Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
duke
Trooper
 

Default Vício em videogames

11-03-12, 16:14 #1
achei muito massa esse artigo e resolvi compartilhar com vocês, queridos darknerds. o artigo explora bem os conceitos psicológicos utilizados para viciar cada vez mais a galera nos games atuais. sim, é da fucking Cracked, mas é sério, apesar do bom humor.

http://www.cracked.com/article_18461...-addicted.html
http://www.cracked.com/article_18461...dicted_p2.html

recomendo fortemente ler os artigos linkados, particularmente este:

http://www.gamasutra.com/view/featur...ign.php?page=1

 





duke is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
11-03-12, 16:22 #2
Uma longa e detalhada maneira de explicar e exemplificar o óbvio.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-03-12, 16:33 #3
Na entrevista que o Toady One, criador do DF, deu pra uma dessas revistas digitais ele fala sobre isso. Vou ver se acho pra postar aqui, mas em geral:

- As diretrizes de game design mercadológicas pressionam para que os jogos sejam cada vez mais LARGOS, o que acaba fazendo com que o jogo seja RASO, sem profundidade. Eles pode ser brilhantes e podem dar a impressão de profundidade, mas assim que são comparados com DF, Dominions, Aurora, ou até com Minecraft... a falta de profundidade é gritante. Até os jogos mais "conceituados" por serem 'profundos' como Skyrim e Fallouts novos são fracos nesse quesito.

- Tudo bem ser assim pra quem quer jogar jogos assim, diz o Toady, e é indiscutível que pra muita gente Skyrim é mais divertido que qualquer outra coisa. Mas existe gente que quer outra experiência em jogos, e dado o 'one-size-fits-all' da indústria, eles não são atendidos

- Por fim, esse modelo, por pressão 'menor-custo-maior-retorno' acaba fazendo com que só as fórmulas já consagradas recebam investimento e dedicação de grandes estúdios (i.e. jogos alternativos e inovadores acabam sendo invariavelmente feitos por estúdios pequenos ou por um gordo num porão)

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-03-12, 16:37 #4
Só pra constar, acho que pelo menos alguma experimentação é feita pelos estúdios maiores, nem que seja na estratégia "encontrar um estúdio pequeno com uma boa ideia e engoli-lo"

Heavy Rain, p.ex., não sei o contexto, mas a idéia era nova e não sei bem se foi rejeitada ou bem aceita. Só sei que de cada 9 informações que recebo sobre o mundo dos games, 4 são reclamando dos negócios anti-pirataria e 3 reclamando que o próximo Call of Duty é idêntico até o excesso ao mais recente

Que eu lembre os jogos mais 'diferentes' que foram lançados em escala 'gigante': Heavy Rain; Spore; Black and White... alguém lembra de mais algum recente (2007 pra cá)?

Zedd is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

11-03-12, 16:46 #5
Civilization

mojud is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-03-12, 17:19 #6
Civilization é um jogo de 1991, e tenho quase certeza que é um modelo que só é mega-produzido porque a franquia e o nome do Sid Meier garantem investimento.

Zedd is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
11-03-12, 17:28 #7
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
alguém lembra de mais algum recente (2007 pra cá)?
Demons/Dark Souls.

Lembrando que antes de Heavy Rain já tínhamos o excelente Indigo Prophecy (arriscaria até citar o Dreamfall

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-03-12, 17:38 #8
Cara, que massa esse Indigo Prophecy.

Zedd is offline   Reply With Quote
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
11-03-12, 17:53 #9
É da mesma empresa do Heavy Rain, jogaessaporraae

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-03-12, 18:36 #10
Heavy Rain pra ser bem sincero joguei uns 30 minutos só, mas já li um tanto sobre ele porque é usado como exemplo de certas coisas relacionadas à minha pesquisa oficial postas em prática

Zedd is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
11-03-12, 21:40 #11
Heavy Rain vc não joga. vc assiste e as vezes palpita. não gosto =/

Sussa is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
11-03-12, 21:46 #12
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Até os jogos mais "conceituados" por serem 'profundos' como Skyrim e Fallouts novos são fracos nesse quesito.
perdeu pontos comigo!

ReDEviL is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

11-03-12, 22:33 #13
Skyrim pra mim foi uma decepção. O mapa era tão bonito e legal mas o jogo em si era chato, combate era sem graça, os skills fora de combate não eram divertidos.

Dark messiah tinha um mapa muito mais linear mas só o pisão no peito e o arco com corda já deixavam o jogo muito mais interessante que o skyrim.

Stranger is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
11-03-12, 22:42 #14
(1) zedd/gringo

O que mais me impressionou em skyrim foi a ambientação, a trilha sonora, os efeitos.. Mas com ctza não vidrei tanto quanto foi com Oblivion que cheguei a jogar umas 2x gastando quase 200hras no total

seuboi is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
11-03-12, 22:48 #15
Eu tava procurando a mensagem de despedida que eu fiz em 2009 pro meu clan. Eu havia posto basicamente a maioria das coisas ditas no artigo da Cracked, só que de maneira wow-specific. Não foi tão profundo e explicativo quanto foi este artigo, porque ele é brilhante mesmo.

eu lembro quando em 2009/2010 eu já tava no processo de "desintoxicação" de WoW e ae eu comecei disparar a metralhadora contra o WoW. Um dos vários tópicos é este. E em 2010, logo quando saiu a expansão Cataclism, eu voltei por 1 mês, pq comprei o gamecard. Joguei pouco, mas depois de 2 semanas tava jogando quase como quando eu jogava em Raid. Quando o tempo acabou, bateu uma sensação de vazio bonita que eu levei uns poucos dias para ela acabar.

http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=45538

Não me arrependo de ter jogado WoW. Ele me proporcionou altas alegrias. Conheci muita coisa legal, tem uma puta história. O foda do WoW é que ele PRECISA ser viciante para manter os jogadores. Tem gente que joga há 6 anos e diz que o jogo não é viciente. Tem gente que mantinha o pagamento automático do jogo sendo que nem jogava todo dia. Só pelo fato que queria jogar quando quisesse jogar. Eu tive amigos que gastaram de 500 a 1000 reais comprando contas bombadas só para sair Raidando em clans medianos. Tudo que gastei até hoje com WoW foi apenas assinatura e boxes de expansão. Eu sempre tentei ser bem racional quanto ao que gasto em jogo, óbvio que já gastei em algumas firulas, mas hoje eu tento não mais fazer isso.

olhando o post, isso me deu saudades.

 


Eu sinto saudades demais do Sardaukar. Sinto uma tristeza não ter tido o escudo do Illidan, o escudo de 10 Man de Eye of Eternety e etc... mas bicho: são SPRITES. É isso que eu levo hoje em dia comigo.

Agora eu to livre do WoW. Não pra sempre, pq a vida não terminou. vou botar mais 1 mes na conta só pra ver a cagada que vai ser esta nova expansão que sai este ano do Kung Fu Panda.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
11-03-12, 23:23 #16
np
compra e venda de contas eh a melhor coisa pra quem eh casual e quer desfrutar o end-game do jogo sem perder a vida... daqui uns 10 dias vou comecar a jogar bf3, e se eu tivesse a opcao de comprar todos os unlocks ou uma conta com td o q eu quero, era exatamente o q eu iria fazer

quero mais eh viver minha vida IRL. o q vc faz online se perde e o tempo gasto nao se recupera. o q os fabricantes fazem hj em dia deveria ser PROIBIDO, pq o consumidor eh absorvido de forma tao gradual q nao nota, chegando ao ponto de ter uma media de 8h played POR DIA, tipo o ex-dono de um dos chars q tive no wow

rolou um movimento do congresso americano antes do lancamento do UO, baseado nos efeitos viciantes q o jogo demonstrava ter. o jogo foi alterado, o movimento nao ganhou forca e o jogo foi lancado. seria o momento perfeito pra ter emplacado algumas diretrizes de protecao ao consumidor, pq hj em dia acho praticamente impossivel algo do genero, tendo em vista q eh um mercado q ja movimenta 3x mais grana do q hollywood

hj ta essa merda completa, na linha q eh demonstrada nesse video aqui:

jogos focados em viciar casuais e colher hardcores... quer uma arma nova? entao jogue 32432 horas com a classe x, mate 324324 adversarios da maneira z e conquiste 234324 badges y. opa? quer equipar a arma? repita isso 3x pra cada unlock especifico de cada arma... WTF

Fura Olho is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
11-03-12, 23:27 #17
eu to livre desse vicio
desse e da internet

na live eu soh apareco pra jogar forza 4 cos nego 1x por semana....e halo soh vou jogar qdo sair o 4

vg eu soh ando jogando emuladores no xbox 1...um pouco por semana

internet estou usando muito pouco, redes sociais entro só pra zuar

tive salvacao aheiuoa

serjaum is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

11-03-12, 23:30 #18
Sei bem como é.
Fico realmente feliz com as expansões só enquanto tem conteúdo, o que dura pouco. O resto do tempo eu pago e jogo pouco só pra acompanhar os amigos porque não aparece nenhum outro jogo multiplayer que os amigos curtam.
Já conheço o mapa todo, já fiz quase todas as quests, já fiz as dungeons e raids, só falta fazer a progressão mesmo mas essas mecânicas pra atrasar o desenvolvimento só fodem. Entrar e depender do rolar de um dado uma vez por semana é ridículo.

Fico esperando o MoP pra ver se algum milagre acontece e o conteúdo dure mais.

Stranger is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

11-03-12, 23:31 #19
Jogo online prejudica muito o social IRL.

É fácilimo pra um nerd de naipe alto ficar em casa alguns dias, jogando um game de vez em quando com um pessoal, socializando ali online e nem sentir falta de dar uma banda. Ficar até acomodado com a situação eu diria.

Agora fica só no single que eu quero ver.

Gerson is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
12-03-12, 15:04 #20
por isso larguei jogos sem fim e que exigem lvl e horas online, jogo so meu Dota 3 ou 4 partidas por dia e só, finais de semana tento jogos dai da pra seguir com a vida normal sem atrapalhar.

Na minha epoca de muleke passava de 12 horas para mais upando no Mu Online mesmo que não presente ligava um bot lá e deixava o char ganhando xp, qualquer segundo perdido significava ficar atrás, sai de casa para ir ao cinema com a Namorada a cabeça ficava no pc em quantos levels já tinha pego, nas parties e no meu char, por isso dizer que não atrapalha é mentira.

Agora no meu caso foi so uma fase que estava diretamente ligada a minha idade, hoje começo jogar qualquer jogo single player e logo perco a tesão não tenho mais aquela gana de ficar pendurado no pc tenho uma certa dificuldade de me concentrar.

Peguei Skyrim joguei umas 60 horas do jogo e larguei de mão pela metade e não tenho minimo interesse de jogar denovo, entro no meu dota jogo umas 3 partidas, saio do pc vou comer algo fazer alguma coisa, não consigo mais jogar contra AI so curto jogos com outras cabeças pensantes do outro lado.

Mas não critico os nerds não, é uma opção, tenho amigos que gastam horas e horas fazendo o que gostam por exemplo gastar 4 dias quase seguidos assistindo Lost não esta ligado a jogos consequentemente não da pra criticar pois o cara esta fazendo o que gosta ou pelo menos o que acham legal pra aquele momento, a questão é que cada um sabe o que é melhor pra si.

So não pode fazer as coisas sob pressão e contra gosto, tenho amigos que estão jogando dota comigo derrepente tem que sair do jogo porque tem RAID agendada e vão emburrados e contra a vontade, pois se não for pra maldita RAID é kickado do Clan mas não ta dando prazer pro cara não ta divertindo ta fazendo por pressão.

Satangos is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
12-03-12, 15:16 #21
 



NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

maxcool is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
12-03-12, 15:25 #22
Dota Wins

 
 

Kamael is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

12-03-12, 15:55 #23
soh jogo star2 online casualmente mas como eh starcraft ainda to no direito de chamar todo mundo de casual, ok casuals.

sibs is offline   Reply With Quote
baladao
Trooper
 

Gamertag: JBaladao PSN ID: jbaladao Steam ID: baladao
12-03-12, 19:35 #24
Starcraft 2 entra onde nesse quesito "profundidade"?

Pra mim é como xadrez... agora não sei se isso é bom ou ruim.

baladao is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
12-03-12, 21:05 #25


Last edited by DlGuiga; 12-03-12 at 21:11..
DlGuiga is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

12-03-12, 23:46 #26
nao eh bem assim, eh bem impossivel comparar xadrez com sc2.

xadrez eh um jogo simetrico com informacao completa

sc2 tem topografia, informacao parcial, e racas diferentes

sc2 tem meta-game, xadrez da pra se resolver computacionalmente quase, nao sei muito bem se eh o ultimate competitive game se ele ta resolvido heh

um jogador perfeito de sc2 perderia jogos ainda, talvez um terran turtle seria a melhor opcao pro jogador perfeito, mas aqui ta o problema, se o seu oponente sabe que voce vai turtle, ele joga gananciosamente, e ganha uma vantagem consideravel, talvez um terran perfeito nao perderia jogos nao sei, dificil falar e dependeria muito dos mapas, bom de qlquer forma eh complicadissimo "resolver" sc.

sibs is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

13-03-12, 01:55 #27
Xadrez tem séculos, gerações de jogadores brilhantes desenvolvendo estratégias...e ainda não foi resolvido, nem computacionalmente (embora seja tentado há décadas).
Isso não quer dizer que sc2 seja mais ou menos complexo...nada a ver o pinto com o ovo. Só pra ficar aí a informação.

Gerson is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

13-03-12, 02:05 #28
bom eu falei quase, faz uns 6 anos que um jogador nao vence uma AI de alto nivel

acho que AI vs AI soh da empate

o problema eh que praticamente impossivel comprovar que foi matematicamente resolvido, mas ta la praticamente falando.

sibs is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
13-03-12, 11:24 #29
eu acho o seguinte...

cada um acha um propósito para continuar vivendo e tentar passar o tempo da forma mais agradável possível.

tem gente que é viciada em trabalho, cerveja, cigarro, sexo e... jogos.

então..........

o jogo tá ali e não obriga ninguém a jogar.

joga quem quer, vicia quem quer e será assim pra sempre... como tudo na vida.

drakiN is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
13-03-12, 19:43 #30
comparar sc2 com xadrez?
geez
um eh turn-based e o outro eh real time
sao completamente diferentes, visto q basta ser um viciado digitador esquizofrenico pra ser bot no sc2.. ganha quem "digita" mais rapido seus comandos, diferente do xadrez q a pessoa tem tempo pra pensar no q vai fazer

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
13-03-12, 19:44 #31
ninguem é viciado em comer merda... ou em jogar banjo kazooie

Renegade is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

13-03-12, 20:26 #32
Seguinte, Banjo-Kazooie>*

Zerei essa porra 100% e fiquei 100h depois de zerar só tentando descobrir algo no stop 'n swop.

Stranger is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

13-03-12, 21:35 #33
Quote:
ganha quem "digita" mais rapido seus comandos, diferente do xadrez q a pessoa tem tempo pra pensar no q vai fazer
viajou furazoio, especialmente pro sc2 nao precisa de muita coisa com MBS/automine

eu tenho mais ou o mesmo APM que uns pros ruims mas eles sao infinitamentes melhores do que eu , o haypro por exemplo tem APM baixissimo.

nota que o melhor jogador de todos os tempos de bw que eh bem mais teclado intensive que comecou a vencer tudo com 15 anos nao tem um APM alto pra nivel korea.

sibs is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

13-03-12, 21:41 #34
Que jogo de estratégia em tempo real é necessário de MAIS comandos por minuto pra ser um pró-player que SC e SC2?

Zedd is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

13-03-12, 21:47 #35
Nenhum acho?

Mas nunca joguei muito RTS.

O negocio eh que broodwar chega a ser retardado o tanto de click que voce tem que dar, voce tem 20 barracks pra utilizar as 20 sao 20 clicks + 20 keys, vs 2 keys no SC2 se voce segurar o botao iuehoieh , fora que rally voce tem que setar 1 por 1 tbm, entao no sc2 eh 1 key 1 botao iuehioehe no BW os caras fazem com 40 keys e 40 clicks... tinha um video de como eles fazem o processo, eles usam o camera save em cima das rax e 1 em cima de onde eles querem setar rally e vao f3/click/f4/click/f3/click... soh que eles setam os 20 rallys em sub 1s vc nem ve direito

E mesmo assim o cara destroyer of worlds nao eh o cara que tem mais APM, o APM dele eh "normal" pra pro player.

sibs is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
13-03-12, 22:57 #36
cabei de ver aqui q apm "baixissimo" do haypro fica numa media de 120
2 acoes por segundo (sc2) vs 1 acao por minuto (xadrez).. hummm

2 acoes por segundo realmente nao eh algo rapido pra um jogo, "apenas" resume um sistema extremamente complexo de balanceamento e estrategia a uma corrida contra o tempo em busca de recursos e construcao de unidades...

eh... eu realmente viajei

Fura Olho is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

13-03-12, 23:33 #37
Vc viajou no sentido que eh soh apertar botoes fast no sc2 pra ser bot, se bem que alguns Match ups em alguns mapas eu consigo ver voce sendo MUITO BOM soh com unit control, ZvZ/PvP em mapa que nao tem rampa da nat pra main!

120 na verdade eh mto mto baixo, haypro eh top 0.1% , os players que ele joga contra tem na media o DOBRO do APM dele, outro caso parecido eh o goody uioehoieh

ps: esse 120 na verdade eh 120 *1.3 pq blizzard roda em blizzard minutes kek.

sibs is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

14-03-12, 00:57 #38
várias micro ações em busca de uma ação maior.

Gerson is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

14-03-12, 12:41 #39
blizzard minutes? minzplika essa paradaê.

Stranger is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

14-03-12, 13:21 #40
Quote:
blizzard minutes? minzplika essa paradaê.
O tempo da blizzard eh o "fast" o jogo eh jogado no fastest que eh 30% mais rapido, mesmo jogando no fastest eles calculam o APM como se tivesse no fast.

sibs is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 13:42.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.