Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
Default Yolocaust

23-01-17, 10:34 #1
https://yolocaust.de/

Achei sensacional a crítica, e bem forte.
Ia discorrer um pouco mas preferi jogar um texto que explica melhor, sem dar minha opinião.

O ilustrador é judeu, btw.

Quote:
observador.pt

“YOLOCAUST” é um projeto do ilustrador satírico Shahak Shapira que mistura as fotografias tiradas pelos turistas no Memorial aos Judeus Mortos da Europa com as imagens históricas dos campos de exterminação nazi. Estima-se que esse memorial em Berlim receba cerca de 10 mil pessoas por dia, mas a maior parte costuma captar fotos animadas – aos saltos, com bicicletas ou a rir-se com os amigos – entre os 2.711 blocos de cimento espalhados pela infraestrutura com 19 mil metros quadrados.

Shahak Shapira vê com estranheza que os turistas se comportem deste modo num lugar que simboliza a morte de 6 milhões de judeus em câmaras de gás ou vítimas das torturas a que foram sujeitos pelos soldados ao comando de Adolf Hitler. No site onde está a colocar as montagens, o ilustrador israelita ressalva que “nenhum evento histórico se compara ao Holocausto” e que “nós é que sabemos como nos devemos comportar num memorial que marca a morte de tanta gente”. Ainda assim, “a forma como algumas pessoas se comportam é bastante desrespeitosa. Mas as vítimas estão mortas, por isso provavelmente estão mais ocupadas a fazer as coisas que os mortos fazem do que a preocuparem-se com isso”, brinca.

Todas as imagens usadas por Shahak Shapira estavam em público em redes sociais como Facebook, Instagram, Tinder ou Grindr. Qualquer pessoa “apanhada” pela sátira do ilustrador pode pedir para que a imagem seja retirada: basta enviar um email para “[email protected]”. Um pormenor: “undouche me” significa algo como “desidiota-me”.
Eu não sei fazer a bruxaria que o site tem de comparar as imagens, os links só tem o "depois", então fica aí a dica pra clicarem





didz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
23-01-17, 10:35 #2

didz is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
23-01-17, 11:06 #3
Quem nunca foi no cemitério pegar portal que jogue a primeira pedra.

cc: [MENTION=298]vitorueda[/MENTION]; [MENTION=7061]Chronos[/MENTION] ;

colher is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
23-01-17, 11:15 #4
guilty!

Mas nunca faltei com respeito...

Chronos is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
23-01-17, 11:25 #5
Como crítica ficou legal o contraponto... mas eu sinto que é imaturidade dos banzos que vão lá, que tão vivendo nesse mundão huehue pós-2a-guerra-no-ocidente e não viveram esse tempo, não tem noção... Quem posa ali brincando sinto que não é uma zoeira direta ao Holocausto, é mais uma falta de consciência histórica... Nesse aspecto vai ser educativo, mas se o photoshop rolou sem autorização acho desnecessário expor.

tdf is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

23-01-17, 23:42 #6
então, quando fui ta tinha um mte de nego-pau-de-selfie tirando foto engracadinha, dando pulinho, etc e tal

claro que nao participei de nada disso, mas, o monumento não te inspira uma reflexão não...

ele é bem "ludico", não da pra "entender" direito, alguns dos caixotes são baixos, que te convida a subir, outros sao na altura de bancos... sei la, poderia fazer algo mais impactante/reflexivo...

por exemplo, no museu judaico de berlim tem uma sala vaziona la que é sem calefação, alta pra cacete, que vc ve o ceu laaaa longe e escura, e quando a porta fecha faz um barulhão de tranca, é um treco simples, mas te da uma situacao de impotencia/fraqueza foda


ai sim o artista que projetou esse treco conseguiu passar uma emocao ao visitante

nesse mesmo museu tem outra sala escura que diz respeito qdo os judeus fugiram e se espalharam pelo mundo, é meio que um labirinto, passa outro tipo de sensação...

ta certo que esses exemplos sao mais interativos, mas esse monte de caixote do monumento la não quer dizer nada...ai convida mesmo as pessoas a terem essas atitudes de macaco

SigSnake is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
24-01-17, 10:41 #7
boa sig
bem legal mesmo, já fui

Me lembrou uma visita que fiz a um museu na holanda, referente ao nazismo/ocupação, em que você tá andando num corredor estreito, de repente a porta atrás de você fecha e vem som de bala bem alto, logo depois disso, atrás de você faz a marca dos tiros e sangue escorrendo.. aí eu me liguei que tava num paredão e tinha acabado de ser fuzilado :<

didz is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

24-01-17, 19:54 #8
infelizmente não dá pra obrigar as pessoas à reflexão ou ao entendimento do monumento

para muitos é só mais um lugar para tirar selfie e postar

mas a proposta do artista é interessante e válida, uma pena que não terá a atenção dos selfers

troy is offline   Reply With Quote
Bart
Trooper
 

Steam ID: bartkiller13
25-01-17, 02:49 #9
O monumento lá em Berlim por fora de fato parece algo "estranho", mas o que achei impactante mesmo é o museu que tem embaixo desses caixotes. Lá tem fotografias, trechos de jornais da época e até pedaços de cartas ou recados escritos por pessoas em campos de concentração. Lembro de uma foto que mostrava uma família enorme (mais de 20 pessoas se não me falhe a memória) e na descrição da imagem dizia que a família inteira foi morta. É foda ver essas coisas e ficar indiferente.

O mesmo vale para visita a campo de concentração. Acho válido visitar pra ter uma noção melhor das desgraças que o ser humano consegue fazer, mas é um 'passeio' bem pesado. Lá em Dachau, perto de Munique, embora muitas das estruturas originais não existam mais, é tenso passear por lá, entrar em uma das N salas, selas e até mesmo na câmara de gás (que ainda está muito bem conservada) e lembrar ou imaginar que milhares morreram lá. Tenso e triste pra kct.

Bart is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

25-01-17, 11:45 #10
mas todo judeu era terrorista!!!111 eles chegavam nos lugares e em 2 gerações acabavam com a cultura local

clash is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

25-01-17, 11:51 #11
yeah, por isso msm ate hj o oriente médio é de maioria muçulmana, os romanos politeistas e a europa cristã

a unica coisa que eles fazem é emprestar a juros

Blazed is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

25-01-17, 11:59 #12
soh n dominaram graças a nosso senhore jesus cristo hitler q matou tudo

clash is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-01-17, 13:46 #13

rockafeller is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

25-01-17, 14:08 #14
senhor jesus crilo?

Blazed is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:13.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.