Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
FeDaYkIn
e tenho dito
 

10-12-08, 15:33 #226
rasga, a eleocharis minima cresce rápido, mas demora para ficar fechadinho bunitinhu, se vc for fazer um carpete com elas, sugiro que compre mais, e espalhe elas na hora de plantar

deadcow, fera demais, falae?





FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
10-12-08, 15:36 #227
e ngm mais vai colocar foto do proprio aquario?! soh eu aki?!

vamo la gente, agita ae ! ! !

bjomeliga

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
10-12-08, 16:23 #228
Entao feda, mas no basalto me falaram que ela pode não se espalhar… mas como o meu basalto eh soh na superfície, quero fazer um teste antes, pq por baixo eh areia… entao se der certo dai eu compro mais

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

10-12-08, 18:59 #229
rasga, nadaver ela espalha no basalto de boa, as que eu plantei no aquario novo eram de um aquarinho com basalto, elas tinham praticamente fechado ele... espalha sim!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

10-12-08, 19:01 #230
Quote:
Postado por FeDaYkIn Mostrar Post
...Neste aqui eu tirei as pedras e coloquei um tronquinho, to fazendo um "carpete" de eleocharis minima para ver como fica, se ficar legal vou usar em projetos futuros:
 

Ta crescendo rapidão tb, essa foto foi tirada faz 2 dias, e já cresceu mais. To gostando, pelo jeito esse vai ser meu próximo carpete.
tae o que eu tava falando, putz, vendo estas fotos deu uma saudade do carpete de glossos... ehehehhe

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
11-12-08, 12:04 #231
feda, e aquele seu aquario de 180ltrs?! como q ta?!

ta com o papagaio nele ainda?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

11-12-08, 12:05 #232
nops, o de 180L é plantado, to devendo fotos atualizadas dele..
o papagaio está em um aquario de 80L, e ta indo mto bem!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
11-12-08, 12:24 #233
feda, conte sobre o comportamento do papagaio, escuto tanto "causo" de como eles sao espertos que queria uma opiniao mais confiavel

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

13-12-08, 09:23 #234
Fala Jeep, nao tinha visto seu reply

Então, o meu papagaio é super dócil cara, bem "inteligente" e interage pra caramba...

Come na mão, e já está começando a deixar fazer carinho, ele cresceu bastante, tá com uns 10~12 cm, acho q conforme ele cresce ganha mais confiança.

Ele vê voce de longe e fica te seguindo no aquario, pedindo comida, é engraçado hehue

Mas, como ciclídeo, é um pouco agressivo... antes tinha com ele um comedor de algas siames, era maior que ele, e o papagaio corria atras dele direto, mas nada mto grave... agora ele está sozinho no aquario com uma ampulária, a qual ele nem nota.

Quando coloco o dedo na agua, mesmo sem comida, ele vem olhar o q é e dá aquelas bicadinhas, procurando por ração... mas qdo eu vou mecher em alguma coisa da decoração, perto da toca dele, ele vem me bater, da para sentir q é um ataque.. eheheh

Fora isso, nada de diferente, o aquario fica na sala e ele é a atração, todo mundo q chega gosta dele e quer dar comida (deve ser por isso q ele ta gordao auehuiahe)

Enfim, Papagaio é rlz

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
13-12-08, 16:12 #235
emfim amigos, saiu um money pra mim e tava querendo gastar certa de 500 550 conto pra montar um aqua, o meu problema é que eu tambem gostaria de comprar um móvel porque aqui em casa o espaço eh pequeno, e eu sei que isso deixa mais caro um setup, enfim provavelmente semana que vem vou me dedicar totalmente a compra dos equip e aqua, queria saber se vcs tem alguma noçao de quanto sairia um aqua de 60/80 litros com móvel e me passem os seus setups pra ter uma base de marca e saber certinho o que comprar porque o $$ vai ser bem limitado, na verdade eu tenho um móvel aqui sem uso mas eu não confio nele apesar dele ser forte eu não acho que ele tenha porte pra segurar o tranco de um aqua de 80/60lts mesmo porque pra ter um aqua desse tamanho eu teria que fazer algumas modificaçoes nele. emfim me deem um help ai provavelmente eu vou comprar tudo no aquario de itaquera, que é o mais perto.

deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

14-12-08, 18:43 #236
dead, movel costuma ser caro...
o que eu fiz para o meu aquario de 60L ficou legal, fui numa loja de moveis usados e tinha um gabinete de cozinha, fino e quadrado, com uma porta embaixo e uma gavetinha em cima, tava lá jogado, paguei 80 reais e o cara fez o pé e uma base em cima com o tamanho do aquario, e pintou de preto, depois eu tiro fotos pra vc ver...

o móvel do aquario de 180L eu mesmo q fiz, usando caibros aparelhados e pedra de ardósia por cima, gastei uns 100 reais

[]'z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
14-12-08, 20:14 #237
rááááá

um amigo meu me presenteou com um nano aquario...

ele ia começar a fazer o plantadinho dele, planto as glossos, deixou no quintal no sol com pouquinha agua e abandonou o aquario, dai ele descolo pra mim ! ! !

ps.: o aquario ta cheio de algas (da pra ver pela foto o fundo todo escuro) e ainda com surto de caramujos também... como nao vou habitar o aquario tao cedo, taquei caramujicida nele...

deem uma olhada agora q enxi de agua e montei tudo (ja coloquei umas ceramicas no filtro, eh um da azoo, nao sei qual a vazão dele, mas esta otimo pro tamanho do aquario)

o aquario tem aproximados 12ltrs... vamos ver agora...

soh nao sei o q plantar ainda... e ja comprei um tronquinho pra por nele, mas vou esperar um tempo ainda, vamos ver como eh q fica ! ! !

Fotos abaixo ! ! !

 

 

 

 

 

 


EDIT: esqueci de passar as dimensões...

35x17x23 (aproximadamente isso, pois o vidro eh curvo...) por volta de 13,5ltrs


Last edited by ragauskas; 14-12-08 at 20:24..
ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

14-12-08, 22:22 #238
ráaa show de bola cara!

mete um fundo preto que vai ficar show... ta fera

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-12-08, 00:25 #239
AE
ja q nao posso postar sobre aquario e nao quero upar meu topic ausfag, vo postar aqui

to indo mergulhar em manly, exatamente aqui:

http://maps.google.com.au/maps?f=q&h...,0.005472&z=18

ta vendo a piscina artificial? a esquerda e atras da mesma

eh animaaaaaaaaalllllll mergulhar la
em Manly beach, uma praia de sydney, a 10 minutos da 'estacao' do ferry, e eh incrivelmente limpo e transparente
MUITOS peixes, nao tem muitos corais coloridos e tal, mas tem vaaarios peixes multicoloridos, de todos os tamanhos, arraias, etc
animal

da ultima vez eu fiquei com o CU na mao, vi um tubarao a 2m de mim e nao sabia oq fazer
tinha quase 2 metros a parada, devia pesar mais q eu, e eu fiquei imovel por uns 3 minutos sem saber oq fazer huahueahuaeh

depois eu fui pesquisar e descobri q era um NURSE SHARK, vegetariano, um dos poucos tipos de tubarao q sao 100% inofensivos a humanos hehehh
era um desses:

 



rockafeller is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
17-12-08, 16:18 #240
entonces, recebi uma cotação por email do aquario de itaquera, segue os preços:

Aquário 60x30x40 6" R$ 62,56
Móvel 60x30 R$ 269,08 (sem instalação elétrica)
Aquário 80x30x45 6" R$ 103,33
Móvel 80x30 R$ 379,76 (sem instalação elétrica)

Para o aquário de 60:

(JOVENATO) CASCALHO RIO 11K MEDIO R$ 14,08
(JOVENATO) CASCALHO LATERITA 5K R$ 15,50
(HAGEN) 100W ELITE SUBMERSIBLE HEATER 20 A-751 R$ 50,06
(JOVENATO) TRONCO MEDIO AROEIRA R$ 21,15
(HAGEN) AQUA CLEAR MINI 20 FILTER 378L/H A-595 R$ 105,42
(DIVERSOS) KIT COMPLETO REATOR PHILIPS R$ 127,00
(HAGEN) 24W POWER GLO FLUOR BULB A-1656 T5 R$ 130,93

Total:464,14

Para o aquário de 80:

(JOVENATO) CASCALHO RIO 15K MEDIO R$ 19,20
(JOVENATO) CASCALHO LATERITA 9K R$ 27,90
(HAGEN) 100W ELITE SUBMERSIBLE HEATER 20 A-751 R$ 50,06
(JOVENATO) TRONCO MEDIO AROEIRA R$ 21,15
(DIVERSOS) KIT COMPLETO REATOR PHILIPS R$ 127,00
(HAGEN) 24W POWER GLO FLUOR BULB A-1656 T5 R$ 130,93
(HAGEN) AQUA CLEAR 150 FILTER 567L/H A-600 R$ 125,23

Total: 501,47

a unica coisa 'barata' que vi foi mesmo o aquario, de resto me quebra as pernas o móvel eu sei que deixaria bastante caro, mas os kits não esperava tanto assim, eu sei que eles querem empurrar os mais caros pra cima do cliente, mas sei la vocês não tão achando muito forçado? procurei algumas coisas no google e em lojas online, encontrei os mesmos produtos com diferença de até 40 reais o_O, então me digam alguns substitutos pros equipamentos pelo menos o aquário acredito que vou comprar com eles o de 80x30x45, agora quanto o móvel realmente não sei o que vou fazer :/

deadcow is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-12-08, 16:58 #241
Fora o movel que eu acho que vc consegue alternativas mais baratas, acho que a parte de iluminacao ta forcada, nos 2 aquarios eles colocaram R$250 nisso, na boa, pra quem ta comecando uma fluorescente normal basta, 1/2 watt por litro e amem. O filtro é de uma das melhores marcas, provavelmente vc consegue pagar metade por outra marca, mas ia ser uma economia de +- R$50, nao sei se vale tanto a pena, especialmente pq esse filtro aquaclear dizem ser mt silencioso e super facil de vc montar suas proprias camadas de filtracao.

http://www.aquahobby.com/products/b_aquaclear.php

esse tambem é mt bem visto (e caro) http://www.aquahobby.com/products/b_whisper.php

eu uso esse e uma boa parte tambem usa, bom e barato, nada do alem, mas faz seu servico http://www.aquahobby.com/products/b_Atman_Filter.php

Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-12-08, 18:36 #242
Afff

escrevi moh texto e deu pau na pagina, e nao mando...

bom basicamente...

Filtro ATMAN HF 0600 eu paguei R$ 73 (Mto silencioso e mto bom, tem um bom espaço pra colocar as midias filtrantes)
2 lampadas fluorescentes = R$ 40,00
Calha com reator DUPLO para lampada fluorescente = R$ 80,00

soh nas lampadas vc ja economiza mais de 100 reais e ainda mais uns 50 no filtro !

150 reais eh uma boa diferença...

o cara passo as melhores marcas e melhores equipamentos pra vc, por isso ta saindo essa bica ai !

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-12-08, 18:39 #243
a e soh pra atualizar, olha como estavam as algas no meu nano

 

 


ai eu fiz umas 10 trocas totais de agua e uma poda nas glossos... e vejam como ficou ! diminuiu bastante o foco das algas... mas ainda estao no aquario essas maledetas !

 

 

 

 

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
17-12-08, 19:24 #244
Acho que meu maior problema mesmo seria o móvel, eu fazendo as contas aqui mesmo com estes preços da cotação, tudo sairia no máximo a 400 reais, isso com o aqua maior. alguem tem alguma idéia de um móvel, ou mais ou menos quanto sairia pra pedir pra um marceneiro fazer um daqueles móveis estilo da ADA? eu tenho um móvel aqui, só teria que reforçar um pouco ele, problema que a área onde ficaria o aquario é de apenas 46x35 e eu realmente não me sentiria seguro de colocar +de 100kg nele :/

deadcow is offline   Reply With Quote
bafome
Trooper
 

Gamertag: bafhomt BR Steam ID: SluG??
18-12-08, 14:08 #245
Eu tinha um aquário a um tempo atrás, fui inventar de colocar uma lâmpada para iluminá-lo
Resultado: a temperatura da água ficou muito alta e eu cozinhei os peixinhos e os filhos deles que tinha nascido.

Acho que eu errei no dimensionamento da potencia da lâmpada!

bafome is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
18-12-08, 18:27 #246
Mas pera, vc usou lampada fluorescente? elas nao esquentam quase nada...

Jeep is offline   Reply With Quote
bafome
Trooper
 

Gamertag: bafhomt BR Steam ID: SluG??
19-12-08, 09:14 #247
Não, era uma lâmpadazinha vermelha de 40W eu acho!
To querendo montar um aquário novo, mas nem sei por onde começar, to vendo os esquema ai na DS de alga e sei la o que! to ate desanimando !!!

Muita coisa pra aprender, é legal, mas alone in the dark é mais complicado!!




ps: o Jeep falou comigo

bafome is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
19-12-08, 09:30 #248
putz, lampada incandescente esquenta demais, num aquario fritou mesmo, tem que ser as fluorescentes, em tubo ou pll

 

Jeep is offline   Reply With Quote
bafome
Trooper
 

Gamertag: bafhomt BR Steam ID: SluG??
19-12-08, 09:46 #249
OK, anotado!

JEEP precisa fazer esse esquema de algas e etc??
Ou so comprar um aquário, pedrinhas, plantinhas, peixinhos negocio de oxigenio e lâmpadas fluorecentes!
Eu gosto de peixinhos e queria um no meu quarto
no total queria gastar uns 300 conto no maximo pra começar!! da pra fazer ?

bafome is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
19-12-08, 09:57 #250
Esse "esquema de algas" nao é algo que vc faz, é algo que acontece no aquario e que vc fica puto, pq fica com uma pessima aparencia

Olha, eu acho que da sim, da uma procurada num post meu enorme onde eu chuto uns precos, esses precos do deadcow mesmo, se vc tirar o movel e essas lampadas caras jadevem cair nessa faixa de preco.

Jeep is offline   Reply With Quote
e.usaf
Banned
 

Steam ID: GusHartz
19-12-08, 10:42 #251
Porra... que tópico capeta... funciona assim...

"Po legal aquario plantado.... "
"Vou dar uma olhada no Youtube...."
"Caralho que foda..."
"Vou montar 1" ....

So...

To fazendo orçamento em um monte de lojas aqui no Rio, e não sei se estou cotando os equipamentos errados mas não consigo chegar a 400 500 reais neeeeeem fudendo...

Os itens mais caros são:

Vidro (de 1 metro por nao sei quanto x outro numero) = 300 reais
Filtro Canister = 300 400 500 reais
Esquema de CO² com cilindro e "contador de bolhinhas" = 600 reais...

To assustado...

To exagerando na medida ou em SP tudo é mais barato mesmo ???

e.usaf is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
19-12-08, 11:20 #252
mas eh q vc ta pegando tudo do bom e do melhor....

tipo, o canister eu nao vejo tao necessário assim pra 1 litro, vc pode ateh usar dois filtros externos de 80 reais cada um, isso se nao comprar um soh por menos de 160, algum q tenha uma boa filtragem....

o vidro, bom, um vidro de 1 metro nao eh barato mesmo hauahuaha, se vc olhar o topico, o pessoal ta quotando tudo vidro de 60 / 70cm, com certeza a espessura do seu eh maior, encarecendo ele...

esquema de CO2, cilindro eh realmente a melhor opção, porem a mais cara... da pra vc fazer um esquema caseiro com garrafas, ou ateh comprar um esquema de garrafa pra nao ficar tao feio (foi o q eu fiz, gastei 100 reais num kit de co2) q dai vc faz a formula magica com fermento, açucar e blablabla e atraves da fermentação ele libera co2 dentro do aquario !

esse esquema de CO2 tem no meu nano, olha as fotos ai pra cima q vc vai ver...

eu soh peguei o cilindro, pq eu praticamente GANHEI o meu ahuahuahuaha...

abração !

ragauskas is offline   Reply With Quote
e.usaf
Banned
 

Steam ID: GusHartz
19-12-08, 11:32 #253
Então.. é justamente nisso que estou perdido...

O vidro to pensando em utilizar meus dotes e construir um.

Em relação aos filtros etcv etc etc me ajudem... preciso saber que realmente preciarei...

Filtros... qual tipo quantos....
CO²... acho que não tenho muita escolha....
Bombas... pra que serve esta bosta???
Filtro UV ... posso viver sem isso ???

abração.

e.usaf is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
19-12-08, 13:09 #254
Vidro geralmente é o mais barato...

Entao, ce tem quever o seguinte, quanto maior o aquario, mais facil de nao fazer merda, ja que alteracoes na quimica da agua sao mt mais lentas, mesmo que um peixe morra e apodreca dentro nao polui tanto como num aquario pequeno, etc etc etc, so que os gastos com acessorios e a propria manutencao ficam mais dificeis.

Tem tabelas sobre tamanho de aquario x espessura do vidro, em aquarios pequenos, 3mm ja bastam, la pelos 60 uns 4mm, la pelos 100 litros 5 ou 6, e ai o vidro comeca a ficar caro. Sem falar no peso, imagine o seguinte, um aquario de 1 metro (100 mm) x 50 x 40 tem (100x40x50)=200000/1000=200 litros de agua, toda semana vc troca 20-30% disso, ja sao 40-60 litros pra repor, juntamente com o equivalente aquasafe pra esse mundo de agua. De quebra o peso, 1 litro de agua pesa 1 kilo, esquecendo que vc vai por areia, areiao, pedras, enfeites, plantas, equipamentos, pensando so em agua ja sao 200kilos (mais o peso do vidro que aguente essa pressao), vai ter que ter um movel parrudo.

alguns posts onde eu comento de precos e afins:

http://forum.darkside.com.br/vb/show...4&postcount=98
http://forum.darkside.com.br/vb/show...&postcount=141
http://forum.darkside.com.br/vb/show...&postcount=142

Enfim, eu acho que da pra fazer coisa bem legal abaixo de 100 litros e evitar mta dor de cabeca, agora, claro que se vc amar mesmo isso, nao vai ter mt jeito, vai acabar com um mega aquario e se divertindo fazendo a manutencao.


Last edited by Jeep; 19-12-08 at 13:16..
Jeep is offline   Reply With Quote
e.usaf
Banned
 

Steam ID: GusHartz
19-12-08, 13:43 #255
eu ja tinha lido... vou meter a cara mesmo...

tkz Jeep.

e.usaf is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
19-12-08, 14:14 #256
olha cara, compra um aqua já montado, eu fiquei nessas de fazer eu mesmo me lasquei, gastei 50 reais nos vidros, acabei deixando de comprar o silicone próprio e acabei achando um aqua quase o dobro do tamanho que eu queria por 62 reais, não sei se compensa não geral fala em fóruns de aquarismo que compensa, mas realmente não achei vantagem nenhuma.

deadcow is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
20-12-08, 21:40 #257
Comprei hoje o aqua, peguei o termostato e o filtro da hagen mesmo esses:

 


 


o aquario vai ter 72lts, comprei o termostato de 50w e o filtro de 72l á 135l. se tudo correr bem chega antes do natal ou, na sexta seguinte, ah comprei os testes de ph e amonia, falta alguma coisa ? comprei cascalho de rio medio, não tinha areia de filtro, a iluminação do móvel (acabei levando o móvel mesmo) é fraca, tem 1 lampada de 15w, é provavel que eu tenha que colocar mais não é? agora uma pergunta, o humus no substrato, pode ser daquele comum? que se vende em pet shop? preciso ter + alguma coisa? esqueci do deonizador mas irei compra-lo assim que o aqua chegar.

e olha, foi até barato, gastei em tudo 500 reais redondos, o de 92l ia sair 500 só o aqua + móvel, quebrou literalmente minhas pernas.

deadcow is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
22-12-08, 11:16 #258
precisa do teste de nitrito, pois com ele vc vai saber o final da ciclagem...

o humus vem por baixo da camada inerte, ou seja, por baixo do seu cascalho de rio... soh tome cuidado, pois no cascalho ja vi gente q deixou o humus vazar, pq ele nao isola tao bem o humus, e isso pode dar algum problema de algas... ja pensou em utilizar a areia de filtro de piscina?! barata e isola melhor o cascalho !

e pra aproveitar meu reply, vou postar novas fotos do meu nano ! ! !

 

 

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
22-12-08, 12:32 #259
rlz ragauskas! se recupero bem o aqua, entao cara ganhei outro aquario, com móvel e tudo! hueuheuhe entao no aquario de itaquera n tinha areia de filtro de piscina, vo ve se compro no site da rsdiscus, alguem ja comprou algo de la? entao quanto ao humus nsei se compro aqle floradepot da sera, ou se compro o natural de minhoca e trato, to pensando seriamente em comprar o floradepot, e esqueci tambem de comprar a laterita, preciso achar pra comprar isso, vou voltar semana que vem no aqua de itaquera pra comprar um pouquinho.

deadcow is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
22-12-08, 15:46 #260
bom, se tiver como comprar o da sera eh uma mao na roda, nao tem q tratar nada e da menos dor de cabeça dentro do aquario hehehe...

puts, ganho outro?! quais as dimensões?! ahsuhauh ja vai começar com 2 aquas?!

cuidado q vicia ! HAUHAUHAUH

a rsdiscus pode comprar q os caras sao responsa... mas areia de filtro eh de boa de achar nas lojas, eu comprei por 2reais o kg hehehe

eu acho q fica uma coisa mto mais limpa com a areia do q com o cascalho, isso eh uma opiniao pessoal, alem de ser uma camada inerte melhor q o cascalho medio !

abraço !

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

27-12-08, 16:59 #261
Olá Nerds, depois de mto tempo sem camera e sem atualizações, a camera voltou e aqui esta o aquario grande:

 


estou montando um layout triangular , espero que gostem

o unico problema que tenho são umas algas estranhas no carpete, elas são verdes, grudam nas pedras e crescem rente ao substrato, nao tenho ideia de que alga é essa, vou procurar tb em foruns de aquarismo pra ver se identifico, deem uma olhada:

 

 

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
27-12-08, 18:48 #262
Feda, tá com mais cara de musgo do que de alga, ta muito 'grande' pra ser alga, mas eu não entendo quase nada hehe, pode ser também as mal faladas filamentosas. Estou esperando passar fim do ano pra montar o meu, chegou aqui já tudo são e salvo falta só algumas coisitas pra começar. laterita tratar o substrato e deonizador.

deadcow is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-12-08, 07:09 #263
yep, tem toda a cara de ser um fiapo de musgo de java, ele se adere as pedras desse jeito mesmo.

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

28-12-08, 18:01 #264
nope, nao é musgo de java, certeza... nunca entrou nenhum musgo nesse aqua..

ja tive filamentosas de todo tipo tb, mas nada igual a essa...

the quest continues


FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-12-08, 18:18 #265
Bom, eu tambem nao comprei caramujos e coloquei no meu, os ovos vieram nas plantas que eu comprei e nao quarantenei

De repente veio um fiapo em alguma planta e ai no seu aqua ela encontrou condicoes de viver bem, e ai cresceu...

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

28-12-08, 18:24 #266
realmente, mas nao tem nada a ver com um musgo de java... é bem fino e nao tem as "cerdas", parece apenas um fio que gruda nas coisas...

o pessoal dos foruns de aquarismo estao indecisos tambem, teve quem falou q é filamentosa, musgo e até ciano...

uaheiuhaiuehaiue

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
28-12-08, 18:49 #267
Feda cara, acho que é a Vesicularia Dubyana, saca as fotos são muito parecidas:

a sua:
 


Vesicularia Dubyana:
 


 


Essa segunda foto é que parece mais, que mostra ela em diversos estágios.

Sei la, com cara de alga não tá não.

deadcow is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-12-08, 19:17 #268
Acho que tem um teste simples, alga morre se ficar sem luz por alguns dias, certo? separe esse "treco" em um copo e deixe em algum canto escuro, enrole um pano, enfim se vire, espere uns 3 dias e veja se ainda ta viva, se estiver, é musgo

Eu tenho musgo (em tese o java) aqui, amanha eu pego um teco e ponho em um fundo branco no sol e posto uma macro pra vc comparar.

Jeep is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
28-12-08, 19:17 #269
Não deu mais pra editar, aqui um link com a classificação de tipos de alga http://www.aquaonline.com.br/forum/v...=19004&start=0 com essa lista não consegui identificar nenhuma delas com essa sua. Acho que no máximo pode ser alguma especie de musgo mesmo.

deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

29-12-08, 00:59 #270
opa, eu conheço o musgo de java... o fato é que essa alga é bem menor e diferente do musgo de java, eu tenho no outro aquario aqui... ele é mais "suculento" e se prende de forma diferente (o musgo de java gruda como um todo na mídia, formando uma camada, essa alga gruda esparsamente)

amanhã irei fazer o teste do escuro Jeep.

Preciso postar umas fotos dos mais novos moradores aqui de casa, mas não são peixes, são caranguejeiras amazônicas filhotes depois aprofundo mais

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

08-01-09, 09:58 #271
cade os aquarios?

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
08-01-09, 12:47 #272
eu ia ateh upar o topico, mas estava sem novas fotos...

coloquei uma camadinha de areia nova no nano, ficou mais limpo ahuhauaha... tenho q deixar as glossos se desenvolverem agora...

o comunitario eu preciso colocar umas plantas ainda, estou com bastante duvida de quais plantas colocar... to soh com essa foto aki q tirei do meu cel ontem... qdo eu pegar a maquina eu posto fotos com boa qualidade...

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
11-01-09, 22:37 #273
To tratando o humus agora, amanha vou montar meu aqua!, nao esperem fotos, nao tenho camera, e Fedaykin que fim deu o musgo/alga?

deadcow is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-01-09, 23:51 #274
vamos la a novas fotos ! ! ! !

dei uma ajeitada nas coisas... nessa foto duas lampadas tubulares de 20w cada estao desligadas, pois deu curto aki nos fios, acho q foi a cola quente q usei pra fixa-las na tampa, deve ter descascado os fios e dado curto =(

vou ver isso amanha... as unicas lampadas ligadas sao duas compactas de 15w cada... mas ainda sim deu um charme pro aquario hahahaha...

Agora também coloquei o fundo preto ! ! !

bom, vamos as fotos ! ! !

alguns closes...

 

 

 

 


Aquario em geral
 


Meu apisto bonitão ! ! ! só faltou piscar pra foto...

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
19-01-09, 20:14 #275
eae, ninguem mais vai por fotos dos aquas?!?!?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
19-01-09, 20:19 #276
meu aqua ta ciclando ainda, mas ta uma bosta, na primeira semana ele ficou esbranquicado, não faço ideia do porque, mas ficou, agora parece que as plantas nao estão indo pra frente, algumas estão ate morrendo, eu preciso aumentar a luz, só to com uma tubular de 15w pra um aqua de 72lts :/

deadcow is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
19-01-09, 21:31 #277
eh, ai pode ta um dos problemas hehehe...

eu fiz a minha tampa de cima do aquario, nao foi mto dificil, soh nao fiz a forração externa nem interna ainda, dai to usando papel aluminio pra refletir melhor as lampadas...

dai comprei o reator duplo de 20w, coloquei 2 lampadas de 20w tubulares e mais duas compactas (aquelas de socket sabe?!) de 15w cada... totalizando ai 70w de iluminação no meu aqua

mas vai postando fotos, dependendo do q aparentar ser o seu, a gente pode ajudar...

qual filtro vc ta usando mesmo?!?! tem carvao ativado no filtro?!?!

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

19-01-09, 21:36 #278
o esbranquecimento no início é até normal... com a maturação das colonias de bactérias isso some... experimenta desligar o filtro por 1 dia ou 2 e vc vai ver q fica tudo branco denovo aehuiaehuiahe

aumenta a iluminação assim que possivel man


fotos em breve

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
19-01-09, 21:45 #279
eu to usando o hagen elite hush 35 tem fcarvão+ a esponjinha, mas já coloquei perlon e pedrinhas de filtro de agua lá tambem, então tem 1 semana só que ta ciclando, qdo montei achei q fosse ficar uma merda porque usei humus de minhoca, ficou cristalina a agua susseguei, ai esbranquiçou agora ta clareando denovo, quanto a iluminação eu tava pensando em colocar essas caseiras normais compactas, que ja vem com reator, por ser mais barato e a instalação descomplicada, mas queria saber se tem algum problema no uso delas saca? tem umas que vem com 25w se eu colocar +2 dessas compactas já estaria bom? ouvi dizer que essa parada de 1w por litro eh meio furado, tem mais haver com o espectro, se bem que eu mesmo não entendo nada disso.

ah esqueci de dizer, acabei de medir a amonia pulou de 1ppm pra 3ppm O_O!, e o pH ainda ta na casa dos 7.2, o que me animou foi que encontrei uma ninfa de libelula fora da agua, acredito ser ninfa de libelula não tenho certeza, e olha que por aqui eh dificil ver esses bichinhos. é pena eu nao ter uma camera pra mostrar como está indo, vou ver se arrumo alguma emprestada.

escuta voces acham desnecessario pelo menos por agora a injeção de CO2? tava pensando nisso pra da uma força pras plantas.


Last edited by deadcow; 19-01-09 at 21:52..
deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

19-01-09, 21:56 #280
Pelas minhas experiencias em aquarismo plantado, até hoje, observei uma regra geral: tudo que sobra vai para as algas!

Então ao usar lâmpadas com espectro otimizado para plantas, "sobra" menos luz inútil no seu aquário, consequentemente terá menos problemas com algas. Se voce usar luz normal no seu aqua, irá ter mais trabalho para controlar as algas, mas nada que seja impossível de resolver.
Outra questão é a temperatura de cor (cor da luz), as luzes normais não tem mta variedade, mas aí vai do seu gosto, por ex, eu gostei mais do aquario com a luz mais amarelada do que azulada.
O lance de 1w/litro é só uma base, e se vc nao tiver carpetes e/ou plantas mto exigentes não precisa de tanta luz. Dá uma olhada nesta lista com plantas pouco exigentes:
http://www.forumaquario.com.br/phpBB...ic.php?t=32513

[]'z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

19-01-09, 22:28 #281
toda vez que vejo esse topico me da uma vontade de ressuscitar o meu aquario que está jogado la no quartinho do fundo
mas nao sei nem por onde começar

pooo, mo tesao ver esses aquários todos verdinhos

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

23-01-09, 16:46 #282
pessoal, novas fotos!!
nao vou postar aqui pq sao mtas e vai pesar bastante
tem tudo:
http://s424.photobucket.com/albums/p...view=slideshow
até as aranhas

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

26-01-09, 01:11 #283
po, ninguem vai falar nada?

seus viado

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-01-09, 10:41 #284
Que suas aranhas sao enjoadas pra comer

Jeep is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

26-01-09, 20:20 #285
vsf Jeep, era a segunda mosca do dia

auheuiaheuiae

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
29-01-09, 08:09 #286
adorei as aranhas ! ! ! hahauhau mto fodas ! ! !

vo da uma pro cyan de presente

entao, vou atualizar com uma foto do meu aqua aqui...

coloquei umas glossos ali no centro pra ver se consigo um carpete... quem sabe

e meu nano eu vou remontar, como ja peguei ele montado, perdeu um pouco a graça, mas soh falta comprar o substrato fertil e dps as plantas... sera um novo aquario

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
02-02-09, 11:50 #287
Cade o povo?!?!

Bom, como tinha falado q ia remontar meu nano, ja foi remontado... e pra ajudar os meio perdidos por aqui ainda, vou postar fotos do passo a passo de como eu montei

Qualquer duvida me perguntem hehehe..

Dimensões do Aqua: 35x17x23
Filtro azoo (nao sei qual o modelo, o menor q tem hehehe)
Substrato: Plant Facil, laterita e areia
Sistema CO2: caseiro
Flora: por enquanto Eleocharis minima... estou pensando em mesclar com cubas na parte frontal e na parte traseira colocar duas moitas, uma verde e uma vermelha, soh nao sei quais ainda
Fauna: A definir

Colocando o plant facil e a laterita concentrada...
 

 

 


Layout e preenchimento do restante de areia...
 

 

 

 

 


Enchendo D'agua
 

 

 

 


Depois de cheio e com a eleocharis plantada...
 

 

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
02-02-09, 12:30 #288
Vc fez alguma coisa no filtro pra ter aquela bolota de perlon ali? ele nao usa cartucho ou vc fez uma adaptacao livre?

Gostei do visual, essas pedras sao o que?


Last edited by Jeep; 02-02-09 at 13:07..
Jeep is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
02-02-09, 12:47 #289
eu q fiz adaptação livre no filtro mesmo, nem no meu atman e nem nesse da azoo eu uso os cartuchos...

puts jeep, nao sei qual o nome da pedra, mas achei ela mto show, sei q eh importada, paguei 16 conto o kg... e tem uns 2,5kgs ai hhehehe...

vo fecha um carpete diferente na frente... soh to pesquisando aki pra ver q q vai ficar melhor

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

02-02-09, 14:09 #290
rasga, parabens mano ta mto legal... eu só acho q vc deveria ter colocado uma das três pedras maior, parece q as três têm o mesmo tamanho, se vc colocar uma que é maior que as outras duas dá um efeito melhor...

ahh e na frente, hemianthus cuba, sem dúvidas!! a glosso é legal mas é maior também, a cuba ficaria melhor pois as folhas são menores e daria um aspecto de "paisagem distante".

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
02-02-09, 20:25 #291
Então to com algumas duvidas aqui, são basicas ja andei lendo alguma coisas, mas vocês são meus guias então quero uma confirmação de vocês.

Eu fiz uma TPA/SIFONAGEM de 70% dia 30/01/2009, depois disso formou uma nata de albumina sobre o espelho dagua, eu li que isso na ciclagem eh natural, que algumas lentilhas d'agua resolveriam e eu tenho algumas aqui, não li nada factual sobre essa especie de gordura no espelho dagua então queria uma confirmação de vocês se ja tiveram algum problema com isso.

Eu tenho carvão no filtro, mas o perlon que recobre ele ja esta marrom, ja vi algumas pessoas desrecomendarem o uso do carvão no filtro, mas eu deixei não achei que tivesse algum tipo de problema, queria saber o que vocês acham, e alem do carvão logo quando montei o aquario dia 13/01, coloquei um pedaço de perlon enrolado com aquelas redinhas e quebrei em pequenos pedaços um filtro de agua antigo que tinha aqui e deixei dentro do filtro, o uso desse material (filtro de agua) traria alguma desvantagem pra a criação da biologia?

minhas physas estão desaparecendo após a sifonagem, eu sei que elas estão la dentro só não sei aonde, ontem coloquei uma rodela de cenoura pra ver se elas apareceriam, não vi nenhuma, e sob a cenoura formou uam especie de pêlo, isso traria algum prejuizo?

Eu tenho 4 especies de plantas no aquario, cabombas, elodeas, alternanthera sessilis e lilaeopsis brasiliensis, e uma que desconheço o nome que parece ter as folhas como uma folha de alface, mas com caule, as elodeas estão com alguma dificuldade de evoluir não sei o porque, o resto parece caminhar bem, talvez eu esteja plantando errado, e queria saber se vocês tem alguma tecnica pra plantar elodeas.

eu medi os parametros ontem da agua e ficou assim:

Data da montagem: 13/01/2009.
--------- 01/02/2009 -----------
pH: 7.2
Amonia total: 0.25ppm
Amonia toxica: 0.002ppm
--------------------------------

queria saber se está indo bem, acredito que o pico de amônia já passou pois esses tempos atrás medi e chegou a 2ppm de amonia total se não me engano (comecei a guardar os valores agora) e se é possivel maturar o aquario só com testes de amonia/ph, já que to sem teste de nitrito (esqueci de comprar) e nitrato e tão cedo não vou conseguir comprar.


outra duvida é o tempo de iluminação, já li que tem gente que deixa 5hrs por dia outros 10, outros 12.. qual a media de tempo que vocês deixam a luz acesa?

Eu to com pouca iluminação no aquario, 15w e meu aquario tem uns 50 lts reais, é possivel manter essas plantas por enquanto nessa quantidade de luz ? eu tenho deixado o aquario receber luz direta pela manhã, teria como manter as plantas pelo menos por enquanto?

Eu tirei algumas fotos com a webcam, sim estão um lixo, mas é o que dá pra fazer por enquanto:

 


 


vlw pela ajuda.

deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

03-02-09, 23:53 #292
Fala dead!
Cara, primeira coisa, uma ciclagem normal costuma acontecer em 40 dias, então o seu aqua ja deve estar quase lá.

Quanto a camada de albumina, sim, é normal no começo e tire sempre que puder, usa um jornal pra isso ou uma vasilha para tirar a água "pela superfície"

Eu uso carvão e acho q a maioria tb usa, nunca vi recomendações para não usar, apenas li que muitos preferem usar Purigen ao invés dele, mas retirar o carvão é retirar uma etapa importante da filtragem: a filtragem química (adsorsão de alguns elementos).

Em relação a formação de biologia, qualquer superfície porosa com fluxo de água constante (oxigênio) irá abrigar colônias, a questão é que existem materiais que são melhores para isso por apresentarem mais superfície de fixação. O perlon serve sim para formar biologia, porém é algo que costumamos trocar ao ficar sujo, portanto, se vc tiver uma parte de perlon separada apenas para biologia, é plenamente aceitável.
Uma solução barata é comprar argila expandida (aquelas de jardim), quebrá-las em pedacinhos e colocar no filtro presos por uma redinha.

Agora sobre as plantas, das espécies que voce disse eu sei que a cabomba e a elódea são pouco exigentes e portanto irão crescer numa boa, as outras tem que pesquisar nas fichas. Acho que, se voce não for fazer carpete, colocando mais uma lampada de 15w ficaria perfeito!

Sobre o fotoperíodo, voce tem q regular conforme o desenvolvimento do teu aqua, por ex, se começar a ter mtas algas, diminui, senão vai aumentando e fazendo testes, é mais ou menos por aí. Lembrando sempre que na natureza as plantas enfrentam 12h de iluminação não intensa 100% do tempo, então deixar as lampadas ligadas durante 12h é o mesmo que a planta ser submetido ao sol do meio dia o tempo todo, o que não é ideal.

Acho q respondi tudo, no mais, aguardamos pics mlehores

Abraço!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
13-02-09, 00:04 #293
Opa, vortei então, instalei 2 lampadas ldd compactas de 25w cada, daquelas que o Jeep citou ali em cima, junto com a tubular de 15w, num total de 65w será que agora já rola injeção de CO2? ainda ta sem fauna, o aqua vai completar 30 dias amanha, o que me procupa é esse pH, ele se mantém nesse patamar desde a montagem, sem um minimo de oscilação, dentro desses parametros será que eu posso considerar meu aqua neutro? outra pergunta é quanto a regularidade das TPA's pra um aqua de 60lts 1x por semana basta? pergunto isso porque eu ando meio desleixado com a TPA e agora anda aparecendo restos de folhas mortas que se pulverizam e formam uma especie de poeira sobre as folhas, nada muito grave só que dificulta um bocado na hora da tpa. valeu!

deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

13-02-09, 09:30 #294
dead, no começo recomendo tpa 2x por semana, mas o lance mesmo é você ir "sentindo" como tá o teu aqua.
Quanto ao ph, ele vai alterar quando você começar a injetar CO2, recomendo que comece assim que possível, as plantas agradecem e vão bombar, a iluminação tá show!

no mais.... PICS NÁO!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-02-09, 09:53 #295
aeaeae...

esse eh meu nano ! ! !

 


e agora, um projeto mais aldacioso !

Meu primeiro marinho! uhahauhauha foi um achado... comprei um aquario usado ja com substrato, , bomba de circulação e bomba de retorno do sump com duas rochas vivas (pequenas) por 295 reais

dai comprei um movel por R$120,00 e soh falta comprar o skimmer e a agua vou comprar salgada ja, pois pelos meus calculos valerá mais a pena do q pegar a agua deionizada e comprar o sal artificial...

bom, ai vao as fotos, por enquanto ele soh esta em cima do movel q ele ficara, vazio, apenas com placas de biologia no fundo... o substrato (Halimeda) esta na casa da minha mãe, pois la pega sol, e como eu lavei com cloro, dps de jogar o anti cloro ainda prefiri deixar secando no sol, para nao correr nenhum risco...

bom, chega de falar e aqui vao fotos do inicio da montagem hehehe...

 

 

 

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

16-02-09, 11:06 #296
BOA RASGA!

também estou montando um marinho, vou fazer uma gambiarra no vidro do meu primeiro plantado e adaptar um skimmer que ganhei de presente, as rochas e halimeda chegam essa semana, eu tenho filtro deionizador aqui, entao comprei o sal mesmo.
vamos ver no que dá.

[]'z

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
24-02-09, 23:21 #297
FeDa, cara acho que ta aparecendo daquelas algas que apareceram no teu aqua, hoje tive que replantar as elodeas e algumas cabombas que estavam gigantescas e as raizes delas estão cheias, como tu resolveu daquela vez? notei que em algumas folhas das elodeas parece terem tambem só nao consigo distinguir do que eh fibra da folha ou eh essa especie de musgo sei la. me da um help ai! vlw

deadcow is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

25-02-09, 00:19 #298
cara, eu diminui o fotoperiodo pra 6hs e peguei pesado nas trocas parciais, 30% dia sim e dia não...

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
03-03-09, 20:24 #299
Opa valeu feda, parece que funcionou, acho que eram elas que estavam afetando o crescimento das elodeas, tem 1 semana mais ou menos depois que diminui o foto periodo elas dispararam no crescimento. descolei umas fotos, ainda de celular mas melhores.

 


 


 


 


 


 


 


 


Eu to tentando identificar essa planta do meio verde mais comprida, ela cresce rapido pacas, e essa vermelha que não se desenvolve, embora não pareca que está morrendo abraços.

deadcow is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
07-03-09, 22:14 #300
opa mais fotos, agora com fauna, a qualidade continua uma merda mas vamos que vamos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


essa parte amarelada do cascalho podem ser cianobacterias?

vem cá, morreu de vez a thread?

deadcow is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
aquapaisagismo, aquário, aquarismo, peixes, procurando nemo

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:21.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.