Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
Default RIP Ariano Suassuna

23-07-14, 18:06 #1
Quote:
Postado por G1
Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna
Ele sofreu um AVC na noite de segunda-feira e passou por cirurgia.
Nascido na Paraíba, ele vivia no Recife desde 1942.
http://g1.globo.com/pernambuco/notic...-suassuna.html


RIP





Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Danilow
Trooper
 

Gamertag: CADanilo
23-07-14, 18:09 #2
RIP

Já tive a honra de conversar com ele e era uma pessoa inteligentíssima além de engraçada.

Danilow is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
23-07-14, 18:14 #3
e da-lhe 2014.

rip, vi ontem que a situacao dele era muito ruim.

Jeep is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

23-07-14, 18:18 #4
pqp, que 2014 escroto.

A literatura brasileira ficou bemmmmmmmmmmm menor esse mês.

clash is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
23-07-14, 18:54 #5
Porra!

João Ubaldo Ribeiro, logo depois Rubem Alves, e em seguida Ariano Suassuna!
Isso sem contar o Ivan Junqueira, outro membro da ABL que era poeta e jornalista que também bateu com as 10 no começo do mês.
Pelo jeito, Deus descobriu a literatura e tá querendo ler umas obras exclusivas pra ele.

Linx is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
23-07-14, 18:55 #6
Ca ra lho

RIP

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

23-07-14, 18:58 #7
putz

hoje mesmo tava falando com o fura sobre o auto da compadecida e a porca e o santo


SigSnake is offline   Reply With Quote
Linx
Trooper
 

Gamertag: Linx BR Steam ID: linx_ds
23-07-14, 19:02 #8

Linx is offline   Reply With Quote
rini
 

23-07-14, 19:14 #9
Foda

rini is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
23-07-14, 19:14 #10
sabe, nao que eu esteja desejando nem nada, mas o sarney tambem é da ABL, um portento da nossa literatura... sei la, vai que...

Jeep is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
23-07-14, 19:21 #11
Infelizmente só morre gente foda, Jiap

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

23-07-14, 19:26 #12
Ótimo mês pra ser analfabeto. Lula, o imortal.

diferent is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

23-07-14, 19:28 #13
Esse era um brasileiro de sangue puro.

RIP

Baron is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
23-07-14, 19:33 #14
"Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo... morre..."

:'(

Chronos is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

24-07-14, 08:51 #15
RIP =/

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

24-07-14, 09:39 #16
Quote:
Postado por diferent Mostrar Post
Ótimo mês pra ser analfabeto. Lula, o imortal.
Então o Paulo Coelho tá bem seguro tbm

vitorueda is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
24-07-14, 10:07 #17
blog do noblat

Conversa de Ariano Suassuna com um amigo.

- Eu só viajo de carro porque tenho medo de avião.

- Que é isso, Ariano? Você viaja de carro por estradas ruins e de repente encontra um buraco. O carro cai no buraco, capota e lá se foi você – argumentou o amigo.

- E no avião, que o buraco acompanha o voo?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ariano entrou agoniado no táxi. Ía para um evento na Academia Brasileira de Letras e estava vestido a caráter - uniforme de gala, ou fardão, como é conhecido, de veludo com detalhes dourados.

A mulher de Ariano falou para o taxista:

- Vamos logo que ele já está atrasado para o evento.

No que o taxista respondeu:

- Do jeito que ele está vestido, duvide-o-dó que essa festa comece sem ele!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo pediu a Jorge Amado, seu amigo, que intercedesse por ele junto a Ariano. Jorge e Ariano já eram “imortais”.

- Não posso. Uma vez pedi o voto de Ariano para a eleição de Eduardo Portela. Ele disse que votaria e não votou – respondeu Jorge.

Mas diante da insistência de João Ubaldo, concordou em procurar Ariano. Que garantiu seu voto para João Ubaldo.

- É, mas você garantiu para Eduardo Portela e não votou – lembrou Jorge.

- Você tem toda razão. Prometer, eu prometo. Mas sou meio esquecido – encerrou Ariano.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

De Ariano:

- Bom mesmo é falar mal pelas costas, porque pela frente é constrangedor.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando Ariano foi convidado para ser Secretário de Cultura do Recife, o assessor de imprensa da prefeitura pediu-lhe um currículo para distribuir com os jornalistas e ser publicado no Diário Oficial do município.

- Não tenho currículo - respondeu Ariano.

Impaciente, o assessor insistiu:

- Todo secretário tem que apresentar um currículo.

Aí foi Ariano que ficou impaciente. E disse:

- Então anota aí: Ariano Suassuna, escritor brasileiro, razoavelmente conhecido no Exterior.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- As coisas estão mudando muito. Já não reconheço algumas – comentou Ariano com Leda Alves, sua amiga, quando exercia o cargo de pró-reitor comunitário da Universidade Federal de Pernambuco.

- O que foi que houve? Conte – pediu Leda.

- Me chamaram no Departamento de Pessoal. E a moça de lá foi logo me perguntando: “O senhor é do Qufupe, não é? Respondi: “O que é isso, moça... Não sou homem disso não.” Mas aí ela veio com uma conversa ainda pior. Me olhou e disse: “É porque o senhor tem duas dentro e não gozou”. E aí eu disse: “Moça, essa conversa está muito atrapalhada. Não é pra mim. Adeus”. E fui embora.

Ariano fingiu não saber que Qufupe era a abreviação de Quadro Único da Universidade Federal de Pernambuco. E que “duas dentro” significava duas licenças a que tinha direito, mas que não tirara ainda.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ariano costumava chamar a morte de "Caetana". E em suas aulas-espetáculo sempre dizia assim:

- Não vou morrer. Vou me esconder da "Caetana" e ela não vai me pegar.

Na semana passada, porém, no Festival de Inverno de Garanhuns, ele encerrou o que seria sua última aula dizendo:

- Vou dizer uma coisa a vocês: eu vou morrer. Vou, sim. Mas meus personagens ficarão todos com vocês.

Jeep is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
24-07-14, 11:34 #18
esse ai é legitimo mesmo.. nunca saiu do brasil e nunca quis...

e mesmo assim era conhecido la fora...

OrGg is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

24-07-14, 11:37 #19
só conheço O Auto da Compadecida. bela obra.

descanse em paz.

Hades is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
24-07-14, 13:34 #20
por falar nisso:

http://www.diariodepernambuco.com.br...suassuna.shtml


Em carta, intérprete de João Grilo presta homenagem a Ariano Suassuna

"Carta para Ariano,

Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas. Toda vez que alguém, homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo.

Esse que te escreve já foi cavalgado por loucos caubóis: por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Trepliev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas. Fui domado por cavaleiros de Sheakespeare, de Nelson, de Tchekov. Fui duas vezes cavalgado por Dias Gomes. Adentrei perigosas veredas guiado por Carrière, por Büchner e Yeats. Mas de todos eles, meu favorito foi teu Grilo.

O Grilo colocou em mim rédeas de sisal, sem forçar com ferros minha boca cansada. Sentou-se sem cela e estribo, à pelo e sem chicote, no lombo dolorido de mim e nele descansou. Não corria em cavalgada. Buscava sem fim uma paragem de bom pasto, uma várzea verde entre a secura dos nossos caminhos. Me fazia sorrir tanto que eu, cavalo, não notava a aridez da caminhada. Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

Depois do Grilo de você, e que é você, virei cavalo mimado, que não aceita ser domado, que encontra saídas pelas cêrcas de arame farpado, e encontra sempre uma sombra, um riachinho, um capim bom. Você Ariano, e teu João Grilo, me levaram para onde há verde gramagem eterna. Fui com vocês para a morada dos corações de toda gente daqui desse país bonito e duro.

Depois do Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo. De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda estória pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.

Teu,
Matheus Nachtergaele"

Jeep is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

24-07-14, 15:57 #21
E era de esquerda ainda o fio da puta. ehuaheiuhe


perda significativa

u0165 is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
24-07-14, 17:53 #22
Caralho, muito foda o texto do nachtergale

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:11.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.