Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
EviLBraiN
Trooper
 

01-07-09, 15:29 #76
Sabe o melhor disso tudo Eon ? É se caso vc esteja ainda em análise, levar isso... trabalhar no pq essa revolta, pq essa necessidade de estar certo, pq a raiva dos psiquiatras, pq a relação dependente que o paciente faz com o médico ( e não o médico com o pct ) te deixa tão puto...





EviLBraiN is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

01-07-09, 15:46 #77
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
O princípio da dependência química é a inabilidade do paciente em lidar com a abstinência do medicamento. Quando a sindrome é muito pesada o paciente corre o risco de tomar o medicamento apenas para se sentir "normal", mesmo depois de "curado". Praticamente todos os medicamentos psiquiátricos se encaixam nessa descrição.

Foi isso que quase aconteceu comigo, e eu achei uma PUTA irresponsabilidade do médico receitar uma coisa tão pesada sem me passar todas as informações antes. Pra ser sincero, eu estive a um passo de processar um dos médicos por isso.

Portanto é potencialmente viciante. Não adianta discordar comigo nisso, porque existe um fórum inteiro na internet feito por pessoas que querem abandonar anti-depressivos e não conseguem. Isso não tem outro nome a não ser vício.
Vou comentar só essa pq acho que é a que pode causar mais dano a terceiros que estão lendo.

A DOENÇA causa alterações no teu cérebro. A medicação corrige, corrige enquanto está presente em circulação no sangue. Se vc para o remédio e passa mal, e a DOENÇA se manifestando. Aparada abrupta do remédio faz efeitos colaterais, por isso que a retirada é lenta e programa. Quando o paciente fez terapia e curou a CAUSA da doença, a retirada lentra e gradual não causa problema algum. Se o paciente tentou retirar o remédio e ficou mal, ou ele tentou retirar de forma errada, ou ele continua DOENTE.

Vc ta colocando as consequencias da DOENÇA no medicamento. Que fique bem claro, o medicamento vai te possibilitar fazer terapia pra obter a cura. Sem ele não seria possível. Se vc ta se sentindo bem e tenta retirar e fica mal, é pq não ta curado.

E isso é apenas para depressão. Apenas uma das várias doença que o psiquiatra trata.

Vc diz que o antidepressivo e patetico pq não cura a doença. Então o antihipertensivo ( remédio pra pressão alta ) tb e patético, pq nao cura a pressão alta. O hipoglicemiante oral ou insulina tb são patéticos, pq não cura o diabetes. Uma quimioterapia ou cirurgia são patéticos, pq o cancer pode voltar. Realmente, sob este ponto de vista a medicina toda é patética. Mas é o que temos.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

01-07-09, 16:08 #78
Quote:
Postado por denial Mostrar Post
Se tivesse só chamando atenção? Mas você vai correr o risco e esperar ver se ele vai estuprar ou não?
Claro que não... mas quem disse que esperar e medicar não são as únicas alternativas possíveis?

- Um psiquiatra poderia entrevistar familiares e conhecer um pouco mais do background do paciente. Meia duzia de telefonemas já esclareceria muita coisa.
- Um psiquiatra poderia levantar o histórico policial do cara, para ver se ele tem um passado de violência ou de drogas.
- Um psiquiatra poderia traçar um perfil sócio-econômico para ver se o paciente se encontra em algum tipo de situação de risco que justifique uma atitude extrema.
- Um psiquiatra poderia reter o paciente numa clínica ou hospital, caso tivesse provas concretas que ele representa um perigo para a sociedade.

Tudo isso requer trabalho investigativo, e trabalho investigativo requer tempo e empenho. Isso deveria ser básico numa área onde os procedimentos diagnósticos são tão primitivos. Todos os psiquiatras no quais eu já fui, além de todos o que eu já ouvi falar, trabalham em consultas de 1 hora. Para entender um ser humano, com todas as particularidades e complexidades, emitir um parecer médico e medicar na base do chute? 1 hora não representa NADA!!!

Isso é algo que deveria ser questionado por todos os pacientes.

Eon is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

01-07-09, 16:31 #79
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Se vc ta se sentindo bem e tenta retirar e fica mal, é pq não ta curado.
Isso é óbvio, mas não é isso que estou discutindo desde o começo.

O que estou discutindo são os problemas que o próprio medicamento causa, seja o paciente administrado saudável ou não, além dos problemas que a própria doença causa, pela abstinência do produto. Sindrome de retirada, se você preferir.

Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Então o antihipertensivo ( remédio pra pressão alta ) tb e patético, pq nao cura a pressão alta. O hipoglicemiante oral ou insulina tb são patéticos, pq não cura o diabetes. Uma quimioterapia ou cirurgia são patéticos, pq o cancer pode voltar. Realmente, sob este ponto de vista a medicina toda é patética. Mas é o que temos.
Antihipertensivo, insulina, quimioterapia e cirurgia. Nenhum deles provoca síndrome de retirada. Por isso eu disse que sua comparação é inválida.

O que eu comecei a sentir depois do tratamento foram dores de cabeça, nauseas, tonturas, "zaps", desorientação, agressividade descontrolada e taquicardia. Nenhum deles é sintoma da doença que eu fui tratar. Todos eles foram provocados por síndrome de abstinência.
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Vc diz que o antidepressivo e patetico pq não cura a doença.
Não, eu não disse isso.

Eu disse: "Quer dizer, o sujeito vai resolver um problema e acaba com vários outros... sem resolver o problema inicial. Patético."

Ou seja, patético é ir ao médico resolver um problema e acabar com vários outros. No meu caso, além dos efeitos colaterais da retirada, a própria dificuldade em abandonar o medicamento por causa deles. Eu poderia ter ficado viciado nessa merda! Se tivesse sido avisado desse risco, teria tentado outras alternativas...

Ainda bem que eu fui forte e conseguir largar, mas até hoje ainda sinto umas paradas estranhíssimas quando movimento a cabeça rápido ou pratico esportes. Anti-depressivos podem até curar determinados pacientes, mas que fique claro que são um veneno. Mexem com a cabeça de um jeito que não dá nem pra explicar.

Qual é Evil, se você trabalha na área você deve estar careca de saber disso!!! Tá recebendo uns trocados da indústria farmacêutica pra fazer uma média? Aqui você está entre Darknerds, pode soltar as podreiras dos bastidores pra gente, a gente gosta...

Eon is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

01-07-09, 17:18 #80
Cara, tem gente que tem deficiência de neurotransmissores o que causa uma enorme tendência para a depressão. E aí os remédios entram...

Gerson is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

01-07-09, 21:07 #81
Existem diferentes tipos de antidepressivos, que possuem atuações bem diferentes.

Eon, vc tomou o e f e x x o r? SR?

E já foi ver se vc não tem um tanto de labirintite ou algo do tipo pra ter essas coisas de quando movimenta a cabeça? Isso certamente não é efeito residual do antidepressivo.

O médico deveria ter te avisado sim, que não pode parar de tomar abruptamente, mas antidepressivos não causam dependência do jeito que vc falou.

A coisa de muitas vezes ter de testar vários é pq cada pessoa é diferente, cada cérebro é diferente, mesmo que os outros sistemas tbm sejam diferentes em cada pessoa, o cérebro é muito mais, as adaptações que acontecem de pessoa pra pessoa com a historia de vida, com a experiencia, as diferentes conexões que se formam. O SNC tem é altamente dinâmico, mutável, plastico.

Conhecemos apenas parte das ligações necessárias para que ele funcione, mas nunca TODAS as conexões suficientes pra que vc seja vc e diferente de mim, por isso nunca é possivel prever todos os efeitos de um psicofármaco em cada pessoa.

Depressão não é uma doença, não tem etiologia conhecida, definida, é um transtorno, uma sindrome que reúne um conjunto de sintomas similares mas que tem causas e funcionamentos diferentes.

Uma depressão funcional nunca ficará boa com remédios, eu muitas vezes tenho de conversar com o psiquiatra que acompanha meu paciente pra que ele pare de tentar curar o paciente, trocando de medicação, ou aumentar a dose, pois nenhuma delas vai funcionar perfeitamente, o paciente não vai estabilizar, nem atingir o que se consideraria um humor "normal", só com o remédio. Mas pra que meu trabalho como terapeuta seja eficaz em geral eu preciso do boost no humor que o remédio dá.

Em outros casos, como transtorno bipolar, por exemplo, parte do meu trabalho é fazer com que o paciente continue tomando os remédios que, no caso, são horriveis, tem efeitos horrorosos, mas são absolutamente necessários.

Suricatta is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

02-07-09, 15:09 #82
Aleluia, uma alma sensata pra me ajudar...

Sabia que tem gente q toma antihipertensivo e fica broxa ? Sério mesmo, tem gente q vai no médico curar pressão alta e sai broxa.

Sabia que tem gente q vai no médico curar cancer e dae toma quimioterapia e cai cabelo, vomita horrores, fica com nausea, tontura, fraco... serio...

Tudo na vida eh custo x benefício.

O que aconteceu com vc foi triste, vc precisou de ajuda, procurou 4 médicos e nenhum conseguiu te ajudar. ( não entendo ate agora pq foi em 4 psiquiatras q se formaram no mesmo local esperando q algum deles fosse diferente um do outro )
Mas essa tua experiência negativa não te dá o direito de falar o que não sabe e desencorajar quem esta lendo a tomarem antidepressivos no futuro caso necessario.

A suricatta explicou bem, não existe cura milagrosa pra depressão. É um empenho forte de todos os lados.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

02-07-09, 16:35 #83
"A suricatta explicou bem."
uehuhuea
viva a internet.

Gerson is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

06-07-09, 19:27 #84
Quote:
Postado por Suricatta Mostrar Post
E já foi ver se vc não tem um tanto de labirintite ou algo do tipo pra ter essas coisas de quando movimenta a cabeça? Isso certamente não é efeito residual do antidepressivo.
É sim Suricatta, tontura é um efeito colateral bem documentado dos SSRIs. A dependência física também:

"Antidepressants such as SSRIs have some dependence producing effects, most notibly a withdrawal syndrome. However, their dependence producing properties are not as significant as benzodiazepines. For example SSRIs have little to no abuse potential unlike benzodiazepines.[36] SSRIs are addictive as discontinuing their use is known to produce both somatic and psychological withdrawal symptoms. Since physical dependence is a reality, discontinuation should be discussed with a medical practitioner before beginning treatment with this class of drugs."

Nesse link tem mais uma porrada de informação sobre o assunto, vale a pena ler se você trabalha com isso: http://www.benzo.org.uk/healy.htm


Last edited by Eon; 06-07-09 at 19:37..
Eon is offline   Reply With Quote
cridaum
Banned
 

06-07-09, 19:32 #85
Terapia de pobre é cachaça!

ps : vou ler o topic, depois edito meu post!

cridaum is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

06-07-09, 19:53 #86
Eon, tava falando de vc ainda ter isso anos, meses depois de ter parado, a que vc teve pouco tempo depois com certeza foi. Mas como eu disse existem antidepressivos e antidepressivos, por isso perguntei qual vc tomava. Esse que eu comentei é um que dá sintomas de retirada muito fortes, é horrivel, na verdade sempre me pergunto pq os psiquiatras usam esse como primeira escolha em muitos casos.

Como o texto que vc mesmo postou fala, os antidepressivos tem um potencial de abuso muito baixo, no sentido de que nào é comum as pessoas tomarem rpa dar barato, e isso é uma das caracteristicas necessárias pra se falar em dependencia de alguma droga, ok?

Ocorre sim neuroadaptação com o uso, que leva a esses sintomas de retirada, por isso ela deve ser feita com acompanhamento e gradualmente, mas alguns causam isso mais que outros. Pra maioria das pessoas os sintomas de retirada de fluoxetina por exemplo são quase imperceptiveis, já o e f f e x o r, costuma dar efeitos sérios. A forma antiga dele dava problema se atrasasse o remédio meia hora pra vc ter ideia.

A neuroadaptação é uma das coisas envolvidas na dependencia, mas não é a unica. Como vc mesmo viu, passou mal sem o remédio, mas depois que o mal estar passou não quis voltar a tomar, não foi uma escolha dificil. Quando as drogas causam dependencia mesmo, a pessoa tem vontade de tomar mesmo que não tenha mais os efeitos da abstinencia, pq em geral elas dão barato tbm, entende?

Pra caracterizar como dependencia precisa de mais que a sindrome de abstinência. Tem que ter, por exemplo, descontrole do uso: tomar mais vezes ou uma dose maior do que pretendia, ter outras atividades prejudicadas por perder tempo buscando ou pensando em usar a droga, tem de se comportar compulsivamente em relação a ela.

Muitas pessoas falam de não conseguir abandonar os antidepressivos, não por dependencia no sentido que quem trabalha com isso fala, mas no sentido que não conseguem ficar com um humor não deprimido sem os remedios. Isso ocorre muitas vezes ou pq a pessoa não seguiu o tratamento adequadamente, tempo e frequencia corretas, ou pq é uma depressão que tem outros fatores envolvidos, que precisa de terapia, trabalho, e muitas vezes as pessoas tbm não estão dispostas a ter esse trabalho pra resolver. As vezes ter problema é importante pra algumas pessoas, sabe?

Nem toda depressão sara com remédios, nem toda depressão precisa de remédios, nem toda depressão sara com terapia, nem toda depressão precisa de terapia. É algo muito individual, pelos motivos que falei antes, não dá pra encaixar todo mundo numa formula certinha, e nem todo médico, e nem todo psicólogo estào preparados pra fazer isso.

Existem muitos profissionais ruins por ai, ou ruins pra lidar com uma pessoa específica, ou com um tipo de pessoas. Mas tbm existem profissionais bons.

Suricatta is offline   Reply With Quote
Sonny
Trooper
 

07-07-09, 00:14 #87
Quote:
Postado por Suricatta Mostrar Post
Existem diferentes tipos de antidepressivos, que possuem atuações bem diferentes.

Eon, vc tomou o e f e x x o r? SR?

E já foi ver se vc não tem um tanto de labirintite ou algo do tipo pra ter essas coisas de quando movimenta a cabeça? Isso certamente não é efeito residual do antidepressivo.

O médico deveria ter te avisado sim, que não pode parar de tomar abruptamente, mas antidepressivos não causam dependência do jeito que vc falou.

A coisa de muitas vezes ter de testar vários é pq cada pessoa é diferente, cada cérebro é diferente, mesmo que os outros sistemas tbm sejam diferentes em cada pessoa, o cérebro é muito mais, as adaptações que acontecem de pessoa pra pessoa com a historia de vida, com a experiencia, as diferentes conexões que se formam. O SNC tem é altamente dinâmico, mutável, plastico.

Conhecemos apenas parte das ligações necessárias para que ele funcione, mas nunca TODAS as conexões suficientes pra que vc seja vc e diferente de mim, por isso nunca é possivel prever todos os efeitos de um psicofármaco em cada pessoa.

Depressão não é uma doença, não tem etiologia conhecida, definida, é um transtorno, uma sindrome que reúne um conjunto de sintomas similares mas que tem causas e funcionamentos diferentes.

Uma depressão funcional nunca ficará boa com remédios, eu muitas vezes tenho de conversar com o psiquiatra que acompanha meu paciente pra que ele pare de tentar curar o paciente, trocando de medicação, ou aumentar a dose, pois nenhuma delas vai funcionar perfeitamente, o paciente não vai estabilizar, nem atingir o que se consideraria um humor "normal", só com o remédio. Mas pra que meu trabalho como terapeuta seja eficaz em geral eu preciso do boost no humor que o remédio dá.

Em outros casos, como transtorno bipolar, por exemplo, parte do meu trabalho é fazer com que o paciente continue tomando os remédios que, no caso, são horriveis, tem efeitos horrorosos, mas são absolutamente necessários.
e' XR.
agora tem o V A L D O X A N, que e' novo e dizem que e' muito bom.

Sonny is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

07-07-09, 00:55 #88
Bah gurizada, esse assunto realmente me interessa mas eu to TÃO fudido na faculdade, não dá pra ler tudo... será que não dá pra alguém fazer um resumo das partes mais legais que falaram aí?
Sem sacanagem, eu não queria esperar pra ler nas férias porque até lá o tópico vai cair e eu vou esquecer
=(

Zedd is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

07-07-09, 01:25 #89
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post

Nesse link tem mais uma porrada de informação sobre o assunto, vale a pena ler se você trabalha com isso: http://www.benzo.org.uk/healy.htm
Eon, não tinha visto essa parte do seu post, li o texto e tem coisas bem interessantes, mas uma coisa que ele confunde é que o e f f e x o r seja um SSRI (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), ele atua tbm na noraepinefrina, e tem sido esse remédio especifico que as pessoas tem reportado problemas graves para abandonar, ele mesmo recomenda trocar para p r o z a c (que é um SSRI), ou hipérico (erva de são joão) que é um antidepressivo fitoterapico que atua em diversos sistemas, e ai fazer a redução gradual.

Mais alguns links sobre esse remédio em especial (todos da primeira pagina do google):
Um artigo bem feito da Wikipedia: http://tinyurl.com/cosdu (wikipedia)
Petição pra proibição do remédio por causa desses efeitos de retirada: http://tinyurl.com/2rao5l (petition online)
médico contando de como o trabalho é feito para que os médicos receitem esse remédio: http://noticias.terra.com.br/ciencia...maceutico.html

Você não tem esse mesmo tipo de ocorrencia pra fluoxetina (p r o z a c).

Sonny, eu confundi o nome mesmo, Slow release, eXtended release :P


Last edited by Jeep; 07-07-09 at 12:32..
Suricatta is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 01:01.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.