Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
mojud
Trooper
 

Default Reflexões caninas

12-06-13, 01:43 #1
Tenho feito uns textos pra divulgar o site que arrecada ração pros animais de abrigos e pensei em postar aqui na DS tbm...

Postei um no tópico do site, mas tem pouca visibilidade lá, de repente postando tópico novo incentiva alguém a ajudar.





mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

12-06-13, 01:44 #2
Olaria é um viralata que mora em um abrigo onde mensalmente faço entrega de produtos arrecadados pelo site www.nossospeludos.com.br.

Olaria se chama assim, pois foi recolhido por maus tratos de uma olaria de tijolos. Perdeu os movimentos das patas traseiras por causa de uma paulada que recebeu na coluna.

Me apaixonei por ele desde de a primeira vez que o vi. Ele tem um carinho imenso e apesar de sua dificuldade em se locomover, sempre late e faz festa quando chega alguém.

Penso na crueldade da pessoa que resolveu descontar suas frustrações no indefeso animal, mas ao mesmo tempo imagino quantas pauladas essa pessoa deve ter levado da vida, para se tornar tão bruta e insensível.

Lembro das pauladas que recebi também, de cada uma delas.

E então agradeço meu amigo Olaria, que me ensinou que o que importa não é a força da paulada, mas como você responde a ela.

 

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

12-06-13, 01:44 #3
No abrigo de animais que mensalmente faço entrega de ração e outros produtos arrecadados pelo site www.nossospeludos.com.br, existem alguns canis onde ficam os cães que chamo de "isolados".

Os cachorros "isolados" não possuem nenhum tipo de relacionamento com humanos. Não latem, não cheiram, não se aproximam do portão, apenas contemplam a minha passagem, observando atentamente do fim do corredor de cimento.

Meu único contato com eles é o petisco que arremesso por cima da grade. Alguns, infelizmente, não conseguem superar o terror da presença humana nem mesmo para experimentar uma comida diferente, oferecida apenas uma vez por mês.

Jogo o petisco e observo de longe, e, apesar de fazer entregas a quase um ano, ainda me emociono quando algum rompe a barreira do medo e come o saboroso presente.

Lembro-me desses cachorros quando vejo meu avô de quase 90 anos sentado imóvel no sofá da sala, imergindo dia a dia na quietude de si mesmo.

Entendo as marcas profundas de maus tratos que impedem os cachorros de vencer o abismo que nos separa. Também entendo o isolamento natural de meu vô, que pouco a pouco vai se entregando à idade.

O que não entendo é o meu isolamento.

O isolamento de não me manifestar contra a violência e a corrupção que experimento todos os dias. O isolamento de achar que minha vida é a mais importante do Universo e apenas com ela todos deveriam se preocupar. O isolamento que me impede de perguntar o nome dos próprios vizinhos que dormem ao meu lado diariamente.

Se eu pudesse me dar ao luxo de fazer um pedido, seria esse: que enquanto eu tenha forças, seja capaz de ir além do ilusório conforto do meu abismo.

 

mojud is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

12-06-13, 01:45 #4
Queria ir visitar...
Dar um pouco de carinho e atenção pra eles.

u0165 is offline   Reply With Quote
GSI
Trooper
 

Gamertag: XAND GSI Steam ID: GSIXD
12-06-13, 09:44 #5
confesso que apesar de curtir meu dog, não sou muito ligado a animais e a essa atenção que muitos dão, mas curti mesmo o que você faz mojud

GSI is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

12-06-13, 11:33 #6
gsi, é claro que faço pq gosto muito dos bichos, mas ainda assim, o problema dos cães e gatos abandonados é um problema social grave e a gestão pública tem feito muito pouco pra atenuar. O peso do problema acaba caindo sobre pessoas que voluntariamente se dispõe a ajudar e tem muitas dificuldades em manter os custos...

mojud is offline   Reply With Quote
dw
Trooper
 

XFIRE ID: d4rkwng Steam ID: coragem
12-06-13, 11:57 #7
eu ajudo o http://adoteumgatinho.uol.com.br/, da vontade de chorar de ler as histórias do que o bando de fdp faz com os gatos antes de serem resgatados

dw is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

12-06-13, 15:23 #8
Fiquei de cara qnd fui adotar minha cachorra em uma ong. Acharam na rua e tal...

O que eu fiquei de cara foi a mulher da ong explicando que na época de férias de fim de ano aumentava muito o número de cachorros abandonados na rua. Q era comum o povo descer pra praia pro fim de ano e não ter/querer como levar o cachorro e simplesmente abandonar num outro bairro...

Mto fdp

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
12-06-13, 15:34 #9
o ser humano é um animal egoísta...

4nkh is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

12-06-13, 16:50 #10
Me surpreendi outro dia quando uma amiga veterinária disse que os cachorros pretos são menos adotados. Humans...

dw, a ideia desses textos é tentar divulgar sem contar com muitos detalhes as histórias dos bichos, pq a maioria é triste demais...

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

08-07-13, 01:07 #11
No abrigo de animais que mensalmente faço entrega de ração arrecadada pelo site www.nossospeludos.com.br, além da ração, também é costume levar um pacote de petiscos para distribuir entre os cães e gatos.

Na entrega de julho um dos responsáveis pelo abrigo questionou o valor dos petiscos, uma vez que o preço de um quilo do mesmo poderia ser usado para comprar quase 13 quilos da ração simples que os bichos comem.

Esse um quilo de petisco desaparece em no máximo 15 minutos. Cachorros grandes recebem um inteiro, cachorros médios meio e os pequenos um terço. O petisco representa o único momento do mês que eles experimentam um sabor diferente.

Difícil questionar a matemática, porém nesses quinze minutos não é apenas um sabor diferente que oferecemos aos peludos. Nesses quinze minutos algo mágico acontece.

Microgramas de dopamina são liberadas no cérebro, ativando receptores no núcleo accumbens, responsáveis pelo sentimento de euforia. Paralelamente a isso, a glândula pituitária secreta ocitocina, estimulando receptores também do núcleo accumbens, responsáveis pelo sentimento de ligação.

Redes neurais de espécimes diferentes interagem sob efeito das mesmas substâncias, seguindo a estratégia secular de se unir para aumentar a probabilidade estatística de sobrevivência.

Nesses quinze minutos de "luxo" repetimos o modelo de sucesso desenvolvido pelos mamíferos para superar as intempéries de um mundo perigoso, nós, humanos, cachorros e gatos, fortalecemos nossas ligações afetivas através do amor e do carinho.

Nunca um quilo de petisco foi tão barato.

 

mojud is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

08-07-13, 09:42 #12
Eu fico lendo essas história e penso. Porra nunca conheci ng falando q fez isso.
Não consigo imaginar alguém simplesmente abandonado o animal em outro bairro.
Sério, é algo além da minha capacidade.
É algo tão idiota, tão egoísta.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
08-07-13, 09:51 #13
Muito legal, mojud! Parabéns!

tdf is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

08-07-13, 10:18 #14
Quote:
Postado por SsjGohan Mostrar Post
Eu fico lendo essas história e penso. Porra nunca conheci ng falando q fez isso.
Não consigo imaginar alguém simplesmente abandonado o animal em outro bairro.
Sério, é algo além da minha capacidade.
É algo tão idiota, tão egoísta.
Primeiras vezes que fui no abrigo eu ficava triste pra kct com as histórias novas que a moça contava dos animais abandonados. Depois comecei a ficar triste com as histórias dos animais do próprio abrigo que iam morrendo ou ficando doentes, mas um dia isso passou. Não que eu tenha ficado insensível, acho que simplesmente aceitei que é assim e me foquei em arrecadar cada vez mais ração e fazer cada vez uma festa maior, ficar triste não ajuda os bichos.

Cada vez que vou lá agora eu volto mais imundo, faço questão de entrar em vários canis...

mojud is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

08-07-13, 17:51 #15
Pow, vou doar um monte de erva de gato pros bichanos aí, daí vocês gravam um vídeo com todos eles doidões e pedem contribuição no final

Sucesso!

jacu is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

08-07-13, 19:38 #16
Cara, boa ideia, próxima entrega vou levar uns ratinhos com catnip dentro, vai seu sucesso! Hehe

mojud is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

08-07-13, 20:18 #17
Qual era mesmo o site da instituição que vc ajuda?

jacu is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

11-08-13, 11:21 #18

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

11-08-13, 11:22 #19
Pouco antes da entrega de julho ao abrigo dos animais abandonados, da ração arrecadada pelo Nossos Peludos (www.nossospeludos.com.br), publiquei no facebook: "hoje é o dia mais feliz do mês".

Porém, a entrega desse mês foi diferente.

Das centenas de animais do abrigo sempre existem aqueles que você se identifica mais. Um desses era o Olaria, um cão que perdeu o movimento nas pernas traseiras por conta de maus-tratos e o Pascoal, um pitbull abandonado por ser cego.

Assim que chegamos recebemos a atualização do mês: Olaria e Pascoal morreram pouco depois da penúltima visita, ambos estavam com problemas de saúde e não resistiram.

A vida em um abrigo é mais dura que a vida em uma casa rodeada de mimos e carinhos. Pela quantidade de animais, a ração não tem como ser da melhor qualidade, não é possível levar os animais para passear (e assim fazer um pouco de exercício) e a verba para remédios e tratamentos é curta.

Ainda assim, com todas as limitações, os bichos desfrutam de carinhos e cuidados que provavelmente nunca receberam anteriormente.

A entrega desse mês foi uma lição de desapego.

Temos esperança que um dia o abrigo estará vazio, pois não existirão mais animais abandonados. Até lá, com a ajuda de vocês, todo mês estaremos presentes, dando tchau para alguns...

 


..e oi para outros.

 

mojud is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:50.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.