Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
mojud
Trooper
 

Default Gasto brasileiro com ciência é muito pouco eficiente, diz 'Nature'

17-11-14, 09:31 #1
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
A realidade de qualquer bolsa acadêmica no Brasil é a seguinte:

25% são pessoas boas e dedicadas, que se esforçam e estudam

Esses 25% que são sérios tem de se fuder pra viver com a bolsa e normalmente precisam pegar outros projetos pra pagar as contas

75% são um bando de vagabundo que acha que sabe de tudo sem estudar (como todo bom brasileiro) e vive da bolsa estudos + bolsa papai pagando show com meia entrada

Esses 25% fazem a ciência desse país

Porque professor só orienta, quem pesquisa, compila e analisa é o estudante pesquisador

Talvez essa seja a medida, investimos 1 bilhão em pesquisa (e Ciências sem Fronteiras é só uma parte disso), 750 milhões serão perdidos, mas os 250 farão a diferença

Moral da história, quem se esforça se mais se fode mais, mas isso é regra do Brasil
Gasto brasileiro com ciência é muito pouco eficiente, diz 'Nature'

Segundo ranking da revista "Nature", o Brasil é um dos países com menor eficiência no gasto com ciência. Ele figura em 50º entre 53 avaliados, atrás de países como Irã, Paquistão e Ucrânia. O país, no quesito, só é melhor que Egito, Turquia e Malásia.

A medida é feita pela divisão do número de artigos publicados em 68 revistas científicas internacionais de alto prestígio pelo total de investimentos em pesquisa.

Em 2013, segundo a Nature, o Brasil publicou 670 artigos nessas revistas. Seu gasto com ciência e desenvolvimento é da ordem de US$ 30 bilhões ao ano.

Em comparação, o Chile publicou mais que o Brasil (717 artigos), gastando menos de US$ 2 bilhões, um desempenho muito bom. Israel publicou 1.008 artigos gastando cerca de US$ 9 bilhões.

O país mais eficiente é a Arábia Saudita, que tem conseguido um ótimo retorno com estudos da área de energia e gás. Publicou 288 artigos gastando, segundo o último dado disponível, cerca de US$ 500 milhões ao ano –os dados incluem dinheiro público e privado.

Como algumas revistas científicas especializadas em física publicam uma quantidade muito grande de artigos, a metodologia da "Nature", que dá origem ao ranking ao lado, conta ainda com um fator de ponderação para corrigir essa distorção, entre outros ajustes metodológicos.

Assim, artigos de ciências biológicas e de química valem mais, para que países fortes em exatas não fiquem artificialmente melhor colocados.

DESEMPENHO

Nem tudo é má notícia: o desempenho brasileiro –calculado para o ano de 2013– comparado ao de 2012 melhorou em 17,3%. Antes, o Brasil ocupava a 26º posição.

José Eduardo Krieger, pró-reitor de pesquisa da USP, avalia o desempenho como "inadequado perante a grandeza do país", já que o Brasil, se tivesse um desempenho de acordo com sua economia, deveria figurar entre os sete melhores do mundo.

Rogério Meneghini, diretor científico do SciELO –banco virtual de dados bibliográficos–, avalia positivamente a iniciativa da "Nature".

Segundo ele, o ranking cobre artigos de projeção muito grande, e que certamente terão em média um alto índice de citações –outra maneira de medir a relevância científica de um trabalho.

Em avaliações que analisam uma quantidade maior de revistas, a participação brasileira em porcentagem de artigos publicados está em 2,5%. No ranking da "Nature", o país tem só 1,1% (13º lugar).

Em termos brutos, é o país com maior publicação científica da América Latina. Quando se analisa, porém, o volume de pesquisa produzido a cada mil pesquisadores, o Chile lidera a região com um índice cinco vezes maior que o do Brasil, que fica atrás também de México e Argentina.

O ranking da Nature também classifica as instituições por produtividade em pesquisa. Dentre as 200 melhores, não há nenhuma latino-americana. O ranking é liderado pela Academia Chinesa de Ciências, seguida por Harvard (EUA) e pela Sociedade Max Planck (Alemanha).

A universidade latino-americana mais bem colocada é a USP, também primeira colocada entre as universidades brasileiras no Ranking Universitário Folha. Ela aparece em 271º lugar na "Nature", seguida por UFRJ (557º), Unesp (574º) e Unicamp (613º).

Krieger considera que a USP, assim como a ciência brasileira, precisa aumentar não só a quantidade, mas principalmente a qualidade de sua produção científica. Segundo ele, o Nature Index pode ser um bom indicador da qualidade da pesquisa nas áreas que ela avalia.

Segundo Krieger, falta "estimular a vocação de cada universidade" e abandonar a ideia de gigantismo de que uma instituição tem que ser boa em todas as áreas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia...z-nature.shtml


ERRATA: NO MEU POST ORIGINAL ONDE ESTÁ ESCRITO "25%", LEIA-SE "2,5%".





mojud is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-11-14, 10:03 #2
Nao sou da area academica, mas ja vi muita gente discutindo esse criterio de "numero de papers", ate brincando que caras fodasticos de 30-40 anos atras nao receberiam um puto por "escreverem pouco", apesar de "fazerem muito", inclusive criticam um suposto "enrolation" dos pesquisadores, que em vez de ir direto ao ponto dividem o projeto em varias partes, se repetem, enchem linguica no texto, etc etc.

Mas de qq forma, acho que isso nao justifica esses 2,5%

Jeep is offline   Reply With Quote
ReDEviL
Trooper
 

Steam ID: manolobio
17-11-14, 10:11 #3
Eu convivo com isso diariamente e fora a mentalidade do brasileiro, onde quer tirar vantagem de tudo, temos também uma ciência extremamente burocratizada. O orientador mal ajuda seus alunos, mais parece um secretário de luxo. Tem que dar aulas, ir atrás de verba para os projetos e sobra muito pouco tempo para se dedicar a pesquisa. O professor que já tem toda sua formação e está "pronto" pra começar a render de verdade em pesquisa tem que ficar sujeito a esse esquema das universidades que é deveras muito ineficiente.
Sei que é triste e não vejo uma melhora no panorama tão cedo, acho que deve ter uma reforma drástica neste sistema pra colocar no eixo, mas estamos no BRBRHUEHUR né....

ReDEviL is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-11-14, 10:24 #4
Gasto brasileiro com $insert_subject é muito pouco eficiente

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

17-11-14, 10:34 #5
Essa burocracia mata... Eu já tive oportunidade de publicar várias vezes, mas nunca o fiz pq é gastar um puta tempo sem retorno algum...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

17-11-14, 10:34 #6
Tenho uma porra de um livro pra escrever sobre o assunto, mas agora to sem tempo. Vou deixar esse tópico aberto aqui pra visitá-lo a noite, mas já adianto a pergunta:

alguém tem dúvidas de que o Ciência sem Fronteiras pra graduação é na verdade Turismo Sem Fronteiras e é um péssimo jeito de gastar o pouco dinheiro destinado a educação no Brasil? Se tivesse critério pra mandar as pessoas estudarem fora seria lindo. Todo mundo que pedir ganhar seria lindo se a situação no país não fosse como é. Do jeito que está é foda. Nego morrendo de fome e trabalhando ilegamente pra poder fazer mestrado e aluno de segundo semestre tirando selfie nas oropa... foda.

Teve uma discussão LINDA na lista da Sociedade Brasileira de Computação que começou assim: 'Ciência sem Bandeira'. Aluno bom vai e não volta, aluno ruim vai e faz a gente passar vergonha.

Zedd is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 10:42 #7
é, eu ja falei sobre o ciência sem fronteiras, mas aparentemente o taco conhece 1 pessoa que foi e fez bom proveito, então tudo o que eu falei não deve ser levado em consideração

rockafeller is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

17-11-14, 10:47 #8
EHOAHEOEH

ircF is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-11-14, 10:54 #9
Acho foda esse tipinho de gente que só porque trabalha com um assunto, tem experiência de causa e propriedade para discuti-lo pensa que tudo que fala sobre esse assunto supera o que um leigo fala sobre o mesmo. Que mundo é esse minha gente?

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 10:56 #10
antes que descambe para o Ciência sem Fronteiras, esse é só um programa que existe no país, que se associa as outras bolsas fornecidas para pesquisa. O que se vê no Ciência sem Fronteiras é o que se vê no resto.

que é o que se vê na sociedade brasileira em geral, em qualquer setor.

saiu também uma lista dos salários de todos os profissionais que trabalham na USP, é de chorar, 90% não faz nada, NADA! e tira salário mensal de 16.000, 12.000, fora benefícios.

mojud is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

17-11-14, 11:20 #11
Lista dos salários de cada professor
http://www1.folha.uol.com.br/infogra...s-da-usp.shtml

Esses que ganham mais de 20 mil, ao menos realiza pesquisas em prol do Brasil?


btw, acho pica diminuir salário dos professores assim, quando todo ano tem reunião pra aumentar teto salarial dos políticos


Last edited by Something; 17-11-14 at 11:30..
Something is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 11:23 #12
Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
Acho foda esse tipinho de gente que só porque trabalha com um assunto, tem experiência de causa e propriedade para discuti-lo pensa que tudo que fala sobre esse assunto supera o que um leigo fala sobre o mesmo. Que mundo é esse minha gente?
right??
só porque o cara trabalha com isso há 3 anos, desde o início do programa, ele acha que manja... Eu tenho um amigo que foi que prova o contrário.

rockafeller is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 11:25 #13
o problema não é o salário dos professores, mas o dos funcionários em geral.

tem funcionário que ganha mais que professor e não faz nada.

tem assistente de laboratório que ganha mais que professor.

tem vigia que ganha mais que professor.

fora que existem 6 funcionários pra cada professor.

a usp é apenas mais um cabide de empregos públicos, como qualquer outra instituição pública desse país.


o professor que orientou meu mestrado é foda pra kct, não tem dedicação integral, mas está todo dia na usp, ganha menos de 6.000 reais por mês enquanto funcionário de laboratório, que nitidamente não faz nada, fica o dia todo tomando café e jogando conversa fora pelos corredores, tira duas horas de almoço todo dia, ganha 12.000 reais, 16.000 reais, 20.000 reais.

mojud is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 11:26 #14
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
saiu também uma lista dos salários de todos os profissionais que trabalham na USP, é de chorar, 90% não faz nada, NADA! e tira salário mensal de 16.000, 12.000, fora benefícios.
é muito triste.
quanto mais filho da puta e imprestável, mais ganha.
quem trabalha de verdade são os técnicos q nao ganham nem 3k

ah
só pra constar, eles divulgaram salários mais altos do que a realidade.
pelo menos 10% a mais no salario de todo mundo
acho q faz parte do plano do reitor de colocar a população contra os funcionarios

rockafeller is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 11:31 #15
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
é muito triste.
quanto mais filho da puta e imprestável, mais ganha.
quem trabalha de verdade são os técnicos q nao ganham nem 3k

ah
só pra constar, eles divulgaram salários mais altos do que a realidade.
pelo menos 10% a mais no salario de todo mundo
acho q faz parte do plano do reitor de colocar a população contra os funcionarios
bom, em relação ao que eu tinha de conhecimento do meu instituto em particular está bem próximo da realidade.

muitos dos funcionários recebem uma série de extras por conta de periculosidade que, provavelmente, incluíram no valor.

mojud is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 11:43 #16
heheh
eu posso lhe garantir que esse salário nao condiz com a realidade.

o mais legal é ver o monte de jardineiro e vigia ganhando 7, 8k


Last edited by rockafeller; 17-11-14 at 11:54..
rockafeller is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 12:03 #17
tem alguns nomes em particular que eu convivo bastante e sei que não fazem nada, absolutamente nada.

se esses nomes em particular ganham o que está na lista, é um absurdo.

se esses nomes ganham menos 10% do que está na lista, é um absurdo.

se ganham menos 30% do que está na lista, é um absurdo.


todos desfilam de carro importado e ficaram transtornados no primeiro semestre do ano quando o reitor cortou alguns benefícios relacionados a periculosidade.

nunca pegaram numa chave de fenda, nunca trocaram um equipamento, quem faz isso são os técnicos.

só deveriam receber periculosidade por sedentarismo e consumo excessivo de cafeína.

mojud is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

17-11-14, 12:12 #18
Aparentemente é uma turminha das antigas, com 70 anos pra riba, e boa parte aposentada. Em suma são todos responsáveis pela criação de cursos na USP ou pós-graduações/mestrados. Teoricamente produziram bastante para a instituição no passado...se esse retorno ainda existe justificando os valores é realmente uma incerteza.

A r r i g o L e o n a r d o A n g e l i n i - Psicologia - R$60mil
S e r g i o d e I u d i c i b u s - Economia/Contabilidade - R$47mil
B o r i s F a u s t o - História/Sociologia - R$45mil
B e r t a L a n g e d e M o r r e t e s - Botânica - R$45mil
E r w i n T h e o d o r R o s e n t h a l - Linguista/Filososfia - R$41
etc

Organizações públicas carecem de bons funcionários a longo prazo. Onde trabalho houve down-sizing de aposentados e altos salários porque o Presidente por indicação da prefeitura peitou geral, mas certamente estes ganharão na justiça o reempossamento. A estabilidade do vínculo fode tudo.


Last edited by Jeep; 17-11-14 at 13:12..
WaR WoLf is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 12:15 #19
Os dinossauros contribuiram muito para a instituição, esses eu não critico, inclusive vi nomes de alguns dinossauros que imaginei que ganhavam mais, porque merecem mesmo. Esses nomes não apenas contribuiram para a instituição, contribuiram para o país.

Como disse, são os funcionários, muitos na casa dos seus 40-50 anos, que não fazem nada e reclamam o dia todo, que me dão vontade de pegar uma bazuca e explodir aquela merda inteira...

mojud is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

17-11-14, 12:38 #20
Talvez pequenos trabalhos burocráticos de universidade (e talvez órgão público em geral) deveriam ser empregos só pra jovens profissionais, quiçá os próprios estudantes.

Não se deveria querer nem ser possível fazer carreira em trabalho burocrático estatal mais "baixo", talvez. Não pensei muito a respeito mas parece razoável, se houver 'failsafes' o suficiente pra não dar merda ao contratar só gente inexperiente. Talvez equipes com um cara concursado e dois ou três 'estagiários' e com essas vagas de estagiários eternas, sei lá.

O problema é que nego fala em 'acabar com cargo público' como se fosse possível; ou em 'acabar com a estabilidade' sonhando que não vai ser o caso de política fazer a limpa em literalmente todos os cargos assim que for eleito

Zedd is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

17-11-14, 13:02 #21
Esse final de semana ouvi da minha madrinha que minha mina tinha que receber bolsa família, pois agora ela é mãe e não esta trabalhando no momento, mesmo eu dizendo que não era necessário, que a gente não precisa disso, ela me manda, AAAAAAA seu fosse vocês eu pegava a bolsa, o dinheiro esta lá parado.

Na hora eu mudei de assunto e ignorei, mas fiquei triste por alguém da minha família pensar assim

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

17-11-14, 13:41 #22
Vou só deixar uma treta plantada aqui...
http://g1.globo.com/educacao/noticia...ronteiras.html

Stranger is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 13:48 #23
Quote:
Postado por Kamikaze-Vesgo Mostrar Post
Esse final de semana ouvi da minha madrinha que minha mina tinha que receber bolsa família, pois agora ela é mãe e não esta trabalhando no momento, mesmo eu dizendo que não era necessário, que a gente não precisa disso, ela me manda, AAAAAAA seu fosse vocês eu pegava a bolsa, o dinheiro esta lá parado.

Na hora eu mudei de assunto e ignorei, mas fiquei triste por alguém da minha família pensar assim
está certíssima!
sério
não estou sendo irônico

o governo roubou sua família durante todos esses anos com impostos IMPRATICÁVEIS, faça o que estiver ao seu alcance pra reaver um pouco que seja.

se ela for elegível, deve pedir sim.

rockafeller is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

17-11-14, 13:49 #24
Em teoria ciencia sem fronteiras é bom :/

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

17-11-14, 13:54 #25
O papel aceita tudo.
A realidade é outra.

Stranger is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-11-14, 14:09 #26
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
está certíssima!
sério
não estou sendo irônico

o governo roubou sua família durante todos esses anos com impostos IMPRATICÁVEIS, faça o que estiver ao seu alcance pra reaver um pouco que seja.

se ela for elegível, deve pedir sim.
Concordo 100%

Baron is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 14:10 #27
HUAHAUHAU
eu meio que te imitei neste post.

ia até colocar /baron no final

rockafeller is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-11-14, 14:13 #28
uhAuahuah

Só faltava eu me contradizer

Baron is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
17-11-14, 14:46 #29
procurei pelo menos uns três nomes fodásticos do direito nessa lista da usp aí e os caras tiram 6k mês aheuheu
serve só como marketing essa merda? tipo "dou aula na usp, me contratem"?

whiplash is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
17-11-14, 14:47 #30
cargo publico po
se eles quiserem nem dar aula...tudo bem

serjaum is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 14:49 #31
como 6k?
onde eu to olhando aqui qualquer professor meia boca tira 12k

rockafeller is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 14:55 #32
professor que não tem dedicação integral tira esses 6k

mojud is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
17-11-14, 14:56 #33
Heleno Torres - R$ 8.165
Humberto Ávila - R$ 6.162
Roberto Quiroga Mosquera - R$ 4.353
Eros Fucking Grau - R$ 7.860

whiplash is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

17-11-14, 15:13 #34
ah só
eles dão poucas aulas, por isso

rockafeller is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

17-11-14, 15:16 #35
Quote:
Postado por whiplash Mostrar Post
Heleno Torres - R$ 8.165
Humberto Ávila - R$ 6.162
Roberto Quiroga Mosquera - R$ 4.353
Eros Fucking Grau - R$ 7.860
eh por amor

Blazed is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

17-11-14, 15:17 #36
A PTista que falou q odeia a classe média tira 20k... Marilena chaui.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

17-11-14, 15:29 #37
O que? Defensora do PT que tem grana pra caralho, falando mal da zelite em público?

Nunca vi

Something is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

17-11-14, 15:31 #38
esse ano solicitei a revisão do inglês técnico de um artigo para publicação em periódico internacional.

depois de 2 meses tentando conseguir 300 dólares pra pagar a revisão desisti e paguei do próprio bolso.

o funcionário que cuida do fincanceiro e é remunerado para conduzir o processo é um típico funcionário público, daqueles que arrumam todos os problemas do mundo para inviabilizar o seu pedido, até você desistir ou ir pedir para outra pessoa.




recebe 12k por mês.


 

mojud is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:35.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.