Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default Governo discute notebook de US$ 100

06-11-05, 23:42 #1
Segunda-feira, 11 abril de 2005 - 17:20Camila Fusco - IDG Now!O assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean Claude Frajmund, terá uma reunião nesta semana com o professor Nicholas Negroponte, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para discutir a proposta da criação de um notebook avaliado em cem dólares.

O projeto é de autoria do próprio professor Negroponte e tem a intenção de atuar como um caderno digital, destinado ao acesso à tecnologia das classes C, D e E.

A proposta foi apresentada por Negroponte durante a última reunião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"O conceito do professor é de um laptop que promova a inclusão digital múltipla entre os estudantes. Um equipamento que os estudantes podem levar para casa para estudar com a possibilidade de interação com os pais. O aparelho tem um potencial de portabilidade interessante", declarou o assessor.

A reunião será realizada no MIT, em Boston (EUA), e a intenção, segundo Frajmund, é aprofundar a discussão sobre a produção do aparelho e seus atributos de hardware e software.

O projeto pode ser útil para promover a inclusão digital dentro das escolas principalmente públicas, que abrigam cerca de 90% dos estudantes até 16 anos, de acordo com o assessor.

"O Brasil não pode deixar as escolas de fora da inclusão digital. Precisamos de soluções e não apenas de aparelhos. Precisamos discutir como seria produzido, qual seria o conteúdo e a conectividade", declarou.

Frajmund ressaltou que o notebook de baixo custo não faria parte, a princípio, da estratégia de inclusão digital PC Conectado do governo federal. No entanto, o projeto está mais próximo das alternativas diferenciadas propostas por empresas para a inclusão, como foi o caso da AMD com o Personal Internet Communicator (PIC).

"Se o Ministério das Comunicações tiver esse aval, conseguiremos fazer do Brasil uma Coréia em termos de conectividade em cinco anos. Mas precisamos trabalhar rápido", afirmou.

De acordo com o assessor, atualmente 75% dos domicílios coreanos são conectados à internet em banda larga.


http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/...nnelID=2000002


Saiu na veja essa materia.. mto foda!





MdKBooM is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

06-11-05, 23:51 #2
ai eu compro um note

eh muito patrao andar com note pra la e pra ca

UAU SONHO NERD

Bombastic is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

06-11-05, 23:56 #3
n tem detalhes ae, mas ta la na veja: processador amd 500mhz, memória de 1gb integrada (sem hd), monitor de 7pol e SO Linux... E o mais foda que eu achei: pra carregar a bateria interna tem uma manivela em que cada 1 min girando equivale a 10 min de uso...

MdKBooM is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

07-11-05, 00:46 #4
AHUAHUHUAUHAHU
pc movido a manivela
IJAHUAJIAHUAJIAIAJI

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Lev
Trooper
 

07-11-05, 00:59 #5
OHAEUIHEIOHIOUEAHOI manivela foi loko

ps: ja nao tinham postado isso?

Lev is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

07-11-05, 01:00 #6
Quote:
Postado por SsjGohan
AHUAHUHUAUHAHU
pc movido a manivela
IJAHUAJIAHUAJIAIAJI
(1)
Sem hd sux

dark_man is offline   Reply With Quote
Caveira
Trooper
 

PSN ID: CaveiraFromHell Steam ID: caveirox
07-11-05, 01:09 #7
Humm, eu trabalho com manutenção especializada de notebooks lá na av. rebouças, perto da paulista, e tenho pelo menos uns 70 notebooks lá pra arrumar...
sério...só a horinha técnica ja custa R$100, nao to zuando ahoeuihea, sexta feira apareceu um notebook lá que só precisava trocar a tecla "1" e custou 100 pila
se um notebook custar isso mesmo deve ser a pior coisa do mundo
tem um la que apareceu uma vez que eu babei, p4 3.2 com 1gb de ram, e tela wide, muito foda
agora aparece umas coisas pré-históricas tambem, pelamor..., metade dos notebooks que aparecem lá não tem nem o touch pad ahoeuihea, o mouse da criatura é um botãozinho entre as letras G e H que vc tem que inclinar pra posição desejada, é horrivel!!!
sempre tenho à mão um mouse usb e um cartãozinho pcm-cia para evitar stress

bom, resumindo, se vcs realmente pensam em comprar uma carroça dessas de 100 reais...vcs vão estar jogando dinheiro fora...

Caveira is offline   Reply With Quote
Diogo
Trooper
 

07-11-05, 01:12 #8
olha o nome do prof ;X

Diogo is offline   Reply With Quote
DiE LuCiaNo
Trooper
 

Steam ID: luhdie
07-11-05, 01:14 #9
Cê não curte negros, né Diogo?

DiE LuCiaNo is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

07-11-05, 01:44 #10
e não é 100 reais Caveira, é 100 dólares dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ehueuhea
mas continua uma merda.

gusto is offline   Reply With Quote
Caveira
Trooper
 

PSN ID: CaveiraFromHell Steam ID: caveirox
07-11-05, 01:47 #11
malz, tenho que aprender a ler mais devagar
costume sux esse meu aoehauihea

Caveira is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
07-11-05, 07:57 #12
kra..
passou essa bosta na tv... eh muito mediocre.. na boa...

o negocio eh tao diferente que não serve comparação com o desktop...
eh um pseudo acesso a tecnologia...jah q essa, eh extremamente limitada...

o cara quer fazer q o gov. gaste 100 doletas por criança (imagina a manutençao disso), pra comprar algo totalmente inutil... a intençao praticamente eh: a criança agora pode apertar botoes e ver um mini monitor....
eh uma calculadora gigante... e parece q pra usar ate editores de texto tem q estar conectado a net..
mas kraio.... quem nao tem grana pra pegar um comp mais antigao.. tmb nao tem grana pra entrar na net pow! eh caro! ou vai falar pra criiança entrar soh dpois da meia noite!

sei la, posso estar falando asneira pq a principio nao prestei muita atençao na reportagem, mas jah tah levando a outros niveis a negociação

Patua is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

07-11-05, 09:04 #13
Será q dá pra adaptar um HD nessa jossa ai?

Inquisitor is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
07-11-05, 09:09 #14
só funciona conectado
=
só funciona monitorado

[conspiracy theory mode off]

Mordred_X is offline   Reply With Quote
VXXXV
Trooper
 

PSN ID: vcraraujo XFIRE ID: vcraraujo
07-11-05, 09:09 #15
uma bosta
/close topic

VXXXV is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
07-11-05, 20:33 #16
vcs não tem a menor idéia do que estão falando.
ninguém.

só o mdk.
/kill

Acid is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

07-11-05, 21:15 #17

MdKBooM is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

07-11-05, 21:18 #18
Porque a configuração de um PC popular de 500Mhz seria modesto?
A Finalidade deste computador, deverá ser: editar texto, acessar a internet e talvez dar noção de programação para quem estiver iniciando. Isso é muito mais do que o suficiente.

Acho que tem gente muito mal apercebida de que estamos falando de uma frequencia de processador (não digo velocidade) que éra top de marcado a uns 4 anos atrás, e se formos verificar isso não é muito tempo.

Quem diz isso, esquece da finalidade do equipamento (ele não é feito para assistir filmes, jogos, etc... ele é feito para o ensino, o lazer não é objetivo deste projeto).

Meu primeiro computador foi um TK90X, e para quem não sabe o que éra isso, éra um computador com processador Z80 de 3,14Mhz com incriveis 48K de memoria RAM e 48K de Rom sendo que esta ROM vinha com a Linguagem Basic (isso mesmo, depois ele evoluiu para o VB). Ele era capaz entre outras coisas de sintetizar voz (péssimamente claro) joginhos toscos, e grava tudo isso em Fitas K7. Com isso ja era possível criar programas que utilizavam entre outras coisas, looping controlado (for next), arrays (comando DATA) alterar configurações de Hardware (Poke), varáveis, condições (IF then) etc...

Agora falar que um computador com 500Mhz, memória Flash e Linux é uma configuração modesta? É a mesma coisa comparar um fusca com uma mercedez, porém a utilidade dos dois é a mesma (levar pessoas de um lugar para outro) claro que tem suas boas diferenças, mas se levarmos somente o escopo em conta, os dois atendem bem o objetivo e podem levar uma pessoas para um hospital a longa distâncias que não seria possível apé.

É um bom desafio para os artistas em programação (assim como na época do TK) fazer programas cada vez melhores, menores e mais rápidos. Infelizmente hoje sabemos que isso é muito mais dificil por causa que o tempo na informática muda muito mais rápido do que naquela época, e a safra de artistas emprogramação estar em baixa.

Enfim, este computador portatil é sim uma excelente oportunidade de inclusão de jovens talentosos que não ficam chorando do que tem, mas põe a mão na massa naquilo que tem e se desenvolvem.

Podendo um dia ter condições de comprar seu computador com trocentos recursos para joguinhos e ter condições/qualidade de vida melhor.

http://br-linux.org/linux/?q=node/1871

MdKBooM is offline   Reply With Quote
holopainen
Trooper
 

07-11-05, 21:33 #19
a única pergunta é...e a manutenção??? será que não vai sair mais cara que o próprio computador?? será que vai ser viável???

holopainen is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-11-05, 21:42 #20
ow seus retardados não é pra vocês o notebook não, é pra pivetada pobre de escola porra!

s p o o l is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
07-11-05, 21:42 #21
QUE MANUTENÇÃO, KCT?
Essas coisas não são estragáveis. Não roda Windows.

Acid is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
07-11-05, 21:58 #22
emedekabum.. compreendo...
da pra fazer alguma com essa config..? dá... masssssssss....

agora, nos estamos falando de inclusao digital...
qnd vc teve esse PC, quase ninguem no brasil tinha acesso ou mesmo sabia da existencia disso ae.. vc estava a anos luz da maioria da populaçao brasileira...

hj.. vc tah dando um acesso não ultrapassado, e sim limitado falando que fazendo "inclusao social".... sendo que nisso esta imbutido varias questoes não da para controlar no meio do contexto..

como vou dar algo que soh funcione via internet as classes D e E? cara... brasil nao tem projetos suficientes para atender isso... esse internet para todos.. uma das propostas eh liberar conexao de linha discada por uma mensalidade fixa.... entao nego que nao tem grana pra pagar 40 reais por mes de assinatura de linha (eu mal tenho essa grana) e ainda jogar mais um custo fixo? como?1

outra...
a criança tera noçoes de mexer com um sistema operacional totalmente diferenciado dos padroes do mercado... ela vai ter preparo para aprender a mecher com o restante^?? do que isso vai adiantar...? essa limitação eh assustadora...

fora o aspecto operacional...
brasil nao tem infraestrutura de oferecer livros didaticos as crianças do ensino publico... por muitos motivos.. e custam o que em comparaçao aos 100 dolares propostos?

agora, sem kerer ser preconceituoso, ja que minha origem eh da classe D...
imagina essas crianças com maquinas de maiores portes... relativamente caros, jah que seriam peças mais caras que q os aparatos eletronicos de suas casas...
eu jah vi livros publicos vira pinga e cigarro.. imagina isso?

fora a manutençao, vai kebrar.. eh algo pra levar e trazer pra escola... sao crianças... como vao repor isso..

o que impede as escolas publicas criarem estaçoes de treinamento com desktops de menor nivel (p1, por exemplo) e que tenham maior sucetibilidade a programas de ensino...
se quiser dar oportunidade tambem para os familiares como o proposto.. abram a porta pra eles tmb.. ou crie uma regra que "obriguem" a acompanhar. .coisa do tipo...

essa proposta eh uma "solução" inversa na minha opiniao

Patua is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

07-11-05, 22:12 #23
meu teclado está sem as teclas mn,? então copiei o texto do link que cito logo abaixo pq para escrever levaria um bom tempo..

Problemas do projeto:

Só funciona via internet! -> não.. funciona sem internet tb. o acesso a internet pode ser facilmente provido pelo governo nos ambientes escolares como já se vê hoje.

Limitação de mercado! -> editor de texto e internet é tudo igual em qqer SO..

Quebra! -> é só não deixar levar para casa. Talvez a idéia de dar 1 desses para cada criança não seja a melhor idéia, mas garanto que se conseguem tomar conta de uma tv, teriam o mesmo cuidado com o pc. Portabilidade não significa que a criança pode levar o pc pro parquinho...

De qqer forma, vo ver se arrumo 1 teclado que funcione pra poder escrever direito..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
07-11-05, 22:56 #24
hawuawhawu. .teclados sux... viva meu troni

entao mdk.. .a intençao eh levar para casa .. tipo. .elas usarem no dia a dia da escola...
copiarem.. estudarem.. etc...

sou a favor do governo implementar linux.. ensinar a utilizaçao de softwares livres com o q tiver disponivel... mas... acho que seria um investimento muito grande para aplicabilidade limitada... sendo q a uma possivel continuidade a longo prazo eh improvavel...

boa intençao.. pessimo metodo...

pra mim, o kra que trouxe a ideia para o pais (o inventor) eh um otimo vendodor que ta baseando seu discurso na melhoria social... mas eh muito papo de vendedor. na boa...

Patua is offline   Reply With Quote
pimp
Trooper
 

07-11-05, 22:57 #25
porra eu achei do caralho esse notebook, muito foda mesmo
a unica merda eh q eu ja to vendo, nego vai fica escrevendo com bic no monitor, eu sei disso pq eu conheco alguns propagandistas de uma empresa ai, q trabalham com palmtop, e como eh da empresa, nego nao tem cuidado nenhum, sai escrevendo de caneta mesmo na telinha...

pimp is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
07-11-05, 23:17 #26
Quote:
Postado por Bombastic
ai eu compro um note

eh muito patrao andar com note pra la e pra ca

UAU SONHO NERD
Um dia vou ter meu propio notebook tb. ahuahuahuah

Ver filmes dvd em viagens.. (ou epis de anime \o/)
Adiantar trabalhos da facul/emprego...
Programar...
Zilhões de coisas...

PQP, COMO EU QUERIA TER UM! EH UM DOS MEUS MAIORES SONHOS NERDS. auhahuau

Sussa is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
08-11-05, 00:02 #27
que joça.. vo faze oq com isso? xD

StorM is offline   Reply With Quote
Caveira
Trooper
 

PSN ID: CaveiraFromHell Steam ID: caveirox
08-11-05, 00:15 #28
Quote:
Postado por holopainen
a única pergunta é...e a manutenção??? será que não vai sair mais cara que o próprio computador?? será que vai ser viável???
ja disse, somente a hora técnica cobrada onde eu trabalho é 100 reais
a troca das dobradiças (problema comum) nao sai por menos de 150
trocar o inverter por causa do lcd com defeito (problema mais comum ainda) nao sai por menos de 200
sim, eu também acho um exagero, mas é o preço
voçe pode usar o notebook para o que for, ele sempre vai dar um defeito, afinal, ele vai estar sendo usado de qualquer forma
peças de notebook sao muito caras, nao vale a pena na minha opiniao...

Caveira is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
09-11-05, 22:15 #29
af.
/kill pra esse tópico.

teoria capitalista conspiratória (hint: não tem muito jeito de se fazer lucro relevante com um notebook de 100 dólares) + preocupação com as dobradiças do notebook (hint: esse não é o seu notebook convencional).

ahhhh... e btw, não falta livro pra nenhum estudante de escola pública de ensino fundamental e médio no estado de minas gerais inteiro. quer dizer, se a escola não pedir os livros, vai faltar, mas aí não tem muito o que o governo possa fazer e não acho que isso aconteça de forma relevante.

Acid is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
09-11-05, 23:49 #30
Quote:
Postado por Acid
af.
/kill pra esse tópico.

teoria capitalista conspiratória (hint: não tem muito jeito de se fazer lucro relevante com um notebook de 100 dólares) + preocupação com as dobradiças do notebook (hint: esse não é o seu notebook convencional).

ahhhh... e btw, não falta livro pra nenhum estudante de escola pública de ensino fundamental e médio no estado de minas gerais inteiro. quer dizer, se a escola não pedir os livros, vai faltar, mas aí não tem muito o que o governo possa fazer e não acho que isso aconteça de forma relevante.
acid... MG nao eh brasil inteiro...
outra... BH, sua realidade, menos ainda...

sim, eh possivel fazer muita grana com produtos low-cost.. basta ter um volume razoavel.. agora.. imagine esse brasilzao hein...

outra... nao conspiratoria nao....
eh pq nao eh um programa internacional como eh a proposta.. eh um inventor desenvolvendo o programa a fim de colocar seu produto...

acid.. brasil nao compra camisinha pra botar nos postos de saude.... qntos centavos eh a unidade
reproduz isso pra pra coisas de 100 doletas....

tipow... eh um programa de uma açao soh... sem futuro... tem outras coisas menores pra fazer (akele velho discurso neh? eu sei...)... o problema nao se resolve de ponta-cabeça..

Patua is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
10-11-05, 00:15 #31
Quote:
Postado por Patua - El Grande
acid... MG nao eh brasil inteiro...
outra... BH, sua realidade, menos ainda...
Não estou falando "da minha realidade".
No Brasil inteiro você tem livros pra ensino fundamental suficientes nas escolas públicas. Em Minas Gerais, especificamente, além dos livros de ensino fundamental fornecidos pelo MEC, você tem os livros de ensino médio fornecidos pela Secretaria de Educação (um dos feitos do Aécio).

Quote:
sim, eh possivel fazer muita grana com produtos low-cost.. basta ter um volume razoavel.. agora.. imagine esse brasilzao hein...
Sim, é possível.
E vão ter empresas ganhando lucro com isso, apesar de com margem de lucro reduzida: a AMD, fabricantes de memória flash e fabricantes do display.

Porém, isso não tem nada a ver com quem inventou. Isso é trabalho de pesquisa do MIT. O lucro final não vai pra lá. As pessoas pesquisam realmente procurando pelo bem comum, ter algum benefício próprio com isso, normalmente, é apenas um efeito colateral não muito significante.

Seriam(ão?) encomendados 1milhão de unidades para o Brasil, pelo que me parece. Um gasto de 100 milhões de dólares ou, aproximadamente, 225 milhões de reais. Considerando que foram gastos 600 milhões com a palhaçada do referendo, acho um gasto perfeitamente válido. Na verdade, considerando a palhaçada do referendo, o gasto é esdrúxulo.

Quote:
eh pq nao eh um programa internacional como eh a proposta.. eh um inventor desenvolvendo o programa a fim de colocar seu produto...
erm... isso vem do MIT.
não é exatamente "um inventor desenvolvendo o programa a fim de colocar seu produto".

Quote:
acid.. brasil nao compra camisinha pra botar nos postos de saude.... qntos centavos eh a unidade
Bom, considerando que pra ter camisinha suficiente pra 1 milhão de pessoas, pelos preços de mercado e tentando tirar fora os lucros dos revendores finais, deixando somente os dos fabricantes, você teria algo em torno de 90 milhões de reais por ano de gastos com isso. Isso jogando pra baixo.

O problema todo é que essa situação de ter camisinha ou você tem sempre e pra todos ou então você praticamente não tem benefício. Porque o dia que não tiver, quem quer que você esteja querendo protejer, vai e faz sexo sem usar e pronto, o dinheiro gasto com aquela pessoa foi todo jogado fora. O outro problema é que tem bem mais de 1 milhão de pessoas fazendo sexo hehe.

Quote:
tipow... eh um programa de uma açao soh... sem futuro... tem outras coisas menores pra fazer (akele velho discurso neh? eu sei...)... o problema nao se resolve de ponta-cabeça..
As coisas não se resolvem "aos poucos". Isso é o que o brasileiro tem que entender.

O que deve ser feito para o Brasil ir pra frente são projetos de dimensões astronômicas. Não adianta ficar remendando aqui, consertando ali. É raro aparecerem possíveis projetos de dimensões astronômicas na área de educação. Agora que apareceu, acho que não deveriam perder a chance de tentar.

Se tentaram até o referendo...

Acid is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
10-11-05, 02:24 #32
OK,
falei merda, agora reli o artigo e vi q o kra eh prof. do mit...
tipo, acho q vi no jornal da globo, n'ao tinha visto essa ligação.. na verdade.. sempre mostrou o "inventor" do projeto conversando com o povo...

camisinha nem vo discutir pq vc levou ao peh da letra. hehe.. e por favor, nao jogue preço de mercado em compras governamentais...
camisinha era pra ser item basico em todo posto de saude...
assim como livros era pra ter em todas as escolas publicas....

bem... eu estudei em escola publicas.. nunca tinha o suficente para todos...
hj mudou? nao totalmente... tenho alguns primos q tmb estudam em escolas publicas...
ve muita coisa bem semelhante...
ainda nao consigo indagar algo de 100 dolares (nao eh pouca coisa) para esse fim... objetivo eh muito pequeno (nao na ideologia, e sim na proposta) para tudo isso..

referendo eh bastante discutivel...
na verdade fui a favor desse pelo tema... mas.. jah deixei de discutir em outros topics nao vou polemizar aki...

não acredito em revoluções...
dar não eh solucionar....
infelizmente, mudança cultural leva tempo...

sou mais a favor em colocar 486 nas salas de aula... sai um pouco mais caro talvez... mas vai ter um vinculo escola x estudante.... vai ter um incentivo a criança ir ateh la... felizmente.. informatica gera uma curiosidade enorme e desperta muito interesse em crianças...
agora.. colocar 100 doletas de graça na mao do povao pra virar pinga... nao aceito... tmb nao aceitaria um referendo sobre isso...

esse eh meu ponto...
ahhhhhhhhhhh.. teoricamente.. toda escola publica era pra ter um lab. de informatica... mas... kd??? pelo menos a rede municipal de sp era pra ter, segundo projetos de uns tempos atras...

Patua is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
10-11-05, 18:57 #33
Quote:
Postado por Patua - El Grande
bem... eu estudei em escola publicas.. nunca tinha o suficente para todos...
hj mudou? nao totalmente... tenho alguns primos q tmb estudam em escolas publicas...
ve muita coisa bem semelhante...
Eu estudei em escolas públicas a minha vida inteira. Nunca faltou livro pra ninguém da minha escola (apesar de acontecer de você pegar livro bem "destruído") e eles eram trocados de 3 em 3 anos.

Na época que eu estudava, as coisas não eram como hoje e, principalmente no interior, muitas escolas não tinham livros. Hoje em dia, se qualquer escola de ensino fundamental no Brasil inteiro faltar livros ou é culpa da escola ou são coisas fora do controle, por exemplo, livros atrasarem por causa de greve nos correios, escola no meio da floresta amazônica, etc.

Livros do ensino médio pelo governo realmente é algo exclusivo de MG (e mesmo aqui, esse é o segundo ano que tem isso, se não me engano, começou em 2004) e não sei como é a situação em outros estados.

Quote:
sou mais a favor em colocar 486 nas salas de aula... sai um pouco mais caro talvez... mas vai ter um vinculo escola x estudante.... vai ter um incentivo a criança ir ateh la... felizmente.. informatica gera uma curiosidade enorme e desperta muito interesse em crianças...
agora.. colocar 100 doletas de graça na mao do povao pra virar pinga... nao aceito... tmb nao aceitaria um referendo sobre isso...
Não adianta muito colocar PC normal nas escolas públicas, porque é simplesmente um desses remendos. Quando eu tava na 7a série, chegou uma "sala de computador" pra minha escola. Enquanto eu estudei lá (até a 8a série) não foi usada pra uma aula sequer a tal sala...

O lance de programas nacionais desse porte é que existiria uma pressão do governo pra sair resultados. E só assim tem alguma chance de dar certo.

Note que não inventaram jeitos de destilar ou fermentar notebooks (ainda).

Quote:
ahhhhhhhhhhh.. teoricamente.. toda escola publica era pra ter um lab. de informatica... mas... kd??? pelo menos a rede municipal de sp era pra ter, segundo projetos de uns tempos atras...
Aqui em BH a boa parte das escolas municipais têm. Nas escolas estaduais (que, por aqui, têm fama de "piores") isso já é mais raro, até onde eu sei. Mas minhas informações são um pouco desatualizadas e hoje em dia pode ter melhorado.

Eu não sei. Pelo que todo mundo fala, às vezes eu penso que aqui em BH, se compararmos com o resto do Brasil, existe um sistema de ensino público privilegiado. O que é triste de se pensar, já que é algo longe de chegar aos pés de uma escola particular de nível "mediano-alto".

Acid is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
10-11-05, 21:50 #34
entao vo mandar meus primos pra pra bh.. aki, nao tem livros... =/... mas ate ae.. meus tios dao um jeito, sempre demos..

acid, na escola estadual.. tinha chegado uns comp... tmb nunca foi usado...
no meu ensino medio. tinha... mas nao se usava... raramente....

insisto.. metodologia ainda ta errada....
tem q botar em contato.. desenvolver um sistema de estudo que necessite das ferramentas que estao disponiveis...
uma criança aprendendo a mexer no desktop vai chegar muito mais proximo da realidade da utilidade da informatica...

do que vai adiantar eu dar uma ferramenta totalmente diferenciada da realidade (profissional ou domestico mesmo) pra falar que ela esta sendo "inclusa" no "mundo digital"... sendo que ela esta limitada (to soh repentido essa palavra) a um objetivo sem nexo...

Patua is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
11-11-05, 22:38 #35
você não sacou o ponto
o espírito da coisa não é ensinar o povo a mexer no computador com um intuito profissionalizante/voltado para o mercado

o intuito do projeto é usar o computador como um meio didático para promover uma educação de maior qualidade.

enquanto as pessoas não entenderem que "ensinar a mexer no computador" não é inclusão digital, sempre nos encontraremos nessa solução. a idéia é usar o computador como meio, não como fim.

Acid is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
11-11-05, 23:29 #36
 


Conectar meia dúzia de nego é fácil... quero ver conectar 75% de 185.000.000 de pessoas.

PIT BULL is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
12-11-05, 00:04 #37
concordo...
como eu ampliaria a melhoria da educação atraves do computador? eu vejo resposta na internet... tipow... amplia os horizontes de conhecimento.. a gama eh muito grande.. adoro se for essa a intençao....

agora como eu dou um pc pra pessoas.. com esse intuito... se ela nao tem grana pra bancar o acesso.. por mais que ele seja subsidiado? que nem esse PC conectado... o governo da um acesso a internet discada... pagando um provedor mais barato.. porra! pra que provedor barato se tem de graça?! sabe.. eh incoerente.. pq nao da a conexao?

se nao for capacitar as pessoas para o mercado.. nao for dar acesso a informaçoes na internet.. pra que vou dar um pc para a pessoa usar um editor de texto? caderno eh mais barato e didatico... pra que uma planilha? para o ensino fundamental a utilidade está limitada a contas extreamente basicas... programação? qual a aplicabilidade?

ai vem opçoes.. tipo... organizar custos dosmeticos etc.. coisas que podem ser realmente incorporadas ao aprendizado, mas nao tentam fazer isso sem o comp... pq o comp resolveria isso?

nao sou contra um investimento na melhoria. .jamais... concordo com vc.. precisa... mas tem coisas basicas q nao estao sendo atendidas.. se elas nao forem resolvidas... o lap vai apenas difarçar esse buraco... e nao vai adiantar nada... vai ser uma mascara de curto prazo...


EDIT: to adorando ter discussoes longas com o acid.. voltando a ativa? hehe... falta o mdk voltar ao topic. never aparecer... mais uma galera...

Patua is offline   Reply With Quote
Acid
Trooper
 

Steam ID: acid06
14-11-05, 13:07 #38
Quote:
Postado por Patua - El Grande
concordo...
como eu ampliaria a melhoria da educação atraves do computador? eu vejo resposta na internet... tipow... amplia os horizontes de conhecimento.. a gama eh muito grande.. adoro se for essa a intençao....

agora como eu dou um pc pra pessoas.. com esse intuito... se ela nao tem grana pra bancar o acesso.. por mais que ele seja subsidiado? que nem esse PC conectado... o governo da um acesso a internet discada... pagando um provedor mais barato.. porra! pra que provedor barato se tem de graça?! sabe.. eh incoerente.. pq nao da a conexao?
Se você se atentasse às specs do "notebook de US$100" veria que um dos seus recursos é ter wifi. É razoavelmente barato cobrir uma cidade do tamanho de uma capital como Vitória, por exemplo, quase inteira com hotspots wifi para prover acesso gratuito. Acho que os criadores do notebook tinha isso em mente, porém talvez não tenham levado em conta o quão retrógradas são as coisas aqui no Brasil. Em vários países da América Latina (!) já existem várias cidades cobertas inteiramente por hotspots municipais, financiados pelo governo.

Isso não concorre *diretamente* com provedores de banda larga uma vez que a velocidade normalmente tem um limite razoavelmente baixo. Mas é melhor que modem e provê acesso a todos.

Quote:
se nao for capacitar as pessoas para o mercado.. nao for dar acesso a informaçoes na internet.. pra que vou dar um pc para a pessoa usar um editor de texto? caderno eh mais barato e didatico... pra que uma planilha? para o ensino fundamental a utilidade está limitada a contas extreamente basicas... programação? qual a aplicabilidade?
Você não é incluído digitalmente. ;-)
Você vê o computador como um fim e não como um meio. A analogia do notebook é com um caderno, caneta, jornais, revistas, etc, não como uma disciplina. A idéia não é ensinar as pessoas a usar o computador. A idéia é ensinar o conteúdo da escola utilizando métodos mais eficientes. Com isso, a geração que vier a estudar dessa forma, será muito mais incluída digitalmente que qualquer um de nós - usar o computador será tão natural quanto pegar um papel pra escrever um recado ou coisas assim, esse instinto que a gente tem quando quer deixar uma mensagem pra alguém.

Quote:
nao sou contra um investimento na melhoria. .jamais... concordo com vc.. precisa... mas tem coisas basicas q nao estao sendo atendidas.. se elas nao forem resolvidas... o lap vai apenas difarçar esse buraco... e nao vai adiantar nada... vai ser uma mascara de curto prazo...
Na verdade, eu acredito que nada nunca vai ser resolvido no Brasil.
Mas com umas coisas assim eu ao menos consigo me iludir por um tempo. Mas, no fundo, eu sei que não vai dar certo, como qualquer outra coisa ambiciosa no Brasil. Se colocar notebook na mão de alunos das escolas públicas eles vão quebrar e usar os negócios pra bater nos outros. Vão rabiscar as telas de LCD com lápis. Os notebooks vão ser roubados, mesmo não tendo muita utilidade (ao menos no papel) pra mais ninguém além de estudantes.

Mas deixa eu apagar o parágrafo anterior da minha mente e continuar me iludindo. ;-)

Quote:
EDIT: to adorando ter discussoes longas com o acid.. voltando a ativa? hehe... falta o mdk voltar ao topic. never aparecer... mais uma galera...
heheh... to com mais tempo ultimamente. ;P

Acid is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

14-12-05, 18:55 #39
ta aí.

gusto is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 00:20.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.