Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade > Futebol
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
ibis
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Juca Kfouri explica Copa União 1987

04-12-09, 13:17 #1

e nao, eu nao sei de nada e deve ser old





Jeep is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
ds
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
04-12-09, 13:26 #2
Tem um "reply padrão" do PVC tb que é bem interessante..
Se vc manda email pra ele, ele responde aquilo, é tipo um "Copa União for dummies", se nego não entender depois daquilo, desiste.

didz is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
flamengo
 

Steam ID: luhdie
04-12-09, 13:35 #3
Quote:
Postado por PVC
Como prometi no ar, explico tudo o que aconteceu em 1987.

A história começa em 1986.

Até aquele ano, os campeonatos estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de São Paulo, os cinco primeiros do Rio, os dois melhores do Mineiro, do Gaúcho, do Pernambucano, os campeões estaduais de outros estados se classificavam.

Assim, entre 1980 e 1986, o Brasileirão teve 40 clubes na primeira divisão (Taça de Ouro, Copa Brasil) e quatro que se classificavam do torneio de acesso (Taça de Prata, Torneio Paralelo, nome oferecido em 1986).

Em 1986, a CBF prometeu mudar o sistema e criar, para 1987, a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Os 24 melhores de 1986 formariam a Série A do ano seguinte.

Terminado o campeonato, a CBF mudou de idéia. Primeiro, afirmou que não tinha condição financeira de promover o torneio. Foi quando os grandes se rebelaram e fizeram o movimento que criou o Clube Dos Treze. Os fundadores (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) anunciaram que disputariam um campeonato próprio, organizado por eles mesmos.

A CBF, então, se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 clubes. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas criaram a Copa União, com a participação, também, de Santa Cruz, Goiás e Coritiba. A CBF criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo amarelo (a suposta segunda divisão).

O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento, a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão se deu porque o representante do Clube dos 13 na CBF era Eurico Miranda. O Eurico aceitou o acordo com a CBF, mas, quando informou a direção do Clube dos 13, este recusou veementemente. O campeonato começou com a CBF dizendo que haveria o cruzamento, o Clube dos 13 dizendo que não aceitava e que não disputaria.

Nesse ínterim, o Brasil inteiro assistiu à Copa União como o Campeonato Brasileiro, sem dar muita atenção ao que aconteceria no final do ano. A TV Globo transmitia para o Brasil inteiro, um jogo por rodada sorteado quinze minutos antes da partida começar, às 17h do domingo. Pernambuco também vivia assim, porque acompanhava o Santa Cruz no torneio.

E assim o Flamengo venceu o Brasileirão, a Copa União, em 13 de dezembro de 1987. No mesmo dia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos Treze, reafirmou que não haveria cruzamento.

Enquanto isso, no mesmo dia, Guarani e Sport se classificaram para a decisão do Módulo Amarelo, decidido nos pênaltis. O empate persistiu tanto que ao chegar aos 11 x 11, nas cobranças de pênalti, os dois presidentes decidiram que o torneio terminaria empatado. Sport e Guarani foram proclamados campeões empatados do Módulo Amarelo pela CBF. Tinham a perspectiva de disputar o cruzamento com Inter e Flamengo.

No início de 1988, a CBF fez a tabela. Sport e Guarani entravam em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo. Sem adversário, eram proclamados vencedores por W.O. Na decisão do “Campeonato Brasileiro”, o Sport enfrentou o Guarani, empatou o jogo de ida por 1 x 1, em Campinas, venceu no Recife por 1 x 0, gol do zagueiro Marco Antônio. A CBF proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987.



Agora vai minha opinião:

Flamengo campeão legítimo de 1987, porque o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como o Campeonato Brasileiro.

O Sport não pode ser descartado, porque é oficial.

E eu preciso contar a história inteira. Por isso, embora eu julgue o Flamengo o campeão legítimo, quando me perguntam, digo: Flamengo e Sport são campeões de 1987. É o único jeito de alimentar a curiosidade e contar a história inteira, como todo mundo merece saber.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Mf Will
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 13:39 #4
falei q o euricao tinha assinado heauheuaheaue

assino perdeu prayboy

Mf Will is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
flamengo
 

Steam ID: luhdie
04-12-09, 13:46 #5
Ah, mas não foi com consentimento da diretoria, ele foi de metido, como sempre hehe

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Mf Will
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 13:53 #6
entao.. tipo a diretoria do clube dos 13 decidiram uma coisa.. e mandaram JUSTO ELE COMO REPRESENTANTE.. auehauehauehaue

euricao eh foda heuaheuahe mafioso

Mf Will is offline   Reply With Quote
Tchelo
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 14:01 #7
Eu sabia só por cima, não sabia a história completa não.
Porra, que froxo o São Paulo então, sendo que o presidente do São Paulo era também presidente do Clube dos Treze.

Tchelo is offline   Reply With Quote
night
Engineer
atleticoparanaense
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
04-12-09, 14:10 #8
São Paulo, frouxo? Maginaaaaaaaa...

night is offline   Reply With Quote
Mf Will
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 14:20 #9
uma coisa nao tem nada a ver com a outra

o flamengao eh campeao do modulo amarelo (copa uniao) como quiser

o sport eh campeao brasileiro de 1987

isso tah escrito por A mais B

Mf Will is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
flamengo
 

Steam ID: luhdie
04-12-09, 14:22 #10
Mas por que o Brasileiro é o módulo do Sport e não o do Flamengo?

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Mf Will
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 14:23 #11
pq eles ganharam de W.O.

estava assinado em um documento que os clubes iriam jogar.. assinado pelo EURICO MIRANDA representante do clube dos 13.. PORRA UIAEHAUIEHAUIE CARALEO tá dificil

Mf Will is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
flamengo
 

Steam ID: luhdie
04-12-09, 14:24 #12
Por que ganharam de W.O. se o Clube dos Treze em nenhum momento aceitou fazer tal cruzamento?

Eurico Miranda tomou uma decisão sozinho. Assim que os diretores do Clube dos Treze souberam, quiseram comer o cu dele.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Mf Will
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 14:26 #13
ACEITOU

TÁ ESCRITO ALI EHUIAHEUIAHEUI

mano o q vale eh o preto no branco.. todo mundo sabe.. por isso foi pra justiça e deu sport club do recife.

o campeao do campeonato brasileiro de 1987 é o SPORT CLUB DO RECIFE

Mf Will is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
flamengo
 

Steam ID: luhdie
04-12-09, 14:26 #14
Ok então.

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 14:33 #15
Lendo a história do PVC, não dá pra declarar o Flamengo Campeão Brasileiro, podem até dar outro nome, mas campeão Brasileiro não deveria ser.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
flamengo
 

PSN ID: atcasanova
04-12-09, 14:34 #16
Sinto informar a vocês que o PVC está incompleto.

O cruzamento existia, mas era pra indicar os classificados à copa libertadores.
A mudança da CBF foi falar que o cruzamento seria pra declarar o campeao brasileiro

maxcool is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 14:43 #17
Quote:
Postado por DiE LuCiaNo Mostrar Post
Mas por que o Brasileiro é o módulo do Sport e não o do Flamengo?
O Campeão Brasileiro de1987 não é o do módulo do Sport, mas sim o do quadrangular que Flamengo e Inter recusaram-se a disputar.

Quote:
Postado por DiE LuCiaNo Mostrar Post
Por que ganharam de W.O. se o Clube dos Treze em nenhum momento aceitou fazer tal cruzamento?

Eurico Miranda tomou uma decisão sozinho. Assim que os diretores do Clube dos Treze souberam, quiseram comer o cu dele.
Euricão assinou, na qualidade de representante do Clube dos Treze. Se o C13 elegeu o cara e deu poderes para representá-lo, não podem, posteriormente, questionar a assinatura.

Ele não assinou como EURICO MIRANDA, mas sim como mandatário do C13.

Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
Sinto informar a vocês que o PVC está incompleto.

O cruzamento existia, mas era pra indicar os classificados à copa libertadores.
A mudança da CBF foi falar que o cruzamento seria pra declarar o campeao brasileiro
HUahuahuhauahahuauahahauhauhauahuahauhhau ....

Não é o que os relatos da época, os registros da CBF, jornalísticos, o documento assinado pelo Euricão, o regulamento do campeonato e a decisão da Justiça dizem.

Esse pensamento é uma invenção da torcida do Flamengo.

NO MAIS, com todo o respeito que o PVC merece, o argumento que ele utiliza pra "tentar legitimar" o título ao Flamengo é, no mínimo, ridículo.

Flamengo campeão legítimo de 1987, porque o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como o Campeonato Brasileiro.

A Globo patrocinava a Copa União e o país só tinha a Globo como opção, logo a Globo fez o Brasil acompanhar a tal Copa União. Infelizmente não é a Globo que decide quem é o campeão.

Kenny is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 14:57 #18
flamengo terra

www.cbf.com.br

ponto final



legal q domingo a globo vai colocar um urubuzinho... e um letreiro FLAMENGO HEXA CAMPEAO

e os tonto vao se achar hexa mesmo heuiaheua

Bullet is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 16:32 #19
Flamengo: Hexacampeão na conta da Globo, Penta na da CBF ....

Kenny is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 16:43 #20
previsão

domingo

flamengo 1 x gremio 1
inter 0 x sei la quem 0
botafogo 3 x palmeiras 1

sao paulo 5 x sport 1

spfc heptacampeao !

bjo
ateh segunda

Bullet is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
flamengo
 

04-12-09, 16:47 #21
É tão simples... A questão é clara e todo mundo já cansou de debater isso aqui.

Cada um que tire as suas conclusões diante de todas as informações que já foram postadas.

Quem acha que o Flamengo é tetra, pode continuar achando que o Flamengo é tetra. E quem acha que o Flamengo é penta, pode continuar achando que o Flamengo é penta.

Pronto, chega desse assunto!

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 16:53 #22
Issae QUAK ...

Quem acha que o Flamengo é penta, continue achando queo Flamengo é penta.
Quem tem certeza que o Flamengo é tetra, pode ter certeza que não é louco, iludido ou controlado pela Globo.

Kenny is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
flamengo
 

04-12-09, 16:55 #23
Que pentelho, pqp! EghioHAIuhiouehoiuahioE

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 17:12 #24

Kenny is offline   Reply With Quote
Tchelo
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 17:25 #25
É isso ae.

[KQ]'s
Quakiller

Tchelo is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
flamengo
 

04-12-09, 18:22 #26
é nois xelo... perdeu o sentido ficar assinando assim
por isso parei
hehehehe

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
corinthians
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
04-12-09, 18:34 #27
sport, campeao brasileiro de 1987!

XUXU is offline   Reply With Quote
ETziro
Trooper
botafogo
 

04-12-09, 19:38 #28
Fla será hexa.

ETziro is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
flamengo
 

04-12-09, 19:40 #29
só se ganhar domingo
pé no chão mano

ano passado foi só liderar o campeonato algumas rodadas que ficaram falando que o flamengo era isso, era aquilo, e depois se fudeu...

esse ano o mesmo aconteceu com o palmeiras e com o sao paulo...

inevitavel o oba-oba com o time liderando a ultima rodada, mas é bom ter o pé no chão!

tem que ganhar domingo

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
vascodagama
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
04-12-09, 19:40 #30
velho, vcs soh n ganham se fizerem uns 3 gols contra...

predator is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 19:50 #31
Times que disputaram o tal MÓDULO AMARELO de 1987:
Sport, Guarani, Atlético Paranaense, Bangu, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze, Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará, Náutico, Joinville, CSA, América-RJ

Em negrito os times que são tradicionais de segunda, terceira, quarta, divisão distrital OU NO MÁXIMO ponta de tabela da série A
Vocês REALMENTE acham que um time (NO CASO O SPORT CLUBE RECIFE) que jogou contra essas MERDAS aí pode ser considerado CAMPEÃO BRASILEIRO??
vão tomar no cu tranquilo ae, vcs não sabem de NADA, filhos da puta

eu não sou flamenguista, PORÉM JUSTIÇA SEJA FEITA!

FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

04-12-09, 21:00 #32
O que vale é a regra ..... o Fluminense poderia ter sido campeão brasileiro de 2000 caso vencesse a Copa JH, mesmo estando na 3ª divisão, pois o regulamento (rídiculo) previa isso.

Flamengo e Inter tinham muito mais time que Sport e Guarani, era só ter cumprido a regra e colocado os times dentro de campo, cada um dava uma sova em Ixporti e Palmeiras Campineiro e decidiam o campeonato num jogo entre si.

Não fizeram isso, deram WO, nem foram representar o país na LIbertadores.

Infelizmente vence que msegue a regra e não quem a Globo indica.

Kenny is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
flamengo
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
04-12-09, 21:40 #33
quem a globo indica, kenny? seguir a regra???

o campeonato de 87 foi a prova de q um lixo de orgao politico nao tem poder de coacao sobre tudo e todos! ameacaram, nao quiseram negociar da forma correta e puniram injustamente quem nao seguiu suas vontades
da uma pesquisada pra ver o q a cbf ja fez com o coritiba, por exemplo

a cbf eh um lixo de orgao porco e filho da puta q soh serve pra articular lobby de patrocinador. MAIS NADA. e a atuacao dela FODE o futebol brasileiro de uma forma q, como ficou claro pra mim, vc nao faz a menor nocao

minha esperanca eh q quem acha "certo" o q aconteceu em 87 declare isso com postura seria apenas pra mascarar a provocacao, pq eu nao acredito q existam pessoas com valores tao distorcidos ao ponto de nao ter um minimo senso de justica

O TITULO DE 87 EH MEU ORGULHO
cbf toda filha da puta, tipo aqueles gordinho dono da bola q nao querem ficar de proxima na pelada.. ameacou, ameacou, mimimi vou punir, e o clube dos 13 falou FODA-SE GORDINHO SARDENTO FILHO DA PUTA DO CARALHO ENFIA SUAS AMEACAS NO MEIO DO CU
a postura do flamengo e do inter foi exemplar, pq era os unicos q realmente tinham algo a perder e mesmo assim nao se dobraram

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
saopaulo
 

04-12-09, 22:08 #34
Eu nunca liguei muito pra essa história, mas se realmente o Eurico Miranda, sendo o legítimo representante do clube dos 13 na ocasião, assinou o documento, então OBVIAMENTE é oficial e deve ser cumprido.

Se isso for verdade, o fato do representante do clube dos 13 assinar que haveria confronto entre os módulos, então nem tem o que discutir.


E o clube dos 13 tem que ser dotado de merdas para deixar um merda-maior como o Eurico ser seu representante. Ridículo.

Agora, o cara vai lá, assina o negócio sem consultar ninguém e... fodeu! É oficial, tá assinado.

Baron is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

05-12-09, 09:54 #35
FURA ...

klegal sua posição, entendo seu motivos (o principal é torcer pro Flamengo), mas, nem de longe, seus argumentos conseguem me convencer.

Cara, eu acho o Congresso Nacional uma corja de vagabundos (com rarríssimas exceções) que só estão lá pra espoliar o patrimônio público, pra fazer lobby pros seus "comparsas" etc .... , infelizmente temos (todos nós) que seguir as diretrizes que eles determinam ....

É a CBF que manda no futebol nacional. Havia um campeonato, havia um egulamento, havia a assinatura do representante do Clube dos 13 aderindo ao quadrangular .... it´s sad, but true.

A discussão da entidade ser falida, de ser uma corja de malfeitores, um antro de putaria e lobby não pode descaracterizar a documentação do campeonato.

Não dá pra compactuar com or argumentos de pessoas brilhantes como o PVC de que oFlamengo é campeão de 1987 pq o povo brasileiro seguiu o módulo verde como se fosse o campeonato brasileiro.

Desculpa, mas postura exemplar seria colocar o time em campo, dar 2 sacodes, um no IXpórti e outro no Guarani, e decidirem o título no quadrangular ....

Kenny is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
flamengo
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
05-12-09, 10:41 #36
poize, kenny
eias a nossa diferenca
seu juizo de valor se baseia num papel, independente do contexto
o meu se baseia no contexto, independente do papel
como vc apenas acata o q ta escrito, entao eh inviavel discutir contigo qualquer questao q envolva senso de justica

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

05-12-09, 11:13 #37
Muito pelo contrário, eu avalio pelo contexto lastreado em provas escritas. O Eurico, na qualidade de mandatário do C13, assinou o regulamento que previa o quadrangular. Não me baseio apenas no que está escrito, mas sim nas circunstâncias, no contexto. O fato é que o C13 aderiu ao regulamento com quadrangular e tudo.

Sua visão é a da maioria fanática flamenguista que tenta achar qualquer brecha para validar um título que inexiste. Ora, qual o seu contexto? O que a Globo diz? O que o C13 diz? O que a torcida do Flamengo diz?

Se seu contexto se basear em qualquer lorota dita pelo C13 vc perderá toda a sua credibilidade comigo, pois essa "associação" é tão ou mais suja que a própria CBF

Kenny is offline   Reply With Quote
ETziro
Trooper
botafogo
 

05-12-09, 12:07 #38
Nego da o braço a torcer por despeito.

Fla será Hexa sim e pronto.

ETziro is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
flamengo
 

05-12-09, 12:14 #39
o regulamento foi cumprido... não o da CBF, mas sim o do C13, verdadeiro organizador da competição... logo, Flamengo campeão!

Eurico assinou contrariando tudo e todos do C13... e ele mesmo, o Eurico, reconhece o equívoco e assume o Flamengo como campeão, conforme já postaram aí...

OK, foda-se se ele equivocou... o que importa foi que ele assinou! então é oficial...

beleza então... sport campeão pra vc, pq é oficial... flamengo campeão pra mim, pq é moral e oficial, segundo o regulamento do C13, que, repito, foi o responsável pela competição!

vida que segue... close pelamordejesuscristo

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
corinthians
 

05-12-09, 15:29 #40
Cara, não tem papel porra nenhuma
time que ganha de TREZE, JOINVILLE, RIO BRANCO, INTER DE LIMEIRA, BANGU, CSA e todas as outras porcarias não tem que se proclamar campeão de nada senão de um campeonato de várzea

assinatura é meu pau
mengo hexa
vsf

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
corinthians
 

05-12-09, 15:32 #41
OK ..... segueavida

PS - depois não vai me chamar de pentelho, mas C13 = "oficial".

Kenny is offline   Reply With Quote
Legacy
Trooper
saopaulo
 

05-12-09, 16:42 #42
Quote:
Postado por AcquiencE Mostrar Post
Cara, não tem papel porra nenhuma
time que ganha de TREZE, JOINVILLE, RIO BRANCO, INTER DE LIMEIRA, BANGU, CSA e todas as outras porcarias não tem que se proclamar campeão de nada senão de um campeonato de várzea

assinatura é meu pau
mengo hexa
vsf

Hoje eles estão muito ruins. Mas antigamente vários times desta lista estavam bem.

Legacy is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
corinthians
 

05-12-09, 17:28 #43
só digo:
FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:32.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.