Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
Default Saraiva e Livraria Cultura em maus lençóis

05-12-18, 11:26 #1
Essas duas livrarias, gigantes de outrora, estão muito ruim das pernas... ambas já pediram recuperação judicial... As duas que eram fortes na distribuição de quadrinhos agora estão muito ruins... Poucos títulos e, pra variar... caros... Eu confesso que quando vou comprar quadrinhos, olho na Amazon mesmo, e lá sempre acabo encontrando com ótimos descontos... Fui tirar a dúvida hoje e os mesmos quadrinhos na saraiva estão com 4 reais de diferença dos da Amazon, em média...



No mais, ainda bem que tem o catar.se para acompanhar ilustradores brasileiros...



Aqui uma análise interessante e bacana do que isso pode acarretar em relação à distribuição de quadrinhos.



https://g1.globo.com/economia/notici...judicial.ghtml


https://www.valor.com.br/empresas/59...racao-judicial





Chronos is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
05-12-18, 12:05 #2
Velho eu comprei dois livros na Saraiva esse mês, um era pré-lançamento. Paguei um único frete barato, eu estava esperando os dois livros chegarem juntos após a data de lançamento do livro que estava na pré-venda.

A Saraiva me entrega o livro que não era lançamento na data de lançamento do livro que era pré-venda e o livro da pré-venda dois dias depois.

Sei lá mas na hora eu pensei, o mercado já não tá fácil, jogando dinheiro fora, tem que quebrar mesmo!

vegetous is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

05-12-18, 12:23 #3
Vou sincero, o que esta quebrando varias empresas são os tamanhos dos imóveis em São Paulo, não cabem armários nos quartos, na sala e cozinha mal cabem os acessórios usados no dia a dia.

Quem em sã consciência irá comprar 10 livros novos, não tendo onde guardar e caso comprem vão vender o que irá movimentar o mercado de usados.

Talvez no interior a realidade seja outra, mas livraria em São Paulo estão com os dia contados, fora o aliguel que ocupam em shoppings que devem ser absurdo.

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
05-12-18, 13:01 #4
A inclusão era focada ao civil aprender a usar um computador e acessar a internet, o que aumentou a compra do pc. Muito aderiram e aprenderam a usar a net ainda via pc, outros não deram bolas. Até que surgiu os smartphones com acesso interativo (como um pc) na internet, e o pessoal relutante sobre a inclusão do pc, acabou cedendo e aprendendo a usar smartphone, ocasionando um numero significante de novos usuários de internet no Notebook/Tablet/Smartphone. Com o aumento de pontos gratuitos de internet oferecidos por diversas empresas, comercios e cidades, as pessoas que antes de 2010 aproximadamente não tinha qualquer noção de internet, pc, notebook, smartphone ou tablet agora tem um conhecimento, que variando da idade vai de básico até avançado. As pessoas já estão inclusas, e com algumas novas tendencias de audiobook, podem contratar esse serviço e sabem baixar pdf daquilo que desejas ler.

Ms porque eu disse isso?

Eu tive um revistaria por um tempo, e acredite, pude perceber que as pessoas compram uma revista ou porque custa 1.99 (geralmente revista de fofoca) e outros compram 1 ou 2 revistas aleatórias para colocar na mesa na sala de espera de clinica, cabelereiro e assim via. Percebi que eu só consegui mante-la por um tempo com coisas nada relacionadas com revistas, como bugigangas xing-ling, adesivos, guloseimas, crédito de telefone, e xerox. Sério, se eu tivesse aberto uma loja de brinquedos teria me dado melhor.

Bom, fechamos no 0, sem negativo e nem positivo, talvez algum lucro bem insignificante.

Nisso eu pude ver que Livraria ou Banca/Revistaria já tá morrendo, aos poucos, pela digitalização.

yahoo!? is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
05-12-18, 13:15 #5
Essas 2 estão indo e a Fnac já foi

maurocool is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
05-12-18, 14:13 #6
Bom ponto, [MENTION=306]yahoo!?[/MENTION];
Aqui no trabalho tem uma banquinha que era de jornais há uns anos. Depois que ela fechou, demorou um tempo até abrir novamente. Até que agora abriu, mas não vende nada de jornal ou revistas, apenas itens de papelaria, lanches rápidos tipo chips e refrigerante, objetos tipo carregadores de celular e adaptadores e outras coisas muito distantes do antigo nome "banca de revistas". Com certeza está dando mais movimento/lucro do que a antiga daria nos dias atuais...

Chronos is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

05-12-18, 17:13 #7
Saraiva tá fazendo giro de caixa loucamente com alguns produtos.
Vende no cartão/boleto, não entrega e leva 40 dias para devolver o dinheiro.

Engraçado é ver essas grandes redes quebrando logo após terem quebrado boa parte das pequenas livrarias. A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO NÃO POUPA NEM EMPREENDIMENTO NEM A BUNDA ALHEIA.

downcast is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
05-12-18, 17:30 #8
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Velho eu comprei dois livros na Saraiva esse mês, um era pré-lançamento. Paguei um único frete barato, eu estava esperando os dois livros chegarem juntos após a data de lançamento do livro que estava na pré-venda.

A Saraiva me entrega o livro que não era lançamento na data de lançamento do livro que era pré-venda e o livro da pré-venda dois dias depois.

Sei lá mas na hora eu pensei, o mercado já não tá fácil, jogando dinheiro fora, tem que quebrar mesmo!
Quando comprei em pré-venda o Gears of Wars Judgment levei 15 dias para receber.

PRÉ-VENDA

Bagulho que comprei com 2 meses de antecedência.

Never Ping is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
05-12-18, 17:40 #9
mercado livre ta destruindo todos os e-commerce
ainda mais com a gamificacao q fazem

eu tento comprar tudo la
tudo eu ganho frete free.....e fora q o ml tem uns beneficios mto foda, como por exemplo desconto em 60% na carga do bilhete unico

eu nao uso isso...mas pra quem usa eh do caralho....

serjaum is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

05-12-18, 22:52 #10
Barnes & Noble, que era uma das maiores redes de livrarias dos EUA, está fechando um monte de lojas nos últimos 5-10 anos. Provavelmente nos próximos 10 anos ela fecha de vez.

Fora eles, várias outras lojas de departamentos gigantescas como Target e Sears também estão fechando. Radioshack já morreu.

O futuro é esse. Quem não se reinventar (como fez a Best Buy, que conseguiu se adequar a essa nova realidade e melhorar as vendas, inclusive por causa do bestbuy.com) vai morrer.

Vale cada vez menos a pena ter um galpão monstruoso para vender suas coisas, já que uma Amazon ou Ebay da vida consegue ter muito mais produtos de maneira descentralizada, aumentando as opções e ainda reduzindo brutalmente os custos.

Baron is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

06-12-18, 00:12 #11
Melhor esquema é da bestbuy e da macys, inclusive possuem capilaridade maior que da própria amazon porque usam suas lojas físicas como depósitos descentralizados. Quando você compra um produto o sistema verifica qual a loja mais próxima da rede à possuí-lo e dispara a entrega por ela. Isso significa menos produtos parados no estoque e menos gastos com transporte. Grandes cidades obviamente devem possuir um armazém próprio, mas isso soluciona muito do problema logístico nos locais com população de até 1mi habitantes.

Eu acho uma bosta o sistema de marketplace, que veio como resposta da amazon ao sistema descentralizado e mais eficiente das rivais (alias lembro de uma matéria dizendo que o modelo da macys e bestbuy mataria a amazon em uns 5, 6 anos). Em suma é a venda de produtos lojas terceiras e menores no site mãe, nesse caso a Amazon assume a logística e a interface de venda, enquanto a pequena loja cuida da separação do produto e paga royalties para o site mãe pela venda do seu estoque. Americanas e Submarino começaram com isso, mas o treco é muito mal feito porque aparecem 30 preços de um mesmo produto com descrições um pouco diferentes uma da outra.

Acho burrada a Saraiva e a Cultura não terem praticado o primeiro modelo, apesar que outras coisas influenciam no mercado editorial e de livrarias.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
06-12-18, 09:03 #12
Outro ponto ruim dos Marketplace aqui no BR é o valor de Frete absurdo... Isso me faz ir pro Mercado Livre, como disse o Serjaum, já que em vários produtos eu ganho frete grátis...

Acho que essas empresas que estão prestes a quebrar deveriam aprender com os modelos de sucesso, como a bestbuy mesmo... Empresas com mentalidade de anos 1990 quando já estamos quase em 2020...

Chronos is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
06-12-18, 17:42 #13
Esse Marketplace é uma bosta! As vezes eu quero comprar várias coisas e queria comprar tudo em uma única loja pra aproveitar o frete, mas acaba que cada produto é um frete diferente. Aí eu desisto e compro no Mercado Livre, ou se é algum equipamento eletrônico ou de informática que eu quero ter certeza da procedência, pago mais caro e pego em uma loja especializada.

Btw.: o ML tá com um sistema bot de entrega pra alguns produtos. esse mês comprei uma bota em um domingo à noite, de um fornecedor em SP, e na terça à tarde o produto já estava na minha casa!


Last edited by vegetous; 06-12-18 at 17:47..
vegetous is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-12-18, 17:50 #14
Eles estão usando outras empresas de logística além dos Correios, minha irmã trabalha na Loggi, que atende o ML

maurocool is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
06-12-18, 17:54 #15
Maior loucura que eu tenho visto nas lojas aqui do HueBR, é o esquema de você comprar o produto e retirar em uma loja física, pra não pagar frete. Eu acho a ideia bem legal, mas parece que nenhuma loja (lojas de redes nacionais) no país fornece esse serviço de maneira consistente.

Eu já comprei assim no Carrefour, Cissa Magazine e Saraiva, mas você faz uma compra com esse tipo de serviço e depois nunca mais acha nenhum produto com esse tipo de entrega!


Edit.: aqui em BH tem duas grandes lojas de informática (WAZ e Oficina dos Bits) que eu compro assim há anos e sempre funcionou perfeitamente!

vegetous is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

06-12-18, 18:43 #16
Tudo que compro na Saraiva mando entregar na loja para retirar pessoalmente depois. Funciona muito bem, retirei um livro na terça. Até achei que iam enrolar a entrega por causa do pedido de recuperação judicial.

SparkS is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
06-12-18, 20:09 #17
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Maior loucura que eu tenho visto nas lojas aqui do HueBR, é o esquema de você comprar o produto e retirar em uma loja física, pra não pagar frete. Eu acho a ideia bem legal, mas parece que nenhuma loja (lojas de redes nacionais) no país fornece esse serviço de maneira consistente.

Eu já comprei assim no Carrefour, Cissa Magazine e Saraiva, mas você faz uma compra com esse tipo de serviço e depois nunca mais acha nenhum produto com esse tipo de entrega!


Edit.: aqui em BH tem duas grandes lojas de informática (WAZ e Oficina dos Bits) que eu compro assim há anos e sempre funcionou perfeitamente!
Eu estava precisando com certa urgência de um celular novo. Achei o que eu queria no Carrefour por um preço OK e optei por retirar na loja, por ser o menor prazo. 3 dias!!

Na época eu tava tão agoniado com o estado do meu telefone atual que nem passou pela minha cabeça ver se eles não tinham o telefone na loja a pronta entrega, caso alguém fosse comprar lá no balcão. Mas acho bastante possível que tivessem em estoque, era um telefone de 1k, não um iPhone de 10k.

Aí tem um setor lá de retirada de produtos de e-commerce, onde todos os produtos chegam em uma embalagem como a que eles usariam caso fossem enviar o produto pra sua casa. Ou seja, provavelmente os produtos de loja não são usados para atender os pedidos de e-commerce, funciona quase que como 2 empresas diferentes que prestam serviço uma pra outra

maurocool is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
07-12-18, 03:04 #18
Véi
Eu queria comprar um livro q lançou na gringa mes passado

Normalmente Saraiva e Cultura vendem livro em lingua estrangeira.

Em ambas o prazo de entrega era de 30 dias uteis e o livro custava 150 bonoros


Com exatamente a mesma quantia comprei na Amazon americana, e entregaram em 3 dias aqui no Br via UPS.


Não tem como concorrer.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
07-12-18, 12:43 #19
Mas como que os caras pedem 30 dias úteis pra entregar um livro, dos EUA pra cá? Tem chance de livro ficar retido na receita?

vegetous is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
09-12-18, 13:12 #20
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Mas como que os caras pedem 30 dias úteis pra entregar um livro, dos EUA pra cá? Tem chance de livro ficar retido na receita?
cara, deve ser 1% dos clientes que acabam comprando livro de fora!
certeza que eles tem um sistema feito em VBA que controla isso, e precisam de um puta de um tempo só pra fazer manobra interna.

drakiN is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

09-12-18, 15:00 #21
Acho que o prazo absurdo é recente por conta da recuperação judicial (em determinados produtos sei que estão enrolando para entregar, então provavelmente estão girando com o seu dinheiro). Comprei um livro que tem por aqui e o prazo era pra receber só dia 13/12 e acabou chegando 2 dias depois do pedido, nem e-mail recebi informando que o livro chegou na livraria para poder ir buscar. Tá uma zona total lá

SparkS is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
09-12-18, 19:38 #22
Comprei 6 camisas na Netshoes com frete grátis! Chegaram 2 na sexta, o resto eu não sei ainda, mas fico imaginando quanto que o frete realmente custa pra empresa!

vegetous is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

10-12-18, 09:12 #24
Só vai sobrar Amazon da maioria dos citados aqui no forum.

Macy's teve um ginormous layoff e fecho varias lojas no ano passado.

Bestbuy tem bem menos coisa que antes, já que é basicamente uma Amazon showroom, tão perdendo mta venda pra amazon.

sibs is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
02-01-19, 18:40 #25
Minhas 04 últimas compras no ML!

01 Comprei 10/11 22h entregaram 13/11 (2 dias)
02 Comprei 19/12 13h entregaram 21/12 (2 dias)
03 Comprei 20/12 01h entregaram 22/12 (2 dias)
04 Comprei 26/12 17h entregaram 13/11 (já tem pelo menos 3 dias, sem contar o sábado)


Adivinha qual entrega é feita pelos Correios?

vegetous is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
02-01-19, 19:09 #26
a primeira que demorou dois dias?

Kensha is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

02-01-19, 19:37 #27
Então, eu sempre achei estranho essas livrarias gigantescas no Brasil, já que a venda de livros é ridiculamente pequena.

Brasileiro lê quadrinhos e de vez em quando uehuehuhe

Baron is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
03-01-19, 11:51 #28
Quote:
Postado por Kensha Mostrar Post
a primeira que demorou dois dias?
Dia 10/11 foi um sábado, como a compra foi feita às 22h eles só processaram na segunda dia 12/11, na terça dia 13/11 à tarde eles entregaram (2 dias)!

Eu não acho absurdo os correios gastarem 4 dias pra entregarem alguma coisa, o problema é que já tem transportadora fazendo o serviço na metade do tempo e cobrando a mesma coisa!

PS.: ainda não entregaram a compra do dia 26/12

vegetous is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
08-03-19, 17:49 #29
Olha a loucura do ML agora!

Comprei uns pneus pra bike por R$119, e tava dando R$52 de frete (mesmo assim ainda era mais barato do que comprar em bicicletarias de BH).

Aí eu vejo um cara nos comentários desse produto, pedindo o vendedor pra aumentar R$1 no preço, que daria frete grátis pra ele. Então eu fui lá e entrei na lista de produtos desse vendedor, e peguei um suporte de caramanhola com squeeze térmico por R$45.

Final das contas eu paguei R$164 pelos dois produtos, enquanto que se eu tivesse comprado só um, teria pago R$171.

Velho eu juro que até então eu pensava que matemática era da área de exatas!

vegetous is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
08-03-19, 18:27 #30
nao eh loucura

o ml conseguiu fazer vc gastar mais, pensa nisso
os 2 lados sairam ganhando

serjaum is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
08-03-19, 20:59 #31
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
nao eh loucura

o ml conseguiu fazer vc gastar mais, pensa nisso
os 2 lados sairam ganhando
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Final das contas eu paguei R$164 pelos dois produtos, enquanto que se eu tivesse comprado só um, teria pago R$171.

vegetous is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
08-03-19, 22:11 #32
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Comprei 6 camisas na Netshoes com frete grátis! Chegaram 2 na sexta, o resto eu não sei ainda, mas fico imaginando quanto que o frete realmente custa pra empresa!
dependendo do caso nao muda mto, pq se a logistica eh propria a entrega tem q fazer a rota diaria de qualquer jeito, entao o espaco q vc nao utilizou na primeira carga vai na segunda e etc

as empresas nao sao tao burras de perder tanto dinheiro assim, eles pegam o q esta disponivel pra entrega, colocam o maximo q da na rota do dia e manda bala, e o mesmo acontece no dia seguinte com sua segunda entrega

no final das contas, todas elas tem um sistema q otimiza as entregas e o volume de carga dentro do caminhao/carro de entrega

ragauskas is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
crise, hqs, livrariacultura, quadrinhos, saraiva

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:39.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.