Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Entre o ceu e o inferno

17-11-14, 08:22 #1
http://scienceblogs.com.br/amigodemo...e_o_inferno_1/

A editora Hedra presenteou o ano de 2009 com a publicação dos diálogos entre Osvaldo Ferrari e Jorge Luis Borges. A partir de material produzido em 1984 e 1985 para a radiodifusão em Buenos Aires, três volumes nasceram. O meu predileto é o terceiro, Sobre a amizade e outros diálogos. Digno da República de Platão, a discussão em torno da licitude dos conceitos de céu e inferno é o ponto alto do livro. Diz Borges que “(…) se o céu é um suborno, o inferno é evidentemente uma ameaça.(…) E ambos parecem indignos da divindade, já que, eticamente, o suborno é uma operação muito baixa… e o castigo também.(…) porque se agirmos bem, se entende que o fato de ter agido bem, de ter uma consciência tranquila já é um prêmio, e não precisa de prêmios adicionais, e muito menos prêmios imortais ou eternos”.

Mais adiante, cita o bruxo argentino um trecho do Colóquio dos Pássaros (1177), de autoria do persa Farid al-Din Attar e que é uma das obras clássicas do Irfan (sabedoria) xiita: “Senhor, se te adoro por temor do Inferno, queima-me no Inferno, e se te adoro por esperança do Paraíso, exclui-me do Paraíso, mas se te adoro por ti mesmo, não me negues tua imortal formosura”. Tema recorrente, o diálogo prossegue com versos anônimos creditados a Santa Teresa: “Move-me, enfim, teu amor, e de tal maneira/ que ainda que não houvesse céu eu te amaria/ e ainda que não houvesse inferno te temeria”. A salvação do homem é intelectual e ética, emenda Borges no mesmo livro. Alguma dúvida?





Jeep is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-11-14, 10:16 #2
Borges era um escritor brilhante, foi a mais iluminada espora do Realismo Fantástico ao lado de Kafka e Gabriel Garcia Marques. Bem...nessa fase que você grifou existe mais similitude com a Ética de Aristóteles que República de Platão - então fikadika (caso ainda não conheça) de um bom livro sobre o tema.

Conheci o escritor pelo [MENTION=86]clash[/MENTION]; aqui na DS há alguns anos & foi paixão a primeira vista. Quem não conhece, leia.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

17-11-14, 15:54 #3

clash is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:06.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.