Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
14-02-11, 14:12 #76
Eon, aproveite sua alienação.

O pensamento oriental ensina "não ensine. não ensine, a não ser que seja requisitado".

Você está praticamente negando, como um bom católico. Ignorance is bliss. Sorria, o Papa te ama.





Conrado is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

14-02-11, 14:38 #77
Como sempre eu tenho fontes para sustentar meu ponto de vista. E você Conrado, pode dizer o mesmo?

Eon is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
14-02-11, 14:51 #78
Posso, mas você não aceitaria.

E o fato de você ter fontes não fala necessariamente ao seu favor. Eu pediria pra você deixar de ser cínico, mas acabei de me lembrar que é complicado pedir isso pra um católico, então vou parar de responder por aqui.

Conrado is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

14-02-11, 14:56 #79
Ou seja, você não tem fontes.

Você é muito previsível Concado.

Eon is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

14-02-11, 18:37 #80
Porra eon, falar que a igreja era ou eh pro ciencia eh foda, mesmo se soh mataram um unico cientista a pressao e o ambiente que a igreja criava/cria na sociedade ateh pouco tempo atras parava muita pesquisa e pesquisador, nao precisa voltar muito tempo pra se ver isso.

Darwin atrasou bastante a publicacao de sua pesquisa, Alan turing se matou por ser gay - em vez de ir pra prisao, e que tal george bush proibindo pesquisas sobre celula tronco nos USA devido a shenanigans religioso?

sibs is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

14-02-11, 19:00 #81
Índex

Vassourada is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

14-02-11, 20:41 #82
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
Darwin atrasou bastante a publicacao de sua pesquisa, Alan turing se matou por ser gay - em vez de ir pra prisao, e que tal george bush proibindo pesquisas sobre celula tronco nos USA devido a shenanigans religioso?
Darwin era Anglicano, Alan Turing não era nada mas vivia num país Anglicano e o George Bush é protestante. A Igreja Católica não tem nada a ver com nenhum desses personagens, ok?

Outra coisa, a Igreja Católica nunca foi contra a pesquisa com células tronco. Foi e sempre será contra a destruição de embriões para essa finalidade, procedimento que além de desnecessário é anti-ético.

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

14-02-11, 21:26 #83
Quote:
Postado por sibs Mostrar Post
Porra eon, falar que a igreja era ou eh pro ciencia eh foda, mesmo se soh mataram um unico cientista a pressao e o ambiente que a igreja criava/cria na sociedade ateh pouco tempo atras parava muita pesquisa e pesquisador, nao precisa voltar muito tempo pra se ver isso.
A Igreja sempre esteve na ponta do conhecimento científico na Europa Ocidental, justamente porque sua influência ia além das fronteiras dos países nos quais estava estabelecida. Na idade média existiam poucos lugares melhores do que as escolas monásticas para se tornar um cientista, escolas estas que vieram a se tornar algumas das universidades mais famosas do ocidente até hoje.

Inclusive a tal "caça as bruxas" foi um fenômeno americano e não europeu, onde de fato centenas de milhares morreram pelas mãos dos fanáticos protestantes, que por não responder a uma autoridade central como os católicos da idade média acabavam cometendo barbaridades bem maiores e mais frequentes com base nos interesses de suas seitas locais. Cabe sempre separar os atos da Igreja Católica dos atos das denominações protestantes, que são várias, nunca estiveram sob a autoridade do Papa, e agem cada qual segundo sua própria interpretação do evangelho.

Eu sei que é difícil esquecer todas as asneiras que te enfiaram goela abaixo sobre a Igreja quando você ainda era uma criança, mas tente fazer um esforço para lembrar que a corrente histórica dominante é bem diferente do que você aprendeu na escola.

Eon is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

14-02-11, 22:32 #84
O Conrado deu a entender que a religião no passado é tipo a ciência hoje. Eu só falei que há 400 anos ela estava queimando cientistas.

David is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
14-02-11, 22:54 #85
Quote:
Postado por David Mostrar Post
O Conrado deu a entender que a religião no passado é tipo a ciência hoje. Eu só falei que há 400 anos ela estava queimando cientistas.
Não.

O que eu estou dizendo é que a instituição religiosa do passado é tipo a comunidade científica hoje. Ambas acham que são detentoras da verdade absoluta e que qualquer um que duvide é um herege lunático sem rumo nem futuro.

Conrado is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

14-02-11, 23:15 #86
na ciência não há verdades absolutas.. qualquer teoria pode ser provada ou derrubada através de experimentos, observações, cálculos..

já foram feitos diversos experimentos utilizando homeopatia e o efeito é obviamente nulo.. se você duvida desses experimentos, meus parabens! você não é nenhum lunático sem rumo no futuro, mas sim um troxa que vai continuar comprando água e sustentando uma indústria inútil e perigosa por estar ligada a saúde das pessoas..

além de tudo a homeopatia fere todos os conceitos que temos de química, fisiologia e farmacologia.. a teoria é completamente louca algo que só seria sustentado há 500 anos atrás

é como tomar um tiro e ao invés de ir pro hospital chamar um padre pra benzer

troy is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

14-02-11, 23:27 #87
boa troy, o Conrado quer inverter ou achar semelhanças com o passado.

Conrado, a ciência é a eterna busca pela verdade. A religião nunca buscou verdade nenhuma...

David is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

15-02-11, 01:01 #88
Quote:
Postado por troy Mostrar Post
é como tomar um tiro e ao invés de ir pro hospital chamar um padre pra benzer
Bem, o hospital certamente pode salvar o seu corpo, mas jamais vai poder salvar sua alma. Para isso servem os sacramentos, sendo a unção dos enfermos um deles.

A ciência não é uma busca pela verdade, e sim um sistema que busca gerar conhecimento a partir da lógica, valendo-se do método científico para explorar os fenômenos naturais.

Já as religiões por definição não tratam de fenômenos naturais, mas sim de fenômenos sobrenaturais que dizem respeito à ligação do homem com Deus, sua existência transcendental e respectiva natureza divina. A religião não pretende dar respostas sobre como o homem pode chegar a outros sistemas estelares e colonizar exoplanetas, mas pode dar ao homem razões para fazê-lo de acordo com um plano divino, ao induzir respostas espirituais.

E de fato a ciência moderna emergiu da necessidade do homem de se comunicar com Deus, entender sua criação e com isso se colocar mais perto dele. A religião não impediu a ciência de se desenvolver, ao contrário, deu origem a ela a partir de aspirações transcendentais. Essa tese é amplamente conhecida e aceita no meio acadêmico como a tese de Lynn White, historiador americano que estudou o papel das invenções e inovações tecnológicas na Idade Média.

Isso é história mainstream meu caro. Qualquer coisa diferente disso é baboseira que você ouviu do seu professor no primário.

Eon is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
15-02-11, 06:45 #89
Quote:
Postado por David Mostrar Post
boa troy, o Conrado quer inverter ou achar semelhanças com o passado.

Conrado, a ciência é a eterna busca pela verdade. A religião nunca buscou verdade nenhuma...
Sinto dizer, mas você não tá nem perto de começar a entender o que é Religião.

Se você tivesse dito Instituição Religiosa, no entanto, eu concordaria.

E troy, preste mais atenção no seu discurso e tente perceber o dogmatismo nele. Pra mim tá bem claro.

Conrado is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
15-02-11, 07:08 #90
belo protesto hein

que vergonha

Kensha is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

15-02-11, 07:35 #91
Sobre a queima de cientistas, a igreja so nao queimou mais pois nego nao era burro. Assim que ela chegava pra cima deles, eles ja se "desculpavam" e partiam pra outra. Nego nao vai ficar quixotando contra a organizacao mais poderosa de todas a epoca...

SigSnake is offline   Reply With Quote
Oleleh
Trooper
 

15-02-11, 09:33 #92
Conrado, se vc tiver com 40 graus de febre:
Vc vai ao medico?
Vc toma remedio normal?
Vc toma remedio homeopatico?
Vc acha que foi pq deus quis e ve no que da?

Oleleh is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
15-02-11, 10:01 #93
Quote:
Postado por Oleleh Mostrar Post
Conrado, se vc tiver com 40 graus de febre:
Vc vai ao medico?
Vc toma remedio normal?
Vc toma remedio homeopatico?
Vc acha que foi pq deus quis e ve no que da?
Leia direito.

Eu não estou defendendo a Homeopatia em si. Na verdade eu não gosto de tomar remédio nenhum, tomo alopáticos quando fico severamente doente apenas (o que raramente acontece), e ainda assim relutante. Não tenho interesse nem na alopatia, que dirá na homeopatia.

O que eu estou defendendo aqui é a ciência livre de dogmas, como ela costumava ser. A mesma ciência que nos deu a Teoria Heliocêntrica e a conceituação do Inconsciente. Aparentemente, hoje em dia as pessoas acham que não precisam mais dessa ciência. Ultimamente eu tenho ficado bem preocupado por notar o quanto a nossa sociedade atual é uma mistura de características específicas encontradas nas sociedades fictícias dos livros 1984 e Admiravel Mundo Novo. O segundo, principalmente. E isso é assustador, devo dizer.

Conrado is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-02-11, 10:41 #94
A History of the Warfare of Science with Theology in Christendom

by

ANDREW DICKSON WHITE
LL.D. (Yale), L.H.D. (Columbia), PH.DR. (Jena)
Late President and Professor of History at Cornell University

http://cscs.umich.edu/~crshalizi/White/

To pondo no meu kindle!

sibs is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
15-02-11, 11:07 #95
tudo isso só pra falar que vc tem um kindle sibs?

parabens

Kensha is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

15-02-11, 11:27 #96
Na verdade nao, eh um livro de 1890~ de um professor de historia com varios exemplos de como a igreja/religiao tentou parar ou "envenenar" varios campos cientificos.

Eh soh ler o titulo dos capitulos:

Quote:
THE ATTRIBUTION OF DISEASE TO SATANIC INFLUENCE. --- ``PASTORAL MEDICINE'' CHECKS SCIENTIFIC EFFORT.
Theological theory as to the cause of disease
Influence of self-interest on ``pastoral medicine''
Development of fetichism at Cologne and elsewhere
Other developments of fetich cure
THEOLOGICAL OPPOSITION TO ANATOMICAL STUDIES.
Medieval belief in the unlawfulness of meddling with the bodies of the dead
Dissection objected to on the ground that ``the Church abhors the shedding of blood''
The decree of Boniface VIII and its results

sibs is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

26-02-11, 20:14 #97
Galileu passou uns apuros. O estudo dos planetas vinha da época dos egito antigo ou império romano ou grécia antiga. A Igreja guardou os estudos e um cara da Igreja (padre ou outra coisa) começou a estudá-los novamente, isso uns anos antesde Galileu. Galileu continuou o trabalho o cara e veio com a Teoria.

O pessoal da antiguidade já sabia dos movimentos do planeta do ponto de vista da terra. O cara da Igreja ou Galileu só mudaram o ponto de vista do Sol e as órbitas passaram a fazer mais sentido.

É triste saber que a Igreja foi contra esse idéia desde o começo, mesmo vindo de pessoas do dentro. Agora onde dá para comparar a Igreja com a Ciência?

David is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

01-03-11, 19:09 #98
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Servet

Não sei se se enquadra como cientista, mar pra mim, por ser o primeiro a descobrir a circulação pulmonar e assim explicar a existência do ventrículo e átrio direitos, se enquadra.

Não sei se ta na lista da inquisição, pq a inquisição condenou mas ele conseguiu ajuda e fugiu da cadeia, então queimaram um boneco de madeira dele e seu livros.

Mas após, os protestantes o queimaram... numa cooperação entre os dois rivais.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

04-03-11, 00:55 #99
Quote:
Postado por David Mostrar Post
Galileu passou uns apuros. O estudo dos planetas vinha da época dos egito antigo ou império romano ou grécia antiga. A Igreja guardou os estudos e um cara da Igreja (padre ou outra coisa) começou a estudá-los novamente, isso uns anos antesde Galileu. Galileu continuou o trabalho o cara e veio com a Teoria.
Ou seja, você não sabe nada de história da astronomia.

A teoria heliocêntrica é de autoria de Nicolau Copérnico, cônego da igreja, que numa tacada só explicou o movimento aparente dos astros no céu, os equinócios, e as estações do ano. A teoria era genial e serviu de base para que Tycho Brahe e Johannes Kepler formulassem o primeiro modelo preciso sobre a movimentação dos astros. Kepler aliás era professor de uma escola seminarista (portanto empregado e patrocinado pela igreja) e estudou para ser teólogo. Na universidade tomou conhecimento do trabalho do cônego Copérnico e a partir daí virou fã da teoria heliocêntrica. Seu trabalho foi motivado pela crença de que Deus havia criado o mundo segundo um plano acessível através do uso da razão... mas isso é outra história.

A questão é que a teoria de Copérnico carecia de uma demonstração física que a comprovasse. Do ponto de vista prático, a teoria ptolomaica e a heliocêntrica disputavam a atenção dos astrônomos da igreja, e mais de 50 anos mais tarde, quando a teoria já tinha amplo apoio dentro da igreja, Galileu propôs-se a dar a demonstração física que faltava: tentou usar o movimento das marés.

A explicação era errada e desastrada, alguns cientistas da igreja (que eram amigos íntimos de galileu) sabiam disso e o avisaram, mas ele insistiu na explicação da pior forma possível. Escreveu um livro sob a forma de um diálogo na qual o próprio papa era ridicularizado, e que entre outras coisas fazia uma análise crítica da bíblia, o que foi visto como uma provocação desnecessaria já que tal análise nada acrescentava como prova na discussão. Pouco antes de publicar seu livro Galileu foi avisado pelo próprio papa de que teria problemas se fosse em frente. Afinal de contas ele NÃO TINHA em mãos a demonstração física necessária para comprovar de vez a teoria heliocêntrica, e por isso era fundamental que fosse seu livro fosse tratado como uma hipótese e não como verdade científica. A sugestão do papa: tratar da teoria heliocêntrica como hipótese, mudando as partes do livro que davam a entender o contrário.

O que fez Galileu? Ignorou completamente o papa e mandou publicar o livro como estava, usando a defesa das marés como o último argumento a favor da teoria. Foi condenado a prisão domiciliar e sua obra inteira foi banida, juntamente com a versão original da teoria de Copérnico (que continuou circulando livremente depois de ter algumas frases censuradas, as mesmas que poderiam dar a entender que se tratava de uma certeza e não de uma hipótese).

Ou seja, no que diz respeito a teoria heliocêntrica Galileu foi muito mais um pateta do que um cientista. Tentou empurrar argumentos falsos para comprovar a teoria, peitou uma das maiores autoridades de sua época e pagou o preço por isso. Foi o criador da teoria? Nem aqui nem na china. Melhorou a teoria em algum ponto? Não, pelo contrário, criou uma enorme antipatia dentro da igreja por ela. Galileu deu suas contribuições à ciência, mas a teoria heliocêntrica não foi uma delas.


Last edited by Eon; 04-03-11 at 01:01..
Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

04-03-11, 01:11 #100
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Servet

Não sei se se enquadra como cientista
Não, não se enquadra porque ele foi condenado por suas obras religiosas e não por suas obras científicas. A igreja jamais perseguiu cientistas por suas idéias científicas, mas alguns poucos cientistas (dois, talvez três na história) tiveram problemas quando decidiam abordar assuntos não-científicos, desafiando autoridades estabelecidas do ponto de vista doutrinário (Miguel Servet era contra o batismo e criticava publicamente a santíssima trindade por exemplo) o que era no mínimo... ahn... pouco inteligente em se tratando da época em que viviam.

As pessoas tem que entender que criticar as idéias da igreja em público na idade média tinha mais ou menos o mesmo peso que defender publicamente o nazismo nos dias de hoje: as pessoas começam ficando escandalizadas, depois passam a te denunciar, e eventualmente você teria de responder às autoridades pelas coisas que estava dizendo/fazendo/pensando. É uma mera questão de entender a perspectiva histórica, toda era tem seus monstros e bruxas.


Last edited by Eon; 04-03-11 at 01:19..
Eon is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

04-03-11, 01:32 #101
Então você deve mudar para: A igreja nunca condenou um cientista que não tenha falado mal da igreja.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

04-03-11, 03:35 #102
Que história ein Eon... onde foi, ou melhor, de onde foi que você tirou que o Galileu enfrentou julgamento porque o Papa estava preocupado com a verdade científica e que Galileu estava dando a entender que uma hipótese era 'verdade confirmada'? Isso me soa como uma clara alusão ao debate criacionista aeuhaeu e totalmente mal colocada, devo dizer

A única coisa que eu já ouvi parecida com isso foi que Galileu chegou a "provas insuficientes" e mesmo assim quebrou o pau no Papa e na Igreja no diálogo entre o 'culto' e o 'imbecil', que o Papa pediu pra ele escrever e ele arrepiou. Mas todo o motivo dele ter sido perseguido foi discordar da decisão da igreja que dizia que o heliocentrismo é heresia. Nunca ouvi falar nada sobre essa história de ele ter sido um pateta ignóbil no desenvolvimento da teoria heliocêntrica, também.

E sim, eu sei que foi Copérnico que começou, mas é bom notar que ele teve que colocar no prefácio que era só um modelo matemático pra simplificar as previsões e que o universo era como o papa dizia que era: a Terra paradinha no centro. Muito embora haja trocentas provas de que não concordava com isso. Inclusive, o Revolutionibus alguma coisa que o Copérinico escreveu não acabou sendo um dos livros do Index proibido da igreja? Foi, né? Não adianta dar o mérito de 'fomento à pesquisa de Copérnico' pra igreja hoje em dia se ela literalmente excomungava quem lesse o livro, isso por uns bons trezentos anos, né?

Outra coisa: essa de que Galileu usou marés pra defender o heliocentrismo. Eu só sei que ele errou em medições por causa dos telescópios escrotos da época (com os cálculos, como sempre, afinadíssimos) e que tentou usar manchas solares e os 'eclipes' de um planeta no outro (não sei o termo). Sério, cadê a fonte pra essas coisas que você falou aí? Não é desafio, é curiosidade mesmo, to muito desconhecedor do caso ou existe uma Conspiração Internacional Anti-Igreja disseminando só o lado torto da história

Por fim, estando errado ou não estando errado o caso é que Galileu foi perseguido injustamente, sim, injustamente. E você pode discordar o quanto quiser, o Papa Polonês Recentemente Morto (como todos, infalível) pediu desculpas ao homem e admitiu a culpa da igreja por toda essa palhaçada aeuhaeuea

Esse tópico era sobre o que mesmo?

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

10-03-11, 18:22 #103
Up
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

10-03-11, 18:24 #104
 

 

 

 

 

 

Zedd is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

10-03-11, 18:46 #105
Deixa os negos defenderem. Parece que Darwin vai ter que comer solto nesse século.

David is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 05:43.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.