoas que falam fazendo aspas no ar, com a ponta dos dedos, como a nos dizer que aquelas palavras têm um outro significado - vale dizer, ele fala algo “tipo assim”, mas não exatamente, entenderam?

— Com certeza?!

f@bizinh@ is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

08-01-09, 11:34 #56
"sim" como resposta no início da frase é foneticamente feio e excessivamente formal.

Hades is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
08-01-09, 12:05 #57
Acho muito melhor "sim" do que "com certeza". "Com certeza" é meio idiota na minha opinião.

E também não precisa usar "com certeza" pra responder no lugar do "sim". Pode usar "isso", ou "isso mesmo". Ou "exatamente"... enfim. Mas "com certeza" é muito vileiro pro meu gosto... aOuehAUe!

night is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

08-01-09, 12:14 #58
Uso exatamente, sem dúvidas, perfeito, e sim, eu uso SIM no dia-a-dia.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
15-01-09, 20:53 #59
Aprendi novamente a escrever corretamente:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_...o-2o-semestre/

Sussa is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

15-01-09, 21:01 #60
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
bem coisa de portugues essa lingua nossa mesmo... olha o ingles, o alemão... línguas flexíveis e fáceis de aprender
alemão???

É uma das poucas línguas que é tão complicada ou até mais que o português! Sei do que tô falando porque estudei um pouco. É de foder, tem regras absurdas (ao nosso estilão mesmo, que é pura decoreba e totalmente sem lógica) hauhau

Fora a questão de você poder grudar duas palavras formando uma terceira que difere do conceito das outras duas. O problema dos pronomes que mudam toda hora, etc etc etc.

É uma bela língua, mas é phoda.

Baron is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

15-01-09, 21:05 #61
Quote:
Postado por CtrlA Mostrar Post
by this what I speak english ever.
aseiuohaseiuae não tinha visto isso

punisher is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

15-01-09, 22:03 #62
Eu escuto um bilhão de vezes mais 'sim' que 'com certeza'

Zedd is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

15-01-09, 22:53 #63
eu nao me importo muito
nunca fui bom com portugues
e continuo sendo um bosta vo continuar errando tudo(menos a parte dos acentos q ja nao usava) ahuhoHuehurh

Bombastic is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
26-06-09, 23:09 #64
UP, pro denial aprender.

night is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
26-06-09, 23:29 #65
Acho que de todas as coisas que o denial precisa aprender, essa eh a segunda, porque a primeira é ser menos inconveniente. (FLAAAAAAAMMMEEEE!!!)

@topic:

O word vai saber corrigir, tenho certeza.

deadcow is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
26-06-09, 23:43 #66
Quote:
Postado por CtrlA Mostrar Post
by this what I speak english ever.
AEHAEhAEHaEH

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Granado
Trooper
 

26-06-09, 23:45 #67
Bom eu tinha tirado essa foto há uma semana mas não queria criar um tópico só pra por babaquice, então já que abordaram o tema:

 


Obs.: Tirei essa foto no banheiro do churrascaria onde fui almoçar semana passada.

Obs2.: Essas novas regras são preguiçosas demais. Pra mim tudo se resume a:

Regra 1: Não use mais acento agudo quase nunca.
Regra 2: Nunca mais use hífen.

:/

Granado is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
27-06-09, 02:45 #68
Semana passada fiz um curso sobre acentuação gráfica e a nova regra ortográfica. Só tenho uma coisa a dizer: as escolas nos ensinam tudo errado! Em duas horas você aprende tudo que precisa saber sobre acentuação e de brinde descobre que português tem lógica!

vegetous is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

27-06-09, 05:56 #69
Que tempestade em copo d'água. Não que eu eu concorde com a reforma, pelo contrário. Mas mesmo assim, que exagero.
Night , você nunca soube escrever.

Hobbes is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

27-06-09, 08:30 #70
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Night , você nunca soube escrever.
(1)

denial is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

27-06-09, 08:45 #71
Está impossível aprender alguma coisa enquanto não atualizam o word :/ autocorreção sux...

XtremE is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
27-06-09, 08:58 #72
Eu nunca soube escrever \o/

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

27-06-09, 09:13 #73
Quote:
Postado por XtremE Mostrar Post
Está impossível aprender alguma coisa enquanto não atualizam o word :/ autocorreção sux...
Eu adicionei ao dicionário as principais palavras que uso que foram modificadas.

denial is offline   Reply With Quote
jota
Trooper
 

27-06-09, 14:13 #74
minha nota de redação no simulado de vestibular caiu de 7 pra 5.5 porque eu escrevi idéia e assembléia com acento agudo eauhea

jota is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
27-06-09, 14:58 #75
Pois vc deveria reclamar, pois ainda pode-se usar.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:30.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.