Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
roadster
Banned
 

Thumbs up texto bacana de auto ajuda

21-08-13, 14:23 #1
http://papodehomem.com.br/o-garoto-q...mundo-moderno/

Quando eu era moleque, passava a maior parte do tempo jogando bola na rua.

Alguns jogos eram menores, apenas eu e meus amigos. Mas, às vezes o bairro era palco de alguns clássicos. Eram jogos que reuniam meu time contra a turma de outra rua e que pediam cenários mais grandiosos. Assim, aconteciam no mais próximo que tínhamos do padrão FIFA: o estacionamento de um supermercado, muito maior e com direito, até mesmo, a uma mureta, usada como arquibancada por quem passava ali.

Ganhamos muito, perdemos muito também. Até hoje, me lembro de muita coisa desta época. Dribles, gols, brigas… E do garoto que mancava.

O garoto que mancava jogava com a gente. Na verdade, ele não mancava. Andava e corria normalmente, sem mancar… Até perceber que algumas pessoas estavam na mureta assistindo ao jogo. Aí, na primeira dividida, dava um grito de dor e passava o resto do jogo mancando. Ou, melhor, fingindo que estava mancando.

Um dia eu o questionei sobre isso. Ele mentia no grito de dor, mas foi sincero na resposta.

 

A dor do herói
— Eu manco para o jogo parecer que está mais difícil para mim.

— Oi?

— Todo mundo vai reparar que eu meu esforcei, porque estava jogando machucado. Tanto faz se vamos ganhar ou perder. As pessoas vão ver que eu joguei machucado, e serei um herói de qualquer maneira.

Concluí que ele era um idiota e nunca mais toquei no assunto.

Mas, com o passar dos anos, comecei a perceber que existe mais gente fingindo que manca do que eu teria imaginado quando jogava bola no estacionamento do supermercado. Vi isso no colégio, depois na faculdade.

Na vida profissional, mesma coisa. Se você trabalha numa empresa grande, basta olhar ao redor de vez em quando e, com um pouco de sorte, verá uma pessoa “mancando” pelo escritório. É o sujeito que está sempre reclamando do quanto tudo é difícil, que as piores coisas sempre caem na mesa dele, que o computador insiste em travar, que o prazo é curto, que a vida dele é mais complicada…

A pessoa não sabe fazer nada sem mostrar o quanto aquilo é difícil, somente para valorizar ao extremo o que ela está fazendo. Age como se estivesse reescrevendo a Jornada do Herói todos os dias, sempre na parte da Provação Suprema – e faz questão que todos percebam isso. Todo mundo no escritório está trabalhando; ela, derrotando adversidades e se superando de forma quase inumana.

Sempre existiu gente assim no mundo. E acho que sempre vai existir.

Entretanto, tenho reparado que, de uns tempos para cá, o ato de reclamar exageradamente parece ter saído do universo profissional e se expandiu. Agora, isso vale para qualquer assunto. O pensamento de que uma conquista só tem valor se ela foi difícil (caso contrário ela é quase nula) parece não valer mais somente para o mundo profissional.

Houve uma inversão de valores: se dá muito mais importância à dificuldade em realizar algo do que à realização em si.

Não sei quem começou com este raciocínio, mas esta lógica é perigosa. Voltando ao mundo do futebol, é o mesmo que dizer que uma taça conquistada nos pênaltis tem mais valor que uma taça recebida depois de uma goleada de 5 x 0.

Hoje, não basta fazer bem feito. É preciso fazer com sangue, suor e lágrimas. E, claro, alardear esta dificuldade aos quatro ventos.

Tô tuitando aqui pra você, Rocky: "eu tô velho demais pra isso". É assim memo que você quer? (Bigoda atrás do Rocky)
Tô tuitando aqui pra você, Rocky: “eu tô velho demais pra isso”. É assim memo que você quer? (Bigoda atrás do Rocky)
Abra o Twitter ou o Facebook. Não vai ser preciso procurar muito até encontrar alguém reclamando do chefe, da pessoa que não responde e-mail, da fila da lanchonete, da burocracia do banco, da incompetência do vendedor… O resumo da ópera é sempre o mesmo: “meu dia está complicado”.

Ou, indo além: “meu dia está mais complicado que você imagina”.

Ou, melhor ainda: “meu dia está mais complicado que o seu”.

Ter problemas se tornou a grande virtude do século 21. É preciso anunciá-los, como se fossem prova de eficiência, de talento, de construção de caráter.

Em alguns casos, reclamar sobre um problema para anunciá-lo se tornou mais importante que resolvê-lo. Dia desses, um amigo comentou comigo que havia pedido umas fotos para um assessor de imprensa, e nada do sujeito responder ao e-mail. Perguntei:

— Faz quanto tempo que você mandou o e-mail?

— Uns dez minutos! E é urgente!

— Bom, então por que você não liga para o cara?

— Porque eu estou sem tempo!

“Não, você não está sem tempo. Se estivesse sem tempo até para pegar o telefone e ligar, você não estaria reclamando disso comigo”, concluí.

Na verdade, eu já estava pensando outra coisa. Meu amigo estava enlouquecido por causa de um e-mail mandado minutos antes. Provavelmente, as fotos chegariam minutos depois. Vinte anos atrás, para o meu amigo conseguir as fotos, ele teria que ligar para o assessor de imprensa, que teria que gravar um CD com as imagens, mandar por motoboy (ou por correio)… Visto hoje, esse procedimento parece pré-histórico. Mas funcionava.

Ou seja, a tecnologia facilitou muito a nossa vida. Isso, claro, na teoria.

Pois, na prática, as coisas são um pouco diferentes. A tecnologia ajudou, sim, a tornar tudo mais rápido. Mas ela também criou necessidades que demandam ainda mais tempo para ser resolvidas. Truco.

Atualmente temos recursos que nossos avós nem sonhavam, mas ao mesmo tempo a vida é muito mais complicada hoje que no tempo deles. Antigamente, as fotos do meu amigo chegariam no dia seguinte e isto estava ótimo. Hoje, elas chegam cinco minutos depois, mas é insuficiente, precisa ser mais rápido.

A gente avançou tanto pra chegar lá atrás, no começo
A gente avançou tanto pra chegar lá atrás, no começo
O tempo é apertado, o prazo é para ontem, o resultado precisa ser imediato. A grana está cada vez mais curta, o individualismo fica cada vez maior, a intolerância (a tudo) cresce a níveis assustadores.

A vida hoje é mais difícil que décadas atrás? Sem dúvida. A prova disso é que hoje temos doenças que nem existiam cem anos atrás. A vida hoje deveria ser mais fácil que décadas atrás? Sem dúvida. Mas não é assim que funciona. Mesmo com todos os recursos tecnológicos, a qualidade de vida parece cair ladeira abaixo. Com isso, sobram reclamações. Sobre tudo e o tempo inteiro.

Claro que não estou falando de desabafos, do bom e velho “xingar muito no Twitter”. Todos nós temos o direito de detestar aquele dia em que tudo dá errado. Reclamar do chefe pentelho, da falta de grana ou do metrô lotado faz parte. E faz bem para a alma. Mas não torne a reclamação uma forma de se valorizar perante o público.

Não se queixe em busca de aplausos, pois não jogarão flores no palco. Ninguém está nem aí para as reclamações dos outros. Você vai estar apenas perdendo tempo. Se o meu amigo de infância tivesse prestado atenção, teria reparado que as pessoas ali nem notaram que o loirinho da ponta direita estava mancando.

Estavam mais preocupados em olhar o craque do time.

E como abri o texto com uma história do meu passado, vou fechá-lo com outra.

Anos atrás, eu fazia a revista de uma empresa. No começo do mês, o dono da empresa me ligava e passava as pautas que queria. Eu tinha três ou quatro dias para produzir tudo. Uma vez, ele sugeriu uma matéria impossível, que sozinha consumiria mais da metade do meu prazo. Eu, no telefone, respondi:
– Porra, essa matéria vai ser muito difícil de ser feita.
Ele nem pensou para responder.
– Eu sei disso. É por isso que estou passando para você. Se fosse fácil, eu mesmo faria.
Três dias depois, entreguei a matéria. Foi uma das melhores que escrevi na vida. E eu nunca esqueci essa lição.
As coisas são difíceis porque são suas. Se fossem fáceis, elas estariam nas mãos de um babaca qualquer, que não saberia nem por onde começar, e provavelmente não seria digno delas.
E isso não vale somente para trabalho. Vale para sua vida inteira.
Se a regra é matar um leão por dia, reclamar que a espingarda é ruim ou que as balas estão acabando não vai fazer de você um herói, e muito menos que o leão tenha pena. O segredo é mirar e matar o leão. Todos os dias.
Aí sim você pode xingar o leão do que quiser.
E se preparar para o próximo.





roadster is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

21-08-13, 14:39 #2
Algumas coisas nesse texto têm valor, mas hoje dia essa cultura de reclamar de tudo (quase sempre à toa) e de valorizar a conquista pela dificuldade e não pelo resultado tem um reflexo muito ruim no trabalho, que é "dê o seu 110% e ganhe pouco".

Quem trabalha com TI tá cansado de ver isso...

Por isso não acho que se deva reclamar de tudo, mas também não se pode aceitar tudo ("matar o leão (...) todos os dias"). Você tem que se preparar pro que for difícil mas sem deixar de questionar a posição em que te colocam.

Especialmente dentro de empresas.

Hobbes is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
21-08-13, 14:54 #3
Quote:
Postado por Mah no facebook
15 coisas que você precisa abandonar para ser feliz

1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo

Há tantos de nós que não podem suportar a ideia de estarem errados – querem ter sempre razão – mesmo correndo o risco de acabar com grandes relacionamentos ou causar estresse e dor, para nós e para os outros. E não vale a pena, mesmo. Sempre que você sentir essa necessidade “urgente” de começar uma briga sobre quem está certo e quem está errado, pergunte a si mesmo: “Eu prefiro estar certo ou ser gentil?” (Wayne Dyer) Que diferença fará? Seu ego é mesmo tão grande assim?

2. Desista da sua necessidade de controle

Estar disposto a abandonar a sua necessidade de estar sempre no controle de tudo o que acontece a você e ao seu redor – situações, eventos, pessoas, etc. Sendo eles entes queridos, colegas de trabalho ou apenas estranhos que você conheceu na rua – deixe que eles sejam. Deixe que tudo e todos sejam exatamente o que são e você verá como isso irá o fazer se sentir melhor.

“Ao abrir mão, tudo é feito. O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.” Lao Tzu

3. Pare de culpar os outros

Desista desse desejo de culpar as outras pessoas pelo que você tem ou não, pelo que você sente ou deixa de sentir. Pare de abrir mão do seu poder e comece a se responsabilizar pela sua vida.

4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas

Quantas pessoas estão se machucando por causa da sua mentalidade negativa, poluída e repetidamente derrotista? Não acredite em tudo o que a sua mente está te dizendo – especialmente, se é algo pessimista. Você é melhor do que isso.

“A mente é um instrumento soberbo, se usado corretamente. Usado de forma errada, contudo, torna-se muito destrutiva.” Eckhart Tolle

5. Deixe de lado as crenças limitadoras sobre quem você pode ou não ser, sobre o que é possível e o que é impossível. De agora em diante, não está mais permitido deixar que as suas crenças restritivas te deixem empacado no lugar errado. Abra as asas e voe!

“Uma crença não é uma ideia realizada pela mente, é uma ideia que segura a mente.” Elly Roselle

6. Pare de reclamar

Desista da sua necessidade constante de reclamar daquelas várias, várias, váaaarias coisas – pessoas, momentos, situações que te deixam infeliz ou depressivo. Ninguém pode te deixar infeliz, nenhuma situação pode te deixar triste ou na pior, a não ser que você permita. Não é a situação que libera esses sentimentos em você, mas como você escolhe encará-la. Nunca subestime o poder do pensamento positivo.

7. Esqueça o luxo de criticar

Desista do hábito de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos diferentes e, ainda assim, somos todos iguais. Todos nós queremos ser felizes, queremos amar e ser amados e ser sempre entendidos. Nós todos queremos algo e algo é desejado por todos nós.

8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros

Pare de tentar tanto ser algo que você não é só para que os outros gostem de você. Não funciona dessa maneira. No momento em que você pára de tentar com tanto afinco ser algo que você não é, no instante em que você tira todas as máscaras e aceita quem realmente é, vai descobrir que as pessoas serão atraídas por você – sem esforço algum.

9. Abra mão da sua resistência à mudança

Mudar é bom. Mudar é o que vai te ajudar a ir de A a B. Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela.

“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” Joseph Campbell

10. Esqueça os rótulos

Pare de rotular aquelas pessoas, coisas e situações que você não entende como se fossem esquisitas ou diferentes e tente abrir a sua mente, pouco a pouco. Mentes só funcionam quando abertas.

“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer

11. Abandone os seus medos

Medo é só uma ilusão, não existe – você que inventou. Está tudo em sua cabeça. Corrija o seu interior e, no exterior, as coisas vão se encaixar.

“A única coisa de que você deve ter medo é do próprio medo” Franklin D. Roosevelt

12. Desista de suas desculpas

Mande que arrumem as malas e diga que estão demitidas. Você não precisa mais delas. Muitas vezes nos limitamos por causa das muitas desculpas que usamos. Ao invés de crescer e trabalhar para melhorar a nós mesmos e nossas vidas, ficamos presos, mentindo para nós mesmos, usando todo tipo de desculpas – desculpas que, 99,9% das vezes, não são nem reais.

13. Deixe o passado no passado

Eu sei, eu sei. É difícil. Especialmente quando o passado parece bem melhor do que o presente e o futuro parece tão assustador, mas você tem que levar em consideração o fato de que o presente é tudo que você tem e tudo o que você vai ter. O passado que você está desejando – o passado com o qual você agora sonha – foi ignorado por você quando era presente. Pare de se iludir. Esteja presente em tudo que você faz e aproveite a vida. Afinal, a vida é uma viagem e não um destino. Enxergue o futuro com clareza, prepare-se, mas sempre esteja presente no agora.

14. Desapegue do apego

Este é um conceito que, para a maioria de nós é bem difícil de entender. E eu tenho que confessar que para mim também era – ainda é -, mas não é algo impossível. Você melhora a cada dia com tempo e prática. No momento em que você se desapegar de todas as coisas, (e isso não significa desistir do seu amor por elas – afinal, o amor e o apego não têm nada a ver um com o outro; o apego vem de um lugar de medo, enquanto o amor… bem, o verdadeiro amor é puro, gentil e altruísta, onde há amor não pode haver medo e, por causa disso, o apego e o amor não podem coexistir), você irá se acalmar e se virá a se tornar tolerante, amável e sereno… Você vai alcançar um estado que te permita compreender todas as coisas, sem sequer tentar. Um estado além das palavras.

15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas

Pessoas demais estão vivendo uma vida que não é delas. Elas vivem suas vidas de acordo com o que outras pessoas pensam que é o melhor para elas, elas vivem as próprias vidas de acordo com o que os pais pensam que é o melhor para elas, ou o que seus amigos, inimigos, professores, o governo e até a mídia pensa que é o melhor para elas. Elas ignoram suas vozes interiores, suas intuições. Estão tão ocupadas agradando todo mundo, vivendo as suas expectativas, que perdem o controle das próprias vidas. Isso faz com que esqueçam o que as faz feliz, o que elas querem e o que precisam – e, um dia, esquecem também delas mesmas. Você tem a sua vida – essa vida agora – você deve vivê-la, dominá-la e, especialmente, não deixar que as opiniões dos outros te distraiam do seu caminho.
http://shareforthefuture.wordpress.c...ara-ser-feliz/

Chronos is offline   Reply With Quote
lol
 

PSN ID: dasouzaj Steam ID: davihey
21-08-13, 15:01 #4
a mah roubou de mim, pede perdao mah

lol is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

21-08-13, 15:18 #5
Quote:
Postado por Hobbes Mostrar Post
Algumas coisas nesse texto têm valor, mas hoje dia essa cultura de reclamar de tudo (quase sempre à toa) e de valorizar a conquista pela dificuldade e não pelo resultado tem um reflexo muito ruim no trabalho, que é "dê o seu 110% e ganhe pouco".

Quem trabalha com TI tá cansado de ver isso...

Por isso não acho que se deva reclamar de tudo, mas também não se pode aceitar tudo ("matar o leão (...) todos os dias"). Você tem que se preparar pro que for difícil mas sem deixar de questionar a posição em que te colocam.

Especialmente dentro de empresas.
Cara, existem muitas empresas que pagam muito bem, condiçoes boas de trabalho... Um exemplo rápido desses locais estão em http://www.greatplacetowork.com.br/

Ganhar pouco e trabalhar muito parece coisa de começo, existem empresas sem futuro mesmo, em que o melhor seria procurar outro local melhor, mas não adianta reclamar da vida por causa disso... Faça o que tenha que fazer e tente tirar lições disso.

vitorueda is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

21-08-13, 15:52 #6
Trabalhar muito e ganhar pouco nunca será um problema se for algo que vá te abrir possibilidades no futuro(curriculo ou mesmo dentro da propria empresa)

Saber valorizar seu passe e seus conhecimentos é maior arma que voce pode ter

Bombastic is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

21-08-13, 20:06 #7
Vitor, eu sei que existe. Só apontei o fato de que esse discurso é amplamente utilizados por empresas que se baseiam em baixos salários, e não acho que deveria ser um discurso "comprado" por ninguém nesses casos.

Hobbes is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
21-08-13, 20:17 #8
Quote:
As coisas são difíceis porque são suas. Se fossem fáceis, elas estariam nas mãos de um babaca qualquer, que não saberia nem por onde começar, e provavelmente não seria digno delas.
E isso não vale somente para trabalho. Vale para sua vida inteira.
Se a regra é matar um leão por dia, reclamar que a espingarda é ruim ou que as balas estão acabando não vai fazer de você um herói, e muito menos que o leão tenha pena. O segredo é mirar e matar o leão. Todos os dias.
Aí sim você pode xingar o leão do que quiser.
E se preparar para o próximo.
cara, que coice no meu peito aiuehiea
passei o dia reclamando que os prazos do chefe eram estupidos, que não daria pra fazer, que ele estava enlouquecendo, que eu não ia dar conta...
que vergonha

zorba is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

21-08-13, 22:34 #9
E dava? Se dava sendo trabalho demais em pouco tempo, você está sendo pago pra isso?

Eu insisti nisso aqui porque eu acho que esse é um bom exemplo.

Não dá certo ser derrotista e reclamar de tudo como se fosse realmente impossível, com essa glorificação da dificuldade e do sofrimento, do mesmo jeito que não dá pra aceitar tudo que mandam pra você.

Não dá pra comprar nenhum discurso desses!

É bom se questionar de vez em quando, por isso as perguntas.

Hobbes is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

21-08-13, 23:13 #10
eh, nao eh uma regra, as vezes as coisas estao na sua mao pq vc eh o babaca qualquer q nao sabe se impor.
cada caso eh um caso neh

roadster is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

21-08-13, 23:43 #11
Road, eu disse que vejo bons pontos no texto. Agora se você não espera discussão a respeito do que você compartilhou aqui talvez você devesse tê-lo feito no facebook.

Se você compartilhar as 4 últimas frases do texto como seu status ganha 1000 curtidas.

Hobbes is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

22-08-13, 00:55 #12

MdKBooM is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

22-08-13, 08:22 #13
what?

roadster is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-08-13, 11:20 #14
Quote:
As coisas são difíceis porque são suas. Se fossem fáceis, elas estariam nas mãos de um babaca qualquer, que não saberia nem por onde começar, e provavelmente não seria digno delas.
hehehe, relacionar "dignidade" com se esforcar alem da conta é tao lindo, especialmente quando vc esta na outra ponta da corda.

esse aqui se esforcou bastante, alem do razoavel.
http://virgula.uol.com.br/inacredita...horas-seguidas

Jeep is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 22:29.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.