Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
Default Crônica - Pão

24-03-12, 23:28 #1
Quote:
O Pão
 

- “Sal, açúcar, fermento, farinha e água.” – explico para a Gabriela, enquanto misturo os ingredientes que compõem o pão.
- “Só isso?” – ela, curiosa.
- “A gente pode acrescentar um monte coisas, variar o tipo de farinha, colocar cereais de toda sorte, óleos de diversas fontes, leite ou ovos, mas a base é isso mesmo que eu falei.”
O espanto dela, imaginando o mistério da transformação daquela mistura num alimento tão saboroso, levou-me num segundo à minha infância, cotovelos na mesa, olhos atentos às mãos mágicas de minha avó Ady - profunda conhecedora da arte de lidar com aqueles elementos.
Tantas vezes estive ao seu lado, ouvindo suas dicas, sujando minhas mãos de farinha, fitando como se faziam pães de milho, de minuto, broas e um pão - meu preferido - que ela chamava de caçonah (e grafava assim) e sobre o qual não encontro nenhuma referência... Curiosamente, embora goste de cozinhar, passei anos sem me aventurar a fazer pão e, desde a primeira vez em que me atrevi a fazê-lo sozinha, já adulta - na verdade, depois de me tornar mãe -, a presença de minha avó é muito forte, quase uma companhia física.
A receita de estréia dizia bem no comecinho: “derreta o fermento com o açúcar”. Como assim “derreter” um sólido com outro sólido? Foi só misturar para eu me lembrar... Era a festa da fermentação! E toda vez é a mesma coisa. A alegria das leveduras recebendo alimento é compartilhada por mim que, desde menina, sempre gostei do cheiro que elas exalam nessa hora.
Tudo é poesia no preparo do pão!
O pão é avesso ao corre-corre da vida moderna. Exige tempo, espera. A pressa é vã! É preciso atenção, compreensão, às vezes, resignação. Escuto vovó dizer, por vezes desapontada, espiando a massa que descansava: “hoje o dia não está para pão.”
Não é à toa que o pão simboliza tanta coisa...
 

Preparo o alimento para o corpo, enquanto alimento minha alma. Povoam-me bons pensamentos, memórias caras e desejos sinceros! Marota, gosto de brincar com a massa, de sentir sua textura enquanto avalio o quanto basta de farinha. Chamo minhas filhas para trabalhar um pouco e me divirto com a gastura da Clara que não gosta que nada grude em suas mãos pequeninas. Elas maceram o alecrim e o acrescentam à receita. Termino sovando a massa com vontade, expiando todo e qualquer sentimento ruim.
Ponho o pão para assar. Mais espera. Já faz um tempo que persigo incansável o que simbolicamente vejo crescendo no forno, como uma bela representação daquilo que procuro: o pão é leve! Viva a leveza! Sua massa respira e se enche de ar.
Vou à sala e flagro minhas meninas inflando seus pulmõezinhos com o cheiro que vem da cozinha. “Hum... O pão tá pronto, mamãe?” Que bom que ele é generoso e sua massa dobra de tamanho. Talvez por isso eu não tenha feito pão antes de ter uma família.
Por fim, o pão nos reúne à mesa, em comunhão. Três gerações: minha avó, eu, minhas filhas. Desta vez é uma focaccia.
Escrevi numa letra de música que fiz, ainda inédita:
“Riso de criança que chega
No alpendre o cheiro de pão
A alma bem sertaneja
Dos tempos de lampião!”
O pão é isso. É simples. Mas guarda a sabedoria de tempos imemoriais!
Flávia Ferraz

Uma crônica de uma musicista aqui de BH que achei muito legal. E como sei que pão é um assunto muito serio e respeitado na DS, sei que devo compratilhar!





Chronos is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

24-03-12, 23:31 #2
Mal li mas fiquei decepcionado por não ser 'crônica do chronos'.

Stranger is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-03-12, 23:50 #3
Eu acho que ele se perde pq ele comeca com dialogos e depois perde-se em outros sonhos e um final que acha-se triunfal, porem sem contar como ficou o gosto do pao que fez.

Never Ping is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
24-03-12, 23:59 #4
Não li.. pão no cu dele ráááá

deadcow is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-03-12, 02:30 #5
Não gostei muito. Posso explicar meus critérios, se alguém achar que vale a pena

Zedd is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
25-03-12, 03:38 #6
poupe-nos

Zigfried is offline   Reply With Quote
gori
Trooper
 

25-03-12, 11:19 #7
eu escrevi uma cronica esses dias tb, segue:

e tinha um japonês na janela
ao som de Celso Russomano
sonorizado
sono risado
ruim são os manos
e caiu no sono.

SANTOS, Igor - Pitágoras e Outros Teoremas, 2012

espero q gostem amgs, bjs

gori is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
25-03-12, 11:38 #8
Pão?
Jeep?

chrysler is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

25-03-12, 12:03 #9
Eu não gosto do affair com a palavra "corre-corre moderno", "agito do dia-a-dia" ou qualquer coisa que faça parecer que nossos antepassados tivessem tempo livre pra bater punheta à todo momento.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
25-03-12, 13:36 #10
uhauhauhauhae boa WW!

deadcow is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
26-03-12, 08:31 #11
Claro que só podia ser o chronos

Kensha is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
26-03-12, 09:26 #12
Quote:
Postado por Kensha Mostrar Post
Claro que só podia ser o chronos
AEAIUAUHAIEHAIOEHAEHAEAUI
btw, ótima cronica. gostei muito
só que ao contrário

zorba is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

26-03-12, 23:56 #13
Pao Serious Businnes.

diferent is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

27-03-12, 01:47 #14
Aqui só gostamos de pão feitos na máquina. Né Jeep?

gusto is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 13:20.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.