Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
marconds
PHD em Dota 2
 

Default Caso bizarro! [DS Advogados]

13-09-08, 22:05 #1
Não to pedindo ajuda nem nada, é mais pra relatar um caso bizarro que passou pelas mãos da minha irmã e que me contou enquanto eu tava estudando o Código Penal.

Um homem perambulava pela noite da cidade, nas proximidades de um cemitério e decidiu fazer uma visita aos mortos. Ao mesmo tempo, uma mulher prestava homenagens à um túmulo aberto e desmaiou, caindo dentro do túmulo. Acontece que a mulher tem aquela doença de desmaiar e perder o pulso e respiração.
Ok, o bêbado passando pela cova e vendo aquele corpo dando sopa, decidiu fazer sexo com ele. A mulher recobra a consciência e percebe o que aconteceu, vai na delegacia prestar queixa e logo logo chegam no cara.
Moral da história, não sabem pelo que vão processar o cara, se é por vilipêndio ou estupro.
LOL?





marconds is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
13-09-08, 22:07 #2
DS MAFIA NO CARA NOW!

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

13-09-08, 22:13 #3
necrofilo fail

Sekzzz is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

13-09-08, 23:02 #4
faek

ShadoW is offline   Reply With Quote
slashin
Trooper
 

13-09-08, 23:41 #5
 

slashin is offline   Reply With Quote
Kidonpah
Trooper
 

XFIRE ID: kidonpah Steam ID: kidonpah
14-09-08, 00:15 #6
Poatz auhuahuauhauhahuauhahuuha que charge vacilona uhaHUAHUAUHHAUHAHUAUA
mas foi boa ;D

po processa pelos 2 num pode nao?

Kidonpah is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

14-09-08, 10:43 #7
Acredito que nem tenha acontecido de fato, já que esses casos são típicos exemplos que os professores de Direito Penal usam! Bom, mas é possível que tenha acontecido...

Não trabalho com Direito Penal e já tem tempo que não estudo nada na área. É difícil dizer que ele deve responder por vilipêndio de cadáver, simplesmente porque a mulher não era um cadáver. Ela estava apenas desmaiada!

Alguém militante do Direito Penal me corrija se eu estiver errado, mas na minha opinião é caso de Erro de Tipo, ou seja, o cara realmente acreditou que era um cadáver. Então, por mais que o crime por ele cometido tenha realmente sido um estupro, o fato é que o erro de tipo exclui o dolo (ele não teve intenção de estuprar).

Então, já que está excluída a hipótese de estupro e a mulher também não era um cadáver, solta o cara!!! Hehehehe... sei lá!

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

14-09-08, 10:58 #8
 

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

14-09-08, 11:47 #9
fonte é minha irmã
ela trabalha no forum aqui de Santa Maria

marconds is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

14-09-08, 12:21 #10
pics dela :P

aiehAEHAE

Master is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

14-09-08, 12:22 #11
master
ela tem mais testosterona que todos que postaram aqui nesse topic
somados
ehauehae tu não ia querer ver foto dela

marconds is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

14-09-08, 12:24 #12
uhau mas postei pra nao perder a piada ;D

Master is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 13:27 #13
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
Não to pedindo ajuda nem nada, é mais pra relatar um caso bizarro que passou pelas mãos da minha irmã e que me contou enquanto eu tava estudando o Código Penal.

Um homem perambulava pela noite da cidade, nas proximidades de um cemitério e decidiu fazer uma visita aos mortos. Ao mesmo tempo, uma mulher prestava homenagens à um túmulo
Parei de ler na crase.

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 13:29 #14
Quote:
Postado por Kidonpah Mostrar Post
po processa pelos 2 num pode nao?
Óbvio que não.

night is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

14-09-08, 14:50 #15
noooossa vai se fuder com essa merda marconds asduahea

Gerson is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
14-09-08, 15:27 #16
processa ele por ser burro, confudir um morto com um vivo dentro de um caixao aberto e se ela ta la demaiada do nada, ele deve ter caido numa posição esquisita.. e nao toda certinha...

entao ou o cara foi de maldade de comeu a mule na moral, ou é burro e nao sabe a diferença..

faike

Soul is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

14-09-08, 15:40 #17
ninja... o cara descobriu uma brecha no sistema!

 


bug na matrix

intel is offline   Reply With Quote
NobodyYouKnow
Trooper
 

14-09-08, 15:59 #18
haihaoahoahi intel

NobodyYouKnow is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

14-09-08, 16:03 #19
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Óbvio que não.
Como não velho? Sei la.
Já ouvi falar tantas vezes de fulano tar sendo processado por x,y e z.
Isso é informação errada / mal dada?

Gerson is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

14-09-08, 17:03 #20
Caso clássico: calúnia + difamação

Zedd is offline   Reply With Quote
bw
Trooper
 

14-09-08, 17:19 #21
ele é 'processado' por x, y e z quando ele FAZ x, y e z.

ele praticou uma ação só: comer a loca, ou seja, ele estaria OU estuprando OU vilipendiando o cadáver. E acho que nesse caso não é vilipêndio porque não é morte real (catalepsia é morte aparente, se não me engano), então ele responderia por estupro ao meu ver (voltando ao caso do x, y, z: se ele tivesse comido o c* dela TAMBÉM, por exemplo, seria 'processado' por estupro E atentado violento ao pudor).

não sei agora se cabe alguma excludente aí, não to a fim de pensar também hue.

edit: só pra acrescentar, os crimes de estupro e de atentado violento ao pudor são crimes de ação penal privada, ou seja, se procedem mediante queixa (ela teria que 'dar queixa'). Vilipêndio é de ação penal pública.

bw is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 17:22 #22
Não, songer... não é informação errada. Mas aí o cara não é processado pela MESMA CONDUTA e sim por VÁRIAS CONDUTAS.

Não pode ser processado DUAS VEZES por uma única conduta. Isso seria bis in idem.

Eu não posso, por exemplo, espancar alguém até que esse alguém morra, e ser processado simultaneamente por lesão corporal seguida de morte MAIS homicídio. Ou um, ou outro.

Entendeu?

Já calúnia + difamação só pode rolar se ocorrerem DUAS acusações distintas, que se adequem aos tipos penais previstos para CALÚNIA E DIFAMAÇÃO.

Calúnia é imputar FALSAMENTE a alguém FATO OU ATO TIPIFICADO COMO CRIME.
Difamação é atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação.

Então se eu digo: O JEEP ROUBOU PÃO NA CASA DO JOÃO.
Eu estou atribuindo ao Jeep a prática de um CRIME, ou seja, o estou CALUNIANDO.
Se a afirmação for falsa, eu vou responder por CALÚNIA.

Se eu digo: O JEEP SÓ FAZ TRAMBIQUE.
Eu estou atribuindo ao Jeep um fato que é ofensivo à sua reputação.
Seja falsa ou não a afirmação (porque difamação não admite exceção da verdade, exceto se for funcionário público e a imputação seja feita em razão do exercício da função), vou responder por DIFAMAÇÃO.

E se eu digo: O JEEP, ALÉM DE SER UM TRAMBIQUEIRO, ROUBOU PÃO NA CASA DO JOÃO.
Eu estou fazendo DUAS afirmações; uma ofensiva à reputação e outra imputando a ele a prática de um crime.
Vou responder por CALÚNIA E DIFAMAÇÃO.

Mas não posso processar o cara DUAS VEZES o cara por ter comido a mulher que ele pensava estar morta. A conduta é uma só: COMEU A "MORTA". Então ou é vilipêndio a cadáver ou é estupro.

E nesse caso o Quakiller tem razão. O cara acreditou que estava morta, então a intenção (dolo) dele era de vilipêndio a cadáver. Como a mulher não estava morta, ocorreu erro de tipo. E como estupro e vilipêndio a cadáver não têm forma culposa... gg... solta o cara. O artigo 20 do Código Penal diz: "O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de um crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei."

Por isso, nesse caso ele não responde NEM por vilipêndio a cadáver, NEM por estupro.


Last edited by night; 14-09-08 at 17:30..
night is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

14-09-08, 17:31 #23
Quote:
Postado por intel Mostrar Post
ninja... o cara descobriu uma brecha no sistema!

 


bug na matrix
HOAIUHSEUIAEUHSAPEUHASIUEHASIEHAU

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

14-09-08, 17:37 #24
mas uma so conduta pode resultar em dois ou mais crimes, configurando o chamado "concurso formal ou ideal de crimes"

Hades is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 17:48 #25
Sim, tem razão, Hades... mas não é o caso.

Mas enfim, vamos lá...

Quando ocorre o concurso formal? Quando um agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não. Certo?

Mas para haver o concurso, não poderia haver o ERRO, certo? O erro de tipo exclui o dolo. Nesse caso específico, o erro de tipo recai sobre o crime de ESTUPRO (e não de vilipêndio a cadáver). Como não pode ser vilipêndio a cadáver porque a mulher não estava morta, evidentemente que o cara não poderá ser processado por isso (apesar do dolo). Mas como ele também não sabia que ela estava viva, não poderá ser processado por estupro, por causa do erro de tipo e também pelo fato de que não existe estupro culposo.

Sinceramente... depois dessa discussão eu comecei a ficar com a pulga atrás da orelha.

Então, em princípio, eu acho que neste caso o sujeito não responderia por nenhum dos dois crimes (vilipêndio a cadáver / estupro). Pelas razões que já expus. Mas posso estar equivocado...

Vou dar uma lida...

night is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

14-09-08, 18:05 #26
night, eu so queria dizer que a afirmacao do songer nao esta completamente equivocada...

Hades is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 18:15 #27
Bom, vamos por partes...

Segundo a teoria analítica do delito, adotada pelo nosso Código Penal, o crime é: ação típica, antijurídica e culpável. Assim, antes de aplicar a sanção penal, é necessário analisar: a) a existência, ou não, de ação ou omissão típica; b) a existência, ou não, de alguma causa excludente de antijuridicidade; c) a existência, ou não, de alguma causa excludente de culpabilidade.

Agora vamos ao caso concreto. O sujeito passava pelo cemitério e percebeu que o suposto corpo (falsa representação da realidade) estava ali, dando sopa. Decidiu comer a defunta (acreditando que estivesse morta). QUAL ERA O DOLO? O dolo (vontade) era de comer a suposta defunta, portanto, o do artigo 212 do Código Penal:

Quote:
Postado por Código Penal
Art. 212. Vilipendiar cadáver ou suas cinzas:
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Notem que a pena é bastante reduzida nesse crime. Mesmo que o sujeito fosse condenado, se não fosse reincidente, cumpriria a pena em regime aberto porque a pena não chegaria a quatro anos (artigo 33, § 2.º, "b" do Código Penal).

Acontece que a mulher estava viva. Portanto, não há o preenchimento do tipo subjetivo especial do tipo, que é a vontade de aviltar o cadáver. Segundo Regis Prado (1) é "delito de tendência".

Nesse caso, portanto, ocorreu erro de tipo com relação ao crime de VILIPÊNDIO A CADÁVER. Entretanto, tem uma coisa extremamente importante e que não tinha me ocorrido até LER o exato TIPO PENAL do crime de estupro. Vamos lá:

Quote:
Postado por Código Penal
Art. 213. Constranger mulher à conjunção carnal, [b]mediante violência ou grave ameaça[/m]:
Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.
Acontece, meus caros, que nesse caso NÃO HOUVE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA, portanto, o sujeito JAMAIS PODERIA RESPONDER PELO CRIME DE ESTUPRO!!!

Portanto, caso encerrado.

(1) PRADO, Luiz Regis. Elementos de direito penal. v. 2. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. p. 215.

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 18:17 #28
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
night, eu so queria dizer que a afirmacao do songer nao esta completamente equivocada...
Sim, mas com isso eu concordei desde o início.
Como eu falei, "não, songer, não é informação errada".

Enfim...

Depois que eu li o TIPO do crime de estupro, até deixei pra lá a questão do erro de tipo. Isso aí não pode ser considerado estupro NEM A PAU, JUVENAL!

night is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

14-09-08, 19:02 #29
so queria dizer pro nightwolf tomar no cu e parar de usar negrito nos nicks das pessoas

Bombastic is offline   Reply With Quote
bw
Trooper
 

14-09-08, 19:09 #30
boa nightwolf, tinha esquecido do 'violência ou grave ameaça'.
+

bw is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

14-09-08, 19:29 #31
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Nesse caso, portanto, ocorreu erro de tipo com relação ao crime de VILIPÊNDIO A CADÁVER. Entretanto, tem uma coisa extremamente importante e que não tinha me ocorrido até LER o exato TIPO PENAL do crime de estupro. Vamos lá:



Acontece, meus caros, que nesse caso NÃO HOUVE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA, portanto, o sujeito JAMAIS PODERIA RESPONDER PELO CRIME DE ESTUPRO!!!

Portanto, caso encerrado.

(1) PRADO, Luiz Regis. Elementos de direito penal. v. 2. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. p. 215.
ok, então se eu encontro uma guria bebada desmaiada na rua
e eu arrombo ela não é estupro porque eu não usei de violência e nem grave ameaça? :o

marconds is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

14-09-08, 19:34 #32
Muito conveniente a mulher ter a tal doença e estar A NOITE (no qual não funciona neste período).
Mas o mais estranho é ela cair em um túmulo no qual estava aberto e não tinha nenhum morto lá, ela estava prestando benção a um túmulo vazio? A pobrezinha ainda teve o azar de estar passando, justo naquele momento, um necrófilo que pensou "Oba esqueceram-se de enterra uma, olha ela ta quentinha ainda vou manda bala"

ShadoW is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
14-09-08, 19:38 #33
Quote:
Presunção de violência

Art. 224 - Presume-se a violência, se a vítima:
[...]
c) não pode, por qualquer outra causa, oferecer resistência.
e ai, nite?
não tenho a menor idéia aehiua
to curioso

whiplash is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

14-09-08, 19:54 #34
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Acontece, meus caros, que nesse caso NÃO HOUVE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA, portanto, o sujeito JAMAIS PODERIA RESPONDER PELO CRIME DE ESTUPRO!!!
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
ok, então se eu encontro uma guria bebada desmaiada na rua
e eu arrombo ela não é estupro porque eu não usei de violência e nem grave ameaça? :o
sim, como o Nightwolf nos demonstrou, segundo a lei, cu de bebado não tem dono mesmo.

se bem que comer o cu seria atentado violento ao pudor, né?

então o correto seria vagina de bebada ou narcoleptica não tem dono?


de qualquer forma, como eu já falei antes, o cara deu bug na matrix... RESET!
 

intel is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-09-08, 19:59 #35
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
ok, então se eu encontro uma guria bebada desmaiada na rua
e eu arrombo ela não é estupro porque eu não usei de violência e nem grave ameaça? :o
Mas ae acho que vc já sabe que ela está bêbada, e não morta.

Daí seria estupro.

Never Ping is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 20:56 #36
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
so queria dizer pro nightwolf tomar no cu e parar de usar negrito nos nicks das pessoas
Eu uso o negrito para dar destaque quando estou falando com alguém. É óbvio. Não acho que alguém tenha a obrigação de ler todos os meus comentários gigantescos. Por isso, negrito os respectivos nicks quando acho que aquele alguém específico deve olhar o comentário com mais atenção.

E vá você tomar no cu, Bombastic.

night is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

14-09-08, 21:02 #37
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post
Não, songer... não é informação errada. Mas aí o cara não é processado pela MESMA CONDUTA e sim por VÁRIAS CONDUTAS.

Não pode ser processado DUAS VEZES por uma única conduta. Isso seria bis in idem.
Ah, entendi.
Tu meio que se expressou mal no teu quote no Kidonpah.
Valeu a explicação Night.

Gerson is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-09-08, 21:10 #38
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
ok, então se eu encontro uma guria bebada desmaiada na rua
e eu arrombo ela não é estupro porque eu não usei de violência e nem grave ameaça? :o
é estupro sim pq nesse caso a violência é presumida.

Presunção de violência

Art. 224 - Presume-se a violência, se a vítima: Vide Lei nº 8.072, de 25.7.90

a) não é maior de catorze anos;

b) é alienada ou débil mental, e o agente conhecia esta circunstância;

c) não pode, por qualquer outra causa, oferecer resistência.

gusto is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 21:20 #39
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
ok, então se eu encontro uma guria bebada desmaiada na rua
e eu arrombo ela não é estupro porque eu não usei de violência e nem grave ameaça? :o
Pois é. Dolo específico.
Não tem violência ou grave ameaça? Não é estupro.

Mas eu me esqueci de um detalhe importantíssimo: a presunção de violência.

Quote:
Postado por Código Penal
Presunção de violência

Art. 224. Presume-se a violência se a vítima:

a) não é maior de 14 (catorze) anos;
b) é alienada ou débil mental, e o agente conhecia esta circunstância;
c) não pode, por qualquer outra causa, oferecer resistência.
Poderíamos, em tese, forçar a aplicação da alínea "c". Mas eu acho muito forçado querer presumir a violência do estupro num caso em que claramente o dolo era de vilipêndio a cadáver e ocorreu erro de tipo.


Last edited by night; 14-09-08 at 21:29..
night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 21:22 #40
Quote:
Postado por gusto Mostrar Post
é estupro sim pq nesse caso a violência é presumida.
Apesar do meu comentário ter saído 10 minutos depois do seu, eu ainda não tinha visto seu comentário porque tinha deixado a janela aberta pra responder e tinha ido jantar.

Mas, como eu disse acima, neste caso específico, eu acredito que não se aplica a presunção de violência, porque ocorreu erro de tipo. Para haver essa presunção, a meu ver, era necessário o dolo da conjunção carnal com um ser VIVO.

Já no exemplo do marconds, como você bem disse, seria estupro por presunção de violência.


Last edited by night; 14-09-08 at 21:27..
night is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-09-08, 21:27 #41
não é no caso da necrofilia que eu falei da presunção de violencia. foi no outro exemplo que o marconds levantou

"Postado por marconds
ok, então se eu encontro uma guria bebada desmaiada na rua"

gusto is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

14-09-08, 21:30 #42
o "erro de tipo" é quando há a adequação objetiva ao tipo penal (o crime é prevista em lei, como no caso de vilipêndio), mas não há a subjetiva (dolo). Em poucas palavras: o cara não sabia o que tava fazendo. Vou citar um exemplo para esclarecer: o cara vai pro meio da floresta caçar veados com o amigo, chegam lá de noite, montam a barraca e dormem. de manhã, o cara é acordado por barulhos estranhos, olha pra fora e vê um vulto do lado de fora da barraca. Dá um tiro pensando que é um veado, mas era o amigo. Ainda há a distinção entre erro de tipo Inescusável ("imperdoável" ou EVITÁVEL) e Escusável (perdoável, onde a maioria das pessoas estaria suscetível a cometer o mesmo erro). Enfim, tô com bastante pressa, mas acho que deu pra sacar, né?
Nesse caso citado pelo marconds, há tanto o preenchimento do tipo objetivo (vilipêndio), como do subjetivo (o sujeito age com dolo, com a intenção de vilipendiar o cadáver - que, no caso, não era um cadáver), portanto não caberia a extinção da culpa do sujeito..

marz is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 21:42 #43
Pelo amor de Deus, SHUT THE FUCK UP!

NÃO TEM COMO COMETER VILIPÊNDIO A CADÁVER SE NÃO HÁ CADÁVER, PORRA!!!

A discussão em torno do erro de tipo é sobre a existência de ESTUPRO e não sobre o vilipêndio a cadáver, ATÉ PORQUE NÃO TINHA NENHUM CADÁVER!

PS.: Você tem alguns minutos para editar a EXTRAORDINÁRIA merda que você escreveu.

night is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-09-08, 21:44 #44
marz, então se eu furtar, por exemplo, um livro do Nightwolf e quando chegar em casa eu perceber que na verdade o livro é meu, eu havia emprestado pra ele há muito tempo e tinha me esquecido.
eu cometi furto? ahuheuhaea

gusto is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 21:45 #45
Fail incrível do marz... impressionante.

Vou concordar com tudo o que ele disse na hora que ele conseguir me mostrar o preenchimento do tipo objetivo (vilipêndio ao cadáver de uma pessoa viva). OAUHeOUAHEuoAe!

night is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
14-09-08, 21:51 #46
fail

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

14-09-08, 21:55 #47
e no caso de uma invasão de mortos-vivos?
se vc comer uma morta-viva, será vilipêndio, estupro ou suicídio?

intel is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 21:57 #48
oHOAHOuehAOUHEUOAHEOUEA intel...

night is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

14-09-08, 21:57 #49
realmente, aí incorre o CRIME IMPOSSÍVEL. (crime impossível é o contrário do erro de tipo: há o fator subjetivo - dolo -, mas não o objetivo. Por ex: não se pode matar uma pessoa morta)

Nightwolf, eu não entrei no mérito do crime que o filho da puta cometeu, só tava esclarecendo o que tu tinha falado, seu filho da puta
CRIME IMPOSSÍVEL, porra. Não há vilipêndio em pessoa viva
E VAI TOMAR NO CU
perco 5 minutos da minha vida pra contribuir e nego cai em cima como se eu tivesse aqui pra flamear
enfim, falou >:\

marz is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 21:59 #50
Eu não estou me referindo ao VILIPÊNDIO A CADÁVER e sim ao ESTUPRO quando falo do erro de tipo.

Aprenda a LER.

E não estou caindo em cima... é que você interpretou errado o foco da discussão. É óbvio que é crime impossível. ÓBVIO. Não tem como vilipendiar um "cadáver" vivo. O que se discute é: QUAL SERIA, ENTÃO, O CRIME? E muita gente pensou que pudesse ser estupro. Mas não pode porque, quanto ao estupro, ocorreria: 1) ausência de tipicidade da conduta (porque não houve violência nem grave ameaça) ou; superada essa hipótese, 2) erro de tipo.

Copiou?

Não há vilipêndio em pessoa viva? JURA?! E que diabos eu estou falando há trocentas horas neste tópico?
Falou merda e agora quer consertar?


Last edited by night; 14-09-08 at 22:05..
night is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

14-09-08, 22:14 #51
Todo mundo já entendeu!

gg.

Só queria saber do marconds se ele criou esse topico só pra a gente ajudar em alguma questão de "dever de casa" da facul... pq na boa, esses casos são típicos exemplos passados pelos professores de graduação... manjadíssimos!!!

Igual aquele exemplo de crime impossível: Tício quer matar a esposa, abre o guarda roupa e pega a espingarda. Aponta a arma para a mulher e aperta o gatilho, mas na arma não há balas. Logo, crime impossível! Duh...

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
14-09-08, 22:25 #52


Esse exemplo que o marz deu pra erro de tipo também é clássico nas faculdades. Mas eu conhecia com URSO. Acho que a utilização de VEADOS no exemplo é coisa mais dos Pampas... oAUHeouAHeuoa!

night is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-09-08, 22:31 #53
Quote:
Postado por gusto Mostrar Post
marz, então se eu furtar, por exemplo, um livro do Nightwolf e quando chegar em casa eu perceber que na verdade o livro é meu, eu havia emprestado pra ele há muito tempo e tinha me esquecido.
eu cometi furto? ahuheuhaea
Hmmm

[ ] fair
[ ] Payback time
[x] stupidy

Never Ping is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-09-08, 22:37 #54
Duh, foi um exemplo para o marz entender o tamanho da merda que ele falou.

gusto is offline   Reply With Quote
vaughan
Trooper
 

Steam ID: Johnny6F
14-09-08, 23:02 #55
eu não entendo pq o cara sempre fica nervoso pra explicar alguma coisa pro povo leigo daqui...
99% de chance de alguém falar bobeira, não precisa ficar bravinho, deixa os caras..
shame on you!

vaughan is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
14-09-08, 23:37 #56
Quote:
marz, então se eu furtar, por exemplo, um livro do Nightwolf e quando chegar em casa eu perceber que na verdade o livro é meu, eu havia emprestado pra ele há muito tempo e tinha me esquecido.
eu cometi furto? ahuheuhaea
Não, pq ladrão que rouba ladrão tem X anos de perdão! Ra!

tdf is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
14-09-08, 23:39 #57
Quote:
Postado por slashin Mostrar Post
 
HUIAHOIUHIOAHiauhs
SLASshin apavorou pqp

Kensha is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
14-09-08, 23:42 #58
pavorou nao
só vc achou graça :<

didz is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

15-09-08, 00:09 #59
Bah Nightwolf, larga de ser arrogante velho.
'Aprenda a LER', 'Copiou?', 'SHUT THE FUCK UP', etc
Tu nunca erra por acaso? Nunca se engana?
Nunca teve que aprender nada também, ja nasceu sabendo?
Saber tratar bem os outros só aumentaria o respeito que as outras pessoas já tem por ti.
Tu não é dono da razão e, mesmo se fosse, não teria direito de ser rude com ninguém assim.
Começa a tratar os outros melhor, entender de direito não te faz melhor muito menos mais inteligente que qualquer um aqui.
Sabendo mais, sendo experiente, tendo OAB, eu compreendo que tu poderia ajudar a pessoa a crescer mostrando onde ela acertou ou errou em tópicos de direito, agindo como professor, assim criando pessoas que teriam consideração por ti...o que sempre é bom, todo mundo gosta de ser considerado e querido.
Mas ao invés disso tu só aponta o erro e tenta humilhar quem se enganou.
Qual o teu problema velho? Pq tu faz isso com as pessoas? Tu tem alguma necessidade de pisar nos outros? De deixar os outros mal?
Todo mundo que posta sua opinião aqui é pq quer ajudar de alguma forma, então pra que agir dessa forma com quem só quer cooperar e participar da discussão?
Se tu tem conhecimento superior, tenta agir como quem tem. Esse teu comportamento ta começando a incomodar já velho.
Ser 'legal', 'ter grandeza' quando tu corrige alguém só te traz benefício.
Mesmo que tu faça isso só por interesse. Além de ser ruim pros outros essas tuas atitudes...é ainda pior pra ti.
Já tem uns topics que pretendia largar um reply que nem esse, mas sempre deixo pra lá.
Pode largar um 'mimimi' me quotando mas sei que tem vários nerds que concordam comigo.

Gerson is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-09-08, 04:32 #60


Se eu falo "X" e nego vem querer teimar por "Y", eu não posso fazer nada além de orientá-lo a ler direito antes de falar merda.

Mas aí, marz, não foi minha intenção ofendê-lo. Apenas não podia deixar batido o fato de que você estava partindo da premissa equivocada. Ninguém falou que ocorreu erro de tipo com relação ao "vilipêndio a cadáver" e tudo o que você fez foi chover no molhado por uma coisa absolutamente óbvia. Foi mal se ofendi...

Quote:
Postado por vaughan Mostrar Post
eu não entendo pq o cara sempre fica nervoso pra explicar alguma coisa pro povo leigo daqui...
99% de chance de alguém falar bobeira, não precisa ficar bravinho, deixa os caras..
shame on you!
Note bem: eu não fico nervoso quando o "povo leigo" fala bobagem. Veja a minha resposta ao songer, por exemplo. Esclareci a dúvida. Simples e rapidamente. Agora... o marz, pelo simples conteúdo do comentário dele, não pode ser classificado como "leigo".


Last edited by night; 15-09-08 at 04:39..
night is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

15-09-08, 07:51 #61
Quote:
Postado por QuAKiLLeR Mostrar Post
Todo mundo já entendeu!

gg.

Só queria saber do marconds se ele criou esse topico só pra a gente ajudar em alguma questão de "dever de casa" da facul... pq na boa, esses casos são típicos exemplos passados pelos professores de graduação... manjadíssimos!!!

Igual aquele exemplo de crime impossível: Tício quer matar a esposa, abre o guarda roupa e pega a espingarda. Aponta a arma para a mulher e aperta o gatilho, mas na arma não há balas. Logo, crime impossível! Duh...

[KQ]'s
Quakiller
não velho
eu já sou formado em publicidade
como eu disse, isso aconteceu mesmo aqui em santa maria
minha irmã é estagiária no forum aqui da cidade
eu tava estudando o código penal e comentei com ela do vilipêndio, que eu achava a pena meio baixa, aí ela me contou desse caso

marconds is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-09-08, 08:21 #62
Na verdade a pena do vilipêndio a cadáver é baixa por causa do bem jurídico tutelado. Não é só "estuprar" o cadáver, mas qualquer ato de desrespeito ao morto.

night is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
15-09-08, 09:12 #63
Quote:
Postado por gusto Mostrar Post
Duh, foi um exemplo para o marz entender o tamanho da merda que ele falou.
Ai sim.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Factor X
Trooper
 

Steam ID: marceloumeda
15-09-08, 10:01 #64
Quote:
Postado por QuAKiLLeR Mostrar Post
Igual aquele exemplo de crime impossível: Tício quer matar a esposa, abre o guarda roupa e pega a espingarda. Aponta a arma para a mulher e aperta o gatilho, mas na arma não há balas. Logo, crime impossível! Duh...

[KQ]'s
Quakiller
Cara, meu professor de penal sempre fala desse cara! hahahaha! Algum autor usa esse nome nos exemplos ?

Factor X is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

15-09-08, 10:18 #65
factor,

tício, assim como caio e mévio, eh a traducao de um nome utilizado para exemplificar os casos concretos nos cursos de direito, ainda na roma antiga, no caso seriam ticius, caius e maevius.

o uso reiterado aproxima esses nomes dos nossos "fulano, ciclano e beltrano", mas a origem deles eh historicamente apontada como referencia a 3 grandes criminosos da roma antiga, que cometeram inumeros delitos.

desde entao os 3 sao citados por inumeros penalistas de peso em nossa literatura juridica.

Hades is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
15-09-08, 10:21 #66
ticio ta pro direito penal assim como jão limão ta pro quake?

serjaum is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-09-08, 10:25 #67
ouHAoEHEUOaEUAOheUOAHeUOAHOEAuo!!!
Boa.

night is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

15-09-08, 10:32 #68
Peguei o bonde andando e falei o que já havia sido dito, depois de analisar UM post (proveniente do nightwolf, aliás), achando que o meu comentário poderia esclarecer algo. Realmente, my bad.

agora, humilhar? qual a necessidade disso? primeira vez que posto num desses "[DS ADVOGADOS]" e muito provavelmente a última.

marz is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

15-09-08, 11:04 #69
Quote:
Postado por marz Mostrar Post
Peguei o bonde andando e falei o que já havia sido dito, depois de analisar UM post (proveniente do nightwolf, aliás), achando que o meu comentário poderia esclarecer algo. Realmente, my bad.

agora, humilhar? qual a necessidade disso? primeira vez que posto num desses "[DS ADVOGADOS]" e muito provavelmente a última.
Bem vindo à uma bela discussão jurídica. Se você não tem uma doutrina em mãos (ou na cabeça), não arrisque palpite a menos que deixe bem claro não ter conhecimento do tema..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
FeDaYkIn
e tenho dito
 

15-09-08, 11:51 #70
HAMURABI NELE!

FeDaYkIn is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

15-09-08, 11:55 #71
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
Bem vindo à uma bela discussão jurídica. Se você não tem uma doutrina em mãos (ou na cabeça), não arrisque palpite a menos que deixe bem claro não ter conhecimento do tema..
aham.... belíííssima discussão!

Hades is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

15-09-08, 12:04 #72
Quote:
Postado por Hades Mostrar Post
aham.... belíííssima discussão!
hiouiouheoehoaui

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

15-09-08, 12:15 #73
Quote:
Postado por Nightwolf Mostrar Post


Esse exemplo que o marz deu pra erro de tipo também é clássico nas faculdades. Mas eu conhecia com URSO. Acho que a utilização de VEADOS no exemplo é coisa mais dos Pampas... oAUHeouAHeuoa!
Eu faço Geografia e Meio Ambiente, então minha opinião é totalmente leiga, mas no exemplo do Marz não difere um pouco você ter atirado pensando que era um veado (em uma área que só há veados e outros bichos herbívoros) do que em um Urso (em uma área que Ursos são frequentemente vistos)?

Pq no primeiro caso se atirou com intuito de matar o veado para utilizar seu cadáver, mas no segundo caso se atirou com intuito de matar o urso para utilizar seu cadáver e defesa pessoal. Sendo assim no primeiro caso, seria mais coerente eu me certificar que era um veado antes de atirar no viado do amigo do marz, enquanto no segundo, o tempo pra me certificar poderia acarretar em minha morte.

Ou estou viajando ?

Vassourada is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-09-08, 12:29 #74
Quote:
Postado por marz Mostrar Post
agora, humilhar? qual a necessidade disso? primeira vez que posto num desses "[DS ADVOGADOS]" e muito provavelmente a última.
Nossa, não sei como você se sentiu humilhado com os meus comentários. Mas, como já disse anteriormente, se foi para tanto, me desculpe.

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
15-09-08, 12:36 #75
Na verdade o que você pretende fazer com o veado (hOaueHOAhE) não interfere nesse caso, Vassourada. Desde que, naquele local, seja permitida a caça a veados e que realmente seja possível a um "homem médio" acreditar, naquelas circunstâncias, se tratar de um veado.

Aí que entram queles exemplos do marz sobre o erro de tipo inevitável ou evitável. Se era possível a um "homem médio" prever que não era um veado, teríamos o erro de tipo evitável... caso contrário, o inevitável.

Resumindo: naquela situação específica, era de se esperar que qualquer outra pessoa no lugar do agente faria a mesma coisa? Ou não? Houve quebra do "dever de cuidado" ou não?

Nesse caso, sendo veado ou urso, a análise da aplicação da teoria do erro de tipo não vai passar pela destinação que se pretendia dar ao animal, mas sim às circunstâncias do crime e a possibilidade, ou não, de prever o resultado (morte de uma pessoa no lugar do animal).

night is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:18.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.