Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default Voltarei a comprar CDs

01-08-09, 01:55 #1
Hoje fui na saraiva trocar um dvd que eu ganhei no aniversário e peguei aquele cd novo do skank.. Sabem quanto custou? R$ 15,00! Porra, é o preço de cd de 10 anos atrás!

Encarte bonitinho, cd legal.. Se mais lançamentos estiverem nessa faixa de preço definitivamente eu volto a comprar cds.





MdKBooM is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

01-08-09, 01:58 #2
mto bom!
se ficar nos 12-15 reais tá valendo MESMO.

última vez q vi tava tudo 20

NewKa is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
01-08-09, 02:00 #3
era pra ser o preço, 10~12 reais

mas o povo quer lucrar ao extremo, tomam nu cu mesmo

vamo ve se pelo menos isso nao foi uma promoção da loja do que um preço base

kakarotto is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

01-08-09, 02:08 #4
ta barato pq é do skank.

gusto is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

01-08-09, 02:09 #5
só compro cd se for muito fã da banda, pra guardar mesmo (não necessariamente vou ouvir o cd, só passar pra mp3 e guardar o cd)


Last edited by MansoN; 01-08-09 at 02:16..
MansoN is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

01-08-09, 02:21 #6
faz uns 10 anos que nao compro cd

o ultimo cd que comprei nem foi pra mim
foi para dar de aniversario

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-09, 02:34 #7
Quote:
Postado por gusto Mostrar Post
ta barato pq é do skank.
obvio
tente comprar algo q presta, como um cd de jazz importado
60 conto pra cima

rockafeller is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

01-08-09, 02:48 #8
Ué, mas cd importado é caro mesmo. Sempre foi, sempre vai ser. A gravadora gringa cobra em dólar, o distribuidor ganha sua grana, tem o custo de transporte, o imposto de importação, etc. Se você só ouve música estrangeira - e de certa maneira não posso me excluir desse grupo, afinal, só peguei esse cd por estar trocando um dvd que ganhei - acaba pagando caro para ter algo legal.

MAS, o propósito do tópico não é falar que consigo QUALQUER CD a esse preço, mas sim mostrar que HÁ ESPERANÇA na redução do preço dos cds..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
01-08-09, 02:52 #9
Me sinto mal ao lembrar que o ultimo CD q comprei foi o CD de estreia do Blink182 , uns 12 anos atras.


Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
obvio
tente comprar algo q presta, como um cd de jazz importado
60 conto pra cima
duh

Sephiroth is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-09, 02:55 #10
ueh to falando serio
obvio q cd do SKANK vai ser barato
lixo mainstream nacional
pega o cd CAMINHO DAS INDIAS q vai ser o mesmo preço
ok, nem preciso falar de jazz, pega QUALQUER COISA Q PRESTA, tipo um cd dos stones ou do bob dylan, 40 pila no minimo

rockafeller is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

01-08-09, 05:46 #11

Buwem is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

01-08-09, 06:40 #12
qualquer coisa que presta o cara cita 2 gringos e nao cita nenhum brasilerio... pqp esse rocka é o cara mais baba ovo do mundo de qualquer pessoa que nao seja brasileira.. aoehaoh

=*

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

01-08-09, 06:45 #13
Concordo com o Lobão e com o Buwem, o CD é um produto vagabundo demais para custar o que custa e já nasceu falido. Com o padrão de acabamento e os materiais que são utilizados na manufatura, eu considero uma mídia que DESVALORIZA totalmente o produto principal que é o trabalho do artista. Esse é um dos motivos que levaram as pessoas a desistir de comprar a mídia física, além do compartilhamento de arquivos e preço exorbitante dos originais. A arte dos antigos LPS tinha muito mais importância da apresentação na percepção de qualidade do produto final do que a arte dos CDs, que é praticamente irrelevante.

A verdade é que o CD é um produto incompleto para os padrões de mercado atuais. Nessa condição nenhum CD deveria custar mais do que R$15 reais, ainda mais dada a pouca disposição que as pessoas tem de pagar por um produto tão vagabundo.

Eon is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

01-08-09, 07:48 #14
Parem de frescura.. Não fosse o mp3 prostituindo totalmente a música ninguém reclamaria dos cds.. Saudosismo tem limite.

Lembro até hoje da magia que foi abrir e escutar o primeiro cd que a minha mãe comprou.. Aquele disco brilhante numa capinha pequena e com um som limpo.. É tudo uma questão de perspectiva. Comparar com aquelas capas de papelão nojento que eram embalados os vinis?

Abram os olhos. O ritual de abrir a mídia de música continua o mesmo. Vocês que têm baixado muita mp3 e esqueceram..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
01-08-09, 08:36 #15
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
obvio
tente comprar algo q presta, como um cd de jazz importado
60 conto pra cima
o kra quer misturar gosto com preço e se caga todo... pqp...
se ta pagando SÓ taxa de importação.. pq o mesmo cd la fora eh preço de banana
vai ver o preço de um cd do caminho das indias na europa (se eh q isso existe)... a comparação é a mesma...

as gravadoras falharam em nao perceber o potencial que o MP3 possuia e falharam novamente em nao conseguir arrumar um jeito de ganhar dinheiro com isso (oq eh BEM dificil!) e se atentaram demais em disputas de direitos autorais e uma midia ja bem ultrapassada q é o CD.. entao merecem se foder

OrGg is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
01-08-09, 10:30 #16
nao compro mais cd pq acho muito caro pagar + 20 reais por um cd que talvez escute uma vez eaaehuaehuae

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

01-08-09, 10:37 #17
cd eh uma midia mto podre hoje em dia , 1 cd inteiro pra 12 musicas holy shit , vinil é pior ainda ...

portabilidade plz.

PS: itunes ka-chinnng

sibs is offline   Reply With Quote
Fim
Trooper
 

PSN ID: oFim
01-08-09, 10:45 #18
LP > CD

Fim is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-09, 10:47 #19
buwem, vale salientar q a qualidade sonora do vinil é incrivelmente superior à do CD.

pampas, nao tenho culpa se nao tem nada q presta no brasil atualmente
sorry

ok vo usar um exemplo real q aconteceu comigo, comprei um CD do CARTOLA pra uma amiga de aniversario, e paguei 45 reais.

rockafeller is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
01-08-09, 10:52 #20
esse mercado é muito burro.
nego fica tentando meter na cabeça do pessoal de comprar cd, mas não entendem que é muito mais fácil colocarmos 500 mp3 no som do carro e não ter o trabalho de ficar trocando de cd no meio do caminho.

se os virgens perdessem alguns dólares pesquisando e criando um tipo de arquivo com uma certa proteção e e vendessem essas músicas em pendrives ou whatever (porra, um pendrive de 128mb é 5 reais)... quem sabe desse certo?

a tendência mudou MUITO...
a baianada mudou o foco. é mais fácil tu procurar um player de música pra carro/casa com entrada usb do que com entrada de cd.

e os pontos negativos a galera ae já disse, passar num buraco e fuder o cd inteiro, dá algum tranco dentro do player e o cd despedaça todinho... e no final você não ganha porra nenhuma. a qualidade de uma mp3 é igual a do cd. a única coisa que ganhamos é uma caixinha bem vagabunda, que geralmente quebra, e uma capa que na maioria das vezes não lemos.

drakiN is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

01-08-09, 10:53 #21
MdKBoom, a Saraiva tem cartão fidelidade.
Se você vai mesmo voltar a comprar Cd's, vale a pena fazer.
Ficadica.

NITRO is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
01-08-09, 12:16 #22
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
buwem, vale salientar q a qualidade sonora do vinil é incrivelmente superior à do CD.
??

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Camper
Trooper
 

01-08-09, 12:28 #23
.
Quote:
Postado por wikipedia
Entusiastas defendem a superioridade do vinil em relação às mídias digitais em geral (CD, DVD e outros). O principal argumento utilizado é o de que as gravações em meio digital cortam as freqüências sonoras mais altas e baixas, eliminando harmônicos, ecos, batidas graves, "naturalidade" e espacialidade do som. No entanto estas justificativas não são tecnicamente infundadas, visto que a faixa dinâmica e resposta do CD não supera em todos os quesitos as do vinil. Especialmente quanto se trata de nuances que nos sistemas digitais são simulados através de técnicas de dithering.

Os defensores do som digital argumentam que a eliminação do ruído (o grande problema do vinil) foi um grande avanço na fidelidade das gravações. Os problemas mais graves encontrados com o CD no início também foram aos poucos sendo contornados. Os sucessores do CD, o DVD-Audio e o SACD, oferecem largura de banda e amostragens superiores ao CD, apesar de sua baixa penetração no mercado, devido à proliferação do MP3, um formato digital independente de mídia, mas com notáveis perdas de qualidade de som devido aos algoritmos de compactação de dados.

Camper is offline   Reply With Quote
pacoquinha
Trooper
 

Steam ID: dspacoca
01-08-09, 15:04 #24
vai na americanas, tem mais lixo a 9,90 dinheiros

pacoquinha is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

01-08-09, 15:06 #25
e qual seria o próximo passo? cartões de memória ?

marz is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

01-08-09, 15:27 #26
Compro cd de bandas/artistas que gosto pra caralho, mas na intencao de colecionar mesmo.. sem ver esse lado de se VALE a pena.. 20R$ qqr um gasta num almoco, n vejo mal pagar no cd dum artista que merece.

NeckrO is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

01-08-09, 15:32 #27
lol que discussão besta
mp3 > cds
pendrives > cds
cds > vinil

quanto menor, melhor
quanto mais couber, melhor
easy
praticidade ppl

ps.: prestigiar o artista comprando cd??? artista não ganha quase nada com compra de cds...cada show dos filhos da puta é uma fortuna, e é assim que eles ganham dinheiro..quanto a gravadora, que se foda! it's the evolution, baby!

AcquiencE is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
01-08-09, 16:15 #28
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
??
?? o que, rapá?
não me tire do sério.. HUE

nem OUSE questionar tal afirmação.
tks!

didz is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
01-08-09, 16:41 #29
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
Se mais lançamentos estiverem nessa faixa de preço definitivamente eu volto a comprar cds.
AZAR O SEU.

drakiN is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

01-08-09, 16:49 #30
Quote:
Postado por marz Mostrar Post
e qual seria o próximo passo? cartões de memória ?
Nunca viu "Compre um celular e ganhe o novo album da Whatever no cartão de memória!"?

u3663 is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

01-08-09, 16:50 #31

Buwem is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-09, 17:30 #32
"cds > vinil

quanto menor, melhor"



rs, stfu.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
01-08-09, 17:46 #33
LP até pode ter um som melhor.. mas é quase imperceptivel com aparelhos normais.. pelo menos eu nunca percebi alguma diferenca entre os 2..

e CD é beeem mais sussa de se manter do que um vinil

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

01-08-09, 18:47 #34
Quote:
Postado por Fim Mostrar Post
LP > CD
Correto. Em tamanho.

 


Nove e Noveeiinnnta, meu!

Hobbes is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

01-08-09, 19:03 #35
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
obvio
tente comprar algo q presta, como um cd de jazz importado
60 conto pra cima
um cd de música erudita gravada num estúdio fodão sai +- por esse preço. Mesmo CD importados de bandas boas são caros.

Eu queria voltar a comprar CDs só q as lojas especializadas já acabaram. O jeito agora é comprar DVD dos shows...

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

01-08-09, 19:22 #36
NUNCA que o som do vinil é melhor que cd. A wikipedia pode falar o que quiser, mas obviamente que não é.

Arruma um player antigo e compare o som. Pelamor, o cd é um milhão de vezes mais nítido.

Daí vão falar "ah mas não sei o que da largura de banda etc". Bixo, foda-se a largura de banda ou os aspectos técnicos. Eu escuto um cd e um vinil e acho o som do cd infinitamente superior. Eu já testei isso, colocar um cd e um vinil iguais pra notar a diferença. O som do vinil é muito mais abafado, de muito pior qualidade.

O problema da resposta dos cds, que aí sim, o tempo de leitura é realmente maior, a gente resolveu com mp3. Agora é instantâneo.

E quanto ao mp3 perder visivelmente a qualidade isso também não é verdade. Perde qualidade? Sim, mas não visivelmente. Se você trabalhar com edição de áudio ou afins a perda de qualidade será notada e fará diferença, mas pelamor, vai dizer que a mp3 de 192kbps que eu escuto no meu ipod tem a qualidade bem mais baixa que a do cd?

Então eu tenho problemas no ouvido, porque pra mim a mp3 fica perfeita.

Em resumo: eu sei que perde qualidade, mas essa perda é tão ínfima para nós (não profissionais da área) que não faz a MENOR diferença.

E se você quiser uma música mais elaborada, como a música clássica, por exemplo, existem os "Lossless audio compression", que não existe nenhuma perda de qualidade e o arquivo fica muito menor que a wav.


As produtoras foram burríssimas em suas estratégias para a década de 90 e agora vão pagar o preço. O mercado não perdoa.


Nem a pau que eu volto a comprar cd. Pagar 15 reais pra vir meia hora, quarenta minutos de música? Com 15 reais eu compro 15 mídias (ou até mais) e meto 700mb de mp3 em cada uma. E não, a qualidade não fica visivelmente inferior, mesmo quando colocado em som potente, com sub forte. Fica perfeito.

O vinil e o cd estão mortos, vocês gostando disso ou não. Vida longa e próspera ao mp3, ogg, mpc, etc etc etc


Last edited by Baron; 01-08-09 at 19:35..
Baron is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
01-08-09, 19:31 #37
Eu gostaria de comprar CDs, se fosse por volta de 9 reais.

Never Ping is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-09, 20:30 #38
baron, LP reproduz frequencias q o cd nem sonha
se vc nao ouviu diferença vc é NB, só isso

isso é algo de conhecimento geral
nao acho q galera ainda gosta tanto de LP só pq é antigo
DJS de verdade só usam LP, e é por esse motivo, e nao preciosismo

rockafeller is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

01-08-09, 20:42 #39
Sim, eu sou NB nos aspectos técnicos de música.

E não, só vi diferenças para pior na comparação LPx CD. Também não conheço ninguém que prefira LP, a não ser por preciosismo.

É verdade, os DJs usam mais LP mesmo. A única coisa é que para o meu ouvido não faz diferença (pelo menos não nos equipamentos deles, que devem ser bons e filtrar aquele som abafado do lp). Então pau na máquina de mp3.

Baron is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
01-08-09, 20:43 #40
DJs ainda usam LP? eu fiquei sabendo que tava saindo uns equipamentos novos que era soh colocar a musica digitalizada nele.. nao precisava mais do LP pra zuar a musica

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
01-08-09, 20:46 #41
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
DJs ainda usam LP? eu fiquei sabendo que tava saindo uns equipamentos novos que era soh colocar a musica digitalizada nele.. nao precisava mais do LP pra zuar a musica
Existem mixers que fazem o esquema similar aos discos de fazer som tocar em baixa velocidade, alta velocidade e etc. Mas sei la, hoje em dia ta normal um DJ mixar com um notebook tambem...

E sim, ainda vendem-se discos, mas em lojas especializadas.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

01-08-09, 20:56 #42

Buwem is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-09, 21:03 #43
Quote:
Postado por Many Kalaveraa Mostrar Post
DJs ainda usam LP? eu fiquei sabendo que tava saindo uns equipamentos novos que era soh colocar a musica digitalizada nele.. nao precisava mais do LP pra zuar a musica
isso existe ha muito muito tempo
inclusive tem os CD-J da vida, em q da pra usar CDS e "zuar a musica" do mesmo jeito
isso sem contar os softwares de mix q existe a rodo por ai
por isso eu disse DJS DE VERDADE (nao de eletronico, obviamente)

rockafeller is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
01-08-09, 21:44 #44
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
E quanto ao mp3 perder visivelmente a qualidade isso também não é verdade. Perde qualidade? Sim, mas não visivelmente. Se você trabalhar com edição de áudio ou afins a perda de qualidade será notada e fará diferença, mas pelamor, vai dizer que a mp3 de 192kbps que eu escuto no meu ipod tem a qualidade bem mais baixa que a do cd?

Então eu tenho problemas no ouvido, porque pra mim a mp3 fica perfeita.

Em resumo: eu sei que perde qualidade, mas essa perda é tão ínfima para nós (não profissionais da área) que não faz a MENOR diferença.

E se você quiser uma música mais elaborada, como a música clássica, por exemplo, existem os "Lossless audio compression", que não existe nenhuma perda de qualidade e o arquivo fica muito menor que a wav.
po, cara.. 192kbps? se vc falasse 384+ eu até aceitaria.. vc tá ouvindo no volume 3? pq a diferença é imensa
mesma coisa de filmes: assiste um filme com 2mbps e outro com 5mbps. a diferença é grotesca

claro que em um fone de ouvido a diferença pode até não ser percebida. mas no som do meu quarto (5.1 q não é lá essas coisas), eu consigo perceber uma diferença imensa entre mp3 e cd, principalmente em volumes mais altos.

mas enfim, anos que não compro cd e provavelmente continuarei assim.

e essa discussão entre vinis é bem parecida com religião lol

Holocaust is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

01-08-09, 21:44 #45
lol mermao
a diferença do som do lp pro cd é tão imperceptivel que o tamanho é a maior vantagem do cd sobre o lp, e do mp3 sobre o cd, e assim vai

AcquiencE is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

02-08-09, 00:37 #46
Eu acho o som do vinil superior ao do CD, nem sabia que havia um grupo de pessoas que achava o mesmo. Claro que existem os ruídos e pequenas falhas ocasionados pela agulha velhíssima e os frisos maltratados, mas o som é espetacular. Minha vó há algum tempo atrás pediu que eu arrumasse o toca vinil dela mesmo depois deu insistir que ela usasse um toca cds. Eu achei a coisa toda imbecil, mas avó é avó e geralmente não se deve contrariar. Depois de malemal arrumado fui testar o aparelho e aquilo foi um belo tapa na cara. Parecia que o som era vivo, como se as cordas fossem tracionadas ali do meu lado. O tímbre do piano, do violino, do violão e das vozes eram incrívelmente reais. Eu não entendo muito dos aspectos técnicos, mas acredito que essa sensação acústica se deve ao fato do som ser analógico, uma operação mecânica mesmo. Quando você toca um vinil é o atrito da agulha que produz um ruído, ao mesmo tempo que quando tocamos um instrumento de cordas ou percussão é a operação de atrito das mãos, cerdas, baquetas, cordas e tambores que formam o ruído sonoro. Até mesmo a voz é o farfalhar das cordas vocais por uma unidade de ar. Essa qualidade de impacto parece impossível de ser reproduzida digitalmente. A melhor forma para de descrever as diferenças sensoriais daquilo que ouvi é comparar o som ao vivo de um piano com o som digitalizado (ou sampleado) do teclado.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-08-09, 02:35 #47
exatamente
no vinil vc ouve as nuances da parada, umas pequenas "falhas", qualquer mínimo detalhe, é muito foda
uma vez eu tava viajando num vinil, nem lembro oq era pra falar a verdade, e ouvia quando o cara batia a unha na corda, ta ligado... aquele som de unha
ou às vezes qdo a corda dava aquela tremida qdo vibra muito e tal
muito intenso
nem se compara na moral
atualmente prostituiram muito a musica... galera sempre ouve musica como complemento pra algo... ir na academia, ficar no pc, qualquer merda
ninguem pára pra "ouvir musica", sentado numa poltrona ou um puff, nao fazendo nada senao ouvir a musica
dai pra atingir o "high fidelity" level, nada como um LP player bom + um fone de ouvido "studio reference", para a ultimate sound experience

eu ainda terei um LP player modernao e animal, assim como uma belíssima coleçao de LPs

rockafeller is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

02-08-09, 13:31 #48
trastejar

ShadoW is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

02-08-09, 15:00 #49
DVD a 9,99 na Lojas Americanas fazem minha alegria. E só filme do tipo Crepúsculo dos Deuses, Era uma Vez no Oeste, Curtindo a Vida Adoidado, Um Estranho no Ninho, Golpe de Mestre, Show de Truman, etc. Fora Trilogia "De Volta para o Futuro" por 24,99.
CD de música ao meu ver teria que ser ainda mais barato, mas de qualquer jeito é bom saber que produtos bons estão saindo a preços mais justos. Além de ser a forma mais simples e eficaz de combater a pirataria.

Vassourada is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

02-08-09, 16:42 #50
vinil sem duvida tem qualidade melhor que de cd.

vinil = analógico = muito mais preciso.

mas ai fica a questao quanto de bitrate precisaria ter pra que nossa audição não conseguisse diferenciar o digital do analógico.

sibs is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:34.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.