Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
NITRO
Trooper
 

Default Experiência sobre Racismo

20-03-15, 22:37 #1





NITRO is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-03-15, 07:39 #2
/movido_para_topico_proprio

Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
21-03-15, 07:53 #3
esse relacionado antigo é mt bom tambem, a ultima mulher detona.


Jeep is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

22-03-15, 12:44 #4
difíçil encontrar palavras pra elogiar os dois vídeos à altura.

me emocionei de verdade com ambos.

e por mais que saiba que eles são um pouco demorados e que a maioria não vai se interessar em assistir achando que são "mais do mesmo", a não ser que o topic tenha vários comentários e grande repercussão, eu realmente sugeriria que todos vissem.

abs.

Hades is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

22-03-15, 14:43 #5
Acabei não comentando antes mas achei muito bom.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
rini
 

16-07-15, 14:27 #6

rini is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

16-07-15, 15:21 #7
Asiatico tbm tem dna neandertal, alias quase todo mundo tem, fora o pessoal de origem puramente abaixo do sahara. A diferença genética entre africanos é imensa pq o continente é imenso, mas na maioria dos casos a diferença genética entre um europeu e um africano é maior do que um africano e outro africano, e entre um asiatico e um africano é maior ainda (generalizando).

Só finalizando, é foda mesmo generalizar pessoas por causa de uma caracteristica (cor da pele).

sibs is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

16-07-15, 15:43 #8
ahhhhh.

Normalmente eu gosto do nerdologia.

Mas esse é um tema que um video de 7 minutos não aborda com tudo o que precisa. Falta pra caraio do viés histórico.

u3663 is offline   Reply With Quote
rini
 

16-07-15, 22:34 #9
tanta coisa não dita sobre racismo nesse vídeo.
mesmo assim continua muito bom e principalmente necessário.

rini is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

16-07-15, 22:40 #10
Os vídeos tem muita coisa que não foi dita.
Vamos usar o fórum para debater essas questões.
Gosto muito da opinião de todos daqui.

NITRO is offline   Reply With Quote
death2k
Trooper
 

Gamertag: flavinhufix Steam ID: 76561197981543846
17-07-15, 12:50 #11
chorei nos 2 videos =(

death2k is offline   Reply With Quote
rini
 

17-07-15, 22:37 #12
acho q esse ja rolou por aqui. deu vontade de postar.. e está citado no do nerdologia.


rini is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
18-07-15, 02:25 #13
Eu não tinha visto este tópico antes... Achei muito, muito bom.

Eu me considero uma pessoa livre de racismo, mas já tenho minhas dúvidas.

Apesar de não achar diferente, ou julgar caráter, inteligência, capacidade, (uma das melhores amigas que tive na puberdade/adolescência era uma negra) etc pessoas negras de brancas, após ser assaltada 2x por pessoas negras eu meio que criei um esteriótipo que eu fico mais alerta na rua, ônibus etc e isso me deixa muito triste, pois é uma mistura de negro/mulato/homem + mal vestido/pobre.

Toda vez que este pensamento vem na minha cabeça "alerta: suposto bandido" eu me auto-repreendo, mas é muito automático

iniciei a discussão...

T@ti is offline   Reply With Quote
rini
 

18-07-15, 10:35 #14
pois é tati.
a primeira coisa q vc precisa saber é q isso não é vc.
está em vc.
assim como esse último video que postei, tais impressões são em grande parte construídas socialmente.
então é imprescindível olhar para a sociedade e lutar para desmontar esses paradigmas.

por isso é tão importante bater nessa tecla.

rini is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

18-07-15, 12:40 #15
o prob é que estereotipo meio que funciona né (apesar de ser fucked up), é simplesmente o cerebro tentando achar padrões, produto da seleção natural, seu cerebro fala pra vc ficar esperta por causa de um padrão q ele detectou (talvez um falso padrão, mas muito provavelmente não).

thought experiment
imagina q vc quisesse parar um ataque terrorista, supondo q vc pudesse parar 5% dos passageiros, você pararia todos com chance igual(uniformemente), a velhinha de 80 anos do canada teria a mesma chance de ser parada que um homem muçulmano, ou seria preconceituoso com homens de 16 a 35 anos~ de paises de maioria muçulmana? quais das 2 estrategias dariam mais certo?

qlquer com 1 pingo de honestidade vai falar que a segunda estrategia preconceituosa funciona melhor.

sibs is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

18-07-15, 18:22 #16
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
Eu me considero uma pessoa livre de racismo, mas já tenho minhas dúvidas.

Apesar de não achar diferente, ou julgar caráter, inteligência, capacidade, (uma das melhores amigas que tive na puberdade/adolescência era uma negra) etc pessoas negras de brancas, após ser assaltada 2x por pessoas negras eu meio que criei um esteriótipo que eu fico mais alerta na rua, ônibus etc e isso me deixa muito triste, pois é uma mistura de negro/mulato/homem + mal vestido/pobre.
Acho bem difícil alguém livre deste tipo de idéia. Nossos comportamentos automáticos são baseados em aprendizagens na infancia. Não tanto aprendizagem formal, mas sim ao olhar o comportamento dos adultos ao nosso redor, aprendemos como devemos nos portar. Na vida adulta até podem nos ensinar que é feio ser racista, mas lá no fundo algumas crenças continuam. Como o rini falou.

Eu tb tenho um amigo q estudei da 1 série do 1 grau até o fim do segundo grau ( sempre na mesma sala ) e é meu amigo até hoje e é negro adotado.

As duas vezes que fui assaltado na rua foram por brancos.

Mas com certeza teria mais medo de encontrar um negão na madrugada na rua do que um branquelo... hehehehe

Culturalmente meu cérebro tá mais acostumado a ver perigo vindo de negros. Desconstruir isso é um exercício ativo. Se deixar ele agir no automático ele vai me mandar correr do negão.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
21-07-15, 01:05 #17
E se o negão vier cheio de paixão?

CtrlA is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-07-15, 07:39 #18
Então, mas é ai que a gente precisa dividir as coisas.

Uma delas é o racismo. É odiar uma raça, indiferente do que ela representa ou da realidade que existe. É achar que aquela raça é inferior.

Outra delas é o preconceito. E infelizmente hoje em dia temos SIM preconceito e não racismo. Temos sim preconceito contra negros... e infelizmente existem motivos e razões históricas.

Ter medo de uma pessoa negra ao estar andando sozinho a noite é algo comum pois revela que temos um problema social aonde a grande parte dos pobres no Brasil são negros, e esse número traz violência e roubo. Existe, estatisticamente, uma chance maior de você ser assaltado por uma pessoa negra do que por uma pessoa branca. Não é por ela ser NEGRA, é por ela ser pobre e incidir, devido a nossa cultura antiga e passado histórico, uma pobreza em cima das pessoas negras.

Nosso preconceito atual é produto do nosso racismo passado.

Se você passa por uma pessoa negra que está vestida de social na avenida paulista, dificilmente você vai sentir medo pois, de acordo com o seu conhecimento popular, você leva a crer que a pessoa é "do bem" e está indo trabalhar.

Se você passa por uma viela na Penha, bairro da zona leste de São paulo, e vê uma pessoa negra vestida de roupas comuns (tenis, bermuda e boné) você vai sim sentir este medo pois existe uma associação de que este tipo de pessoa, estatisticamente, vai te fazer mal.

O preconceito atual nosso TEM base e tem motivos que não inferem sobre a raça mas a situação atual que chegamos infere diretamente sobre ela.

Ficou meio complicado mas acho que dá para entender né?

O resumo é: [MENTION=172]T@ti[/MENTION]; não fique triste pelo seu preconceito. Ele é culpa da situação histórica que construímos socialmente em cima do racismo. Não é algo para se orgulhar mas não é algo para se culpar. O que devemos fazer é tentarmos reconstruir esses padrões sociais e reduzir o nível de pobreza da população para que, estatisticamente, esse povo pobre (e 67% negro) não tenha esse indice de pessoas buscando o crime.

Uma comparação razoável: A maioria dos políticos são brancos e não confiamos neles mesmo assim. É um preconceito construído em anos de corrupção.

Minha "insatisfação" com o video do nerdologia [MENTION=765]rini[/MENTION]; é inclusive essa. Tá certo que as palavras se misturam, racismo, preconceito, discriminação. Mas eu ficaria muito feliz se ele abordasse os motivos do preconceito que possuímos hoje. Como isso se construiu, quais são as falhas, quais as possíveis soluções, como isso foi herdado. Ele deu um parecer quase que apenas biológico sobre um problema que é 90% social.


Last edited by u3663; 21-07-15 at 07:48..
u3663 is offline   Reply With Quote
rini
 

21-07-15, 10:53 #19
[MENTION=3663]Saico[/MENTION];
eles deu ênfase para o social.
vou explicar.
primeiro. não dá para sequer pensar em evolução, adaptação ou qualquer funcionamento da nossa biologia sem um ambiente (social). a interação dos organismos com seu ambiente é o que "seleciona" quem está mais apto ou não. então qualquer coisa que ele disser no vídeo sobre "isso é natural do humano" vc deve pensar que "isso é uma condição selecionada de acordo com as relações daquela espécie com seu ambiente". então em qualquer nível o ambiente social está presente.. mas vamos lá.. ponto por ponto das bases sociais q ele coloca o racismo.

- esteriótipos. quando ele diz q "nosso cérebro encurta caminhos para categorizar" as coisas, vc deve ter em mente o que lhe disse acima. o cérebro não nasceu pronto.. o cérebro que temos agora é fruto da relação de nossos ancestrais com seu ambiente (social) e a partir daí, essa característica passa a ser selecionada por dar algum tipo de vantagem para o organismo em determinado momento.. e é relativamente simples entender a função dessa característica.. aí ele já dá o exemplo de como isso foi funcional no ambiente social dando o exemplo das cobras.. portanto, uma função selecionada a partir da relação com o ambiente. (biológico + ambiente social).

atribuir valores, comportamentos, emoções e atitudes ao esteriótipo = preconceito = social

livro do rupert brown = categorização de grupos.. tendência em exagerar a diferença entre eles e ignorar a diferença dentro de cada grupo = social

trabalho de 63 = pesquisa das retas = social

robert rosenthal e leonore jacobson = pesquisa com alunos e expectativas = social

"enquanto vivíamos em pequenas sociedades, a noção de que fazíamos parte de um grupo que deve ser favorecido e q os outros grupos deviam ser hostilizados, foi valiosa para nossa evolução".
ambiente social selecionando uma característica biológica. biológico + ambiente social.
essa é a justificativa q ele dá para que a noção de esteriótipo e o comportamento preconceituoso apareça cedo.


dividir turma de pré escola em uniformes diferentes. social.
se os professores tratarem diferentes as cores, a segregação fica mais forte. social.

bebes com seis meses são CAPAZES (em termos de desenvolvimento, eles já são capazes de separar em esteriótipos) de reconhecer gênero e etnias diferentes (nada mais é do que a função do cérebro em categorizar algo diferente do outro). biologia + social.

2 anos e meio atribuem comportamento a certos grupos como meninos ou meninas e interagir com grupos de que fazem parte.. como as de mesma língua ou sotaque.
essa afirmação é preguiçosa e pode levar a um entendimento confuso.
a partir do que aprendem as crianças podem passar a atribuir comportamentos a certos grupos (esteriótipos). a criança não nasce sabendo q rosa é mulher, azul e homem ou q homem brinca de carrinho e mulher de boneca. ou q mulher chora e homem não.. ou coisas do tipo. isso é passado socialmente.. sobre sotaques e língua.. bem.. é bastante óbvio q com dois anos a criança já interage ao ponto de se comunicar. então é bastante compreensível q ela prefira estar onde ela pode ser entendida e entender. social.

3 anos. reconhecer e preferir grupos mais privilegiados pela sociadade. social.
teste da boneca.
justificativa do vídeo. parte do desenvolvimento da criança é observar e aprender com o mundo a sua volta. social.

ensinar que racismo acontece e q pessoas são discriminadas por pertencer em certos grupos funciona melhor. social.

preconceito acontece naturalmente.
pq naturalmente? pq o ambiente selecionou um organismo que categoriza e estereotipa certas grupos de coisas para diminuir a probabilidade de entrar em contato com organismos hostis e aumentar a probabilidade de entrar em contato com organismos receptivos. biológico + ambiente social.

rini is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-07-15, 11:00 #20
Obrigado rini.

Mas eu entendi o video. Eu sei ler, ouvir e prestar atenção. Não precisa explicar ele não.

E ainda acho que faltou um posicionamento histórico e politico-social. De como chegamos a esse ponto e o que envolve a chegada a esse ponto e mudança. Mostrar a situação atual com bebês, com grupos e o posicionamento atual... é meio bobo. É um conceito já existente. Gostaria de uma abordagem da construção social-histórica referente a dominância e sobrevivência... e não a questão biológica do construto social que chegamos hoje em dia.

Falando sério, você presta atenção no que as pessoas escrevem? você se ofende quando acham que você ignora as pessoas para chegar ao seu ponto? Eu realmente acho que você precisa de uma ajuda para se expressar... ou pelo menos interpretar de uma forma mais coerente os posts alheios... assim, numa boa tá, não to sendo irônico.

u3663 is offline   Reply With Quote
rini
 

21-07-15, 11:23 #21
[MENTION=3663]Saico[/MENTION]; saber ler não significa entender.
se vc falou isso
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Ele deu um parecer quase que apenas biológico sobre um problema que é 90% social.
não.. vc não entendeu o video.
e foi essa a motivação do meu post.
o q eu não questionei, como por ex.. sua expectativa para um video que abordasse a história político-social ou coisas do tipo, continuam pendentes.. eu tb gostaria de um material desse e tal.. normal..
mas isso nao anula o fato de q se vc entendeu isso
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Ele deu um parecer quase que apenas biológico sobre um problema que é 90% social.
vc não entendeu bem o video.


e atenha-se ao q eu disse.
deixe de ads.

rini is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

21-07-15, 11:25 #22
Você realmente precisava que eu tivesse escrito politico-social e fez um post inteirinho para falar isso.

Rini, vai chupar uma rola, você tá chato para caraio.

u3663 is offline   Reply With Quote
rini
 

21-07-15, 11:29 #23
bom. eu quis te explicar o pq o video não tem 90% de biologia mas sim 90% de social. q é uma demanda bastante importante caso vc ou outra pessoa q concordou com o q vc disse tenha realmente entendido daquela forma.. e o resultado? vc me xinga.. uaheuah
no final das contas acredito q o que eu escrevi tenha servido pra vc ou para alguém.. segue o jogo.

edit: ad hominem.

rini is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
20-01-16, 13:28 #24

Experiência sobre racismo. Acho que já rolou um vídeo desses na gringa. Agora é a versão brasileira. O que dá raiva é o policial "eu desalgemo a hora que eu quiser".

edit:
E acabo de ver coisa do bbb:

 

Racismo, a gente se vê por aqui!


Last edited by Chronos; 20-01-16 at 13:37..
Chronos is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

20-01-16, 13:42 #25
Quote:
Postado por Chronos Mostrar Post
https://www.youtube.com/watch?v=AQZPrpfKOkQ

Experiência sobre racismo. Acho que já rolou um vídeo desses na gringa. Agora é a versão brasileira. O que dá raiva é o policial "eu desalgemo a hora que eu quiser".
Isso ai foi o maringazãoooooo véio sem portera.

não sei até onde foi "pegadinha", mas a ação da polícia FOI real. prenderam o cara por ser o "preto no carrão"

Blazed is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
20-01-16, 13:42 #26
EHAUIOHEAUIEHAUIOEHAUOIEHAIUOEH

mto foda essa esponja heaueiae

serjaum is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
20-01-16, 14:00 #27
Quote:
Redação Pragmatismo
Redação Pragmatismo
Editor(a)
Compartilhar
Racismo não
19/Jan/2016 às 17:53
14
Comentários
Ator negro é agredido e humilhado durante teste sobre racismo
Ator negro é agredido e humilhado publicamente durante experimento social que tinha como objetivo testar o nível do preconceito racial no Brasil
racismo ator negro teste vídeo
Ator negro foi agredido e preso durante teste sobre racismo. Ator branco com a mesma roupa que participou do mesmo experimento saiu imune

Um ator negro do canal de pegadinhas “Boom” foi preso no Paraná durante a gravação de um teste sobre racismo.

O ator foi levado para a delegacia pela Polícia Militar (PM) por perturbação do trabalho e provocação de tumulto. O vídeo (assista abaixo) que culminou na detenção de um dos integrantes está publicado no Youtube e já conta com mais de 2 milhões de visualizações.

Na produção, dois atores, Tiago Fonseca e Leonardo Medina – que também é diretor de Marketing do canal, estão com as mesmas roupas e vão para ruas de Apucarana e Maringá para mostrar se os moradores têm comportamentos diferentes ao verem um branco e um negro tentando abrir a porta de uma BMW com um arame.

O vídeo mostra que Leonardo ficou mais de 15 minutos tentando abrir o carro, e nesse período, ninguém tentou persuadi-lo. Apenas um rapaz oferece ajuda para abrir a porta do carro. Nenhum momento a polícia é chamada.

A mesma cena é repetida pelo ator negro Tiago Fonseca, que é negro. Mas, no caso dele, a tentativa de abrir o carro durou pouco mais de dois minutos. Algumas pessoas chegam, perguntam o que está acontecendo e não acreditam na história. Em poucos minutos o ator é jogado no chão e imobilizado até a chegada de policiais militares. No fim, ele é levado para a delegacia.

No Boletim de Ocorrência divulgado pela PM um dia depois da situação, os policiais relataram que a central de atendimento recebeu diversas ligações informando que um indivíduo tentava furtar um veículo na Avenida Curitiba e, que por este motivo, estava sendo contido por outras pessoas. Essa mesma pessoa já tinha sido detida no dia 3 de dezembro, ainda segundo o BO, por perturbação de sossego em Londrina.

O ator e diretor de Marketing do canal conta que no dia da realização da pegadinha os integrantes optaram por não revelar sobre o que era a história para os policiais para não atrapalhar a divulgação do vídeo. No entanto, os documentos do carro foram apresentados.

“Nós planejamos a pegadinha depois dos ataques racistas direcionados a repórter e atrizes da Globo. Queríamos saber como as pessoas reagiriam, se ainda há racismo na sociedade. Muita gente fala que é contra, mas em situações como essa as atitudes são bem diferentes. O racismo é velado”, diz Leonardo Medina.
http://www.pragmatismopolitico.com.b...e-racismo.html

Aí fala +- o que rolou no BO. Mas, depois de provar que o carro era dele, tinham que levar pra delegacia mesmo? Prestar esclarecimentos?

Chronos is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

20-01-16, 18:39 #28
Racismo no Brasil se mistura e é fundamentado com o fato de que uma parcela absurdamente desproporcional de negros são pobres, e (te hoje nao me convenci do contrario) brasileiro é preconceituoso contra pobre. Bota o mesmo negro de terno e gravata e relojao tentando abrir o carro ver se nego nao acredita na historia; e bota um branco qqr vestido q nem o membro de gangue e sujo pra ver se nego não chama a polícia

Eu costumava achar que remédio contra racismo era conhecer mais gente (conheço no mínimo meia dúzia de negros que tornam impossivel o cara achar que 'preto é mais burro que branco' depois de conversar 15 minutos com eles) mas aparentemente um milhão de contraexemplos diários não são suficientes e o negócio só vai ser resolvido quando as diferenças economicas sumirem pro grupo como um todo

Até que se passe uma geração inteira com uma proporção de negros pobres e ricos igual a de brancos, vai continuar nessa de dois caras vestidos iguais, idade igual, etc. serem diferenciados pela cor da pele

Zedd is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

20-01-16, 19:04 #29
O Bago roubou a conta do Zedd?

gusto is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
20-01-16, 23:53 #30
achei mó legal a esponja
engraçadinha, inclusive

cadê o racismo?

didz is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

21-01-16, 08:20 #31
Q tem o Bago? Nao sei de associacao do Bago ao topico ou ao que eu postei... Sinceramente nao entendi

Zedd is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

21-01-16, 11:14 #32
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
achei mó legal a esponja
engraçadinha, inclusive

cadê o racismo?
Tá no olho de quem vê e fala: RACISMO !

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
DN/LO
Trooper
 

XFIRE ID: b1r0_USA Steam ID: DN/LO
21-01-16, 13:29 #33
 

DN/LO is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

21-01-16, 15:15 #34
Quote:
Postado por Chronos Mostrar Post
edit:
E acabo de ver coisa do bbb:

[IMAGEM]
Racismo, a gente se vê por aqui!
se o boneco estivesse segurando uma guitarra vc comprava né

intel is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
21-01-16, 15:34 #35
claro, [MENTION=103]pintel[/MENTION];

Chronos is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

21-01-16, 17:48 #36
 

NITRO is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

21-01-16, 17:56 #37
Juiz da PB decide que lei de cotas é inconstitucional para concursos públicos
Processo é sobre um candidato que passou na 15ª posição e se sentiu prejudicado após ter sua nomeação preterida para a convocação de outros três candidatos por cotas que ocuparam as 25ª, 26ª e 27ª posições no concurso

 


O juiz Adriano Mesquita Dantas, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), declarou inconstitucional a aplicação da lei de cotas raciais em concursos públicos, que reserva 20% das vagas a candidatos que se autodefinem pretos ou pardos. A decisão foi tomada nessa segunda-feira (18), em um julgamento referente a um concurso do Banco do Brasil.

O processo é sobre um candidato que passou na 15ª posição e se sentiu prejudicado após ter sua nomeação preterida pela convocação de outros 14 classificados, sendo 11 de ampla concorrência e três cotistas que, segundo o juiz, teriam se valido de critério inconstitucional para tomar posse e passar na frente do candidato. Os cotistas foram classificados nas posições 25º, 26º e 27º.

Ainda no processo, é citado que durante o prazo de validade do concurso, foi realizada uma nova seleção, o que gera nomeação automática dos aprovados anteriores.

De acordo com a sentença do juiz Adriano Mesquita, a legislação das cotas para concursos públicos viola três artigos da Constituição Federal, além de contrariar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Na decisão, o juiz Adriano Mesquita determinou a contratação do candidato aprovado na 15ª posição, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia caso o Banco do Brasil descumpra a decisão.

"Não fosse assim, teria o Estado a obrigação de disponibilizar cargos e empregos públicos para todos os cidadãos. Na verdade, o provimento de cargos e empregos públicos mediante concurso não representa política pública para promoção da igualdade, inclusão social ou mesmo distribuição de renda. Além disso, a reserva de cotas para suprir eventual dificuldade dos negros na aprovação em concurso público é medida inadequada, já que a origem do problema é a educação", analisou o magistrado da 8ª Vara do Trabalho do Paraíba, como consta na sentença de 17 páginas enviada pelo TRT ao Portal Correio.

Ainda segundo o juiz, os candidatos com a nota maior são os que devem, sem distinção de cor ou raça, ser os chamados para as funções de cargos públicos oferecidos em concursos.

"É fundamental o recrutamento dos mais capacitados, independentemente de origem, raça, sexo, cor, idade, religião, orientação sexual ou política, entre outras características pessoais", afirmou o juiz.

A Lei de Cotas, número 12.990, de 9 de junho de 2014 reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.


http://portalcorreio.uol.com.br/noti...-PUBLICOS.aspx

NITRO is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:17.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.