Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
gota_
Trooper
 

Default [Dúvida] Raid1

23-06-15, 11:46 #1
Fala galera, na boa?

Seguinte, tenho um Macbook pro com 256gb ssd e um HD Externo Samsung de 1tb pra armazenar meus arquivos. Porém estou pegando muitos jobs e mantenho todos os arquivos em RAW das fotos que tiro, e preciso de espaço E segurança.

Comprei no Mercado Livre um Lacie com 2tb, sendo dois discos de 1tb cada, porém ao chegar aqui, o hd não liga de jeito nenhum. Vou devolver o produto, porém tinha pago R$ 599 e era o menor preço do ML, e o último produto disponível. Comprei de pessoa física, logo não tem garantia do fabricante e preciso urgente de um sistema de bkp automático.

Qual o melhor a se comprar ou o melhor sistema a usar? Considerando que preciso do acesso físico aos dados (por questão de tempo, minha internet é uma bosta) e também que preciso sempre ter bkp dos arquivos.

Li que essa marca Lacie é muito boa, só que só acho os de 4tb pra comprar, e vai pra cima de R$ 1.400. Não posso pagar isso. Sugestões?





gota_ is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
23-06-15, 13:11 #2
Considerando que você é usuário de Mac, sugerir que você monte um servidor de backup é sacrilégio né?

Nesse caso esse preço tá até justo pra uma solução de backup completa. No Walmart tem de 2TB por 1,2K - http://www.google.com.br/aclk?sa=l&a...fined%2B281894

vegetous is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
23-06-15, 13:16 #3
meu voto:

joga pra nuvem, esquece disco
vc vai ter mto mais espaco e seguranca do q guardando contigo os arquivos


ps. qual o tamanho +- de cada arquivo desses ai q vc usa?

serjaum is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
23-06-15, 14:34 #4
vei do ceu
nao confie absolutamente nada importante armazenado num HD externo. isso pode ser, no maximo, redundancia de outro servico de backup mais confiavel

sugiro q faça o seguite:
1- um server de backup pro armazenamento bruto e/ou historico: pode ser desde uma solucao dedicada (normalmente mais cara) ou algo customizavel, q vc mesmo vai montar e tal pra deixar ligado 24/7 num ponto da sua casa q ninguem mexa, compartilhado via wifi;

2- um pendrive monstro pra dar suporte pros jobs ativos: um 3.0 de uns 32~64gb da kingston (garantia lifetime) resolve. pede pra algum broder/parente indo/voltando do exterior trazer no bolso pra tu;

3- uma rotina eventual de armazenamento do "arquivo morto" pra alguma nuvem rocksolid: recomendo DEMAIS o glacier da amazon. eles cobram 0,01 usd/ano por gb. sim, UM CENTAVO DE DOLAR POR ANO PRA CADA GB ARMAZENADO. e eh amazon, ne?

fazer esses 3 lances nao vai te custar tao caro e vai praticamente anular qualquer risco de perda de arquivos

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Maia
Trooper
 

Steam ID: Sorella3
23-06-15, 14:50 #5
Pra pendrive bom recomendo:
http://www.amazon.com/PNY-Turbo-128G...s=pendrive+pny

Ta em promoção, enjoy

Maia is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
23-06-15, 15:32 #6
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
sugiro q faça o seguite:
1- um server de backup pro armazenamento bruto e/ou historico: pode ser desde uma solucao dedicada (normalmente mais cara) ou algo customizavel, q vc mesmo vai montar e tal pra deixar ligado 24/7 num ponto da sua casa q ninguem mexa, compartilhado via wifi;
http://www.kabum.com.br/produto/3852...5-bx80637g1610 - R$ 139,90
http://www.kabum.com.br/produto/2911...61m-s1-lga1155 - R$ 202,22
http://www.kabum.com.br/produto/5074...l9-kvr13n9s6-2 - R$ 84,92
http://www.kabum.com.br/produto/3589...ii-st2000dm001 - x2 R$ 389,90
http://www.kabum.com.br/produto/3421...80-plus-bronze - R$ 199,90
http://www.kabum.com.br/produto/6036...te-eb023-23457 - R$ 75,56

A saber, pelo menos uns 1500 reais pra montar um servidor dedicado pra backup. (mas nem verifiquei se essa mobo suporta raid)

Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
2- um pendrive monstro pra dar suporte pros jobs ativos: um 3.0 de uns 32~64gb da kingston (garantia lifetime) resolve. pede pra algum broder/parente indo/voltando do exterior trazer no bolso pra tu;
Se tiver acesso a peças do exterior, não compre flashdrive, monte o seu. Tem um tutorial ultra fácil ensinando a montar o flashdrive mais rápido do mundo. Mais tarde eu posto o vídeo.

vegetous is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

23-06-15, 15:33 #7
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
meu voto:

joga pra nuvem, esquece disco
vc vai ter mto mais espaco e seguranca do q guardando contigo os arquivos


ps. qual o tamanho +- de cada arquivo desses ai q vc usa?
this

Bombastic is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
23-06-15, 16:09 #8
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
vei do ceu
nao confie absolutamente nada importante armazenado num HD externo. isso pode ser, no maximo, redundancia de outro servico de backup mais confiavel

sugiro q faça o seguite:
1- um server de backup pro armazenamento bruto e/ou historico: pode ser desde uma solucao dedicada (normalmente mais cara) ou algo customizavel, q vc mesmo vai montar e tal pra deixar ligado 24/7 num ponto da sua casa q ninguem mexa, compartilhado via wifi;

2- um pendrive monstro pra dar suporte pros jobs ativos: um 3.0 de uns 32~64gb da kingston (garantia lifetime) resolve. pede pra algum broder/parente indo/voltando do exterior trazer no bolso pra tu;

3- uma rotina eventual de armazenamento do "arquivo morto" pra alguma nuvem rocksolid: recomendo DEMAIS o glacier da amazon. eles cobram 0,01 usd/ano por gb. sim, UM CENTAVO DE DOLAR POR ANO PRA CADA GB ARMAZENADO. e eh amazon, ne?

fazer esses 3 lances nao vai te custar tao caro e vai praticamente anular qualquer risco de perda de arquivos
eh 1 centavo por mes hehehe

a vantagem de jogar na nuvem e nao usar mais nada em casa é que você pode sincronizar somente o que você quer ter acesso rápido

Sabe aquelas fotos do seu aniversario de 1985 que voce so ve 1x a cada 6 anos? nao precisa baixar pro seu computador, fica como disponivel somente online....ai o dia que voce precisar usar, é só abrir que o software vai baixar automaticamente antes de te mostrar

nao tem como otimizar mais q isso

se o cara nao sabe operar na nuvem, assina o onedrive por 20 reais por mes e vc ganha 10TB de armazenamento de brinde

nao consigo pensar q alguem nao trabalhe dessa maneira hj em dia

se pra vc 10TB é muita coisa e 20 reais é muito dinheiro, assina o onedrive/dropbox/googledrive tudo as versoes gratuitas....somando tudo vc vai ter uns 50gb de espaco


ps. acho um absurdo alguem cogitar pendrive hj em dia

serjaum is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

23-06-15, 16:18 #9
Gosto da ideia de montar um server, porém vai sair muito caro.
Eu uso o Flickr pra bkp do arquivo final em jpeg, e tem serviços de bkp a U$ 5/ mês com espaço ilimitado se não me engano, porém a ideia é ter isso junto com acesso rápido aos arquivos, Ligthroom demora pra gerar preview dos arquivos RAW e tal, então teria que ser nuvem + físico pra segurança e workflow.

Cada arquivo tem em média 20mb. Último casamento que fiz, deu 70gb de fotos. Mesmo com conexão legal, demoraria MUITO pra enviar tudo. Por isso precisaria de disco físico pra armazenamento ainda assim.


Por hora, meu workflow é assim.

Cartão memória > Mac SSD > Bkp HD externo
Feito isso... Seleção > Edição > Exportar > Bkp Flickr > Bkp HD Externo > Time Machine


Porém tá acabando o espaço e to sentindo a necessidade de melhorar isso.
O Lacie resolveria muito meu problema, junto com um sistema de nuvem, porém não ligou e era o último.

gota_ is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
23-06-15, 16:42 #10
assim, para de pensar q vc vai precisar ficar 100% do tempo conectado enqto envia estes 70 gb

hj os softwares sao inteligentes, se vc jogar 70gb em uma pasta, ele vai iniciar o sync e vc nao vai ver nem uma barra de progresso...um dia ou uma hora vc vai ver q a pasta ja foi sincronizada

vc precisa de acesso rapido a arquivo? presta atencao o que eu escrevi no post acima
vou exemplificar melhor...veja a screenshot abaixo

 


Esta pasta minha tem 30gb, mas vc ta vendo que so 400mb estão realmente no disco?
estes 400mb eu acesso regularmente, acesso local, rapido rapido e sincronizado na nuvem

serjaum is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

23-06-15, 17:19 #11
Serjaum, essa parte eu entendi cara.
Realmente bkp em nuvem é o que há!

Mas vou explicar o fluxo e a necessidade do bkp físico dos dados.
Dos 70gb que fotografei, precisarei importar para o software, e gerar preview 1:1 de todas as imagens, esse acesso precisa ser imediato num primeiro momento. A partir daí vem a seleção, e o resultado final, fica com uns 10gb talvez, depende muito do evento.

Porém esses dados é que me preocupam, uma vez que eu finalizei os trabalhos no jobs, posso mandar pra nuvem, e não precisar deles nunca mais, ou uma pequena parte disso pra portfólio, porém o acesso inicial, precisa de bkp tbm sacou? Se um hd falhar, e eu perder um evento, impossível refazer o mesmo, os dados precisam estar seguros até eu poder enviar pra nuvem.

gota_ is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
23-06-15, 18:22 #12
O vídeo do flashdrive caseiro. Se ficar entediado com a conversa, pode pular pros 16 minutos.


vegetous is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
23-06-15, 18:26 #13
no seu caso o que EU faria...
compraria um sd de 128 soh pra ter uma copia dos dados

serjaum is offline   Reply With Quote
Maia
Trooper
 

Steam ID: Sorella3
24-06-15, 12:14 #14
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
O vídeo do flashdrive caseiro. Se ficar entediado com a conversa, pode pular pros 16 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=qAV0MAUZJJ0
Perai... tu já testou isso? Tu fez?

Me interessa MUITO, mas antes de começar o projeto preciso saber se é real mesmo hahaha

Maia is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
24-06-15, 12:46 #15
Quote:
Postado por Maia Mostrar Post
Perai... tu já testou isso? Tu fez?

Me interessa MUITO, mas antes de começar o projeto preciso saber se é real mesmo hahaha
É lógico que é real. Não sei se vale a pena fazer isso aqui no HUEBR, pq mSata aqui é difícil de achar e caro. E também não sei se esse "dock" pro HD mSata pode ser encontrado em alguma loja nacional.

Quote:
Postado por Maia Mostrar Post
Pra pendrive bom recomendo:
http://www.amazon.com/PNY-Turbo-128G...s=pendrive+pny

Ta em promoção, enjoy
Aproveitando, como você comprou isso? Pediu direto na Amazon.com e mandou entregar aqui no BR? Imposto + frete não fodem? Nunca comprei nada na Amazon americana, mas esse preço tá melhor que DX. :/


Last edited by vegetous; 24-06-15 at 12:52..
vegetous is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
24-06-15, 12:55 #16
Bom, pra vc q é macfag tem uma soluçao bem facil

A Apple num tem aquele caixote com o array de discos q sincroniza com seu HD?
esqueci o nome.

É bem legal.

Basta chegar em casa e ligar o macbook pra sincronizar com o caixote

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Vautier
Trooper
 

PSN ID: VautierM8
24-06-15, 14:07 #17
AirPort Time Capsule - 3TB

Vautier is offline   Reply With Quote
Maia
Trooper
 

Steam ID: Sorella3
24-06-15, 14:12 #18
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
É lógico que é real. Não sei se vale a pena fazer isso aqui no HUEBR, pq mSata aqui é difícil de achar e caro. E também não sei se esse "dock" pro HD mSata pode ser encontrado em alguma loja nacional.



Aproveitando, como você comprou isso? Pediu direto na Amazon.com e mandou entregar aqui no BR? Imposto + frete não fodem? Nunca comprei nada na Amazon americana, mas esse preço tá melhor que DX. :/
Compro frequentemente lá, mas somente em promoção acima de 30%. O que mais compro é livro porque não paga imposto. Mas é tranquilo, basta apenas achar uma loja que distribua pro Brasil e ter um cartao internacional, se a loja for a Amazon melhor ainda.

Eu prefiro comprar lá por N razões: na maioria das vezes chega mais rapido do que comprando no Huebr. Eles reembolsam alguns impostos cobrados a mais na compra, já tive reembolso de várias coisas que nem sabia que devia ser reembolsado, simplesmente brotou um e-mail avisando q eles depositaram a quantia X, é lindo. Pós-venda excelente, confio na loja pra resolver problemas.

O problema com alguns eletronicos é que muitos simplesmente não entregam no Brasil, ou demoram muito. Comprei um earphone bluetooth da Senheiser que demorou 28 dias pra chegar, e foi um parto pra achar uma loja que entregasse aqui. Só que o preço valeu a pena e a qualidade é muito acima dos fones que tinha no ML.

Eu GOSTO de pesquisar preço e produto antes de comprar, então pra mim vale a pena pq é quase um passatempo, mas não é todo mundo que tem saco de fazer isso.

Preço é um problema, por isso checo regularmente o site buscando promoções, já peguei eletrônico com 90% de desconto, é raro mas acontece. Esse pendrive ae ta sendo uma mão na roda pra mim e tá otimo o preço.

Maia is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
24-06-15, 14:41 #19
Quote:
Postado por Vautier Mostrar Post
AirPort Time Capsule - 3TB
Isso!

https://www.apple.com/br/airport-time-capsule/

 



Eis a solução dos seus problemas.


[SPOILER]o preço

Sephiroth is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

24-06-15, 15:34 #20
Time capsule é basicamente um NAS porém com um único disco, não é isso que eu quero.
Meu medo é por exemplo deixar o job armazenado até a hora da edição e o disco falhar eu perco o job. Com HDs não é uma questão de SE vai falhar, mas de QUANDO vai falhar.

Amigo meu teve 2 TC que falharam o disco, em compensação, meu irmão tem uma e até hoje roda tranquilo. Estou convencido de que RAID 1 é o que eu preciso por questões de segurança, a questão agora é achar algo no preço aceitável.

Gaveta MTEK En355a2 alguém conhece? Vi pra vender por R$ 150, soma o preço de 2 HDs, vai sair na faixa de uns R$ 600, talvez um pouco menos.

 


Ou também tem uma Welland Tera, mas me parece pior e de construção mais fraca que a MTek, por R$ 250, também ficaria bem próximo dos R$ 600.

 


Nota, independente do que vou escolher, eu vou manter bkp na nuvem, tanto no Flickr pro arquivo final em alta, quanto pro disco inteiro em algum sistema de nuvem, estou pensando em Backblaze, U$5 por espaço ilimitado. O amazon GLacier pelo que li, é ótimo pra manter os arquivos lá por MUITO tempo, porém não é feito pra alterar os arquivos com frequencia, eles inclusive te cobram mais caro pra poder recuperar os arquivos.

Então o processo vai ser o seguinte.

Cartão de memória > (BKP no local talvez, via laptop) Macbook > RAID

Feito isso, vou trabalhar com os arquivos no Macbook, por ser SSD, e atualizar os arquivos no RAID, e então enviar para o Backblaze ou outro, e daí subir os arquivos em alta pro Flickr.

Das Cases que postei, alguém conhece ou tem alguma experiencia com alguma delas?

gota_ is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

24-06-15, 15:39 #21
Pra esse seu backup em nuvem experimenta o Crashplan. Tô usando faz 2 anos e recomendo MUITO.

É espaço ilimitado também.

Baron is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
24-06-15, 15:51 #22
Eu sempre indico o crashplan pq ele permite versatilidade, alem da nuvem dele (que é a razao dele cobrar os 5us$ mensais), apenas baixando o soft vc pode ter copias:

-> no disco do seu micro
-> em um hd externo
-> em um share de rede
-> em outro computador local ou remoto (via internet) rodando crashplan

todas essas combinacoes simultaneamente ou nao. Se bobear tem mais outras maneiras que nem lembro.

e sempre lembrando, com versionamento e deduplicacao, se bem que pra arquivos de fotos acho que nao vai te adiantar muito

Jeep is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
24-06-15, 15:52 #23
Quote:
Postado por gota_ Mostrar Post
Time capsule é basicamente um NAS porém com um único disco, não é isso que eu quero.
Meu medo é por exemplo deixar o job armazenado até a hora da edição e o disco falhar eu perco o job. Com HDs não é uma questão de SE vai falhar, mas de QUANDO vai falhar.

Amigo meu teve 2 TC que falharam o disco, em compensação, meu irmão tem uma e até hoje roda tranquilo. Estou convencido de que RAID 1 é o que eu preciso por questões de segurança, a questão agora é achar algo no preço aceitável.

Gaveta MTEK En355a2 alguém conhece? Vi pra vender por R$ 150, soma o preço de 2 HDs, vai sair na faixa de uns R$ 600, talvez um pouco menos.

[IMAGEM]

Ou também tem uma Welland Tera, mas me parece pior e de construção mais fraca que a MTek, por R$ 250, também ficaria bem próximo dos R$ 600.

[IMAGEM]

Nota, independente do que vou escolher, eu vou manter bkp na nuvem, tanto no Flickr pro arquivo final em alta, quanto pro disco inteiro em algum sistema de nuvem, estou pensando em Backblaze, U$5 por espaço ilimitado. O amazon GLacier pelo que li, é ótimo pra manter os arquivos lá por MUITO tempo, porém não é feito pra alterar os arquivos com frequencia, eles inclusive te cobram mais caro pra poder recuperar os arquivos.

Então o processo vai ser o seguinte.

Cartão de memória > (BKP no local talvez, via laptop) Macbook > RAID

Feito isso, vou trabalhar com os arquivos no Macbook, por ser SSD, e atualizar os arquivos no RAID, e então enviar para o Backblaze ou outro, e daí subir os arquivos em alta pro Flickr.

Das Cases que postei, alguém conhece ou tem alguma experiencia com alguma delas?
o glacier eh um sistema de backup de verdade, nao é um dropbox da vida, ele nao vai te entregar alta disponibilidade...eles só garantem que os dados existam caso aconteça algum desastre

por isso que se precisar pegar algum arquivo de volta, eles dao um prazo de 4 horas para entregar....nao sei como é a infraestrutura, mas imagino que os dados ficam em outro dc com segurança e disponibilidade muito maior do que o S3

serjaum is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

24-06-15, 19:47 #24
disponibilidade é a mesma q o s3

so eh muito mais barato, por isso os dados demoram mais serjo

Bombastic is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

24-06-15, 20:56 #25
Continuo pesquisando sobre e continuo na dúvida, vejo muita gente em fóruns da gringa argumentando CONTRA o uso de RAID pq se algo der pau, vai dar pau nos dois HDs de uma vez só, se eu pegar vírus ou qualquer coisa parecida, vai passar pros 2 discos, logo perco as duas cópias de uma vez.

Alguns recomendam 2 discos separados e fazer cópias separadas para os mesmos, apesar do tempo ser maior, é uma alternativa segura. O que acham?

gota_ is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

24-06-15, 20:57 #26
Juntamente com o fato de eu poder guardar um disco em local separado para evitar problemas futuros.

gota_ is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
24-06-15, 21:42 #27
1 vírus que apaga dados do usuário é uma coisa que eu não vejo há uns bons 10 anos! todos vírus que eu tenho visto nos últimos anos, tem por objetivo roubar dados do usuário.
2 vírus é uma coisa que hoje só pega usuário DESLEIXADO do windows.
3 vc usa mac, então não tem vírus.
4 tome o cuidado de montar o raid 1 com discos de marcas diferentes, ou pelo menos séries diferentes e você não terá problemas.
5 backup de verdade funciona com a cópia na sua máquina, e pelo menos duas cópias em mídias separadas. vc mantém uma dessas cópias com você e pelo menos mais uma fisicamente separada das demais. hoje em dia essa cópia em local físico separado, pode ser em alguma nuvem. ou você pode abdicar do backup local e manter duas cópias em nuvens diferentes. ah e sempre lembre-se de verificar hash dos arquivos enviados pra não ter má surpresa caso precise restaurar um backup.

vegetous is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
24-06-15, 22:36 #28
É... Vírus não apaga mais dados do usuário. Mas quem conserta o PC com vírus faz isso. Formata e não faz backup. É muito desleixo... :/
Minha tia perdeu uma vida em fotos por causa de um format... :'(
Mas o que me foi relatado foi o vírus ter ferrado o pc e ele não estava iniciando mais.

Chronos is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

24-06-15, 22:45 #29
Na real que nunca tive nem perto de vírus desde que passei a usar Mac, e faz alguns anos já. Mas e aí? O que acham? Vou de Case da Mtek pra 2 hds 3.5" e faço Raid1 ou então compro 2 de 2.5" e faço cópias separadas? Ou então dá no mesmo, sendo somente o R$ a diferença?

Nota, tenho que comprar um expressar 34 pro USB 3.0 ou então e-sata pq meu mac é de 2011, e só tem thunderbolt ou firewire. TO mto na dúvida de qual solução usar.

gota_ is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
24-06-15, 22:53 #30
Raid doméstico é uma bosta
Esquece

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
24-06-15, 23:28 #31
nao faz sentido vc ter redundancia num esquema de raid pelo risco de perder ambos com uma pane eletrica, por ex. faz mto mais sentido vc ter varias copias do mesmo arquivo em unidades/servicos de armazenamento diferentes

no seu lugar eu nao deixaria de usar o glacier pro arquivo morto (dados com mais de X meses) pela confiabilidade do servico e pelo preço absurdamente baixo (1 centavo por gb por mes, como o serjo ja corrigiu)

btw, o q o seph falou eh fato
solucao raid realmente confiavel nao sai por menos de 1,5k, e nao vejo mto sentido usar esse tipo de solucao pro seu caso

Fura Olho is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

25-06-15, 00:02 #32
to chegando a conclusão que ter falhado o Lacie pode ter sido algo bom, realmente ainda tem o esquema da energia, se der pau em um, vão os dois pro saco. Isto posto, HD portátil é tudo a mesma coisa? Eu tenho um de 1tb Samsung aqui, e tá rodando de boa faz tempo, mas tem um melhor que outro ou algo assim?

Vou precisar de 2 discos, nesse caso, acho que portátil vai ser melhor, um expresscard 34 pra USB 3.0 e um Hub USB 3.0, recomendações?

Se eu conseguir tudo isso por R$ 600 dinheiros to feliz da vida, e esqueço o Raid por hora, pelo menos enquanto não tenho grana pra pagar algo top. Aí jogo o arquivo morto no Glacier, e mantenho um Crashplan ou algo assim.

gota_ is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
25-06-15, 01:10 #33
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
disponibilidade é a mesma q o s3

so eh muito mais barato, por isso os dados demoram mais serjo
negativo

glacier eh cold storage, vc envia os dados, ele te da um id e joga em algum lugar qqer
o dia q vc precisa do arquivo, vc informa o id, ele vai pesquisar pra saber onde ele ta guardado para depois iniciar o trabalho de te entregar o arquivo....como qqer sistema de gerenciamento de backup em fita por exemplo (as vaults vc pode tratar como pools de fita, onde para cada restore, vc precisa saber exatamente onde está o dado)

a disponibilidade do glacier eh mtooooooo maior que o do s3, mas muito mesmo, algo em torno de 1 byte perdido a cada 12 anos.....coisa assim, fora que os dados ficam em transito entre os datacenter´s

uma comparacao bem idiota

s3 = nas com raid 5 na sua empresa
glacier = fita armazenada em um bunker em israel heaueh

serjaum is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
25-06-15, 14:41 #34
gota_ eu não sei qual a má experiência que o fura teve com HDs portáteis, mas HD portátil é como qualquer outro HD, é confiável até que ele pare de funcionar.

eu tenho 5 HDs externos e até o momento não tive problemas com eles, sendo que o mais antigo já deve ter uns 5 anos.

meus backups das coisas que estão em uso, é constituido atualmente assim:

- o arquivo original na minha pasta;
- uma cópia backup compactada no próprio computador, mas em outro HD;
- 2 cópias em HDs externos distintos.

se são arquivos que não estão em uso, normalmente só tenho as 2 cópias nos HDs externos.

o que venho querendo fazer há algum tempo, é pegar um desses HDs e levar pra um lugar físico diferente da minha casa.

esse meu procedimento obviamente não é à prova de falhas, mas demandaria muito azar pra todos darem errado ao mesmo tempo.

vegetous is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

25-06-15, 14:54 #35
Raid eu vejo mais utilidade para o sistema operacional, para o sistema de backup não vejo como algo importante. Você pode pegar 2 hds externos e fazer cópias iguais nos 2 hds mantendo cópias dos últimos 2,3 dias (tem software que faz isso automaticamente).

SparkS is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
25-06-15, 15:37 #36
a grande merda do hd portatil eh q eles sao equipamentos com funcionamento mecanico altamente sensivel. trabalhei mto tempo com montagem e manutencao do micros e notebooks e cansei de ver HD indo pro saco por motivos absolutamente cretinos. ex: o hd foi colocado na bancada em cima de uma borracha dessas de colegio mesmo. puxaram a borracha pra limpar uma memoria e o hd sofreu a queda da altura da borracha (1 cm de altura?) e bateu cabeca. era ligar e ele ficar tectectectectectectec e nao funcionar mais

hd externo ta exposto ao mesmo risco. se engana quem acha q ali dentro eh tipo um relogio gshock. se vc der mole e o hd der uma pancadinha de nada, ou entao rolar uma vacilada e ele cair no chao, as chances de vc perder TUDO sao altas. dependendo da intensidade da pancada vc ja tem varias trilhas de badblock garantidas. eu JAMAIS confiaria arquivos criticos a uma solucao tao suscetivel a falha. vc pode passar 3~5 anos e nunca ter problema, mas basta vacilar UMA VEZ pra tudo ir pro vinagre

Fura Olho is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

25-06-15, 16:04 #37
(1) hd de notebook é muito sensível mesmo (esses hds externos de tamanhos pequenos que não precisam de fonte externa), então hd externo mais confiável só os de desktop e mesmo assim não é garantido. Mas comparado com hd de notebook aguenta bem mais...

SparkS is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
25-06-15, 19:01 #38
mas é isso que eu falo pros imbecis aqui do trampo e nego acha que é frescura. depois que liga o HD externo, não pode tocar naquela porra!

de qualquer forma, é por isso que eu tenho sempre 2 copias de arquivo morto e 3 + a que estou usando dos arquivos atuais.

btw.: só esclarecer que em casa e pequenas empresas eu acho que raid 1 é uma boa medida pra dar segurança pros dados em uso. em backup eu acho mais seguro separar em mídias diferentes mesmo.

vegetous is offline   Reply With Quote
gota_
Trooper
 

25-06-15, 20:00 #39
Fura Olho, eu fiquei com um certo receio de HD externo com fonte, por questões de energia, não tenho no-break nem nada disso por aqui, e certamente não vou investir nisso agora, por questões financeiras mesmo.

Tenho um HD portátil aqui rodando tem uns 2 anos já, e tranquilo, por enquanto.
O que recomenda? O que é menos perigoso? Manter 2 externos portáteis, ou dois Sata naquela gaveta da Mtek q eu postei ali, rodando um Raid1? Ou ainda 2 externos de mesa, com fontes separadas?

gota_ is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
25-06-15, 22:45 #40
eu sustento o q disse antes
tenha um pendrive de 128gb pra manter os arquivos do trampo q estiver fazendo, deixa o hd portatil FIXO em casa, so pra vc fazer backup dos trampos de ate uns 6 meses atras e todo o resto dos arquivos vc manda pra alguma cloud de sua preferencia

pro cloud eu sempre recomendo o glacier pelo custo/beneficio + confiabilidade, e eh exatamente pra deixar as paradas q vc nao predente mexer mais, q vao ficar la so pro caso de algum cliente pedir uma nova copia sei la

vc nao precisa de mto alem disso e vai custar apenas o preco do pendrive de 128gb. se fosse pra usar uma solucao alem dessa, eu substituiria o hd portatil (q agora viraria um backup fixo q nao sairia mais de casa) por uma gaveta simples mesmo, pra 1 hd so de 3,5, e ligaria soh na hora q fosse guardar um novo backup ou recuperar um arquivo

e pra nao ter q ficar consultando backup toda hora pra achar determinada foto, use um desses programas de imagem (antigamente o bom era o ACDSee) pra criar galerias de thumbs dos diretorios do backup e salve essas galerias no seu note. assim vc so vai precisar usar a gaveta ou acessar o glacier qdo for efetivamente pra pegar um arquivo

descarte o raid, a nao ser q esteja disposto a torrar uma boa grana em algo confiavel tipo isso aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...4-6-ou-8tb-_JM

Fura Olho is offline   Reply With Quote
timber
Trooper
 

PSN ID: fabiokobuti XFIRE ID: fabiokobuti Steam ID: fabiokobuti
05-08-15, 13:20 #41
Quote:
Postado por gota_ Mostrar Post
Continuo pesquisando sobre e continuo na dúvida, vejo muita gente em fóruns da gringa argumentando CONTRA o uso de RAID pq se algo der pau, vai dar pau nos dois HDs de uma vez só, se eu pegar vírus ou qualquer coisa parecida, vai passar pros 2 discos, logo perco as duas cópias de uma vez.

Alguns recomendam 2 discos separados e fazer cópias separadas para os mesmos, apesar do tempo ser maior, é uma alternativa segura. O que acham?
Ainda precisa?

Em tempo, eu usaria o crashplan com um NAS no seu caso... Aponta uma pasta, e fala pro crashplan fazer backup pro NAS... Além de ter o backup, crashplan é free quando não se utiliza o storage online. E SE precisar de online tb... Ele faz, aponta essa mesma pasta para backup no CrashPlan Central e já era... 2 backups, um online e um local para ter acesso rápido.

Quote:
Postado por gota_ Mostrar Post
Fura Olho, eu fiquei com um certo receio de HD externo com fonte, por questões de energia, não tenho no-break nem nada disso por aqui, e certamente não vou investir nisso agora, por questões financeiras mesmo.

Tenho um HD portátil aqui rodando tem uns 2 anos já, e tranquilo, por enquanto.
O que recomenda? O que é menos perigoso? Manter 2 externos portáteis, ou dois Sata naquela gaveta da Mtek q eu postei ali, rodando um Raid1? Ou ainda 2 externos de mesa, com fontes separadas?
Nesse caso, mesma coisa, e se seu router tiver porta USB, eu mapearia uma unidade de rede para o crashplan e mandaria backupear tudo pra uma pasta lá... Again, FREE!

timber is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:15.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.