Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
Default Salvem as crianças, o MEC está matando a educação no Brasil

26-05-11, 13:41 #1
Quote:
Livro didático de língua portuguesa adotado pelo MEC (Ministério da Educação) ensina aluno do ensino fundamental a usar a “norma popular da língua portuguesa”.
Quote:
O volume Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender, mostra ao aluno que não há necessidade de se seguir a norma culta para a regra da concordância. Os autores usam a frase “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” para exemplificar que, na variedade popular, só “o fato de haver a palavra os (plural) já indica que se trata de mais de um livro”. Em um outro exemplo, os autores mostram que não há nenhum problema em se falar “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”.

Ao defender o uso da língua popular, os autores afirmam que as regras da norma culta não levam em consideração a chamada língua viva. E destacam em um dos trechos do livro: “Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para norma culta como padrão de correção de todas as formas lingüísticas”.
E mais: segundo os autores, o estudante pode correr o risco “de ser vítima de preconceito linguístico” caso não use a norma culta. O livro da editora Global foi aprovado pelo MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático.

Inclusão
Os autores cunham o termo “preconceito lingüístico” almejando criar uma “classe” de exluídos, dominados e dominadores com base nas normas lingüísticas. Parece almejarem criar mais um conflito na sociedade, entre os da norma culta e os da norma popular, para fomentar, como sempre, uma luta de classes em escala cultural.


http://linknacional.wordpress.com/20...-falar-errado/


Quote:
Estou gostando do debate sobre o livro comprado pelo MEC, mesmo que alguns leitores se enfureçam e eu me torne persona non grata nas faculdades de letras. Talvez cheguemos a alguma conclusão, afinal. Vou reproduzir duas partes do livro, sem chegar ao já clássico “nós pega os peixe”, para que o leitor reflita por si mesmo. Ó:
“A classe dominante utiliza a norma
culta principalmente por ter maior acesso
à escolaridade e por seu uso ser um sinal de
prestígio. Nesse sentido, é comum que se atribua
um preconceito social em relação à variante
popular, usada pela maioria dos brasileiros.
Esse preconceito não é de razão linguística,
mas social. Por isso, um falante deve dominar
as diversas variantes porque cada uma tem seu
lugar na comunicação cotidiana.”


Hum. Classe dominante? O livro então se reporta à classe dominada? Prega a luta de classes?
Soa ideológico e, pior, atrasado.
Será esse o papel de um livro didático que tenta ensinar português? Um livro comprado com o dinheiro de impostos?
Se for, quem é a “classe dominante” que fala a “norma culta”? Os estudantes e professores de letras falam a norma culta, não é? Eu tento falar. Tarsos Genros, Dilmas e Olívios Dutras falam também. Seremos todos classe dominante a oprimir a dominada que lê o livro? Isso me inquieta. Não queria oprimir a classe dominada…
Outra parte:


“Essa relação ocorre na norma culta. Muitas vezes, na norma popular, a
concordância acontece de maneira diferente. (…)
Os livros ilustrados mais interessantes estão emprestados.
Você pode estar se perguntando: “Mas eu posso falar ‘os livro?’.”
Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação,
você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente
diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras
estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as
formas linguísticas. O falante, portanto, tem de ser capaz de usar a variante
adequada da língua para cada ocasião.”

Os autores ensinam quem fala “nós pega os livro” que, se ele falar “nós pega os livro”, será compreendido. Será que os autores supunham que quem fala “nós pega os livro” não sabia que seria compreendido se falasse “nós pega os livro”? Ou será que os autores têm intenções subalternas?
Mais: preconceito linguístico? Vai tomá no cu, puta que pariu. Opa. Não gostou? Preconceito linguístico. Muita gente fala o dia inteiro intercalando palavrões. Segundo os autores, se essa gente for censurada, será vítima, pobrezinha, de preconceito linguístico.
Até onde vai o preconceito linguístico? Até onde um falante pode ir sem se importar com a forma como se expressa?
Imagino meu filho falando nóis cheguemo, eu tentando corrigi-lo, e ele:
“Tu é da classe dominante, pai. Isso é preconceito linguístico. Aprendi com a professora”.
Aprendeu num livro comprado com o meu, o seu, o nosso dinheiro, 500 mil exemplares, meio milhão de volumes.
O que você me diz disso?

http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbr...po=13,1,1,,,13




Sorte dos que podem pagar por uma educação livre de influencias políticas para suas crianças.






asmur is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

26-05-11, 13:56 #2
Se a "norma culta" não é mais parâmetro parra correção, então pra que livro?
Tristeza.

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
26-05-11, 13:59 #3
É NÓS QUE TÁ!

PQ!? QUAL TEU PROBLEMA MANÉ?! TU TÁ AQUI TRETANDO PORQUE NA SUA ÓTICA BURGUESA O PORTUGUÊS NUM SE TRANSFORMA?

SE TRANSFORMA SIM MANEZÃO! POR CAUSA DE NÓS, QUE É O MAIOR PAÍS FALANTE DE PORTUGUÊS QUE NÓS DITAMO REGRAS. FOI NÓS QUEM HOMOLOGOU A RETIRADA DO TREMA DAS LINGUIÇAS. FOMOS NÓS QUE TIRAMOS OS ACENTOS DE DITONGOS NAZAIS NAZISTAS! E VAMO QUE VAMO FAZENDO UM MUNDO MELHOR HONESTO PRA TODOS.

E SE TU VIER DE MARRA, EU TE ARREPIO EM DOBRO!

 


NEVERPING BOLADAUM! SÓ PELA SOMBRA!



















Never Ping is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

26-05-11, 14:59 #4
Cara, eu já tive essa discussão em uma outra lista. Eu acho que é tempestade num copo d'agua de quem não tem mais o que fazer.
Quando eu tava no colégio eu também aprendi que exisita a norma culta e a linguagem coloquial. O livro que usamos em sala de aula era Língua e Literatura - Faraco e moura, e já tocava nesse assunto.

Faz parte da grade curricular da matéria tocar no assunto. É só um jeito de dizer: "Preste atenção pra não escrever como fala".

Agora dizer que ta ensinando a falar errado é brincadeira, isso aí é coisa de desocupado que sempre ve pelo em ovo e sempre ta criticando qualquer coisa que os outros fazem.

blz? é nóis

Bone is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
26-05-11, 15:18 #5
Bone, eu também estudei isso, mas o problema é que o livro do MEC está direcionando o assunto para um lado no mínimo estranho. Dizer que a linguagem "culta" é usada pela "classe dominante" como uma maneira de preconceito linguístico para com a "classe popular", ah para neh.

asmur is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

26-05-11, 16:06 #6
Oras, de que outra forma nossos governantes vão fazer para "subir" as notas dos nossos alunos gente? Tão certinhos... o que vale é estatística pra mostrar no jornal/horario político.

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

26-05-11, 16:13 #7
Ah tá, a discussão é política. Nesse ponto eu concordo que a escolha de algumas palavras foi infeliz. Mas mesmo assim não é nenhum monstro do lago nes que vai causar mais prejuízos que benefícios.

Até onde eu sei o livro é para adultos, se o cara chegou na idade adulta sem ser alfabetizado adequadamente e tem que estudar pelo livro, é claro que tem que esplicar bem as coisas. E tem que explicar sim que se ele quiser que o "dotô" trate ele melhor, ele tem que ter uma postura diferente que se ele quiser que o mano do bar trate ele melhor.

Resumindo, acho o tema adequado, talvez mais capricho e revisão fossem necessários.

Bone is offline   Reply With Quote
ThE.EnigmA
Trooper
 

26-05-11, 17:47 #8
vi no cqc..

sad...

but


TRUE

ThE.EnigmA is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

26-05-11, 18:18 #9
Livro é para adultos ? PQP, escolas particulares de merda. Fui obrigado a ler livros desde a primeira série (na época que existia pré), hoje equivale à segunda série.

vitorueda is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

26-05-11, 18:24 #10

Buwem is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

26-05-11, 18:57 #11
Quote:
Postado por Plutonius Mostrar Post
Livro é para adultos ? PQP, escolas particulares de merda. Fui obrigado a ler livros desde a primeira série (na época que existia pré), hoje equivale à segunda série.
Não zé. o que eu falei e que o livro em questão e um livro didatico para a alfabetização de adultos. E não que livros são para adultos.

Bone is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

29-05-11, 14:21 #12

Buwem is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
29-05-11, 15:11 #13
o mec está criando mais eleitores do PT, seria o titulo correto

Renegade is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

29-05-11, 15:20 #14

Buwem is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
29-05-11, 16:25 #15
é uma bosta.... é tipo, pra que ensinar o povo a falar certo, se eu posso mudar o jeito certo pra como o povo fala?

Renegade is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

29-05-11, 17:06 #16
Foda isso.
Me dá uma tristeza =(

Zedd is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

29-05-11, 17:26 #17
O problema do preconceito linguístico é que ele leva a prática do temido bullying linguístico...

mojud is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

29-05-11, 17:59 #18
que ces tá reclamanu ai vei
o presidente escreviam assim intonce num tem pobrema

troy is offline   Reply With Quote
Divinov
Banned
 

30-05-11, 00:00 #19
Existem alguns livros bem interessantes sobre o tema, "Preconceito Linguístico" do Marcos Bagno é um deles, mas o Monteiro Lobato já falava sobre isso no País da Gramática...

Divinov is offline   Reply With Quote
duke
Trooper
 

30-05-11, 09:35 #20
de que adianta aprender a escrever direito, se não tem o que escrever?

prefiro trocar idéia com um caboclo do mato do que com alguns participantes deste fórum

duke is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

30-05-11, 11:26 #21
O bom português é classicista sim: você consegue definir a classe social e a escolaridade de muita gente apenas pela forma como falam. Irônico é o texto ser escrito na norma culta, de modo que só entenderá seu preceito quem de fato conhece a fundo o português. O problema mesmo foi tentar comparar indiretamente o coloquial antigo, que foi abraçado pela escola modernista brasileira ao resgatar a beleza da simplicidade, com o coloquial novo - que é preguiçoso, vazio e superficial. Porquanto a arte não conseguiu achar neste novo "falar errado" uma dignidade literária excepcional.

De toda forma não mentiu. O conhecimento como um todo é dominante: se um grupo, povo ou país o possui mais que os outros ele certamente será um expoente. Errado é pensar que para sobrepujar essa dominância se deve destruir o conhecimento si, como fizeram com a biblioteca de Alexandria, ao invés de também conquistá-lo para então aprimorá-lo. Eu acho que o texto deveria ser mais enfático em definir estas diferenças ao invés de pender para o lado vitimalista. Mostre um médico e seu linguajar e um flanelinha com seu linguajar e coloque para a criança decidir: você prefere ser médico ou flanelinha, rico e inteligente ou pobre e ignorante?

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
30-05-11, 11:52 #22
http://oglobo.globo.com/cultura/agamenon/

A çituassão está gramática!

Eu não entendo o Brasil: se por uma lado (no caso, o de trás) o STF (Soltando Totalmente a Franga) liberou as relações estáveis homoafetadas, por outro lado, o MEC resolveu perseguir a Língua Portuguesa, independente do gênero, número e grau. Num caso flagrante de gramaticofobia, os livros escolares agora estão ensinando que falar e escrever errado não tem nada demais. Na verdade, o governo está implantando no país um novo método pedagógico e revolucionário: a Demagogia do Oprimido.

O MEC (Ministério dos Erros de Concordância) não vai parar por aí: o ministro Fernando Errahd vai tornar obrigatória a introdução no currículo escolar do idioma sindical, a Língua Presa. Essa grande virada na educação brasileira começou com o presidente Luís Sintáxio Lula da Silva que nunca acertou uma concordância na vida. Alíás, minto: a única concordância que o Lula aceita é a concordância verbal, a que trata do uso das verbas públicas. Por falar em Dramática, quer dizer, Gramática, vamos fazer um pequeno exercício de Análise Sintática.

Na oração: O MINISTRO PALOCCI FATUROU UMA GRANA PRETA, quem é o sujeito? Bem, o ministro Pallocci não é sujeito. Sujeito à investigação. O que existe, na verdade, é um sujeito oculto: o sujeito que pagou a consultoria mas não quer aparecer de jeito nenhum. E o predicado? Não tem predicado, só tem prejudicado. No caso, o contribuinte. A única coisa que está errada mesmo na oração é a expressão “grana preta”, um flagrante exemplo de preconceito lingüístico contra as minorias “diferenciadas”. Na verdade, o politicamente correto seria: O MINISTRO PALOCCI FATUROU UMA GRANA AFRO DESCENDENTE.

Never Ping is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

03-06-11, 22:22 #23
MEC distribui livro com erro de matemática a 37 mil escolas

O Ministério da Educação gastou R$ 14 milhões para distribuir material didático com erros de matemática a 37 mil escolas de educação no campo no ano passado.

Nele se aprende, por exemplo, que 10-7=4 e que 16-8=6. Há ainda exercícios que remetem à página errada e frases incompletas.

Foi pedida à CGU (Controladoria-Geral da União) uma sindicância para apurar as eventuais responsabilidades pelos erros e pela falta de revisão.

A coleção na qual os erros foram detectados tem obras sobre matemática, língua portuguesa, ciências, geografia e história.

O total de estudantes prejudicados, de acordo com o MEC, é de cerca de 300 mil, menos de 1% do ensino público.

Após a constatação dos erros, o ministério decidiu enviar aos coordenadores do programa de educação no campo uma orientação para que o uso do material seja suspenso.

http://www1.folha.uol.com.br/saber/9...-escolas.shtml

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

04-06-11, 01:17 #24
Você pode estar se perguntando: “Mas eu posso dizer que 2+2=5 se não souber o resultado de verdade?.”

Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito matemático. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve ser resultado de operações matemáticas, tomando as regras estabelecidas pela lógica axiomática como padrão de correção de todos os teoremas destes derivados. O calculante, no entanto, tem o direito de ser incapaz e de usar o resultado que lhe for mais propício em cada ocasião.”


E se o prédio cair porque nossos engenheiros só aprenderam merda a culpa é de quem estudou e não avisou que os cálculo estava errados.

Zedd is offline   Reply With Quote
Bone
inativo
 

04-06-11, 05:28 #25
Você pode estar se perguntando: “Mas eu posso dizer qualquer merda no fórum se não souber o assunto de verdade?.”

Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito na internet. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve postar, tomando as regras estabelecidas pela norma do jeep como padrão de moderação de todos os posts. O usuário, no entanto, tem o direito de ser capaz de postar a merda que quiser em cada ocasião.”

Bone is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
04-06-11, 07:08 #26
Alias, livro de matemática impresso errado nunca foi novidade pra ninguém.

Eu lembro que alguns professores faziam assim: "Abrem na página 68. Tá vendo aonde o fatorial de 227 é 1.38 no exemplo? Troquem para 1.83."

O problema mesmo, na minha opinião, é dizer expressamente que aprender errado também está certo.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
04-06-11, 07:40 #27
mas o caso foi erro de digitação, ou coisa do genero.

não é ninguem falando que 7x7 agora é 49... mas 56 tambem nao esta de todo errado! depende da ocasião!!!

Renegade is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

04-06-11, 09:55 #28
 

É nois.

NeckrO is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:29.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.