Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
gota_
Trooper
 

Thumbs up [AUSFAG Here] Number 2

17-03-11, 06:16 #1
Fala galera, na boa!?

Pensei bastante a respeito de fazer ou não um topic aki na ds sobre isso, mas acho que isso pode ajudar bastante gente entao resolvi cria-lo. =D

Pra quem num sabe, to fazendo o que o Rocka fez, to morando na Australia, especificamente em Sydney (mesma cidade que ele) e amanha faz 3 semanas que estou aqui.

Li todas as 16 paginas do topic do Rocka, e algumas coisas me ajudaram, inclusive troquei dm com ele pra pegar uns contatos aqui e talz, mas ideia desse topic num eh contar meu dia aqui, nem mulheres nem carros pq isso jah rolou no primeiro topic, logo eu soh estaria repetindo a novela.

Minha ideia, dps do que li, eh tentar ajudar aqueles que querem viajar, pq nao vir pra australia, e tentar falar um pouco do que eu passei e to passando aqui pra que os 'erros' nao se repitam.

Primeiro de tudo, escolhi minha agencia pq assim fica bem mais facil de vir, eles fazem tudo, desde ver a escola, visto ateh a casa que vc vai morar, pra mim, foi mais facil desse jeito, preferi pagar um pouco mais caro e ter essa seguranca!

A agencia que eu vim, caso tenham interesse foi a Ozzy Study, e os caras tem agencia aqui em Sydney tbm, o que foi decisivo pra minha escolha, tudo que eu preciso aqui, posso ir lah que os caras me ajudam, soh digitar no Google que vcs acham a agencia.

To me fodendo bastante nesse comeco, pq sou cabaco na cidade, e num sei mta coisa, entao to gastando bastante, jah gastei quase 1k de dolar em 3 semanas, e comprei um cel de 50 dolares, um modem 3g de 50 e um netbook que eu dividi com a minha namorada (sim, ela tbm tah aki) que saiu 200tao pra cada um o resto foi com comida e transporte, ainda nao ficamos bebados pq aqui tudo eh caro pra quem tah com a grana contada e num tem trampo.

Essa semana agora eh nossa ultima semana em home stay (casa de familia) oq eh bom no comeco, pra vc poder procurar uma casa pra dividir com a galera e talz, hj fechamos a nossa proxima casa, vamos dividir um ap com mais 2 casais, um de franceses e outro de chineses pelo que eu entendi, o que vai ser bom pq vamos ter contato direto com o ingles, mesmo que aqui a gente soh fale em ingles um com o outro isso vai ajudar mto. A casa vai custar 150 dolares por semana pra cada (e acreditem, isso eh barato aqui) e eh uma casa boa, limpa (oq aqui eh dificil de achar) com internet ilimitada, tv e frigobar no quarto e todas as contas inclusas, entao acho que tah barato.

Fui num lugar que o rocka recomendou pq era barateza, era 90 pila por pessoa, mas o cara aumentou pra 150, e eh um lixo de lugar, dai num deu certo.

To fazendo tudo por etapas aqui, pq se nao a cabeca pira, a casa jah foi, agora to procurando trampo, distribui cv pra karalho pra minha area (web, flash, html, css, wp e o caramba) e a media de salario varia de 30 a 70 dolares HORA! oO mas num vou esperar mto soh por isso, semana que vem, vou sair distribuindo cv pra trabalhar em loja, bar, garcom e essas porras, pq minha grana tah curta e preciso dar uma respirada

A viagem de vinda pra ca eh uma bosta, pra quem vem de economica, poltrona pequena (vim com a lan), 21 horas de VOO efetivamente, cansativa pra karalho, cheguei aqui com diarreia, vomitando e com febre, soh fui melhorar uma semana depois, isso foi bem tenso, mas agora tah tudo de boa!

A internet que eu to usando por enqto eh 3g, ou seja, um LIXO! as vezes mal consigo usar, soh conseguir ver minha familia por video chamada qdo completou duas semanas que eu tava aqui, na apple store vc pode ficar usando os mac de graca, com a internet foda pra karalho e fazer oq quiser lah, tipo uma lan house de graca, jah fikei quase 3 horas em video chamada lah e ninguem fala nada, soh num pode virar mto o mac pq se nao o cabo desconecta, dai toca alarme e pedem pra vc num mexer no cabo.

Celular eh barateza, pago 30 dolares em recarga, ganho 150 pra liga pra quem eu quiser, inclusive brasil, e mais 300 pra vodafone, oq eh mto susse, e tem tambem os cartoes pra ligacao internacional, 10 dolares, 360 minutos pro brasil, bem tranquilo, tem varias marcas e variacoes de tarifa e talz, mas no geral eh barato pra karalho!

Transporte aqui eh relativamente caro, pq vc paga por semana, pra usar qtas vezes quiser, e pegar qqeh tipo de transporte, trem, onibus, ferry e detalhe, todos, ou quase tdos, pelo menos os mais novos, tem ar condicionado, oq eh uma maravilha!

Comida eh relativamente cara, pra estudante, num rola ficar almocando fora todo dia, cada refeicao eh em media 15, 20 dolares, logo, o melhor a fazer eh levar pra escola o almoco num pote e esqentar no microondas, mais gostoso e mais barato!

Semana que vem vou comecar a descobrir quao caro eh pra cozinhar, pq por enqto to em home stay e num sei como eh isso! Fui uma vez num restaurante chamado Brazuca, pra come feijao e bife e o guarana antartica a gente achou num mercado aqui perto, por 2,5 cada latinha (se converter em reais a gente fica maluco)

A principio acho que eh isso, num sei qual vai ser o 'sucesso' do topic, mas espero que eu consiga ajudar alguem com isso, pra quem quiser ter uma nocao de precos inicias pra vir pra ca, vai uma listinha (to convertendo o dolar a 1,81 que foi o que eu paguei):

- Escola - AU$ 260 semana / R$ 470
- Passagem - R$ 2.400 ida/volta economica ruim pra karalho da lan
- Visto - R$ 1.250
- Homestay - AU$ 200 + taxa AU$ 240 - total - AU$ 1.040 - R$ 1.882
- Transfer no aeroporto (mto util, pq vc chega totalmente derrotado) AU$ 190 - R$ 340,00
- Medico e exames - R$ 350

- o total de gastos no brasil da +/- 13k, 14k (pra um curso de 16 semanas)
- o preco das escolas eh mais ou menos na mesma media, a minha escola eh boa pra karalho (Selc)
- antes que falem, planejei por 2 anos essa viagem, e guardei grana durante quase todo esse tempo, estou me bancando aqui e tah sendo foda pra karalho, mas eh uma experiencia de vida fudida
- se quiser vir pra ca e num precisar trabalhar e ainda ter uma vida confortavel, considere de 1,5k a 2k de dolar por mes, pq vc vai gastar isso facil

e acho que eh isso, conforme for passando o tempo vou tentando postar mais pra galera, pra tentar ajudar quem pensa em fazer, pq realmente vale a pena, mas eh foda pra karalho no comeco...

qdo me mudar na semana que vem, posso postar umas fotos pq vou ter internet em casa e naoo soh esse 3g lixo! o/

falou galera! beijo!





gota_ is offline   Reply With Quote
Factor X
Trooper
 

Steam ID: marceloumeda
17-03-11, 08:14 #2
meu amigo tá aí também, ele gastou 13~14k mais ou menos pra ficar 6 meses também e agora mudou pra 1 ano, mas acho que ele mora em brisbane sei lá direito!
mas ele disse que tá sendo MUITO tesão morar aí e vale a pena demais! um dia ainda vou visitar aí, mas ainda falta alguns lugares que tem prioridade na minha lista! haheiauea

Factor X is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
17-03-11, 08:38 #3
Achei um cara que vai virar meu distribuidor de peças da Toyota.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
17-03-11, 09:28 #4
cara muito bom o topico tenho planos de ir morar fora algum dia, deixa eu te fazer algumas perguntas:

qual tua idade?

qual teu nivel de ingles?

tem muito brasileiro em Sidney?

como ta a oferta de emprego, sei que vc não esta trabalhando ainda, mas como esta a oferta pra empregos secundarios, tipo os que o rocka fazia mesmo, limpar bosta, garçom e tals? (pq tenho grana pra ficar ai 1 ano sem emprego mas ideal é ter um empreguinho pq vc treina o ingles e ainda não gasta toda sua grana com comida e aluguel.)

vc foi junto com a namorada ou seja mesma homestay? tao fazendo as coisas juntos rola isso??

agora os valores parece condizentes sim tu devia ter ido para Perth que é mais interior Sidney é caro mesmo o custo de vida.

Satangos is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

17-03-11, 09:33 #5
9hyaiuhieauheiuaheaiu que dahora velho!!
ow, eu tô doido pra fazer um esquema desses viu!
queria mesmo é ir pra londres, então se os bixas de salvador (mse e holo) e o donnz quiserem fazer um tópico igual a este, fico mto feliz
de qq forma, austrália é uma ótima opção, todos que eu conheço que foram falam que é o melhor lugar ever
continue dando uma noção das coisas por esse tópico aqui pra nóis gota
valeu!!
boa sorte aí
gl hf

Demé is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
17-03-11, 09:46 #6
Naisse... realmente isso dá um increase fudido no xp! :O

Sabbath is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-03-11, 10:56 #7
Mister Arie pedindo 150 dolar pra morar la? huaeheuahu ta doidão.
eu recomendei pq era FAVELA o lugar e daria pra economizar legal

velho, nao quero ser chato, mas acho q vc delirando um pouco com esse negocio de querer trabalhar na sua área... hheheh na boa
engole o orgulho e vai na agência q eu falei antes q acabe seu dinheiro
só os otários daqui acham "indigno" trabalhar de garçom... vc trabalhar 1 dia e conseguir pagar o aluguel da semana é priceless.
se te chamarem de sabado ou domingo vc sai de lá com uns 230 dólar na conta, faz toda a diferença

recomendo q vc abra uma conta em algum banco, pra eles te pagarem
eu tinha conta no Commonwealth, q era praticamente de graça

essa ozzy study eh uma BOSTA, só pra constar... os caras cobram 100 dolar pra fazer QUALQUER COISA, é muito irritante

se vc quiser arrumar um trampo de ser humano e já tiver deixado de lado esse devaneio de achar q vai conseguir trampo na sua área assim de cara, compre o jornal, se nao me engano é de quarta e sabado (ou domingo) q é o "dia bom" do jornal
sydney morning post

comece a cozinhar o mais cedo possível, compre apenas produtos Homebrand (produtos de marca própria do Coles ou Woolworths), faz uma diferença DRAMÁTICA no final, e os produtos são SEMPRE MUITO BONS, não importa o que
um LITRO de detergente dessa marca, por ex, custa AUD 0,99
3kg de arroz custa menos de 2 dolares, etc etc
e quando vc for comprar carne, vai notar q eles dão um desconto FODIDO pra carnes q estão a 2 dias ou menos da data própria para consumo... recomendo q vc atente a isso.... RUMP STEAK é oq vc está procurando (proximo a picanha, e com o melhor custo/beneficio)

se quiser fazer feijão em casa, vende em lata já cozido, é uma latinha azul e custa menos de 2 dolares... nao é aquelas porcarias da Heinz com aqueles feijoes bizarros e aqueles molhos nao
é feijão de verdade, basta colocar numa panela e dar uma esquentada q tá pronto

ah
e por fim, vc está fazendo um péssimo negócio se estiver comprando aquele cartão q te deixa pegar trem, ferry, busao etc
só vale a pena aquilo se vc é turista
oq mais compensa é um vermelhinho q tem 10 passagens de trem/bus
ida e volta pra escola a semana inteira, por muito menos da metade do preço desse cartão aí q vc ta comprando... e o resto, se vc precisar, vc compra avulso mesmo
mas NAO COMPRE MAIS ESSA PORRA (a nao ser q vc more em Manly e tenha q pegar ferry todo dia rs)

bom, é isso
qualquer coisa manda pm
abraço






ps: satangos, recomendo q dê uma olhada no mapa da australia

rockafeller is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
17-03-11, 11:00 #8
tl;dr
vai pra perth

maxcool is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
17-03-11, 14:38 #9
Pow, se o Rocka falou esse tanto então o gota não seguiu recomendação nenhum do Rocka. ehehahe :*

Never Ping is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

17-03-11, 23:32 #10
Fala galera, sexta feira aqui eh uma maravilha, soh temos aula ateh 12:30 (os teclados aqui num tem acento) dai agora to vendo ofertas de trampo e talz no pc da escola, detalhe, tem 3 labs, um velho, e dois novos, tdos com pc dell, funfa de boa, soh nos horarios de intervalo q a net fica lenta pq eh mta gente usando, mas enfim...


respondendo a galera:

Satangos:

- primeiro velho, to com 22 anos, vou fazer 23 em maio (vou comemorar meu aniversario aqui)
- meu ingles tah `bom`, to no nivel upper intermediate, me comunico tranquilo com as pessoas aqui, falta vocab e talz, mas dah pra eu me virar bem, no brasil fiz 2 anos de curso na influx (recomendo o curso lah) e qdo cheguei aqui demorei uns 3 dias pra entender oq falavam uhauhauhahua, agora tah de boa!
- tem brasileiro pra caralho aqui, de verdade, na minha sala, deve ter uns 5, tem horas que num tem nem graca, onde vc anda vc escuta os fdp falando em portugues (odio disso)
- oferta de emprego pelo que vejo tah boa, tem direto na lista da escola galera q tah contratando pra garcom, pra cleanner, pra barista, e talz, entao pelo que vejo, tah bom, quem qer trabalhar consegue, fato!
- vim junto com a minha namorada, mas nao na msma home stay, mas rola fazer isso, na agencia eles perguntam, inclusive eh mais barato, dai agora vamos morar juntos no ap pra casais lah, o cara que aluga prefere casais pq num tem tanta zona e eles normalmente sao mais organizados e limpos, nao fodem tanto a casa.
- perth, eu pensei em ir, mas num lembro pq desisti auhuhauhauha sei lah, aqui tah massa, assim que eu comeca a trampa jah fico susse pra karalho!


rocka:

- 150 dolares naquele lixao, bota feh? o ap que eu vou fica agora eh irado, limpinho e novo pelo mesmo preco, o cara tah maluco, mas tem gente q tah desesperada pq num tem casa e paga neh.... foda...
- com relacao ao trampo, num to com orgulho de trabalhar como garcom nao bixo, vo encara numa boa, inclusive jah considerei cleanner, acabei de ver pra uma festa, cleanner, 25 dollares a hora, encaro facil 4 horas pra quase pagar meu aluguel da semana, bem de boa, mas jah tive duas respostas positivas pra trabalhar na minha area, acabaram de me mandar um email, falando que querem me ouvir, quais sao meus objetivos e talz, como eh o meu visto e essas paradas, e todo dia tem oferta nova pra trampo na minha area, entao eu num vou desistir da ideia, num tenho nenhum problema de trabalhar como garcom e barista e o karalho a4, mas tbm num me custa nada tentar neh velho, num tenho nada a perder aqui, e o nao eu jah tenho, vou buscar um sim, vai que eu consigo...
- vou hj no banco abrir minha conta, ontem chegou meu tax file number e dps disso vai tah tudo certo pra eu trampa, conta no banco, tax, casa certa agora jah e boa! soh correr atras, uma coisa de cada vez, sempre, se nao vou surtar!
- cara, num sei ql foi tua experiencia com a ozzy, ou se mudou algo de qdo vc veio pra agora, mas eles foram a unica a agencia que num tinha taxa administrativa pra nada, e tudo que eu preciso fazer aqui eh na faxola, inclusive quando eu cheguei, me deram cartao pra ligar pro brasil, me cadastraram na lista semanal de jobs deles, fizeram meu tax file number, os caras tao sendo mto foda, de verdade, eu estaria mto fudido se tivesse escolhido uma agencia que num tem unidade aqui em sydney, mas eh a minha experiencia, a tua pode ter sido diferente.
- com relacao as homebrands, jah reparei isso, e faz uma diferenca fudida no preco da compra msmo, ontem a gente foi numa loja que eu esqueci o nome, tudo quase lah era homebrand, compramos um ferro de passar roupa por 14 dolares, vamos precisar comprar lencol e edredon, faixa de 15 a 20 dolares cada, bemmmm tranquilo, bom pra karalho, curti mto a loja!
- a dica do rump steak e das carnes eh util pra karalho, e os feijoes eu ainda num achei, nem esses de latinha, mas tbm num procurei mto pq num tinha como cozinhar na minha home stay
- os cartoes, por enqto valeram MTO a pena, pq a gente num comprou bike, entao tamo usando MTOOOOO transporte publico, pra ir pra todos os pontos turisticos e praias e talz, entao com certeza a gente usaria um cartao desse quase a cada dois dias, num eh soh pra ir e voltar da escola, entao por enqto valeu mto a pena, semana que vem qdo a gente mudar, num vamos mais comprar, pq ai vamos morar a 5 minutos andando da escola, se pa comprar uma bike pra visitar as praias que nem vc falou e boa!

Resumindo eh isso, nao tem mta coisa interessante pra contar ou pra explica, a medida que forem fazendo perguntas eu consigo responder, mesmo pq escrevi pra karalho ontem de noite entao num tenho mtas 'dicas' mais pra passar hj! uhauhahuauhahua

amanha vou conhecer o zoologico, que dizem que eh tezao pra karalho, e talvez na semana que vem um parque nacional e blue mountains, dai jah vou estar na minha casa nova com internet, posso colocar fotos pra vcs! =D

acho que eh isso! falou, bejo!

gota_ is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
16-07-12, 10:19 #11
Ae GOTA_ já pensou em ser encanador?

http://www.brazilaustralia.com/a-pro...-na-australia/

Never Ping is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
16-07-12, 10:56 #12
Legal!

Kamael is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

16-07-12, 11:03 #13
vei, na boa pra q serve isso?
tipo tenho outras amigos iguais o rocka q foram e voltaram e ok voltaram fazendo a mesma coisa q faziam antes aqui, muitos como o rocka jah sabiam falar bem ingles, entao aonde tah o lucro tirando o fator passeio de fazer esse tour pela australia?

nao seria mais legal usar esse dinheiro pra viajar pra uns pico mais loko e tal?

neguim sai daki pra ser servente em outros pais volta com a mesma tanto de grana sem aprender nada de novo, alguem me explica qual eh essa vaibe? oq seduz vcs?

no meu ver vcs soh estao perdendo 1 ano util da vida (carreira) de vcs aqui pra fazer um passeio banal pra caralho.


Last edited by roadster; 16-07-12 at 11:13..
roadster is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

16-07-12, 11:21 #14
É pela experiência, viver longe da família, ter que se virar, aprender coisas novas, conhecer pessoas, a si mesmo, lugares, pratos e principalmente aprender a ter humildade.

Stranger is offline   Reply With Quote
Factor X
Trooper
 

Steam ID: marceloumeda
16-07-12, 11:37 #15
auheuaea road.

troll bait pra caralho.

Factor X is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

16-07-12, 11:49 #16
aff
hnuaehuaeheauheauheauhae

viajar pra um pico mais loco?

recomendo q pesquise sobre a australia

rockafeller is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

16-07-12, 11:54 #17
humildade quem me ensino a ter foi meus pais e a vida.
conhecer pessoas, aprender coisas novas, ter q se virar, eu faco em toda viagem de ferias q eu perco uns 15, no maximo 20 dias uteis da minha vida pra fazer isso, creio q nao preciso perder 1 ano da minha carreira pra aprender e viver essas coisas...
nao to trolando nao, eh minha opiniao soh isso, eu prefiro pegar essa grana e ir viajar pros picos locos e sombrios conhecer pessoas e culturas de verdade do q fazer essa fita ai na boa.
eh uma experiencia bacaninha ok é, mas a perca de tempo eh muito grande tambem no meu ponto de vista nao compensa, pra minha pessoa, minha carreira e tal acho q ia sair perdendo se fizesse... mas cada um cada um

e nao vei austrilia eh loko ok mas tem picos muitoooooooo mais loucos e menos banais pra conhecer vai, e mesmo assim vcs nao vao a passeio, vao pra trabalhar de servente, me fala ai q pico loko q vc conheceu tirando praias pracas e parques.

se fosse a passeio ok, deve ter us pico lokos mesmo, mas vcs nao tao a passeio tao pra ralar e quando sobra um tempinho vcs vao em parques e praias, nao to falando q australia nao eh legal to perguntando QUAL A FITA OQ DE POSSITIVO FOI PRA SUA VIDA PASSAR 1 ANO LAH? tipo ajuda no seu curriculo, ajuda vc a ganhar mais grana, ajuda vc a q?

no meu ponto de vista baseado nas experiencias dos meus amigos proximos q foram inclusive vc, foi pura perca de tempo, e nao me da nem um vontadinha minima de fazer o mesmo, como disse prefiro pegar essa grana e ir a passeio mesmo pra varios lugares e nao perder 1 ano da minha vida, mas talvez pense assim pq jah perdi muito tempo da minha vida atoa e nao tenho tempo sobrando pra isso neh, as vezes pra quem eh novo ate rola perder esse tempo... nao sei


Last edited by roadster; 16-07-12 at 12:04..
roadster is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

16-07-12, 11:55 #18
 

Stranger is offline   Reply With Quote
dbf
Trooper
 

16-07-12, 12:06 #19
concordo com o que o road falou

acho que a experiencia deve ser bem legal...conviver com pessoas de outra nacionalidade e em outro pais...ficar com ingles foda

mas passar aperto sem necessidade? no way!



acho que com essa grana da p/ ficar mais de um mes rodando pela europa...e na boa, ficar mais que um mes fora de casa??? p/ que?

dbf is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

16-07-12, 12:07 #20
vamos lah, primeiro que nem lembrava desse topic, enfim, vou dar uma olhada na parada de encanador, ler dps pq acabei de chegar do trampo, to cansadao!

roadster, respondendo...

eu fiz 2 anos de ingles no brasil, cheguei aki, entrei como upper-intermediate, dps de 4 meses estava no avançado. Hj eu moro aki faz 1 ano e meio quase, e ainda assim tem horas que eu me bato. O ponto que mais conta pra todo mundo que viaja pra fora, é com certeza aprender um novo idioma, mas a grande maioria não tira proveito disso.
Vem pra cá, ou pra qqeh outro lugar, e fica andando só com brasileiro, sempre falando portugues, resumindo, o cara passa 6 meses, 1 ano da vida dele, gastando dinheiro, perdendo tempo, e quando volta, acha que sabe falar, mas muitas vezes não consegue nem ver tv sem legenda (amiga minha rolou isso por mto tempo).

Pra mim, esse foi o ponto principal, eu julgo que não falaria nunca o que falo de inglês se não tivesse morado esse tempo fora, e ainda digo que quem nunca morou fora de verdade, se não cresceu falando, não fala inglês, por mais que tenha curso da putaquepariu, se não tiver vivência, não tem fluência, FATO!

segundo, eu vim pra cá com 22 anos, hj to com 24, mudei bastante nesse período, aprendi coisa pra karalho e coisa que com certeza não teria aprendido ficando em casa com meus pais, poderia ter saído de casa e aprendido as mesmas coisas? talvez, mas provavelmente ia levar mais tempo.

Terceiro, se vc acha que um ano, ou mais, absorvendo outra cultura, outro idioma, e como no meu caso, outros conhecimentos, pq to terminando uma pós em marketing (trabalhava em agência de publicidade, é uma mudança de área) é perda de tempo, e que vc tem que investir mais na carreira e visitar lugares mais legais, eu acho que tá na hora de vc rever os seus conceitos. E outra, a Austrália é um país do karalho, sem falar nas possibilidades aki. Daki ainda pretendo ir pra Nova Zelândia e pra Ásia, então nesse "gap year" vou conhecer por baixo uns 6 países.

E por último, vc fala PERCA de tempo, não tem moral pra falar que é uma experiência "bacaninha" e que em 15 dias vc vai conhecer culturas de verdade.

gota_ is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
16-07-12, 12:08 #21
Blue mountains é muito foda

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

16-07-12, 12:08 #22
Quote:
Postado por dbf Mostrar Post
concordo com o que o road falou

acho que a experiencia deve ser bem legal...conviver com pessoas de outra nacionalidade e em outro pais...ficar com ingles foda

mas passar aperto sem necessidade? no way!



acho que com essa grana da p/ ficar mais de um mes rodando pela europa...e na boa, ficar mais que um mes fora de casa??? p/ que?
Aí já entra a questão da zona de conforto né?

Pra que fazer faculdade? Pra que sair da casa dos pais? Pra que tentar um trampo melhor? Se vc é feliz com o que tem e não pensa em mudar e evoluir nunca, realmente 1 mês na Europa é mais do que válido, e ainda digo que é muito!

gota_ is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
16-07-12, 12:16 #23
roadster e dbf

Quote:
Postado por rockafeller
nao sejam retardados

Holocaust is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

16-07-12, 12:16 #24
jaeuaheuah

vc começou sua carreira com quantos anos, road?

quando eu fui vc nem era fotógrafo ainda, se eu "desperdicei" um ano na australia, vc desperdiçou 1 ano parado em casa... qual a diferença?

eu trampei la pra pagar a viagem, obviamente... fiquei 1 ano em um país desenvolvido, indo mergulhar em praias lindas banhadas pelo pacífico toda semana, e no final das contas acabei gastando menos doq vc gastou na sua ultima viagem de ferias... rs
na Australia caso vc nao saiba tem o pico mais loco do mundo, chamado A Incrível Barreira de Corais...

sem contar aquele pequeno fato de eu ter feito um curso de ingles top lá e tirei um Advanced Diploma in business english, além de ter adquirido fluência total em inglês, mas isso nao é importante né rs

rockafeller is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

16-07-12, 12:18 #25
eh acho q ir novo e aproveitar bem pra aprender a lingua e de quebra aprender a se virar eh valido, agora oq eu mais vejo eu gente como vc falo ai vai pra ralar e volta na mesma.
nao faz nenhum trampinho na area q atua no brasil e tal, vai meio q a lazer mesmo, ai fica ralando depois volta pro brasil e tah absolutamente na mesma , a mesma pessoa nao teve ganho nenhum.

tah pra todo mundo tem suas vantagens, mas eu ainda prefiro ir como turista mesmo e conhecer varios outros lugares, vo aprendendo ingles aos poucos e boa, nao vejo necessidade de ficar 1 ano ralando e isso eh comodidade minha mesmo meu estilo de vida haeuhaehe to correndo de trabalhar e suar pros outros enriquecer, prefiro ficar na minha com minha pokinha grana fazendo minhas viagenzinhas fuleiras mas bem acomodado e com tudo no jeito. sofrer pra q vei.


Last edited by roadster; 16-07-12 at 12:26..
roadster is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
16-07-12, 12:30 #26
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
na Australia caso vc nao saiba tem o pico mais loco do mundo, chamado A Incrível Barreira de Corais...
Bonito, agora pico mais loco do mundo? nah

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

16-07-12, 12:30 #27
Ae eu até concordo com vc road, oq mais tem aqui é brasileiro que só anda com brasileiro. E na maioria, eles vão passar 4 meses, 6 meses, dificilmente chegam em um ano. Eles só andam com brasileiros, falam inglês mal e porcamente e quando voltar vão continuar na mesma e não vão usar o inglês pra nada.

Eu quando cheguei, vim com a namorada, ou melhor, ex agora, e a gente tinha um acordo de só falar ingles entre a gente, e não andar com brasileiros pra evitar isso. Mas a gente fez isso pq cada um pagou a própria viagem, os pais de ninguém bancou nada, ajudaram um pouco e talz, mas a gente sabe o quanto custou pra vir, e tinha que fazer valer a pena e alcançar o objetivo. Hj vejo que valeu a pena pra karalho e considero meu inglês melhor que o de muitoooooooooo brasileiro aqui.

Mas again, vai de pessoa pra pessoa saber aproveitar as oportunidades ou não, independente de voltar pro Brasil e continuar fazendo o mesmo que fazia, num futuro pode ser válida a experiência, e se a pessoa continuasse no Brasil por esse período, provavelmente teria ficado na mesma, então eu acho que a experiência sempre é valida se souber aproveitar.

gota_ is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

16-07-12, 12:33 #28
achei que voce era mais liberal road.

Blazed is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

16-07-12, 12:34 #29
eu acabei de passar 10 dias em bonito MS e jah quase morri de dormir em cama ruim de nao ter meu banheiro e tal, o mesmo pra quando fui pra machupicho era legal mas ficar fora de casa eh um bosta me da maior bad trip as vezes, meu limite eh 15 dias, acho q mais q isso eu ia entrar em depressão hehehe
viajar eh bom mas dormir na nossa cama eh melhor

ok no fundo eu sou um bundao sucrilhos no prato mas sou feliz assim

acho q se eu fosse eu ia soh falar portugues andar com brasileiros e querer ficar passeando soh e gastando toda minha grana, ai a grana ia acabar e eu ia entrar em depressao profunda cair no submundo das dorgas e ser deportado

entao como eu disse no comeco PRA MIM to de boa hehehe

agora se vc curte ficar fora de casa e trabalhar pros outros, acho q eh uma boa oportunidade mesmo


Last edited by roadster; 16-07-12 at 12:44..
roadster is offline   Reply With Quote
Tiger ROX
Trooper
 

16-07-12, 12:45 #30
É muito complicado pegar um visto permanente? Conheço várias pessoas que foram, era pra ficar 6 meses, ficaram 1 ano pra mais... é no ilegal ou tudo certinho?

Rocka, por que voltou?
Gota, vc vai voltar?

Tiger ROX is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
16-07-12, 12:46 #31
btw, tem assistido o today?

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

16-07-12, 12:46 #32
nego volta pq vc nao eh bem vindo lá soh isso.
resumindo volta pq te mandam embora certo?

"-ok pode vim 1 ano e ficar limpando nossos banheiros, deixando a gente rico, e tendo sua experiencia de vida,depois vai embora q tem outro otario na fila"

roadster is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

16-07-12, 13:00 #33
roadster, vc perdeu toda e qualquer moral de falar de viagem dps de admitir que é bundão e que não aguenta mais do que 15 dias longe de casa e do teu banheiro.

'ok pode vir aki ficar limpando nossos banheiros e deixando a gente rico'
deu pra ver que a vida te ensinou MUITA humildade mesmo, só que não!

Tem uma amiga minha que tá aki a 3 anos, veio com o namorado, noivaram, e agora terminaram recentemente, ela é irish, perguntei pra ela pq ela vai voltar, ela respondeu " 'cause home's where the heart is"

resumindo é isso. Tem como ter futuro aki, numa profissão que não seja hospitality ou então seja algo que a gente iria fazer no brasil? tem, mas leva MUITOOOOOO tempo pra vc conseguir chegar lá. Tem um amigo meu aqui, brasileiro, cidadão australiano, tá aqui desde 77. Já teve restaurante, já teve vários negócios aqui e ganhou muito dinheiro, hoje em dia é aposentado na austrália, sempre que vai pro Brasil, passa 3 meses de férias.

Eu volto pq não é o que eu quero pra mim, ficar longe da minha família pro resto da vida.
Mas quem quiser vir pra morar o resto da vida, consegue. Tem que ter força de vontade, e consegue tudo legal, nada ilegal. Aplica pra visto, com o tempo melhora o visto, consegue sponsor e assim vai indo, até pegar residência, dps disso é só questão de tempo pra aplicar pra cidadania. Mas até lá, vc vai sofrer preconceito, vai fazer coisas que vc não faria no Brasil, e vai aprender a ter humildade. Vai de cada um pra fazer a vida aqui ou não, eu não acho que seja pra mim!

gota_ is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

16-07-12, 13:12 #34
road cu timido : /

Blazed is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
16-07-12, 13:22 #35
eh, road.. nego só volta pq n eh bem vindo

Holocaust is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-07-12, 13:43 #36
road, qtos anos vc tem? a quantos ta trabalhando? daonde vc tirou dinheiro pra comprar suas cameras e lentes?!

pq pelos teus posts, vc eh mais mimado pela mãe do que o rocka, mas o rocka nunca escondeu nem ficou zuando nego que não tem isso, inclusive trabalhou no "submundo" como vc diz, mesmo tendo tudo...

enquanto vc ta tirando onda com os nego que estão se esforçando

ragauskas is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

16-07-12, 13:46 #37
hUHEAUEAHEAUHEA road
vsf

eu voltei pq fui com visto de estudante, pra continuar no país eu deveria continuar estudando, e custa caro e eu nao tenho saco
obvio q os caras não vao liberar visto e falar "claro, fiquem à vontade, venham todos pro meu país, roubem os empregos e transformem isso aqui numa merda"
deve ter esse controle mesmo, eles estão certíssimos, se vc morasse lá te garanto q nao ia querer um monte de brasileiro e indiano fazendo freela de fotógrafo por 50 dólar e te deixando sem trampo rs

veio nem tem oq discutir, vc ta ligado
vc é molezao sucrilhos, quem faz essas paradas ta disposto a altos roles e desconfortos, mas vc se engana q nego vai la pra "sofrer"... huauuaeh fala serio mano
foi sem dúvidas o melhor ano da minha vida, curti MUITO com uma galera muito da hora, colei em varios picos (em sydney mesmo) q vc ia pagar MUITO PAU... MUITO
cara, é uma experiencia de vida incrivel, ter uma vida paralela 100% diferente, num lugar MUITO LOUCO, por um ano, e depois voltar pra realidade... impagável

OBVIO q aquela parte q vc falou da carreira é relevante e tal, e vc deve fazer isso antes dos 25 anos...

mas veio, não fale isso, q é uma "cagada", uma besteira, etc, pois no fundo vc sabe q ta falando algo absurdo

rockafeller is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-07-12, 13:48 #38
fora q a parte de "1 ano de carreira perdido" eh recompensado se vc aproveitar bem a viagem, pois pelo menos em são paulo, ingles e experiencia no exterior contam absurdos em entrevistas, mesmo não tendo experiencia...

eh mais facil vc ensinar um trampo pra alguem do que inglês... fik@dik@

ragauskas is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
16-07-12, 14:01 #39
to pensando ainda se abro um topico sobre esse também, final do mes que vem estou indo pra philadelphia, mas vai ser curso de 6 semanas, bem mais curto, então nao tem trabalho nao tem nada, só ingles e diversão! irrá

ragauskas is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
16-07-12, 14:28 #40
raga ano que vem to indo também, mas pra ficar so um mês, vou aproveitar as férias do trampo e vou pra estudar ingles integral.

é bem aquilo, estou com 27 anos, minha carreira esta em um momento que estou ganhando relativamente bem, mesmo não falando inglês.

Se eu parar de trampar agora pra ficar que sejam 6 meses fora, acho que vai ser um cagada pra mim, até porque teria que pedir as contas do trampo, que já levo 5 anos fazendo e disperdiçar qualquer chance de promoção.

Até passou pela minha cabeça tentar isso, mas dai pensei, ingles pra que? se vou voltar e não vou usar em nada no meu trampo, acho que se é pra ir pra gringa, agora so iria se fosse fazer alguma pós ou curso fodido pra voltar com emprego melhor e salario melhor.

Finalizei minha pós na FGV agora com 27 anos, quando fui fazer minha pós queria fazer logo apos termino da faculdade, meu chefe da epoca so me falou assim: "Pq vc quer fazer essa pós, você vai ganhar mais pra justificar esse investimento na sua pós?" eu disse não, dai ele disse, então não faça agora.

E hoje eu vejo que se tivesse feito seria dinheiro jogado fora, eu sinceramente acho que essa parada de nego que vai pra trabalhar de garçom lá fora, é mais pra quem é bem playboyzinho e não começou a trampar cedo ou não tem uma carreira muito solida no Brasil, caso contratio melhor ficar por aqui.

Tenho um primo que morou em Londres 7 anos e hoje mora na Polinia há 3. Ele disse que se tu é classe média no Brasil melhor ficar por aqui, porque ser a mesma coisa ou menos em outro pais é foda.

Ele so não volta porque casou com uma polonesa, tem um filho com ela e o cunhado e a sogra se mataram com um tiro na cabeça recentemente....uhahua not fake, dai a filha tem que cuidar do sogro.

Satangos is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
16-07-12, 14:37 #41
apenas um motivo pra nunca ir pra Austrália...


 




+medo

vegetous is offline   Reply With Quote
user114
.
 

16-07-12, 22:48 #42
meu quem fala q nao vale a pena morar um ano fora nao sabe nada da vida...

a maturidade q isso te traz, por si só, ja vale pra vida toda... vc aprende muito sobre outras culturas, aprende outra lingua, se torna uma pessoa mais flexivel, o ganho eh incrivel.

eu fiquei um ano fora, e foi a melhor coisa q fiz da minha vida disparado. hoje vejo q nao perdi em nada pra amigas minhas q começaram faculdade antes de mim.
como eu falo ingles fluente e me viro muito bem no espanhol (estudei no brasil e fiz intensivo de 15 dias em buenos aires) e hj ja tenho uma experiencia profissional ja to num nível q dependendo da vaga eu nao tenho concorrentes.

esse papo me lembra quando comecei a estudar espanhol, nego me perguntava "mas vc usa no trabalho?" ... eu nunca tinha usado, nem sabia se iria usar, mas como curto muito aprender novas linguas e culturas quis fazer... hj grande parte do meu trabalho consiste em falar com gringo. treinamentos, emails, conferences, workshop tudo em ingles e/ou espanhol. fora as possibilidades de viagem pro exterior a trabalho.
pra mim, todo mundo q tem oportunidade, deveria investir nisso, o ganho cultural é incrivel e com certeza depois q passar dessa fase, vc vai se lembrar dos perrengues com orgulho, vai achar engraçado e vai dar muito mais valor ao q tiver de bom..

user114 is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
17-07-12, 00:10 #43

DlGuiga is offline   Reply With Quote
Logan
Trooper
 

17-07-12, 01:27 #44
po, contem suas historias e chega de mimimi

Logan is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
17-07-12, 02:16 #45
hihihi fiquei 1 ano em londres
9 meses morando com a minha namorada daqui do brasil q foi pra la antes de mim e 3 meses morando com mouse
a melhor parte da viagem foi a trip q fiz de trem pela europa com ela e a roadtrip q eu fiz com o mouse e mais um amigo de infancia (o skiter q foi v2l)
btw, amanhã é niver 4 anos de namoro. pega eu

Holocaust is offline   Reply With Quote
Satangos
Trooper
 

Steam ID: Satangos
17-07-12, 09:51 #46
resumidamente se tivesse ido como turista e ficado uns 20 dias e feito essa viagens daria na mesma.

roadstar não esta tão errado assim...

Satangos is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
17-07-12, 10:08 #47
para de generalizar, ele não teria aprendido inglês em 20 dias, fato

ragauskas is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
17-07-12, 10:28 #48
eu defendo o seguinte:
ao inves de voce fazer 5 anos de ingles bosta-meia-boca no Brasil, junte esse dinheiro e pague um intensivo de 2/3 meses em qualquer pais. Tenho certeza que voce vai aprender MUITO mais do que nesses anos.

eu nunca fiz ingles que nao fosse na escola. todo trabalho ou ate mesmo nos jogos, sempre utilizei algum tradutor e tal.

ja aceitei proposta de ir viajar para a republica dominicana (o pais do lado do haiti) que soh fala espanhol mesmo eu nao sabendo falar FRANGO.
aprendi espanhol na MARRA e no final de quase dois meses, ja entendia bastante coisa e me virava muito bem.

hoje em dia eu posso boto no meu curriculo que sei espanhol e ingles... mas mesmo assim falo tudo errado, escrevo errado e FODA-SE.

e mesmo assim me fizeram uma proposta pra trabalhar em puerto rico (uma ilhazinha dos eua).
a diferenca eh que estou trabalhando na minha area aqui, ganhando bem mais que a media do lugar e me sentindo MUITO BEM.

drakiN is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
17-07-12, 10:47 #49
Eu acho q 2/3 meses n da pra aprender muito..
Uns 6 meses ja é um bom tempo.

Mas tirando o fator "lingua", mesmo só andando com brasileiros, nao deixa de ser uma puta experiencia!
Nao fui e acho q me arrependo de n ter ido..

XUXU is offline   Reply With Quote
Donnald
 

17-07-12, 11:46 #50
boa mano!
Fiquei morando fora uma cota em Londres tb, foi do caralho!

massss..como o rocka disse, desiste de achar trampo na sua área, desce do salto e vai limpar chão! haioeioAWe! eh nois!

Donnald is offline   Reply With Quote
Donnald
 

17-07-12, 11:49 #51
e mano, na moral. Quem vai pra casa do caralho, pra viver com brasileiro, nem vai! hioehiOAWE! Tenho amigos que foram fazer cursos longos de inglês, moravam com brasileiros e quando voltaram o inglês tava praticamente a mesma coisa.

fuja de brazucas ahioeIOA!

Donnald is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
17-07-12, 11:56 #52
Quote:
Postado por drakiN Mostrar Post
eu defendo o seguinte:
ao inves de voce fazer 5 anos de ingles bosta-meia-boca no Brasil, junte esse dinheiro e pague um intensivo de 2/3 meses em qualquer pais. Tenho certeza que voce vai aprender MUITO mais do que nesses anos.

eu nunca fiz ingles que nao fosse na escola. todo trabalho ou ate mesmo nos jogos, sempre utilizei algum tradutor e tal.

ja aceitei proposta de ir viajar para a republica dominicana (o pais do lado do haiti) que soh fala espanhol mesmo eu nao sabendo falar FRANGO.
aprendi espanhol na MARRA e no final de quase dois meses, ja entendia bastante coisa e me virava muito bem.

hoje em dia eu posso boto no meu curriculo que sei espanhol e ingles... mas mesmo assim falo tudo errado, escrevo errado e FODA-SE.

e mesmo assim me fizeram uma proposta pra trabalhar em puerto rico (uma ilhazinha dos eua).
a diferenca eh que estou trabalhando na minha area aqui, ganhando bem mais que a media do lugar e me sentindo MUITO BEM.
Jamais iria para Puerto Rico.
aehuhauhu

Odeio espanhol.

Never Ping is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

17-07-12, 12:03 #53
vc vai pra europa agora donz?

vitorueda is offline   Reply With Quote
Donnald
 

17-07-12, 12:07 #54
to indo dia 10!

Donnald is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
17-07-12, 12:13 #55
Conheço duas pessoas que moraram nos EUA e passaram anos lavando prato
e até hoje não sabem formular duas frases em ingles.
Uma delas era imigrante ilegal mesmo, com pouca instrução, mas a outra fez cursinho de ingles aqui, fez aquele porgrama de trabalhar na Disney e conseguiu estender a parada por 2 anos.

Experiencia no exterior, como maiora das coisas, é relativo.

Um mané aqui vai continuar sendo mané em qq lugar do mundo.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
17-07-12, 12:24 #56
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Jamais iria para Puerto Rico.
aehuhauhu

Odeio espanhol.
aqui 90% das pessoas falam espanhol e ingles.

mas a maioria fala o famoso espingles.

nego fala uma frase de 10 palavras e umas 3..4.. eh ingles. hauehaeuhae

drakiN is offline   Reply With Quote
Donnald
 

17-07-12, 13:21 #57
eu nao curto muito espanhol, mas gostaria de aprender, é bem usado e tal.
se eu conseguir aprender alemão, o dialeto da bavária e ainda tiver espaço na cabec, passo pro espanhol aheoae!

Donnald is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
17-07-12, 14:07 #58
Quote:
Postado por Satangos Mostrar Post
resumidamente se tivesse ido como turista e ficado uns 20 dias e feito essa viagens daria na mesma.

roadstar não esta tão errado assim...
trabalhei na minha área, fiz amiguinhos novos, até aula de programação eu dei lá :o
e ainda continuo fazendo trabalhos para pessoas e empresas de lá

Holocaust is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

17-07-12, 14:31 #59
É óbvio que é benéfico morar fora. Sabe porque? Porque é benéfico morar longe de casa. Ter que se virar na vida ensina o cara a fazer as coisas, e é surpreendente como a gente não aprende a prática básica da vida na vida escolar

Tenho duas faculdades e um mestrado praticamente, e ainda assim sofri um tanto pra aprender a dinâmica de como se arranja um lugar pra morar. Como funciona um contrato, qual o espaço pra negociação em valores, prazos, tipos de garantia (entrada, seguro-fiança, fiador), quais são os critérios pra avaliar um ap... parece óbvio, mas na hora do aperto quero ver nego que nunca se preocupou com isso se virar aeuhaeu

Repito que o segundo grau (ensino médio), especialmente, deveria ser metade teórico e metade prático. De manhã matemática, física, química, inglês, sociologia, filosofia, geografia... De tarde 'como funciona o sistema eleitoral', 'o que são as forças armadas', 'como se arruma uma mesa que está com as pernas em desnível', 'como fixar uma TV 42 polegadas na parede', 'como saber se um aparelho elétrico queimou ou se o cabo de força está quebrado', 'como alugar um apartamento', 'como funciona o cartão de crédito', 'como abrir uma empresa', 'como funcionam as leis trabalhistas'

Zedd is offline   Reply With Quote
SyncMaster
Trooper
 

Gamertag: CRCANDIDO
17-07-12, 17:12 #60
Cuidado com tasers

SyncMaster is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 15:49.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.