Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
Default Pobreza de Ídolos

29-07-09, 11:50 #1
Pobreza de ídolos

Eduardo Tessler
De Porto Alegre (RS)

O Brasil vive a falta de ídolos. Foi-se o tempo em que Pelé brilhava nos gramados, Emerson Fittipaldi ou Ayrton Senna faziam o país acordar mais cedo, Leonel Brizola parava uma cidade inteira, Dom Helder Câmara interrompia até guerra de estudantes com a polícia.
Hoje os ídolos não resistem ao noticiário.
Quem são os grandes ídolos do Brasil?
Lula? O presidente-operário já não move as massas. Aliás, nem é mais seguido pelos senadores de seu próprio partido. Se Lula I foi uma esperança, Lula II foi a certeza de que o jogo político nacional não se rearranja como peças de um quebra-cabeça. A corrupção fincou raízes. O ídolo Lula talvez seja surpreendido qualquer dia com uma torta no rosto, no melhor estilo dos líderes europeus.
Dunga? O carrancudo técnico da seleção brasileira vive um momento de glória, mas nem de longe é ídolo. Sua boa fase pode se evaporar antes mesmo da Copa do Mundo. Depois ninguém vai lembrar mais desse ex-jogador famoso por ser um quebrador-de-bola, símbolo do fracasso nos campos no início dos anos 90.
César Cielo? Quem? Cesinha é o maior atleta brasileiro da atualidade, medalha de ouro nos 50 metros livres da natação em Pequim, mas tem a vantagem de poder caminhar na Avenida Paulista sem que ninguém o disturbe. Cielo não é ídolo, é um ilustre desconhecido.
Chico Buarque? O maior compositor da Música Popular Brasileira ainda arrasta multidões aos teatros, mas já está na descendente. Sua veia criativa cansou. Os pagodeiros e descartáveis ídolos do axé vendem mais discos que Chico.
Até que a Rede Globo resolveu criar seus ídolos no esporte, para justificar os altos investimentos para compra de direitos de transmissão de alguns eventos como, por exemplo, a Fórmula-1. Sem piloto brasileiro em condições de subir ao pódio, a F-1 não funciona na TV brasileira. Por isso quando Ayrton Senna espatifou-se contra o muro da curva Tamburello, em Ímola, em 1994, era importante formar outro piloto rapidamente.
Rubens Barrichello foi a bola da vez. Rubinho bem que tentou. Conseguiu uma boquinha na Ferrari, para ser coadjuvante do multicampeão Michael Schumacher. Mas ganhou poucas corridas, enquanto seu colega colecionava títulos. Seu tempo passou, ainda que a Globo bradava, pela voz do locutor Galvão Bueno, que Rubinho era tão competente quanto Schummy. O torcedor cansou de acreditar nas proezas de Rubinho e a Globo tentou outros. Zonta. Burti. E Felipe Massa.
Massa é um piloto razoável, que serviu de espectador na Ferrari quando o finlandês Kimi Raikkonen ganhava o título de 2007. Massa estava na equipe desde o ano anterior, mas não soube usar a experiência em seu benefício. Raikkonen, estreante na Ferrari, foi o campeão. É mais piloto que Massa. Mais competente que o brasileiro.
Até que no ano passado todos os astros se movimentaram em benefício de Massa e da Globo. Quando o título parecia certo - e a câmera da Globo mostrava ao mundo ao vivo a festa de seu pai, Titônio Massa - o "vilão" inglês Lewis Hamilton ultrapassava o alemão Timo Glock e com a quinta colocação no GP do Brasil sagrava-se campeão. Para azar de Massa, da Globo e de quem acreditou que Felipe era o novo ídolo do Brasil.
Sábado Felipe Massa sofreu um acidente inacreditável. Foi atingido por uma mola que picava na pista de Budapeste, Hungria. Nunca se viu nada igual. Felipe bateu. Machucou-se. Teve um corte no supercílio, provocado pela viseira que se despreendeu.
Mas o incidente de Felipe assumiu proporções impressionantes, como se fosse a morte de Senna em Ímola. A Rede Globo passou a dar plantão no hospital de Budapeste, interromper programação para flashes ao vivo, um carnaval sobre o corte de Felipe. Os jornais, que se pautam pelo noticiário da Globo, embarcaram no mesmo ritmo. Fotos na capa. Páginas e mais páginas sobre o pseudo-ídolo. Um clima de velório tomou conta do Brasil, ainda que Felipe não seja Senna, e nem seu acidente tenha tido as proporções da tragédia de 1994.
Um país que padece de ídolos cai em arapucas como a da Globo. É preciso acreditar em alguém, idolatrar um personagem. Kaká está longe. Ronaldinho Gaúcho também. A classe política nunca esteve tão desacreditada. A boa música envelheceu.
Na falta de opções, com o auxílio luxuoso da mídia, Felipe Massa virou herói. Um herói sem passado, sem currículo.
O Brasil, definitivamente, passa por uma pobreza de heróis.


--------

concordo 100% e achei interessante compartilhar
ripado do Terra





kaolhooo is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

29-07-09, 11:59 #2
Acho que esse negocio de "ÍDOLO" e coisa do passado.

Edit:


Last edited by marcelob23; 29-07-09 at 12:08..
marcelob23 is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

29-07-09, 12:00 #3
marcelo, vc leu o texto?


ps: bom texto, mas achei mancada com o massa heheh diminuíram muito o cara, como se ele fosse um lixo, oq ele nao é.

rockafeller is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

29-07-09, 12:07 #4
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
marcelo, vc leu o texto?
Li sim, esqueci de colocar o .

marcelob23 is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

29-07-09, 12:07 #5
hehehehehe
oq esperar de um país onde bundas são exibidas na tv o dia todo e quem tiver a maior, fica conhecido automaticamente?

acho que o brasil não passa por uma pobreza de heróis, acho que o brasil vai demorar a ter outro herói!
os tempos são outros, a mídia é outra.. o contato das pessoas com o "herói" é outro.
Acho que é reflexo dos tempos mesmo..
Vamos lá.
França tem um herói nacional?
canadá? estados unidos?
alemanha?

não consigo lembrar de nenhum..
Tirando o chávez aqui pertinho, não lembro de nada mesmo! aouehuoaeh

NewKa is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

29-07-09, 12:08 #6
idolos e herois

mas heroi anonimo tem pa caralho

ChakaN is offline   Reply With Quote
marcelob23
Trooper
 

29-07-09, 12:10 #7
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
hehehehehe
oq esperar de um país onde bundas são exibidas na tv o dia todo e quem tiver a maior, fica conhecido automaticamente?

acho que o brasil não passa por uma pobreza de heróis, acho que o brasil vai demorar a ter outro herói!
os tempos são outros, a mídia é outra.. o contato das pessoas com o "herói" é outro.
Acho que é reflexo dos tempos mesmo..
Vamos lá.
França tem um herói nacional?
canadá? estados unidos?
alemanha?

não consigo lembrar de nenhum..
Tirando o chávez aqui pertinho, não lembro de nada mesmo! aouehuoaeh
Errado NewKa, o chavez ta lá no mexico, e ta muito longe.


marcelob23 is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

29-07-09, 12:14 #8
Parece aquela velha historia de que o passado eh sempre melhor que o presente.
Claro que nao temos nenhum idolo na atualidade que se compare ao Senna ou ao Pele, nao eh toda hora que isso acontece. Mas nao eh por isso que vale diminuir a importancia do Massa ou do Cesar Cielo. Quem garante que eles nao se tornarao idolos tao importantes quanto em um futuro proximo.... essas coisas nao acontecem da noite pro dia.
Agora, ficar se agarrando ao passado dessa maneira eh deprimente... "A boa muscia envelheceu" Se tivesse nascido naquela epoca, aposto que estaria falando a mesma coisa, tem gente que nunca esta feliz com o presente.

taco is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
29-07-09, 12:14 #9
Concordo plenamente com isso!

O país está sem heróis! E sem heróis, não possui esperança... Não acredita mais em alguém que poderia trazer alguma alegria ou mesmo alguma esperança de melhoras. Todos aparentemente aceitaram um país vendo-o como decadente e não lutam por isso.
Muitos que conheço lutam para um dia poderem viver fora...
E mesmo aqueles que talvez pudessem ser tidos como ídolos simplesmente se foram para fora!
O próprio futebol que é uma das maiores alegrias do povo (já que o Brasil é o país do futebol, né? balela agora!) possui jogadores que só querem ir para Europa e ganhar dinheiro. Ganhar tanto dinheiro sem ter com o que gastar!!!!!!!!

Me pergunto se eu verei algum herói, algum ídolo novamente, neste país em que vivo... Já que não vejo isso desde 94. Minhas últimas lembranças de acreditar assim são de quando o Brasil foi Tetra, e quando eu via o Ayrton Senna (mas não me lembro muito bem pois eu tinha 8 anos de idade...).

Minha esperança é na música, mas aqui é difícil valorizar uma boa música e apenas lixo é escutado em cada esquina... Pelo que consigo acompanhar das bandas que gosto e são brasileiras, já fico muito feliz em elas conseguirem caminhar (muitas vezes com as próprias pernas e não com gravadoras sangue-sugas) e levarem um pouco de felicidade e esperança transformada em melodia e harmonia até aqueles que QUEREM escutar.

Chronos is offline   Reply With Quote
WoSs
Trooper
 

PSN ID: wos85 Steam ID: wilianos
29-07-09, 12:18 #10
hehe nossa.. texto muito bom.. hehe

WoSs is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
29-07-09, 12:18 #11
Taco, concordo que no presente, todos dizem que o passado era muito melhor.
Mas realmente, ao meu ver falta alguém que consiga falar e ser ouvido por todos! Agora existem heróis próprios de cada um dos grupos na sociedade. Não há mais uma unanimidade... Não há mais voz do povo. Há vozes dos povos...
Falta alguém pra unir toda essa galera!!!

Chronos is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

29-07-09, 12:19 #12
estados unidos nao tem ídolos?
Obama é oq entao? primeiro presidente negro da historia, democrata
nussa, sem contar a porrada de artistas, atletas, atores q sao semi-deuses nos estados unidos
pra gente pode nao parecer, pq nao moramos lá
mas se tem uma coisa q os EUA têm de sobra, sao ídolos.
assim como os outros países citados
todos têm seus heróis, mas como nao moramos lá, nao sao tao evidentes pra gente

rockafeller is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
29-07-09, 12:26 #13
ce sabe que a aprovacao do obama esta abaixo da aprovacao do bush no mesmo periodo, né?

Jeep is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
29-07-09, 12:27 #14
eu achei o texto bem tosco, na verdade, pq ele traz opinioes estritamente pessoais como se representasse a nacao no q diz
o massa eh sim um idolo pra um piloto de kart, por exemplo, e tem sim meritos e conquistas ao longo da carreira, por mais q o pulha do autor tente desmerece-las ou ignora-las, e isso eh independente da opiniao dele ou do circo global

o AUTOR carece de idolos, e nao os brasileiros
o lula eh um idolo sem precedentes pra base da piramide social brasileira, por mais questionavel q isso seja
o cielo nao eh soh idolo como tb eh referencia pra qualquer esportista brasileiro q sonha alto, assim como a maurren maggi, o hipolito, a selecao de volei, de futsal e varios outros campeoes/medalhistas

a postura da globo nada mais eh q um resquicio do ufanismo militar, q leva a massa a exaltar, por exemplo, o QUINTO lugar da ze ruela la na natacao
"ai.. tava com dorzinha nas costas, diarreia, ai ai!"
QUINTO LUGAR, PORRA! NAO TEM MEDALHA! NAO TEM PODIO! NAO TEM FOTO!
e la vai a globo dar corda e correr atras do draminha dela
mimimi, passei muito sufoco e me dediquei muito pra chegar aqui.. pera.. SOH VC, PORRA?! TODO MUNDO Q TA AI, CARALHO!
e la vamos nos exaltar o melhor entre os piores! e viva o recorde LATRINOAMERICANO q ela bateu! falta criar comparacoes imbecis pra exaltar a mediocridade, algo tipo "nunca antes uma nadadora canhota nascida em santa maria, vestindo uma touca amarela e maio azul escuro nadou tao rapido!!! OMFG!!!!!"
"ai ai perdi minha vara antes do salto e foi por isso q nao ganhei a medalha!", "a equipe foi lenta no meu reabastecimento e por isso nao cheguei em primeiro!", "escorreguei no tablado e por isso nao fui o melhor!", "o juiz me prejudicou!", "as buzinas desconcentraram os jogadores!", etc etc etc etc

a situacao eh critica mais na exaltacao da mediocridade (RRRRRRRRRRRUBINHO!) do q na falta de idolos (falta?).. por isso q eu gosto dos russos e do bernardinho
os caras viram MAQUINAS em nome da MOTHERLAND! e o bernardinho xinga ate qdo alcança o topo das conquistas "AEEEEEE VENCEMOS!" - MAS FOI DE TRES A DOIS, PORRA! - "mas a gente ganhou o mundial! somos campeoes! viva!" - VIVA O CARALHO! TRES A DOIS! TEM Q TREINAR MAIS PQ TEM Q SER TRES A ZERO!

e um erro do pensamento brasileiro eh o cara buscar o TITULO, e nao a META PESSOAL
americano vira colega de faculdade de medalhista olimpico e nem sabe disso pq o cara nao buscava ser heroi e aparecer na tv, e sim a medalha: ser o melhor entre os melhores
ele nao se abala com o pensamento de "omg o pais inteiro ta me vendo pela tv" pq ele sabe q o adversario dele eh ele mesmo, e nisso os russos sao FODAS!
aqui o cara fica em 10º lugar, desfila em carro aberto e cobra pra dar palestra
alem disso, os grandes campeoes/herois/idolos brasileiros sao notaveis pela dedicacao ao q faziam

logo, faltam idolos ou falta empenho?

Fura Olho is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

29-07-09, 12:28 #15
eu vi isso ontem huhu 40% de reprovacao neh? foda!
o kra pegou uma bomba na mao... o que o obama ta se fodendo ca opiniao publica eh pq ele nao coloca FEAR nas pessoas e nao eh exibicionista

pq no geral (fora guerra) ele ta fazendo tanto quanto o bush

ChakaN is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

29-07-09, 12:28 #16
axo q o cara so vira idolo quando vem sendo acompanhado desde baixoo

oq nao acontece mais, sao tantos atletas, tantos politicos e q como falaram no texto eles nao tem historia e nao tem como vc se espelhar em alguem sem historia

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

29-07-09, 12:29 #17
acho que o kra soh vira idolo se a midia quiser isso, ou for patrocinada para tal

ChakaN is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

29-07-09, 12:39 #18
ah convenhamos
americano é meio sem noçao nesse sentido
"aceitavam" mais o bush por causa da cultura do medo q o mesmo (com a ajuda da midia) disseminou no país, pra depois usar como pretexto pra fazer merda
agora o obamao, só pq nao mandou invadir país nenhum, nao transmite a falsa sensaçao de segurança e a imagem de q os EUA são a "polícia do mundo", q os americanos já estao acostumados
sem contar o hype absurdo e as expectativas q colocaram em cima dele, no mínimo esperavam q ele fosse o super man

rockafeller is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

29-07-09, 12:50 #19
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
o AUTOR carece de idolos, e nao os brasileiros
o lula eh um idolo sem precedentes pra base da piramide social brasileira, por mais questionavel q isso seja
o cielo nao eh soh idolo como tb eh referencia pra qualquer esportista brasileiro q sonha alto, assim como a maurren maggi, o hipolito, a selecao de volei, de futsal e varios outros campeoes/medalhistas
Lembrou bem, tem bastante gente foda... Selecao de volei acabou de ganhar o titulo da liga mundial... Maurren Maggi ganhando ouro em pequim tb foi foda... esse autor viajou

Quote:
aqui o cara fica em 10º lugar, desfila em carro aberto e cobra pra dar palestra
Lembrei do livro mais fail da historia (apesar de que ele ja tinha feito sua parte)

 

taco is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
29-07-09, 13:49 #20
gostei da opinião do fura
enfim, acho que tá tendo um certo fim do "romantismo"

sei lá, ia gerar uma extensa discussão, globalização, internet, muita informação, acesso fácil a elas...
por isso se destacar hoje em dia é teoricamente muito mais difícil do que antigamente, já que hoje muitos fazem as coisas em alto nível e antigamente apenas alguns se dedicavam a determinada atividade

acho que, como falaram aqui no topic estamos cheios de heróis anônimos do tipo, trabalhador ganhando salário mínimo sustentando 10 cabeças, bombeiros e policiais arriscando a vida por merreca, etc etc. mas até nesse caso (salário mínimo pra 10) caberia espaço pra críticas do tipo "aff se é pobre pq faz tanto filho porra, faz só 1 e trata bem etc etc." enfim, tudo hoje em dia tem resposta, causas enraizadas, globalização e afins

kaolhooo is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
29-07-09, 14:00 #21
Quase tudo acaba na questao "de que lado vc esta".

Eu acho admiravel o trabalho dos bombeiros, basicamente pq o cara nao age de supetao, ele ja sai sabendo onde vai se enfiar de antemao, e vai assim mesmo. So que eu nao sei se acharia tao bonito se fosse meu marido (ui!) ou meu filho ou meu pai.

Jeep is offline   Reply With Quote
osterne
Trooper
 

29-07-09, 14:08 #22
Se não me engano.. já teve um texto muitoooo parecido com esse.

Me parece igual.. mesmos idolos antigos, só que atualizado com novos "idolos".
Alguem lembra?

osterne is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

29-07-09, 14:15 #23
+zin pro Fura Bolo.

EDIT: You must spread some... who fucking cares?

Biel is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

29-07-09, 15:06 #24

Buwem is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
29-07-09, 15:17 #25
o texto é perdido e parece ter sido feito por uma pessoa sem qualquer tipo de informação/argumento...

realmente nao temos idolos (nao comparaveis aos de antes), mas essas pessoas ainda sao lutadores, cielo, massa e outros ja mencionados, sao jovens e com muito tempo ainda pra querer mais...

mas temos grandes grupos de herois, como a seleção de volei q é praticamente imbativel e mesmo eu odiando esse esporte preciso reconhecer o sangue que os caras dao

sim, eu acordo cedo ou de madrugada pra ver o massa correr, gritei pra karalho quando ele passou a chegada e foi campeao por segundos e depois chorei de tao triste quando ele perdeu...

mas o fato que hj os grande idolos sao pessoas escolhidas pela midia, como o Ronaldo que mesmo sem fazer nada (comparado a sua melhor fase) ainda ganhou apelido de fenomeno, como kaka que é um otimo jogador, mas realmente nem de perto chega a ser essa coisa toda, o rubenito mesmo tendo toda experiencia e sua carreira nao foi o maximo na F1

eu ia abri um topico sobre o um programa de merda novo chamado GERAL.COM, falando sobre quanta merda a globo é capaz de fazer e com tao pouco tempo ja tao vendendo CD de uns meninos que nem sabem falar direito...

e tantos outros como stefani, bundas, mulheres frutas e qualquer porcaria...

bju

Soul is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

29-07-09, 15:19 #26
Mais do que com a falta de ídolos eu acho que o Brasil sofre com a falta de antagonismo, de oposição.

marconds is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
29-07-09, 15:20 #27
globo é foda véi
põe e tira presidente, vide lula, collor..

kaolhooo is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
29-07-09, 15:21 #28
...claramente está acompanhando o canal errado de televisão
 

BURNOUT is offline   Reply With Quote
Divinov
Banned
 

29-07-09, 15:22 #29
Ídolo brasileiro, hoje, tenho o Miguel Nicolelis, cara owna

Divinov is offline   Reply With Quote
Gabeleu
Trooper
 

PSN ID: GABELEU
30-07-09, 08:45 #30
Tina Turner
“We Don't Need Another Hero”

Out of the ruins
Out from the wreckage
Can't make the same mistake this time
We are the children
The last generation
We are the ones they left behind
And i wonder when we are ever going to change
Living under the fear 'till nothing else remains
We don't need another hero
We don't need to know the way home
All we want is life beyond thunderdome
Looking for something we can rely on
There's got to be something better out there:
Love and compassion
That day is coming
All else are castles built in the air
And i wonder when we are ever going to change
Living under the fear 'till nothing else remains
All the children say:
We don't need another hero...
So, what do we do withour lives?
...
Will our story shine like a light?
...

Gabeleu is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

30-07-09, 14:03 #31
Cielo quebra jejum de 25 anos, leva ouro e bate recorde mundial dos 100 m livre



http://www1.folha.uol.com.br/folha/e...2u602647.shtml

taco is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
30-07-09, 14:09 #32
carai
o cara eh um monstro e o demente ainda ousou dizer q ele nao eh idolo

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Camper
Trooper
 

30-07-09, 14:27 #33
cielo é FODA
já superoude longe o Gustavo Borges e cia que querendo esse eduardo tessler ou não eram ídolos pra muita gente

Camper is offline   Reply With Quote
lalah
Trooper
 

30-07-09, 14:39 #34
(1) e +zinho pro Fura Olho!

lalah is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:41.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.