Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
Thumbs up Como o estresse pode afetar a sua saúde e como lidar com ele

28-07-09, 17:09 #1
To sentindo um clima tenso, vamos ver se isso aqui da uma aliviada...

Quote:
Como o estresse pode afetar a sua saúde e como lidar com ele

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- O que é o estresse?
- Quais os efeitos biológicos do estresse?
- Os efeitos danosos do estresse persistente
- Efeitos físicos.
- Como lidar com o estresse

O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.

Introdução

As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde.

O que é o estresse?

O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador. Hoje não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas. A externas incluem condições físicas adversas (como dor, frio ou calor excessivos) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamentos, insegurança, etc). Entre as internas estão também as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.

O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna freqüentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatores estressantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.

Quais os efeitos biológicos do estresse?

O estresse tem um importante papel no desempenho de atividades como competições esportivas, reuniões importantes, ou em situações de perigo, em que o estresse pode ser um importante aliado proporcionando um aumento da capacidade física, raciocínio, memória e concentração através de alterações em todo o organismo. Entretanto, se o estresse se torna persistente todo esse aparato biológico pode ser danificado.

Algumas condições podem favorecer o aparecimento dos efeitos negativos sobre o organismo:

* Um acúmulo de situações persistentemente estressantes, particularmente aquelas de difícil controle, como a pressão no trabalho, um relacionamento infeliz.
* Estresse persistente seguido de uma resposta aguda a um evento traumático, como um acidente automobilístico.
* Um relaxamento ineficiente ou insuficiente.
* Um estresse agudo em pessoas com doenças graves.

Os efeitos danosos do estresse persistente

Efeitos psicológicos.

Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, está associada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.

Efeitos físicos.

* Aumento da pressão arterial;
* Maior risco de derrame;
* Maior susceptibilidade a infecções;
* Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação;
* Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso;
* Resistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes;
* Dor de cabeça do tipo tensional;
* Insônia;
* Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens;
* Exacerbação da tensão pré-menstrual;
* Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória;
* Exacerbação de lesões de pele, como por exemplo, à acne.

Como lidar com o estresse

Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas:

Primeiro, nenhum método isolado é infalível, uma combinação de vários fatores é geralmente mais efetiva.

Segundo, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para todo mundo.

Terceiro, o estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, e a falta de estresse pode levar ao tédio e depressão.

E finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Dieta saudável

Uma dieta saudável é essencial para qualquer programa de redução do estresse. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas, e evitando o abuso álcool, cafeína e cigarro.

Exercícios

O exercício físico é uma ótima maneira de se distrair dos eventos estressantes. E o estresse lesa menos a saúde geral em pessoas fisicamente ativas. Procure uma atividade que proporcione prazer, algumas sugestões são: ginásticas aeróbicas, caminhadas, natação, yoga e tai chi. Mas comece devagar e vá aumentado a intensidade e a freqüência gradualmente.

Técnicas de relaxamento

Relaxe através de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, prestando atenção na respiração e respirando profunda e lentamente; relaxamento muscular, em uma posição confortável concentre-se em cada parte do corpo e sinta os músculos se relaxando totalmente; meditação; e massagem.

Técnicas cognitivas e comportamentais

Os métodos cognitivos e comportamentais são as maneiras mais efetivas para a redução do estresse. Incluem a identificação das fontes do estresse, reestruturação de prioridades, mudança na resposta ao estresse, e identificar as experiências positivas que diminuem o estresse.

Considere todas as possíveis opções:

* Escutar música;
* Tirar férias;
* Se a fonte do estresse for em casa, fique um tempo à toa, mesmo se for apenas uma ou duas horas por semana;
* Substitua o tempo desnecessário com o trabalho por atividades interessantes e agradáveis;
* Tenha tempo para o lazer;
* Tenha um animal de estimação.

É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.
Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowD...turnCatID=1801

Anti-estresse:

 


 


 


 


 


 





T@ti is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

28-07-09, 17:10 #2
 

Hades is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

28-07-09, 17:11 #3
 

Sekzzz is offline   Reply With Quote
rini
 

28-07-09, 17:12 #4
exercício físico ajuda.
qualquer tipo de atividade que te faça bem e tire vc da rotina "causadora" do estresse é bom..

lembrando que existem estresses que são bons para a saúde.. como por ex, reagir de forma impulsiva a uma situação de perigo, por ex..
isso é uma situação estressante mas sua reação é benéfica e tal

rini is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
28-07-09, 17:13 #5
NOOOOOOOOOOOOOOOSSA
Essas bolinhas anti-estresse me salvaram aqui quando a velha doida apagou minha documentação de seis meses de espeficação de requisitos.

Eu estou totalmente sobre efeito do estresse. Tanto que frequento psicóloga para chegar as raízes do meus jeito estressado de ser. E realmente muita coisa ae é verdade. quem me conhece bem sabe que sou a encarnação do estresse com algumas coisas.

Uma coisa que me ensinaram tambem: Imagine que sua cabeça fosse um quadro negro, e você começa a apagá-lo de pouco a pouco. E vai apagando a medida que for preenchendo. O objetivo é mantê-lo apagado. Comigo funfa!

DeMolay is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-07-09, 17:14 #6
Ah, eliminar o stress é uma delicia, eu estou adorando cada vez mais

Jeep is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

28-07-09, 17:15 #7

Gerson is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
28-07-09, 17:16 #8
Estou vendo isso Jeep.
Depois daquele Multi-Kill no outro topic lá, eu fiquei intimidado

DeMolay is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

28-07-09, 17:16 #9
aconselho todos que planejam postar na ds hoje a fazer uma breve leitura desse topic antes

Hades is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
28-07-09, 17:18 #10
Outra tecnica anti estresse
ESTOURAR PLASTICO DE BOLHA!

PQP muito bom

DeMolay is offline   Reply With Quote
Sygnet
Trooper
 

28-07-09, 17:22 #11
caraio pq trancaram um monte de tópico e baniram geral?

Sygnet is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
28-07-09, 17:22 #12
hahaha caralho DS ta teeeeensa
eu realmente NÃO sei o que alivia o meu stress
acho que uma partida de tênis é bem vinda
um videogame tbm, mas quando começo a perder capaz de ficar mais puto ainda :/

acho que uma cervinha tbm ajuda

kaolhooo is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
28-07-09, 17:22 #13
uhAuhUHAuhAUHA pqp demolay!

deadcow is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

28-07-09, 17:23 #14
.

ps: fui eu mesmo que editei...

Hades is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
28-07-09, 17:24 #15
 

vegetous is offline   Reply With Quote
Sygnet
Trooper
 

28-07-09, 17:25 #16
UHEAHE que isso kct editaram o post do hades tb

meu deus

Sygnet is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
28-07-09, 17:25 #17
aposto que o demolay seria o cliente número um daquele plástico bolha eletrônico!

vegetous is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
28-07-09, 17:25 #18
Técnicas Anti-Estresse não faladas no artigo

-Sexo (Fala de um monte de exercício fisico e não fala do sexo?)
-Plastico de Bolha
-Tiro
-Ir para um sítio, deitar em uma rede e esquecer do mundo.

Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
aposto que o demolay seria o cliente número um daquele plástico bolha eletrônico!
Pelo contrário, uso o original.
Cunhado do meu irmão trabalha em uma empresa de equipamento de Telecom, eu peço pra eles uns metros

DeMolay is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-07-09, 17:26 #19
.

Jeep is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

28-07-09, 17:26 #20
 

roadster is offline   Reply With Quote
rog
Trooper
 

28-07-09, 17:27 #21
Normalmente eu ja sou um "idiota" de nervoso, mas ultimamente eu ando muito, mas muito nervoso.
Tanto que briguei no metrô às 7:30 da manhã porquê o filho da p... ficou me encarando, dando uma de gostosão na PORTA e não deixava eu entrar! Empurrei ele com tudo e dei um chute, ai começaram a me segurar e chamaram os guardas de preto do metrô.
Ouvi um monte dos caras! Cheguei atrasado no meu trampo e fiquei mais bravo ainda.
Ultimamente também, tenho perdido a paciência com a minha namorada que é um amor de pessoa ( mentira, nem sempre ) .. mas acabo brigando por bobeiras.
Eu e minha mãe então ! Puts .. ela está morando em limeira e eu fico sozinho em SP, quando ela vem a gente só briga!
E o pior, eu "só" tenho 20 anos, não passei nem 1% da minha vida e ja estou idiota desse jeito.
Vou procurar ajuda.
Estou pensando em marcar um psicologo para ver se acho um meio de me controlar...


Last edited by rog; 28-07-09 at 17:32..
rog is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
28-07-09, 17:34 #22
Hj tow meio estressado... e acabo por descontar coisas do conjunto motivante em apenas uma parte. lololol

mas nessa última semana, 2 vezes que eu meio q me policiei... falei: vou acalmar!
Comecei a escutar um Pink Floyd pra tranquilizar a mente e estou gastando as energias no treino de Aikido!

T@ti! A primeira foto q vc postou é foda demais! Quero ainda tirar uma foto dessas minha que fique legal. Tirei uma na minha última viagem mas nem ficou bacana... Fiquei todo torto! ahuahuhua

Chronos is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

28-07-09, 17:43 #23
nada como dar uma corrida e depois fumar um raxixe e escutar uma boa musica com os pes pra cima

roadster is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

28-07-09, 17:48 #24
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
nada como dar uma corrida e depois fumar um raxixe e escutar uma boa musica com os pes pra cima
é...
então ou eu não to sabendo correr e fumar bem assim ou vc nunca transou na sua vida...

Hades is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

28-07-09, 17:52 #25
claro q nao

soh corre me resta

hehe
nao tem como eu transar sempre q to estressado, jah oq eu falei eu posso fazer qualker hora q eu desejar, sexo eh o master, mas pra mim ainda nao posso pagar por tanto tempo assim. quando eu penso em sexo e nao posso fazer ai q eu fico mais puto ainda! entao soh me resta suar correndo


Last edited by roadster; 28-07-09 at 17:58..
roadster is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

28-07-09, 18:07 #26
eu tenho uma bolinha dessas hauueuahueuhaea
mas só no estagio.

tomar uma taça de vinho também ajuda e tem vários outros beneficios.

gusto is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
28-07-09, 18:44 #27
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Ah, eliminar o stress é uma delicia, eu estou adorando cada vez mais
quando for jogar HoN e for tirar time, vou pegar o jeep!

o cara ta ownando geral! ahuSHduhSAUdhsad

ragauskas is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

28-07-09, 19:07 #28
Caraaalho... eh so ficar um pouquinho fora que se perde um monte de coisas!!

Vou continuar fora e quando voltar exigirei esclarecimentos!! huauhauhauha
bjundas

troy is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

28-07-09, 19:10 #29
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
Ah, eliminar o stress é uma delicia, eu estou adorando cada vez mais
UAHduAHUdHAUD
trancou meia ds

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
28-07-09, 19:42 #30
<3
 

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

28-07-09, 19:51 #31
 

Zedd is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

28-07-09, 19:51 #32
que isso seph...

"when denial is the best alternative" ????

só com drogas muito pesadas mesmo!!!!
iuaheuiae

Hades is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
29-07-09, 09:59 #33
Eu sou muito calmo, não tenho problemas com estresse.

Mordred_X is offline   Reply With Quote
Punk Hansel
Trooper
 

Steam ID: punkhansel
29-07-09, 10:10 #34
AH lá a bolinha anti-stress do House.

Prefiro essa:

 

Punk Hansel is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
29-07-09, 10:11 #35
pescar é bao pra eliminar o stress..
e essas bolinhas.. eu tinha uma.. perdi.. nunca mais comprei outra

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
denial
Banned
 

29-07-09, 10:14 #36
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
que isso seph...

"when denial is the best alternative" ????

só com drogas muito pesadas mesmo!!!!
iuaheuiae
HAHAHAAHA QUE ENGRAÇADO.

denial is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

29-07-09, 10:31 #37
HAUEHAHEUUAEHA

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:21.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.