Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
Default Carsharing: qual eh a sua opiniao?

21-07-10, 13:51 #1
Estou trabalhando num projeto envolvendo carsharing, gostaria de saber qual eh a opiniao de voces sobre o assunto. Vou escrever um background pra vcs se inteirarem no assunto, qquer duvida eu respondo abaixo.

Nos EUA, existe uma companhia chamada Zipcar que oferece aluguel de carros por hora a baixo custo (~$10/h), incluindo seguro e gasolina. Voce se cadastra, acessa o website pra ver o carro mais proximo de voce e se ele esta disponivel no horario que voce precisa usar o carro. Os carros ficam em pontos estabelecidos, voce so precisa passar um cartao no parabrisas do carro, ele destranca e libera o motor, as chaves ficam no porta-luvas. Quando voce termina, deve colocar o carro onde ele estava antes e pronto. O servico eh direcionado pra pessoa que soh precisa usar carro esporadicamente, economizando o dinheiro que seria gasto com seguro e manutencao.

Uma alternativa que vem aparecendo recentemente eh o modelo de carsharing formato peer-to-peer. Ao inves do carro ser comprado pela companhia, pessoas que tem carros que nao estao sendo utilizados podem oferecer o carro para ser alugado. Nesse caso, um aparelho nao invasivo eh instalado, muito semelhante ao modelo acima do Zipcar, e voce escolhe os horarios que o seu carro esta disponivel. No final do mes, a maioria do dinheiro pago pelo aluguel do carro eh pago em forma de cheque para o dono, gerando algo como $5000/ano num carro alugado 20h/semana.

O incentivo para pessoas alugarem esses carros p2p eh o custo menor ($8/h em media, sem taxas anuais), uma grande variedade de carros (desde um carro simples ate um porsche, cada um com um custo proporcional), localizacao dos carros (pode ser um vizinho que mora no mesmo predio que vc) e disponibilidade de carros (no Zipcar, para ser rentavel o carro precisa de uma alta taxa de utilizacao, que leva a carros totalmente reservados em horarios de pico).

E finalmente, usuarios do sistema podem dar pontos pras pessoas que usaram o carro e pros carros que usaram, pessoas com mtas reclamacoes sao retiradas do servico.

------

Minhas perguntas:
-se voce tem um carro, vc se interessaria em coloca-lo a disposicao? (seu carro eh completamente segurado, voce pode escolher a partir de qual pontuacao alguem poderia pegar o seu carro)
-voce usaria o servico? (carros precisam passar por inspecao, precos atrativos)
-o servico so existe em uma cidade atualmente. qual seria o seu instinto pra expandir esse negocio? (pra quem tiver ums boa nocao de negocios)





predator is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

21-07-10, 13:57 #2
se for meu carro, NEM FUDENO
se for carro dos outros usaria com certeza em alguns dias(por exemplo o dia q eu quiser trocar os pneus do meu e n puder ficar sem carro nem tiver tempo pra esperar, o dia q quiser mandar lavar etc)
quanto ao 3o, talvez seja uma boa dependendo dos contatos pra aluguel e marketing

Bombastic is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
21-07-10, 14:03 #3
eu usaria e disponibilizaria de boa, tomando algumas precauções. Se tem seguro e tudo o mais, tá de boa...

Chronos is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

21-07-10, 14:20 #4
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
se for meu carro, NEM FUDENO
se for carro dos outros usaria com certeza em alguns dias(por exemplo o dia q eu quiser trocar os pneus do meu e n puder ficar sem carro nem tiver tempo pra esperar, o dia q quiser mandar lavar etc)
quanto ao 3o, talvez seja uma boa dependendo dos contatos pra aluguel e marketing
[2] .

dankretli is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

21-07-10, 14:33 #5
1- Sim.
2- Sim.
3- Não sei.


A idéia é boa, mas acho que impostos e seguro inviabilizariam a implantação no Brazil.

Eon is offline   Reply With Quote
lol
 

PSN ID: dasouzaj Steam ID: davihey
21-07-10, 14:34 #6
meu carro eh uso direto, sem chance...

mas se for o carro que uso pros dias de rodizio, que fica parado em casa nos outros dias, eu deixaria na boa!!

mas eu nao usaria o servico nao...

lol is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
21-07-10, 14:34 #7
Quote:
Postado por dankretli Mostrar Post
[2] .
ewok

Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Eu acho que impostos e seguro inviabilizariam essa idéia no Brazil.
(1)

Chronos is offline   Reply With Quote
Factor X
Trooper
 

Steam ID: marceloumeda
21-07-10, 14:40 #8
não emprestaria meu carro, porque ao meu ver não parece vantajosa a idéia de deixar meu carro na mão de uma pessoa que não conheço direito por um lucro tão pequeno.

usaria dos outros dependendo do valor, lógico. Porém isto com certeza não seria um hábito, usaria no máximo uma vez por mês, até porque hoje em dia em todos os prédios e estacionamentos levam seu carro pra lavar na hora que você pedir, então é só escolher o horário de trabalho por exemplo.

em termo de expansão do negócio seria mais viável a primeira opção, ainda mais em cidades turísticas e com grande movimento seria uma ideia boa(ou até mesmo nos casos do rodízio em sp por exemplo), mas acredito que neste caso deve ser feita uma pesquisa de campo melhor para saber a real aceitação/ utilização deste serviço pelas pessoas em geral. Também deve ser verificado o custo (impostos, manutenção, sites confiável, meios de pagamento, etc..) deste negócio e deve ser verificada a possibilidade real de lucro/sucesso do empreendimento.

Factor X is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

21-07-10, 15:01 #9

Buwem is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

21-07-10, 15:02 #10
cara, eu não me importaria de fazer algo parecido, mas teria muitos fatores involvidos pra eu querer fazer algo assim...

por ex, eu não faria isso com o meu carro atual, que eu comprei zero e cuido bem, faço todas revisões em dia, troco tudo quando da problema etc.... Eu faria se eu tivesse um carro velho e economizasse em tudo... E se a grana extra valesse a pena...

Quanto a usar o serviço, eu não vejo como eu poderia usar isso hoje... eu só uso o carro pra ir pro trabalho e pra passear... em ambos os casos eu acaberia usando 4~10h x $10 pra fazer um trajeto que de taxi ia sair quase o mesmo preço. Fora as emergências, por exemplo, se eu preciso ir correndo no médico eu não teria nenhuma reserva, e teria que acabar indo de taxi.

se existisse um serviço que eu pegasse um carro num ponto X perto de casa e largasse num ponto Y perto do trabalho por preços acessiveis, ai sim, eu usaria com certeza. Mas seria pra substituir o carro proprio mesmo. Ia ser louco ter MUITO carro em muitos pontos da cidade, pro cara conseguir substituir o carro mesmo.

Bone is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
21-07-10, 15:08 #11
Isso só funciona com uma população minimamente educada! Aqui no Brasil a porcentagem de nego que iria fazer de tudo pra fuder com o carro do terceiro, provavelmente invibilizaria esse tipo de projeto pra pessoas físicas.

vegetous is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
21-07-10, 15:23 #12
entao, pra proteger o carro, eles tem varias maneiras:
-completamente segurado, franquia de $500 pro usuario, que eh incentivado a tomar cuidado pra nao pagar a franquia. a companhia toma cuidado de toda parte do seguro, da um carro alugado enquanto conserta ou paga o preco do carro em caso de PT.
-sistema de pontuacao estilo ebay, bons motoristas podem usar carros de donos que requerem pontuacao alta, maus motoristas sao eliminados do sistema.
-pra poder entrar no servico, eles checam o historico do motorista. 21+ anos, 2+ anos de experiencia, sem infracoes graves.

predator is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-07-10, 15:29 #13
No Brasil, ainda mais em São Paulo, eu acho inviavel.

Imagine.

Você coloca um Gol para este serviço.

Ele vai ficar o dia todo na rua! Mesmo com seguro, fica inviavel pois o risco de assalto é tão grande aqui para um modelo deste que é capaz de você ter que acionar o seguro umas 3 vezes em uma semana.

Além disso, o transito é caotico, as pessoas não são boas motoristas e as ruas tem mais buracos do que a minha cara.

É um investimento perigoso além de não ter a segurança necessária.

u3663 is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
21-07-10, 15:48 #14
Mto legal a idéia e pode funcionar, bem longe, mas beeeemm longe do Brasil.

Qualquer negocio que exija o minimo de boa fé, não funcionaria em um pais como o nosso.

O carro seria roubado, depenado ou teria o combustivel roubado.

Surgiriam outros "empreendedores" com a mesma idéia para tirar proveito das consequencias que esse serviço acarretaria. Sairia matérias no jornais falando que quem faz isso é bandido. Seguradoras iriam começar com um mimimi absurdo e iriam deixar mais caro o seguro para quem tiver carro para esse fim, inicialmente. Posteriormente o ajuste seria para todos os segurados.

Se surgisse algumas pessoas bem sucedidas, o governo aprovaria alguma lei com teor religioso que inviabilizaria o procedimento entupindo de impostos a ação.

Finalmente as montadoras com uma perda de 0.5% anual nas vendas, iriam aumentar o valor dos carros em 25% e demitir metade dos seus funcionarios. Com o aumento do desemprego, a marginalidade iria aumentar, aumentando o furto de automóveis. Voltando na questão do seguro. Gerando um colapso do quadro economico social brasileiro e em pouco tempo o fim da civilização.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

21-07-10, 15:56 #15
Quote:
Postado por lol Mostrar Post
meu carro eh uso direto, sem chance...

mas se for o carro que uso pros dias de rodizio, que fica parado em casa nos outros dias, eu deixaria na boa!!

mas eu nao usaria o servico nao...
olaoheohaeohae, ai eu pergunto. pra que adianta o rodizio. aoehAOHE.


mas respondendo.

1 nao, mas dependendo até compraria outro hahah

2 Se tivesse um carro disponivel perto da minha casa, com ctz.

3 O legal seria por exemplo, eu poder pegar ele num ponto deixar durante um dia disponivel em outro ponto e pegar ele pra voltar pra casa a noite. sendo assim poderia trabalhar de carro(em dias especificos) e só pagar duas horas. Agora a logistica pra isso tudo é complicado. Talvez se existissem varias vagas, onde eu pudesse pegar e deixar o carro, aumentaria a liquidez do negocio.


existe um tempo limite pra eu ficar com o carro?


e para o brasil teriamos que atualizar o preço, pois se custa 10 dolares nos EUA, aqui seria no minimo 50 reais a hora, visto o valor do carro a mercado quando comparamos brasil com eua.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
21-07-10, 16:01 #16
o tempo de ficar com o carro eh o tempo q vc reserva o carro no website. mas vc tem q fazer a viagem de ida e volta nesse tempo, nao pode largar o carro em outro lugar.

existe um servico na alemanha acho, q vc pode largar o mini em qualquer ponto da cidade.

entao, to chegando a conclusao que esse servico realmente seria inviavel no brasil... que nao eh o mercado da empresa, mas mesmo assim nao deixa de ser interesantissimo os seus comentarios.

predator is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

21-07-10, 16:13 #17
no brasil eu não faria.

nos eua, tranquilamente.

Hades is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
21-07-10, 16:37 #18
nem rola e a manutenção do meu carro como fica, pneu, óleo e manutenção em geral?
E a higienização do carro como ficas? pq sei la quem ta sentando no meu carro se alguém zuo cuspiu cago ou fez alguma merda la dentro.

Kamael is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:23.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.