Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
gusto
Trooper
 

Default Venezuela e Equador enviam tropas para fronteira da Colômbia

04-03-08, 05:07 #1
A Venezuela e o Equador deslocaram no domingo tropas para a fronteira com a Colômbia em reação a um ataque aéreo das forças colombianas contra guerrilheiros abrigados em território equatoriano. A ação, segundo Caracas, pode desencadear uma guerra.

No caso venezuelano, o deslocamento inclui tanques e aviões, e os diplomatas do país foram retirados de Bogotá. É o pior atrito entre os dois países nos últimos anos. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou o fechamento da embaixada do país em Bogotá por prazo indeterminado.

O governo do Equador expulsou o embaixador colombiano em Quito e retirou o seu de Bogotá, acusando a Colômbia de ter violado propositalmente sua soberania.

A Colômbia pediu desculpas pela incursão militar, mas disse que a operação contra o acampamento dos rebeldes era necessária porque seus soldados estavam sendo alvos a partir do lado equatoriano.

Mas o governo colombiano, aliado dos EUA, disse também ter encontrado no acampamento documentos que vinculam o presidente esquerdista do Equador, Rafael Correa, aos guerrilheiros. A acusação é negada pelo Equador porque a evidência não foi apresentada a escrutínio público.

"Deus nos livre de uma guerra, mas não vamos permitir que violem nosso território soberano", disse Chávez.

A operação militar de sábado resultou na morte de Raúl Reyes, considerado o número 2 da guerrilha Farc, a maior da Colômbia. O ataque usou aviões de combate e tropas em terra mobilizados contra um acampamento no Equador, num duro golpe contra o grupo guerrilheiro mais antigo da América Latina.

Chávez já alertou que incursões em seu país podem "causar uma guerra" e ameaçou enviar seus caças russos contra a Colômbia caso as tropas do país façam na Venezuela o mesmo tipo de infiltração que houve no Equador.

Tanto Chávez quanto Correa acusaram o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de mentir a respeito do ataque. A Colômbia disse ter agido em "legítima defesa", sem a intenção de violar a soberania equatoriana.

Mas Correa disse que os aviões colombianos invadiram espaço aéreo equatoriano enquanto os guerrilheiros dormiam, e que helicópteros levaram soldados até dentro do acampamento rebelde.

"Foi um massacre", disse Correa. "Encontramos até corpos baleados pelas costas. Não permitiremos que isso fique impune."

As forças venezuelanas entraram em alerta, e Chávez prometeu apoio "até o final" para o Equador.

Os Estados Unidos, que dão expressiva ajuda a Uribe no combate a guerrilheiros e narcotraficantes, informou estar monitorando os fatos depois da "reação estranha" de Chávez.

A França pediu moderação aos envolvidos e voltou a defender uma negociação que leve à libertação de reféns das Farc, inclusive a da política franco-colombiana Ingrid Betancourt.

Em nota citada pelo governo venezuelano, as Farc disseram que a morte de um líder envolvido na negociação sobre os reféns não afeta o processo.

Analistas acham improvável que ocorra uma guerra, porque o interesse de Chávez seria apenas inflamar seus partidários, mas sem abrir mão dos alimentos vendidos pela Colômbia, importantes num momento de escassez de gêneros essenciais na Venezuela.

http://noticias.terra.com.br/mundo/i...EI8140,00.html





gusto is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

04-03-08, 07:31 #2
É eu li isso ontem antes de dormir. Eu também acho que não vai resultar em guerra, mas certamente tenho medo daqueles dois malucos.

punisher is offline   Reply With Quote
blacksheep
Trooper
 

04-03-08, 07:59 #3
Attention whores!!

blacksheep is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

04-03-08, 09:33 #4
Se tiver o Brasilis se envolve? De que lado?

u3663 is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
04-03-08, 09:40 #5
O Bush deve tar torcendo muito pro chavez jogar uma espoleta que seja ali na Colômbia heaueuahueah

Se tiver treta (duvido) o Brasil deve ficar do lado da onde tá a grana ué heuahea JÁ PENSO O LULÃO TOMA PARTIDO DO CHAVEZ HAEAHEUAHEUAH EU DECLARO GUERRA AO LULA DAE HUAHEUAH

tdf is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
04-03-08, 09:41 #6
Quote:
Postado por Saico
Se tiver o Brasilis se envolve? De que lado?
tacando uma bomba por engano na bolivia.

 

ragauskas is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
04-03-08, 09:49 #7
isso tem tantos níveis de ridicularidade que fica difícil descrever quem é o mais tosco/ mais errado nessa história.

queria que tivesse uma guerrinha pros EUA arrumarem uma desculpa pra passar o rodo nas FARC.
mas dificilmente os americanos iam se comprometer dessa maneira.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
04-03-08, 09:58 #8
Quote:
Postado por Sephiroth
isso tem tantos níveis de ridicularidade que fica difícil descrever quem é o mais tosco/ mais errado nessa história.

queria que tivesse uma guerrinha pros EUA arrumarem uma desculpa pra passar o rodo nas FARC.
mas dificilmente os americanos iam se comprometer dessa maneira.
Os americanos estão doidos pra arrumar uma desculpa pra varrer o Chaveirinho do mapa, ele que fica de bobeira pra ver se ele não roda rapidinho!

vegetous is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
04-03-08, 10:10 #9
agora o brasil tem q ser maroto
espera eles se matarem, qdo tiver bem fraco, tipo com 2 exércitos em cada território, a gente debulha geral e conquista

Aí rapidinho o lula vai conquistar o objetivo e ganhar o jogo

maxcool is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
04-03-08, 10:11 #10
Chaves nao dá.
É um governo oficial e atualmente é o 2o mais bem armado da América Latina.
Talvez até o 1o.
Teriam que declarar guerra contra a Venezuela.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Kovsky
Trooper
 

04-03-08, 10:45 #11
conquistar asia, america do sul + 1 continente a sua escolha!

Kovsky is offline   Reply With Quote
Sonny
Trooper
 

04-03-08, 10:47 #12
enquanto uns evoluem, outros declinam.

Sonny is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
04-03-08, 11:26 #13
qdo eu jogava war nao tinha tank, q revolução no jogo eh essa?

ragauskas is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
04-03-08, 11:34 #14
Quote:
Postado por maxcool
agora o brasil tem q ser maroto
espera eles se matarem, qdo tiver bem fraco, tipo com 2 exércitos em cada território, a gente debulha geral e conquista

Aí rapidinho o lula vai conquistar o objetivo e ganhar o jogo
(1)

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
04-03-08, 13:40 #15
deviamos atacar pelo chile, segundo a arte da guerra do maninho de oculos la

percezione is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
04-03-08, 13:42 #16
Tou na espera...

StorM is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
04-03-08, 13:51 #17
um ataque bem planejado assim, teve mão dos eua

yahoo!? is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
04-03-08, 14:06 #18
po
varre logo esses lixos do mapa e deixa os recursos pra gente

kaolhooo is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
04-03-08, 17:04 #19
Colômbia diz que Farc queriam fabricar bomba radioativa

GENEBRA (Reuters) - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pretendiam obter material radioativo para fazer uma "bomba suja", disse o vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, nesta terça-feira.

Santos afirmou durante Conferência de Desarmamento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, que arquivos encontrados nos computadores de Raúl Reyes, o número dois das Farc, mostraram que o grupo estava em negociação para adquirir material radioativo com a intenção de construir uma bomba.

A Colômbia disse no sábado que suas tropas haviam matado Reyes em uma operação dentro do território do Equador. O incidente provocou uma enorme tensão diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela.

http://noticias.br.msn.com/artigo.as...mentid=6398564

yahoo!? is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

04-03-08, 17:25 #20
Brasil tem tanto medo de guerra, que é capaz de doar as armas pra quem tiver precisando, nao acredito que o Brasil vá entrar em guerra, caso a guerra se instale mesmo, o brasil vai ser a Base dos Eua e logicamente lutará do lado da colombia.. e o lula vai ficar chorando em casa...

se o brasil resolver apoiar a venezuela.. perde a credibilidade com o resto do mundo.. ora bolas, lutar ao lado de 2 maniacos e uma guerrilha..

Mas como eu vi na tv, a colombia tem mais é que pedir desculpa ao equador por ter violado seu território, e após o pedido de desculpas começar a se explicar, motivos os quais eu entendo perfeitamente.. mas se um filho da puta entrar no brasil pra matar alguem e sair vazado com toda fama deles sem ao menos pedir desculpa.. é no minímo um super abuso, a meu ver.. é a colombia mostrando que o equador nao tem soberania.. e isso realmente é caso de guerra.. ainda mais pro Chaves que diz que não, mas ta loco pra escrever seu nome com mais força na história.. maniaco do caralho.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
redskull
Trooper
 

Steam ID: dmatov
04-03-08, 18:17 #21
isso ainda vai dar mto merda!
esse chavez axa q eh o novo cheguevara, fidel castro

redskull is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

04-03-08, 18:27 #22
Hehe o foda é que a Colombia rodava fácil... Tem chavista dentro do exército colombiano.

e, se rolar uma guerra, os EUA iam financiar a Colombia por baixo dos panos, mas não acho que entrariam diretamente

s p o o l is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

04-03-08, 18:35 #23
sobre a bomba atômica, parece que foi acordado que só os EUA podem detonar o mundo.. olhando pro mundo, embora eles sejam porcos, existem piores que precisam e e usariam bem mais facilmente esse tipo de guerra suja.. e só por isso concordo com o controle que a ONU deve fazer disso..


eu nao sei se chavez tem uma bomba atômica, nao sei quanto custa um laboratorio ultra-secreto, com material, mao de obra e tecnologia adequada para construirem uma bomba atômica, sei que os EUA, o japao tem, a china tem, a korea do norte tem, alem de grana o país precisa de soberania, imagina se os EUA tivessem invadido o japão ao invés do iraque, será que não iam descobrir um laboratório com missil de tudo que é tipo com ogivas nucleares acopladas..


é uma pouca vergonha o falso moralismo, mas isso vem de berço, é da raça, do sucesso e da ostentação.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
redskull
Trooper
 

Steam ID: dmatov
04-03-08, 18:59 #24
a Russia tb tem bomba atomica, não?

redskull is offline   Reply With Quote
Scapegoat
Trooper
 

04-03-08, 22:32 #25
Com vizinhos doentios como o Chávez, me preocupa a negligência do nosso governo quanto às nossas forças armadas nos últimos anos.

Acho também que o Lula não seria insensato a ponto de apoiar o Chávez caso isso realmente tome proporções de guerra. Com toda certeza perderia o apoio de vários países (EUA inclusive) e a sua tão sonhada cadeira no Conselho de Segurança da ONU.

Scapegoat is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

04-03-08, 22:44 #26
Quote:
Postado por maxcool
agora o brasil tem q ser maroto
espera eles se matarem, qdo tiver bem fraco, tipo com 2 exércitos em cada território, a gente debulha geral e conquista

Aí rapidinho o lula vai conquistar o objetivo e ganhar o jogo
Concordo com a tua estratégia, mas em vez de mandar a cavalaria, acho que devemos ser mais práticos:

 


WOLOLOOO!!!

_j5 is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

04-03-08, 22:46 #27
Quote:
Postado por redskull
a Russia tb tem bomba atomica, não?
Pergunta pra formiga...

rá... ta bom eu sei que foi podre... mas é oldschool ao menos, hihi.

_j5 is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

04-03-08, 22:59 #28
duh
nem se o Lula-QI<90 quisesse apoiar o chávez, ele conseguiria
capaz q seria assassinado 1 dia depois de falar uma asneira dessa em publico
(se alguem tiver sniper + silencer eu me proponho)

chavez come merda total
como disse o clovis rossi hoje, as FARC sao piores q os terroristas, pois esses ainda têm fins políticos (às vezes)
as FARC abandonaram há mto tempo os ideais políticos, e se tornaram em delinquentes q vivem do narcotráfico e do dinheiro de sequestro; agem exlusivamente para se manterem, à margem da sociedade e da justiça comum
em suma, nao faz o menor sentido qualquer país que seja (mesmo o retardado do chávez) defendê-los
concordo q a colômbia invadir o território equatoriano é condenável, mas porra, alguém tem q fazer alguma coisa, já que o lixo do Chávez e seu amigao Correa nao fazem merda nenhuma, a nao ser serem inertes, se nao complacentes com esse bando de vagabundo que é as FARC.


Last edited by rockafeller; 04-03-08 at 23:12..
rockafeller is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
04-03-08, 23:18 #29
Quote:
Postado por Saico
Se tiver o Brasilis se envolve? De que lado?
Abrindo as comportas de Itaipu e depois uma invasão massiva na argentina alagada.

colher is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

05-03-08, 20:22 #30
As forças armadas colombianas são mais bem treinadas e mais bem equipadas que as venezuelanas (com os cumprimentos do Tio Sam).
A Venezuela é tão paia que comprou uma pá de caças e não tem pilotos treinados suficientes pra assumir todos os caças.
Colômbia dá um pau em qqr um da América do Sul, exceto no Brasil, graças ao nosso enorme contingente.

Isso é só o Chavez querendo pagar de fodão.

jacu is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
05-03-08, 20:28 #31
bah
deu em pizza isso

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
05-03-08, 21:01 #32
Quote:
Postado por Many Kalaveraa
bah
deu em pizza isso

EA cancela o lançamento do Battlefield 2008: War on Latin America
Imparcialidade entre países é o principal motivo

Never Ping is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

06-03-08, 14:14 #33
ter contingente grande sendo que vc faz parte dele nao significa nada.. pois podemos até ganhar a guerra pelo contingente.. o problema vai ser, quem vai contar a história...

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-03-08, 19:19 #34
Com os dados do notebook, prenderam um traficande de armas fodao que comprava armas pra eles na tailandia:

http://www.noticias24.com/actualidad/?p=12632

Cae el mayor traficante de armas del mundo, gracias a los datos del PC de Reyes

03:59 pm | 06 Mar 2008 |
 
331 comentarios
| 59,937 views
 

Victor Bout, uno de los delincuentes más buscando y considerado el mayor traficante de armas del mundo, ha sido detenido hoy en Tailandia. Su ubicación ha sido posible gracias a los datos encontrados en el PC del fallecido lider de las FARC Raúl Reyes.

Foto: Efe

Así lo reseña El País de España:
Fue “El señor de la guerra” en el cine y el traficante más poderoso del mundo, segun Amnistía Internacional. Una operación global ha terminado con el arresto de Victor Bout, uno de los delincuentes más buscados, acusado de comeciar con Al Qaeda, los talibanes y las FARC, y cuya vida fue llevada a la gran pantalla y protagonizada por Nicolas Cage.

El traficante ha sido detenido en Tailandia a raíz de la incursión del ejército colombiano el pasado sábado en Ecuador en la que murieron varios guerrilleros, incluido el segundo hombre de las FARC, Raúl Reyes. Los datos encontrados en su ordenador han permitido seguir la pista de Bout hasta el país asiático.

La policía le ha localizado en el lujoso hotel Sofitel de Bangkok, la capital del país, después de buscarle durante un mes a petición del Departamento Estadounidense Antidroga. El traficante, de 41 años y de origen ruso, estaba acusado de “suministrar armas y explosivos a los rebeldes colombianos”.

El detenido, que según fuentes policiales tailandesas está siendo interrogado por agentes estadounidenses del FBI, se encontraba en Tailandia desde el pasado enero, y durante todo ese tiempo, cambió de hotel en varias ocasiones para eludir el seguimiento al que estaba sujeto. El arresto se produjo mientras mantenía una reunión con otra persona, cuya identidad y nacionalidad no han sido reveladas.

Un informe de Amnistía Internacional de 2005 le consideraba el traficante de armas más poderoso y el que más se había enriquecido con este negocio. El informe le implicaba además en la venta de armas en Bulgaria, Eslovaquia, Ucrania y naciones africanas.

Bout vio truncada su carrera en la KGB tras el colapso de la Unión Soviética y se dedicó a vender armas a naciones en guerra , como Sierra Leona, Angola y la República Democrática del Congo. Licenciado en el Instituto de Lenguas Extranjeras del Ejército Soviético, Bout habla seis idiomas.Fue funcionario del Ejército del aire y sus contactos con Ucrania tras la caída de la URSS le permitieron acaparar un gran arsenal con el que empezó a comerciar ilegalmente.

Tailandia está considerado por los cuerpos de seguridad occidenales como uno de los centros de Asia de trafico de armas y de distribución de documentos falsos.


Jeep is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

06-03-08, 23:25 #35
Quote:
Postado por dos Pampas
sobre a bomba atômica, parece que foi acordado que só os EUA podem detonar o mundo.. olhando pro mundo, embora eles sejam porcos, existem piores que precisam e e usariam bem mais facilmente esse tipo de guerra suja.. e só por isso concordo com o controle que a ONU deve fazer disso..


eu nao sei se chavez tem uma bomba atômica, nao sei quanto custa um laboratorio ultra-secreto, com material, mao de obra e tecnologia adequada para construirem uma bomba atômica, sei que os EUA, o japao tem, a china tem, a korea do norte tem, alem de grana o país precisa de soberania, imagina se os EUA tivessem invadido o japão ao invés do iraque, será que não iam descobrir um laboratório com missil de tudo que é tipo com ogivas nucleares acopladas..


é uma pouca vergonha o falso moralismo, mas isso vem de berço, é da raça, do sucesso e da ostentação.
o Japão não tem exército.

gusto is offline   Reply With Quote
mllr
Trooper
 

06-03-08, 23:47 #36
CAZZO, YURI ORLOV EXISTE MESMO
 


nuss, pago muito pau pra esse filme, muito mesmo


e sobre a crise ali, se o brasil se meter ele define a guerra
temos o melhor exercito de guerra na selva do mundo, pode botar qualquer um na frente NA SELVA, já era

mllr is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

07-03-08, 01:55 #37
sim mllr, temos mesmo
mas quantos combatentes treinados na selva temos? hehehehe

NewKa is offline   Reply With Quote
krusty
Trooper
 

Steam ID: krystu86
07-03-08, 02:04 #38
nka nao precisa ser mtos combatentes nao. . .
os que sao treinados sao treinados pra resistencia e armadilhas esses ja serao suficiente pra conter qualquer forca das americas . .. .(USA eu tenho minhas duvidas)

krusty is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

07-03-08, 02:22 #39
Olha.. para mim os EUA esta envolvido por baixo dos panos, inclusive, os americanos não gostam do Presidente Chaves e depois que ele começou a fazer fama pelo mundo resgastando prisioneiros vocês acreditam que os Americanos iriam deixar barato? estão apoiando a Colômbia a muito tempo com grana então porque não desmascarar o Governo Chaves mostrando que eles na verdade são aliados das FARC?? Não importa se são ou deixa de ser, o problema que os EUA quer que isso pegue fogo mesmo, porque ae eles encontram um motivo para apoiar a Colômbia e descer na Venezuela uma cinta na bunda do Chaves, porém para mim, no meu ponto de vista, isso vai dar em nada, apenas um Páis discutindo com o outro e pronto.. se eles se tocassem não tem nem grana para matar a fome do povo quanto mais bancar uma guerra..

3460 is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

07-03-08, 10:49 #40
Bago inocente.

Sempre há dinheiro para a guerra. Sempre.

u3663 is offline   Reply With Quote
krusty
Trooper
 

Steam ID: krystu86
07-03-08, 11:54 #41
3460 desde sempre o USA ajudou a colombia, desde treinar militares colombianos, vender armamentos mais "baratos", trocar coisas de primeiro mundo deles com informacoes colombianas. concordo qd vc fala que o US and A ta loco pra come o cu do chavez e tbm acho que nao vai dar em nada . . . mes que vem ta tudo normal ja.

krusty is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

07-03-08, 12:53 #42
Quote:
Postado por mllr
 

Filme foda msm, mas pago pau mesmo é pra arte desse cartaz, acho mt bem feita.

NeckrO is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

07-03-08, 15:56 #43
nego ve mta televisao.. se os EUA quiser eles entram no Brasil sem dar um tiro, só de cagaço nosso.. e o cara tem esperança que o exercito brasileiro guenta os EUA na selva.. blz, guenta na selva e o resto.. nem na selva aguenta.. ou vcs acham que na guerra vao ficar com pena das arvorezinhas??

dos Pampas is offline   Reply With Quote
krusty
Trooper
 

Steam ID: krystu86
07-03-08, 16:31 #44
Esse é bom entendedor

krusty is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

07-03-08, 23:34 #45
Quote:
Postado por dos Pampas
nego ve mta televisao.. se os EUA quiser eles entram no Brasil sem dar um tiro, só de cagaço nosso.. e o cara tem esperança que o exercito brasileiro guenta os EUA na selva.. blz, guenta na selva e o resto.. nem na selva aguenta.. ou vcs acham que na guerra vao ficar com pena das arvorezinhas??
se tiver guerra aqui com certeza vai ser pela nossa fauna/flora/recursos em gerais, taca uma bomba vai adianta?

ShadoW is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
08-03-08, 09:33 #46
ja "fizeram" as pazes

Jeep is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

08-03-08, 12:38 #47
ja "foi feita" a paz, vc quer dizer haeuhuaehau

rockafeller is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:16.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.