Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
3460
Trooper
 

Default Bateu Moche - alguém ainda lembra?

28-12-08, 20:15 #1
28/12/2008 - 08h20
Tragédia do Bateau Mouche completa 20 anos e famílias esperam indenização
Publicidade
LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

Além de ser um dos naufrágios mais famosos do Brasil, o afundamento do Bateau Mouche, que completa 20 anos no próximo dia 31, guarda também um outro triste recorde: o de morosidade da Justiça. Em duas décadas, apenas uma das famílias dos 55 mortos na ocasião recebeu de fato indenização. E ninguém está preso devido à tragédia, ainda viva na memória de familiares e sobreviventes.

O Bateau Mouche --uma embarcação de luxo que levava passageiros da alta sociedade para assistir à queima de fogos de Copacabana (zona sul)-- naufragou no dia 31 de dezembro de 1988 na Baía de Guanabara, no Rio, a caminho de Copacabana. Das 153 pessoas a bordo, 55 morreram. Um laudo da Polícia Civil apontou, na época, que o navio estava superlotado e com uma série de falhas e indiciou três pessoas, mas ninguém foi preso até hoje.

Luiz Carlos Daid/Folha Imagem

Tragédia do Bateau Mouche completa 20 anos e famílias ainda aguardam indenização; na foto, barco durante operação de resgate
Além disso, em 20 anos, a Justiça só determinou o pagamento de indenização para duas famílias, e, mesmo assim, apenas uma foi paga, por causa de recursos impetrados pela defesa dos acusados.

Na Justiça brasileira, há hoje 26 ações de vítimas da tragédia do Bateau Mouche, que representam familiares de 32 dos 55 mortos --há algumas ações conjuntas. Mas apenas uma ação, de um garçom que trabalhava no navio e morreu, já resultou no pagamento de uma indenização, no valor de R$ 20 mil. Irrisório quando comparado ao montante de R$ 70 milhões que as defesas das famílias calculam para as indenizações.

'O valor foi tão baixo que os acusados nem sequer recorreram', disse o advogado João Tancredo, que representa 26 famílias de mortos na tragédia.

A outra indenização, para a família de Maria Lúcia Leonel, foi aprovada pela Justiça em outubro deste ano. Mas o valor, de R$ 250 mil --considerado baixo pela defesa-- ainda não foi pago, porque os advogados dos réus recorreram da decisão.

Em todas as ações, os réus são três: os proprietários do Bateau Mouche, a agência de viagens Itatiaia, que faliu, e a União --por falta de fiscalização e socorro. A opção por esse rol de acusados, na opinião do advogado João Tancredo, dificulta o pagamento das indenizações, mas condiz com uma condenação mais justa.

'As famílias optaram pela decência. Podíamos entrar com uma ação contra a União, e seria mais fácil receber [a indenização]. Mas era mais decente entrar com ação contra todos os causadores do dano', disse.

Mas o que eles julgaram ser uma escolha ética tornou-se também a mais penosa. Isso porque um dos principais motivos para a morosidade dos processos, na avaliação de advogados e familiares dos mortos no naufrágio, é o fato de os únicos condenados no caso terem fugido do país.

Dos nove sócios da empresa Bateau Mouche Rio Turismo, responsável pela embarcação, apenas três foram condenados: os espanhóis Faustino Puertas Vidal e Avelino Rivera e o português Álvaro Costa, sócios majoritários da empresa. Logo após a condenação --quatro anos de prisão em regime semi-aberto por homicídio culposo, sonegação fiscal e formação de quadrilha--, no entanto, Vidal, Rivera e Costa fugiram para seus países de origem, onde estão até hoje.

Um único pedido de trazê-los de volta ao Brasil foi recusado, e a União informou que não tem previsão de fazer outro. 'Alegam que para esses crimes [para os quais os sócios foram acusados] não caberia extradição e ainda que o Brasil não tinha acordo de extradição com a Espanha', contou Bernardo, presidente da Associação Bateau Mouche Nunca Mais e filho da atriz Yara Amaral, morta no naufrágio.

A atriz era uma das passageiras mais famosas do Bateau Mouche, que também levava a bordo o dono dos cosméticos Payot, Silvio Grotkowski. Ele também morreu na ocasião.

Fuga inviabilizou indenizações

Além de desrespeitar a pena aplicada pela Justiça, a fuga dos condenados ainda arrastou todos os outros processos de indenização no caso. Isso porque, em muitos deles, os juízes exigem a presença dos três para depoimentos.

'Se os réus estão desaparecidos, mesmo que todo mundo saiba onde eles estão, é preciso fazer uma citação, uma burocracia legal que atrasa muito. Os prazos concedidos pela Justiça Federal são enormes', afirmou João Tancredo.

Embora apenas três dos sócios tenham sido condenados, todos eles tiveram os bens bloqueados em 2002, por uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar agilizar o pagamento das indenizações. Mesmo assim, em seis anos, nenhum outro pagamento foi feito.

Fiscalização

Mas a defesa das vítimas também aponta a União como um dos grandes culpados da tragédia. A alegação é que pouco foi feito para socorrer os passageiros logo após o naufrágio e menos ainda para evitar que o Bateau Mouche saísse ao mar.

'Foi uma irresponsabilidade do grupo [Bateau Mouche] mas também do governo que permitiu a saída do barco. E, numa festa prevista de fim de ano, não tinha nenhum barco de fiscalização', afirmou o ex-ministro do Planejamento Aníbal Teixeira, que sobreviveu ao naufrágio mas perdeu a mulher, Maria José Teixeira, na tragédia.

Teixeira --que decidiu acionar a Justiça apenas em dezembro deste ano, dois dias antes de o caso prescrever no âmbito cível-- disse achar que o episódio denunciou a situação da fiscalização e da navegação em águas brasileiras. Para ele, ambas permanecem precárias até hoje.

'É sempre muito doloroso nessa época para mim, mas agora quem sabe isso ajude a se corrigir essas falhas de fiscalização em embarcações no Brasil, principalmente na Amazônia', disse.

A Capitania dos Portos afirmou que faz fiscalização intensa na costa do Rio na noite de Réveillon, mas não informou o número de embarcações e de fiscais destacados neste ano. A Marinha alegou que as informações só serão detalhadas no próximo dia 30.

'A sensação é que não temos um ponto final nessa história, e que o Brasil, com a Justiça como está, nunca se tornará um grande país', afirmou Bernardo Amaral.

Outro lado

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) disse que não iria se pronunciar sobre as acusações de morosidade feitas pelos advogados e familiares dos mortos no episódio.

A reportagem também tentou falar com o advogado Nilo Batista, que representou os réus nos processos nos quais eles foram condenados, mas ainda não obteve retorno das ligações.

quote e origem da reportagem aqui --> http://www1.folha.uol.com.br/folha/c...5u483896.shtml





3460 is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
28-12-08, 20:23 #2
Por isso que me desanimo a fazer processos judiciais.

Never Ping is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

28-12-08, 20:50 #3
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Por isso que me desanimo a fazer processos judiciais.
E nesse caso de quem é a culpa?? uma justiça lenta aonde o reflexo está na própria democracia, um labirinto de leis, no qual cada interpretação depende do julgamento, as leis são boas, a forma como são conduzidas e o tempo que não. Não sei se deviamos ir pela idéia americana de lei, porém, existe muitas brechas e isso qualquer advogado sabe, tornar a justiça uma justiça, porém dependendo da própria justiça ela não pode existir.

3460 is offline   Reply With Quote
Roger Young
Forever Young
 

28-12-08, 20:56 #4
essa é velha mesmo...

um TITANIC brasileiro

Roger Young is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
28-12-08, 21:12 #5
Quote:
Postado por 3460 Mostrar Post
E nesse caso de quem é a culpa?? uma justiça lenta aonde o reflexo está na própria democracia, um labirinto de leis, no qual cada interpretação depende do julgamento, as leis são boas, a forma como são conduzidas e o tempo que não. Não sei se deviamos ir pela idéia americana de lei, porém, existe muitas brechas e isso qualquer advogado sabe, tornar a justiça uma justiça, porém dependendo da própria justiça ela não pode existir.
Eu acho que do sistema judiciário como um todo, que faz que criem várias instâncias de julgamento, nos quais estabelecem datas longas entre cada julgamento (algo como 3 anos, 4 anos) e aí cria-se este círculo vicioso que parece nunca ter fim. Veja exemplo até do Palace II, que tem instâncias ainda não terminadas no julgamento. Isso porque citamos casos de grande repercussão, que em geral acabam rápido, mas há casos que perpetuam daqueles que nunca tiveram repercusão e até mesmo trata-se de uma pessoa contra a outra.

Never Ping is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
28-12-08, 21:50 #6
anteontem eu tava conversando com o slashin sobre algumas tragedias brasileiras
q tava afim de subir no joelma e no andraus etc...

ae comentei do bateau mouche pra ele...e ele nem conhecia

agora vc conhece neh? :*

serjaum is offline   Reply With Quote
slashin
Trooper
 

29-12-08, 01:42 #7
claro, você explicou! haeueha.

mas não lembrava ou não sabia mesmo. provavelmente nem conhecia, de fato.

slashin is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

29-12-08, 01:47 #8
lembro do bateau mouche como se fosse hj

mas o povo tb viu, há mais que se falar em vitimologia neste caso, cagada total da empresa responsavel... mas as vitimas se sujeitaram à tudo aquilo e mais o fato de nao usarem coletes e aceitarem isso na boa, deviam quebrar o pau e pedir o $ devolta

no mais eh foda, puta tragedia, perder gente assim!
nao me sensibilizo nem um pouco por cariocas ricos morrendo (pq eh o tipo de gente que ja aproveitou a vida tudo o que podia huhuhu), mas... nao aceito a ideia de criancas morrerem

ChakaN is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
29-12-08, 10:22 #9
Bateau Mouche eu lembro como se fosse ontem também. A notícia se perpetuou e muito. Foi relembrada várias vezes. Daqui a pouco vão relembrar o Palace II.

Never Ping is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

29-12-08, 10:44 #10
Todos os dias morrem bem mais que 55 pessoas por causas que nós de fato podemos impedir.

Vcs vao ficar ai relembrando "essa oferenda empresarial de almas a iemanjá" de braços cruzados ou fazer algo pelos que realmente precisam da sua ajuda?

diferent is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
29-12-08, 10:55 #11
vou ficar relembrando.....

nao consigo viver pensando dessa maneira

serjaum is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

29-12-08, 11:05 #12
Quote:
Postado por diferent Mostrar Post
Todos os dias morrem bem mais que 55 pessoas por causas que nós de fato podemos impedir.

Vcs vao ficar ai relembrando "essa oferenda empresarial de almas a iemanjá" de braços cruzados ou fazer algo pelos que realmente precisam da sua ajuda?
E oq vc tá fazendo aqui ainda?
Vista já o seu jaleco da cruz vermelha e se joga pra Darfur!!!
Pára de show...

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

29-12-08, 15:55 #13
Era criança. Morreram até atrizes e tal.

Não tem como indenizar as famílias. Parece que o cara tinha pouco e alguns barcos, uma casa...

É aquele ditado: viver já é uma batalha...

AracnotroN is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

29-12-08, 17:45 #14
Custei pra entender oq era Bateu Moche

Sempre achei q fosse batomushi

Bombastic is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

29-12-08, 19:16 #15
e aquela atriz da globo ... a Daniela Perez, ces lembram?

marconds is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

29-12-08, 19:29 #16
Quote:
Postado por AracnotroN Mostrar Post
Era criança. Morreram até atrizes e tal.

Não tem como indenizar as famílias. Parece que o cara tinha pouco e alguns barcos, uma casa...

É aquele ditado: viver já é uma batalha...
Os bens dos empresários responsáveis pelo barco e pela empresa de turismo que realizou o passeio naquela noite estão bloqueados e somam o valor de R$ 40 milhões de reais. É óbvio que dá para pagar as indenizações que os familiares devem receber.

O único problema é a famosa lentidão do judiciário!

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
29-12-08, 19:56 #17
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
e aquela atriz da globo ... a Daniela Perez, ces lembram?
Lembro sim.

Maneiro uma vez eu tava lendo a coluna do Alcemo Góes. Aquela menina que faz parte do assassinato, Paula Tomaz, já cumpriu metade da pena e agora está em liberdade. Ela estava cursando direito na estácio de sá. Ae o professor de criminalista estava dando exemplos de casos e citou o da Daniela Perez. A Paula foi e saiu de sala. asdhauhdaushdusah Que mancada!

Never Ping is offline   Reply With Quote
rini
 

29-12-08, 20:50 #18
q mancada?
nem acho!

rini is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

29-12-08, 22:35 #19
me chupem entao
o guilherme de padua comecou a faculdade junto comigo e era da minha sala por 2 semestres ate desistir do curso

aruehuaehreahr tesourinha rlz

Bombastic is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
29-12-08, 22:55 #20
grande bosta

eu apareci na globo
logo eu > esses assassinos de tv gazeta

serjaum is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

29-12-08, 22:59 #21
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
grande bosta

eu apareci na globo
logo eu > esses assassinos de tv gazeta


olha a prova ae

3460 is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
29-12-08, 23:28 #22
maluco.. eu cago de rir toda vez q vejo esse video do frederico... pqp... ri alto aqui
qndo fecha no ds hero eh foda.. aheuaehae

Patua is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

30-12-08, 02:28 #23
Serjaum positivo pra vc.
O video é muito massa.

diferent is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

30-12-08, 09:07 #24
Quote:
Postado por QuAKiLLeR Mostrar Post
Os bens dos empresários responsáveis pelo barco e pela empresa de turismo que realizou o passeio naquela noite estão bloqueados e somam o valor de R$ 40 milhões de reais. É óbvio que dá para pagar as indenizações que os familiares devem receber.

O único problema é a famosa lentidão do judiciário!

[KQ]'s
Quakiller
Quaquá... eu desconhecia essa informação. Grato.

Acho que 20 anos para indenizar diversas famílias é imoral e extrapola a razoabilidade. Salvo engano ainda no RJ, onde o Judiciário é muito mais rápido do que em SP (Vide caso do cantor Belo que, em menos de 1 ano, já estava condenado pelas duas instâncias)

Alías, o prazo máximo de prescrição criminal no Código Penal é de 20 anos (claro, sem suspensão ou interrupção). É muito tempo!

Neste ínterim dá para desviar muuuuuita coisa. Acho que os 40 pila já viraram 5. Mas isso o desenrolar dos fatos dirá.

É uma pena, pois mostra que os PPP só se fodem pela justiça e quem tem grana consegue protelar (e o Judiciário, odiosamente, aceita).

Triste país.

AracnotroN is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:38.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.