Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
Default Muçulmana vira guitarrista de banda de heavy metal em São Paulo

24-05-13, 10:38 #1
Muçulmana vira guitarrista de banda de heavy metal em São Paulo

Neta de alemães católicos, Gisele Marie se converteu ao Islã em 2009.
Coberta pelo niqab, ela ensaia 6 horas por dia para lançar CD.

 


"Isso é muito confortável, nunca mais na vida vou usar calça!", diz Gisele Marie Rocha ao mostrar com os braços abertos a largura de seu niqab, "vestido" muçulmano que deixa apenas os olhos aparecendo. "Eu coloco a bolsa aqui dentro e o ladrão nem vê", brinca a paulistana de 42 anos, enquanto ajeita as partes do véu. Gisele diz que se encontrou no Islã, religião para a qual se converteu em 2009. Mas, muito antes disso, outra paixão a arrebatou: o heavy metal.

"Minha família inteira toca, nasci cercada de instrumentos. Comecei a estudar música no conservatório, com o piano clássico, e toco também bateria. O heavy metal surgiu quando meus irmãos e primos começaram a ouvir", conta Gisele.

No ano passado, ela foi convidada por amigos para ser guitarrista de uma banda de rock pesado - uma nova composição da antiga Spectrus, formada por seus irmãos na década de 1980 e que terminou em 2001. "Quando me convidaram eu disse: 'tudo bem, mas minha condição para qualquer coisa na vida é ser muçulmana. E uma munaqaba [mulher que veste o niqab]. Vou tocar assim'. E eles gostaram da ideia. [...] A banda é um caldo de religiões: tem umbandista, espírita, católico e muçulmana."

Agora Gisele levou a atividade para o lado profissional - antes ela chegou a trabalhar como musicista, em estúdio, e com promoção de eventos e marketing, mas ainda não era muçulmana. Após a conversão, ela foi estagiária de psicologia. "Foi sempre super tranquilo, nunca tive muito problemas com isto, mas depois, quando eu entrei para a banda, estava procurando emprego e não encontrei. Preconceito religioso no mercado de trabalho é algo que toda mulher muçulmana enfrenta no Brasil, mesmo as que usam apenas o véu de cabeça, o hijab."

Atualmente ela ensaia seis horas por dia para a gravação do CD, com previsão de lançamento para setembro. "Tem irmãs [muçulmanas] que vão aos ensaios, inclusive um sheik egípcio me pediu para avisar quando tiver show", conta ela sobre a reação da comunidade muçulmana à sua nova profissão.

"Em todo ajuntamento humano sempre existem os extremistas, pessoas fanáticas. No Islã há os wahabistas e salafistas e eles me detestam. [...] Para eles, até sorrir é pecado. Não há um consenso sobre a música dentro do Islã, e quando não há consenso, você segue o que tem a ver com você. Existem aqueles que dizem que música é pecado e existem aqueles que dizem que pecado é dizer que música é pecado. Eu sigo a orientação de que música é uma coisa natural, faz parte da minha vida e não é pecado."

Da bruxaria para o Islã

"A primeira vez que minha mãe me olhou vestida assim ela disse: 'você está muito bonita!'". Gisele conta que a família, de advogados descendentes de alemães católicos, apoiou sua conversão. "Na verdade minha mãe não gostava da minha religião anterior. Eu era uma bruxa."

Gisele foi da religião Wicca por seis anos. "Na verdade, o que me move [na busca religiosa] é a paixão pela vida e a necessidade de ser eu mesma". Após perder o pai, de quem era muito próxima, em 2009, ela encontrou um site que ensinava árabe. "Em dois meses eu comecei a ler em árabe. Aí achei um site que disponibilizava o Alcorão na íntegra. Comecei a ler e o resultado está aqui. Mudou a minha vida, nunca tinha lido nada tão simples e profundo."

Dois meses depois de se converter, ela começou a usar o niqab. "Foi uma decisão muito consciente, muito pensada. Comecei porque estava ajudando uma amiga que tinha acabado de voltar do Egito e queria usar o niqab, mas estava tímida. Como eu estudei psicologia, me propus a ajudá-la a vencer o medo. Começamos a fazer pequenos passeios pelas redondezas [ela mora no bairro de Santana] e eu comecei a me sentir muito bem."

Gisele explica que, para ela, o niqab representa uma lembrança constante de Alá (Deus muçulmano). "É uma marca muito específica de que eu sou uma mulher religiosa. E me fez ser um pouco mais reflexiva, exigiu de mim uma maior compreensão ao meu redor. É um exercício de diálogo com o mundo."

A primeira coisa que fez quando decidiu usar o niqab foi contar para as quatro filhas que tem. "Elas sempre são as primeiras a saber da minha vida". Gisele é solteira pela lei brasileira, mas foi casada, pela lei islâmica, com um libanês que tinha, além dela, outra mulher.

 

Gisele Marie com sua identidade islâmica, expedida por uma mesquita em
São Paulo (Foto: Giovana Sanchez/G1)


Gisele conta que aprendeu a se expressar apenas com os seus grandes olhos verdes. Ela diz que já sofreu preconceito (uma vez um homem puxou seu véu e ela chamou a polícia), mas que há uma curiosidade muito grande e positiva em relação à religião. "Não consigo ficar na rua sem falar com alguém. É muito raro eu sair de casa e nenhuma pessoa me parar para falar ou tirar foto. Eu passei da linha do preconceito e virei atração turística."

Segundo ela, a primeira vez que a banda foi ensaiar num estúdio, pessoas começaram a entrar na sala e tirar fotos. "Fiquei muito assustada com aquilo". Mas Gisele diz que tocar de niqab é normal. "Estou tão acostumada a usar que acho que hoje faço até alpinismo usando o niqab e não vou nem reparar. A grande diferença está no olhar da outra pessoa."

Polka: uma guitarra especial


Gisele tem ao todo quatro guitarras, compradas ao longo da vida. Mas uma delas é preferida. Preta de bolinhas rosa, a flying V chamada Polka foi confeccionada exclusivamente para ela. "Foi inspirada na guitarra do meu guitarrista preferido, Randy Rhoads [que já tocou com Ozzy Osbourne e Quiet Riot]. Ele tinha uma preta com bolinhas brancas".

Polka tem o corpo e o braço feitos em mogno, a escala de jacarandá e marcações da escala em "gravatinhas borboleta fofas de madrepérola". É com ela que Gisele vai subir ao palco para tocar com a Spectrus. "Não vejo a hora de ver as pessoas enlouquecerem com a nossa música."





Never Ping is offline   Reply With Quote
Marcelo
Trooper
 

Steam ID: cabelo
24-05-13, 11:06 #2
In other news..

Católico vira vocalista de banda de puck rock.

Marcelo is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-05-13, 11:13 #3
OBS: Na page do G1 tem o clipe da banda com ela tocando.

Never Ping is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

24-05-13, 12:05 #4
Que pira, qnd terminei de ler a matéria me dei conta que na radio online que to ouvindo enquanto lia tava tocando: jimi hendryx - foxy lady...

+zin pra ela.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
SapoChule
Trooper
 

24-05-13, 13:41 #5
Poser!!!

Deixa ela só pisar no Egito para ver se os Muçulmanos de verdade aprovam esse comportamento....

SapoChule is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-05-13, 13:49 #6
Quote:
Postado por SapoChule Mostrar Post
Poser!!!

Deixa ela só pisar no Egito para ver se os Muçulmanos de verdade aprovam esse comportamento....
ashudhadushaudhasudhasud3g

Never Ping is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

24-05-13, 14:01 #7
Ela é massa. Tenho no face

u0165 is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

24-05-13, 14:34 #8
Ja posso apedreja-la!??

diferent is offline   Reply With Quote
Kovsky
Trooper
 

24-05-13, 16:50 #9
"Na verdade minha mãe não gostava da minha religião anterior. Eu era uma bruxa."

lol

existe ex gay?
ex corrupto?
ex wizard?

lol

Kovsky is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
24-05-13, 16:52 #10
Quote:
Postado por Kovsky Mostrar Post
"Na verdade minha mãe não gostava da minha religião anterior. Eu era uma bruxa."

lol

existe ex gay?
ex corrupto?
ex wizard?

lol
Existem Ex-Clerigos e Ex Paladinos

DeMolay is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
24-05-13, 18:06 #11
"Polka tem o corpo e o braço feitos em mogno, a escala de jacarandá."

Por um momento achei que Polka era o nome da mulher.

Azarael is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

24-05-13, 19:11 #12
Nossa, que diferentona.

Hobbes is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

24-05-13, 21:29 #13
"Pessoa qualquer faz coisa trivial"

Zedd is offline   Reply With Quote
Oleleh
Trooper
 

24-05-13, 21:32 #14
Dizem que já existiu ate ex-cego num passado ae

Oleleh is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
24-05-13, 21:35 #15
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
..., Eu passei da linha do preconceito e virei atração turística." ...,
a palavra que você está procurando, é aberração!

vegetous is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

25-05-13, 00:52 #16
Ela vai fazer solos bombásticos.


ba dum tsss...

NITRO is offline   Reply With Quote
detonator
Trooper
 

26-05-13, 13:57 #18
Olha o tamanho da mão dela e a voz. Isso daí é homem, e aposto que deve ter uma piroca igual a dos anões que ficam postando no Gunbound.

detonator is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
26-05-13, 14:12 #19
Foi uma mina luthier que fez a guita, ela se formou na mesma escola q eu faço curso!

Segue o link dela, a Pauleira, falando sobre a construçao da guita

http://www.pauleiraguitars.com/const...ficha-tecnica/

maurocool is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 03:58.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.